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16

out
2021

Em Destaque
Notícias

Por IberCultura

“Memórias Vivas”: uma semana de atividades para reflexionar sobre arquivos e museus comunitários

Em 16, out 2021 | Em Destaque, Notícias | Por IberCultura

(Foto: Janine Moraes/MinC)

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Entre os dias 26 e 30 de outubro, o programa IberCultura Viva realizará uma série de atividades articuladas com a área de Mobilização do Conhecimento do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) para reflexionar sobre os arquivos comunitários que resguardam e colocam em circulação as memórias individuais e coletivas das sociedades. 

O evento “Memórias Vivas: Arquivos comunitários em pandemia” contará com uma conferência inaugural, uma aula aberta e três conversatórios – transmitidos via streaming, através dos canais de CLACSO e IberCultura Viva no YouTube – em que serão apresentadas experiências e políticas públicas desenvolvidas em alguns países ibero-americanos. 

Entre as pessoas convidadas a compartilhar suas experiências nesses encontros virtuais estão representantes de Ferrowhite Museo Taller (Argentina), Museu da Pessoa (Brasil), Archivo Histórico Comunitario de Palenque (Colômbia), Archivo Renato Garcia Dorantes (México), TAMIX Multimedios (México), Archivo de la Memoria Trans (Argentina), Museu da Maré (Brasil), Casa Museo del Pescador (Colômbia), Ventana a la Diversidad (Espanha) e Museo de Sitio  Túcume (Peru).

A programação também conta com uma mesa de apresentação de programas do Espaço Cultural Ibero-americano (“Políticas de Memória e Cooperação Cultural”), com a participação de Ibermuseus, Ibermemória Sonora e Audiovisual e IberCultura Viva, e a videoconferência “Memória, arquivo e comunidade”, a cargo de Ticio Escobar (Centro de Artes Visuales/Museo del Barro, Paraguai) e Gabriela Pulido Llanos  (Instituto Nacional de Antropología e Historia, México).

Os vínculos que se tecem entre museus, comunidades e histórias de vida, as formas em que se pode pensar o patrimônio cultural em função do desenvolvimento comunitário, e as articulações entre a comunidade e suas memórias vivas, serão alguns dos temas abordados nesta semana de atividades. 

Ademais, pretende-se discutir como as comunidades desenvolvem estratégias para resguardar, visibilizar e reivindicar as memórias de coletivos sociais marginalizados, diante do cenário que se apresenta, tendo em conta que a pandemia tem prejudicado arquivos, museus e bibliotecas populares em suas dinâmicas, lógicas de organização e trabalho. 

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Seminário intensivo

A semana de trabalho terminará com a aula que dará início ao seminário intensivo virtual “Memórias Vivas: Arquivos e museus comunitários”, coordenado por Mario Chagas (Brasil). Voltada para representantes de organizações culturais comunitárias dos países ibero-americanos, esta proposta de formação se realizará aos sábados, de 30 de outubro a 4 de dezembro, com o objetivo de oferecer ferramentas para a constituição de arquivos ou projetos museais comunitários.

Dos seis encontros virtuais programados para o seminário, só o primeiro (em 30 de outubro) terá transmissão ao vivo para quem quiser assistir. Os demais estarão restritos às pessoas que se inscreveram para participar do curso, seja pagando a matrícula diretamente na página web de CLACSO ou postulando a uma das 100 bolsas concedidas por IberCultura Viva. O edital de bolsas para o seminário teve seu prazo encerrado nesta sexta-feira, 15 de outubro. A divulgação do resultado final está prevista para 25 de outubro.

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. Onde assistir: 

youtube.com/iberculturaviva 

youtube.com/CLACSOtv

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. Confira a programação do evento:

Memórias Vivas. Archivos Comunitarios en Pandemia

De 26 a 30 de outubro de 2021
Encontro on-line aberto

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Terça-feira, 26 de outubro

16h (CRI, SLV); 17h (COL, ECU, MEX, PER); 18h (BOL, VEN), 19h (ARG, BRA, CHL, URY)

Apresentação do evento

Participam: 

  • Esther Hernández Torres, presidenta de IberCultura Viva e diretora geral de Vinculação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do México. 
  • Karina Batthyány, secretária executiva CLACSO

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Videoconferência inaugural “Memória, arquivo e comunidade”

  • Ticio Escobar (Centro de Artes Visuales/Museo del Barro, Paraguai)
  • Gabriela Pulido Llanos  (Instituto Nacional de Antropología e Historia, México)

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Quarta-feira, 27 de outubro

11h (CRI, SLV); 12h (COL, ECU, MEX, PER); 13h (BOL, VEN), 14h (ARG, BRA, CHL, URY), 19h (ESP)

Conversatório 1 – “Arquivos, comunidade e histórias de vida – O patrimônio cultural em função do desenvolvimento comunitário”

Participam:

  • Julieta Ortiz de Rosas y Analia Bernardi, Ferrowhite Museo Taller (Argentina)
  • Marcos Terra, Museu da Pessoa (Brasil)
  • Luis Hender Martínez Cañate, Archivo Histórico Comunitario de Palenque (Colômbia)
  • Inti García Flores, Archivo Renato Garcia Donantes (México)
  • Eliel Cruz Ruiz, TAMIX Multimedios (México)  

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Quinta-feira, 28 de outubro

 11h (CRI, SLV); 12h (COL, ECU, MEX, PER), 13h (BOL, VEN), 14h (ARG, BRA, CHL, URY), 19h (ESP)

Políticas de Memória e Cooperação Cultural

Mesa de apresentação de programas do Espaço Cultural Ibero-americano. 

Participam:

  • Alan Trampe Torrejón, presidente de Ibermuseus, subdiretor nacional de Museus do Serviço Nacional do Patrimônio Cultural do Chile.
  • Pável Granados, presidente de Ibermemória Sonora e Audiovisual e diretor-geral da Fonoteca Nacional do México, Secretaria de Cultura do Governo do México.
  • Esther Hernández Torres, presidenta de IberCultura Viva e diretora-geral de Vinculação Cultural da Secretaria de Cultura do México. 

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Sexta-feira, 29 de outubro

11h (CRI, SLV), 12h (COL, ECU, MEX, PER), 13h (BOL, VEN), 14h (ARG, BRA, CHL, URY), 19h (ESP)

Conversatório 2 – “Arquivos, comunidade e histórias de vida – O patrimônio cultural em função do desenvolvimento comunitário”

Participam:

  • María Belén Correa, Archivo de la Memoria Trans (Argentina)
  • Thamires Ribeiro de Oliveira, Museu da Maré (Brasil) 
  • Rodrigo González, Casa Museo del Pescador, Boquilla (Colômbia)
  • Itziar Rubio, Ventana a la Diversidad (Espanha)
  • Bernarda Delgado, Museo de Sitio de Tucume (Peru)

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Sábado, 30 de outubro

11h (CRI, SLV), 12h (COL, ECU, MÉX, PER), 13h (BOL, VEN), 14h (ARG, BRA, CHL, URY), 19h (ESP)

Aula aberta do seminário intensivo virtual “Memórias Vivas: Arquivos e Museus Comunitários”

Mario Chagas, coordenador pedagógico

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Sábado, 4 de dezembro

11h (CRI, SLV), 12h (COL, ECU, MÉX, PER), 13h (BOL, VEN), 14h (ARG, BRA, CHL, URY), 19h (ESP)

Encerramento do seminário intensivo virtual “Memórias Vivas: Arquivos e Museus Comunitários” 

Apresentação de documentário com entrevistas e material de arquivo de experiências e políticas públicas de Argentina, Brasil, Colômbia, México e Peru 

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Leia também:

Prazo de inscrição do seminário “Memórias Vivas: Arquivos e museus comunitários” é ampliado

“Memórias Vivas”: IberCultura Viva concederá bolsas para seminário sobre arquivos e museus comunitários

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Consultas: programa@iberculturaviva.org

08

out
2021

Em EDITAIS
Notícias

Por IberCultura

Prazo de inscrição do seminário “Memórias Vivas: Arquivos e museus comunitários” é ampliado

Em 08, out 2021 | Em EDITAIS, Notícias | Por IberCultura

Foi prorrogado até 15 de outubro o prazo de inscrições do Seminário Intensivo “Memórias Vivas: Arquivos e museus comunitários”, que será realizado em formato virtual de 30 de outubro a 4 de dezembro de 2021. O programa IberCultura Viva, que organizou este seminário em conjunto com a área de Mobilização do Conhecimento do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso), concederá 100 bolsas para representantes de organizações culturais comunitárias de todos os países ibero-americanos (*).

O curso tem como objetivo fornecer ferramentas para a constituição de arquivos e projetos museais comunitários, contribuindo para a partilha de conhecimentos e saberes, práticas e experiências, pesquisas e reflexões. 

Os encontros virtuais serão aos sábados e terão duração de três horas. Serão seis aulas no total: duas aulas teóricas e quatro de apresentação e transferência de experiências e tecnologias sociais desenvolvidas nos últimos 20 anos. Os fundamentos teóricos estarão ancorados principalmente em autores latino-americanos, e uma extensa documentação será compartilhada, incluindo material audiovisual, fotografias, textos, bibliografias e links. Estão previstas apresentações de experiências do Brasil, México, Colômbia, Chile, Paraguai e Espanha.

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Quem coordena

A coordenação pedagógica está a cargo de Mário Chagas (Brasil), profissional com larga experiência no campo da museologia e da museografia, com ênfase na museologia social, nos museus sociais e comunitários, na educação museal e nas práticas sociais de memória, política cultural e patrimônio.

Poeta, museólogo, mestre em Memória Social e doutor em Ciências Sociais, Mario de Souza Chagas ́foi um dos responsáveis pela Política Nacional de Museus e um dos criadores do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), do Cadastro Nacional de Museus (CNM), do Programa Pontos de Memória, do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM) e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Foi também fundador da Revista Brasileira de Museus e Museologia (MUSAS) e criador do Programa Editorial do IBRAM. Atualmente é diretor do Museu da República no Rio de Janeiro.

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Quem pode participar

A convocatória é dirigida a representantes de organizações culturais comunitárias (OCC) dos 22 países ibero-americanos. Das 100 bolsas disponíveis, ⅔ (66) serão destinadas a pessoas dos 11 países membros do IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai. As demais 34, correspondentes a ⅓ do total, serão distribuídas entre candidatos/as dos outros 11 países da Conferência Ibero-americana: Andorra, Bolívia, Cuba, República Dominicana, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Portugal e Venezuela.

Podem participar representantes de OCCs e representantes de povos originários, indígenas e afrodescendentes. No caso do Brasil, podem participar apenas representantes de OCCs certificadas como Pontos de Cultura e com cadastro atualizado na plataforma Rede Cultura Viva. No caso do Equador, é preciso estar inscrito no Cadastro Único de Artistas e Gestores Culturais (RUAC). No caso do México, só podem participar representantes de OCCs inscritas no Registro Nacional de Espaços, Práticas e Agentes Culturais (TELAR). 

A seleção buscará contemplar a diversidade temática e a localização territorial entre as OCCs participantes de cada país. Pelo menos 50% das pessoas selecionadas devem ser mulheres. A intenção é que pelo menos 30% das vagas sejam destinadas a representantes de povos indígenas e afrodescendentes. 

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Confira o regulamento: https://bit.ly/3m8TbMv 

Onde se inscrever: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/188/

Consultas: programa@iberculturaviva.org

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Como se cadastrar na plataforma Mapa IberCultura Viva

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1. Como iniciar a inscrição?

Para se inscrever em um edital do programa, é necessário primeiro se cadastrar como agente cultural no Mapa IberCultura Viva. Esta plataforma permite o registro de dois tipos de agentes: individuais e coletivos. Por agentes individuais entendemos indivíduos, e por agentes coletivos, organizações culturais comunitárias, entidades, povos indígenas, coletivos, grupos e instituições. Neste concurso, é obrigatório o registro do perfil de agente individual (a pessoa física que será responsável pela inscrição). 

Atenção: O sistema só aceita registros de agentes individuais para os editais e concursos. Caso o perfil do candidato esteja registrado como “agente coletivo”, é necessário alterá-lo para “individual” para que o seu nome seja encontrado no campo de busca da página inicial do concurso.

(Aqui está um guia que pode ajudar no registro na plataforma: http://iberculturaviva.org/manual/?lang=es)

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2. Se o candidato participou de outro edital do IberCultura Viva por meio desta plataforma, ele deve se registrar novamente como agente?

Não. Pessoas que já participaram de algum edital do programa publicado no Mapa IberCultura Viva ou já preencheram o perfil nesta plataforma não precisam se cadastrar novamente como agentes; só precisam inserir o nome no campo de busca para iniciar a inscrição.

O campo “Registrar” na página inicial do Mapa IberCultura Viva é usado apenas pela primeira vez. Nas seguintes vezes é necessário ir em “Ingresar” para acessar o seu perfil. (Será necessário clicar em “Editar” para acessar / alterar os dados cadastrais.)

Atenção: lembre-se que existem duas etapas para se inscrever na convocatória: 1) preencher o registro de agente individual no Mapa IberCultura Viva (se você já participou de outros editais do programa, deve usar o mesmo registro); 2) preencher o formulário de inscrição do seminário.

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3. Uma vez concluído o cadastro como agente, onde encontro o formulário de inscrição do edital?

Quando você tiver um perfil de agente cadastrado, clique em “Editais” (no alto da tela) e procure o arquivo que aparece com o título “Seminario Intensivo “Memorias Vivas. Archivos y Museos Comunitarios” CLACSO-IberCultura Viva 2021”.  

Para iniciar a inscrição, clique no campo de busca, localize o nome da pessoa responsável (seu perfil de agente previamente registrado) e selecione “Realizar inscrição“. O formulário aparecerá em seguida, primeiro em espanhol e depois em português. 

O sistema gera um “número de inscrição”, que deve ser fornecido sempre que você entrar em contato com o programa IberCultura Viva para obter qualquer informação sobre sua proposta.

Atenção: A qualquer momento é possível salvar os dados cadastrais utilizando o botão “Salvar” na margem superior direita. Depois de fazer isso, você pode sair da plataforma e continuar em outro momento, antes do final do período de inscrição. 

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4. Como saber se a candidatura foi realmente enviada?

A candidatura só será enviada após o preenchimento de todos os campos obrigatórios do registo do agente e da ficha de inscrição do edital, incluindo os anexos.

Caso o cadastro do agente na plataforma não tenha sido totalmente preenchido, não será possível enviar  inscrição. O sistema apresentará um alerta (um “!” vermelho no qual se deve clicar para saber onde está o problema). 

Se o erro estiver no registro do agente, será necessário acessar “Meu perfil” (clicando no nome ou na foto do perfil) e editar o cadastro, preenchendo todos os campos do formulário. Atenção: é necessário preencher todos os campos marcados com o símbolo “*” e selecionar pelo menos uma área de atuação, no canto superior esquerdo da página.

Verifique as informações antes de clicar em “Enviar inscrição”. Após o envio não será possível editá-la. A plataforma exibirá uma confirmação: o dia e a hora do envio da inscrição aparecerão na tela destacados em verde.

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(*) Os países ibero-americanos são: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala , Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela.

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(Foto: Bernardo Guerreiro. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. São Jorge-GO, 2015)

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07

out
2021

Em Destaque
EDITAIS
Notícias

Por IberCultura

48 vídeos passam para a segunda etapa do concurso “Juventudes e cultura comunitária”

Em 07, out 2021 | Em Destaque, EDITAIS, Notícias | Por IberCultura

Quarenta e oito vídeos realizados por jovens de sete países foram habilitados a seguir para a próxima etapa do concurso “Juventudes e cultura comunitária – O protagonismo dos e das jovens como agentes de mudança social”. O edital, lançado pelo programa IberCultura Viva no dia 13 de julho, recebeu um total de 60 postulações de Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, México e Peru. O prazo de inscrições na plataforma Mapa IberCultura Viva terminou em 30 de setembro.

A primeira lista de candidaturas habilitadas foi publicada no dia 7 de outubro, quando se abriu um prazo de três dias para recursos. As pessoas responsáveis pelas inscrições consideradas não habilitadas por problemas com a documentação, como falta de nomes ou assinaturas de pessoas coautoras, tiveram um prazo de três dias úteis (até a última segunda-feira, 11 de outubro) para corrigir a postulação. A Unidade Técnica aceitou 13 recursos apresentados dentro do prazo estabelecido.

Com a incorporação desses 13 vídeos, o concurso agora conta com 14 candidaturas provenientes do México, 13 do Brasil, 9 do Peru, 6 da Argentina, 3 da Colômbia, 2 do Equador e 1 da Costa Rica. Estas 47 pessoas que enviaram a documentação corretamente passam para a segunda etapa do edital, uma comissão formada por quatro membros das instituições representantes dos países ante o programa (REPPI) ficará encarregada de selecionar os vídeos ganhadores.

Os critérios de avaliação incluem a adequação aos objetivos do tema, a realização técnica, a clareza da proposta e a metodologia de produção (coletiva, comunitária ou participativa). Vídeos realizados por mulheres, pessoas transgênero ou integrantes de povos originários/indígenas ou afrodescendentes, bem como aqueles realizados com modelos horizontais de produção audiovisual, que contemplem a participação e inclusão, serão considerados com maior pontuação na seleção.

Além disso, receberão mais pontos as produções que tenham uma perspectiva de gênero, interseccional ou intergeracional; que promovam os direitos humanos e os direitos culturais; que abordem o desenvolvimento cultural e o envolvimento da comunidade; que reflitam sobre o papel dos jovens como agentes de mudança social. O resultado final está previsto para 30 de novembro.

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O edital 

O concurso “Juventudes e cultura comunitária” premiará vídeos de 1 a 3 minutos de duração realizados por pessoas de 18 a 29 anos residentes nos países membros do programa IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai. Serão concedidos 10 prêmios de US$ 500 aos trabalhos que obtiverem a maior pontuação no processo seletivo.. 

Os vídeos podem pertencer a qualquer gênero audiovisual (documentário, ficção, animação, experimental, jornalístico, entre outros) e devem abordar práticas de trabalho comunitário ou experiências realizadas por jovens, seja por meio de coletivos informais ou organizações culturais comunitárias, povos originários, indígenas e afrodescendentes.

Com este concurso o programa busca reconhecer, dar visibilidade e compartilhar atividades vinculadas, por exemplo, a Pontos de Cultura, centros culturais, rádios comunitárias, associações de bairro ou grupos de produção artística comunitária, nas quais jovens têm liderado processos comunitários como agentes de mudança.

São considerados agentes de mudança os/as jovens que participam de projetos e iniciativas culturais comunitárias que dão visibilidade à diversidade cultural nos lugares em que habitam; que promovem o uso de tecnologias para reduzir a exclusão digital; que promovam o cuidado com o patrimônio cultural e natural de suas localidades; que trabalham e apoiam o cuidado coletivo e a solidariedade em tempos de pandemia, especialmente em relação às populações vulneráveis; que usam linguagens artísticas para transformação social; que promovem seus conhecimentos locais e línguas nativas, entre outros.

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(*) Texto atualizado em 13 de outubro de 2021, após o prazo e a análise de recursos

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Confira a lista de candidaturas habilitadas após a análise dos recursos:

Informação às Pessoas Interessadas II – Habilitação- Concurso Juventudes e Cultura Comunitária

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Consultas: programa@iberculturaviva.org

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Leia também:

Regulamento do concurso: https://bit.ly/3hyArVK

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05

out
2021

Em Destaque
EDITAIS
Notícias

Por IberCultura

20 projetos foram selecionados no Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2021

Em 05, out 2021 | Em Destaque, EDITAIS, Notícias | Por IberCultura

(Foto: Oliver Kornblihtt)

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O programa IberCultura Viva divulgou nesta terça-feira, 5 de outubro, a lista de candidaturas selecionadas no Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2021. As 20 propostas escolhidas receberão até 3 mil dólares cada para utilizar em gastos de produção e comunicação de seus projetos. As postulações são provenientes de 8 países: 4 da Argentina, 4 do Brasil, 3 da Colômbia, 2 da Costa Rica, 1 do Equador, 2 do México, 2 do Peru e 2 do Uruguai.

Esta edição do Edital de Apoio a Redes foi lançada com o objetivo de promover e fortalecer o trabalho e a articulação de redes culturais de base comunitária que integrem povos indígenas, afrodescendentes e/ou coletivos de comunidades migrantes no contexto ibero-americano.

A seleção levou em conta critérios como a adequação aos objetivos estratégicos do programa IberCultura Viva, os impactos artístico-culturais, econômicos e/ou sociais do projeto, a experiência da rede ou articulação proponente, a avaliação da proposta técnica, e a coerência e adequação do orçamento e do plano de trabalho. 

Originalmente, o número de vagas era de até dois projetos por país, mas como nem todos os países tiveram as vagas previstas completadas, o Conselho Intergovernamental decidiu también incluir projetos de redes internacionais que haviam sido apresentados, como foi o caso de dois dos projetos apresentados por Argentina e dois dos apresentados pelo Brasil. As vagas restantes foram concedidas para a Colômbia, país com a maior quantidade de postulações recebidas. 

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O edital

O período de inscrições ao Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2021 ficou aberto de 14 de junho a 31 de agosto. Dos 57 projetos inscritos na plataforma Mapa IberCultura Viva, foram habilitados 46. A primeira lista de habilitados, com 37 propostas, foi publicada no dia 10 de setembro, quando se abriu o prazo de recursos para que as pessoas postulantes pudessem corrigir a documentação das propostas que foram consideradas inabilitadas por problemas com a inscrição. O prazo de recursos terminou no dia 15 de setembro. Nove recursos foram aceitos pela Unidade Técnica de IberCultura Viva.

No caso do Brasil, apenas aqueles reconhecidos e certificados como Pontos de Cultura poderiam participar como entidades responsáveis, devendo ter o cadastro atualizado na plataforma da Rede Cultura Viva. No caso do Equador, o responsável pelo projeto deveria estar inscrito no Cadastro Único de Atores Culturais (RUAC). No caso do México, só poderiam participar como entidades responsáveis aquelas inscritas no Registro Nacional de Espaços, Práticas e Agentes Culturais (TELAR).

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Confira a lista de candidaturas selecionadas:

Informação às Pessoas Interessadas III – Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2021 – Resultado

01

out
2021

Em Notícias

Por IberCultura

Participantes do GT de Sistematização realizam sua primeira reunião para organizar o espaço de trabalho

Em 01, out 2021 | Em Notícias | Por IberCultura

O Grupo de Trabalho de Sistematização e Difusão de Práticas e Metodologias de Políticas Culturais de Base Comunitária (GT de Sistematização) se reuniu pela primeira vez nesta quinta-feira, 30 de setembro. Ao todo, 63 pessoas participaram do encontro por videoconferência, entre participantes do GT, membros da Unidade Técnica do IberCultura Viva, representantes da presidência e da vice-presidência do programa, além de um dos países membros do Conselho Intergovernamental (Equador).

Este primeiro encontro foi pensado para que os/as participantes pudessem se conhecer e discutir uma forma de organizar este espaço de trabalho, que conta com 59 membros de 10 países. Estas pessoas, selecionadas por chamada pública, desenvolvem atividades de pesquisa, docência, extensão ou vinculação cultural em universidades e institutos ou outros tipos de instituições públicas de fomento ou salvaguarda que incluam áreas de investigação ou vinculação comunitária.

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Esther Hernández Torres, diretora geral de Vinculação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do México e presidenta do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva, abriu o encontro comentando que a proposta de criação do GT de Sistematização surgiu da iniciativa de construir um sistema de informação cultural sobre políticas culturais de base comunitária no Espaço Ibero-americano.

“Acreditamos que para promover e fortalecer essas políticas é necessário trabalhar na consolidação e na sistematização das práticas e experiências que estão se desenvolvendo nos diversos territórios de nossos países, e sobre as quais uma parte do meio acadêmico tem refletido e trabalhado”, comentou a presidenta. 

O objetivo do programa, nesse sentido, diz respeito à criação de pontes que facilitem a transferência da produção acadêmica para as áreas de desenho e implementação de políticas públicas. Além disso, trata-se de apoiar o desenvolvimento de pesquisas que ajudem a refletir sobre as propostas do programa, e buscar os melhores dispositivos e ferramentas que contribuam para o aprimoramento da capacidade de articulação e gestão das organizações culturais. 

“Somos um grande grupo de pessoas. Queremos discutir qual a melhor forma de configurar este espaço de trabalho, e decidimos convocar a partir de uma perspectiva ampla, que nos permitiria reconhecer a grande diversidade de identidades e abordagens que nos compõem”, disse Esther Hernández, ao falar sobre a opção de incluir na convocatória tanto projetos de pesquisa quanto projetos de extensão ou vinculação, apostando na intersetorialidade das missões de universidades e institutos nos países ibero-americanos.

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Ao comentar a diversidade do grupo, que reúne responsáveis ​​pela gestão de projetos, pesquisadores e estudantes, Esther Hernández destacou a presença de pessoas que são referência no estudo das políticas culturais, como Elena Román, do Observatório de Políticas Culturais da Universidade Autônoma da Cidade do México e. José Márcio Barros, do Observatório da Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Minas Gerais, que participa ao lado de uma turma de 9 brasileiros.

O GT conta também com um grande grupo do Mestrado em Gestão Cultural e Políticas Culturais da Universidade Andina Simón Bolívar e do Encontro Universitário pela Cultura Comunitária da Argentina, e com representantes de instituições que desenvolvem linhas de pesquisa, como é o caso de UNESCO Peru, Instituto Distrital de Patrimônio Cultural da Cidade de Bogotá (Colômbia) e Instituto Mexicano de Cinematografia (IMCINE).

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A proposta apresentada pela Unidade Técnica foi a de distribuir inicialmente o grupo em três comissões de trabalho. Em uma delas, seria trabalhado todo o relacionado ao “referencial teórico” das políticas culturais de base comunitária. A segunda comissão se dedicaria a tudo o que diz respeito às políticas públicas e à governança cultural, tanto em nível nacional, local ou multilateral, e a terceira, a tudo que se relaciona com o trabalho territorial e as organizações culturais comunitárias. 

A ideia é que os comitês sejam formados e possam se reunir ao longo do mês de outubro, e que a partir das contribuições dos participantes, outras formas de trabalho e comitês mais específicos possam ser estruturados para o desenvolvimento das propostas que surgirem. “Brecha digital”, “economia social”, “participação social” e “intercâmbio de saberes” nas práticas culturais comunitárias são alguns dos temas de interesse do programa, e que serão propostos não apenas como objeto de estudo, mas também como prática para a construção do conhecimento. 

Posteriormente, pretende-se incorporar ao grupo de trabalho representantes de organizações culturais comunitárias e pessoas da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais interessadas ​​em aderir ao trabalho cooperativo. 

Leia também:

59 pessoas participarão do GT de Sistematização de Políticas Culturais de Base Comunitária

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28

set
2021

Em Notícias

Por IberCultura

San Miguel de Allende adere à Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais

Em 28, set 2021 | Em Notícias | Por IberCultura

O município de San Miguel de Allende (Guanajuato, México) é o novo integrante da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais. A carta de solicitação de adesão foi assinada em 20 de setembro pelo prefeito Jesús Gonzalo González Rodríguez, e aceita pela presidenta do Conselho Intergovernamental de IberCultura Viva, Esther Hernández Torres.

O documento comunica que Paulina Cadena Gallardo, da Direção de Culturas e Tradições de San Miguel de Allende, será a pessoa representante do município na rede, responsável por fazer as contribuições necessárias. A Unidade Técnica entrará em contato com a representante nos próximos dias para dar inicio à programação das atividades de articulação para 2021.

Com a adesão de San Miguel de Allende, México passa a ter seis representantes na Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais. Os outros são o estado de Tabasco e as municipalidades de Xalapa e Jojutla, que se incorporaram neste ano, além de San Luís Potosí e Zapopan, que integram a iniciativa desde 2019.

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28

set
2021

Em EDITAIS
Notícias

Por IberCultura

“Memórias Vivas”: IberCultura Viva concederá bolsas para seminário sobre arquivos e museus comunitários

Em 28, set 2021 | Em EDITAIS, Notícias | Por IberCultura

O programa IberCultura Viva concederá 100 bolsas para o Seminário Intensivo “Memórias Vivas: Arquivos e museus comunitários”, que será realizado de 30 de outubro a 4 de dezembro de 2021, em formato virtual, em conjunto com a área de Mobilização do Conhecimento do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso). As pessoas interessadas ​​devem se inscrever na plataforma Mapa IberCultura Viva até o dia 15 de outubro.

Este seminário é uma proposta de formação dirigida a representantes de organizações culturais comunitárias dos países ibero-americanos. Tem como objetivo fornecer ferramentas para a constituição de arquivos e projetos museais comunitários, contribuindo para a partilha de conhecimentos e saberes, práticas e experiências, pesquisas e reflexões. 

Os encontros virtuais serão aos sábados e terão duração de três horas. Serão seis aulas no total: duas aulas teóricas e quatro de apresentação e transferência de experiências e tecnologias sociais desenvolvidas nos últimos 20 anos. Os fundamentos teóricos estarão ancorados principalmente em autores latino-americanos, e uma extensa documentação será compartilhada, incluindo material audiovisual, fotografias, textos, bibliografias e links. Estão previstas apresentações de experiências do Brasil, México, Colômbia, Chile, Paraguai e Espanha.

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Quem coordena

A coordenação pedagógica está a cargo de Mário Chagas (Brasil), profissional com larga experiência no campo da museologia e da museografia, com ênfase na museologia social, nos museus sociais e comunitários, na educação museal e nas práticas sociais de memória, política cultural e patrimônio.

Poeta, museólogo, mestre em Memória Social e doutor em Ciências Sociais, Mario de Souza Chagas ́foi um dos responsáveis pela Política Nacional de Museus e um dos criadores do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), do Cadastro Nacional de Museus (CNM), do Programa Pontos de Memória, do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM) e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Foi também fundador da Revista Brasileira de Museus e Museologia (MUSAS) e criador do Programa Editorial do IBRAM. Atualmente é diretor do Museu da República no Rio de Janeiro.

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Quem pode participar

A convocatória é dirigida a representantes de organizações culturais comunitárias (OCC) de países ibero-americanos (*). Das 100 bolsas disponíveis, ⅔ serão destinadas a pessoas dos 11 países membros do IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai. Os demais ⅓ serão distribuídos entre os candidatos dos outros 11 países da Conferência Ibero-americana: Andorra, Bolívia, Cuba, República Dominicana, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Portugal e Venezuela.

Podem participar representantes de OCCs e representantes de povos originários, indígenas e afrodescendentes. No caso do Brasil, somente podem participar representantes de OCCs certificados como Pontos de Cultura e com cadastro atualizado na plataforma Rede Cultura Viva. No caso do Equador, é preciso estar inscrito no Cadastro Único de Artistas e Gestores Culturais (RUAC). No caso do México, só podem participar representantes de OCCs inscritas no Registro Nacional de Espaços, Práticas e Agentes Culturais (TELAR). 

A seleção buscará contemplar a diversidade temática e a localização territorial entre as OCCs participantes de cada país. Pelo menos 50% das pessoas selecionadas devem ser mulheres. A intenção é que pelo menos 30% das vagas sejam destinadas a representantes de povos indígenas e afrodescendentes. 

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(*) Texto atualizado em 8 de outubro de 2021, após a ampliação do prazo de inscrições

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Confira o regulamento: https://bit.ly/3m8TbMv 

Onde se inscrever: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/188/

Como se cadastrar na plataforma Mapa IberCultura Viva

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Perguntas frequentes

Como iniciar a inscrição?

Para se inscrever em um edital do programa, é necessário primeiro se cadastrar como agente cultural no Mapa IberCultura Viva. Esta plataforma permite o registro de dois tipos de agentes: individuais e coletivos. Por agentes individuais entendemos indivíduos, e por agentes coletivos, organizações culturais comunitárias, entidades, povos indígenas, coletivos, grupos e instituições. Neste concurso, é obrigatório o registro do perfil de agente individual (a pessoa física que será responsável pela inscrição). 

Atenção: O sistema só aceita registros de agentes individuais para os editais e concursos. Caso o perfil do candidato esteja registrado como “agente coletivo”, é necessário alterá-lo para “individual” para que o seu nome seja encontrado no campo de busca da página inicial do concurso.

(Aqui está um guia que pode ajudar no registro na plataforma: http://iberculturaviva.org/manual/?lang=es)

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Se o candidato participou de outro edital do IberCultura Viva por meio desta plataforma, ele deve se registrar novamente como agente?

Não. Pessoas que já participaram de algum edital do programa publicado no Mapa IberCultura Viva ou já preencheram o perfil nesta plataforma não precisam se cadastrar novamente como agentes; só precisam inserir o nome no campo de busca para iniciar a inscrição.

O campo “Registrar” na página inicial do Mapa IberCultura Viva é usado apenas pela primeira vez. Nas seguintes vezes é necessário ir em “Ingresar” para acessar o seu perfil. (Será necessário clicar em “Editar” para acessar / alterar os dados cadastrais.)

Atenção: lembre-se que existem duas etapas para se inscrever na convocatória: 1) preencher o registro de agente individual no Mapa IberCultura Viva (se você já participou de outros editais do programa, deve usar o mesmo registro); 2) preencher o formulário de inscrição do seminário.

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Uma vez concluído o cadastro como agente, onde encontro o formulário de inscrição do edital?

Quando você tiver um perfil de agente cadastrado, clique em “Editais” (no alto da tela) e procure o arquivo que aparece com o título “Seminario Intensivo ‘Memorias Vivas. Archivos y Museos Comunitarios” CLACSO-IberCultura Viva 2021’”.  

Para iniciar a inscrição, clique no campo de busca, localize o nome da pessoa responsável (seu perfil de agente previamente registrado) e selecione “Realizar inscrição“. O formulário aparecerá em seguida, primeiro em espanhol e depois em português. 

O sistema gera um “número de inscrição”, que deve ser fornecido sempre que você entrar em contato com o programa IberCultura Viva para obter qualquer informação sobre sua proposta.

Atenção: A qualquer momento é possível salvar os dados cadastrais utilizando o botão “Salvar” na margem superior direita. Depois de fazer isso, você pode sair da plataforma e continuar em outro momento, antes do final do período de inscrição. 

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Como saber se a candidatura foi realmente enviada?

A candidatura só será enviada após o preenchimento de todos os campos obrigatórios do registo do agente e da ficha de inscrição do edital, incluindo os anexos.

Caso o cadastro do agente na plataforma não tenha sido totalmente preenchido, não será possível enviar  inscrição. O sistema apresentará um alerta (um “!” vermelho no qual se deve clicar para saber onde está o problema). 

Se o erro estiver no registro do agente, será necessário acessar “Meu perfil” (clicando no nome ou na foto do perfil) e editar o cadastro, preenchendo todos os campos do formulário. Atenção: é necessário preencher todos os campos marcados com o símbolo “*” e selecionar pelo menos uma área de atuação, no canto superior esquerdo da página.

Verifique as informações antes de clicar em “Enviar inscrição”. Após o envio não será possível editá-la. A plataforma exibirá uma confirmação: o dia e a hora do envio da inscrição aparecerão na tela destacados em verde.

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(*) Os países ibero-americanos são: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala , Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela.

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(Foto: Bernardo Guerreiro. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. São Jorge, 2015)

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27

set
2021

Em Notícias

Por IberCultura

Começa no Chile o 3º Encontro Nacional de Organizações Culturais Comunitárias

Em 27, set 2021 | Em Notícias | Por IberCultura

O 3° Encontro Nacional de Organizações Culturais Comunitárias do Chile (ENOCC 2021) será realizado excepcionalmente em formato virtual a partir desta segunda-feira, 27 de setembro. As atividades por videoconferência seguem até sábado, 2 de outubro, e são abertas a todas as pessoas interessadas ​​em cultura comunitária, com inscrição prévia e transmissão pela página de Facebook do evento.

O objetivo desta terceira edição do encontro foi criar um espaço colaborativo para o reconhecimento e a valorização da cultura comunitária, por meio do encontro, da reflexão, da divulgação e aprendizagem da dimensão pública e comunitária, como parte das instâncias de difusão de suas práticas e ações nos territórios, a partir da cultura e das artes. 

No âmbito do ENOCC 2021, serão promovidos espaços de conversação entre organizações, e convidados/das nacionais e internacionais. Além dos/das representantes das Mesas Regionais de OCCs do país, que estarão presentes em todas as atividades programadas, esses bate-papos contarão com convidados como o sociólogo Tomás Peters (Instituto de Comunicação e Imagem, Universidade do Chile) e o historiador e escritor Célio Turino, um dos criadores do programa Cultura Viva no Brasil.

Peters participa das “Conversas sobre Políticas Culturais Comunitárias” nesta segunda-feira, das 18h às 20h (horário chileno). Amanhã (28/09), paralelamente, a deputada Jandira Feghali, autora do projeto da Lei de Cultura Viva do Brasil, aprovado em 2014, será um dos convidados das “Conversas sobre legislação para cultura comunitária”. Na quarta-feira, 29/09, Turino estará nas “Conversas sobre financiamento e colaboração na cultura comunitária”.

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Encontros anteriores

As duas edições anteriores do encontro nacional ocorreram em formato presencial e foram experiências que contribuíram para os temas do 3º Encontro Nacional de OCCs. A primeira reunião (2018) foi realizada na cidade de Mantagua, município de Concón, Região de Valparaíso, onde foi ratificada a necessidade de “promover encontros entre organizações para dar visibilidade e financiar o trabalho comunitário”. 

Na segunda reunião (2019), realizada na localidade de El Molle, comuna de Vicuña, região de Coquimbo, foi exigida “maior participação nas ações e programas voltados para a cultura comunitária, e as fontes de financiamento disponíveis e de acordo com as necessidades das Organizações Culturais”. 

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 Confira a programação do ENOCC 2021

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Saiba mais: www.cultura.gob.cl/enocc/

Consultas: redcultura@cultura.gob.cl

Fonte: Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio de Chile

22

set
2021

Em Notícias

Por IberCultura

“Xalapa Viva”: cinco encontros comunitários para compartilhar saberes e experiências 

Em 22, set 2021 | Em Notícias | Por IberCultura

(Fotos: Cultura Xalapa)

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O governo municipal de Xalapa (estado de Veracruz, México), que desde maio integra formalmente a Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais, deu início ao projeto “Xalapa Viva 2021, Encontros de Participação Comunitária”, no último sábado, dia 18 de setembro, na comunidade de San Antonio Paso del Toro.

A programação inclui oficinas, apresentações, mesas de diálogo para compartilhamento de saberes e atividades comunitárias com foco em direitos culturais, patrimônio, diversidade, planejamento urbano, educação e economia em torno da cultura e da participação democrática e inclusiva dos cidadãos nos processos de mudança.

“São cinco encontros que começam em San Antonio, uma comunidade simbólica e histórica, e até novembro passam por Chiltoyac, El Castillo e Molinos de San Roque. (…) Vamos encerrar as reuniões este ano em uma área simbólica e relevante para o município, o bairro El Moral, que fica dentro de uma Zona de Atenção Prioritária”, informou a vice-diretora de Juventude da cidade de Xalapa, María Fernanda Huerta Cornejo, na apresentação do projeto feita por videoconferência na sexta-feira, 17 de setembro.

Segundo Fernanda Huerta, para esses encontros foram considerados os trabalhos comunitários que vêm sendo desenvolvidos com organizações da sociedade civil e autoridades locais e que têm influenciado esses territórios com propostas de direitos culturais e promoção dos direitos humanos a partir da perspectiva de gênero e coesão social.

Essas ações buscam fortalecer a inclusão e o desenvolvimento de políticas culturais de base comunitária, promover a participação cidadã, ampliar a rede de colaboração entre cidadãos, organizações da sociedade civil e instituições governamentais, bem como disponibilizar os resultados dos encontros para uso e consulta dos governos que integram a Rede IberCultura Viva e das organizações da sociedade civil.

Durante a apresentação do projeto, Alejandra Padilla Pola, diretora de Promoção, Formação e Desenvolvimento da Direção-Geral de Vinculação Cultural da Secretaria de Cultura do México, destacou a importância cultural de Xalapa para o país. “Ficamos felizes que vocês estejam se juntando a este grande projeto de governança, em que a comunidade é partícipe. Vamos acompanhá-los nos encontros e apoiar essa grande plataforma de agentes culturais, espaços e práticas para desenvolver melhores políticas públicas em relação à diversidade cultural”, afirmou.

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Rede de Cidades 

Em seguida, o secretário técnico do IberCultura Viva, Emiliano Fuentes Firmani, disse que isso “coroa um processo iniciado por Xalapa com a sua incorporação na Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais”. Além de explicar do que se trata o programa, essa “intenção de colaboração dos governos do Espaço Ibero-americano, que se propõem a fortalecer e promover a implementação de políticas culturais de base comunitária”, o secretário falou sobre a formação da rede, hoje integrada por 15 governos locais, e comentou a aprovação de seu Estatuto de Constituição durante o 2º Encontro de Cultura Viva Comunitária em Cidades e Governos Locais da América Latina, realizado em julho no município de Zapopan (México).

No âmbito deste encontro em Zapopan, que acabou por inspirar o projeto Xalapa Viva, foram também constituídas as Comissões de Formação, Sistematização e Comunicação, que estão definindo o plano de trabalho da Rede de Cidades e Governos Locais para o período de 2021-2022. “‘Xalapa Viva’ será um capítulo importante neste plano, porque a rede terá duas sessões dentro da programação do evento para definir a proposta que fará ao Conselho Intergovernamental para as ações de 2021-2022”, disse Fuentes Firmani . Os encontros da rede durante o evento estão previstos para novembro.

A apresentação de “Xalapa Viva” contou ainda com a participação do diretor de Desenvolvimento Social do município, Sergio Téllez Galván, e do chefe do Departamento de Difusão e Promoção da Cultura, Sylvio Letort Hernández, que se encarregou de moderar o encontro. Sergio Téllez afirmou estar muito entusiasmado com a ideia de colaborar com a rede e sublinhou que “o que mais alimenta a colaboração é o grande número de ideias e iniciativas para enfrentar problemas comuns, a criatividade para lidar com problemas”. “Quando existe essa vontade de colaborar em rede, é o melhor. Não há experiências melhores do que a colaboração”, reforçou o diretor. 

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Encontros comunitários

No primeiro encontro de participação comunitária, no sábado 18, houve atividades comunitárias de futebol, leitura do livro “Brevedades literarias” com a participação de autores locais, mesas de diálogo, elaboração de mural, apresentação musical e um passeio pela Fazenda Antiga de San Antonio, que reuniu pessoas de todas as idades.

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Para o segundo encontro, no dia 25, na congregação de El Castillo, estão previstas apresentações de dança aérea e do mural comunitário, mesas de diálogo sobre patrimônio natural (defesa da água), economia solidária (produção local) e patrimônio cultural e histórico (usos e costumes de El Castillo), além de exposição de artesanato e produtos locais. Também estão programadas uma leitura de “Brevedades literarias” com autores locais, a apresentação de um monólogo teatral e o bate-papo “Entrxmada: Linguagens artísticos e pedagogias libertadoras” e uma jornada de Telar. Registro Nacional de Espaços, Práticas e Agentes Culturais,  a cargo da Direção Geral de Vinculação Cultural.

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Fonte: Ayuntamiento de Xalapa

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Confira o vídeo de apresentação do projeto:

https://www.facebook.com/CulturaXalapa/videos/633204387673188

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15

set
2021

Em EDITAIS
Notícias

Por IberCultura

Um guia para ajudar na inscrição do concurso de vídeo “Juventude e cultura comunitária”

Em 15, set 2021 | Em EDITAIS, Notícias | Por IberCultura

Está aberto até 30 de setembro o prazo de inscrição do concurso de vídeo “Juventude e cultura comunitária – O protagonismo dos e das jovens como agentes de mudança social”. As pessoas interessadas ​​devem se cadastrar na plataforma Mapa IberCultura Viva.

O concurso premiará vídeos de 1 a 3 minutos de duração realizados por jovens de 18 a 29 anos residentes nos países membros do programa IberCultura Viva. Serão concedidos 10 prêmios de US$500 aos curtas que obtiverem a maior pontuação no processo seletivo, de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento. 

Com este edital, o programa busca reconhecer as ações realizadas por jovens nos territórios, dando visibilidade a atividades vinculadas, por exemplo, a Pontos de Cultura, centros culturais, rádios comunitárias, associações de bairros ou grupos de produção artística comunitária, nos quais jovens têm liderado processos comunitários como agentes de mudança social.

A seguir, um guia que pode ajudar a completar a inscrição.

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REQUISITOS

A quem se destina este concurso?

Podem se inscrever jovens entre 18 e 29 anos que residam nos países que fazem parte do programa IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai. 

O prêmio é individual. No caso de vídeos realizados por mais de uma pessoa, o prêmio será concedido à pessoa identificada no formulário de inscrição como representante do vídeo.

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Quais documentos devem ser preenchidos e/ou apresentados?

Além de preencher o formulário específico do Concurso de vídeo “Juventudes e cultura comunitária” no Mapa IberCultura Viva, as pessoas candidatas devem enviar uma cópia do documento de identidade (existe um botão “Enviar” para carregar o arquivo na plataforma) e mais dois documentos: o termo de autoria e cessão dos direitos devidamente assinado, e o consentimento das pessoas que aparecem no vídeo. A plataforma apresenta os modelos desses documentos para download, preenchimento, assinatura e devolução.

No caso do Equador, os responsáveis ​​pela apresentação do vídeo também devem apresentar o certificado atual do RUAC (Registro Único de Artistas e Gestores Culturais).

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Como devem ser os vídeos que participarão do concurso?

Os vídeos podem pertencer a qualquer gênero audiovisual (documentário, ficção, animação, experimental, jornalístico, entre outros) e devem abordar práticas de trabalho comunitário ou experiências realizadas por jovens, seja por meio de coletivos informais ou organizações culturais comunitárias, povos indígenas ou afrodescendentes. 

A duração mínima deve ser de 1 minuto e a máxima de 3 minutos, incluindo os créditos iniciais e finais, que devem conter obrigatoriamente o nome do autor, e no caso de vídeos com autoria coletiva, o nome de todos os participantes e do representante do projeto.

 Os vídeos devem ser inéditos na mídia em geral e não podem ter sido inscritos em concursos anteriores. Caso não utilize os idiomas espanhol ou português, a tradução deverá vir anexada ao formulário de inscrição.

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INSCRIÇÃO

Como iniciar o registro?

Para se inscrever em um edital do programa, é necessário primeiro se cadastrar como agente cultural no Mapa IberCultura Viva. Esta plataforma permite o registro de dois tipos de agentes: individuais e coletivos. Por agentes individuais entendemos indivíduos, e por agentes coletivos, organizações culturais comunitárias, entidades, povos indígenas, coletivos, grupos e instituições. Neste concurso, é obrigatório o registro do perfil de agente individual (a pessoa física que será responsável pela inscrição). 

Atenção: O sistema só aceita registros de agentes individuais para os editais e concursos. Caso o perfil do candidato esteja registrado como “agente coletivo”, é necessário alterá-lo para “individual” para que o seu nome seja encontrado no campo de busca da página inicial do concurso.

(Aqui está um guia que pode ajudar no cadastro na plataforma: http://iberculturaviva.org/manual/?lang=es)

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Se o candidato participou de outro edital do IberCultura Viva por meio desta plataforma, ele deve se registrar novamente como agente?

Não. Pessoas que já participaram de algum edital do programa publicado no Mapa IberCultura Viva ou já preencheram o perfil nesta plataforma não precisam se cadastrar novamente como agentes; só precisam inserir o nome no campo de busca para iniciar a inscrição.

O campo “Registrar” na página inicial do Mapa IberCultura Viva é usado apenas pela primeira vez. Nas seguintes vezes é necessário ir em “Ingresar” para acessar o seu perfil. (Será necessário clicar em “Editar” para acessar / alterar os dados cadastrais.)

Atenção: lembre-se que existem duas etapas para se inscrever no concurso: 1) preencher o registro de agente individual no Mapa IberCultura Viva (se você já participou de outros editais do programa, deve usar o mesmo registro); 2) preencher o formulário de inscrição no concurso.

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Uma vez concluído o cadastro como agente, onde encontro o formulário de inscrição do edital?

Quando você tiver um perfil de agente cadastrado, clique em “Editais” (no alto da tela) e procure o arquivo que aparece com o título “Concurso de vídeo Juventudes y(e) cultura comunitária”.  

Para iniciar a inscrição, clique no campo de busca, localize o nome da pessoa responsável (seu perfil de agente previamente registrado) e selecione “Realizar inscrição“. O formulário aparecerá em seguida, primeiro em espanhol e depois em português. 

O sistema gera um “número de inscrição”, que deve ser fornecido sempre que você entrar em contato com o programa IberCultura Viva para obter qualquer informação sobre sua proposta.

Atenção: A qualquer momento é possível salvar os dados cadastrais utilizando o botão “Salvar” na margem superior direita. Depois de fazer isso, você pode sair da plataforma e continuar em outro momento, antes do final do período de inscrição. 

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FORMULÁRIO

Como enviar o vídeo para o concurso?

O agente responsável pela inscrição será uma pessoa física, previamente cadastrada como agente individual na plataforma. No formulário, este será o primeiro campo que aparecerá: “Dados de identificação do autor ou representante da autoria”. Em seguida vêm os dados do vídeo apresentado (título, breve descrição, link) e os modelos de documentos que devem ser anexados (termos de autoria e cessão de direitos). 

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Como enviar o vídeo pela plataforma?

Não é possível enviar os vídeos diretamente para a plataforma Mapa IberCultura Viva. Os curtas devem ser publicados em uma plataforma de exibição gratuita (como YouTube ou Vimeo), sem senha e com classificação indicativa livre, e ter o link copiado no formulário. 

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Como seria um vídeo feito com um modelo de produção horizontal?

São aquelas produções que envolvem a comunidade na geração de discursos, que transformam os processos de produção em espaços de diálogo, encontro e troca de saberes, e que permitem a inclusão de diversos olhares e vozes, onde a comunidade ou o grupo pessoas participam e diálogo para a criação, produção ou edição do vídeo.

Não é obrigatório apresentar um vídeo realizado como produção horizontal. Porém, aqueles desenvolvidos com este modelo podem receber até 30 pontos (de um total de 150) na etapa de avaliação.

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Como apresentar evidências de um modelo de produção horizontal?

Evidências sobre os processos realizados com uma comunidade ou com um grupo de pessoas podem ser apresentadas livremente no formulário por meio de relatos que descrevem a experiência de produção, fotografias integradas a um documento que explica resumidamente o que acontece na produção, vídeos narrados por uma ou mais pessoas com a descrição da experiência, ou um making of em que os processos de produção são evidenciados. 

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ENVIO

Como saber se a candidatura foi realmente enviada?

A candidatura só será enviada após o preenchimento de todos os campos obrigatórios do registo do agente e da ficha de inscrição do edital, incluindo os anexos.

Caso o cadastro do agente na plataforma não tenha sido totalmente preenchido, não será possível enviar  inscrição. O sistema apresentará um alerta (um “!” vermelho no qual se deve clicar para saber onde está o problema). 

Se o erro estiver no registro do agente, será necessário acessar “Meu perfil” (clicando no nome ou na foto do perfil) e editar o cadastro, preenchendo todos os campos do formulário. Atenção: é necessário preencher todos os campos marcados com o símbolo “*” e selecionar pelo menos uma área de atuação, no canto superior esquerdo da página.

Verifique as informações antes de clicar em “Enviar inscrição”. Após o envio não será possível editá-la. A plataforma exibirá uma confirmação: o dia e a hora do envio da inscrição aparecerão na tela destacados em verde.

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AVALIAÇÃO

Como é feito o processo de seleção?

O processo de avaliação do concurso terá duas etapas: habilitação e avaliação. Na primeira fase, a Unidade Técnica do IberCultura Viva irá rever a documentação enviada, para verificar se os anexos foram carregados corretamente, se os candidatos têm entre 18 e 29 anos e se residem nos países membros do programa. Aquelas pessoas que enviaram a documentação corretamente irão para a próxima etapa, de avaliação.

Na segunda etapa, uma comissão formada por quatro membros das instituições representantes dos países ante o programa (REPPI) ficará encarregada de selecionar os vídeos ganhadores. A avaliação será de acordo com os critérios previamente estabelecidos no regulamento do concurso.

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Quais são os motivos para desqualificar um vídeo do concurso?

A Comissão de Avaliação reserva-se o direito de desclassificar os vídeos que considere que não correspondem ao objeto do edital. Além disso, está vetada a inscrição de vídeos com conteúdo promocional, político-partidário, ou que não cumpram estrito respeito aos direitos humanos e culturais, inclusive aqueles de caráter ofensivo, discriminatório, excludente, que envolvam questões ilegais ou sejam proibidos, ou que incentivem a agressão contra pessoas, comunidades, outros seres vivos ou o meio ambiente. Vídeos que não respeitarem estas normas serão desclassificados em qualquer instância do edital.

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Quais são os critérios de avaliação? 

Os critérios de avaliação incluem a adequação aos objetivos do tema, a realização técnica, a clareza da proposta e a metodologia de produção (coletiva, comunitária ou participativa). Vídeos realizados por mulheres, pessoas transgênero ou integrantes de povos originários/indígenas ou afrodescendentes, bem como aqueles realizados com modelos horizontais de produção audiovisual, que contemplem a participação e inclusão, serão considerados com maior pontuação na seleção.

Além disso, receberão mais pontos as produções que tenham uma perspectiva de gênero, interseccional ou intergeracional; que promovam os direitos humanos e os direitos culturais; que abordem o desenvolvimento cultural e o envolvimento da comunidade; que reflitam sobre o papel dos jovens como agentes de mudança social.

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O que faz um/a jovem ser agente de mudança social?

São considerados agentes de mudança os/as jovens que participam de projetos e iniciativas culturais comunitárias que tornam visível a diversidade cultural nos locais em que habitam; que promovem o uso de tecnologias para reduzir a exclusão digital; que promovem o cuidado com o patrimônio cultural e natural de suas localidades; que trabalham e apoiam o cuidado coletivo e solidário em tempos de pandemia, especialmente com as populações vulneráveis; que usam linguagens artísticas para transformação social; que promovem os saberes locais e línguas originárias, entre outros.

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O que se entende por perspectiva de gênero, interseccional e intergeracional?

Vídeos com perspectiva de gênero são aqueles que identificam e questionam a discriminação, a desigualdade e a exclusão das mulheres, bem como as ações que devem ser realizadas para avançar na construção da equidade de gênero.

A perspectiva intersetorial permite reconhecer a complexidade dos processos formais e informais que geram desigualdades: gênero, orientação sexual, etnia, religião, nacionalidade, deficiência e situação socioeconômica.

Já os curtas com perspectiva intergeracional são aqueles que estimulam pessoas de diferentes idades (infância, juventude, adultos e idosos) a terem espaços e relações de participação em comum, permitindo que todas as vozes sejam ouvidas com igualdade.

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Confira o vídeo da sessão informativa: https://fb.watch/7zyR70pEJ3/

Leia o regulamento do concurso: https://bit.ly/3wArzDw

Onde se inscrever: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/173/

Como se cadastrar no Mapa IberCultura Viva: https://iberculturaviva.org/manual/

Consultas: programa@iberculturaviva.org.

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(Foto: Cobertura colaborativa. Emergência, Rio de Janeiro, 2015)

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