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Blog - Página 18 de 94 - IberCultura Viva

01

mar
2023

Em Editais
Notícias

Por IberCultura

Um guia para se candidatar à convocatória Cenzontle, uma Janela para as Línguas Originárias da Ibero-América

Em 01, mar 2023 | Em Editais, Notícias | Por IberCultura

Para se inscrever na convocatória “Cenzontle, uma janela para as línguas originárias da Ibero-América”, ​​​​é necessário primeiro se registrar como agente individual (a pessoa física responsável pela inscrição) na plataforma Mapa IberCultura Viva. Em seguida, com o perfil de agente previamente cadastrado, você pode iniciar a inscrição e preencher o formulário específico para este edital.

A seguir apresentamos um instrutivo que pode ajudar na hora do registro.

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Como cadastrar agentes

Passo 1 | Registro

Na página inicial do Mapa IberCultura Viva, clique em “Entrar”.

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Vá a “Registrarse” e faça seu cadastro de usuário/a, preenchendo as informações pedidas (e-mail e senha). Depois, clique em “registrarse”. Também é possível fazer o registro e o login no sistema pelas redes sociais (ao lado direito da página).

Obs: O campo “Registrarse” na página inicial é usado apenas na primeira vez. Nas próximas vezes, você deve clicar “Ingresar” para ter acesso ao seu perfil. (Caso tenha esquecido a senha cadastrada, clique em “Olvidé mi contraseña”).

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Passo 2 | Editar perfil

Com o login cadastrado, você já pode criar o perfil do agente. Existem dois tipos de agentes na plataforma: individual e coletivo. Por agente individual entendemos pessoas físicas – artistas, produtores, autônomos que estão relacionados com as práticas culturais. Por agente coletivo entendemos organizações culturais comunitárias, entidades, povos indígenas, coletivos, grupos e instituições.

(*) Para participar desta convocatória, o responsável pela inscrição deverá apresentar seu perfil de agente individual.

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Se for agente individual (pessoa física), preencha o cadastro com o número do CPF. Se for agente coletivo com personalidade jurídica, digite o CNPJ. Caso seja um agente coletivo sem personalidade jurídica, deixe o campo em branco. Na sequência, a data de nascimento é para pessoas físicas, e a de fundação, para pessoas jurídicas.

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Na segunda parte do formulário, em “Localização”, escolha uma das duas opções (“Público” ou “Privado”). Se você escolher o primeiro, seu endereço ficará visível para todos e também estará no mapa georreferenciado.

Não é necessário que o agente identifique no mapa o local exato onde mora. Os agentes individuais que fazem parte de organizações ou coletivos com sede podem colocar este endereço no formulário. Também podem optar por registrar uma área aproximada no mapa. Caso o marcador não esteja localizado corretamente, ainda em modo “Editar”, clique em cima do balão vermelho e arraste-o até o local correto. A busca é feita sobre a base do Google Maps.

Opcional: No final do formulário de perfil é possível escrever um pequeno texto descritivo sobre o trabalho já realizado e adicionar algum conteúdo multimídia. Se você quiser adicionar um vídeo, clique em “Adicionar vídeo” e copie o URL do vídeo no campo “Endereço do vídeo”. Preencha o campo do título e clique em “Enviar”. Este vídeo precisa ser postado em uma plataforma como YouTube ou Vimeo.

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Também é possível adicionar fotos à galeria clicando em “Adicionar imagem”. Se quiser adicionar outros conteúdos, à direita da página há uma aba exclusiva para disponibilizar materiais para download (tais como PDFs de livros, artigos e etc.) e uma aba para inserção de links.

Atenção: Não se esqueça que para cada etapa percorrida é necessário salvar os dados inseridos na parte superior direita da tela (“Salvar”).

Obs: Na primeira vez, ao fazer o registro, o agente é direcionado automaticamente para o perfil. Depois, será necessário clicar em “Editar” para poder acessar/modificar os dados do cadastro.

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Passo 3 | Realizar inscrição

Quando você tiver o perfil de agente registrado, clique em “Editais” (na parte superior direita da tela) e procure aquele que aparece com o título “Cenzontle”: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/234/ .

Para iniciar a  postulação, clique no campo de busca, localize o nome do agente individual/pessoa física titular da inscrição (seu perfil de agente registrado anteriormente) e selecione “Realizar inscrição”.

O formulário aparecerá primeiro em espanhol e depois em português, e o sistema gerará um número de registro que deverá ser fornecido sempre que você entrar em contato com os programas IberCultura Viva e Ibermemoria Sonora y Audiovisual para obter qualquer informação sobre sua proposta.

Em seguida, você deve indicar de que país o projeto vem. É importante preencher este campo na inicialização.

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Ao preencher o formulário você encontrará alguns campos com o botão “Enviar” para envio dos anexos obrigatórios, como cópia do documento de identidade. No caso da carta aval do povo indígena, avalizando a pessoa como representante da inscrição do projeto, existe um modelo para download. É necessário baixar, preencher os campos da carta aval, assinar, escanear ou fotografar o documento e enviar de volta (através do botão “Enviar”).

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A primeira parte do formulário destina-se aos dados do representante do projeto. Na segunda parte devem estar os dados do povo indígena que apresenta o projeto, e na terceira, os dados do projeto.

O projeto pode ser enviado por escrito (utilize o botão “Enviar” para enviar o texto) ou por áudio/vídeo (neste caso deve ser inserido o link do vídeo ou áudio, que deve ser publicado em uma plataforma como YouTube ou Vimeo). Também é possível enviar poemas, desenhos, músicas ou outro arquivo que complemente a proposta.

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É obrigatório o envio do orçamento e cronograma do projeto (estes campos possuem modelos para download adaptados ao idioma do país selecionado). Os projetos já realizados ou em desenvolvimento deverão ser acompanhados de fotografias, vídeos e/ou documentos comprobatórios.

Atenção: A qualquer momento é possível salvar os dados cadastrais através do botão “Salvar” na margem superior direita. Depois de fazer isso, você pode sair da plataforma e continuar em outro momento, antes do final do período de inscrição.

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Passo 4 | Enviar a inscrição

A proposta será enviada para a participação no edital após o preenchimento de todos os campos obrigatórios e a inclusão de todos os anexos obrigatórios. Revise as informações antes de clicar em “Enviar inscrição”, localizado na parte inferior. Após o envio não será possível editar o formulário. A plataforma exibirá uma confirmação do envio: o dia e horário do envio aparecerá na tela destacada em verde.

Caso seu cadastro na plataforma não tenha sido completamente preenchido, não será possível enviar a inscrição. O sistema apresentará um alerta (um “!” vermelho que você deve clicar para saber onde está o problema).

Se o erro foi no cadastro do agente, será necessário acessar “Meu perfil” (clicando em seu nome ou foto de perfil) e editar seu cadastro, preenchendo todos os campos do formulário.

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Atenção: O período de inscrição terminará em 28 de abril* de 2023, às 18h de Brasília e Buenos Aires (GMT-3) e às 15h no México Central. Após o horário de encerramento, a plataforma não aceitará o envio de inscrições.

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Confira o regulamento do concurso

Adendo ao regulamento

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Consultas: convocatoria.lenguas@gmail.com

Inscrições: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/234/

 

(*) Texto atualizado em 13 de abril de 2023, após o anúncio da prorrogação do prazo

17

fev
2023

Em Destaque
Editais
Notícias

Por IberCultura

IberCultura Viva e Ibermemória lançam “Cenzontle”

Em 17, fev 2023 | Em Destaque, Editais, Notícias | Por IberCultura

Nesta terça-feira, 21 de fevereiro, Dia Internacional da Língua Materna, os programas IberCultura Viva e Ibermemoria Sonora y Audiovisual lançam “Cenzontle, uma Janela para as Línguas Originárias da Ibero-América”, iniciativa que busca dar visibilidade e valorizar as línguas dos povos originários da região, bem como incentivar seu uso e preservação.

Esta convocatória procura difundir e incentivar projetos concluídos, em desenvolvimento ou a serem realizados em qualquer território dos países membros do IberCultura Viva e do Ibermemória: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Os projetos podem ser voltados para processos de conservação, registro, pesquisa, divulgação, educação, gestão ou valorização das línguas indígenas ou nativas dos países membros. O período de inscrições termina em 28 de abril* de 2023, às 18h (horário de Brasília e Buenos Aires).

O valor total alocado para este edital é de US$ 16.500. Será selecionado um projeto vencedor por país membro, para que seja concedido um total de 16 prêmios de US$ 950 cada. Além do apoio financeiro, os projetos vencedores receberão um reconhecimento dirigido à comunidade candidata como “Comunidade preservadora das línguas da Ibero-América”.

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Apresentação de projetos

As propostas devem ser cadastradas na plataforma Mapa IberCultura Viva por uma pessoa responsável pela inscrição, em nome ou com o aval de sua comunidade. Não serão aceitas candidaturas a título pessoal e que não incluam membros da comunidade para a sua realização.

Os projetos podem ser apresentados por escrito e/ou em formato de vídeo ou áudio. Podem ser em espanhol e português, ou em línguas indígenas com tradução em espanhol ou português anexada. É necessário apresentar a comunidade em que o projeto se insere ou intervém, indicando a sua localização, a sua história e o seu contexto atual.

Também é preciso apresentar um resumo e uma justificativa da pertinência e importância do projeto, destacando a importância da salvaguarda da linguagem da comunidade, bem como o impacto e alcance que terão ou tiveram as ações de preservação e/ou promoção objeto da proposta.

Para os projetos que se encontram em desenvolvimento e para aqueles que ainda não começaram, o limite de finalização é novembro de 2023.

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Processo de seleção

A seleção levará em conta critérios como: 1) pertinência (o projeto fundamenta sua relevância e justifica seu valor social, histórico e cultural, bem como sua influência ou representação sociocultural na comunidade), 2) vulnerabilidade (o projeto identifica a urgência de salvaguarda da língua nativa e descreve a situação de risco em que se encontra), e 3) sobrevivência (o projeto considera o impacto e abrangência no tempo e no espaço das ações de preservação realizadas, por meio de um plano de gestão a médio e longo prazo ou é replicável em outras instituições ou países).

Serão priorizados no processo de avaliação projetos que se destinem a crianças, pessoas idosas, pessoas com deficiência, mulheres ou outros grupos vulneráveis ​​e/ou que promovam a perspectiva de gênero e a não discriminação. Também serão valorizados aqueles que incorporem o trabalho com arquivos ou a produção de documento(s) sonoro(s) ou audiovisual(is). A publicação do resultado está prevista para 24 de maio* de 2023.

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(*) Texto atualizado em 13 de abril de 2023, após o anúncio da ampliação do prazo

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Confira o regulamento do concurso

Adendo ao regulamento (prazos de execução)

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Consultas: convocatoria.lenguas@gmail.com

Inscrições: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/234/

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Leia também:

Um guia para se candidatar à convocatória Cenzontle, uma Janela para as Línguas Originárias da Ibero-América

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16

fev
2023

Em Editais
Notícias

Por IberCultura

493 pessoas de 12 países enviaram inscrições para o Edital de Bolsas 2023

Em 16, fev 2023 | Em Editais, Notícias | Por IberCultura

O programa IberCultura Viva recebeu um total de 493 inscrições para o Edital de Bolsas do Curso de Pós-Graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária 2023. O período de inscrições esteve aberto entre 16 de dezembro e 15 de fevereiro, e os países com maior número de inscrições enviadas foram Colômbia (108), Brasil (65), Chile (65) e Argentina (64). Em seguida, México (55), Peru (34), Uruguai (33), Equador (26), Costa Rica (17), El Salvador (12), Paraguai (8) e Espanha (6). Na edição de 2022, foram enviadas 360 candidaturas para a plataforma Mapa IberCultura Viva; em 2021, foram recebidos 502.

Assim como nas edições anteriores, o processo seletivo desta convocatória será composto por duas etapas: habilitação e avaliação. Na primeira etapa, a equipe da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO-Argentina) revisará a documentação enviada, para verificar se os anexos foram carregados corretamente e se as pessoas se encaixam nos perfis exigidos para concorrer a uma das 96 bolsas que serão concedidas pelo IberCultura Viva. As pessoas que enviaram a documentação corretamente terão suas inscrições habilitadas e passarão para a próxima etapa, de avaliação.

Na segunda etapa do processo seletivo, a avaliação das candidaturas ficará a cargo dos representantes governamentais de cada país participante. Entre os critérios que serão levados em consideração na seleção está a experiência em incidência, elaboração e execução de políticas culturais públicas e/ou em gestão cultural comunitária. Além disso, será valorizada a formação (certificada) em gestão cultural e disciplinas afins, como artes, ciências sociais, humanas ou econômicas.

As candidaturas que obtiverem a maior pontuação por país, de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento, serão selecionadas para receber as 96 bolsas desta sexta turma do Curso de Pós-Graduação  Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária, que será ministrado no campus virtual da FLACSO-Argentina de abril a dezembro de 2023. Pelo menos 50% das pessoas selecionadas devem ser mulheres.

10

fev
2023

Em Destaque
Editais
Notícias

Por IberCultura

IberCultura Viva abre inscrições para o Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2023

Em 10, fev 2023 | Em Destaque, Editais, Notícias | Por IberCultura

(Foto: Mario Ruiz/ Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio de Chile)

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O programa IberCultura Viva abre nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, o período de inscrições para o Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalhos Colaborativos 2023. Organizações culturais comunitárias e povos originários, indígenas ou afrodescendentes, interessados em realizar eventos em conjunto com outras organizações ou coletivos podem se inscrever na plataforma Mapa IberCultura Viva até o dia 20 de abril*, às 18h (horário de Brasília e Buenos Aires).

Os eventos apresentados podem ser assembleias, reuniões, congressos, jornadas de sensibilização, seminários, festivais, feiras, colóquios ou simpósios, de âmbito municipal, provincial, nacional ou internacional. As atividades propostas devem ser realizadas entre junho e novembro de 2023, com entrada franca.

O valor total destinado a esta edição é de 174 mil dólares, o maior outorgado até então pelo programa IberCultura Viva. Este valor considera tanto os recursos previstos no Plano Operativo Anual 2023 para o Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalhos Colaborativos (150 mil dólares) quanto para a Convocatória de Projetos Comunitários de Inclusão Digital (24 mil dólares). Cada projeto selecionado receberá até 5 mil dólares para usar nos custos de produção e comunicação do evento proposto.

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Inclusão digital

Este ano, além dos eventos que normalmente são apresentados como projetos nesta convocatória, o Conselho Intergovernamental decidiu incluir a possibilidade de apresentação de propostas que incluam o tema da inclusão digital, para promover projetos em rede que coloquem em prática e/ou estimulem o acesso à internet nas comunidades.

Os projetos desta edição, portanto, podem ser apresentados em duas linhas: uma ligada à inclusão digital; outra dedicada a eventos (assembleias, encontros, congressos, festivais, etc.) realizados de forma colaborativa por pelo menos três organizações culturais comunitárias, povos indígenas e/ou comunidades afrodescendentes. Essas organizações e/ou povos devem pertencer aos países membros do IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

Os projetos devem ser apresentados por uma organização sem fins lucrativos com personalidade jurídica, que será responsável pela gestão dos recursos. No caso do Brasil, apenas aquelas certificadas como Pontos de Cultura, com cadastro atualizado na plataforma Rede Cultura Viva, podem participar como entidades responsáveis ​​pelos projetos. No caso do Equador, a pessoa responsável pelo projeto deve estar inscrita no Registro Único de Atores Culturais (RUAC). No caso do México, as redes selecionadas devem cadastrar a organização responsável pela administração dos recursos no Registro Nacional de Espaços, Práticas e Agentes Culturais (TELAR).

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Confira o regulamento: https://bit.ly/3HMtpsx

Inscrições: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/231/

Consultas: programa@iberculturaviva.org

Como se cadastrar no Mapa IberCultura Viva: https://iberculturaviva.org/manual/

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(*) Texto atualizado em 6 de abril de 2023, após a ampliação do prazo

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Leia também:

Um guia sobre o Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2022

 

03

fev
2023

Em Notícias

Por IberCultura

Novos REPPIs participam de reunião para conhecer o funcionamento e os editais do programa

Em 03, fev 2023 | Em Notícias | Por IberCultura

A primeira reunião do ano de 2023 do IberCultura Viva foi realizada nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, com novos/as representantes (REPPIs) e responsáveis ​​técnicos de países onde houve mudanças em algumas áreas de governo recentemente. Oito representantes dos governos do Brasil, Costa Rica, Equador e Peru participaram desta reunião por videoconferência com a Unidade Técnica.

A secretária técnica do IberCultura Viva, Flor Minici, abriu o encontro explicando que a intenção era explicar o funcionamento deste programa de cooperação intergovernamental, sua organização, os editais que vêm sendo lançados, além de tirar dúvidas para poder avançar nas tarefas previstas para 2023, quando completam 10 anos de criação do IberCultura Viva.

“Em 10 anos o contexto mundial mudou muito, e não em favor dos de baixo, mas em função do aprofundamento das desigualdades. (…) Embora em alguma fase do século XX tenha havido avanços que de fato possibilitaram a existência dos ministérios e secretarias de Cultura, das políticas que elevaram os direitos culturais e sociais em diferentes países latino-americanos, não poderíamos dizer que é uma narrativa universal. Na primeira metade do século XX, a expectativa de vida dobrou em alguns países, em outros caiu e em outros permaneceu inalterada, aprofundando as desigualdades em termos globais”, destacou Minici.

“Digo isso porque é um norte que nunca devemos perder de vista. Quando realizamos nossas políticas e tentamos juntos, em colaboração, apoiar políticas culturais de base comunitária, buscamos incidir na organização da comunidade, na produção de experiências democráticas que possam combater a desigualdade. As políticas culturais de base comunitária colaboram enormemente para a recomposição dos tecidos sociais, onde foram danificados e onde são permanentemente danificados por diferentes ataques e políticas injustas e desiguais”, acrescentou a secretária da Unidade Técnica.

Após mencionar os objetivos do IberCultura Viva, o foco nas organizações comunitárias e o espírito democrático que permeia o programa (“para construir a cidadania também é importante construir a democracia”, destacou), a secretária deu a palavra aos/às representantes dos países para comentar como estão se saindo em seus processos atuais.

Jorge Xavier Carrillo Grandes, diretor executivo do Instituto para a Promoção da Criatividade e da Inovação (IFCI), entidade ligada ao Ministério da Cultura e Patrimônio que desde o ano passado é a instituição REPPI do Equador, comentou sobre a oportunidade de trabalhar em conjunto com o programa e a rede equatoriana de Cultura Viva Comunitária. “Esta rede é bastante potente no sentido de propor e exigir da institucionalidade o que deve fazer para gerar e sustentar seus processos culturais, contribuir para isso e gerar políticas públicas”, afirmou o REPPI do Equador. Ele destacou, também, o entusiasmo de estar vinculado a este programa de cooperação que “para além do meramente artístico, se afirma e assenta em processos culturais”, podendo trabalhar com outras miradas e com objetivos de médio e longo prazo.

Também representando o Equador participaram Marcia Ushiña, diretora de Promoção de Artes Plásticas, Artes Visuais e Artesanato do IFCI e responsável técnica do país perante o IberCultura Viva, além de Ivannia Michelena e Adrián Chuquiguanga, que fazem parte de sua equipe no departamento e vão acompanhar as ações do programa.

Pelo Peru, estiveram presentes Caridad Pizarro, diretora de Artes do Ministério da Cultura e nova REPPI do país no Conselho Intergovernamental IberCultura Viva, e Iskra Gargurevich, coordenadora de Pontos de Cultura que responde como responsável técnica pelo país. As duas fizeram consultas sobre editais e questões técnicas da plataforma Mapa IberCultura Viva. (Florencia Neri, responsável pelos assuntos de gestão da Unidade Técnica, fez uma apresentação do Mapa no final da reunião).

Iara Zannon, coordenadora da Política Nacional de Cultura Viva que atuou como REPPI no Brasil nos últimos anos, citou a reestruturação do Ministério da Cultura (MinC), iniciada neste mês com a chegada do novo governo. O MinC havia sido extinto em 2018 e agora volta com uma nova estrutura e maior atenção às políticas culturais de base comunitária, inclusive com uma Diretoria de Cultura Viva na Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural.

Eduardo Reyes, que acompanha IberCultura Viva desde seus primeiros anos de implantação como responsável técnico da Costa Rica e coordenador dos Pontos de Cultura, participou em nome da nova REPPI do país, Anayensy Herrera Villalobos, diretora de Gestão Sociocultural do Ministério da Cultura e Juventude.

Em sua apresentação, Reyes explicou que a Política Nacional de Direitos Culturais, que foi gerida em 2014, é válida até este ano e, portanto, a equipe do ministério aguarda qual será a linha que a atual gestão traçará. Além disso, comentou como está organizada atualmente a Dirección de Gestión Sociocultural (a mudança de nome ocorreu em 2022, para fortalecer sua estrutura, missão e funções; antes era “Dirección de Cultura”).

A DGS está voltada para o apoio técnico ligado à gestão de processos comunitários, dividindo-se em duas grandes áreas de trabalho: uma delas é a de fundos e serviços para organizações socioculturais, formalmente constituídas ou não, e a outra é a linha que trabalha com manifestações ligadas ao patrimônio cultural imaterial. Este suporte é fornecido através de 9 escritórios distribuídos geograficamente nas 7 províncias e 2 áreas limítrofes do país: Zona Sul (na fronteira com o Panamá) e Zona Norte (com a Nicarágua).

Após as apresentações dos representantes dos países, Flor Minici falou sobre a estrutura do programa (Presidência, Conselho Intergovernamental, Comitê Executivo, Unidade Técnica), como funciona, as cotas que compõem o Fundo Multilateral e as diversas iniciativas que são desenvolvidas, como editais, capacitações, intercâmbios e linhas de articulação com governos locais, entre outras ações.

A secretária da Unidade Técnica aproveitou também esta “primeira sensibilização” para destacar as duas convocatórias que têm lançamento previsto para este mês de fevereiro: o Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2023 e a “Convocatória Cenzontle: uma janela para as línguas originárias da região”, que visa dar visibilidade e estimular aqueles projetos e iniciativas que divulguem e valorizem o uso e/ou preservação das línguas dos povos originários.

18

jan
2023

Em Notícias

Por IberCultura

Seminário Nacional de Políticas Culturais para Territórios Rurais: dois dias de debates e reflexões com transmissão ao vivo

Em 18, jan 2023 | Em Notícias | Por IberCultura

A Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais realizará nos dias 25 e 26 de janeiro o 1º Seminário Nacional de Políticas Culturais para Territórios Rurais. Organizado pelos Pontos de Cultura Quilombo do Sopapo, Ecomuseu Rural e Olho do Tempo, o evento foi um dos projetos brasileiros selecionados no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2022.

O seminário será transmitido pelo canal da rede no YouTube e contará com seis círculos da palavra com temas que envolvem os saberes e fazeres dos (e nos) territórios rurais que se relacionam com a Política Nacional Cultura Viva. Serão discutidos, por exemplo, a democracia e a organização associativa e em rede na defesa ao direito à cultura; a participação social nas definições das políticas sociais, do fomento à cultura e da sustentabilidade de equipamentos culturais e das trabalhadoras e trabalhadores da cultura através da economia solidária.

Também estarão em debate a importância de políticas públicas como as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc; a valorização das práticas ancestrais e das manifestações culturais que envolvem processos de memória, preservação de patrimônios materiais e imateriais, além da valorização da agricultura familiar, agroecológica, e dos usos e cultivos de plantas medicinais e seus biomas para promover a soberania, a segurança alimentar e o combate à fome, na busca pelo bem viver.

Será fornecido um certificado para os inscritos que tiverem presença em pelo menos quatro dos seis círculos da palavra. Em cada encontro será aberta uma lista digital para o registro dos presentes.

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Inscrições: https://forms.gle/79ogyvYs8SuYF3GD6
Transmissão: http://bit.ly/3iLuR5N

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PROGRAMAÇÃO

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PRIMEIRO DIA – 25 de janeiro de 2023, quarta-feira

Das 10h às 12hCírculo da palavra “Cultura de base comunitária, territórios rurais e integração latino-americana”

Participantes:

. Zulu Araújo, secretário de Cidadania e Diversidade Cultural/ Ministério da Cultura (MinC)

. Flor Minici, secretária técnica do IberCultura Viva – Argentina

. Leandro Anton – Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo – Porto Alegre (Rio Grande do Sul)

. Claudio Paolino, coordenador do Ecomuseu Rural – Bom Jardim (Rio de Janeiro)

. Gue Oliveira – Coordenação Nacional da Cultura do Movimento Sem Terra

. María Emilia de la Iglesia, articuladora da Rede Latino-americana de Cultura Rural e uma das fundadoras da cooperativa La Comunitaria -Argentina


Das 15h às 17hCírculo da palavra “Cultura viva: Participação social e leis Cultura Viva, Paulo Gustavo e Aldir Blanc”

Participantes:

. Roberta Martins, secretária dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura

. Leandro Anton, integrante do Comitê Gestor da Política Cultura Viva – Rio Grande do Sul

. Marcos Antonio Monte Rocha – Rede Cearense de Pontos de Cultura

. Damiana Campos – Coordenação do Instituto Rosa e Sertão/Minas Gerais

. Pedro Vasconcelos, diretor de Articulação e Governança do Ministério da Cultura (MinC)


Das 18h às 20hCírculo da palavra: “Economia solidária e reafirmação da identidade cultural através do artesanato e do turismo de base comunitária”

. Juca Ferreira, assessor da Presidência do BNDES, área da Economia Criativa

. Regilane Fernandes, analista de políticas sociais no governo federal/ Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)

. Maria Aparecida Alcantara – Rede de Turismo Comunitário (Rede Tucum/Ceará)

. Angelim do Icó, coordenador da Aproarti (Ceará)

. Edirlaine Reis – Instituto Capiá – Ubatuba (São Paulo)

. Werter Valentim de Moraes, articulador da Rede Brasileira de Turismo Solidário e Comunitário (Turisol)


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SEGUNDO DIA – 26 de janeiro de 2023, quinta-feira
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Das 10h às 12hCírculo da palavra “Cultura e educação: Linguagens artísticas, leitura e cultura popular pelo Brasil profundo”

Participantes:

. Maria Marighella, presidenta da Fundação Nacional das Artes (Funarte)

. Catarina Ribeiro – Coletivo Confluência Roda de Prosa – Cantá (Roraima)

. Maria da Penha, coordenadora da Associação Olho do Tempo (Paraíba)

. Marjorie Botelho, coordenadora do Pontão de Cultura Rural – Ecomuseu Rural – Bom Jardim (Rio de Janeiro)

. Dani Mirini – Casa de Cultura e Artes da Floresta Vivartes (Acre)

. Maria Raimunda César – Coletivo de Cultura MST (Pará)


Das 15h às 17h – Círculo da palavra “Resistência pelo interior: Museologia comunitária preservando o patrimônio imaterial e material”

Participantes:

. Mirela Araújo. diretora do Museu da Abolição – Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)

. Rosane Luchtenberg – Instituto Boi Mamão – Bombinhas (Santa Catarina)

. Maria de Fatima da Silveira Santos (Fatinha do Jongo), coordenadora do grupo Jongo do Pinheiral (Rio de Janeiro)

. Gilson Maximo – Associação Cultural Matakiterani – Lages (Santa Catarina)

. Afro Moura Negrão Jr – Memorial Carnauba/Acaap Associação Cultural dos Artesãos, Artistas e Produtores Rurais de Jaguaruana – Ceará

. Yara Mattos – Ecomuseu da Serra – Ouro Preto e Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários (Minas Gerais)


Das 18h às 20hCírculo da palavra “Cultura alimentar e agroecologia na defesa das medicinas dos biomas e do combate à fome”

Participantes: 

. Iracema Moura, coordenadora-geral do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (NEAD/MDA)

. Tayna Marajoara – Iacitata Cultura Alimentar Amazônica (Pará)

. Giordani Ottone – Centro Cultural Tapera Real (Minas Gerais)

. Cristiano de Jesus Braga – Quilombo da Fazenda – Ubatuba (São Paulo)

. Natália Almeida – Associação Nacional de Agroecologia e Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz (Rio de Janeiro)

. Victor Tinoco, pesquisador do Grupo de Estudos Urbanos e Rurais da PUC-Rio


(*) As místicas das aberturas dos círculos da palavra serão realizadas pelo Ponto de Cultura Quintal da Aldeia, de Goiás (Daraína Pregnolatto), pelo Cavalo Marinho Estrela da Paraíba (Nélio Bezerra Torres) e pelos Meninos de São João, do Tocantins (Dorivã Passarim do Jalapão).

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(**) Texto atualizado em 24/01/2023 após a divulgação das pessoas participantes dos círculos da palavra

03

jan
2023

Em Destaque
Editais
Notícias

Por IberCultura

Conheça as 13 receitas selecionadas no concurso Sabores Migrantes Comunitários

Em 03, jan 2023 | Em Destaque, Editais, Notícias | Por IberCultura

Os programas IberCultura Viva, Iber-rutas e Ibercocinas divulgaram no dia 27 de dezembro os resultados da edição 2022 do concurso Sabores Migrantes Comunitários. Esta chamada pública, realizada anualmente desde 2019, é uma iniciativa conjunta dos programas da Cooperação Ibero-Americana nas áreas de cultura, gastronomia e migração. Nesta edição, 13 receitas e práticas culinárias foram selecionadas para receber o reconhecimento como “Boa prática de cozinha migrante comunitária ibero-americana” e um prêmio de US$ 600.

A seguir apresentamos as receitas vencedoras, suas histórias e formas de preparo. Bom proveito.


1. Laura Gabriela Linares Colmenares

  • País de nascimento: Venezuela
  • País de residência: México

* Nome da receita: Turmada

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A receita apresentada por Laura vem de sua avó Maria Auxiliadora (e tias-avós e bisavós), lembrança que ela trazia da cozinha da casa materna sabanera. “Minha avó conta que quando a mãe e as irmãs faziam a turmada em Sabana Grande, cada ingrediente também era feito em casa; o leite, a manteiga, o queijo, assim como os ovos das galinhas que tinham no solar e as ervas do jardim.  Eram esses ingredientes caseiros que definiam o sabor autêntico da turmada familiar”, conta a candidata mexicana no texto “A turmada das irmãs Gaitán e as cozinhas invisíveis dos Andes venezuelanos”, enviado em seu formulário de inscrição.

“À medida que me aproximava cada vez mais da gastronomia sabanera, reconhecia que eram os seus sabores que me faziam sentir em casa, em paz, e que a sua cozinha despretensiosa, com procedimentos que respeitavam os tempos, o seu ambiente, o ecossistema, me proporcionou experiências à mesa que eu não encontraria fora de lá”, acrescenta.

O nome “turmada”, segundo ela, vem de turma, que significa “batata” na língua dos Timoto-cuicas, população indígena dos Andes venezuelanos. “A turmada é um prato simples que caracteriza a certeza dos processos de uma cozinha andina; cozedura lenta e aromática, com produtos locais e que também é rentável. Um prato de baixo custo que mantém os comensais aquecidos e fornece a quantidade necessária de carboidratos para enfrentar o trabalho de campo e as baixas temperaturas. Um prato que, como recorda María Auxiliadora, se comia no café da manhã, no almoço ou no jantar, e caía sempre bem”.

 Conheça a receita

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*Comunidade com a qual a prática será compartilhada: A receita será feita com um grupo de venezuelanos e mexicanos, e os pratos serão preparados no abrigo para refugiados em Tlalpan, na Cidade do México, para compartilhar com migrantes venezuelanos e de outras partes do mundo. A refeição está prevista para cerca de 60 pessoas que estariam naquele abrigo.


2. Aybi Loarte Esquivel

  • País de nascimento: Peru
  • País de residência: Argentina

* Nome da receita: La pachamanca 

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A pachamanca é um prato da gastronomia peruana que teve início na cultura Wari entre 500 e 1100 dC, como resultado de uma técnica culinária que ajudava a conservar e preparar os alimentos. Esta prática culinária é um ritual à Mãe Terra em agradecimento às divindades do mundo andino pelas boas colheitas da estação. A partir do século 13, os incas continuaram com o costume.

“Pacha” significa “Terra” e “manca” significa pote. Seu significado é tão importante para o país que em 2003 o prato foi declarado Patrimônio Cultural da Nação. Tradicionalmente, a pachamanca de barro era muito popular, costumava ser cozida por horas com pedras quentes. Com o passar do tempo, sua preparação foi evoluindo e hoje todos podem desfrutar deste prato andino em qualquer lugar do Peru, especialmente se estiverem em regiões montanhosas como Ayacucho, Junín, Huancavelica e Huánuco. A receita tem como ingredientes borrego, alpaca, lhama, guanaco, vaca, vários tipos de tubérculos e de ervas aromáticas.

Aybi Loarte Esquivel, que apresenta esta receita no concurso, é peruana, pertencente ao povo Quechua, e mora há 12 anos em Comodoro Rivadavia (Chubut), na Patagônia Argentina. Ela conta que o Dia Nacional da Pachamanca é comemorado todo primeiro domingo de fevereiro, com o objetivo de revalorizar a importância da gastronomia nacional, e que a pachamanca representa bem a união das diferentes regiões andinas do Peru. Além disso, o preparo do prato está relacionado a eventos importantes da vida da comunidade, como casamentos, batizados ou encontros entre amigos.

Conheça a receita

. Comunidade com a qual a prática será compartilhada: A ideia é fazer a receita para estreitar os laços comunitários dos migrantes peruanos com os vizinhos e vizinhas em um bairro popular da cidade de Comodoro Rivadavia. Cerca de 20 pessoas pertencentes ao grupo de migrantes, peruanos e moradores/as do bairro (que são migrantes internos) devem participar do encontro.


3. Viviana Ester Bieciuk (CECAP)

* País de nascimento: Argentina

* País de residência: Argentina

* Nome do coletivo: CECAP. Integrantes: Anastasio Francia (cozinheiro), Julia Francia (narradora), Ema Cuañeri (cantora), Carla Delgado (som), Alejandro Vallejo (direção), Viviana Ester Bieciuk (produção), Juan Fernández (câmara, edição e direção)

* Nome da receita: Sábalo asado

A comunidade do bairro Nam Qom, em Formosa (Argentina), descende dos Tobas. Desde os seus primórdios organizaram-se como famílias alargadas, com um sentido de comunidade que se limitava a esses grupos reduzidos, que tenderam sempre para uma grande autonomia, uma vez que nunca se reuniram em grandes tribos ou comunidades sob um cacicazgo unificado. Ancestralmente eram caracterizados como caçadores, nômades e coletores.

“Através de sua alimentação, observa-se a mais sincera expressão de respeito à natureza, pois sua alimentação sempre esteve sujeita ao que cada estação proporcionava. No outono, eles preferiam refeições feitas com peixe; no verão recorriam à caça de animais silvestres, como capivara, jacaré, tatu, ‘mañek’ (mais conhecido como ñandú), todos preparados de maneira semelhante: cavavam um poço, colocavam brasas, seguidas da carne, que cobriam com brasas”, comenta Viviana em sua inscrição em nome do coletivo CECAP.

Segundo o grupo, embora o peixe seja comido sem tempero – eles só usam sal –, seus ancestrais tinham o costume de cobri-lo com mel (após o cozimento na grelha). Complementava-se o prato com um bolo denominado “nabole” e uma bebida de alfarroba, que também fazia parte de cerimônias ou rituais, e era feita esmagando-se num pilão a vagem extraída da alfarrobeira. Outra forma de cozinhar, utilizada tanto para os peixes como para os animais selvagens, consistia na utilização de uma panela de três pés. Trata-se de um recipiente de ferro fundido, utilizado até hoje, para cozinhar alimentos por longos períodos de tempo, geralmente sopas ou ensopados.

“É notável como a criatividade em suas receitas não se manifesta tanto nos ingredientes, mas sim na forma como as preparam. A marca cultural se torna visível, expressando um fenômeno que está impresso na identidade cultural de sua comunidade. Estamos habituados a ouvir e a aceitar a linguagem como forma de nos distinguirmos, mas a cozinha abrange também povos e sujeitos. Ao dizer ‘nós comemos assim’, estamos estabelecendo um sentimento de pertencimento e identidade”, afirmam.

Saiba mais sobre a receita

*Comunidade com a qual a prática será compartilhada: A socialização do projeto terá lugar no centro municipal, que consideram ser um espaço relevante, o que dará visibilidade à cultura Qom e ao seu grau de vigência na atualidade. O espaço tem capacidade para mais de 200 pessoas.


4. Djanira Nascimento Abreu

* País de nascimento: Brasil

* País de residência: Argentina

* Nome da receta: Acarajé

Todas as vezes que Djanira Nascimento cozinha acarajé na Argentina, ela o faz por meio da arte. Foi por isso que em 2016 surgiu o Acarajé, um evento que une arte e gastronomia, no qual ela convida as pessoas do bairro para ajudá-la a fazer o acarajé enquanto ela conta sua história, compartilhando cantos e ensinando a receita. “Mais do que cozinhar um prato típico do meu país, pretendo gerar um espaço de aproximação entre o conhecido (o bairro, a cultura local, o autóctone) e o desconhecido (eu, o acarajé, a cultura afro-baiana, o estrangeiro ), buscando que o ato de cozinhá-lo seja a própria obra de arte. Quando nos reunimos para preparar algo que se está por conhecer, mediante sabores, aromas, histórias, cantos, saberes ancestrais, poemas, acontece uma espécie de encantamento”, comenta a brasileira.

Na cidade onde mora, San José del Rincón (Santa Fé), poucos conhecem essa comida típica baiana, herança da culinária africana. Djanira fez o prato pela primeira vez em sua casa no dia 4 de dezembro, dia de Santa Bárbara (para o catolicismo) e de Oyá (para as religiões afro-brasileiras). “Desconfio que o vento tenha vindo a mando de Oyá para ver como preparamos sua comida preferida. Parece-me que ele gostou, porque logo nos deu a chuva fresca para aliviar o calor”, diz. Em 2017, ela voltou a fazê-lo, desta vez junto ao ateliê de fotografia do Centro Cultural El Birri, com a mesa armada na rua para que qualquer pessoa pudesse chegar para comer.

Baiana, além da pessoa de sexo feminino nascida na Bahia, é como chamamos as vendedoras de acarajé (e de outras iguarias) que desde o período colonial brasileiro vendem nas ruas das cidades. (…) As primeiras baianas eram as adeptas do culto a Oyá, orixá da tempestade, do vento e dos raios. Elas sabiam o segredo do acarajé porque cozinhavam para oferecer a ela”, explica. Em 2005 o ofício da baiana foi incorporado ao Livro de Registro de Saberes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural do Brasil.

Do período colonial até hoje, o acarajé é o sustento econômico de muitas famílias afrodescendentes brasileiras, principalmente baianas, e é a mulher, em sua maioria, quem administra os negócios da família. A venda do acarajé movimenta a comercialização dos insumos utilizados na massa e nos recheios: feijão, azeite de dendê, quiabo, amendoim, castanha de caju, pimenta, etc. Segundo Djanira, o óleo usado para fritar os bolinhos de acarajé é considerado sagrado. Representa o líquido que contém a força vital da natureza, por isso é de extrema importância para os rituais religiosos.

Conheça a receita

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*Comunidade com a qual a prática será compartilhada: A prática do acarajé será compartilhada no espaço Casita Corazón, criado por Laura Monje, artista que ensina, cozinha e vende comidas criadas por ela há 16 anos. Estima-se a presença de 20 pessoas no evento Acarajé. Algumas delas serão convidadas a interpretar (e comer) a obra através da escrita: frases, canções, histórias, poemas, o que lhes ocorrer.


5. Bernarda Paiz

* País de nascimento: El Salvador

* País de residência: Costa Rica

* Nome da receita: Pupusas salvadoreñas

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Na Costa Rica, o consumo de pupusas salvadorenhas é muito popular atualmente. Em feiras agropecuárias, restaurantes, app de alimentação,  festivais gastronômicos, culturais e afins, é comum ver como são preparados e vendidos. As pupusas são uma espécie de tortilha grossa de milho (ou arroz), recheada com diferentes ingredientes, como chicharrón (carne de porco frita), quesillo (queijo fresco sem soro de consistência mastigável), abóbora ou feijão, cebola, alho).

A principal diferença entre as pupusas feitas em El Salvador e as feitas na Costa Rica é a massa. Na Costa Rica, a massa é feita com farinha refinada encontrada no supermercado, e para dar a consistência do tradicional quesillo salvadorenho (mistura de queijos de consistência mastigável), usa-se queijo fresco (o que se costuma chamar de queijo Turrialba com mussarela). Além disso, em El Salvador, você come com as mãos; na Costa Rica, é comum usar garfo e faca. Quanto à salada, repolho, pimentão verde, cenoura, orégano, sal, vinagre, acompanhado de molho de tomate natural, tomate, cebola, alho e pimentão verde; cozido e batido e fervido novamente adicionando orégano a gosto.

“Tive a oportunidade de preparar pupusas aqui na Costa Rica em várias ocasiões, para eventos privados, para oficinas com mulheres costarriquenhas e migrantes, para um encontro de mulheres migrantes e indígenas em território costarriquenho, para pessoas que o solicitam e para compartilhar com vizinhos e amigos. Preparar pupusas me conecta com minha essência salvadorenha, com minhas raízes. Como mulher migrante, poder partilhar e preparar este prato tradicional enche-me de orgulho e saudade”, diz Bernarda em sua candidatura.

Segundo ela, esse prato é importante porque representa um meio de vida e subsistência tanto para quem o faz (mercado) quanto para quem o consome, pois é uma alimentação completa, simples e barata, podendo ser consumido em qualquer lugar e a qualquer hora do dia (café da manhã, lanche, almoço ou jantar). “É uma prática popular que vem passando de geração em geração e se reproduz de forma popular nas festividades dos povoados de El Salvador”, destaca.

⇒ Conheça a receita (vídeo)

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*Comunidade com a qual a prática será compartilhada: A atividade de retorno à comunidade será realizada com um grupo de 15 mulheres, jovens ativistas e gestores culturais. O espaço onde decorrerá a atividade será nas instalações do Ministério da Cultura e Juventude, no Centro Nacional de Cultura (CENAC). “É um lugar simbólico e importante para mim, porque o Ministério da Cultura e a Direção de Gestão Sociocultural têm nos apoiado, os migrantes do grupo Diamante Azul; temos colaborado em ações participativas, formações, passeios e oficinas”, explica Bernarda Paiz.

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6. Katy Zuelima Cabezas Tunja

* País de nascimento: Colombia

* País de residência: Ecuador

* Nome da receita: Encocao de chautiza

Na cidade de Esmeraldas (Equador), onde mora a colombiana Katy Zuelima, o encocado de chautiza é um dos pratos mais consumidos em tempos de abundância de peixes. Segundo ela, a cidade tem características semelhantes à sua região natal, a ilha de Tumaco (Colômbia), já que são países costeiros e produtos do mar, como a chautiza, e da terra têm relação com a comunidade afro. Em Esmeraldas, a chautiza é consumida de diversas formas, assada, suada, “encocada”, etc, e acompanhada de um pedaço de banana frita.

Ao falar desse prato, Katy relembra sua infância na Colômbia, onde a situação econômica de seus pais não era fácil e a pesca na temporada de chautiza era o prato preferido na mesa de muitas famílias colombianas do Pacífico como a dela. “Lembro-me claramente de esperar meu pai perto do cais, ver o balde em que trazia as chautizas e curiosamente analisar cada parte de seu minúsculo ser”, recorda.

“Quando chegava em casa, mamãe estava pronta para começar a preparar a comida. Com a ajuda de minhas irmãs mais velhas, a preparação era rápida e simples. Nessa altura, como eu era muito pequena, eu me dedicava a observar, embora por vezes ajudasse em pequenas tarefas, como raspar o coco ou espremer os limões para fazer o suco (limonada com açúcar mascavo, o acompanhamento perfeito para este prato)”, comenta. Cebola, pimentão, tomate, coco, alho, coentro, sal e pimenta a gosto são os ingredientes do encocado de chautiza.

 “Hoje com 26 anos, apesar de não estar no meu país, carrego essa receita comigo. Na época reprodutiva da chautiza, não perco a oportunidade de comprar, preparar e saborear com amigos e familiares. Alguns compatriotas também se identificam com este prato, por vezes juntamo-nos para preparar esta iguaria e reviver momentos de confraternização. É curioso como uma receita pode despertar um portal de experiências ligadas ao país de origem, atravessando fronteiras que interligam a tradição cultural das suas regiões”.

Conheça a receita

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*Comunidade com a qual a prática será compartilhada: Esta receita será ensinada na cidade de Esmeraldas, freguesia de Montalvo, com um grupo de aproximadamente 20 pessoas, entre familiares, amigos e compatriotas.


7. Widmar Edizon Muj Cumes

* País de nascimento: Guatemala

* País de residência: México

* Nome da receita: Paches. “Habitar o território com a língua”

Edizon Muj Cumes é um jovem Kaqchikel Maya de Iximulew (Guatemala) que migrou para o México em 2019 para fazer um mestrado na Cidade do México, que não conseguiu terminar no prazo. Como seu contrato de bolsa era de apenas dois anos, e nesse período houve greve e pandemia de Covid-19, ele passou quase um ano sem ajuda financeira e ainda estudando. “Depois de quase desistir, pensei em vender pamonhas e anunciá-las virtualmente. Foi assim que administrei minha permanência e consegui sustentar minha vida na CDMX, graças à venda de paches (“tamales de batata”, comida parecida com a pamonha), receita de minha avó Florencia Tohom, uma mulher maia de 65 anos”, escreveu Edizon em sua postulação.

Curioso desde pequeno, Edizon conta que adorava ir todos os sábados de manhã à cozinha da avó para ajudá-la a preparar os tamales. “Nunca me dei conta de quando aprendi, não houve uma receita ditada, mas sim uma prática constante de fazer esses tamales, por isso aprendi a conhecer os cheiros e as cores da grelha de legumes, as quantidades e proporções dos ingredientes e a cozedura. Dessa forma, herdei a receita da minha avó Florencia e sua prática de sustentar a vida graças à venda de tamales”, comenta. “Vale ressaltar que também existe uma grande população guatemalteca estudando e trabalhando no México, então isso me beneficiou, pois a maioria das pessoas para quem eu vendia não sabia cozinhar esta receita e sentia muita falta da comida do nosso território.”

A proposta que ele apresenta no concurso é um encontro chamado “Habitar o território com a língua”, em que guatemaltecos/as residentes na Cidade do México se reuniriam para cozinhar esses tamales. “Minha avó sempre me dizia: ‘Mijo, a comida te aproxima das pessoas’. Esse encontro pode nos ajudar de várias formas, a falar da nossa vida em outro território, como nos adaptamos a outros modos de vida, alimentação e a necessidade de cozinhar nossas receitas de família combinando ou substituindo alguns ingredientes por estar fora do nosso território”, explica .

Conheça a receita

 

*Comunidade com a qual a prática será compartilhada: A intenção é realizar a atividade no espaço da cooperativa El Porvenir de los Obreros, na Cidade do México, onde são recolhidos produtos cultivados por pequenos agricultores em diferentes povoados originários da CDMX, entre eles Xochimilco e Milpa Alta. A atividade será realizada com 25 guatemaltecos/as em situação migratória na Cidade do México.


8. Sor Angela Popo Mejia

* País de nascimento: Colômbia

* País de residência: Chile

* Nome da receita: Sopa de queso

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Na prática desta receita houve uma adaptação, pois alguns dos ingredientes essenciais não são encontrados no mercado local. Ela substituiu o inhame pela batata; o leite de coco por creme de leite e o “queijo costeño” por “queijo boliviano” (pela consistência e salinidade). Na Colômbia, local de origem da receita, a maioria das hortaliças utilizadas são cultivadas em hortas familiares; no Chile, lugar de acolhida, são encontradas em feiras ou em mercados locais, e o peixe que era trazido pelos pescadores hoje é fornecido em latas. Para o restante dos ingredientes existem fornecedores no mercado local, como é o caso da banana verde. Por outro lado, existem insumos comuns, que variam apenas os nomes, como cebolla/cebolla cabezona, cebollin/cebolla larga e palta/aguacate (abacate).

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* Comunidade com a qual a prática será compartilhada: Pretende-se realizar esta receita para uma degustação com os moradores do comitê “Flor de población” (La Pampa, Alto Hospicio, região de Tarapacá, Chile), cujos participantes são de diferentes nacionalidades, produzindo um intercâmbio de culturas e identidades entre bolivianos, peruanos, haitianos, venezuelanos e colombianos, entre outros. Esta amostra gastronómica será para cerca de 100 pessoas.


9. Edmariee Karolyn B. Valerio Medina

País de nascimento: Venezuela

* País de residência: Colômbia

* Nome do coletivo: Fundación Renaciendo Esperanzas (Integrantes: Edmariee Valerio, Paola Benavides, Carol Aros)

* Nome da receita: Hallacas

A hallaca venezuelana é um dos pratos mais importantes na mesa da família nos tempos de dezembro. Tem todo um simbolismo e, em sua execução, representa a união familiar. As hallacas são semelhantes aos tamales colombianos, também preparados na época do Natal, mas variam em alguns ingredientes como arroz de frango, cenoura, carne de porco, ervilhas, entre outros. “Os traços culturais da Colômbia e da Venezuela fazem com que sua gastronomia apresente várias semelhanças em alguns de seus pratos típicos”, afirma Edmariee em sua postulação feita em nome da Fundação Renaciendo Esperanzas.

Além das hallacas, Edmariee Valerio, Paola Benavides e Carol Aros pretendem realizar um workshop gastronômico na cidade de Cali, na Colômbia, com outras receitas similares venezuelanas e colombianas, como cachapas/arepa de chocho, tizana/salpicón e o pabellón criollo/ bandeja paisa.

A bandeja paisa é um dos pratos típicos da Colômbia, elaborado com alimentos como arroz, chouriço, ovos, carne moída, abacate, torresmo, feijão, fatias de maduro e arepa. É semelhante ao pabellón criollo, prato da gastronomia venezuelana composto por arroz branco, carne desfiada, feijão preto e fatias de maduro, e costuma ser acompanhado de queijo e abacate.

A arepa de choclo, originária do Valle del Cauca (Colômbia), é feita com massa de milho doce moída, leite, sal e açúcar, e geralmente é preparada envolta em uma casca. Esses mesmos ingredientes são usados ​​na cachapa, prato tradicional venezuelano. A tizana, popular na Venezuela, e o salpicón, tradicional da Colômbia, também são feitos com os mesmos ingredientes (uma mistura de diferentes frutas picadas no próprio suco ou em outro líquido) e servidos com a mesma apresentação.

 

⇒ Conheça a receita

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* Comunidade com a qual será compartilhada a prática: A intenção é compartilhar a prática com 15 pessoas, em um espaço de intercâmbio gastronômico com os colombianos. Espaço: Biblioteca Centro Cultural Comuna 1. Vista Hermosa, Cali, Colômbia


10. Genesis Gómez Maita

* País de nascimento: Venezuela

* País de residência: Peru

* Nome da receita: Hallacas

Génesis Gómez é venezuelana, tem 29 anos e mora no Peru há cinco anos. No formulário de inscrição, ela conta que primeiro viajou sozinha para o Peru, deixando o filho de 1 ano, em busca de uma vida melhor e de um trabalho; uma jornada difícil em que teve que passar por muitos lugares e meios de transporte. Depois de um ano, o marido e o filho chegaram ao Peru para morar com ela no bairro de San Juan de Miraflores, em Lima. “Conheci uma família de Ayacucho que tinha seus costumes e tradições e comecei a participar com eles, pois também podia compartilhar as tradições do meu país e do meu povo, e podíamos intercambiar nossas comidas”, conta ela, que passou a participar de pequenas feiras gastronômicas com esta família e também compartilhar suas músicas.

A receita que Génesis apresenta no concurso, as hallacas, ela aprendeu com a mãe e a avó, que desde pequenas as preparavam no final do ano e dividiam com os vizinhos de sua comunidade. “É um prato que preparamos também em família e na comunidade, onde todos podem participar e ajudar. Assim os jovens e as crianças aprendem este prato tradicional. Por isso também continuo preparando e agora compartilho com a comunidade onde moro e assim todos participam. Realizamos uma feira e preparamos comidas típicas para um encontro cultural sem fronteiras”, conta Génesis.

⇒ Conheça a receita

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* Comunidade com que a prática será compartilhada: A receita será compartilhada com cerca de 30 famílias de Laderas de Villa.


11. Julia Rosa Casas Chuquispuma

* País de nascimento: Peru

* País de residência: Brasil

* Nome da receita: Seco de Cabrito

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Nascida no Peru, Julia Rosa mora no Rio de Janeiro (Brasil), onde decidiu preparar o “seco a cabrito” durante a pandemia e teve que adaptar alguns ingredientes que não são encontrados na cidade para fazer uma boa releitura da receita. O resultado alegrou os corações abatidos nesse período e ela continuou com a receita nos almoços de família aos domingos ou feriados.

O “seco de cabrito” é uma receita de sua avó Benedicta, que acreditava que dividir um prato de cabrito em uma data importante, como o dia do nascimento de filhos, netos e parentes mais próximos, ajudaria aquela pessoa a viver muitos anos. Ela também o preparava quando seus parentes iam visitá-la, para que voltassem sãos e salvos para suas casas e em algumas festividades.

Em sua inscrição, Júlia conta que morou muitos anos com a avó Benedicta e sempre quis aprender sua língua materna: o quechua. “Certa vez, com a ajuda dela, aprendi a contar de 1 a 100 em quechua”, lembra. Sua avó cresceu em um pequeno lugar chamado San Juan de Luyo, no distrito de Chavín (província de Chincha, departamento de Ica), ao sul da capital peruana. “Chavín é conhecida por suas minas, arqueologia e por ser uma terra andina ótima para cultivo e criação de gado, aves, entre outros, onde se fala o quechua”, afirma.

Em San Juan de Luyo, Benedicta aprendeu a bordar, a fazer hilados com lã de ovelha e a cozinhar as deliciosas receitas de sua mãe, passadas de geração em geração. A receita do “seco de cabrito” foi ensinada pela avó à mãe, que por sua vez lhe transmitiu os segredos da cozinha familiar. “Minha mãe conta que quando a família vinha visitar a casa da minha avó, naquela época não tinha geladeira para guardar a carne, e como a família era grande, ela aproveitava para preparar um cabrito inteiro do seu gado para agradecê-los pela visita. Foi numa dessas ocasiões que ela compartilhou a receita com a minha mãe, que tempo depois passou para mim”, conta.

Em algumas fontes é dito que o “seco de cabrito” é de origem árabe e com a chegada dos espanhóis começou a ser feito no Peru e no Equador, mas em cada lugar o prato tem seu sabor peculiar e sua forma de apresentação e acompanhando-o. No norte do Peru, o “seco de cabrito” com feijão é muito popular, mas a receita que Júlia aprendeu com a ajuda da mãe só é servida com arroz.

Conheça a receita


* Comunidade com a qual a prática será compartilhada: O prato será compartilhado com cerca de 20 pessoas, incluindo estudantes peruanos/as da Escola de Engenharia Naval da Universidade Nacional de Engenharia (UNI, Peru) que estão no Brasil para fazer pós-graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


12. Ariana Mikaela Moyano Prieto

* País de nascimento: Colômbia

* País de residência: Argentina

* Nome do coletivo: Familia Prieto (Pedro Martín Moyano Prieto / Constanza Prieto/ Ariana Mikaela Moyano Prieto)

* Nome da receita: Arepas de anis

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A receita de arepas de anís faz parte da comunidade que acolhe a família Prieto na cidade de Alta Gracia (Córdoba, Argentina) como pretexto para reunir, celebrar e compartilhar diferentes aspectos de suas identidades culturais. “A comida como ‘ponte’ e elo de ligação entre pessoas, cosmogonias e práticas”, como aponta Ariana Prieto na sua candidatura. “Costumamos partilhar as arepas no bairro/família sem troca económica, mas também as vendemos no âmbito de uma economia autogerida que contempla todos os processos artesanais e onde a soberania alimentar e os ecofeminismos estão sempre presentes.”

Esta receita passa de geração em geração pelo lado materno, resistindo às mudanças nas estruturas familiares e à migração da Colômbia para a Argentina ocorrida em 2006. “Entre os poucos pertences que trouxemos na viagem terrestre com a família, o molino era quase obrigatório, pois é um utensílio essencial para o preparo das arepas. Do objeto, do milho, das tradições culturais que se encontram, a receita é e vive, se transforma e se adapta a cada lugar, nos une, nos ensina”, comenta Ariana.

Segundo ela, a comunidade onde a receita está inserida é muito rica culturalmente. “Aqui vivem pessoas de diferentes províncias e países; portanto, há naturalmente uma troca de saberes tanto na culinária quanto nos aspectos culturais, simbólicos e patrimoniais”, afirma.

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*Comunidade com a qual a prática será compartilhada: Anisacate. Degustação e preparação coletiva no Espaço Cultural Ritmos de la Tierra, com a participação de 20 a 30 pessoas.


13. Abraham Silva Monada

* País de nascimento: Venezuela

* País de residência: Perú

* Nome do coletivo: Tacarigua Casa Orgánica (com Cusy Mejia Paz)

* Nome da receita: El hervido venezolano – Una fiesta intercultural

O hervido venezuelano é uma espécie de festival intercultural, “o festival da colheita”, realizado no final de um ciclo de produção em uma horta comunitária, onde as pessoas se aquecem ao redor de um fogão, enchendo a panela, colhendo, conversando, contando casos e celebrando a criação de uma nova horta que ajudará a criar laços de solidariedade e segurança alimentar para o bairro.

“Preparar o hervido venezuelano em diferentes bairros de Lima significa celebrar a grande diversidade cultural culinária que nos une e fortalecer os laços de confiança e empatia entre peruanos e venezuelanos”, destaca Abraham Silva, venezuelano que mora em Lima (Peru) há quatro anos e há três anos ajudou a criar a Casa Orgânica Tacarigua, um projeto que propõe a produção de alimentos saudáveis, o resgate do conhecimento e a vida comunitária por meio da criação de hortas urbanas comunitárias em Villa El Salvador.

As sopas ocupam um lugar importante na gastronomia do Peru e da Venezuela, e o hervido venezuelano é uma sopa cheia de misticismo, interculturalidade, histórias, culturas e amor pela culinária. “O caldo feito no fogão é a melhor herança que me deixou minha avó Elena, que morava nos Andes venezuelanos (San Cristóbal, estado de Táchira)”, comenta Abraham. “Minha avó sempre dizia que uma boa fervura é feita na lenha, como faziam nossos ancestrais indígenas. Tinha toda a razão, porque é um convite à camaradagem e à amizade, em que os participantes ajudam cortando os legumes, acendendo a lenha e o fogão para fazer a sopa, ou acompanhando-nos, partilhando, rindo, enquanto essa tarefa é realizada. Um leve sabor defumado é o segredo para o sabor e cor nesta sopa.

Segundo ele, este prato é a expressão máxima da partilha venezuelana. Nas diversas regiões do país existe uma caldeirada que identifica a zona; sua elaboração depende dos costumes, temperos e ingredientes de cada região, que lhe conferem um sabor característico. Podem ser preparados à base de carne, frango, frango, peixe ou apenas vegetais, ou podem ainda ser feitos ‘cruzados’ com dois ou mais destes ingredientes principais. “Em nosso país, esta sopa faz parte de nossa herança mestiça, um exemplo de nossa cor, representa a fusão perfeita da cultura indígena americana, espanhola e afro na culinária venezuelana”, afirma. “Acredita-se que um hervido pode levantar o ânimo dos mais deprimidos, aliviar as tristezas, confortar uma pessoa doente. É sinônimo de união familiar e partilha.”

* Comunidade com que a prática será compartilhada: Horta comunitária Ayllu 21, no primeiro setor de Villa El Salvador, Lima (Peru), com a participação de 40 mulheres da terceira idade.


27

dez
2022

Em Destaque
Editais
Notícias

Por IberCultura

13 práticas culinárias foram selecionadas no concurso Sabores Migrantes Comunitários 2022

Em 27, dez 2022 | Em Destaque, Editais, Notícias | Por IberCultura

Os programas de cooperação IberCultura Viva, Iber-Rutas e Ibercocinas anunciaram nesta terça-feira, 27 de dezembro, a lista de receitas e práticas culinárias ganhadoras da quarta edição do concurso Sabores Migrantes Comunitários. As 13 propostas selecionadas receberão um prêmio de 600 dólares e um reconhecimento como ‘Boa prática de cozinha migrante comunitária ibero-americana’.

A convocatória estava destinada a pessoas maiores de 18 anos de origem ibero-americana* que vivem em outro país que não o seu país de origem. Elas deveriam enviar, a título pessoal ou em nome de iniciativas comunitárias, uma proposta de prática culinária que contasse uma receita de sua comunidade de procedência, a história por trás dela, e a forma com que esta receita se insere na comunidade de acolhida, dentro de uma experiência migratória. 

As inscrições estiveram abertas na plataforma Mapa IberCultura Viva entre 26 de setembro e 11 de novembro, período em que foram enviadas 44 postulações. Desse total, 41 foram consideradas habilitadas e passaram à segunda etapa do processo de avaliação.  

A seleção seguiu os critérios estabelecidos no regulamento, como a representatividade da preparação para a comunidade de origem; a experiência de inserção na comunidade de acolhimento; a geração de conhecimentos e práticas tradicionais e criativas promovidos por cozinheiros e cozinheiras migrantes; o impacto direto na segurança alimentar, e as estratégias de disseminação do conhecimento culinário e/ou a construção de um legado culinário às novas gerações com a consciência de sua cultura diversa. Também se buscou privilegiar a diversidade cultural das propostas, por meio da seleção de projetos provenientes de diferentes países.

Apresentações feitas por mulheres, jovens entre 18 e 29 anos, bem como indígenas ou afrodescendentes, receberam um ponto a mais na avaliação. Dois pontos extras estavam previstos para as pessoas postulantes que pertencessem a uma comunidade que se encontrasse em movimento, ou transitando pelo processo de migração em um refúgio. A seleção incluiu pessoas que apresentaram receitas de pessoas migrantes de sua família com até segundo grau de parentesco (pai/mãe, avô/avó). 

Nesta edição, todas as pessoas que tiveram suas práticas culinárias selecionadas deverão compartilhá-las em uma atividade com a comunidade atual. Esta experiência pode ser realizada em um âmbito familiar ou entre vizinhos, em uma organização cultural comunitária, em uma instituição educativa, uma associação civil ou similares. Um depoimento sobre esta atividade deverá ser enviado aos programas organizadores.  

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Edições anteriores

Esta foi a quarta convocatória conjunta apresentada pelos programas IberCultura Viva, Iber-Rutas e Ibercocinas. A primeira foi “Sabor à Iberoamérica”, lançada em abril de 2019. Dez histórias de receitas culinárias tradicionais de comunidades migrantes na região ibero-americana receberam US$ 500 cada. Além dos 10 vencedores, quatro menções honrosas (sem prêmios em dinheiro) foram concedidas a inscrições que não atenderam aos requisitos do prêmio por não serem migrantes, mas que apresentaram as histórias de migração de seus ancestrais nas receitas. 

Em julho de 2020, foi aberta a segunda edição do concurso, agora com o nome “Sabores migrantes comunitários”, com o objetivo de premiar vídeos que expressassem práticas culinárias de cozinheiros e cozinheiras migrantes com impacto nas suas comunidades. Interessada especialmente destacar como cozinheiros e cozinheiras migrantes estavam ajudando a encontrar soluções comunitárias para a crise derivada da pandemia Covid-19 por meio de suas receitas. As 14 propostas selecionadas receberam um reconhecimento como “Boa prática de cozinha migrante comunitária ibero-americana” e um apoio de US$ 500 cada.

Em setembro de 2021 foi lançada a terceira edição, que – diferentemente das duas anteriores – permitiu a participação de pessoas nascidas em países ibero-americanos residentes em qualquer país do mundo, e pessoas que apresentassem práticas culinárias e receitas de pessoas migrantes de sua família, como pais e avós. As 16 iniciativas selecionadas receberam 500 dólares cada.

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Confira a lista de propostas ganhadoras

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21

dez
2022

Em Notícias

Por IberCultura

GT de Sistematização se reúne para comentar o que foi feito em 2022 e as projeções para 2023

Em 21, dez 2022 | Em Notícias | Por IberCultura

Nesta segunda-feira, 19 de dezembro, foi realizada a última reunião do ano do Grupo de Trabalho de Sistematização e Difusão de Práticas e Metodologias de Políticas Culturais de Base Comunitária (GT Sistematização). Quinze pessoas participaram deste encontro por videoconferência, comentando o que foi feito no âmbito do GT durante o ano de 2022, bem como algumas pendências e projeções para 2023.

A secretária técnica do IberCultura Viva, Flor Minici, abriu o encontro explicando que a ideia era falar de impressões, comentar como foi o ano, o trabalho em comum, incluindo as experiências vividas pelo GT no 5º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária. “É uma escuta para saber como podemos melhorar, ver qual seria a próxima etapa e como podemos nos apoiar para ter mais força”, ressaltou.

Em seguida, o argentino Marcelo Vitarelli falou da alegria de reencontrar esse grupo de voluntários que abraçam a cultura comunitária e de como a elaboração do relatório anual do GT ajudou a ordenar tudo o que fizeram, reforçar as conquistas, ver o que falta, mostrar que eles têm em mãos uma produção e uma identidade. “Nos encontrar é sempre um grato momento porque nos ajuda a seguir construindo uma identidade”, afirmou Vitarelli, que é professor, pesquisador e extensionista social da Universidade Nacional de San Luís e da Universidade Nacional de Villa Mercedes.

Segundo ele, o relatório entregue à Unidade Técnica mostra que há um caminho percorrido, há construções realizadas, “talvez não como pensávamos originalmente, mas são as reais”, e que muitos querem que isso continue, que se fortaleça. “O IberCultura Viva permitiu que nós, latino-americanos, nos juntássemos em rede, e isso não tem preço. Fazer redes a partir da universidade é complexo, sustentá-las é mais ainda, e poder trocar experiências realmente é algo que valorizo ​​muito e agradeço. São muitas as perguntas que continuamos a fazer, e seguramente se continuarmos a caminhar continuaremos a fazê-las, mas isso é sinal de que estamos trabalhando, que estamos vivos, que queremos fazer e que também estamos aprendendo a conhecer.”

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Na sequência, Clarisa Fernandez (Argentina), Elena Román (México), Giselle Dupin (Brasil), Inés Lasida (Uruguai), Rocío Orozco e Bárbara Vega (México) fizeram suas considerações sobre algumas dificuldades encontradas, como abordar algumas estratégias para o trabalho conjunto em dois idiomas, a necessidade de fortalecer o grupo e a participação dos integrantes para garantir a continuidade do GT. Também comentaram sobre os avanços e o interesse em seguir, por exemplo, com o ciclo de seminários iniciado em 2022, dando continuidade à ideia de que sejam autoconvocados e autogeridos por pessoas com expertise.

O relatório que o grupo entregou à Unidade Técnica na sexta-feira, 16 de dezembro, além de informar sobre o que foi feito ao longo do ano, reuniu algumas propostas para realizar em 2023. Numa seção de objetivos, foram detalhadas as atividades pendentes e que serão retomadas no próximo ano (seminários, repositório), bem como a concepção e ativação da Rede de Universidades ligadas à Cultura Viva da Comunidade.

O GT de Sistematização foi formado no ano passado, a partir de uma convocatória do IberCultura Viva, por meio da qual foram selecionados 59 pesquisadores/as de 10 países, dedicados a trabalhar questões relacionadas às políticas culturais de base comunitária. O grupo reuniu-se pela primeira vez em 30 de setembro de 2021, e a partir daí realizou oito reuniões com a Unidade Técnica para decidir coletivamente os trabalhos a desenvolver. Outras reuniões internas do GT foram realizadas para organizar as atividades propostas.

Dessas reuniões surgiu a necessidade de promover uma série de seminários que permitissem colocar na mesa a diversidade de pontos de vista sobre conceitos-chave, de forma a ter uma palavra geral para delinear eixos, estratégias e projetos. Os seminários realizados durante o ano de 2022 foram os seguintes: “Culturas e diversidades comunitárias” (14 de maio), “Políticas públicas de base comunitaria”(18 de junho), “Gestão cultural comunitária” (13 de agosto) e “Património cultural, memórias e museus comunitários” (15 de outubro). As apresentações desses quatro seminários já realizados serão reunidas num livro em formato digital, que se encontra em elaboração.

Outra proposta do GT levada adiante este ano foi a participação do grupo no 5º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, realizado no Peru de 8 a 15 de outubro. Seis integrantes do GT viajaram para Lima e Huancayo com o apoio do IberCultura Viva: Nicolás Lozano, Valeria Graziano, Rocío Orozco, Daniel Zas, Francisca Jara e Inés Lasida. Como resultado do trabalho realizado no Peru, o GT conta hoje com 19 entrevistas em vídeo, 6 mini entrevistas em áudio, registros escritos de discussões em rodas de palavra e assembléias, além de pesquisas em papel e online.

O apoio do programa à participação no 5º Congresso teve como objetivo a construção colaborativa de espaços de encontro e troca de conhecimentos e experiências entre o Movimento Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, gestores culturais, membros da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos e o GT de Sistematização, de forma a partilhar as diferentes visões, identificar pontos de convergência, identificar boas práticas e construir e projetar estratégias e linhas de ação comuns de governança participativa e de base comunitária.

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20

dez
2022

Em Notícias

Por IberCultura

No Chile, 46 agentes de organizações comunitárias de Los Ríos receberam diploma em gestão cultural

Em 20, dez 2022 | Em Notícias | Por IberCultura

Quarenta e seis representantes de organizações comunitárias da região de Los Ríos, no Chile, receberam os certificados que os credenciam como diplomados em Gestão Cultural para Organizações Culturais Comunitárias. O plano de estudos foi ministrado de maneira virtual pela Universidade de Los Lagos (ULA) em aliança com a Secretaria Ministerial Regional (Seremi) das Culturas, das Artes e do Patrimônio e seu programa Red Cultura, em duas edições, nos anos de 2020 e 2021.

“Este programa acadêmico nasceu da aliança entre a Universidade de Los Lagos e a Seremi, para responder às próprias organizações, que solicitavam acesso a instâncias de capacitação que permitissem aprimorar os conhecimentos que vêm desenvolvendo há anos com a prática em âmbito comunitário em seus territórios”, destacou a secretária ministerial regional (seremi) de Culturas de Los Ríos, Antonia Torres.

O programa acadêmico gratuito beneficiou 46 representantes de organizações comunitárias da região de Los Ríos, 28 deles na edição de 2020 e 18 em 2021. O plano de estudos visava entregar conhecimento, exercitar e desenvolver habilidades e competências necessárias para o exercício profissional da gestão cultural. Entre os conteúdos estavam o  desenvolvimento de projetos, patrimônio, mídias digitais e legislação cultural.

Em 2020, o plano de estudos chegou a 300 horas, divididas em nove módulos de trabalho online. A versão 2021 teve 144 horas divididas em 24 horas de aulas (síncronas) e 120 horas (assíncronas).

“Os anos de pandemia e confinamento nos obrigaram a nos adaptar à utilização das novas tecnologias de comunicação e educação à distância, e ao mesmo tempo permitiram a mais gestores o acesso a um programa de qualidade, ditado pelos melhores profissionais de cada área de especialização”, disse o vice-diretor de Arte, Cultura e Patrimônio da casa de estudos, Sergio Trabucco.

A equipe acadêmica foi composta por Fabián Retamal, Catalina Pavez, Catalina Matthei, Bárbara Negrón, Andrea Hoare e Claudio Ulloa, entre outros, e o processo de virtualização de conteúdo contou com o apoio da equipe de Educação Continuada da ULA.

“A concretização do diploma nasce dos territórios como uma necessidade imperiosa, que aponta para o que fazemos com as nossas organizações dentro deles. Essa formação veio para nos profissionalizar, nos fornecer ferramentas, levantar as necessidades dos territórios e talvez nos deixar uma visão de futuro que nos permita influenciar a política cultural”, disse Liliana Salinas, presidente da Comunidade Indígena Cun-Cun do Rio Bueno, formada no ano de 2020.

Antes da cerimônia, os formandos e formandas receberam uma master class das convidadas Clara Mónica Zapata, da Colômbia, e Susana Salerno, da Argentina.

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(Fonte: Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio)

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