Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Destaque

31

mar
2023

Em Destaque
EDITAIS
Notícias

96 pessoas de 12 países foram selecionadas para receber as bolsas do curso de pós-graduação de FLACSO

Em 31, mar 2023 | Em Destaque, EDITAIS, Notícias |

O programa IberCultura Viva publicou nesta sexta-feira, 31 de março, a lista de pessoas que receberão bolsas para participar da sexta turma do Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária, que se realizará no campus virtual da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO-Argentina) de abril a dezembro. 

As 96 bolsas concedidas pelo programa nesta edição foram repartidas entre os 12 países participantes: Argentina (8), Brasil (9), Chile (9), Colômbia (9), Costa Rica (8), Equador (8), El Salvador (8), Espanha (6), México (8), Paraguai (7), Peru (8) e Uruguai (8). 

O número de vagas que estava previsto era de oito por país; como Espanha e Paraguai não apresentaram essa quantidade de candidaturas habilitadas, as três vagas restantes foram concedidas às pessoas que obtiveram a 9ª colocação nos três países que apresentaram mais candidaturas: Colômbia, Brasil e Chile. 

O Edital de Bolsas 2023 teve inscrições abertas entre 16 de dezembro de 2022 e 15 de fevereiro de 2023. Do total de 493 postulações enviadas à plataforma Mapa IberCultura Viva, foram habilitadas 453. As candidaturas que obtiveram as maiores pontuações em  cada país – conforme os critérios estabelecidos no regulamento – foram selecionadas para receber as bolsas.

Esta convocatória foi dirigida a pessoas que trabalham com políticas culturais, podendo ser funcionários/as em órgãos públicos de Cultura, membros de organizações culturais de base comunitária ou de povos originários ou que se dedicam à gestão cultural nos países integrantes do IberCultura Viva. 

A seleção levou em conta critérios como a experiência na incidência, elaboração e execução de políticas culturais públicas e/ou em gestão cultural comunitária, e a formação (certificada) em gestão cultural e em disciplinas afins, como artes, ciências sociais, humanas e econômicas. 

A classificação final também considerou que ao menos 50% das pessoas selecionadas deveriam ser mulheres. Pessoas pertencentes a povos originários e afrodescendentes receberam um ponto extra na avaliação. 

As 96 pessoas selecionadas neste edital receberão um correio eletrônico da FLACSO-Argentina com os passos a seguir para efetivar a bolsa e completar a inscrição no curso de pós-graduação. Essas pessoas ganharão uma bolsa integral e não terão que pagar nada pelo curso, desde que cumpram com as avaliações parciais, participem das atividades propostas e apresentem o trabalho final. 

.

Proposta acadêmica

O Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária foi lançado em 2018, como uma construção conjunta de IberCultura Viva e FLACSO Argentina, com o objetivo de fortalecer a formação e a pesquisa das políticas culturais de base comunitária e o conceito de “cultura viva” como política pública. Em suas cinco primeiras edições, entre 2018 e 2022, o curso contou com mais de 650 estudantes. 

Os conteúdos estão distribuídos em seis módulos e 26 aulas, em suporte escrito e audiovisual assincrônico, nas quais são trabalhadas noções sobre processos culturais contemporâneos, propondo um marco teórico amplo sobre as distintas teorias da cultura e os debates atuais em torno delas. A proposta acadêmica coordenada por Belén Igarzábal e Franco Rizzi busca a diversidade de miradas, com a participação de professores de vários países ibero-americanos. 

Também são abordadas noções de políticas culturais com ênfase nas questões de direito, cidadania e comunidade e debatidas as teorias existentes a respeito das políticas culturais de base comunitária, as novas formas de produção cultural e o uso de tecnologias a serviço da criação de redes. Além disso, o curso oferece ferramentas de gestão, planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas culturais específicas para territórios e comunidades. 

As aulas são publicadas uma vez por semana – com uma semana de recesso no final de cada módulo – e se abre um fórum para cada aula publicada, gerando um espaço de debate e intercâmbio de ideias e experiências em torno dos temas tratados. Também se realizam encontros sincrônicos virtuais com professores/as convidados e com as tutoras do curso.

Para cumprir com os objetivos do curso, deve-se realizar um trabalho parcial escrito sobre os três primeiros módulos e um trabalho final integrador, que consiste em desenhar e planejar um projeto cultural comunitário ou uma política cultural pública de base comunitária. Os trabalhos podem ser entregues em espanhol ou português. As aulas são ministradas em espanhol, exceto as que estão a cargo de professores brasileiros, que são dadas em português e têm tradução para o espanhol. 

.

. Confira a lista de pessoas bolsistas:

Informação às Pessoas Interessadas III – Etapa de Avaliação – Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária 2023


.

(*) Além das 96 pessoas selecionadas neste edital, outras 8 candidatas do Brasil e 8 de Chile receberão bolsas para participar da sexta turma do curso de FLACSO-Argentina. Estas bolsas extras foram concedidas com recursos que esses países tinham à disposição para a formação de representantes de organizações culturais comunitárias. http://bit.ly/42ZsMFB

.

.

(**) Aquelas que não tenham sido selecionadas no edital e ainda quiserem se inscrever no curso, poderão fazê-lo pagando a matrícula diretamente para a FLACSO Argentina

Tags | , ,