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Blog

04

fev
2021

Em Notícias

Por IberCultura

Comissão especial de trabalho retoma as discussões sobre o Plano Estratégico Trienal

Em 04, fev 2021 | Em Notícias | Por IberCultura

A comissão especial de trabalho que preparará, junto com a Unidade Técnica, o Plano Estratégico Trienal (PET 2021-2023) e o Plano Operativo Anual (POA 2021) do programa IberCultura Viva retomará suas atividades nesta sexta-feira 5 de fevereiro, com uma reunião virtual que dará início à segunda etapa do planejamento. Outros cinco encontros estão programados para realizar-se às sextas-feiras, por videoconferência, até 12 de março.

Esta comissão foi formada em outubro de 2020 com representantes dos Ministérios de Cultura de Chile, Colômbia, Costa Rica e Peru (os três primeiros integram o Comitê Executivo do programa), da presidência do Conselho Intergovernamental (México) e da vice-presidência (Argentina), além da Unidade Técnica. 

Entre novembro e dezembro, o grupo se reuniu cinco vezes e elaborou um primeiro esboço em que se incluem as dimensões de objetivos, resultados e linhas de ação do PET 2021-2023. O trabalho contou com o apoio da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB) por meio da colaboração de Adriana Osset, da área de planejamento, e de Sara Díez Ortiz de Uriarte, assessora do Espaço Cultural Ibero-americano. 

Na primeira etapa do planejamento, a comissão analisou o desempenho do PET 2018-2020 e os insumos aportados pela Unidade Técnica. Entre estes insumos estão as memórias e aportes do 4º Encontro de Redes IberCultura Viva, especialmente aqueles que surgiram das jornadas do Grupo de Trabalho (GT) de Participação Social e Cooperação Cultural. 

Para a segunda etapa está prevista a construção dos indicadores correspondentes a cada dimensão, e as atividades que darão vida ao planejamento em nível tático, junto com os recursos para que estas sejam executadas. As sessões preveem a presença de integrantes do GT de Participação Social, do Grupo de Trabalho de Governos Locais e da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais. 

Durante todo o processo as e os REPPIs (representantes dos países ante o programa) poderão sugerir indicadores e atividades para serem incluídas. Todos os aportes e produtos das sessões serão processados pela Unidade Técnica para serem enviados ao Conselho Intergovernamental (CI) para sua revisão. A ideia é que esta comissão possa apresentar sua proposta final para o PET 2021-2023 e o POA 2021 na reunião do CI que está prevista para o dia 26 de março.

Leia também:

Comissão especial de trabalho começa a preparação do Plano Estratégico Trienal 2021-2023

Na última reunião do ano, Conselho Intergovernamental começa a discutir o PET 2021-2023

22

dez
2020

Em EDITAIS
Notícias

Por IberCultura

Como participar do Edital de Bolsas para o Curso de Políticas Culturais de Base Comunitária

Em 22, dez 2020 | Em EDITAIS, Notícias | Por IberCultura

No dia 1º de fevereiro termina o prazo de inscrições do Edital de Bolsas 2021 para a quarta turma do Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária FLACSO-IberCultura Viva. O curso será ministrado entre abril e dezembro de 2021 pelo Campus Virtual da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO) – Sede Argentina.  

As 88 bolsas previstas neste edital serão repartidas equitativamente entre pessoas dos 11 países participantes do programa IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai.  As postulações se realizam por meio da plataforma Mapa IberCultura Viva.

A seguir, apresentamos um guia com as dúvidas mais frequentes e algumas dicas para ajudá-lo a realizar sua inscrição.

A quem se destina este edital?

Este edital é dirigido a pessoas dos 11 países integrantes do programa IberCultura Viva. As pessoas interessadas em concorrer a uma das bolsas devem trabalhar em órgãos públicos de cultura, ser gestores/as culturais independentes em atividade ou membros de organizações culturais de base comunitária ou de povos indígenas. Também devem ter experiência em incidência, elaboração e execução de políticas culturais públicas e/ou em gestão cultural comunitária. Será valorizada a formação universitária em gestão cultural, artes, ciências sociais, humanas ou econômicas.

É necessário contar com acesso à internet e disponibilidade de pelo menos 10 horas semanais para acompanhar o curso virtual de abril a dezembro.

Onde me inscrevo para concorrer a uma bolsa?

Para se inscrever em um edital do IberCultura Viva é necessário registrar-se primeiramente como agente no Mapa IberCultura Viva: https://mapa.iberculturaviva.org/

Esta plataforma permite o registro de dois tipos de agentes: individual e coletivo. Por agentes individuais compreendemos as pessoas físicas, e por agentes coletivos, as organizações culturais comunitárias, entidades, povos indígenas, agrupações e instituições. No caso do edital para concorrer a bolsas do curso da FLACSO, basta o registro de agente individual (pessoa física). 

Aqui está um manual com instruções de como registrar-se na plataforma: http://iberculturaviva.org/manual/

Já participei de outro edital IberCultura Viva por meio desta plataforma. Devo registrar-me mais uma vez?

Não é necessário. O campo “Registrarse” na página inicial é usado apenas na primeira vez. Nas próximas vezes, você deve clicar “Ingresar” para ter acesso ao seu perfil. (Caso tenha esquecido a senha cadastrada, clique em “Olvidé mi contraseña”). Obs: Na primeira vez, ao fazer o registro, o agente é direcionado automaticamente para o perfil. Depois, será necessário clicar em “Editar” para poder acessar/modificar os dados do cadastro.

Uma vez concluído o registro como agente na plataforma, onde encontro o formulário de inscrição do edital?

Quando tiver o perfil de agente registrado, clique em “Editais” (na parte superior da tela do Mapa IBCV) e vá até o arquivo que aparece com o título “Convocatoria de Becas 2021/ Edital de Bolsas 2021”. (Desta vez o formulário se encontra em espanhol e português; o regulamento também aparece primeiro em espanhol, depois em português

Para iniciar sua inscrição, clique no campo de busca, localize o nome da pessoa física titular do registro (deve ser um agente pessoa física previamente cadastrado) e selecione a opção “Realizar inscrição”, disponível ao lado do campo de busca.

Complete as informações requeridas no formulário de inscrição. A qualquer momento é possível salvar os dados de sua inscrição utilizando o botão “Salvar” no canto superior direito. Feito isso, é possível sair da plataforma e continuar o preenchimento em outro momento (antes do término do período de inscrições).

 

Que documentos tenho que completar e/ou enviar?

Além de completar o formulário que se encontra no processo de inscrição do Mapa IberCultura Viva, é necessário enviar um resumo do curriculum vitae e anexar uma declaração jurada assinada, confirmando o compromisso com o curso. O modelo deste documento se encontra no próprio formulário, onde se lê “Declaração jurada” (“baixar modelo”).

A documentação comprobatória (cópia de documento de identidade e certificados de trabalho ou de estudos) também deve ser escaneada e enviada através da plataforma Mapa IberCultura Viva. Pode-se anexar até 10 certificados por pessoa candidata.

Como sei que a inscrição foi enviada?

Caso o seu registro de agente na plataforma não tenha sido completamente preenchido, não será possível enviar sua inscrição. O sistema apresentará um alerta (um ponto de exclamação “!” em vermelho, em que se deve clicar para saber onde está o problema). Se o erro estiver no registro de agente, será necessário clicar no seu nome ou na sua imagem de perfil, acessar “Meu perfil” e editar seu registro, completando todos os campos do formulário que estiverem marcados com o símbolo “*”. Também é preciso selecionar ao menos uma área de atuação, no canto superior esquerdo da página de registro.

A proposta será enviada para a participação no edital somente após o preenchimento de todos os campos do formulário e a inclusão dos anexos obrigatórios (o documento de identidade e o termo de cessão de direitos). Revise as informações antes de clicar em “Enviar inscrição”. Após o envio, não será possível editá-la. A plataforma exibirá a tela de confirmação do envio (o dia e o horário do envio aparecerão na tela com uma tarja verde).

Caso eu seja uma das pessoas ganhadoras do edital, devo pagar algo? Trata-se de um curso gratuito?

As 88 pessoas selecionadas neste edital receberão uma bolsa integral e não terão que pagar nada pelo curso (desde que realizem as avaliações parciais e apresentem o trabalho final). 

Caso eu não esteja na lista de pessoas ganhadoras do edital, poderei me matricular pagando o valor do curso?

As pessoas que não tenham sido selecionadas no edital e/ou aquelas que não são provenientes dos países integrantes do programa IberCultura Viva podem se inscrever pagando a matrícula do curso diretamente para a FLACSO Argentina

Para alunos que moram fora da Argentina, os valores são (em dólares): uma matrícula de US$ 400 e duas cotas de US$ 300. Para alunos que residem na Argentina, os valores são (em pesos): matrícula de $5.400 e 8 cotas de $4.000. (Será concedido um desconto de 10% àqueles que pagarem o valor total adiantado, antes do início das aulas).

As aulas são ministradas em que idioma?

As aulas são ministradas em espanhol, exceto as que estão a cargo de professores brasileiros, que são dadas em português e têm tradução para o espanhol. Para mais informações sobre o curso (admissão, equipe docente, conteúdos, etc), confira a página web de FLACSO Argentina.

Confira o regulamento do edital: https://bit.ly/37H4Vjz

Inscrições: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/161/

Consultas: iberculturaviva@gmail.com

Como se cadastrar no Mapa IberCultura Viva: https://iberculturaviva.org/manual/

Leia também:

IberCultura Viva concederá 88 bolsas para o Curso de Políticas Culturais de Base Comunitária

Saiba mais sobre o curso

http://flacso.org.ar/formacion-academica/posgrado-internacional-en-politicas-culturales-de-base-comunitaria/

22

dez
2020

Em EDITAIS
Notícias

Por IberCultura

IberCultura Viva concederá 88 bolsas para o Curso de Políticas Culturais de Base Comunitária

Em 22, dez 2020 | Em EDITAIS, Notícias | Por IberCultura

(Foto: Cultura de Red)

 

O programa IberCultura Viva lançou nesta terça-feira, 22 de dezembro, o edital de bolsas para a quarta turma do Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária, que se realizará no campus virtual da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO-Argentina) de abril a dezembro de 2021. As pessoas interessadas em postular a uma bolsa deste curso poderão fazê-lo a partir de hoje até o dia 1º de fevereiro. O formulário de inscrição já está disponível na plataforma Mapa IberCultura Viva.

As 88 bolsas que estão previstas neste edital serão repartidas equitativamente entre os 11 países integrantes do programa IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai. 

Para concorrer a uma das bolsas, os/as candidatos/as devem trabalhar em órgãos públicos de Cultura, ser gestores/as culturais independentes em atividade ou membros de organizações culturais de base comunitária ou de povos originários. Também devem ter experiência em incidência, elaboração e execução de políticas culturais públicas e/ou em gestão cultural comunitária. Será valorizada a formação certificada em gestão cultural, mediação cultural ou animação cultural, e em disciplinas afins, como artes, ciências sociais, humanas e econômicas.

 

Proposta acadêmica

Este curso de pós-graduação internacional foi construído em conjunto por IberCultura Viva e FLACSO Argentina com o objetivo de fortalecer a formação e a pesquisa das políticas de cultura de base comunitária e o conceito de “cultura viva” como política pública. Em suas três primeiras edições, entre 2018 e 2020, o curso formou 336 pessoas.

O conteúdo está distribuído em seis módulos e 24 aulas, nas quais são trabalhadas noções sobre processos culturais contemporâneos, propondo um marco teórico amplo sobre as distintas teorias da cultura e dos debates atuais em torno dela. A proposta acadêmica coordenada por Belén Igarzábal e Franco Rizzi busca a diversidade de miradas, com a participação de professores de vários países ibero-americanos

Também são abordadas noções de políticas culturais com ênfase nas questões de direito, cidadania e comunidade e debatidas as teorias existentes a respeito das políticas culturais de base comunitária, as novas formas de produção cultural e o uso de tecnologias a serviço da criação de redes. Além disso, o curso oferece ferramentas de gestão, planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas culturais específicas para territórios e comunidades. 

As aulas são publicadas uma vez por semana – com uma semana de recesso no final de cada módulo – e se abre um fórum para cada aula publicada, gerando um espaço de debate e intercâmbio de ideias e experiências em torno dos temas tratados.  Para cumprir com os objetivos do curso, deve-se realizar um trabalho parcial escrito sobre os três primeiros módulos e um trabalho final integrador, que consiste em desenhar e planejar um projeto cultural comunitário ou uma política cultural pública de base comunitária. 

Os trabalhos podem ser entregues na língua nativa (espanhol ou português). As aulas são ministradas em espanhol, exceto as que estão a cargo de professores brasileiros, que são dadas em português e têm tradução para o espanhol. 

 

 

Confira o regulamento do editalhttps://bit.ly/37H4Vjz

Inscrições: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/161/

Consultas: iberculturaviva@gmail.com

Como se cadastrar no Mapa IberCultura Viva: https://iberculturaviva.org/manual/

Leia também:

Como participar do Edital de Bolsas para o Curso de Pós-graduação em Políticas Culturais de Base Comunitária 

Saiba mais sobre o curso

http://flacso.org.ar/formacion-academica/posgrado-internacional-en-politicas-culturales-de-base-comunitaria/

(Foto em destaque: Cultura de Red. 1º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária. La Paz, Bolívia, 2013)

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21

dez
2020

Em Notícias

Por IberCultura

Na última reunião do ano, Conselho Intergovernamental começa a discutir o PET 2021-2023

Em 21, dez 2020 | Em Notícias | Por IberCultura

No dia 18 de dezembro, o Conselho Intergovernamental IberCultura Viva realizou a quarta e última reunião do ano de 2020. Deste encontro por videoconferência, que teve três horas de duração, participaram 22 pessoas, entre representantes de 10 países membros, da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB) e da Unidade Técnica do programa. 

Além dos resultados dos concursos “Sabores migrantes comunitários” e “Práticas comunitárias: solidariedade e cuidados coletivos”, a Unidade Técnica apresentou a proposta preliminar para o Plano Estratégico Trienal (PET 2021-2023), elaborada  pela comissão especial de trabalho formada na reunião anterior, em 15 de outubro, no encerramento do 4º Encontro de Redes IberCultura Viva.

Também foram discutidos temas administrativos e aprovadas propostas como a continuidade do Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária que o IberCultura Viva desenvolve desde 2018 em conjunto com a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO-Argentina). O edital de bolsas para quarta turma do curso será lançado nesta terça-feira, 22 de dezembro. 

Esta reunião marcou a despedida da Argentina da presidência do Conselho Intergovernamental, ao fim do mandato de três anos (Brasil exerceu a presidência antes, entre 2014 e 2017). O período 2021-2023 será presidido pelo Governo do México, através da Direção Geral de Vinculação Cultural da Secretaria de Cultura. A Secretaria de Gestão Cultural do Ministério de Cultura da Argentina, que até então respondia pela presidência, seguirá acompanhando os trabalhos na função da vice-presidência do programa.

Um ano de adaptações

Diego Benhabib, coordenador de Pontos de Cultura da Argentina e representante da presidência do IberCultura Viva nos últimos três anos, começou a reunião virtual comentando o momento difícil que vivemos e como se tem buscado adaptar as iniciativas do programa à atual situação de emergência sanitária.

“Não tem sido um ano simples, mas desde o programa acredito que temos estado à altura do que demandava o momento histórico. Pudemos adaptar nossos editais ao contexto de pandemia, conseguimos armar uma série de conversatórios que nos permitiram reunir insumos valiosos para a confecção do próximo Plano Estratégico Trienal, estabelecemos uma boa relação com outros programas ibero-americanos, (…) criamos espaços para trabalhar também com as universidades”, enumerou Benhabib ao destacar algumas conquistas deste ano.

Enrique Vargas, coordenador do Espaço Cultural Ibero-americano, também ressaltou a importância de manter espaços como este, para reflexões e construções coletivas, e celebrou a recente adesão de países a programas de cooperação como Ibermúsicas e Iberescena. “Apesar do momento difícil que estamos vivendo, apesar dos recortes orçamentários, dos ajustes fiscais, os países veem na cooperação ibero-americana uma maneira de seguir contribuindo, avançando e revertendo os indicadores que seguem sendo adversos em muitos dos setores”, afirmou.

Depois das saudações e comentários iniciais das/dos REPPI (representantes dos países ante o programa), iniciaram-se as discussões previstas na agenda de trabalho, começando pela renovação do convênio de administração com o Escritório Sub-regional para o Cone Sul da SEGIB. Em seguida, o secretário técnico do IberCultura Viva, Emiliano Fuentes Firmani, apresentou os resultados dos concursos lançados em julho deste ano, e a proposta de trabalho da comissão especial para o PET 2021-2023.

Uma proposta preliminar  

A proposta inicial para o PET 2021-2023 reúne os aprendizados da implementação e os aportes que vieram do 4º Encontro de Redes IberCultura Viva, onde se realizaram três sessões do grupo de trabalho (GT) “Participação social e cooperação cultural”, formado mediante convocatória para dar início aos debates sobre o planejamento. Como havia sido acordado na reunião anterior do Conselho Intergovernamental, as contribuições deste GT foram entregues à comissão especial de trabalho composta por representantes dos Ministérios de Cultura de Chile, Colômbia, Costa Rica e Peru (os três primeiros integram o Comitê Executivo), da presidência e da vice-presidência do programa, além da Unidade Técnica.

Esta comissão se reuniu cinco vezes (em sessões às sextas-feiras a partir de 13 de novembro), e elaborou um primeiro rascunho em que foram incluídos os níveis de objetivos, resultados e linhas de ação. O trabalho contou com o apoio da SEGIB por meio da colaboração de Adriana Osset, da área de planejamento, e de Sara Díez Ortiz de Uriarte, assessora do Espaço Cultural Ibero-americano. 

O plano de trabalho traçado propõe continuar, a partir de 1º de fevereiro, com a elaboração integral do PET e com o desenvolvimento de indicadores para todos os níveis. Também foram incluídas sessões de trabalho com o GT de Participação Social, e se propôs que os países possam sugerir organizações culturais comunitárias e representantes de povos originários e afrodescendentes que tenham se articulado previamente com o programa, para que se somem. Neste processo, que durará seis semanas, a comissão especial elaborará uma proposta de planejamento tático, o Plano Operativo Anual (POA 2021), que deverá ser implementado a partir de abril de 2021. 

Mudança da presidência

Ao final do encontro, Diego Benhabib se despediu em nome da presidência, agradeceu a todos/as pela confiança e se colocou a disposição das novas autoridades para continuar acompanhando os trabalhos desde a vice-presidência, no mandato que se inicia agora e termina em 2023. 

Benhabib destacou, ainda, o especial interesse que a Secretaria de Cultura do Governo do México tem demonstrado no desenvolvimento de políticas culturais de base comunitária. “Encontramos em vocês uma envergadura que nos faz pensar na ampliação de nossas políticas, e também em outros ares. Passamos inicialmente pela presidência do Brasil, com forte incidência na política de Cultura Viva, muito vinculada aos Pontos de Cultura, assim como a Argentina. Vocês estão desenvolvendo no México uma política de base comunitária com suas próprias características, e acho que vão potenciar muito o programa”, comentou. 

Segundo ele, “foram três anos maravilhosos” frente ao programa. “Estamos muito contentes pelo trabalho, pelas metas que alcançamos. Do PET 2018-2020, pudemos alcançar quase todas as metas, e eram metas ambiciosas, certeiras, que têm dado na tecla do trabalho que cada um de nós estamos dispostos a bater (…) para potenciar as políticas culturais de base comunitária, fortalecê-las e fazê-las da maneira mais participativa possível”, ressaltou.

Motivação permanente

Enrique Vargas, ao expressar seu reconhecimento ao período da Argentina na presidência, comentou que o programa começou como “uma iniciativa claramente impulsada desde Brasil, acompanhada por um grupo pequeno de países”, e que hoje em dia reúne todos em torno de um mesmo objetivo, com uma motivação “permanente e renovada”. “É um programa consolidado, maduro, com bom nível de discussão e desafios altos”, celebrou. “Que bom que um país que deixa a presidência possa, com este grau de maturidade, seguir acompanhando o processo numa nova etapa do programa. O fato de que a Argentina diga ‘cheguei até aqui, mas acompanho quem vem’ é muito simbólico e importante”.

Esther Hernández, diretora geral de Vinculação Cultural da Secretaria de Cultura do México, que assume a presidência do Conselho Intergovernamental a partir de agora, agradeceu a Benhabib e se pôs à disposição dos países para seguir com os debates, o intercâmbio e o trabalho conjunto. “Tenho a ilusão de que nestes três anos podemos trabalhar juntos, que as experiências dos países nos alimentem em nossas políticas nacionais. Estamos com toda a disposição e vontade de seguir”, afirmou. O mandato do México na presidência do programa termina em dezembro de 2023.

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21

dez
2020

Em Destaque
EDITAIS
Notícias

Por IberCultura

Conheça os vídeos selecionados no concurso “Práticas comunitárias: solidariedade e cuidados coletivos”

Em 21, dez 2020 | Em Destaque, EDITAIS, Notícias | Por IberCultura

Dezesseis vídeos  foram selecionados no concurso “Práticas comunitárias: solidariedade e cuidados coletivos”. Catorze deles, inscritos na categoria 3, dirigida a maiores de 18 anos, receberão o prêmio de 500 dólares; os outros dois, ganhadores das categorias 1 e 2, destinada a crianças e adolescentes, receberão tablets como prêmios. O resultado final foi publicado nesta segunda-feira, 21 de dezembro. 

O programa IberCultura Viva lançou este edital com o objetivo de reconhecer, visibilizar e compartilhar as boas práticas de solidariedade e cuidado coletivo realizadas por pessoas e comunidades em suas localidades nestes tempos de Covid-19. A iniciativa contou com a colaboração da Secretaria de Cultura do Governo do México e da Direção de Artes do Ministério de Cultura do Peru. 

As inscrições estiveram abertas na plataforma Mapa IberCultura Viva entre 24 de julho e 30 de outubro. Poderiam se inscrever pessoas dos 11 países integrantes do programa. Segundo o regulamento, os curtas deveriam ter entre 1 e 3 minutos de duração e abordar alguns conceitos orientadores, como as perspectivas de gênero, interseccional e intergeracional, e os conceitos de direitos humanos, direitos culturais, desenvolvimento cultural comunitário, autocuidado, cuidado coletivo, vinculação comunitária, sustentabilidade e solidariedade.

Os critérios de avaliação incluíram a relevância do vídeo para o propósito da convocatória, o desenvolvimento de pelo menos um dos conceitos norteadores, habilidades de comunicação e o desempenho técnico correto. A comissão avaliadora utilizou como critério na seleção a distribuição geográfica das propostas, buscando contar com representantes do maior número possível de países participantes (para isso era necessário ter como nota mínima 70 pontos). 

Os dois curtas realizados por crianças e adolescentes são provenientes do México. Os maiores de 18 anos vêm do México, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Equador, Brasil, Costa Rica e El Salvador. Inicialmente seriam premiados 10 vídeos na categoria 3, mas devido à alta qualidade de alguns vídeos apresentados decidiu-se estender a 14 o número total de vídeos ganhadores, somando quatro vídeos que obtiveram mais de 100 pontos na avaliação e que não haviam entrado na lista inicial porque seus países já estavam representados. 

A ampliação do número de premiados foi sugerida pela comissão avaliadora e foi aprovada na reunião do Conselho Intergovernamental que se realizou na sexta-feira passada, 18 de dezembro. Neste encontro virtual também se decidiu ampliar a premiação para o vídeo ganhador da categoria 1, por se tratar de uma criação coletiva apresentada por 11 crianças do México. Em vez de um tablet, como estava previsto inicialmente, o grupo realizador do vídeo receberá três tablets.

A Unidade Técnica do IberCultura Viva entrará em contato com as pessoas representantes das candidaturas selecionadas a fim de realizar os trâmites correspondentes para a entrega dos prêmios.

Confira a ata com o resultado final do concurso:

Informação às interessadas III – Etapa de avaliação – Concurso “Práticas comunitárias: solidariedade e cuidado coletivo”

VÍDEOS SELECIONADOS

Categoria 1 – Crianças entre 6 e 12 anos com um representante maior de 18 anos

Título do vídeo: ¡A cambiar! Agentes de cambio

Nome da pessoa autora e/ou representante da autoria: Ernesto Misael Del Rio Yañez 

País de residência: México

* Descrição do vídeo:

Videoclipe musical que retrata, nas palavras das crianças participantes do FEENL, o que significa ser um agente de mudança. Meninos e meninas transmitem sua mensagem por meio de três histórias contadas no vídeo: guiar os demais para agir de maneira correta, ajudar aqueles que se encontram vulneráveis, denunciar os atos de violência e delinquência, e o cuidado coletivo das áreas compartilhadas por uma comunidade.

Sobre a organização

Fomento a la Educación de Excelencia en Nuevo León A.C. (FEENL) é uma organização sem fins lucrativos que busca melhorar a mobilidade social e romper o círculo de vulnerabilidade em que se encontram crianças de polígonos em situação de risco e atraso social e insegurança.

O trabalho conta com um modelo de orientação e transformação enfocado em três eixos: 1) formar crianças para serem agentes de mudança, 2) fortalecer o entorno familiar dos meninos e meninas, e 3) promover o êxito no desenvolvimento acadêmico das crianças.

Uma vez que as crianças completam seu processo metodológico e contam com os conhecimentos adequados, elas realizam projetos comunitários que contribuem para melhorar a qualidade de seu entorno, incentivar a participação social e o desenvolvimento comunitário.

Categoria 2 –  Adolescentes entre 13 e 17 anos com um representante maior de 18 anos

1.Titulo do vídeo: La batalla

Nome da pessoa autora e/ou representante da autoria: Octavio Alejandro Martinez Sánchez

País de residência: México

* Descrição do vídeo:

La batalla” é um vídeo de animação em que a protagonista agradece ao pessoal de saúde, que combate uma batalha frente à Covid-19, além de convidar as crianças a permanecer em casa para baixar a probabilidade de contágio do vírus.

Categoria 3 – Pessoas maiores de 18 anos

1. Título do vídeo: Hacedoras de calle

Nome da pessoa autora e/ou representante da autoria: Chrystyan Romero Jiménez  

País de residência: México

Descrição do vídeo:

Este documentário, de autoria de Chrystyan Romero Jiménez e Pedro Tadeo Cervantes García (da produtora Video-público), mostra o trabalho de um grupo de mulheres trans que têm se organizado com outras associações para oferecer ajuda, alimentação e roupa às trabalhadoras sexuais, uma das populações mais afetadas pela pandemia de Covid-19.

2. Título do vídeo: Vientos

Nome da pessoa autora e/ou representante da autoria: Maitén Aimé Garompolo

País de residência: Argentina

Descrição do vídeo:

Breve registro do trabalho que as mulheres da Casa Vientos de Libertad realizam na oficina de poesia livre, coordenada pela assistente social Mara Victoria Vanessche desde 2018. A palavra circula, se constrói no encontro com outras e se registra sensivelmente.

A Casa “Vientos de Libertad” nasceu há três anos para acompanhar mulheres e dissidências e suas crianças, em situações de vulnerabilidade e processos diversos. Ali, trabalha-se de maneira integral e comunitária para a construção de projetos de vida includentes, baseados na responsabilidade, no empoderamento para a recuperação dos direitos violados e a solidariedade para o acompanhamento comunitário de diferentes processos e o desenvolvimento de mecanismos de autocuidado e cuidados coletivos. O espaço funciona hoje no antigo Instituto Ángel Torcuato de Alvear, no bairro Los Laureles de Luján, província de Buenos Aires, tomado em 2018 pelas mulheres e dissidências do lar temporário, depois que ficou pequena a primeira sede, cedida pelo Movimento de Trabalhadores Excluídos.

3. Título do vídeo: Bodega Solidaria Marimonjas

Nome da pessoa autora e/ou representante da autoria: Javiera Vilches Suárez 

País de residência: Chile

Descrição do vídeo:

Este trabalho audiovisual apresentado pela coletiva La Concreta une animação e compilação documental para informar de maneira didática e lúdica sobre as práticas comunitárias realizadas por vizinhos e vizinhas pertencentes à Assembleia Territorial Marimonjas (união dos morros Mariposa e Monjas, de Valparaíso, Chile) através de uma bodega solidária. 

Esta iniciativa promovida por mulheres nasceu da atual crise sanitária, com voluntárias e voluntários do setor coletando alimentos e material de limpeza por meio do aporte voluntário. Um cadastro junto a organizações funcionais e/ou juntas de vizinhos/as tem sido realizado para identificar as famílias mais vulneráveis dos morros de Valparaíso, que contemplem dentro de seu núcleo familiar a: enfermos/as com Covid, enfermos/as sem trabalho, pessoas da terceira idade, famílias com crianças. Tudo isso com o fim de fazer chegar a eles o coletado dentro de caixas. 

A coletiva artística La Concreta surgiu no fim de 2019, tomando o impulso e a inspiração das manifestações populares de outubro no Chile, com a ideia de manifestar a através do teatro e a música o acontecer nacional de uma forma lúdica e direta. Bodega Solidaria Marimonjas é uma criação de autoria coletiva realizada por Nadia Zumelzo, Flavia Salinas, Myriam Espinoza, Juan Esteban Meza, Carlos Machuca, Bruno Díaz, Marilyn Vásquez, Israel Andrés Abello e Javiera Vilches.

4. Título do vídeo: Resiliencia en tiempos de pandemia a través del arte y la cultura incluyente

Nome da pessoa autora e/ou representante da autoria: Angie Dayanna Cespedes Gonzalez

País de residência: Colômbia

Descrição do vídeo:

Na cidade de Ibagué (departamento do Tolima, Colômbia), a Fundación Artística y Cultural Talentos busca reativar a cultura e as diferentes manifestações artísticas e culturais por meio das plataformas virtuais, aportando saúde mental e física mediante estratégias includentes que permitam o fortalecimento da autoestima e a participação coletiva.

5. Título do vídeo: En La Esperanza existe esperanza 

Nome da pessoa autora e/ou representante da autoria: Frank Marvin Calderón Martínez

País de residência: Peru

Descrição do vídeo:

O vídeo mostra a prática comunitária do cuidado da área verde e seus benefícios para a saúde mental, a solidariedade e integração, o autocuidado, a segurança e  educação intergeracional da vizinhança em M. Arévalo III Etapa, na cidade de Trujillo (departamento de La Libertad, Peru) durante a pandemia, graças ao esforço constante do Comitê de Vigilância de Áreas Verdes, formado em assembleia geral com o aval do Comitê de Gestão, Progresso e Desenvolvimento.

6.Título do vídeo: Resiliente: Una mirada a la solidaridad en tiempos de Covid-19

Nome da pessoa autora e/ou representante da autoria: Alfredo Astudillo

País de residência: Equador

Descrição do vídeo:

Resiliente” nasceu com a intenção de reconhecer, visibilizar e compartilhar as boas práticas de solidariedade em tempos de Covid-19. Segundo Alfredo Astudillo, diretor da organização Fotosentidos Ecuador que realizou este vídeo com William Guijarro, seu trabalho criativo representa um ato de rebeldia frente ao esquecimento e a indiferença social. 

“Quando começamos a maquinar Resiliente, nos envolvemos no olhar e na imaginação de Mathías, que nos lembrou a importância de valorizar aqueles detalhes que fortalecem nosso entorno. Não apenas pensamos quão importante é sentir mais além do visível, também reconhecemos a necessidade de promover a solidariedade ao outro, possivelmente o mais próximo. Tem sido um trabalho demandante, com um resultado mais que satisfatório, não só pelo que se vê, mas também por tudo aquilo que guardamos em nós”, contou Astudillo na apresentação do vídeo.

7.Título do vídeo: Ancestralidade

Nome da pessoa autora e/ou representante da autoria: Takaiúna Correia da Silva

País de residência: Brasil

Descrição do video:

Na fronteira entre uma arte ancestral e comunitária nasce o curtíssimo “Ancestralidade”, construído durante o período de pandemia pela família de Justina – primeira mulher negra oficialmente liberta da escravidão brasileira. A reconstrução da narrativa feita por sua bisneta, Takaiúna, permite a coroação não só de Justina, mas das mulheres negras que antecederam a ela e das mulheres negras que chegaram depois. A força feminina que transcende espaços, tempos, territórios e que vem transmitindo saberes como o da própria construção das bonecas mostradas no vídeo, feitas por Brazimar Rodrigues, neta de Justina, hoje com 60 anos de idade. As bonecas permitem a representação dessas mulheres, num exercício de reconstrução de uma memória-história negra afro-brasileira. As imagens são de Pablo Lopes.

Takaiúna e Pablo Lopes integram o Coletivo Justina, Ponto de Cultura fundado em 2016 e que tem como prática ancestral e comunitária o exercício artístico que cabe em vários segmentos culturais. Em rede, o coletivo se articula com artistas e grupos de várias regiões brasileiras e de países da América Latina. Trabalhadoras rurais, professoras, alunos e alunas da rede escolar são alguns dos públicos que as ações do Justina impactam.

https://cutt.ly/ancestralidade

8. Título do vídeo: La luz comunitaria de una oscuridad pandémica

Nome da pessoa autora e/ou representante da autoria: Kendall Badilla Barrantes

País de residência: Costa Rica

* Descrição do vídeo:

Este vídeo demonstra como a comunidade organizada Rosister Carballo tem se solidarizado por meio da autogestão, da autonomia e das próprias redes sociais com as famílias vizinhas, de diversa composição no que diz respeito a idades, nacionalidades, estados de saúde e números de integrantes, desde as primeiras restrições sanitárias e econômicas a partir da confirmação do primeiro caso da Covid-19 na Costa Rica.

9. Título do vídeo: Smoking con máscara

Nome da pessoa autora e/ou representante da autoria: Milagro Isabel Murcia Pérez

País de residência: El Salvador

* Descrição do vídeo:

O smoking, traje masculino elegante e de seda brilhante, é comparado com uma máscara… ainda que esta não tenha etiqueta nem tamanho e deveria ser usada por todas as pessoas. Vídeo apresentado pelo coletivo Empoderando Juventudes La Libertad, de El Salvador. 

10. Título do vídeo: Ñande

Nome da pessoa autora e/ou representante da autoria: Maria Alejandra Rovira Ruiz

País de residência: Argentina

*Descrição do vídeo:

O vídeo documentário Ñande busca refletir as práticas comunitárias, a solidariedade e o cuidado coletivo das mulheres de Ñande Kuera Haitema (“Agora nós” em guarani) junto ao resto das integrantes da Asociación Civil FENA na Villa 31 BIS, na cidade de Buenos Aires, durante a pandemia de Covid-19. 

Ñande Kuera Haitema é um coletivo cultural de mulheres dentro da Villa 31 BIS. Nasceu em 2013 numa oficina de fotografia na “casa da mulher lutadora” no bairro. Finalizada a oficina, e como resultado dos vínculos estabelecidos se formou o novo coletivo cultural independente.

FENA é uma associação civil sem fins lucrativos que trabalha sobre a violência simbólica com perspectiva de gênero, com o objetivo de contribuir na eliminação da violência contra as mulheres e identidades não binárias. Desde 2018 FENA se encarrega de elaborar, implementar e coordenar a oficina semanal Ñande Kuera Haitema como um espaço de contenção e produção artístico-comunicacional para mulheres e identidades não binárias em situação de vulnerabilidade e risco de exclusão. O objetivo é exercitar um olhar crítico que permita identificar desigualdades e expressar a própria realidade através da arte.

11. Título do vídeo: Cosechando esperanza

Nome da pessoa autora e/ou representante da autoria: Aida Itadavi Martínez Pérez

País de residência: México

* Descrição do vídeo:

Uma família Mixe, Oaxaqueña elaborando hortaliças, em função do confinamento pela pandemia de Covid-19.

12. Título do video: Radio Bidón: Las voces de los amigos

Nome da pessoa autora e/ou representante da autoria: Mariela Vega

País de residência: Argentina

* Descrição do vídeo:

Rádio Bidón (Las voces de los amigos) é um programa semanal de radioteatro feito por crianças das ilhas do Delta do Paraná, na Argentina, a partir do estabelecimento da quarentena, com modalidade “não presencial”.

Os integrantes da Companhia Patata Voladora selecionam as obras e repartem os papéis; depois os atores e atrizes (em sua maioria crianças) enviam suas gravações, que posteriormente são editadas e enriquecidas com efeitos de som e músicas de artistas locais, produzindo uma sensação de proximidade tão palpável como a que querem alcançar o  Zoom, os jogos em rede e outros desses que se sucedem na comunicação.

Mariela Vega e Diego Cáceres, autores deste vídeo, fazem parte da Compañía Patata Voladora de teatro, música e tìteres, que trabalha desde 2003 percorrendo os povoados mais remotos do país e do mundo. Radicada no Delta de Tigre desde 2008, a companhia apresenta espetáculos e oficinas para toda a família em teatros, escolas, praças e espaços não convencionais, e trabalha com a comunidade realizando festivais, encontros, turnês por ilhas e radioteatros.

 

13. Título do vídeo: Respiramos

Nome da pessoa autora e/ou representante da autoria: Lina Lasso

País de residência: Argentina

Descrição do vídeo:

Neste projeto audiovisual, o coletivo Kukily propõe à diáspora afro, e a quem mais queira, a conectar-se  na experiência de uma meditação grupal. Este vídeo é uma proposta ativa para que o vejam, escutem ou sintam, convidando a somar-se à mesma ação de conexão espiritual-política que eles propõem a partir do coletivo. “Respiramos pelas vítimas de violência, policial, “cisheteropatriarcal”, contaminação climática, afecções à saúde, sentindo e reafirmando nossa vida e existência, honrando o passo de nossos ancestrais, sonhando nosso futuro”, explicam em sua apresentação.

Kukily é um coletivo artístico afrofeminista nascido em 2016 na Argentina, durante o 31º Encontro Nacional de Mulheres, realizado em Rosario. É um coletivo integrado por quatro artistas de diferentes nacionalidades e origens afrodescendentes (o que inclui Argentina, Brasil, Colômbia, Estados Unidos e Libéria): Colleen Ndemeh Fitzgerald, Jasmin Sánchez, Julia Cohen Ribeiro e Lina Lasso.

14. Título do vídeo: La vida vale la pena

Nome da pessoa autora e/ou representante da autoria: Edinson Ferley Omaña Duque

País de residência: Colômbia

* Descrição do vídeo:

La vida vale la pena baseia-se em fazer da rua um cenário cultural para tocar a emotividade em uma comunidade de Floridablanca, onde através da dança se leva uma mensagem de esperança e alegria aos habitantes de Santa Inés. Em um contexto “underground”, se dança com música do folclore colombiano ao estilo do breaking, usando como elemento uma cadeira com letras grafitadas, com ênfase na cultura hip hop como marca da organização Guerreros del Asfalto.

Guerreros del Asfalto é uma organização que nasce em um cenário “street”, em janeiro de 2017, com fins educativos, recreativos, de pesquisa, criação e circulação cultural. Além de fomentar um espaço de criação com a cultura hip hop, o coletivo atualmente trabalha em um projeto de formação denominado El Laboratorio, onde se educa crianças, adolescentes e adultos.

Participaram da realização deste vídeo: Aura Duque, Freddy Vega, Diego Molina, Andres Contreras, Sergio Bandera, Zulay Ortiz, Karen Guedez, Leidy Torres, Jose Gregorio Torres e Gustavo Torres.

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16

dez
2020

Em Notícias

Por IberCultura

Mulheres do departamento do Meta, na Colômbia, participam de capacitação em empoderamento narrativo e cultura digital

Em 16, dez 2020 | Em Notícias | Por IberCultura

Mulheres que lideram processos comunitários e culturais do departamento do Meta participam do curso virtual “Mulheres narram seu território, poder feminino no mundo digital”, realizado este mês de dezembro pelo Ministério de Cultura da Colômbia com o apoio do programa IberCultura Viva.

A formação virtual, dirigida a 25 participantes, tem o objetivo de fortalecer a capacidade de gestão de mulheres rurais e urbanas que vêm gerando processos comunitários em seus territórios, fortalecendo suas habilidades com as ferramentas digitais e a criação narrativa em distintas expressões.

A atividade se enquadra no objetivo estratégico 2 do programa IberCultura Viva, voltado para o apoio de ações de formação em gestão cultural comunitária, de gênero e políticas culturais para organizações culturais de base comunitária e povos originários em nível nacional e regional.

O processo formativo começou no dia 28 de novembro e termina na terça-feira, 22 de dezembro, continuando com a etapa de edição do curso como memória audiovisual e de conteúdos da experiência de impacto comunitário com enfoque de gênero.   

“Mulheres narram seu território, poder feminino no mundo digital” tem como docentes Oscar Pardo e Nathalia Daza, do coletivo de comunicações DIDAX. O designer de módulos educativos e peças gráficas é Michael Hernández, e os produtos audiovisuais estão a cargo de Rodrigo Cuervo.

15

dez
2020

Em Destaque
EDITAIS
Notícias

Por IberCultura

Conheça as 14 propostas selecionadas no concurso “Sabores migrantes comunitários”

Em 15, dez 2020 | Em Destaque, EDITAIS, Notícias | Por IberCultura

Os programas de cooperação IberCultura Viva, Iber-Rutas e Ibercocinas e a Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB) anunciaram nesta terça-feira, 15 de dezembro, as 14 propostas selecionadas no concurso “Sabores migrantes comunitários”. As pessoas ganhadoras receberão um certificado de reconhecimento como ¨Boa Prática de Cozinha Migrante Comunitária Ibero-americana¨ e um apoio de 500 dólares cada.

O concurso foi lançado em 20 de julho com o objetivo de premiar vídeos sobre práticas culinárias de cozinheiras e cozinheiros migrantes com impacto em suas comunidades. Interessava especialmente ressaltar como cozinheiras e cozinheiros migrantes contribuem, através de suas receitas, para encontrar soluções comunitárias diante da crise derivada da pandemia de Covid-19. 

As propostas deveriam ser enviadas em formato de vídeo, com até 5 minutos de duração, com uma apresentação, uma descrição da prática culinária e das estratégias adotadas para sua realização, uma descrição de seu impacto na comunidade de acolhida, e uma perspectiva de futuro em relação à iniciativa ou prática culinária.

As inscrições estiveram abertas na plataforma Mapa IberCultura Viva entre 20 de julho e 30 de outubro de 2020. Trinta pessoas migrantes que residem na Argentina (17), no Chile (2), na Colômbia (5), no Equador (3), na Espanha (1), nos Estados Unidos (1) e no Peru (1) enviaram suas postulações. 

A seleção seguiu alguns critérios presentes no regulamento, como a representatividade da preparação para a comunidade de origem; a experiência de inserção na comunidade receptora; a geração de conhecimentos e práticas tradicionais e criativas impulsionadas por cozinheiras e cozinheiros migrantes; o impacto direto na segurança alimentar, e as estratégias para divulgar os conhecimentos culinários e/ou a construção de um legado culinário para novas gerações com consciência de sua cultura diversa. Também se privilegiou a diversidade cultural das propostas.

 

Iniciativa conjunta

Este foi o segundo concurso apresentado em conjunto por IberCultura Viva, Iber-Rutas, Ibercocinas e a Secretaria Geral Ibero-americana. Em 3 de abril de 2019, com a intenção de dar visibilidade às experiências de interculturalidade que se dão entre comunidades migrantes através da cozinha tradicional, os programas de cooperação lançaram com o apoio da SEGIB o concurso “Sabor à Ibero-América”. Dez histórias de receitas culinárias tradicionais das comunidades migrantes da região ibero-americana foram premiadas com 500 dólares cada. Além das 10 ganhadoras, foram concedidas quatro menções honrosas (sem prêmios em dinheiro) a postulações que não se ajustavam aos requisitos de premiação por não se tratarem de pessoas migrantes, mas que apresentavam nas receitas as histórias de migração de seus ancestrais. 

Confira a ata com o resultado do concurso: 

Informação às Interessadas II:   Etapa de Seleção – Concurso Sabores Migrantes Comunitários

A seguir apresentamos a descrição das 14 propostas selecionadas, segundo as pessoas postulantes, e os links dos vídeos. 

Proposta: APTHAPI: una olla popular migrante

Nome: Giovana Suárez Mejia

País de residência: Argentina

País de origem: Bolívia

* Descrição da iniciativa:

“‘Apthapi’ nació como un emprendimiento de comida típica boliviana para compartir nuestros orígenes. Con la llegada de la pandemia y la crisis social y sanitaria que trajo aparejado el COVID19, Apthapi se convirtió en una olla popular migrante que asiste cada sábado a 540 personas, de las cuales la mitad son argentinas y, la otra mitad, familias migrantes de distintos países iberoamericanos. La olla se sostiene con nuestro aporte solidario pero también con el de vecinas y vecinos del barrio y con el de las y los compañeros y compañeras de la Biblioteca Popular Arturo Jauretche que prestan el espacio. Entre todos y todas, quienes dan y quienes reciben, generamos un espacio de diálogo intercultural en el que aprendemos día a día.”

Proposta: Sancocho Cultural-Herencia Afro en Moravia

Nome: Sara Gabriela Vega Escobar

País de residência: Colômbia

País de origem: México

* Descrição da iniciativa:

“El barrio Moravia, en la ciudad de Medellín, es un territorio receptor de migraciones de distintas partes del país debido al conflicto armado colombiano desde los años 70. La gran población afro que se encuentra en el territorio ha traído allí su historia sociocultural consigo, que ha permeado la vida del barrio convirtiéndose en un referente de inspiración que evidenciado en su cocina, nos da cuenta desde la sabrosura de resiliencia, empoderamiento y construcción de medios de vida dignos que impactan a toda la comunidad”.

Proposta: Cocina con +AMOR

Nome: Amalia Gallardo

País de residência: Equador

País de origem: Venezuela

* Descrição da iniciativa:

“Mamá y esposa migrante venezolana, vivo actualmente en Quito. Soy parte del proyecto social Las Reinas Pepiadas. Quiero compartir con ustedes el trabajo que he venido haciendo para generar inclusión social a través de la gastronomía, creamos puentes conectores entre la comunidad migrante y la comunidad de acogida”.

Proposta: Comedor Unidas por un Futuro – MTE

Nome: Roxana Jackelyn Quispe Polo

País de residência: Argentina

País de origem: Peru

 * Descrição da iniciativa:

“El comedor Unidas por un Futuro inició en abril del 2020 en el marco de la necesidad que produjo el aislamiento social preventivo y obligatorio, y la imposibilidad de salir a trabajar para aquellos que vivimos de lo ganado en el día. Surge a partir de experiencias previas de talleres de niños y cooperativas de trabajo, con el apoyo del Movimiento de Trabajadores Excluidos. Recuperamos los sabores peruanos para garantizar la alimentación para todxs”.

Proposta: Yerbamenta

Nome: Oriana Camlei Bastidas Borges

País de residência: Colômbia

País de origem: Venezuela

* Descrição da iniciativa:

“Es un proyecto de cocina que se propone producir alimentos sanos impulsando una huerta comunitaria urbana en la ciudad de Bogotá junto con los niños y padres del jardín artesemillas y en la Vereda Victoria Alta del municipio Silvania Cundinamarca. Los productos que elaboro son vegetarianos, inspirados en los sabores y en la cocina tradicional venezolana, llevando al paladar colombiano alimentos saludables más sabor venezolano”.

Proposta: LaTropikitchen

Nome: Stephany Jaramillo

País de residência: Estados Unidos

País de origem: Colômbia

** Descrição da iniciativa:

“A través de su proyecto La TropiKitchen, Stephanie Bonnin elabora comida colombiana artesanal y la vende desde su apartamento en Bushwick, Brooklyn. Antes de COVID-19, Stephanie organizaba eventos emergentes y cenas, pero desde el comienzo de la pandemia, vendió sus arepas, enyucados, bollos, pasteles y más directamente desde la ventana de su habitación. Stephanie viaja por toda Colombia para aprender de las mujeres locales sobre las diversas historias culinarias de su país, desde los Andes hasta el Amazonas y las principales ciudades, luego lleva este conocimiento a Nueva York”.

Proposta: Kuña tembi’uapoha

Nome: Lucila Presa

País de residência: Argentina

País de origem: Paraguai

* Descrição da iniciativa:

“El video cuenta un día de trabajo de tres cocineras migrantes de origen paraguayo que combinan sabores de sus pagos con los de Argentina compartiendo sus saberes y tradiciones con mucho esfuerzo y amor en El Meren. Este espacio llamado cariñosamente ‘El mere’ es el Centro Cultural Lxs Amigxs, una organización comunitaria que durante la pandemia alimenta solidariamente a 300 vecinxs todos los días en el Barrio Sarmiento, San Martín, Provincia de Buenos Aires, Argentina. 

Para llevar adelante este video se conformó un equipo de trabajo de mujeres integrado por la productora comunitaria denominada ‘Contala como quieras’, que surge de la experiencia de trabajo del Centro Cultural y Deportivo los Amigos del Barrio Sarmiento. El rodaje fue realizado con celulares de las cocineras que también participan de la actividad audiovisual del espacio”. (…) Para más información: www.facebook.com/merendero.villasarmiento.

Proposta: Arepas Caribeñas

Nome: Adriana Bohorquez

País de residência: Argentina

País de origem: Colômbia

* * Descrição da iniciativa:

“Soy Yeni Adriana Bohórquez, nací en Fusagasugá (Cundinamarca, Colombia), y actualmente vivo en San Carlos de Bariloche, en la Patagonia Argentina. Preparo deliciosas arepas, producto ancestral a base de maíz, lo cual aprendí a preparar por medio de mi abuela, que vivía en el campo y cultivaba muchos productos, entre ellos el maíz. Tuve la oportunidad de ver el precioso proceso desde el trabajo de la tierra hasta llevar a la mesa unas deliciosas arepas. Existen empresas dedicadas a hacer la harina y también las arepas Al moverme a esta ciudad y ver que no conseguía la harina, saqué de mi baúl de recuerdos las enseñanzas de mi abuela, traje la herramienta esencial para preparar la masa (molino de granos) y empecé hacer mis arepas. Y de boca a boca las personas la fueron conociendo, y así fui comenzando a vender mi producto. (…) La acogida en la comunidad ha sido maravillosa”.

Proposta: Olla Común Sin Fronteras

Nome: Rosa Alexandra Gutiérrez Quintero

País de residência: Chile

País de origem: Colômbia

* * Descrição da iniciativa:

“Somos una familia colombiana viviendo en Chile. Vendemos platos colombianos, chilenos y una mezcla de platos chilenos con sabor colombiano, agregando sabores y elementos que no son comúnmente vistos en la comida local. Desde el comienzo de la pandemia por el COVID-19, hemos comenzado a realizar una olla común, la cual se enfoca en la elaboración de almuerzos para todas las personas que actualmente están teniendo problemas para acceder a algo tan básico y necesario como la alimentación, y entregándoles estos platos sin costo alguno para que puedan alimentarse ellos y sus familias. 

Esta olla común actualmente entrega 120 almuerzos diarios a una población compuesta de adultos mayores, migrantes que se encuentran sin lugar de estadía en plena pandemia y personas en situación de calle, para quienes la pandemia ha producido un abandono aún más latente que en su vulnerabilidad habitual. (…)  

Los platos preparados en la olla son platos chilenos como pastas y legumbres, pero también incorporamos elementos colombianos en los sabores, preparaciones, etc. Y también preparaciones colombianas, como el empedrado de arroz con frijoles, chaufas colombianas, bandejas paisas, entre otras. La forma de adquisición de insumos para la olla común es a través de donaciones y en su mayoría, de fondos propios”.

Proposta: Sabores migrantes, sopa de maní

Nome: Claudio Inocencio Chavez Castillo

País de residência: Argentina

País de origem: Bolívia.

* * Descrição da iniciativa:

“Realizamos un plato típico de nuestra cultura chapaca. Soy de Bolivia, de la región de Tarija, y resido en Buenos Aires desde hace siete años. Formo parte de la Unión de Trabajadores de la Tierra, ya que soy agricultor de la zona de Batán, BsAs, Argentina. En contexto de Covid, y pese al aislamiento social y obligatorio, hemos podido ayudar con donaciones de alimentos a los sectores más vulnerables de nuestra comunidad, a través de la UTT. Esperamos sea de su agrado este alimento que preparamos de forma tradicional. El documental fue filmado por el maestro Pablo Di Iorio, con el apoyo de la Organización MAR, asociación civil de la ciudad de Mar del Plata”.

Proposta: Arepas con color y sabor

Nome: Leilany Estrada

País de residência: Argentina

País de origem: Venezuela

* * Descrição da iniciativa:

“Arepas de color y sabor combina la receta de tradición venezolana con productos accesibles en Argentina. La conexión intercultural permite compartir un alimento creado con base de harina de maíz con verduras y hortalizas que las dotan de colores naturales brindando un sabor único, especial y lleno de significado. Siendo un alimento predilecto para compartir en desayuno, almuerzos o cenas con amigos y familia”.

Proposta: Proyecto DDHH de las Migrantes Latinoamericanas de Estación Museo General Rodríguez

Nome: Carlos Eloy Reyes Mallqui

País de residência: Argentina

País de origem: Peru

* * Descrição da iniciativa:

“General Rodríguez es un municipio de la provincia de Buenos Aires, Argentina, que ha recibido oleadas de inmigrantes latinoamericanas, de Paraguay, Bolivia y Perú, que se han incorporado al trabajo de nuestra ciudad, colaborando con su crecimiento y llevando a cabo proyectos sociales de desarrollo personal y de la comunidad. (…) El video enviado representa la iniciativa comunitaria que se gestó alrededor del proyecto, que comenzó a desarrollarse a mitad del año 2019. 

En esta difícil etapa de pandemia que estamos atravesando, las mujeres debieron recurrir a celulares, para registrar y divulgar sus conocimientos culinarios, a otras mujeres y a las nuevas generaciones, mediante videos y fotografías, que dieron a conocer los ingredientes que utilizan en sus comidas y explicando cómo prepararlas. Creamos una comunidad de Whatsapp para compartir las recetas y desde allí se viralizaron, y conformaron una red, que no para de crecer. “Estación Museo General Rodríguez“, además, cuenta con un Facebook con 4.900 amigos, donde también publicamos las recetas. De esta manera, a pesar de los impedimentos que no nos permiten juntar alrededor de una mesa, a las mujeres que están activamente colaborando con el proyecto, logramos estrechar lazos a la distancia mediante un objetivo en común, con gran alcance comunitario”.

Proposta: Sabor, Sazón y Calor Cubano

Nome: Catalina Bosch Carcuro

País de residência: Chile

País de origem: Cuba

* Descrição da iniciativa:

“En el año 2015 formé parte de la creación de un grupo de personas de nacionalidad cubana en la Parroquia Latinoamericana de Santiago de Chile. Su objetivo es reunir a nuestra comunidad en Chile y difundir la riqueza de nuestra cultura. (…) Nuestra comunidad se autofinancia a través de lo que se recauda con la venta de alimentos, rifas, souvenirs de Cuba y otros. La Parroquia Latinoamericana nos brinda un espacio para las reuniones y actividades de nuestro grupo. En muchas de ellas instalamos stand donde vendemos nuestros platos típicos, dulces y jugos con frutas propias del Caribe. Para esas ocasiones me esmero en preparar lo que distingue a nuestra gastronomía y fiestas. 

También al momento de ayudar a los compatriotas que están en albergue, casas de acogida o pasando situaciones difíciles, producto de lo complejo de la migración, ponemos lo mejor de nuestra cultura culinaria para hacerlos sentir mejor. Croquetas, bocaditos, ensalada fría, un rico cake, jugos de mango y tamarindo, para terminar con un buen café cubano resulta un verdadero festejo que alegra el alma y el cuerpo, aún en momentos muy dolorosos para ellos. A pesar de estar lejos de nuestra tierra seguimos recordando nuestro Sabor, Sazón y Calor Cubano, ese que nos une, motiva y fortalece cada vez más”.

Proposta: La Quinta Cocina. Receta criolla: Moro de Guandules con Pollo y Champiñones

Nome: Yennifer Del Rosario

País de residência: Espanha

País de origem: República Dominicana

* * Descrição da iniciativa:
He cocinado una receta criolla en la que intervienen los modos y maneras de cocinar e incluso ingredientes de la cocina española que estoy practicando aquí en Madrid en una escuela de hostelería. Con esta escuela he participado también como voluntaria cocinando en plena crisis de la pandemia y quería aprovechar para dar a conocer mi historia, mi plato y el proyecto. Espero que les guste”.[:]

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26

nov
2020

Em Notícias

Por IberCultura

No Chile, organizações culturais comunitárias da região de Tarapacá se reúnem para um balanço anual 

Em 26, nov 2020 | Em Notícias | Por IberCultura

Os encontros comunais online na Região de Tarapacá, no Chile — organizados pelo Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio do Chile, através do programa Red Cultura —, foram a ocasião indicada para apresentar as cápsulas audiovisuais que recolhem depoimentos de integrantes de Organizações Culturais Comunitárias (OCC) de Huara, Pozo Almonte, Pica, Alto Hospicio e Iquique. Os vídeos mostraram o que essas organizações desenvolveram durante este ano e ao longo de suas trajetórias, emocionando os participantes, que pela primeira vez puderam ver o resultado final do trabalho realizado em equipe. 

“Essas agrupações puderam contar algumas das coisas que realizam em suas comunas e mostrar o aporte que são para a região. É justamente disso que se trata esta iniciativa, de que exista um trabalho onde todas as organizações, com suas respectivas especialidades, somem experiências e esforços para difundir a cultura no território”, afirmou a secretária regional ministerial (Seremi) das Culturas, das Artes e do Patrimônio de Tarapacá, Laura Díaz.

O material audiovisual foi reunido durante o Plano Regional de Formação em Gestão Cultural e Sustentabilidade — entre setembro e os primeiros dias deste mês —, quando os integrantes das OCC, junto a uma equipe de produção, criaram os roteiros e gravaram as cápsulas, que permitem mostrar o trabalho feito a favor da promoção e da preservação cultural. Os vídeos serão publicados em breve no Repositório Digital do Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio.

Avaliação e georreferenciamento

Durante os encontros, as pessoas participantes também puderam avaliar as instâncias formativas do programa Red Cultura na região, assim como realizar o levantamento de informação para a elaboração de uma cartografia cultural regional, tanto das OCC que participam do programa como de espaços culturais que conformam a rede regional e os municípios que contam com departamentos de Cultura e têm um Plano Municipal de Cultura (PMC) atualizado.

Em cada um dos encontros virtuais, membros dessas organizações fizeram parte da consulta que uma equipe de profissionais desenvolve para elaborar a georreferenciação e cartografia dos agentes culturais da região. Foi assim que o estudo permitiu guiar os participantes na identificação dos ativos culturais de cada comuna, os quais, após ser submetidos a votação, foram georreferenciados.

As Organizações Culturais Comunitárias participantes se caracterizam não apenas por reunir pessoas de distintos grupos etários, mas também por se tratarem de agrupações de cidadãos migrantes com ativa participação na região.

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26

nov
2020

Em Notícias

Por IberCultura

Terceira jornada UNESCO San Luís: três vídeos-diálogos para a reflexão coletiva e o intercâmbio

Em 26, nov 2020 | Em Notícias | Por IberCultura

A Direção de Cultura do Governo Municipal de San Luis Potosí (México) impulsiona desde 2019 a construção coletiva de um marco de garantias locais em matéria de cultura e direitos humanos: a Carta da Cidade pelos Direitos Culturais. A iniciativa, desenvolvida em conjunto com a Representação da UNESCO no México e a Comissão Estatal de Direitos Humanos, foi relançada este semestre em um novo formato, com algumas atividades virtuais e outras presenciais. Três delas se realizaram entre 29 de setembro e 1º de outubro como um ciclo de “vídeo-diálogos” online e ao vivo.

Nesses encontros virtuais, além de debater o tema proposto para o conversatório antes da emergência sanitária (“Direitos culturais e fomento à criatividade”) e pensar em possíveis conteúdos da Carta da Cidade de San Luis Potosí, as pessoas participantes foram convidadas a reflexionar sobre temas vinculados à crise derivada da pandemia de Covid-19, como a recuperação afetiva e a ocupação criativa do espaço público e dos territórios, e os desafios atualmente enfrentados pelas/os trabalhadoras/es da cultura.

As jornadas UNESCO San Luís começaram em 7 de dezembro de 2019 com um encontro sobre “Direitos culturais e equidade territorial” na Universidade Autónoma de San Luís Potosí (UASLP). O segundo encontro, com o tema “Democracia cultural e direitos culturais”, foi em 1º de fevereiro no Colégio de San Luis. O terceiro conversatório, previsto para 28 de março, foi suspenso pela emergência sanitária e acabou se realizando seis meses depois, de maneira virtual, com três sessões de duas horas transmitidas por Facebook entre 29 de setembro e 1º de outubro. Duas dessas jornadas entraram na lista de atividades anexas do 4º Encontro de Redes IberCultura Viva.

 

Novas formas de articulação

Na abertura do ciclo de vídeo-diálogos, em 29 de setembro, Cecilia Padrón, diretora de Cultura de San Luis Potosí, lembrou que, em resposta às medidas de saúde pública e segurança sanitária, as instâncias culturais têm tido que imaginar novos formatos de trabalho e articulação, o que levou à criação de um modelo híbrido (digital/presencial) para levar a cabo os encontros UNESCO San Luis que haviam ficado pendentes.

Ao definir esses conversatórios como “espaços que motivam a reflexão coletiva mediante a exposição de casos, apostas e práticas de pessoas e especialistas de distintas esferas, disciplinas, territórios e realidades”, a diretora de Cultura ressaltou que o primeiro vídeo-diálogo foi pensado como um espaço para provocar reflexões sobre as frentes de atuação, recuperação e resistência ante os efeitos vinculados à emergência por Covid-19, das/dos trabalhadores da cultura, particularmente aqueles que encontram na prática artística seu campo de desempenho profissional.

 

Frédéric Vacheron, representante da UNESCO no México, também presente na abertura do encontro virtual, destacou a importância de seguir com este exercício de cooperação multilateral promovido pela capital potosina. “Sabemos que o setor de cultura foi o mais impactado (pela emergência sanitária), mas também é o setor que tem dado uma resposta imediata aos cidadãos. Sem a cultura, sem a criatividade, a pandemia teria sido muito mais difícil e a recuperação também. Temos que apoiar o setor criativo e fomentar os direitos culturais, posicioná-los melhor no novo modelo de desenvolvimento que se propõe para o país”, afirmou.

Nancy Puente, diretora do Sistema DIF (Desenvolvimento Integral da Família) da cidade de San Luis Potosí, falou em nome do prefeito Xavier Nava Palacios sobre a aposta de colocar a cultura no centro da política pública, tal e como outros territórios mexicanos têm feito, como Zapopan (Jalisco), Mérida (Yucatán) e a Cidade de México. “No contexto da nova normalidade, celebramos este encontro, pois reconhecemos as múltiplas afetações que o setor cultural tem vivido, e temos muito claro que a cultura e as artes tiveram um papel importantíssimo no período de confinamento”, observou.

 

Uma recapitulação das jornadas

Gerardo Padilla, secretário técnico da iniciativa UNESCO San Luis, fez uma contextualização do processo de elaboração da Carta da Cidade pelos Direitos Culturais, que desde 2019 tem significado um processo de participação social, planejamento participativo e cooperação multilateral. Em sua recapitulação das duas jornadas anteriores, ele destacou a participação de 282 agentes culturais nos conversatórios e nas 15 mesas de trabalho, assim como o recebimento de 69 propostas para a ação cultural local. Também lembrou que 262 pessoas acompanharam o Ciclo de Cidades de maneira online, nos encontros virtuais iniciados em 27 de agosto com a experiência de Zapopan.

“Incorporamos um novo componente para dialogar com cidades que já têm um caminho percorrido sobre a defesa, a promoção e a garantia dos direitos culturais em seus respectivos territórios”, contou Padilla. “Neste momento dialogamos com a Cidade do México, Zapopan, Mérida e Roma, cidades que identificaram a importância de promover os direitos culturais em nível local, para que não pareçam distantes das pessoas, assentados somente em documentos internacionais, mas que sejam também ferramentas locais, que possam ser utilizadas em nível barrial entre vizinhas e vizinhas, artistas e promotores do território”.

 

Padilla explicou que a pandemia, e a consequente necessidade de repensar o processo, incitou o relançamento de UNESCO San Luis este semestre, a partir da articulação que a Direção de Cultura do Governo Municipal já vinha realizando com a Comissão Estatal de Direitos Humanos de San Luis Potosí, o Escritório da UNESCO no México, a campanha My World México e o programa IberCultura Viva. 

Na reprogramação, o ciclo de encontros presenciais com oito grupos focais “Miradas desde la Diversidad”, que estava previsto para abril e maio de 2020, passou para este fim de ano, acompanhando o ciclo de vídeo-diálogos e terminando em dezembro.  Essas sessões têm o propósito de integrar às mesas de trabalho pessoas, comunidades e grupos de atenção prioritária ou em situação de vulnerabilidade: crianças e adolescentes, juventudes, mulheres, povos originários, pessoas migrantes, comunidade LGBT+, adultos acima de 65 anos e pessoas com deficiência. “São grupos que tornam diversa a nossa cidade e que têm muito a aportar no processo”, afirmou o secretário técnico de UNESCO San Luís.

 

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17

nov
2020

Em EDITAIS
Notícias

Por IberCultura

47 candidaturas foram habilitadas no concurso “Práticas comunitárias: solidariedade e cuidado coletivo”

Em 17, nov 2020 | Em EDITAIS, Notícias | Por IberCultura

(Foto: La Combi-arte rodante)

O programa IberCultura Viva recebeu 67 inscrições para o concurso de vídeo “Práticas comunitárias: solidariedade e cuidado coletivo” durante o período em que as inscrições estiveram abertas, entre 24 de julho e 30 de outubro. Desse total, 47 candidaturas foram consideradas habilitadas e continuarão no processo de avaliação do concurso. O prazo para apresentação de recursos foi aberto na terça-feira 17 e encerrado na quinta-feira, 19 de novembro.

Quase todas as propostas habilitadas foram apresentadas na categoria 3, destinada a maiores de 18 anos, e são provenientes de 10 países membros do IberCultura Viva: Argentina (8), Brasil (3), Chile (2), Colômbia (12), Costa Rica (1), Equador (2), El Salvador (1), México (11), Peru (2) e Uruguai (2). As pessoas realizadoras desses 44 vídeos concorrem a 10 prêmios de 500 dólares cada. As duas categorias voltadas para crianças e adolescentes, que receberão tablets como prêmio, tiveram três candidaturas habilitadas, todas do México.

O processo de seleção

O concurso “Práticas comunitárias: solidariedade e cuidado coletivo” é uma iniciativa do programa IberCultura Viva realizada em colaboração com a Secretaria de Cultura do Governo do México e com a Direção de Artes do Ministério de Cultura do Peru. Seu objetivo é reconhecer, dar visibilidade e compartilhar as boas práticas de solidariedade e cuidado coletivo realizadas por pessoas e comunidades de suas localidades nestes tempos de Covid-19. 

Na fase de habilitação, a Unidade Técnica verifica o cumprimento da documentação exigida no regulamento do concurso. A avaliação dos vídeos é realizada na etapa seguinte, por uma comissão integrada por representantes dos países membros do programa e que se reserva o direito de desclassificar os vídeos que considere não corresponderem ao tema da convocatória. 

Os vídeos concorrentes devem abordar práticas comunitárias relacionadas com saúde física e mental; economias solidárias; prevenção, atendimento e reparação de danos em casos de violência; educação; soberania alimentar; segurança durante a mobilidade; vida cultural; ajuda humanitária a indivíduos ou grupos que foram histórica e sistematicamente excluídos; aprendizagem e conhecimentos adquiridos em outras emergências; autocuidado que leva ao cuidado coletivo. Os curtas devem ter entre 1 e 3 minutos de duração. 

Os critérios de avaliação incluem a relevância do vídeo para o propósito da convocatória, o desenvolvimento de pelo menos um dos conceitos norteadores (gênero, perspectivas intersetoriais e intergeracionais, entre outros), habilidades de comunicação e o desempenho técnico correto (trilha de áudio claro, créditos completos, etc.). Receberão maior pontuação aqueles cuja criação, produção e/ou edição tenham sido desenvolvidas de forma coletiva, comunitária e participativa.  

Além de pontuar os vídeos apresentados de acordo com os requisitos estabelecidos no regulamento, a comissão avaliadora terá como critério que haja distribuição geográfica das propostas selecionadas, desde que existam projetos que obtenham a nota mínima de 70 pontos. O resultado final será publicado antes de 31 de dezembro de 2020.

 

(*) Texto atualizado em 24 de novembro, após o prazo e a análise de recursos

 

Confira a lista de candidaturas habilitadas e não habilitadas

Leia o regulamento do concurso

 

 

 

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