Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

EDITAIS

20

dez
2019

Em EDITAIS
Notícias

IberCultura Viva concederá 84 bolsas para a Pós-graduação em Políticas Culturais de Base Comunitária

Em 20, dez 2019 | Em EDITAIS, Notícias |

(Foto: Marina Leitner)

 

A terceira turma do Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária FLACSO-IberCultura Viva começará em 16 de abril de 2020 e terá oito meses de duração. As pessoas interessadas em concorrer a uma bolsa deste curso virtual, que será ministrado na plataforma da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais – Sede Argentina, podem inscrever-se a partir desta sexta-feira, 20 de dezembro. O prazo termina no dia 16 de fevereiro de 2020. 

Serão concedidas até 84 bolsas, repartidas equitativamente entre os países participantes do programa IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai. As inscrições para concorrer às bolsas são feitas pela plataforma Mapa IberCultura Viva.

As pessoas interessadas em participar do edital devem trabalhar em órgãos públicos de cultura, ser gestor/a cultural independente em atividade ou ser membro de organizações culturais de base comunitária ou de povos indígenas. Também devem ter experiência na incidência, elaboração e execução de políticas culturais públicas e/ou em gestão cultural comunitária, e contar com acesso a internet durante o desenvolvimento do curso. Será valorizada a formação universitária em gestão cultural, artes, ciências sociais, humanas ou econômicas.

 

Edições anteriores

Em dois anos (2018-2019) foram concedidas 170 bolsas para o Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária. A primeira convocatória, que teve inscrições abertas entre 15 de dezembro de 2017 e 15 de fevereiro de 2018, selecionou 50 pessoas bolsistas de 10 países integrantes do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva. Outras 22 receberam bolsas com recursos extras de 5 países (Brasil, Chile, El Salvador, Guatemala e Peru). O programa recebeu um total de 466 postulações.

Na segunda convocatória, para a edição 2019 do curso, 84 bolsas foram repartidas entre os 11 países membros do programa, e 14 bolsas foram concedidas com recursos extras de dois países (7 de Chile e 7 do Brasil). Durante o prazo de inscrições, entre 20 de dezembro de 2018 e 15 de fevereiro de 2019, foram enviadas 243 postulações à plataforma Mapa IberCultura Viva.

 

Proposta acadêmica

Este curso de pós-graduação internacional foi construído em conjunto por IberCultura Viva e FLACSO Argentina com o objetivo de fortalecer a formação e a pesquisa das políticas de cultura de base comunitária e o conceito de “cultura viva” como política pública. A proposta acadêmica coordenada por Belén Igarzábal e Franco Rizzi busca a diversidade de miradas, com a participação de professores de vários países ibero-americanos

O conteúdo do curso está distribuído em seis módulos e 24 aulas, nas quais são trabalhadas noções sobre processos culturais contemporâneos, propondo um marco teórico amplo sobre as distintas teorias da cultura e dos debates atuais em torno dela. 

Também são abordadas noções de políticas culturais com ênfase nas questões de direito, cidadania e comunidade e debatidas as teorias existentes a respeito das políticas culturais de base comunitária, as novas formas de produção cultural e o uso de tecnologias a serviço da criação de redes. Além disso, o curso oferece ferramentas de gestão, planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas culturais específicas para territórios e comunidades. 

As aulas são publicadas uma vez por semana – com uma semana de recesso no final de cada módulo – e se abre um fórum para cada aula publicada, gerando um espaço de debate e intercâmbio de ideias e experiências em torno dos temas tratados.  Para cumprir com os objetivos do curso, deve-se realizar um trabalho parcial escrito sobre os três primeiros módulos e um trabalho final integrador, que consiste em desenhar e planejar um projeto cultural comunitário ou uma política cultural pública de base comunitária. 

Os trabalhos podem ser entregues na língua nativa (espanhol ou português). As aulas são ministradas em espanhol, exceto as que estão a cargo de professores brasileiros, que são dadas em português e têm tradução para o espanhol. 

 

 

 

Confira o regulamento do edital: https://bit.ly/38znGDT

Inscriçõeshttps://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/103/

Consultas: programa@iberculturaviva.org 

Como se cadastrar no Mapa IberCultura Viva: https://iberculturaviva.org/manual/

 

Saiba mais sobre el curso

https://flacso.org.ar/formacion-academica/posgrado-internacional-en-politicas-culturales-de-base-comunitaria/

 

 

Tags | , , , ,