Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

10

ago
2021

Em Notícias

Gestores culturais do Brasil e do Peru compartilham experiências com organizações comunitárias do Chile

Em 10, ago 2021 | Em Notícias |

Sob a premissa de conhecer novas experiências e promover o intercâmbio cultural entre agentes de outras latitudes, a Mesa Regional de Organizações Culturais Comunitárias (OCC) de Coquimbo, no Chile – realizada pelo programa Red Cultura, do Ministério das Culturas, Artes e Patrimônio –, teve a oportunidade de compartilhar experiências virtualmente com representantes da gestão cultural territorial latino-americana.

Um dos convidados foi Alexandre Santini, gestor cultural, dramaturgo e professor de Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense, que falou sobre as políticas culturais locais do Brasil e os respectivos desafios dos tempos de pandemia. A outra apresentação ficou a cargo da companhia Vichama Teatro, cujos representantes discutiram detalhes de seus 38 anos de experiência trabalhando para gerar tecido social e pesquisa teatral em Villa El Salvador, na região metropolitana de Lima, no Peru.

Santini explicou que “é sempre muito interessante compartilhar experiências de gestão de políticas culturais de base comunitária, principalmente quando o objetivo é contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de organizações culturais comunitárias, como foi o caso desta conversa com agentes e gestores da Região de Coquimbo no Chile”.

Já o seremi (secretário ministerial regional) Francisco Varas disse que para o Ministério das Culturas é fundamental dotar as organizações comunitárias de recursos, ferramentas e experiências para o crescimento e o desenvolvimento do trabalho que realizam permanentemente com as comunidades. “Essa troca de experiências é vital para fortalecer o trabalho dos nossos vizinhos em matéria de gestão cultural, por isso estamos muito felizes com este espaço de crescimento e retroalimentação”, ressaltou.

Marcelo Saavedra, gestor cultural e diretor do espaço Molinos de Artes (Coquimbo), afirmou que é indispensável conhecer outras experiências, não porque sejam melhores ou piores, mas porque é fundamental trocar pontos de vista sobre a gestão cultural da comunidade. “Agradecemos à Red Cultura e a Seremi de las Culturas por gerarem esses espaços, pois assim podemos criar uma cultura mais viva e participativa em nossos territórios”, comentou.

Também participaram do encontro as seguintes organizações culturais comunitárias: Centro Cultural Vive Guanaqueros, Gestores del Choapa (Los Vilos), Colectivo de Artes Integradas Literario Kail (Los Vilos), Agrupación Cultural Margot Loyola (Tierras Blancas, Coquimbo) e Radio Comunitaria MinixFM (Diaguitas, Vicuña). A experiência se soma ao encontro online que a Mesa Regional do OCC realizou no mês passado com Ana Cachimuel, gestora cultural e representante da Associação de Mulheres Indígenas SinchiWarmi Kuna, do Equador.

Fonte: Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio

Tags | , ,