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Blog - Página 64 de 94 - IberCultura Viva

02

abr
2019

Em Notícias

Por IberCultura

Programa Pontos de Cultura de Costa Rica abre convocatória para projetos a serem realizados em 2020

Em 02, abr 2019 | Em Notícias | Por IberCultura

A Direção de Cultura do Ministério de Cultura e Juventude de Costa Rica lançou nesta segunda-feira, 1º de abril, a convocatória de Pontos de Cultura 2019-2020. Neste ano, o fundo concursável, que existe no país desde 2015, conta com algumas modificações no regulamento para chegar a mais pessoas, organizações gestoras de promoção da diversidade cultural, da economia social solidária e da salvaguarda do patrimônio cultural e natural.

As inscrições estarão abertas até 4 de julho. Poderão participar organizações sem fins lucrativos legalmente constituídas no Registro Público Nacional, associações, fundações, sociedades civis sem fins lucrativos, associações de desenvolvimento, cooperativas autogeridas vinculadas com temáticas culturais, Juntas de Educação, Saúde, entre outras.

A convocatória também está dirigida a agrupações, coletivos e organizações sem personalidade jurídica, desde que comprovem ao menos três anos de experiência no desenvolvimento de projetos e iniciativas socioculturais coerentes com os fins e objetivos do programa Pontos de Cultura.

Categorias

Esta é a quinta convocatória de Pontos de Cultura que se abre na Costa Rica. As categorias disponíveis para postulações são cinco: a) Arte para a transformação social; b) Meios e propostas de comunicação comunitária; c) Fortalecimento organizacional; d) Espaços  para uma  cultura do  bem viver; e) Economia  social e pequenos empreendimentos.

A categoria “Economia  social e pequenos empreendimentos” é a novidade desta edição. Está dirigida a projetos que promovam a economia social solidária e/ou pequenos  empreendimentos culturais e outros espaços de trabalho sociocultural, projetos que contribuam para fortalecer a economia solidária, a ecologia, a soberania alimentar e o direito à alimentação, a interculturalidade, a diversidade cultural, a equidade de gênero, assim como a promoção da vida saudável e em comunidade.

Propostas

As organizações com pessoa jurídica poderão apresentar propostas de no mínimo 2 milhões de colones (cerca de 3.300 dólares) e no máximo 9,5 milhões de colones (o equivalente a 15.800 dólares), sendo o montante solicitado igual ou menor a 70% do custo total do projeto. As organizações sem pessoa jurídica, por sua vez, podem solicitar ao fundo entre 2 milhões e 5 milhões de colones, sendo o montante igual ou menor a 80%  do custo total do projeto.

A execução dos projetos beneficiados pelo programa não poderá ser inferior a seis meses (de novembro de 2019 a maio de 2020) nem superior a um ano (de novembro de 2019 a novembro de 2020).

Como critério de seleção se considerará a coerência entre os objetivos propostos, resultados esperados, as atividades, o cronograma e o orçamento, assim como a estabilidade da organização no tempo e experiência na gestão de projetos socioculturais que impliquem participação comunitária e manejo de fundos públicos ou privados. Também se tomarão em conta as contrapartes e a estratégia de sustentabilidade, o arraigo e a participação comunitária, e o alinhamento com temáticas prioritárias para a institucionalidade.

O anúncio dos projetos selecionados se dará no fim de setembro de 2019, no site da Direção de Cultura (www.dircultura.go.cr). A assinatura de convênios e o primeiro encontro das organizações seleccionadas serão realizados a partir de outubro.

 

Bases de participación – Puntos de Cultura 2019-2020

Formulario Punto de Cultura-2019-2020

Herramienta de ayuda para completar proyecto para Puntos de Cultura 2019-2020

 

 

Fonte: Ministerio de Cultura y Juventud

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01

abr
2019

Em Editais
Notícias

Por IberCultura

Como inscrever-se no concurso Sabor à Ibero-América, que premiará receitas de comunidades migrantes

Em 01, abr 2019 | Em Editais, Notícias | Por IberCultura

Os programas de cooperação IberCultura Viva e IBER-RUTAS e a iniciativa IberCocinas, junto com a Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), estão lançando o concurso “Sabor à Ibero-América”, que premiará histórias de receitas culinárias tradicionais das comunidades migrantes da região.

O concurso busca fortalecer a visão da Ibero-América como uma região cujo desenvolvimento está intimamente ligado às migrações internacionais. Seu objetivo é dar visibilidade a experiências de interculturalidade que ocorrem por meio da gastronomia tradicional e a inovação criativa como uma expressão de diversidade.

A convocatória estará aberta de 3 de abril a 15 de julho, às 18h (considerando o horário oficial de Buenos Aires, Argentina), na plataforma Mapa IberCultura Viva: https://mapa.iberculturaviva.org/. Serão entregues 10 prêmios de 500 dólares aos ganhadores.

A seguir, apresentamos um guia para ajudá-lo a realizar sua inscrição.

A quem está dirigida a convocatória?

A convocatória está destinada a pessoas maiores de 18 anos de nacionalidade e residência em algum dos 22 países da Ibero-América: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal,  República Dominicana, Uruguai, Venezuela.

Quais os documentos tenho que completar e/ou enviar?

Além de completar o formulário que se encontra para a inscrição no Mapa IberCultura Viva, informando os dados da pessoa candidata, é necessário anexar uma cópia do documento de identidade e/ou certidão de nascimento e um comprovante de residência.  

A documentação poderá ser apresentadas nas línguas portuguesa ou espanhola. Ao enviar o formulário de inscrição, a pessoa participante declarará a aceitação dos termos deste regulamento, sua autoria e a cessão dos direitos para divulgação das propostas.

Posso participar do concurso em nome de um coletivo?

A premiação é individual. No caso de trabalhos realizados por coletivos, deverá ser identificada no formulário de inscrição uma pessoa como representante, que será responsável pela apresentação e receberá o prêmio em nome do coletivo. Os nomes dos outros integrantes deverão estar citados no campo específico do formulário de inscrição.

Que tipo de proposta pode ser apresentada?

Deve-se enviar uma proposta que conte uma receita (tradicional, ancestral e/ou significativa) da comunidade de procedência da pessoa postulante, a história que está por trás dela, e a forma em que essa receita se insere na comunidade de acolhida, no contexto de uma experiência migratória. No formulário existem campos para descrever a receita (ingredientes, quantidades e modo de preparação) e sua história (tanto a origem da receita como o sentido da receita no país de origem).

Pode-se complementar o formulário de inscrição com um vídeo de realização não profissional (com até 5 minutos de duração) que mostre como se elabora a receita, o entorno, etc. O vídeo é opcional e não implicará maior pontuação na avaliação da proposta.

Além de completar o formulário, tenho interesse em apresentar a receita em um vídeo. Devo postá-lo diretamente na plataforma?

Caso apresente vídeos, estes não poderão exceder os 5 minutos e deverão ser publicados em uma plataforma de divulgação gratuita, como Vimeo ou YouTube, com resolução mínima de 720 x 480 pixels.

O formulário de inscrição não permite que se publique um vídeo diretamente. É preciso publicá-lo primeiro no YouTube ou no Vimeo e depois incluir o link deste vídeo no formulário de inscrição do concurso.

Onde e como me inscrevo para participar do concurso?

Para inscrever-se no concurso, é necessário registrar-se antes como agente cultural no Mapa IberCultura Viva: https://mapa.iberculturaviva.org/

Esta plataforma permite o registro de dois tipos de agentes: individual e coletivo. Por agentes individuais entendemos as pessoas físicas, e por agentes coletivos, as organizações culturais comunitárias, povos indígenas, agrupações e instituições.

No caso do Concurso “Sabor a Iberoamérica”, é obrigatório registrar o perfil de agente individual (a pessoa física que será responsável pela inscrição).

Para isso, na página inicial da plataforma, clique em “Entrar”. Vá a “Registrar-se” e complete seu registro de usuário, preenchendo os dados necessários (nome, e-mail e senha). Com o login registrado, pode-se criar um perfil de agente.  Aquí está um guia de como registrar-se na plataforma: https://iberculturaviva.org/manual/

Já participei de outro edital IberCultura Viva por meio desta plataforma. Devo registrar-me outra vez como agente?

Não é necessário. O campo “Registrar-se” na página inicial é usado apenas na primeira vez. Nas próximas vezes, você deve clicar “Ingressar” para ter acesso ao seu perfil. (Caso tenha esquecido a senha cadastrada, clique em “Olvidé mi contraseña”). Obs: Na primeira vez, ao fazer o registro, o agente é direcionado automaticamente para o perfil. Depois, será necessário clicar em “Editar” para poder acessar/modificar os dados do cadastro.

Uma vez concluído o registro como agente na plataforma, onde encontro o formulário de inscrição do concurso?

Quando tiver o perfil de agente registrado, clique em “Editais” (na parte superior da tela do Mapa IBCV) e vá até o arquivo que aparece com o título em português: “Concurso Sabor à Ibero-América”. (Brasileiros devem inscrever-se neste edital que está em português; o documento em espanhol é para os postulantes dos demais países membros do programa).

Clique no título do edital. Na página seguinte você poderá baixar o regulamento. O formulário aparecerá depois de clicar no título do edital e iniciar a inscrição.

Como iniciar a inscrição?

Para iniciar sua inscrição, clique no campo de busca, localize o nome da pessoa física titular do registro (deve ser um agente pessoa física previamente cadastrado) e selecione a opção “Realizar inscrição”.

Complete as informações requeridas no formulário de inscrição. A qualquer momento é possível salvar os dados de sua inscrição utilizando o botão “Salvar” no canto superior direito. Feito isso, é possível sair da plataforma e continuar o preenchimento em outro momento (antes do término do período de inscrições).

Como saber se a proposta foi enviada?

A proposta será enviada para a participação no edital somente após o preenchimento de todos os campos do formulário e a inclusão de todos os anexos obrigatórios. Revise as informações antes de clicar em “Enviar inscrição”. Após o envio, não será possível editá-la. a plataforma exibirá a tela de confirmação do envio.

Como será o processo de seleção?

O processo de seleção compreenderá duas etapas: habilitação e avaliação. As pessoas com candidaturas habilitadas na primeira fase são aquelas que enviaram corretamente a documentação e o material, por meio da plataforma Mapa IberCultura Viva. (Ser selecionado na primeira etapa não implica ser ganhador. A palavra “selecionada” que aparece na plataforma significa que a pessoa postulante entregou a documentação requerida e seguirá no processo de avaliação.)

Na segunda etapa, a lista de candidaturas habilitadas será enviada à Comissão Avaliadora, encarregada de realizar a seleção das receitas ganhadoras. Esta comissão será composta por cinco pessoas representantes dos programas Iber-Rutas, Ibercocinas e IberCultura Viva.

As fichas de avaliação com os critérios e suas respectivas pontuações constam nas bases do edital. As propostas realizadas por mulheres, jovens e/ou representantes de povos indígenas serão considerados com maior pontuação.

Entre os critérios de avaliação estão a representatividade da preparação para a comunidade de origem; o processo de interculturalidade na experiência de inserção na comunidade; a originalidade da história; a origem da receita, ingredientes e sua história, e a presença de significados e valores associados.

(*Texto atualizado em 3 de junho de 2019)

Confira o regulamentohttps://bit.ly/2uD68DZ

Inscrições: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/76/  (em português)

https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/75/ (en español)

 

Como registrar-se no Mapa IberCultura Viva: https://iberculturaviva.org/manual/

Consultas:  programa@iberculturaviva.org

 

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27

mar
2019

Em Notícias

Por IberCultura

Pontos de Cultura da Região do Noroeste Argentino se reúnem em Tucumán esta semana

Em 27, mar 2019 | Em Notícias | Por IberCultura

O Programa Pontos de Cultura da Argentina terá seu primeiro encontro regional de 28 a 31 de março, em San Miguel de Tucumán. O Encontro Regional de Pontos de Cultura e Diversidade é dirigido aos Pontos de Cultura da Região do Noroeste Argentino (NOA), assim como a atores governamentais e às diversas organizações da sociedade civil e redes de cultura viva comunitária.

Durante quatro dias serão realizadas conferências, oficinas, capacitações e espetáculos, nos quais serão abordados os seguintes eixos temáticos: gênero, diversidade, produção cultural e identidade. Os espetáculos artísticos terão entrada livre e gratuita para o público em geral.

Organizado pela Direção Nacional de Diversidade e Cultura Comunitária da Secretaria de Cultura da Nação, o Encontro Regional de Pontos de Cultura e Diversidade tem como objetivo potencializar o desenvolvimento do programa e fortalecer a rede regional de Pontos de Cultura.

O evento também tem como propósito a troca de conhecimentos, experiências, novidades e avanços do programa, a visibilidade das produções dos Pontos de Cultura da Região NOA, assim como a promoção, a elaboração e a articulação de ações conjuntas. Também serão criados mecanismos de capacitação e cooperação entre os governos locais para o desenvolvimento de políticas públicas de base comunitária.

As inscrições estão abertas até a quinta-feira, 28 de março. Existem formulários online para os representantes dos Puntos de Cultura e para funcionários públicos e gestores culturais municipais da Região do NOA. Também pode-se escrever para o e-mail puntos@cultura.gob.ar.

 

Confira a programação:

https://drive.google.com/file/d/1jApNJrsabtTNeaU3Hw5tX1qkcOvc_TE-/view

 

Fonte: Secretaría de Cultura de la Nación

 

27

mar
2019

Em Notícias

Por IberCultura

Os editais do Programa Cultura Comunitária do Governo do México: últimos dias de inscrições

Em 27, mar 2019 | Em Notícias | Por IberCultura

Nesta sexta-feira, 29 de março, termina o prazo de inscrição de dois editais do Programa Cultura Comunitária, lançado em fevereiro pela Secretaria de Cultura do Governo do México. Os editais“Canteiros criativos”” e “Territórios de paz”, para os quais serão destinados 200 milhões de pesos mexicanos (o equivalente a 10,4 milhões de dólares americanos), representam dois dos quatro eixos de trabalho do programa.

“Canteiros criativos” (em espanhol, “Semilleros creativos”), a linha de ação voltada à formação artística para a infância e juventude, contará com grupos permanentes de criação coletiva e participação, com crianças e jovens, que lhes permitam construir diálogos criativos e relações solidárias em seus entornos sociais e comunitários.

“Territórios de paz”, por sua vez,  prevê a criação de laboratórios multidisciplinares para a inovação cultural denominados Nós de Paz (“Nodos de Paz”), instalados em diversos municípios do país. A partir destes “nós” será fomentada a articulação de experiências comunitárias, sua vinculação com instituições culturais, o desenvolvimento de projetos colaborativos e o fortalecimento de capacidades locais.

Outro edital que está com inscrições abertas (até 3 de maio) na página culturacomunitaria.gob.mx é “Comunidades criativas e transformação social”, que receberá 50 milhões do orçamento total do programa. Este eixo de trabalho buscará o fomento à criação em suas diversas dimensões, potenciando o reconhecimento de práticas culturais e artísticas tradicionais e inovadoras, ao colaborar em processos de pesquisa, formação, produção, reflexão, difusão e preservação.

A secretária de Cultura, Alejandra Frausto, no dia do lançamento do Programa Cultura Comunitária 

O programa

O Programa Cultura Comunitária foi apresentado oficialmente pela secretária de Cultura do Governo do México, Alejandra Frausto Guerrero, em 25 de fevereiro,  em San Pablo del Monte, Tlaxcala. Com uma estratégia integral em que pela primeira vez participarão diversas instâncias do governo federal, governos estaduais e locais, a comunidade artí­stica e a iniciativa privada, o programa será implementado em 720 municípios que requerem atenção imediata.

A iniciativa contará este ano com um orçamento de 400 milhões de pesos mexicanos (o equivalente a 20 milhões de dólares), inicialmente en comunidades que tradicionalmente têm estado excluídas dos circuitos culturais.

O primeiro eixo de trabalho, cuja convocatória terminou em 15 de março, é “Missões pela diversidade cultural” (Misiones por la diversidad cultural). Esta linha de ação contempla a realização de jornadas de trabalho para detectar as necessidades culturais em nível municipal; criar espaços de possibilidade, encontro e intercâmbio de saberes e experiências locais; assim como um mecanismo para mapear a infraestrutura, agentes e práticas artísticas e culturais.

 

Saiba mais:

https://culturacomunitaria.gob.mx/

 

Leia também:

El Programa Nacional Cultura Comunitaria, iniciativa inédita para fomentar la participación en la cultura

Presentan en Tlaxcala el Programa Cultura Comunitaria que garantizará los derechos culturales

 

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27

mar
2019

Em Notícias

Por IberCultura

Representantes de governos locais se reúnem em maio no 3º Encontro de Redes IberCultura Viva, na Argentina

Em 27, mar 2019 | Em Notícias | Por IberCultura

A criação de uma rede de cidades e governos locais que implementem políticas culturais de base comunitária é um dos avanços que devem ser formalizados durante o 3º Encontro de Redes IberCultura Viva, marcado  para os dias 16 e 17 de maio de 2019 na cidade de Buenos Aires (Argentina). O encontro se realizará durante o 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária.

Representantes de governos locais que queiram se somar ao Grupo de Trabalho (GT) formado em 2017, ao final do 2º Encontro de Redes IberCultura Viva, em Quito (Equador), devem confirmar sua participação por correio eletrônico, enviando uma mensagem a programa@iberculturaviva.org.

O documento com os parâmetros para a inclusão na Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais e o modelo de solicitação de adesão à rede serão enviados pela Unidade Técnica do programa aos participantes do 3º Encontro de Redes.

Programação

Esta segunda reunião do GT de governos locais tem como objetivos a ampliação do grupo e a definição de uma agenda de trabalho intersetorial para 2019/2020. Nesses dois dias do encontro serão realizadas tarefas de formação e se abrirá um espaço de intercâmbio para a constituição da agenda.

As atividades incluem uma capacitação para a implementação do Guia de Autoavaliação em Políticas Culturais Comunitárias, uma capacitação para o uso de ferramentas de medida de impacto de políticas culturais de base comunitária e uma capacitação para o uso da plataforma Mapa IberCultura Viva.

Também será realizada a apresentação da publicação “Puntos de cultura viva comunitaria iberoamericana. Experiencias compartidas” – com experiências apresentadas no 2º Encontro de Redes IberCultura Viva –, editada em parceria com a Secretaria de Cultura e Cidadania da Prefeitura de Medellín (Colômbia).

Participantes do 2º Encontro de Redes em Quito

 

Por que participar

A Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais tem como objetivo geral fortalecer e promover o desenvolvimento de políticas culturais de base comunitária em nível local. Entre seus objetivos específicos estão o  fomento de atividades de intercâmbio e cooperação entre redes e organizações culturais comunitárias de diferentes cidades e provìncias, e a articulação das ações desenvolvidas pelo programa IberCultura Viva em nível local.

Os integrantes da rede são representantes de prefeituras, municípios e estados. Os que contam com políticas culturais de base comunitária devem levar adiante pelo menos duas atividades em articulação com o programa IberCultura Viva. Estas atividades podem ser um intercâmbio para o fortalecimento das políticas entre funcionários públicos e técnicos, uma articulação para o banco de saberes de IberEntrelaçando Experiências, um seminário de formação, publicações e produções audiovisuais, entre outras.

Caso o governo local ainda não conte com políticas culturais de base comunitária, deve comprometer-se a desenvolver uma política no transcurso de 12 meses e propor a articulação de ao menos duas atividades com o programa, destinando recursos próprios.

Os governos locais que decidirem aderir a esta rede estarão participando de um espaço de cooperação para o desenvolvimento de políticas culturais de base comunitária, e devem implementar um espaço de participação e diálogo com a sociedade civil em nível local.

Além da visibilidade internacional de suas políticas, atividades e convocatórias, terão como benefícios o assessoramento para a realização de processos de análise e autoavaliação das políticas culturais de base comunitária desenvolvidas; uma agenda conjunta de trabalho que reforce as principais atividades de cada governo local; a participação em encontros de debate e intercâmbio entre governos locais do Espaço Ibero-americano, entre outras ações de cooperação.

Reunião anterior

Um “primeiro acordo” de constituição da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais se deu durante o 2º Encontro de Redes IberCultura Viva, realizado na sede do Ministério de Cultura e Patrimônio de Equador, nos dias 22 e 23 de novembro de 2017, durante o  3º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária.

Uma província e 11 municípios estiveram representados em Quito. Participaram do encontro funcionários dos governos da província de Entre Ríos e das municipalidades de Córdoba e Devoto, Argentina; da Prefeitura de Niterói, Brasil; da Alcaldía de Medellín, Colômbia; do Ayuntamiento de Zapopan e município de Cherán, México; do município de Ibarra, Ecuador; das intendências de Canelones e Montevidéu, Uruguai, e das municipalidades La Molina e Metropolitana de Lima, Peru.

Além deles, a reunião contou com a presença do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva e de representantes de organizações culturais comunitárias de México, Peru, Guatemala e Costa Rica que tiveram incidência no desenvolvimento de políticas públicas em nível local.

Para o encontro de maio em Buenos Aires, também está prevista a participação de representantes dos governos dos países membros do IberCultura Viva (que estarão realizando a 1ª Reunião do Conselho Intergovernamental) e de representantes do 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária.

De volta à Argentina

Esta será a segunda vez que o programa realiza um encontro de redes em Buenos Aires. O 1° Encontro de Redes IberCultura Viva foi promovido de  30 de novembro a 2 de dezembro de 2016 no Centro Cultural San Martín, na capital argentina. Três grupos de trabalho foram formados por pesquisadores, representantes de governos e organizações sociais que desenvolvem políticas culturais de base comunitária em 17 países ibero-americanos.

Durante três dias, os participantes se distribuíram nas seguintes mesas temáticas: “Participação social e cooperação cultural”, “Legislação para as políticas culturais de base comunitária” e “Formação em políticas culturais de base comunitária e construção de mapas e indicadores”. As atividades se realizaram de maneira simultânea às exposições, rodas de conversa e fóruns do 3º Encontro Nacional de Pontos de Cultura de Argentina.

Desta vez, a programação do 3º Encontro de Redes IberCultura Viva se realizará paralelamente ao 4º Congresso Latino-americano de CVC, organizado pela Rede de Cultura Viva Comunitária da Argentina. O evento será forma de caravana, de 10 a 18 de maio, partindo da cidade de Mendoza e chegando à cidade de Buenos Aires, com paradas nas provincias de Córdoba e Entre Ríos.

 

Uma das mesas do 1º Encontro de Redes: “Participação social e cooperação cultural”

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27

mar
2019

Em Notícias

Por IberCultura

Mais bolsas para o Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária da FLACSO

Em 27, mar 2019 | Em Notícias | Por IberCultura

O Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio do Chile e a Secretaria de Cultura do Ministério da Cidadania do Brasil decidiram ampliar suas vagas para bolsas da segunda turma do Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária FLACSO-IberCultura Viva.

Dez pessoas do Brasil e nove do Chile haviam sido selecionadas entre as 84 ganhadoras do edital, anunciadas na última quinta-feira, 21 de março. Além destas pessoas, outras 14 (sete do Chile e sete do Brasil) receberão bolsas do curso, com os recursos extras que cada país dispõe para o apoio à formação de organizações culturais comunitárias.

As pessoas do Chile que receberão as bolsas extras são: Marjorie Carolina Soto, Marcela Paz Fernandez Reyes, Isabel Margarita Tobar Echenique, Inés Sofía Lopez Pereira, Javiera Guzman, Paulina Cruchett Pastrana e Eduardo Farías.

Na lista do Brasil entraram: En la lista de Brasil entraron: Wes Gomes, Fernanda Castro de Queiroz, Claudia Damasceno, Liana Ébano, Jorge Ferreira, Sama Nunes e Jackeline Maria da Silva.

Para a seleção dessas sete pessoas de cada país foi utilizada a avaliação realizada para o edital de bolsas, tendo em conta aquelas com perfil comunitário que haviam recebido as maiores pontuações, seguindo a ordem de colocação.

O edital teve inscrições abertas de 20 de dezembro de 2018 a 15 de fevereiro de 2019. Do total de 243 postulações recebidas, foram habilitadas 237. As 84 bolsas previstas inicialmente foram repartidas entre os 11 países membros do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva: Argentina (10), Brasil (10), Chile (9), Costa Rica (7), Equador (8), El Salvador (6), Espanha (4), Guatemala (2), México (9), Peru (10) e Uruguai (9).

 

Leia também:

IberCultura Viva anuncia as 84 pessoas selecionadas para receber bolsas do curso de pós-graduação da FLACSO

 

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22

mar
2019

Em Editais
Notícias

Por IberCultura

Rumo à Argentina: 67 candidaturas foram habilitadas no Edital de Mobilidade 2019

Em 22, mar 2019 | Em Editais, Notícias | Por IberCultura

Representantes de organizações culturais comunitárias de todos os países membros de IberCultura Viva se inscreveram no Edital de Mobilidade 2019, que concederá passagens aéreas para participantes do 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, marcado para 10 a 18 de maio na Argentina.

Do total de 75 inscritos, foram habilitadas 67 candidaturas. Peru foi o país com o maior número de postulações habilitadas (15), seguido de Brasil (10), Costa Rica (10), Chile (8), México (7), Guatemala (6),  Argentina (2), Equador (2), El Salvador (2), Espanha (2), Uruguai (2) e Cuba (país convidado, 1).

O prazo para apresentação de recursos terminou na segunda-feira, 25 de março. Oito pessoas tiveram seus recursos aceitos pela Unidade Técnica do IberCultura Viva e seus nomes foram incluídos na lista definitiva de candidaturas habilitadas. Entre os motivos que haviam sido citados para a inabilitação, estavam a falta de arquivos referentes a currículo, cópia de passaporte, certificado de pessoa jurídica ou certificados que acreditassem a participação da pessoa candidata em instâncias de articulação de redes e circuitos de organizações culturais comunitárias.

Também houve problemas com o envio de carta aval, que deveria ser emitida conforme os critérios estipulados por cada país. No caso do Equador, por exemplo, a pessoa postulante deveria estar inscrita e verificada no Registro Único de Artistas e Gestores Culturais (RUAC). No caso do Brasil, os participantes deveriam ser representantes de organizações ou coletivos reconhecidos como Ponto ou Pontão de Cultura pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania, e apresentar o certificado de Ponto de Cultura emitido pela plataforma Rede Cultura Viva.

 

Segunda etapa

As pessoas com candidaturas habilitadas passarão para a segunda etapa de avaliação do edital. Nesta terça-feira (26/03), a Unidade Técnica do programa enviará ao Conselho Intergovernamental (formado pelos representantes dos países membros do IberCultura Viva) as postulações habilitadas correspondentes a cada um de seus países e as respectivas fichas de avaliação. A avaliação e a seleção final serão de responsabilidade do Conselho Intergovernamental.

Entre os critérios que serão levados em conta para a avaliação estão a trajetória da organização em ações culturais comunitárias, a experiência em processos de articulação de redes comunitárias, e o perfil da pessoa candidata. Pelo menos 50% das pessoas selecionadas deverão ser mulheres. As pessoas candidatas pertencentes a povos indígenas e/ou que se declarem afrodescendentes terão dois pontos extras, assim como aquelas que tenham entre 18 e 29 anos de idade.

 

O edital

O Edital de Mobilidade tem como objetivo apoiar a participação de representantes de organizações culturais comunitárias e/ou povos indígenas no 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que se realizará em formato de caravana na Argentina, passando por Mendoza, Córdoba, Entre Ríos e Buenos Aires. As inscrições estiveram abertas na plataforma Mapa IberCultura Viva entre 20 de fevereiro e 15 de março de 2019.

Os ganhadores receberão passagens aéreas, seguro de viagem e a inscrição do congresso. O programa IberCultura Viva não se responsabilizará por hospedagem, traslados internos e alimentação. Essas prestações estarão a cargo dos organizadores da caravana.

O valor total destinado ao edital é de US$ 35 mil. A quantidade de pessoas selecionadas dependerá do valor das passagens aéreas.

 

(* Texto atualizado em 26 de março de 2019)

 

Confira a lista de habilitados e não habilitados do edital:

Informação aos Interessados II – Etapa de Habilitação – Edital de Mobilidade IberCultura Viva 2019 – Lista definitiva

Informação aos Interessados I – Etapa de Habilitação – Edital de Mobilidade IberCultura Viva 2019

 

Saiba mais sobre o congresso: https://culturavivacomunitaria.com.ar/

 

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21

mar
2019

Em Notícias

Por IberCultura

Rodando Fantasias: potenciando a criatividade audiovisual de crianças e jovens de Cuba

Em 21, mar 2019 | Em Notícias | Por IberCultura

Na cidade de Santa Clara (Villa Clara, Cuba) há um projeto comunitário que desde setembro de 2014 ensina crianças e adolescentes a realizar seus próprios filmes utilizando as novas tecnologías. “Rodando fantasias” é o nome desta iniciativa que conta com aulas de roteiro cinematográfico, fotografia, linguagem de câmera, produção audiovisual, edição, voz e dicção e atuação, dirigidas não apenas a garotos de 5 a 16 anos, mas também a seus pais e/ou tutores.

O Festival Rodando Fantasías, que este ano terá sua quinta edição de 21 a 24 de maio, é o momento culminante deste processo educativo. É o espaço onde se mostra o aprendido nas oficinas de “Cámara Chica” e se socializa com outros centros comunitários de Cuba e com realizadores profissionais que trabalham a temática infantil.

Rodando Fantasias é também o único festival infantil na América Latina e Caribe que inclui a criação audiovisual com dispositivos móveis e onde os pais compartilham saberes com as crianças fazendo o making of do trabalho realizado pelos filhos e filhas.

Ya comenzamos a Rodar Fantasías. Proyectos Cámara Chica de Cuba repitan conmigo bien alto. LUCES,CÁMARAS A RODAR FANTASÍAS. COMPARTAN Y DENME SUS CRITERIOS.

Publicado por César Ramón Irigoyen Milián em Segunda-feira, 8 de abril de 2019

O projeto tem como coordenadores o ator, diretor e roteirista César Ramón Irigoyen Milián e a pianista e cantora Gisell Perera González. Eles se somaram ao empenho do Conselho Nacional de Casas de Cultura, da Asociación Hermanos Saíz, do British Council (*) e do First Light (**) para começar a criar um receptor ativo desde cedo que possa dar um uso artístico-criativo às novas tecnologias, assim como sensibilizar pais e/ou tutores na educação audiovisual de pequenos e adolescentes.

A iniciativa se articula no âmbito da rede Cámara Chica de Cuba, que envolve cerca de 400 crianças e jovens (isso nas matrículas oficiais; das oficinas participam muitos mais). Os projetos Cámara Chica são realizados em centros comunitários de Cuba pelo British Council em parceria com a organização britânica de jovens cineastas First Light (agora chamada Into Film), e com a Faculdade das Artes dos Meios de Comunicação Audiovisual (FAMCA).

O projeto conta, ainda, com um programa de televisão no canal Telecubanacán, com o nome “Rodando Fantasías”, escrito e dirigido por César Ramón Irigoyen. “É um espaço para difundir a obra dos demais projetos Cámara Chica do país, desde a cidade de Santa Clara. Já saiu uma série de 16 programas e se estuda a possibilidade de que saia pelo canal nacional Cuba Visión e possa ser visto por toda a ilha”, comenta o coordenador.

 

Edição 2019

Este ano, o Festival Rodando Fantasias contará com oficinas práticas e mostras fílmicas. Pela primeira vez, serão realizadas gravações com celulares em externas e a comunidade poderá participar do processo. E assim como nos anos anteriores, serão concedidos prêmios nas categorias de animação, ficção, documentário e informativo.

“Sempre se entrega o prêmio Rodando Fantasias a um projeto Cámara Chica que tenha se destacado durante o ano no processo de criação; este ano ele vai o Projeto Arenas de Cárdenas Matanzas”, destaca Irigoyen. “Também se entrega o Prêmio Chicuelo a um menino ou menina menor de 12 anos do Projeto Rodando Fantasias, por sua destacada participação na criação audiovisual durante o período de um ano. Nesta ocasião, será dado a um menino de 7 anos, Yordan Yoel Castellanos Díaz.”

Além disso, a programação do festival será dedicada aos 35 anos de Telecubanacán, aos cinco anos do festival La Espiral e ao 15º aniversário da criação da Brigada de Instructores de Arte José Martí.  

Segundo o coordenador, para a quinta edição do Festival Rodando Fantasías estão convocados 60 meninos e meninas de nove províncias de Cuba, incluindo Villa Clara, a sede do evento. “Na hora das projeções, devemos alcançar mais de 300 meninos e meninas de diferentes escolas da comunidade no centro da cidade de Santa Clara”, estima. O júri será composto por crianças que antes do evento, no mês do abril, veem as obras e eles mesmos são os encarregados de conceder os prêmios.

 

Três perguntas// César Ramón Irigoyen Milián

 

Por que decidiram criar o Festival Rodando Fantasias?

Depois que as crianças, os adolescentes e seus pais terminavam de receber todas as matérias (o programa de aulas do projeto comunitário de realização audiovisual), eles sentiam a necessidade de mostrar seus materiais, para além da oficina, para a comunidade.

Em  2014, quando surgiu o projeto Rodando Fantasias, a Rede Cámara Chica ainda não estava organizada. Já existia o projeto Cámara Chica, mas não funcionava como rede. Então nos ocorreu realizar um festival que servisse de plataforma para que os oficineiros mostrassem seus resultados, seus trabalhos de cursos e teses. Assim criamos o Festival Regional Rodando Fantasias, com o apoio do Sectorial Provincial de Cultura em Santa Clara e a Asociación Hermanos Saíz, da qual sou membro na seção de audiovisuais e seu vice-presidente na província de Villa Clara.

Em 2018, o British Council começou a realizar ações com os projetos Cámara Chica de Cuba e criaram mais cinco. Antes (2013-2017) eles existiam em Pinar del Río, La Habana, Villa Clara, Ciego de Ávila, Granma e Guantánamo. Depois se somaram (em 2018) outros dois projetos mais em Pinar del Río, Artemisa, Matanzas e Holguín.

 

O festival nacional foi uma maneira de aglutinar as experiências de Cámara Chica desenvolvidas nas distintas províncias de Cuba? Tem tido bons resultados?

Pelo resultado mostrado em Pinar del Río, que criou uma rede e aglutinou outros municípios na realização audiovisual, se decidiu fazer o primeiro festival Cámara Chica, en fevereiro de 2018, nessa província, auspiciado pelo British Council e o Sistema de Casas de Cultura em Cuba.

Em abril de 2018, a equipe do British Council se comunicou comigo e comentou a possibilidade de apoiar meu evento, na quarta edição do Festival Rodando Fantasías. Estes festivais, tanto o de Pinar del Río como o Rodando Fantasias, é uma maneira de estender a realização audiovisual infantil a toda a ilha de Cuba. Ambas as ações (Festival Pinar del Río, 2018 e 2019, e Rodando Fantasías, de 2015 a 2018) vêm tendo uma aceitação muito boa.

 

É um projeto que trabalha só com celulares e meios alternativos. Sempre foi pensado assim, como uma proposta que pudesse ser mais includente?

Sempre foi pensado assim. No último censo populacional realizado em Cuba antes de 2014, nos demos conta de que em quase todos os lares cubanos existia ao menos um celular como via de comunicação. Em Cuba as crianças passam muito tempo brincando nos celulares e isso acaba isolando, não deixa que socializem, é uma realidade que nos atinge fortemente. Não podemos proibir a tecnologia aos garotos, pois ela é necessária.

Nem todos temos a necessidade de ter uma grande câmara de vídeo ou fotos, ou uma câmera de cinema, e sim um celular. Decidimos projetar este programa para que as crianças utilizassem a tecnologia com um fim artístico-educativo e começassem, junto a seus pais, a alfabetizar-se tecnologicamente, além de apoiar o processo de informatização que o Estado cubano leva a cabo. E é claro que, ao trabalhar com celulares, ele se converte em um projeto inclusivo, por isso se aceitam celulares, Ipad, tablet, tudo o que tenha uma pequena tela e possa gravar e possa gravar.

Spot del Festi Rodando Fantasías. Trabajo a 3 manos, El Muke, José Raúl y un servidor. Espero que les guste y lo compartan. En mayo Santa Clara se convierte en la capital del audiovisual infantil en Cuba.

Publicado por César Ramón Irigoyen Milián em Terça-feira, 2 de abril de 2019

 

(*) British Council é uma organização britânica para as relações culturais e educativas que tem escritórios em Cuba desde 1998, permitindo estabelecer relações de cooperação com ministérios e instituições cubanas, governamentais ou não.


(**) First Light é uma organização com sede no Reino Unido que recebe fundos públicos para desenvolver habilidades em crianças e jovens entre 5 e 25 anos de idade por meio do cinema e da produção dos meios audiovisuais.

 

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21

mar
2019

Em Editais
Notícias

Por IberCultura

IberCultura Viva anuncia as 84 pessoas selecionadas para receber bolsas do curso de pós-graduação da FLACSO

Em 21, mar 2019 | Em Editais, Notícias | Por IberCultura

O programa IberCultura Viva publicou nesta quinta-feira, 21 de março, a lista de pessoas selecionadas para a segunda turma do Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária FLACSO-IberCultura Viva, que terá início em 10 de abril. O edital teve inscrições abertas de 20 de dezembro de 2018 a 15 de fevereiro de 2019. Do total de 243 inscritos, foram habilitadas 237 postulações.

As 84 bolsas foram repartidas entre os 11 países membros do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva: Argentina (10), Brasil (10), Chile (9), Costa Rica (7), Equador (8), El Salvador (6), Espanha (4), Guatemala (2), México (9), Peru (10) e Uruguai (9). (O mínimo de vagas que estava previsto inicialmente era de sete por país; como alguns países não apresentaram esta quantidade de candidaturas, as vagas restantes foram distribuídas entre os países com maior número de inscritos).

O edital estava destinado a pessoas vinculadas às políticas culturais, tanto funcionários públicos como representantes de organizações culturais comunitárias dos países integrantes do programa IberCultura Viva. A seleção levará em conta critérios como a experiência em gestão cultural comunitária, em gestão de políticas públicas culturais, além da formação específica em gestão cultural ou disciplinas afins.

As pessoas que receberam as maiores pontuações em cada país foram as selecionadas para receber as bolsas. Estas 84 pessoas receberão um correio eletrônico com os passos a seguir para efetivar a bolsa e completar a inscrição no curso de pós-graduação.

 

O curso

O Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária será realizado durante nove meses de maneira virtual junto à Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (sede Argentina). Para participar, é necessário contar com disponibilidade de ao menos 10 horas semanais para acompanhar o curso virtual de abril a dezembro e contar com acesso a internet. As aulas são ministradas em espanhol, exceto as que estão a cargo de professores brasileiros, que são dadas em português e têm tradução para o espanhol.

Os conteúdos do curso de pós-graduação estão distribuídos em seis módulos e 24 aulas. As aulas são publicadas uma vez por semana – com uma semana de recesso no final de cada módulo – e se abre um fórum para cada aula publicada, gerando um espaço de debate e intercâmbio de ideias e experiências em torno dos temas tratados.  

Para cumprir com os objetivos do curso, deve-se realizar um trabalho parcial escrito sobre os três primeiros módulos e um trabalho final integrador, que consiste em desenhar e planejar um projeto cultural comunitário ou uma política cultural pública de base comunitária. Os trabalhos podem ser entregues na língua nativa (espanhol ou português).

As 84 pessoas selecionadas neste edital receberão uma bolsa integral e não terão que pagar nada pelo curso, desde que cumpram com as avaliações parciais e apresentam o trabalho final. Aquelas que não tenham sido selecionadas no edital e quiserem se inscrever no curso, poderão fazê-lo pagando a matrícula diretamente para a FLACSO Argentina.

 

Confira a lista de pessoas selecionadas no edital:

Informação aos Interessados III: Etapa de Avaliação – Edital de Bolsas para o Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária FLACSO 2019 – Resultado final

 

 

Mais informação sobre o curso:

https://flacso.org.ar/formacion-academica/posgrado-internacional-en-politicas-culturales-de-base-comunitaria/

 

(N.R.:  Houve um problema com a lista de ganhadores brasileiros publicada nesta manhã. Já corrigimos e republicamos a lista de selecionados.)

(Foto:  Romina Santarelli)

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18

mar
2019

Em Notícias

Por IberCultura

Encontro sobre bem viver, território e cultura popular reúne representantes de organizações na Argentina

Em 18, mar 2019 | Em Notícias | Por IberCultura

No dia 7 de março foi realizado em José León Suárez (San Martín, Buenos Aires) o “Encontro sobre bem viver, território e cultura popular”. A roda de conversa na Casa UNSAM, uma das 17 propostas ganhadoras do Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo, contou com a participação de líderes das organizações sociais que integram a Rede Mesa Reconquista.

Entre os expositores estavam Diego Benhabib, coordenador do Programa Pontos de Cultura da Argentina; Alexandre Roig, secretário acadêmico da UNSAM, e Claudia Villamayor, professora e pesquisadora da Faculdade de Jornalismo e Comunicação Social da Universidade Nacional de La Plata (UNLP) e da Universidade Nacional de Quilmes (UNQ). A moderadora foi Andrea Biscione, vice-diretora da Casa UNSAM.

Diego Benhabib comentou, entre outros temas, a complexidade do conceito de cultura (“definições que às vezes se chocam, às vezes se complementam”) e como a cultura comunitária vem integrando algumas cuestiones – sobretudo da cultura popular – no âmbito das políticas públicas.

“Este movimento social conseguiu legitimar, ou ajudar a legitimação, de um tipo de política pública que implica o reconhecimento do protagonismo da cidadania na produção cultural”, afirmou o coordenador de Pontos de Cultura, também representante da presidência do programa IberCultura Viva.

 

 

Claudia Villamayor ressaltou a importância de pensar na universidade como sede territorial, “cheia de povo”; e dos bairros “cheios de universidade, para outra universidade possível”. A comunicadora trabalha como assessora de estratégias em gestão de políticas de meios de comunicação comunitários, movimentos sociais e organizações.

Alexandre Roig, por sua vez, falou da necessidade de atualizar o ideal extensionista da universidade argentina, “cujos princípios seguem ligados à reforma de 1918”, e onde “infelizmente ainda não conseguimos encontrar a fórmula” para entabular relações mais igualitárias com a comunidade. Porque “se a educação é um direito, então não se deve nada a ninguém”.

Depois das apresentações, a conversa girou em torno de temas como as relações que se estabelecem entre Estado e sociedade civil para a formulação das políticas culturais; a ideia do extensionismo universitário, sua vinculação com o territorial e as valorações que se fazem sobre os saberes populares, entre outros.

Este bate-papo, organizado pela Asociación de Mujeres La Colmena-FM Reconquista, foi uma das atividades do projeto “Fortalecimento da Mesa Reconquista”, apresentado no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2018. A proposta busca gerar confluência e associatividade das organizações para um maior impacto cultural e social da rede, assim como potenciar sua visibilidade.

 

A rede

A Mesa Reconquista é uma experiência organizativa, propositiva, de ação e reflexão, que reúne diversas organizações sociais e instituições da zona norte do conurbano de Buenos Aires. Criada em 2011, a articulação é formada por associações de bairro, bibliotecas e escolas populares, centros culturais, jardins comunitários, associação de mulheres, rádio comunitária, empresas recuperadas, cooperativas de trabalho, ordens religiosas e igrejas.

Esta multiorganização foi constituída para construir um olhar comum sobre as prioridades da região. É um espaço de encontro e construção coletiva em que se discutem problemáticas e necessidades concretas, se estabelecem prioridades e se desenham possíveis iniciativas para atendê-las.

Participaram da roda de conversa na Casa UNSAM representantes das seguintes organizações: Centro Cultural Crecer de a Poco, La Colmena, Escuela Técnica UNSAM, Teatro Osadía, Articulación Territorial UNSAM, Asociación Puntos de Encuentro, Cine en Movimiento, Bachillerato Popular La Esperanza, Merendero Los Amigos e Centro Comunitario 8 de Mayo.

(Fotos: Articulación Territorial UNSAM)

 

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