Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Colômbia

Colômbia é um país reconhecido por sua rica diversidade cultural, que se expressa em uma grande pluralidade de identidades, expressões étnicas e linguísticas dos povos e comunidades que formam a Nação. O Ministério de Cultura da Colômbia, em cumprimento de sua missão como entidade retora do setor cultural colombiano, impulsiona o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas que fortalecem as culturas das comunidades, voltadas para a garantia de direitos culturais e a consolidação da economia laranja com enfoque territorial e populacional, para promover o reconhecimento da diversidade cultural e a salvaguarda do patrimônio e da memória.

Por isso, é um propósito do Ministério de Cultura contribuir para o reconhecimento e fortalecimento dos diversos grupos populacionais do país, dar visibilidade à importância das diversas expressões culturais, seus saberes, e promover os valores da interculturalidade, o respeito pela diferença e a convivência pacífica.

Neste sentido, lidera-se a articulação entre os diferentes níveis de governo, os agentes do setor cultural e o setor privado, para propiciar o acesso à cultura, à inovação e o empreendimento cultural desde os territórios, assim como estimulam-se processos criativos culturais que criem valor social agregado e fortaleça a identidade e memória cultural.

A Direção de Populações do Ministério de Cultura apoia as iniciativas de articulação entre as diferentes populações e sua presença nos espaços de participação do Sistema Nacional de Cultura. Fomenta o reconhecimento da diversidade étnica e cultural através de processos de pesquisa, comunicação e formação, que permitam às entidades e comunidades compreender, incorporar e valorizar esta diversidade como uma riqueza da Nação. Desenvolve planos e estratégias para o fortalecimento das diferentes línguas nativas do país, entre outras, ameríndias, crioulas, Rrom e libras (linguagem de sinais).

Assim, o Ministério propende para uma Colômbia criativa e responsável de sua memória, onde todos os cidadãos e comunidades sejam capazes de interagir e cooperar com oportunidades de criação e desfrute das expressões culturais em condições de equidade.

Site do Ministério das Culturas: https://www.mincultura.gov.co/ 

Instituição REPPI: Dirección de Fomento Regional – Ministerio de las Culturas, las Artes y los Saberes
REPPI: Maria Vicenta Moreno, diretora de Fomento Regional (mmorenoh@mincultura.gov.co)
Representantes técnicos: Leonardo Valencia (lvalenciav@mincultura.gov.co) e Alejandra Preciado (ypreciado@mincultura.gov.co )