Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Destaque

12

abr
2022

Em Destaque
EDITAIS
Notícias

Edital de Bolsas 2022: 96 pessoas foram selecionadas para participar da quinta turma do curso da FLACSO

Em 12, abr 2022 | Em Destaque, EDITAIS, Notícias |

O programa IberCultura Viva publicou nesta terça-feira, 12 de abril, a lista de pessoas que receberão bolsas para participar da quinta turma do Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária, que será realizado no campus virtual da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO-Argentina) a partir de 21 de abril. As 96 bolsas concedidas pelo programa foram repartidas entre 12 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Paraguai (país convidado), Peru e Uruguai. 

O edital teve inscrições abertas de 17 de dezembro de 2021 a 18 de fevereiro de 2022. Do total de 360 postulações recebidas, foram habilitadas 323. As candidaturas que obtiveram as maiores pontuações em cada país, conforme os critérios estabelecidos no regulamento, foram selecionadas para receber as bolsas. A classificação final também considerou que ao menos 50% das pessoas escolhidas deveriam ser mulheres. Pessoas pertencentes a povos indígenas ou afrodescendentes receberam um ponto extra na avaliação. 

O número de vagas que estava previsto inicialmente era de oito por país; como Espanha não apresentou esta quantidade de candidaturas habilitadas, as seis vagas restantes foram distribuídas entre os países com maior número de inscritos: México, Chile, Peru, Brasil, Colômbia e Equador. 

As 96 pessoas selecionadas neste edital receberão um correio eletrônico da FLACSO-Argentina com os passos a seguir para efetivar a bolsa e completar a inscrição no curso de pós-graduação. Essas pessoas ganharão uma bolsa integral e não terão que pagar nada pelo curso, desde que cumpram com as avaliações parciais e apresentem o trabalho final. Aquelas que não tenham sido selecionadas no edital e ainda quiserem se inscrever no curso, poderão fazê-lo pagando a matrícula diretamente para a FLACSO Argentina.(*)

.

O curso

O Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária se realiza de maneira virtual durante nove meses, de abril a dezembro, na plataforma da FLACSO-Argentina. O ingresso ao campus se dá por meio de uma chave pessoal que se envia aos alunos e alunas no início das atividades. 

Os conteúdos do curso estão distribuídos em cinco módulos e 27 aulas, em formato de texto e vídeo. As aulas são ministradas em espanhol (exceto a dos professores brasileiros, que são em português) e publicadas uma vez por semana, com uma semana de recesso no final de cada módulo. Se abre um fórum para cada aula publicada, gerando um espaço de debate e intercâmbio de ideias e experiências em torno dos temas tratados.  

Para cumprir com os objetivos do curso, deve-se realizar um trabalho parcial escrito sobre os três primeiros módulos e um trabalho final integrador, que consiste em desenhar e planejar um projeto cultural comunitário ou uma política cultural pública de base comunitária. Os trabalhos podem ser entregues em espanhol ou português.

.

Saiba mais sobre o curso

.

Confira a lista de pessoas selecionadas no edital:

Informação às pessoas interessadas III: Etapa de avaliação – Edital de Bolsas para o Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária – Resultado

.

(*) Além da lista de 96 pessoas selecionadas neste edital, outras 21 pessoas candidatas provenientes do Brasil, do Chile e de El Salvador foram escolhidas para receber bolsas nesta edição do curso. Estas bolsas extras foram concedidas com recursos que estes países contavam para a formação de representantes de organizações culturais comunitárias. Foram distribuídas 8 bolsas extras para o Brasil, 8 para o Chile e 5 para El Salvador. https://bit.ly/37DetOV

.

Leia também:

Brasil, Chile e El Salvador concedem mais bolsas para o Curso de Pós-graduação em Políticas Culturais de Base Comunitária 2022

IberCultura Viva concederá 96 bolsas para o Curso de Políticas Culturais de Base Comunitária de 2022

Estão habilitadas 323 candidaturas a bolsas para o Curso de Políticas Culturais de Base Comunitária

Tags | , ,