Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

El Salvador

elsalvador4As estratégias culturais do governo de El Salvador estão marcadas no Plano Quinquenal de Desenvolvimento “El Salvador, Produtivo, Educado e Seguro 2014-2019”.  No objetivo número 8 se expressa: “Impulsar a cultura como um direito, fator de coesão e identidade e força transformadora da sociedade”.

A partir deste ponto de vista, a cultura é um processo e elemento decisivo para a consolidação de uma sociedade tolerante e capaz de conviver em harmonia. Constitui a força viva, criativa e coletiva do país, aporta sentido e conteúdo às práticas sociais e às obras materiais e simbólicas que se constroem, além de oferecer um amplo leque de possibilidades e capacidades para estimular a transformação integral da sociedade.

A Secretaria de Cultura da Presidência, por meio da Direção Nacional de Casas da Cultura para o Desenvolvimento da Convivência e Bem Viver em El Salvador, impulsiona os seguintes processos: Programa de Cultura Viva Comunitária, Programa de Convivência e Participação Cidadã e Programa Caminhando até o Bem Viver.

A Rede Nacional de Casas da Cultura está formada por 155 espaços  dinamizadores  da cultura local nos territórios. Seus processos são comprometidos com o desenvolvimento  humano por meio da arte social,  da diversidade  cultural  e  do bem viver em El Salvador, e operam com os seguintes eixos estratégicos: povos indígenas e memória histórica, processos socioculturais para a terceira idade, mulheres, juventude e infância, gênero, novas masculinidades e convivência cidadã, inclusão social e pessoas com deficiência, diversidade cultural e cuidado com o meio ambiente. As diferentes atividades são realizadas em coordenação com coletivos culturais independentes, ONGs , fundações e  redes comunitárias.

Promover pontos de encontro cultural das iniciativas cidadãs nas comunidades para o fortalecimento do desenvolvimento  humano, o bem comum e a convivência local é o enfoque das políticas culturais da Secretaria de Cultura da Presidência em El Salvador.

Site: www.cultura.gob.sv

Instituição REPPI: Dirección Nacional de Casas de la Cultura y Parques Culturales – Ministerio de Cultura
REPPI: Walter Romero, diretor nacional de Casas da Cultura e Parques Culturais
Endereço de correio eletrônicowromero@cultura.gob.sv

Leia também:

Puntos de Cultura El Salvador 2016 – Bases