Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Blog - Página 56 de 94 - IberCultura Viva

12

nov
2019

Em Notícias

Por IberCultura

Um dia de candombe com o embaixador ibero-americano da cultura Carlinhos Brown no Uruguai

Em 12, nov 2019 | Em Notícias | Por IberCultura

Fotos e vídeos: Pancho Pastori & Joaquín González

Ao entrar no Centro Cultural La Calenda, onde funciona a oficina do percussionista e luthier Fernando “Lobo” Nuñez, no Barrio Sur de Montevidéu (Uruguai), Carlinhos Brown viu os tambores no corredor e seguiu logo na direção deles. Do outro lado do prédio, pessoas faziam sinais para o músico brasileiro, como se ele tivesse se equivocado de rumo. “Estamos aqui!”, gritavam. Carlinhos deu mais uns passos, saudou os instrumentos, levantou mãos e olhos para o alto, sorriu e finalmente se dirigiu ao estúdio onde estavam Lobo Nuñez e seus convidados. Não havia se equivocado. Sempre que há tambores em um lugar, ele os reverencia primeiro. “Os tambores evocam o melhor da nossa alma.  Eles têm uma riqueza ancestral, nossos avós estão todos aí”, explicou. 

A visita ao espaço de Lobo Nuñez, no domingo 3 de novembro, foi a primeira atividade de Carlinhos Brown em Montevidéu como embaixador ibero-americano da cultura, título que recebeu da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB) em abril de 2018. Esta programação no Uruguai, realizada em conjunto com IberCultura Viva, fez parte da 3ª Semana da Cooperação Ibero-americana (de 28 de outubro a 4 de novembro), promovida em várias cidades para dar visibilidade aos 27 programas, iniciativas e projetos de cultura, educação, ciência e coesão social que melhoram a vida das pessoas nos 22 países da Ibero-América. 

Foram dois dias de alegria, em meio a encontros, reencontros e atividades variadas com representantes de organizações culturais comunitárias do Uruguai e da Argentina. “Foi histórico, inesquecível”, celebrou o músico brasileiro, que passou por momentos emocionantes desde os primeiros minutos desta agenda. A começar pelo reencontro com Lobo Nuñez, um dos principais nomes do candombe uruguaio, a quem não via desde a década de 1980. Carlinhos foi à oficina de Lobo com a sensação de que aquele nome lhe era familiar, mas só o reconheceu mesmo quando chegou lá, depois das saudações iniciais aos tambores no corredor. “Fernando viveu no Pelourinho (Salvador, Bahia) em 1982, foi um de meus mestres. É um grande músico, um grande luthier, deixou um legado na Bahia”, afirmou, comovido. 

Uma prática comunitária

Instalado na antiga usina de gás do Barrio Sur, berço da cultura afro-uruguaia, o Centro Cultural La Calenda é a sede da Asociación Civil La Calenda, que promove atividades culturais e sociais em torno do candombe e outros ritmos de origem africana. Neste espaço se encontram a oficina de fabricação de tambores El Power, de Lobo Nuñez, uma sala de ensaios para músicos que queiram usá-la, e o Museu do Candombe, onde está um acervo de objetos e registros familiares e da cultura afro no Uruguai. Para eles, o candombe não é só a expressão de uma resistência, mas também uma festividade musical uruguaia, um símbolo e uma manifestação da memória da comunidade, uma prática social coletiva arraigada na vida diária. 

“O candombe aqui em suas origens, no início do século passado, não estava permitido. Só nos permitiam tocar em 6 de janeiro, Dia de Reis. Hoje se toca todos os dias, com toda a sociedade, com todas as coletividades neste país e fora dele”, contou Lobo na sala de ensaios de La Calenda. “Foi uma proposta cultural que não precisou nem de leis nem de decretos para admitir todo mundo. Quando saímos para tocar, ninguém pergunta a ninguém qual é seu partido político, sua orientação sexual, a que religião pertence, se tem dinheiro ou não tem… Todo mundo dança, toca e desfruta.”

Carlinhos Brown e Lobo na sala de ensaios, improvisando com os netos do luthier

 

Tendo os tambores como um idioma em comum, Brown e Nuñez recordaram os tempos “pré-axé music” na Bahia (Neguinho do Samba, que ficou conhecido como o criador do samba-reggae, também fazia parte deste grupo de percussionistas que se reunia no bairro do Pelourinho nos anos 1980), e falaram de suas escolas de música, dos projetos sociais que desenvolvem respectivamente no Candeal, em Salvador, e no Barrio Sur de Montevidéu. 

“Com o tambor temos conseguido muitas coisas”, comentou o percussionista uruguaio. “Temos feito um trabalho invisível através do tambor, sobretudo quando se trata de propor entretenimento, para que os jovens ocupem a cabeça com algo saudável. Só pelo fato de reunir, de convocar para tocar, já estamos contribuindo. Há muita gente que, enquanto toca, não está em outras atividades. Com cultura eu acredito que se possa ganhar da violência”, reforçou Lobo. “Eu digo a meus alunos, sobretudo aos que estão em situação de risco: ‘Venham tocar!’. Porque cada hora em que estão na percussão é uma hora a menos que dedicam a outras coisas. E eles saem dali ganhando vida”, complementou o brasileiro. 

A conversa se deu na sala de ensaios, enquanto os dois improvisavam nos tambores, acompanhados do filho e dos netos do Lobo, e de convidados como o percussionista Santiago Comin, da organização argentina La Bombocova, uma das beneficiadas com os intercâmbios do edital IberEntrelaçando Experiências, lançado por IberCultura Viva. Também estavam presentes integrantes de dois Pontos de Cultura uruguaios selecionados no mesmo edital (Nación Zumbalelé e Colectivo Tierra Niegra), além de representantes do IberCultura Viva, da SEGIB e da Direção Nacional de Cultura do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai. O cantor, compositor, percussionista e ator Rubén “El Negro” Rada chegou ao final da visita para cumprimentar o músico brasileiro. Foi recebido com festa. 

Três gigantes da percussão: Carlinhos Brown, Lobo Nuñez e Ruben Rada

A festa na rua

Depois da visita a La Calenda, Carlinhos Brown, Lobo Nuñez, Ruben Rada e demais convidados foram assistir ao toque de cordas de tambores do Barrio Sur e Palermo. Ao chegar ao ensaio da comparsa Valores de Ansina, o músico brasileiro foi recebido com uma roda de capoeira, uma fogueira acesa no meio da rua para esquentar os tambores,  uma centena de abraços e beijos de toda parte. Com os tambores enfileirados, e as dançarinas à frente deles,  Brown deu início ao ensaio com a habitual saudação ao instrumento (e à ancestralidade) e seguiu com eles pelas ruas de Palermo, acompanhando o ritmo com um agogô. Chegou ao final do percurso com uma bandeira uruguaia pendurada sobre os ombros, e um sorriso largo, um tanto surpreso com o carnaval que encontrou no Uruguai. 

 

Leia también:

Carlinhos Brown e a “orquestra humana de boas forças”: um dia de roda de conversa sobre cultura comunitária no Uruguai

El embajador iberoamericano de la cultura Carlinhos Brown visita la cooperación iberoamericana en Uruguay (SEGIB)

Carlinhos Brown y la unión con Uruguay a través del tambor (EFE)

(Vídeo da Agência EFE sobre a visita de Brown a Montevidéu)

 

 

Tags | , , , ,

12

nov
2019

Em Notícias

Por IberCultura

Uma “Varieté Comunitária” para encerrar o ano de Cultura de Bairro na cidade de Córdoba

Em 12, nov 2019 | Em Notícias | Por IberCultura

 

Nesta sexta-feira 15 de novembro, na cidade de Córdoba (Argentina), haverá uma “Varieté Comunitária” para compartilhar as produções e processos artístico-culturais vividos em distintos bairros do município. Esta feira de organizações sociais contará com estandes de alimentos e produtos, oficinas, intervenções artísticas, espetáculos, narrações de histórias, projeções e rádio aberta. O evento terá entrada gratuita e se realizará das 18h às 21h na Plaza Seca del Paseo de las Artes (entre Achával Rodríguez e Belgrano, B° Güemes).

As propostas que serão apresentadas na feira representam projetos apoiados pelo programa municipal Cultura de Bairro durante o ano 2019. A iniciativa apoia projetos culturais realizados por organizações de base, mediante uma convocatória aberta e pública da Municipalidade de Córdoba. Este ano foram beneficiados 24 projetos: 

 

  1. . “Activando contra la violencia” Bº Villa Boedo. Organização: Mujeres Activando.
  2. “Construcción de Narrativas Audiovisuales Colectivas con perspectiva de Género” B° Los Naranjos. Organização: Cooperativa de Trabajo Caleidoscopio Ltda.
  3. “En la Memoria de les Niñes”. Bº IPV Arguello. Organização: Proyecto S. E. Abrapalabra y Escuela Primaria Hugo Leonelli.
  4. “Creación de la Mesa de G.C. del CIC Cabildo”. B° Cabildo. Organização: Espacio de Artistas Locales-Mesa de gestión CIC.
  5. “Jóvenes Sintonizados”. B° Villa Retiro. Organização: Jóvenes en Sintonía.
  6. “Interculturalidad, Sabores y Saberes Culturales”,  B° Güemes. Organização: Grupo de Mujeres Concretando Sueños (mujeres migrantes cordobesas).
  7. “El Bajo Templa Candombe”. B° Bajo Pueyrredon. Organização: A.C. Un Nuevo Comienzo C.C El Chapón.
  8. “La Nelly Editora”. B° Los Bulevares. Organização: Asociación Civil Biblioteca Popular Nelly Llorens.
  9. “Narrativas Disidentes en la Escuela”. B° Juan Pablo II y Centro. Organização: Enfoca- Colectivo de Fotógrafas, Comunicadoras y Diseñadoras.
  10. “Las Niñas y los Niños de la Julio Cortázar se preguntan a Viva Voz” B° San Vicente. Organização: Biblioteca Popular Julio Cortázar y radio Comunitaria La Quinta Pata.
  11. “De Historias y Resistencias de Lxs Wachxs del Tropezón” B° Villa El Tropezón, Villa El Sauce y La Toma. Organização: Lxs Wachxs del Tropezón.
  12. “Payaseria Comunitaria en Bº San Martin” B° San Martin. Organização: Las Napias Encuentro de Mujeres Payasas.
  13. “Taller de Iniciación Musical y Ejecución de Instrumentos”. B° Zepa B. Organização: Comedor El Polito con El Encuentro de Organizaciones.
  14. “Serigrafiando Ando” B° Márquez Anexo y Alrededores. Organização: Mesa de Niñez del Márquez Anexo.
  15. “Pachamama, Madre Tierra. Otro Modo de Encontrarnos” B° Villa 9 de Julio. Organização: Red Villa 9 de Julio.
  16. “La Favela Donde los Niños y las Niñas Intercambian saberes” B° La Favela. Organização: Favelita.
  17. “Nuestro Grito de Carnaval” B° Los Cortaderos. Organização: Murga Poderoso carnaval.
  18. “Acuerparse- Taller de Exploración y Memoria del Movimiento Destinado a la Población Trans de Córdoba Capital, Bº Centro, Transversal. Organização: Danza Munata en Asociación con Ser Trans.
  19. “Cuerpas en Movimiento” Bº Villa El Sauce y El Tropezón. Organização: Fundación La Morera, Centro de Salud 99 Bº Los Robles.
  20. “Las Voces del Barrio” Bº Villa Bustos. Organização: La Minga.
  21. “Entramándonos por el derecho a la Belleza” Bº Márquez Anexo. Organização: Grupo de Mujeres “Encuentro de lilas, mujeres en libertad”, Mesa de Gestión y Red de Mediadores Literarios VaiVen.
  22. “Ludobiblioteca andariega” Bº Villa El Tropezón. Organização: Red del Tropezón y el Sauce: “Remando entre barrios”
  23. “Mototeca biblioteca barrial móvil” Bº Rivera Indarte. Organização: Centro Vecinal de Villa Rivera Indarte.
  24. “Revista barrial La Vox de l@s chic@s de Cabildo. Bº Cabildo. Organização: Sedronar, Centro de Salud 97 y Centro de Acceso a la Justicia-Mesa de Gestión del C.I.C. Cabildo.

Mais sobre Cultura de Bairro

O programa surgiu como resposta a necessidades específicas de numerosas organizações culturais de bairros que vêm levando a cabo projetos nascidos das próprias comunidades, de maneira independente, e com dificuldades para dar continuidade a eles em virtude das limitações econômicas.

Neste sentido, o município somou uma modalidade de apoio, modificando o paradigma habitual de o Estado propor algo para os vizinhos, começando a dar lugar a projetos que surgem nas organizações e instituciones de base, verdadeiros protagonistas e conhecedores do território.

Cultura de Bairro busca fortalecer projetos culturais que promovem o acesso à cultura, à participação cidadã e o trabalho em rede para a resolução da complexidade de problemas enfrentados pelos territórios. Os distintos projetos funcionam como espaços recreativos que impactam positivamente em situações sociais complexas, ampliando direitos nos bairros da cidade.

 

Fonte: Municipalidad de Córdoba

* A Municipalidade de Córdoba é uma das integrantes do Grupo de Trabalho de Governos Locais de IberCultura Viva, formado em Quito (Equador) em 2017, para a articulação da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais. Saiba mais sobre o GT em: https://iberculturaviva.org/rede-ibercultura-viva-de-cidades-e-governos-locais/

 

Tags | , ,

07

nov
2019

Em Editais
Notícias

Por IberCultura

Como inscrever-se no Concurso de curtas “Diversidade sexual e de gênero: direitos e cidadania”

Em 07, nov 2019 | Em Editais, Notícias | Por IberCultura

(Foto: Kaloian/ Secretaría de Cultura de la Nación de Argentina)

 

O  concurso de curtas “Diversidade sexual e de gênero: direitos e cidadania” foi lançado em 28 de junho de 2019 pelo programa IberCultura Viva, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social do Uruguai (MIDES), com o objetivo de dar visibilidade aos aportes da comunidade LGBTIQ para o fortalecimento das identidades diversas. A iniciativa, que tem inscrições abertas até as 18h de sexta-feira 15 de novembro, premiará 10 vídeos com 500 dólares cada.

A seguir, apresentamos um guia para ajudar você a fazer sua inscrição.

 

OS CRITÉRIOS 

. Quem pode participar do concurso?

A convocatória está destinada a pessoas maiores de 18 anos dos países membros do programa IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba (país convidado), Equador, Guatemala, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai.

. Quais são os requisitos para a apresentação dos vídeos?

Os vídeos deverão ter duração mínima de 1 minuto e máxima de 3 minutos, incluindo os créditos iniciais e finais, e poderão pertencer a qualquer gênero audiovisual (documentário, ficção, animação, jornalístico, entre outros). Deverão estar dirigidos ao público em geral, com classificação etária livre, ser inéditos nos meios de comunicação e não podem ter sido inscritos em concursos anteriores.

. Que tipo de abordagem se espera dos vídeos?

O concurso aborda o tema da diversidade sexual com enfoque em direitos. A intenção é contribuir e chamar a atenção sobre a importância do respeito e da tolerância sobre as diferentes percepções em torno da identidade de gênero e da orientação sexual das pessoas, assim como a necessidade de inclusão das dissidências sexuais no pleno exercício dos direitos humanos e culturais.

. Quais serão os critérios para a seleção?

Entre os critérios que serão levados em conta na avaliação dos curtas-metragens se encontram a realização técnica, a originalidade temática e a adequação aos objetivos do tema. Receberão maior pontuação os vídeos cujos conteúdos promovam a reivindicação, visibilidade e fortalecimento dos coletivos LGBTIQ; promovam a ruptura de estereótipos discriminatórios; reflexionem sobre práticas culturais da comunidade LGBTIQ, e enfatizem boas práticas da comunidade LGBTIQ que contribuem para a diversidade na região ibero-americana.

. Devo publicar o vídeo diretamente na plataforma Mapa IberCultura Viva?

Não. A pessoa postulante deverá publicar seu vídeo em alguma plataforma de divulgação gratuita, como Vimeo ou YouTube, para depois incluir o link no formulário de inscrição do Mapa IberCultura Viva.

 

COMO INSCREVER-SE 

Desde agosto de 2018 as inscrições para os editais do IberCultura Viva são realizadas por meio do Mapa IberCultura Viva (https://mapa.iberculturaviva.org/). Nesta plataforma livre, gratuita e colaborativa, agentes culturais, organizações culturais comunitárias e povos indígenas podem, além de inscrever-se nos editais e concursos do programa, divulgar seus próprios eventos, espaços e projetos. 

. Já participei de outro edital do IberCultura Viva por meio desta plataforma. Devo me registrar de novo como agente individual?

Não é necessário. O campo “Registrar-se” na página inicial é usado apenas na primeira vez. Nas próximas vezes, você deve clicar “Ingressar” para ter acesso ao seu perfil. (Caso tenha esquecido a senha cadastrada, clique em “Olvidé mi contraseña”). Obs: Na primeira vez, ao fazer o registro, o agente é direcionado automaticamente para o perfil. Depois, será necessário clicar em “Editar” para poder acessar/modificar os dados do cadastro.

. Esta é a minha primeira vez na plataforma Mapa IberCultura Viva. Onde e como me inscrevo para participar do concurso?

Para inscrever-se no concurso, é necessário registrar-se antes como agente cultural no Mapa IberCultura Viva: https://mapa.iberculturaviva.org/. Esta plataforma permite o registro de dois tipos de agentes: individual e coletivo. Por agentes individuais entendemos as pessoas físicas, e por agentes coletivos, as organizações culturais comunitárias, povos indígenas, agrupações e instituições. 

No caso do Concurso “Diversidade sexual e de gênero: direitos e cidadania”, é obrigatório registrar o perfil de agente individual (a pessoa física que será responsável pela inscrição). Para isso, na página inicial da plataforma, clique em “Entrar”. Vá a “Registrar-se” e complete seu registro de usuário, preenchendo os dados necessários (nome, e-mail e senha). Com o login registrado, pode-se criar um perfil de agente. Aqui está um guia de como registrar-se na plataforma: https://iberculturaviva.org/manual/

. Uma vez concluído o registro como agente na plataforma, onde encontro o formulário de inscrição do concurso?

Quando tiver o perfil de agente registrado, clique em “Editais” (na parte superior da tela) e vá até o arquivo que aparece com o título em português: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/87/. (Brasileiros devem inscrever-se neste edital que está em português; o documento em espanhol é para os postulantes dos demais países membros do programa).

Para iniciar sua inscrição, clique no campo de busca, localize o nome da pessoa física titular do registro (deve ser um agente pessoa física previamente cadastrado) e selecione a opção “Realizar inscrição”. O sistema gera um número de inscrição, que você deve anotar e informar se precisar entrar em contato com o programa para obter alguma informação sobre a sua proposta.

Complete as informações requeridas no formulário de inscrição. A qualquer momento é possível salvar os dados de sua inscrição utilizando o botão “Salvar” no canto superior direito. Feito isso, é possível sair da plataforma e continuar o preenchimento em outro momento (antes do término do período de inscrições).

. Que dados e documentos devo apresentar para realizar a inscrição?

São dois formulários que devem ser preenchidos para postular a um edital do IberCultura Viva: o perfil de agente individual na plataforma (este mesmo cadastro servirá para outros editais e concursos do programa) e o formulário do edital em que se pretende inscrever. 

No caso deste concurso de curtas, deve-se informar no formulário o documento de identidade (e enviar uma cópia do documento), indicar se o/a autor/a pertence à comunidade LGBTIQ, se é afrodescendente ou pertencente a povos indígenas (basta informar “sim” ou “não”), se é integrante de coletivo ou rede (e detalhar o trabalho, se for o caso). Também é necessário preencher o termo de cessão de direitos (no formulário se encontra um modelo que pode ser baixado). Depois de completar este termo, deve-se assinar e devolver o documento à plataforma usando o scanner ou fotografando-o (há um botão “Enviar” para subir o arquivo) 

Além disso, deve-se informar o título do vídeo apresentado no concurso, fazer uma breve descrição dele e incluir o link do curta (publicado no Vimeo ou no YouTube). Caso o vídeo contenha falas que não sejam em espanhol ou em português, a tradução deve ir anexada ao formulário de inscrição. 

. Como saber se a proposta foi enviada?

Caso o seu registro de agente na plataforma não tenha sido completamente preenchido, não será possível enviar sua inscrição. O sistema apresentará um alerta (um ponto de exclamação “!” em vermelho, em que se deve clicar para saber onde está o problema). Se o erro estiver no registro de agente, será necessário clicar na sua imagem de perfil, na parte superior da tela, acessar “Meu perfil” e editar seu registro, completando todos os campos do formulário que estiverem marcados com o símbolo “*”. Também é preciso selecionar ao menos uma área de atuação, no canto superior esquerdo da página de registro.

A proposta será enviada para a participação no edital somente após o preenchimento de todos os campos do formulário e a inclusão dos anexos obrigatórios (o documento de identidade e o termo de cessão de direitos). Revise as informações antes de clicar em “Enviar inscrição”. Após o envio, não será possível editá-la. A plataforma exibirá a tela de confirmação do envio (o dia e o horário do envio aparecerão na tela com uma tarja verde).

 

Confira o regulamento do concurso: https://bit.ly/2ZSSiek

Inscrições: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/87/

Como registrar-se no Mapa IberCultura Viva: https://iberculturaviva.org/manual/

Consultas: programa@iberculturaviva.org

 

Leia também

IberCultura Viva lança concurso de curtas-metragens sobre diversidade sexual com enfoque em direitos

 

Tags | , ,

31

out
2019

Em Notícias

Por IberCultura

Conheça os projetos selecionados na 5ª convocatória de Pontos de Cultura de Costa Rica

Em 31, out 2019 | Em Notícias | Por IberCultura

 

A Direção de Cultura do Ministério de Cultura e Juventude de Costa Rica anunciou nesta quinta-feira (31/10) os 20 projetos selecionados na convocatória do programa Pontos de Cultura para serem realizados em 2019-2020. Um total de 131 milhões de colones (cerca de 222 mil dólares) será distribuído entre as propostas de diferentes regiões do país.

Foram selecionados 12 projetos de organizações com personalidade jurídica nas categorias “Espaços para uma cultura do bem viver” (4), “Meios e propostas de comunicação comunitária” (1), “Arte para a transformação social” (4), “Fortalecimento das iniciativas socioculturais” (1) e “Economia social e pequenos empreendimentos” (2).

Além disso, esta quinta convocatória de Pontos de Cultura selecionou oito projetos de organizações sem personalidade jurídica nas categorias “Espaços para uma cultura do bem viver” (1), “Meios e propostas de comunicação comunitária” (1), “Arte para a transformação social” (2) e “Fortalecimento das iniciativas socioculturais” (4).

A Comissão Selecionadora foi composta por representantes da Direção de Cultura do MCJ, universidades públicas e organizações culturais inscritas no Sistema de Informação Cultural (Si.cultura.cr). “Ser parte da Comissão Selecionadora foi muito enriquecedor, encontramos projetos muito bons e diversos que refletem a necessidade de continuar atuando nas comunidades do país”, afirmou Daniela Mora Parra, gestora de promoção cultural da Direção de Cultura.

 

Tags | ,

26

out
2019

Em Notícias

Por IberCultura

Lei Municipal de Cultura Comunitária é apresentada na Prefeitura de Córdoba

Em 26, out 2019 | Em Notícias | Por IberCultura

Na quarta-feira 23 de outubro, na Prefeitura de Córdoba (Argentina), o Conselho Municipal de Cultura Comunitária apresentou a Ordenanza 12.957, recentemente aprovada no Conselho Deliberante da cidade. Essa lei municipal, aprovada em 10 de outubro, estabelece como política pública o reconhecimento, a promoção e o fortalecimento da cultura viva comunitária no território de Córdoba.

O instrumento cria, entre outras coisas, o Programa Municipal de Cultura Viva Comunitária, o Conselho de Cultura Comunitária e o concurso anual Cultura de Bairro. Também estabelece que 10% do orçamento total da Secretaria de Cultura Municipal deverá ser destinada à promoção da cultura viva comunitária cordobesa.

Além disso, a ordenanza estabelece o Registro Municipal de Organizações de Cultura Comunitária da cidade de Córdoba, que foi um dos principais pontos abordados nesta apresentação na prefeitura junto a organizações de base territorial. A partir de agora, todas as organizações interessadas deverão registrar-se por meio do Formulário de solicitação de reconhecimento como Organização de Cultura Comunitária (https://bit.ly/2pQWfnk).

Entendem-se como Organizações de Cultura Comunitária todas as organizações da sociedade civil, formais ou não formais, com ou sem personalidade jurídica, com forte presença territorial, que utilizem de maneira contínua ferramentas culturais abertas e participativas para o desenvolvimento de suas comunidades.

Para os fins da lei, incluem-se também as organizações governamentais que desenvolvem ferramentas culturais com os mesmos objetivos. Em todos os casos, tratam-se de espaços que possibilitam a construção coletiva, que expressam a identidade cultural das comunidades em que estão inseridas, e que contribuem de maneira decisiva para o exercício dos direitos culturais de seus comunidades.

Confira a Ordenanza 12.957: https://bit.ly/2MShQVz

Formulário de solicitação de reconhecimentohttps://bit.ly/2pQWfnk

Fonte: Municipalidad de Córdoba

Tags |

25

out
2019

Em Notícias

Por IberCultura

Semana da Cooperação Ibero-Americana: conheça os resultados da colaboração entre os 22 países da região

Em 25, out 2019 | Em Notícias | Por IberCultura

De 28 de outubro a 3 de novembro, a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) realiza a Semana da Cooperação Ibero-Americana, que tem como fim informar aos cidadãos sobre os resultados dos 27 programas de cooperação cultural, científica, educativa e social que beneficiam a região ibero-americana.

A agenda inclui ciclos de cinema ibero-americano, concertos de orquestras juvenis, reuniões de autoridades, feiras, conferências informativas e apresentações de relatórios no Chile, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai e Peru, entre outros países.

A cerimônia de abertura será em Madri, no Conversatório da SEGIB (Paseo de Recoletos, 8), nesta segunda-feira, às 19h, com a participação da secretária-geral ibero-americana, Rebeca Grynspan, e a diretora da  Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Aina Calvo.

Durante a Semana, também será lançada a campanha de comunicação “Somos IberoAmérica. Somos Cooperação”, que busca visibilizar a cooperação ibero-americana, os resultados que gera para os cidadãos da região e a forte implicação dos países para fazê-la possível.

Com o tema “Conheça a cooperação ibero-americana que fazemos junt@s”, a campanha divulgará peças gráficas e vídeos informativos sobre o Programa Ibero-americano sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que promove a inclusão dos 90 milhões de pessoas com deficiência na região; o Programa Ibero-Americano de Segurança Rodoviária, que fomenta o deslocamento seguro dos cidadãos; o Programa Iberescena, que impulsiona as artes cênicas e a mobilidade de criadores, e a Rede de Arquivos Diplomáticos Ibero-Americanos, que apoia a preservação e a pesquisa arquivística para o desenvolvimento cultural, entre outros.

IberCultura Viva é um dos programas que surgiram como resultados das Cúpulas Ibero-Americanas de Chefes de Estado e de Governo. Também estão entre eles o Ibermedia, que impulsionou decisivamente a produção cinematográfica ibero-americana; o Iberorquestras Juvenis, que gera inclusão social de jovens através da música, e os bancos de leite humano, que contribuem para a sobrevivência de quase 2 milhões de recém-nascidos.

A cooperação ibero-americana é uma forte aposta na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

(Fonte: SEGIB)

 

⇒ Confira a agenda de atividades

Tags | ,

20

out
2019

Em Notícias

Por IberCultura

No Chile, 70 pessoas de 9 regiões participam de curso de Gestão Cultural Comunitária

Em 20, out 2019 | Em Notícias | Por IberCultura

A Secretaria Regional Ministerial das Culturas, das Artes e do Patrimônio da Região de Aysén (Chile) realizou o 2º Encontro de Organizações Culturais Comunitárias, nos dias 16 e 17 de outubro, em Coyhaique, com convidados de oito regiões do país. Durante dois dias de intenso trabalho na Biblioteca Regional de Aysén, profissionais da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO-Argentina) ministraram o Curso de Gestão Cultural Comunitária. 

A diretora da área de Comunicação e Cultura da faculdade, Belén Igarzábal, e o sociólogo Franco Rizzi trabalharam com 70 profissionais das regiões de La Araucanía, Atacama, Magallanes, O’Higgins, Coquimbo, Biobío, Antofagasta, Los Ríos e Aysén. Franco e Belén são os coordenadores acadêmicos do Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais Comunitárias, realizado por FLACSO Argentina em parceria com o programa IberCultura Viva.

Belén Igarzábal considerou “excelente” a atividade, especialmente pelas pessoas que vieram de diferentes regiones, com muita disposição para trabalhar. “Dividimos a jornada em duas partes. Uma primeira, mais expositiva, e uma segunda de trabalho em mesas e em rede. As pessoas estavam muito dispostas a participar, opinar e debater. Criaram projetos muito interessantes em que se viram refletidos o território, a diversidade, a identidade”, comentou a diretora.

A secretária regional ministerial (seremi) de Culturas de Aysén, Margarita Ossa, também se mostrou satisfeita com o resultado do encontro de organizações culturais comunitárias (OCC). “Contamos com a participação de oito regiões, trocando experiências e criando redes. Ademais, temos uma importante participação das agrupações culturais de nossa região”, ressaltou.

Para María Cristina Arteaga, que viajou de La Araucanía para participar do encontro, a atividade foi “muito benéfica”. “Conhecemos outras experiências, distintas atividades culturais que estão fazendo em outras regiões, e aprendemos com muita gente que tinha mais experiência que nós. Isso nos abre a mente para seguir com entusiasmo neste caminho de gestores culturais”, afirmou.

Todos os participantes receberam certificados da FLACSO-Argentina em Gestão Cultural Comunitária, levando a seus currículos novas ferramentas para seguir enriquecendo o trabalho das organizações culturais comunitárias.

Fonte: Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio

 

Tags | , ,

11

out
2019

Em Notícias

Por IberCultura

Encontro Inter-regional “Cultura e Desenvolvimento Sustentável” se realizará em Iquique, Chile

Em 11, out 2019 | Em Notícias | Por IberCultura

Nos dias 18 e 19 de outubro, a cidade de Iquique, no norte do Chile, será sede do Encontro Inter-regional “Cultura e Desenvolvimento Sustentável”, organizado pela Secretaria Regional Ministerial (Seremi) das Culturas, das Artes e do Patrimônio de Tarapacá, através do programa Red Cultura.

Entre as atividades programadas se destaca a festa da cultura cidadã que ocorrerá no sábado (19/10), no Paseo Baquedano, onde Organizações Culturais Comunitárias (OCC) de Tarapacá vão expor seus saberes e práticas culturais e realizar pequenas oficinas de tingimento natural de lãs, teatro, danças regionais e degustações de pratos típicos da gastronomia latino-americana.

Participarão do encontro representantes de OCC provenientes das regiões de Arica, Antofagasta, Copiapó, Coquimbo, Maule, Araucanía e Biobío, assim como das comunas de Pica, Huara, Pozo Almonte, Alto Hospicio e Iquique.

 

Rodas de conversas

A primeira jornada será na sexta-feira (18/10), das 9h30 às 14h, no Hotel Gavina Sens, onde serão realizadas conversas sobre temas como “A cultura e os objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030”, “O papel da sociedade civil no fortalecimento e difusão da cultura e das artes” e “Avaliação e fortalecimento de políticas culturais de base comunitária no Espaço Ibero-americano”.

A primeira palestra estará a cargo de Maurício Castro Rivas (Chile), assessor cultural da Municipalidade de Concepción, e a segunda, da advogada Monserrat Moya Arrué (Chile), que participou da redação de leis como a Lei de Participação Cidadã (Lei 20.500). A terceira palestra, “Avaliação e fortalecimento de políticas culturais de base comunitária no Espaço Ibero-americano”, será com Rosario Lucesole Cimino (Argentina), consultora de projetos de IberCultura Viva, e Rafael Paredes Salas (México), consultor em desenvolvimento local com enfoque em direitos culturais. 

A participação de Rosario Lucesole e Rafael Paredes no encontro é uma das ações de intercâmbio técnico realizadas no âmbito do programa IberCultura Viva, para o fortalecimento das políticas culturais de base comunitária na região iberoamericana. Paredes apresentará no Chile a “Guia de Autoavaliação de Políticas de Cultura Comunitária”, documento que é resultado de seu projeto de pesquisa de mestrado e que busca servir como ferramenta para governos locais com interesse em fazer uma revisão de suas ações e construir uma agenda participativa, colaborativa e intersetorial.

Às 15h30, no mesmo local, terá início o colóquio inter-regional em que agentes culturais regionais, nacionais e internacionais vão debater, analisar e acordar aspectos que possam ajudar a avançar no desenvolvimento de um planejamento cultural conjunto.

 

Consultas e inscrições: redcultura.tarapaca@gmail   

Fonte: Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio de Chile

 

 

Tags | , ,

11

out
2019

Em Notícias

Por IberCultura

Começam as mesas de trabalho para a elaboração do Programa de Desenvolvimento Cultural Comunitário de San Luís Potosí

Em 11, out 2019 | Em Notícias | Por IberCultura

A Direção de Cultura do Governo Municipal de San Luís Potosí (México) está realizando mesas de trabalho para a elaboração do Programa Municipal de Desenvolvimento Cultural Comunitário (#PROCOMÚN). Estão convidados a participar artistas, criadores, gestores, formadores, empreendedores e ativistas culturais, coletivos, redes e comunidades criativas e culturais que têm o desenvolvimento comunitário como âmbito de ação.

Os encontros das quatro mesas de trabalho que serão realizados às quartas-feiras no Centro Cultural La Merced, até 18 de dezembro, têm como objetivo a construção participativa de mecanismos e estratégias que tornem operativas as políticas culturais locais vinculadas ao desenvolvimento cultural comunitário. A Coordenação de Desenvolvimento Cultural Comunitário será a encarregada de sistematizar os aportes, e a Mesa Intersetorial de Desenho para a Governança Cultural (MID) realizará a análise para a elaboração de recomendações.

A primeira sessão de cada mesa de trabalho será facilitada por pessoas que tenham experiência no reconhecimento de boas práticas. Na última quarta-feira (09/10), a organização Culturaula (Guadalajara) esteve encarregada de facilitar os trabalhos da mesa 1, que teve como tema central a articulação de agentes culturais comunitários. A discussão seguirá nas próximas semanas, nos dias 16 e 23 de outubro, abordando temáticas como a construção de cidadania cultural; as redes e comunidades de prática, e o apoio institucional a agentes culturais.

➡️Saiba mais: https://bit.ly/Procomun2019

 

Consultas: cdesarrollocultural.slp@gmail.com

 

* A Municipalidade de San Luís Potosí é uma das integrantes da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais. Saiba mais sobre a construção participativa da política cultural potosina em: https://bit.ly/32792zZ

 

10

out
2019

Em Notícias

Por IberCultura

Lei Municipal de Cultura Viva Comunitária é aprovada na cidade de Córdoba, na Argentina

Em 10, out 2019 | Em Notícias | Por IberCultura

Nesta quinta-feira 10 de outubro, foi aprovada a Ordenanza de Cultura Comunitária no Conselho Deliberante da Cidade de Córdoba. Estavam presentes à sessão vereadores de distintos blocos, servidores municipais da área de cultura, trabalhadores da área de cultura comunitária e representantes de organizações de base territorial local, com quem se construiu conjuntamente esta lei municipal, uma das primeiras da Argentina nesta matéria. 

A ordenanza estabelece como política pública o reconhecimento, a promoção e o fortalecimento da cultura viva comunitária no território da cidade de Córdoba. O instrumento cria o Programa Municipal de Cultura Viva Comunitária, assim como o Registro Municipal de Organizações de Cultura Comunitária da Cidade de Córdoba, o Conselho de Cultura Comunitária e o concurso anual Cultura de Bairro. Também estabelece que 10% do orçamento total da Secretaria de Cultura municipal devem ser destinados à promoção da cultura viva comunitária cordobesa.

Tanto o Conselho de Cultura Comunitária como o concurso Cultura de Bairro já existiam antes da lei. Foram, inclusive, os membros deste conselho que trabalharam junto ao município durante o ano passado para acordar o conteúdo do projeto que agora se converte em lei. Com a criação formal deste conselho se define um espaço permanente de concertação entre a sociedade civil e o poder municipal, para apoiar e assessorar em matéria de políticas e programas de cultura comunitária.

A instalação da convocatória anual “Cultura de Bairro”, por sua vez, garante a continuidade do apoio financeiro aos diversos projetos culturais de bairros que vem se desenvolvendo, com o acompanhamento da Direção de Cultura Comunitária municipal. (Em maio foram anunciados os 24 projetos ganhadores da edição 2019 do concurso Cultura de Bairro.)

A aprovação da lei em Córdoba vem depois de oito anos de um caminho percorrido pela pasta de Cultura junto às necessidades e demandas concretas das organizações de bairro, com vistas à melhora da qualidade de vida das pessoas, considerando que o acesso à cultura é um direito humano e uma plataforma onde se pode experimentar maneiras de relacionar-se, de pensar-se como sujeitos, organizar-se, e inclusive formar-se e modificar realidades.

 

Objetivos da ordenanza

  1. Promover a Cultura Viva Comunitária como fato social coletivo que faz parte da vida cotidiana, como motor da transformação social e do desenvolvimento integral e do bem viver das comunidades, que inclui diferentes maneiras de participação.
  2. Visibilizar, fortalecer e preservar as identidades e expressões culturais presentes nos bairros da cidade de Córdoba, para potenciar as capacidades, os significados e as trajetórias que as organizações constroem nos territórios.
  3. Propor o desenho de políticas públicas que tornem efetivo o cumprimento dos direitos culturais.
  4. Promover e potenciar a diversidade cultural, presente na pluralidade de expressões culturais, que resulta da construção de uma identidade coletiva e comunitária de cada setor da cidade.
  5. Reconhecer e propiciar a proteção do patrimônio material, imaterial e simbólico cultural dos bairros da cidade de Córdoba.

(Fonte: Municipalidad de Córdoba)

 

** A Municipalidade de Córdoba é uma das integrantes do Grupo de Trabalho de Governos Locais de IberCultura Viva, formado em Quito (Equador) em 2017 para a articulação da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais. Saiba mais sobre o GT em: https://iberculturaviva.org/rede-ibercultura-viva-de-cidades-e-governos-locais/

 

 

Tags | ,