Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

MULTIMÍDIA

Apresentação do livro “Por todos los caminos: Puntos de Cultura en América Latina“, de Célio Turino, no encerramento da atividade “Articulações Estado – Sociedade civil, um caminho possível”, realizada no âmbito da Iniciativa de Cooperação Triangular “Estratégias culturais para a participação cidadã (Ventana Adelante 2023). Buenos Aires, Argentina, 13 de novembro de 2023.


Ciclo de seminários do Grupo de Trabalho de Sistematização e Difusão de Práticas e Metodologias das Políticas Culturais de Base Comunitária (GT de Sistematização)

.

.

Seminário 3: “Gestão cultural comunitária” Expositores/as: Rocío Orozco (México), Robert Urgoite (Uruguai), Arturo Mejía (Ponto de Cultura Arena y Esteras, Perú). Moderação: Francisca Jara (Chile) – (videoconferência, 13 de agosto de 2022)

.

Seminário 4: “Patrimônio cultural, memórias e museus comunitários” – Expositores/as: Martina Inés Perez (Argentina), Vania Brayner (Brasil-Portugal) e Antonio Carlos Pinto Vieira (Brasil). Moderação: Clarisa Fernandez (Argentina) e Igor Cândido Costa (Brasil) – (videoconferência, 15 de outubro de 2022)

.


Série de depoimentos registrados pelo GT de Sistematização durante o 5º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, realizado em Lima e Huancayo, no Peru, de 8 a 15 de outubro de 2022:

Depoimento de Esther Hernández Torres, diretora geral de Vinculação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo de México e presidenta do Conselho Intergovernamental do IberCultura Viva.

Depoimento de Daniela Gutiérrez, do “PARALELO Colectivo de Arte y Cultura” (Chile)

Depoimentos de Eloanah Carolina Gentil e Maiara Carvalho, do Centro de Teatro do Oprimido (Brasil)

Depoimentos de Catherina Salazar, Camila Paz Pizarro Flores, Betty Santander Veas e Gloria Guerra (Chile)

Depoimento de Noemi Lopez Dominguez, do Círculo de Arte e Cultura Huaraz (Peru)

Depoimento de Adriana Diosa, do Grupo Teatral Arlequín y los Juglares (Colômbia)

Depoimentos de Maria Eugenia Romero e Randy Perdomo García (Cuba)

Depoimento de Carola Gonzalez, representante da Municipalidade de Marcos Juárez, Córdoba (Argentina)

Depoimento de Robert Urgoite, do Colectivo Tierra Negra, do Uruguai

Depoimentos de Joe Giménez y Gustavo Diaz, de El Cántaro BioEscuela Popular (Paraguai)

Depoimento de Noel Canto (docente), do Panamá

Depoimento de Emiliano Fuentes Firmani, da Asociación Civil por los Derechos Culturales (Argentina)

Depoimento de Luis Vasquez, do Colectivo Trono (Bolívia)

Depoimentos de Maria Emilia de la Iglesia, da Cooperativa La Comunitaria, y Andrea Hanna, do Grupo de Teatro Comunitario Matemurga (Argentina)

Depoimento de Reyna Mamani Mita, do Colectivo Trono (Bolívia)

Depoimento de Venus Valeria Corona Hernández, do Festival Regional de Artes Textiles Zongolica (México)

Depoimento de Pamela Otoya, del Kilombo Artes Escénicas (Peru)

Depoimento de Mario Waranqamaki Castillo, narrador oral indígena do Peru


Vídeos do 3º Encontro de Redes IberCultura Viva – transmissão ao vivo  (Buenos Aires, Argentina, 16 e 17 de maio de 2019) 

https://www.facebook.com/iberculturaviva/videos/359372444702260/ (Abertura do encontro)

https://www.facebook.com/iberculturaviva/videos/678448185946371/ (Capacitação – Guia de autoevaluación de políticas culturales comunitarias – Rafael Paredes)

https://www.facebook.com/iberculturaviva/videos/2097231490569360/ (Presentación de experiencias de governos locais – San Luís Potosí, Lima, Córdoba e Montevidéu)


Vídeo do Ministério de Cultura e Patrimônio do Equador sobre as ações desenvolvidas junto ao Programa Ibercultura Viva para impulsionar as diversas manifestações culturais comunitárias do país

Apuntes GC: Gestión cultural comunitaria, con Roberto Guerra Veas (Chile). Universidad de Guadalajara. (Duración: 6:41)

Primer Encuentro Nacional Cultura Viva Comunitaria Ecuador. Vídeo gravado durante o encontro realizado em 2015.

Programa Cultura Viva 2.0. Link do debate com as falas de Célio Turino, Ivan Nogales, Geo Brito, Marcelo das Histórias, Alexandre Santini e outros que participam dessa construção coletiva (2013)

Programa Cultura Viva 2.0 – Célio Turino no Pontão da Eco. Reflexões sobre as articulações da redes na contrução do I Congresso Latino Americano e mobilização da Lei Cultura Viva. (2013)

Puntos de Cultura Peru – Video do Ministerio de Cultura do Peru sobre a iniciativa, lançada no país com um projeto piloto em 2011. 

Resultados do Redesenho do Programa Cultura Viva. Resultado dos debates e avaliações para redesenhar o Programa Cultura Viva, do MinC. (2013)

Série web Forjadores – Viva la Cultura. Capítulo 1: Entrevista a  Fresia Camacho, directora de Cultura del Ministerio de Cultura y Juventud de Costa Rica – como la Política Nacional de Cultura busca mecanismos para apoyar el crecimiento de la diversidad.

Movimento Cultura Viva Comunitária de Costa Rica. Memória do projeto de descentralização e fortalecimento organizacional do ano 2015.

Vídeo da Red de Casas de la Cultura que resume parte das atividades realizadas durante o II Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária em El Salvador, de 27 a 31 de outubro de 2015.

Video da Dirección de Cultura do Ministério de Cultura e Juventude de Costa Rica que resume parte das atividades realizadas durante a IV Reunião Intergovernamental IberCultura Viva

Vídeo da Rede Equatoriana de CVC sobre o 3º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, realizado em Quito de 20 a 26 de novembro de 2017

Videos del VI Congreso Iberoamericano de Cultura (San José, Costa Rica, 2014): Con alegría/ Diálogos/ Memoria/ Experiencias/Presentación