Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Espanha

La Patum de Berga (Foto: Patronat Municipal de La Parum)

Espanha conta com o Ministério de Cultura e Esporte para propor e executar as diferentes políticas culturais do país. O órgão se encarrega da promoção, da proteção e da difusão do patrimônio histórico espanhol, dos museus nacionais, das diferentes manifestações artísticas e das indústrias culturais. Tudo isso atendendo à riqueza e diversidade linguística do país. Os programas e iniciativas são realizados a partir da vontade de difundir e tornar acessível a cultura aos/às cidadãos/ãs, impulsionando e promovendo suas diferentes manifestações, e fomentando a criatividade e a inovação.

Parte fundamental do trabalho do ministério é a projeção da cultura do país unida à colaboração internacional. A ação exterior é uma de suas prioridades e uma mostra dos valores de modernidade, pluralidade e vocação universal que caracteriza nossa história mais recente. Neste contexto, a Ibero-América ocupa um lugar preferente: pelos laços culturais e idiomáticos, a Espanha tem forte compromisso com o desenvolvimento de programas multilaterais junto aos Estados que formam a Comunidade Ibero-americana. Exemplo disso é a adesão à Carta Cultural Ibero-americana em 2006 e a participação da Espanha no programa Ibercultura Viva desde 2013.

Esse espírito se materializa na busca constante de projetos que consigam criar e apoiar redes de colaboração entre os diferentes membros, com o objetivo de fortalecer o tecido cultural e artístico que nos une. Para isso o ministério põe em marcha diversos programas e linhas de ajuda através dos quais apoia o fomento de diferentes setores culturais, disciplinas artísticas e áreas de formação que servem de vetor de desenvolvimento e de construção de um espaço comum.

 

Sitewww.culturaydeporte.gob.es/

https://culturayciudadania.culturaydeporte.gob.es

Instituição REPPI (representante do país ante o programa): Subdirección General de Relaciones Internacionales y Unión Europea – Ministerio de Cultura y Deporte

REPPI: Mercedes Pico de Coaña Suárez, consejera técnica de la Subdirección General de
Relaciones Internacionales y Unión Europea 
Dirección de correo electrónico: mercedes.pico@cultura.gob.es

Festival ZEMOS98 (Foto: Julio Albarran)