Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Destaque

17

dez
2021

Em Destaque
EDITAIS
Notícias

IberCultura Viva concederá 96 bolsas para o Curso de Políticas Culturais de Base Comunitária de 2022

Em 17, dez 2021 | Em Destaque, EDITAIS, Notícias |

O programa IberCultura Viva abre nesta sexta-feira, 17 de dezembro, o edital de bolsas para a quinta turma do Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária, que se realizará no campus virtual da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO-Argentina) de abril a dezembro de 2022. As pessoas interessadas em postular a uma bolsa deste curso poderão fazê-lo a partir de hoje até o dia 18 de fevereiro. O formulário de inscrição já está disponível na plataforma Mapa IberCultura Viva.

As 96 bolsas que estão previstas neste edital serão repartidas equitativamente entre os 12 países integrantes do programa IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Paraguai (país convidado), Peru e Uruguai. 

Para concorrer a uma das bolsas, os/as candidatos/as devem trabalhar em órgãos públicos de Cultura, ser gestor/a cultural independente em atividade ou ser membro de organizações culturais de base comunitária ou de povos originários. Também devem ter experiência na incidência, elaboração e execução de políticas culturais públicas e/ou em gestão cultural comunitária. Será valorizada a formação certificada em gestão cultural, mediação cultural ou animação cultural, e em disciplinas afines, como artes, ciências sociais, humanas e económicas.

Este curso de pós-graduação internacional foi construído em conjunto por IberCultura Viva e FLACSO Argentina com o objetivo de fortalecer a formação e a pesquisa das políticas culturais de base comunitária e o conceito de “cultura viva” como política pública. Em suas quatro primeiras edições, entre 2018 e 2021, o curso contou com 504 estudantes.

.

Proposta acadêmica

O conteúdo está distribuído em cinco módulos e 27 aulas, nas quais são trabalhadas noções sobre processos culturais contemporâneos, propondo um marco teórico amplo sobre as distintas teorias da cultura e dos debates atuais em torno dela. A proposta acadêmica coordenada por Belén Igarzábal e Franco Rizzi busca a diversidade de miradas, com a participação de professores de vários países ibero-americanos

Também são abordadas noções de políticas culturais com ênfase nas questões de direito, cidadania e comunidade e debatidas as teorias existentes a respeito das políticas culturais de base comunitária, as novas formas de produção cultural e o uso de tecnologias a serviço da criação de redes. Além disso, o curso oferece ferramentas de gestão, planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas culturais específicas para territórios e comunidades. 

As aulas são publicadas uma vez por semana – com uma semana de recesso no final de cada módulo – e se abre um fórum para cada aula publicada, gerando um espaço de debate e intercâmbio de ideias e experiências em torno dos temas tratados.  Para cumprir com os objetivos do curso, deve-se realizar um trabalho parcial escrito sobre os três primeiros módulos e um trabalho final integrador, que consiste em desenhar e planejar um projeto cultural comunitário ou uma política cultural pública de base comunitária. 

Os trabalhos podem ser entregues em espanhol ou português. As aulas são ministradas em espanhol, exceto as que estão a cargo de professores brasileiros, que são dadas em português e têm tradução para o espanhol. 

 

.

Confira o regulamento do edital: https://bit.ly/3yzYnio

Inscrições: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/198/

Consultas: programa@iberculturaviva.org

Como se cadastrar no Mapa IberCultura Viva: https://iberculturaviva.org/manual/

.

Saiba mais sobre o curso

http://flacso.org.ar/formacion-academica/posgrado-internacional-en-politicas-culturales-de-base-comunitaria/

 .

(*Atenção: para concorrer a uma das bolsas, é necessário inscrever-se através da plataforma Mapa IberCultura Viva. As pessoas que não tenham sido selecionadas no edital e/ou aquelas que não são provenientes dos países integrantes do programa IberCultura Viva podem se inscrever pagando a matrícula do curso diretamente com FLACSO Argentina.)