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“Memórias Vivas”: IberCultura Viva concederá bolsas para seminário sobre arquivos e museus comunitários
O programa IberCultura Viva concederá 100 bolsas para o Seminário Intensivo “Memórias Vivas: Arquivos e museus comunitários”, que será realizado de 30 de outubro a 4 de dezembro de 2021, em formato virtual, em conjunto com a área de Mobilização do Conhecimento do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso). As pessoas interessadas devem se inscrever na plataforma Mapa IberCultura Viva até o dia 15 de outubro.
Este seminário é uma proposta de formação dirigida a representantes de organizações culturais comunitárias dos países ibero-americanos. Tem como objetivo fornecer ferramentas para a constituição de arquivos e projetos museais comunitários, contribuindo para a partilha de conhecimentos e saberes, práticas e experiências, pesquisas e reflexões.
Os encontros virtuais serão aos sábados e terão duração de três horas. Serão seis aulas no total: duas aulas teóricas e quatro de apresentação e transferência de experiências e tecnologias sociais desenvolvidas nos últimos 20 anos. Os fundamentos teóricos estarão ancorados principalmente em autores latino-americanos, e uma extensa documentação será compartilhada, incluindo material audiovisual, fotografias, textos, bibliografias e links. Estão previstas apresentações de experiências do Brasil, México, Colômbia, Chile, Paraguai e Espanha.
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Quem coordena
A coordenação pedagógica está a cargo de Mário Chagas (Brasil), profissional com larga experiência no campo da museologia e da museografia, com ênfase na museologia social, nos museus sociais e comunitários, na educação museal e nas práticas sociais de memória, política cultural e patrimônio.
Poeta, museólogo, mestre em Memória Social e doutor em Ciências Sociais, Mario de Souza Chagas ́foi um dos responsáveis pela Política Nacional de Museus e um dos criadores do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), do Cadastro Nacional de Museus (CNM), do Programa Pontos de Memória, do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM) e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Foi também fundador da Revista Brasileira de Museus e Museologia (MUSAS) e criador do Programa Editorial do IBRAM. Atualmente é diretor do Museu da República no Rio de Janeiro.
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Quem pode participar
A convocatória é dirigida a representantes de organizações culturais comunitárias (OCC) de países ibero-americanos (*). Das 100 bolsas disponíveis, ⅔ serão destinadas a pessoas dos 11 países membros do IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai. Os demais ⅓ serão distribuídos entre os candidatos dos outros 11 países da Conferência Ibero-americana: Andorra, Bolívia, Cuba, República Dominicana, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Portugal e Venezuela.
Podem participar representantes de OCCs e representantes de povos originários, indígenas e afrodescendentes. No caso do Brasil, somente podem participar representantes de OCCs certificados como Pontos de Cultura e com cadastro atualizado na plataforma Rede Cultura Viva. No caso do Equador, é preciso estar inscrito no Cadastro Único de Artistas e Gestores Culturais (RUAC). No caso do México, só podem participar representantes de OCCs inscritas no Registro Nacional de Espaços, Práticas e Agentes Culturais (TELAR).
A seleção buscará contemplar a diversidade temática e a localização territorial entre as OCCs participantes de cada país. Pelo menos 50% das pessoas selecionadas devem ser mulheres. A intenção é que pelo menos 30% das vagas sejam destinadas a representantes de povos indígenas e afrodescendentes.
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(*) Texto atualizado em 8 de outubro de 2021, após a ampliação do prazo de inscrições
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Confira o regulamento: https://bit.ly/3m8TbMv
Onde se inscrever: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/188/
Como se cadastrar na plataforma Mapa IberCultura Viva
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Perguntas frequentes
Como iniciar a inscrição?
Para se inscrever em um edital do programa, é necessário primeiro se cadastrar como agente cultural no Mapa IberCultura Viva. Esta plataforma permite o registro de dois tipos de agentes: individuais e coletivos. Por agentes individuais entendemos indivíduos, e por agentes coletivos, organizações culturais comunitárias, entidades, povos indígenas, coletivos, grupos e instituições. Neste concurso, é obrigatório o registro do perfil de agente individual (a pessoa física que será responsável pela inscrição).
Atenção: O sistema só aceita registros de agentes individuais para os editais e concursos. Caso o perfil do candidato esteja registrado como “agente coletivo”, é necessário alterá-lo para “individual” para que o seu nome seja encontrado no campo de busca da página inicial do concurso.
(Aqui está um guia que pode ajudar no registro na plataforma: http://iberculturaviva.org/manual/?lang=es)
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Se o candidato participou de outro edital do IberCultura Viva por meio desta plataforma, ele deve se registrar novamente como agente?
Não. Pessoas que já participaram de algum edital do programa publicado no Mapa IberCultura Viva ou já preencheram o perfil nesta plataforma não precisam se cadastrar novamente como agentes; só precisam inserir o nome no campo de busca para iniciar a inscrição.
O campo “Registrar” na página inicial do Mapa IberCultura Viva é usado apenas pela primeira vez. Nas seguintes vezes é necessário ir em “Ingresar” para acessar o seu perfil. (Será necessário clicar em “Editar” para acessar / alterar os dados cadastrais.)
Atenção: lembre-se que existem duas etapas para se inscrever na convocatória: 1) preencher o registro de agente individual no Mapa IberCultura Viva (se você já participou de outros editais do programa, deve usar o mesmo registro); 2) preencher o formulário de inscrição do seminário.
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Uma vez concluído o cadastro como agente, onde encontro o formulário de inscrição do edital?
Quando você tiver um perfil de agente cadastrado, clique em “Editais” (no alto da tela) e procure o arquivo que aparece com o título “Seminario Intensivo ‘Memorias Vivas. Archivos y Museos Comunitarios” CLACSO-IberCultura Viva 2021’”.
Para iniciar a inscrição, clique no campo de busca, localize o nome da pessoa responsável (seu perfil de agente previamente registrado) e selecione “Realizar inscrição“. O formulário aparecerá em seguida, primeiro em espanhol e depois em português.
O sistema gera um “número de inscrição”, que deve ser fornecido sempre que você entrar em contato com o programa IberCultura Viva para obter qualquer informação sobre sua proposta.
Atenção: A qualquer momento é possível salvar os dados cadastrais utilizando o botão “Salvar” na margem superior direita. Depois de fazer isso, você pode sair da plataforma e continuar em outro momento, antes do final do período de inscrição.
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Como saber se a candidatura foi realmente enviada?
A candidatura só será enviada após o preenchimento de todos os campos obrigatórios do registo do agente e da ficha de inscrição do edital, incluindo os anexos.
Caso o cadastro do agente na plataforma não tenha sido totalmente preenchido, não será possível enviar inscrição. O sistema apresentará um alerta (um “!” vermelho no qual se deve clicar para saber onde está o problema).
Se o erro estiver no registro do agente, será necessário acessar “Meu perfil” (clicando no nome ou na foto do perfil) e editar o cadastro, preenchendo todos os campos do formulário. Atenção: é necessário preencher todos os campos marcados com o símbolo “*” e selecionar pelo menos uma área de atuação, no canto superior esquerdo da página.
Verifique as informações antes de clicar em “Enviar inscrição”. Após o envio não será possível editá-la. A plataforma exibirá uma confirmação: o dia e a hora do envio da inscrição aparecerão na tela destacados em verde.
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(*) Os países ibero-americanos são: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala , Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela.
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(Foto: Bernardo Guerreiro. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. São Jorge, 2015)
Começa no Chile o 3º Encontro Nacional de Organizações Culturais Comunitárias
Em 27, set 2021 | Em Notícias | Por IberCultura
O 3° Encontro Nacional de Organizações Culturais Comunitárias do Chile (ENOCC 2021) será realizado excepcionalmente em formato virtual a partir desta segunda-feira, 27 de setembro. As atividades por videoconferência seguem até sábado, 2 de outubro, e são abertas a todas as pessoas interessadas em cultura comunitária, com inscrição prévia e transmissão pela página de Facebook do evento.
O objetivo desta terceira edição do encontro foi criar um espaço colaborativo para o reconhecimento e a valorização da cultura comunitária, por meio do encontro, da reflexão, da divulgação e aprendizagem da dimensão pública e comunitária, como parte das instâncias de difusão de suas práticas e ações nos territórios, a partir da cultura e das artes.
No âmbito do ENOCC 2021, serão promovidos espaços de conversação entre organizações, e convidados/das nacionais e internacionais. Além dos/das representantes das Mesas Regionais de OCCs do país, que estarão presentes em todas as atividades programadas, esses bate-papos contarão com convidados como o sociólogo Tomás Peters (Instituto de Comunicação e Imagem, Universidade do Chile) e o historiador e escritor Célio Turino, um dos criadores do programa Cultura Viva no Brasil.
Peters participa das “Conversas sobre Políticas Culturais Comunitárias” nesta segunda-feira, das 18h às 20h (horário chileno). Amanhã (28/09), paralelamente, a deputada Jandira Feghali, autora do projeto da Lei de Cultura Viva do Brasil, aprovado em 2014, será um dos convidados das “Conversas sobre legislação para cultura comunitária”. Na quarta-feira, 29/09, Turino estará nas “Conversas sobre financiamento e colaboração na cultura comunitária”.
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Encontros anteriores
As duas edições anteriores do encontro nacional ocorreram em formato presencial e foram experiências que contribuíram para os temas do 3º Encontro Nacional de OCCs. A primeira reunião (2018) foi realizada na cidade de Mantagua, município de Concón, Região de Valparaíso, onde foi ratificada a necessidade de “promover encontros entre organizações para dar visibilidade e financiar o trabalho comunitário”.
Na segunda reunião (2019), realizada na localidade de El Molle, comuna de Vicuña, região de Coquimbo, foi exigida “maior participação nas ações e programas voltados para a cultura comunitária, e as fontes de financiamento disponíveis e de acordo com as necessidades das Organizações Culturais”.
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Confira a programação do ENOCC 2021
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Saiba mais: www.cultura.gob.cl/enocc/
Consultas: redcultura@cultura.gob.cl
Fonte: Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio de Chile
“Xalapa Viva”: cinco encontros comunitários para compartilhar saberes e experiências
Em 22, set 2021 | Em Notícias | Por IberCultura
(Fotos: Cultura Xalapa)
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O governo municipal de Xalapa (estado de Veracruz, México), que desde maio integra formalmente a Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais, deu início ao projeto “Xalapa Viva 2021, Encontros de Participação Comunitária”, no último sábado, dia 18 de setembro, na comunidade de San Antonio Paso del Toro.
A programação inclui oficinas, apresentações, mesas de diálogo para compartilhamento de saberes e atividades comunitárias com foco em direitos culturais, patrimônio, diversidade, planejamento urbano, educação e economia em torno da cultura e da participação democrática e inclusiva dos cidadãos nos processos de mudança.
“São cinco encontros que começam em San Antonio, uma comunidade simbólica e histórica, e até novembro passam por Chiltoyac, El Castillo e Molinos de San Roque. (…) Vamos encerrar as reuniões este ano em uma área simbólica e relevante para o município, o bairro El Moral, que fica dentro de uma Zona de Atenção Prioritária”, informou a vice-diretora de Juventude da cidade de Xalapa, María Fernanda Huerta Cornejo, na apresentação do projeto feita por videoconferência na sexta-feira, 17 de setembro.
Segundo Fernanda Huerta, para esses encontros foram considerados os trabalhos comunitários que vêm sendo desenvolvidos com organizações da sociedade civil e autoridades locais e que têm influenciado esses territórios com propostas de direitos culturais e promoção dos direitos humanos a partir da perspectiva de gênero e coesão social.
Essas ações buscam fortalecer a inclusão e o desenvolvimento de políticas culturais de base comunitária, promover a participação cidadã, ampliar a rede de colaboração entre cidadãos, organizações da sociedade civil e instituições governamentais, bem como disponibilizar os resultados dos encontros para uso e consulta dos governos que integram a Rede IberCultura Viva e das organizações da sociedade civil.
Durante a apresentação do projeto, Alejandra Padilla Pola, diretora de Promoção, Formação e Desenvolvimento da Direção-Geral de Vinculação Cultural da Secretaria de Cultura do México, destacou a importância cultural de Xalapa para o país. “Ficamos felizes que vocês estejam se juntando a este grande projeto de governança, em que a comunidade é partícipe. Vamos acompanhá-los nos encontros e apoiar essa grande plataforma de agentes culturais, espaços e práticas para desenvolver melhores políticas públicas em relação à diversidade cultural”, afirmou.
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Rede de Cidades
Em seguida, o secretário técnico do IberCultura Viva, Emiliano Fuentes Firmani, disse que isso “coroa um processo iniciado por Xalapa com a sua incorporação na Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais”. Além de explicar do que se trata o programa, essa “intenção de colaboração dos governos do Espaço Ibero-americano, que se propõem a fortalecer e promover a implementação de políticas culturais de base comunitária”, o secretário falou sobre a formação da rede, hoje integrada por 15 governos locais, e comentou a aprovação de seu Estatuto de Constituição durante o 2º Encontro de Cultura Viva Comunitária em Cidades e Governos Locais da América Latina, realizado em julho no município de Zapopan (México).
No âmbito deste encontro em Zapopan, que acabou por inspirar o projeto Xalapa Viva, foram também constituídas as Comissões de Formação, Sistematização e Comunicação, que estão definindo o plano de trabalho da Rede de Cidades e Governos Locais para o período de 2021-2022. “‘Xalapa Viva’ será um capítulo importante neste plano, porque a rede terá duas sessões dentro da programação do evento para definir a proposta que fará ao Conselho Intergovernamental para as ações de 2021-2022”, disse Fuentes Firmani . Os encontros da rede durante o evento estão previstos para novembro.
A apresentação de “Xalapa Viva” contou ainda com a participação do diretor de Desenvolvimento Social do município, Sergio Téllez Galván, e do chefe do Departamento de Difusão e Promoção da Cultura, Sylvio Letort Hernández, que se encarregou de moderar o encontro. Sergio Téllez afirmou estar muito entusiasmado com a ideia de colaborar com a rede e sublinhou que “o que mais alimenta a colaboração é o grande número de ideias e iniciativas para enfrentar problemas comuns, a criatividade para lidar com problemas”. “Quando existe essa vontade de colaborar em rede, é o melhor. Não há experiências melhores do que a colaboração”, reforçou o diretor.
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Encontros comunitários
No primeiro encontro de participação comunitária, no sábado 18, houve atividades comunitárias de futebol, leitura do livro “Brevedades literarias” com a participação de autores locais, mesas de diálogo, elaboração de mural, apresentação musical e um passeio pela Fazenda Antiga de San Antonio, que reuniu pessoas de todas as idades.
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Para o segundo encontro, no dia 25, na congregação de El Castillo, estão previstas apresentações de dança aérea e do mural comunitário, mesas de diálogo sobre patrimônio natural (defesa da água), economia solidária (produção local) e patrimônio cultural e histórico (usos e costumes de El Castillo), além de exposição de artesanato e produtos locais. Também estão programadas uma leitura de “Brevedades literarias” com autores locais, a apresentação de um monólogo teatral e o bate-papo “Entrxmada: Linguagens artísticos e pedagogias libertadoras” e uma jornada de Telar. Registro Nacional de Espaços, Práticas e Agentes Culturais, a cargo da Direção Geral de Vinculação Cultural.
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Fonte: Ayuntamiento de Xalapa
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Confira o vídeo de apresentação do projeto:
https://www.facebook.com/CulturaXalapa/videos/633204387673188
Um guia para ajudar na inscrição do concurso de vídeo “Juventude e cultura comunitária”
Está aberto até 30 de setembro o prazo de inscrição do concurso de vídeo “Juventude e cultura comunitária – O protagonismo dos e das jovens como agentes de mudança social”. As pessoas interessadas devem se cadastrar na plataforma Mapa IberCultura Viva.
O concurso premiará vídeos de 1 a 3 minutos de duração realizados por jovens de 18 a 29 anos residentes nos países membros do programa IberCultura Viva. Serão concedidos 10 prêmios de US$500 aos curtas que obtiverem a maior pontuação no processo seletivo, de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento.
Com este edital, o programa busca reconhecer as ações realizadas por jovens nos territórios, dando visibilidade a atividades vinculadas, por exemplo, a Pontos de Cultura, centros culturais, rádios comunitárias, associações de bairros ou grupos de produção artística comunitária, nos quais jovens têm liderado processos comunitários como agentes de mudança social.
A seguir, um guia que pode ajudar a completar a inscrição.
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REQUISITOS
A quem se destina este concurso?
Podem se inscrever jovens entre 18 e 29 anos que residam nos países que fazem parte do programa IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai.
O prêmio é individual. No caso de vídeos realizados por mais de uma pessoa, o prêmio será concedido à pessoa identificada no formulário de inscrição como representante do vídeo.
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Quais documentos devem ser preenchidos e/ou apresentados?
Além de preencher o formulário específico do Concurso de vídeo “Juventudes e cultura comunitária” no Mapa IberCultura Viva, as pessoas candidatas devem enviar uma cópia do documento de identidade (existe um botão “Enviar” para carregar o arquivo na plataforma) e mais dois documentos: o termo de autoria e cessão dos direitos devidamente assinado, e o consentimento das pessoas que aparecem no vídeo. A plataforma apresenta os modelos desses documentos para download, preenchimento, assinatura e devolução.
No caso do Equador, os responsáveis pela apresentação do vídeo também devem apresentar o certificado atual do RUAC (Registro Único de Artistas e Gestores Culturais).
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Como devem ser os vídeos que participarão do concurso?
Os vídeos podem pertencer a qualquer gênero audiovisual (documentário, ficção, animação, experimental, jornalístico, entre outros) e devem abordar práticas de trabalho comunitário ou experiências realizadas por jovens, seja por meio de coletivos informais ou organizações culturais comunitárias, povos indígenas ou afrodescendentes.
A duração mínima deve ser de 1 minuto e a máxima de 3 minutos, incluindo os créditos iniciais e finais, que devem conter obrigatoriamente o nome do autor, e no caso de vídeos com autoria coletiva, o nome de todos os participantes e do representante do projeto.
Os vídeos devem ser inéditos na mídia em geral e não podem ter sido inscritos em concursos anteriores. Caso não utilize os idiomas espanhol ou português, a tradução deverá vir anexada ao formulário de inscrição.
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INSCRIÇÃO
Como iniciar o registro?
Para se inscrever em um edital do programa, é necessário primeiro se cadastrar como agente cultural no Mapa IberCultura Viva. Esta plataforma permite o registro de dois tipos de agentes: individuais e coletivos. Por agentes individuais entendemos indivíduos, e por agentes coletivos, organizações culturais comunitárias, entidades, povos indígenas, coletivos, grupos e instituições. Neste concurso, é obrigatório o registro do perfil de agente individual (a pessoa física que será responsável pela inscrição).
Atenção: O sistema só aceita registros de agentes individuais para os editais e concursos. Caso o perfil do candidato esteja registrado como “agente coletivo”, é necessário alterá-lo para “individual” para que o seu nome seja encontrado no campo de busca da página inicial do concurso.
(Aqui está um guia que pode ajudar no cadastro na plataforma: http://iberculturaviva.org/manual/?lang=es)
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Se o candidato participou de outro edital do IberCultura Viva por meio desta plataforma, ele deve se registrar novamente como agente?
Não. Pessoas que já participaram de algum edital do programa publicado no Mapa IberCultura Viva ou já preencheram o perfil nesta plataforma não precisam se cadastrar novamente como agentes; só precisam inserir o nome no campo de busca para iniciar a inscrição.
O campo “Registrar” na página inicial do Mapa IberCultura Viva é usado apenas pela primeira vez. Nas seguintes vezes é necessário ir em “Ingresar” para acessar o seu perfil. (Será necessário clicar em “Editar” para acessar / alterar os dados cadastrais.)
Atenção: lembre-se que existem duas etapas para se inscrever no concurso: 1) preencher o registro de agente individual no Mapa IberCultura Viva (se você já participou de outros editais do programa, deve usar o mesmo registro); 2) preencher o formulário de inscrição no concurso.
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Uma vez concluído o cadastro como agente, onde encontro o formulário de inscrição do edital?
Quando você tiver um perfil de agente cadastrado, clique em “Editais” (no alto da tela) e procure o arquivo que aparece com o título “Concurso de vídeo Juventudes y(e) cultura comunitária”.
Para iniciar a inscrição, clique no campo de busca, localize o nome da pessoa responsável (seu perfil de agente previamente registrado) e selecione “Realizar inscrição“. O formulário aparecerá em seguida, primeiro em espanhol e depois em português.
O sistema gera um “número de inscrição”, que deve ser fornecido sempre que você entrar em contato com o programa IberCultura Viva para obter qualquer informação sobre sua proposta.
Atenção: A qualquer momento é possível salvar os dados cadastrais utilizando o botão “Salvar” na margem superior direita. Depois de fazer isso, você pode sair da plataforma e continuar em outro momento, antes do final do período de inscrição.
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FORMULÁRIO
Como enviar o vídeo para o concurso?
O agente responsável pela inscrição será uma pessoa física, previamente cadastrada como agente individual na plataforma. No formulário, este será o primeiro campo que aparecerá: “Dados de identificação do autor ou representante da autoria”. Em seguida vêm os dados do vídeo apresentado (título, breve descrição, link) e os modelos de documentos que devem ser anexados (termos de autoria e cessão de direitos).
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Como enviar o vídeo pela plataforma?
Não é possível enviar os vídeos diretamente para a plataforma Mapa IberCultura Viva. Os curtas devem ser publicados em uma plataforma de exibição gratuita (como YouTube ou Vimeo), sem senha e com classificação indicativa livre, e ter o link copiado no formulário.
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Como seria um vídeo feito com um modelo de produção horizontal?
São aquelas produções que envolvem a comunidade na geração de discursos, que transformam os processos de produção em espaços de diálogo, encontro e troca de saberes, e que permitem a inclusão de diversos olhares e vozes, onde a comunidade ou o grupo pessoas participam e diálogo para a criação, produção ou edição do vídeo.
Não é obrigatório apresentar um vídeo realizado como produção horizontal. Porém, aqueles desenvolvidos com este modelo podem receber até 30 pontos (de um total de 150) na etapa de avaliação.
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Como apresentar evidências de um modelo de produção horizontal?
Evidências sobre os processos realizados com uma comunidade ou com um grupo de pessoas podem ser apresentadas livremente no formulário por meio de relatos que descrevem a experiência de produção, fotografias integradas a um documento que explica resumidamente o que acontece na produção, vídeos narrados por uma ou mais pessoas com a descrição da experiência, ou um making of em que os processos de produção são evidenciados.
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ENVIO
Como saber se a candidatura foi realmente enviada?
A candidatura só será enviada após o preenchimento de todos os campos obrigatórios do registo do agente e da ficha de inscrição do edital, incluindo os anexos.
Caso o cadastro do agente na plataforma não tenha sido totalmente preenchido, não será possível enviar inscrição. O sistema apresentará um alerta (um “!” vermelho no qual se deve clicar para saber onde está o problema).
Se o erro estiver no registro do agente, será necessário acessar “Meu perfil” (clicando no nome ou na foto do perfil) e editar o cadastro, preenchendo todos os campos do formulário. Atenção: é necessário preencher todos os campos marcados com o símbolo “*” e selecionar pelo menos uma área de atuação, no canto superior esquerdo da página.
Verifique as informações antes de clicar em “Enviar inscrição”. Após o envio não será possível editá-la. A plataforma exibirá uma confirmação: o dia e a hora do envio da inscrição aparecerão na tela destacados em verde.
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AVALIAÇÃO
Como é feito o processo de seleção?
O processo de avaliação do concurso terá duas etapas: habilitação e avaliação. Na primeira fase, a Unidade Técnica do IberCultura Viva irá rever a documentação enviada, para verificar se os anexos foram carregados corretamente, se os candidatos têm entre 18 e 29 anos e se residem nos países membros do programa. Aquelas pessoas que enviaram a documentação corretamente irão para a próxima etapa, de avaliação.
Na segunda etapa, uma comissão formada por quatro membros das instituições representantes dos países ante o programa (REPPI) ficará encarregada de selecionar os vídeos ganhadores. A avaliação será de acordo com os critérios previamente estabelecidos no regulamento do concurso.
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Quais são os motivos para desqualificar um vídeo do concurso?
A Comissão de Avaliação reserva-se o direito de desclassificar os vídeos que considere que não correspondem ao objeto do edital. Além disso, está vetada a inscrição de vídeos com conteúdo promocional, político-partidário, ou que não cumpram estrito respeito aos direitos humanos e culturais, inclusive aqueles de caráter ofensivo, discriminatório, excludente, que envolvam questões ilegais ou sejam proibidos, ou que incentivem a agressão contra pessoas, comunidades, outros seres vivos ou o meio ambiente. Vídeos que não respeitarem estas normas serão desclassificados em qualquer instância do edital.
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Quais são os critérios de avaliação?
Os critérios de avaliação incluem a adequação aos objetivos do tema, a realização técnica, a clareza da proposta e a metodologia de produção (coletiva, comunitária ou participativa). Vídeos realizados por mulheres, pessoas transgênero ou integrantes de povos originários/indígenas ou afrodescendentes, bem como aqueles realizados com modelos horizontais de produção audiovisual, que contemplem a participação e inclusão, serão considerados com maior pontuação na seleção.
Além disso, receberão mais pontos as produções que tenham uma perspectiva de gênero, interseccional ou intergeracional; que promovam os direitos humanos e os direitos culturais; que abordem o desenvolvimento cultural e o envolvimento da comunidade; que reflitam sobre o papel dos jovens como agentes de mudança social.
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O que faz um/a jovem ser agente de mudança social?
São considerados agentes de mudança os/as jovens que participam de projetos e iniciativas culturais comunitárias que tornam visível a diversidade cultural nos locais em que habitam; que promovem o uso de tecnologias para reduzir a exclusão digital; que promovem o cuidado com o patrimônio cultural e natural de suas localidades; que trabalham e apoiam o cuidado coletivo e solidário em tempos de pandemia, especialmente com as populações vulneráveis; que usam linguagens artísticas para transformação social; que promovem os saberes locais e línguas originárias, entre outros.
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O que se entende por perspectiva de gênero, interseccional e intergeracional?
Vídeos com perspectiva de gênero são aqueles que identificam e questionam a discriminação, a desigualdade e a exclusão das mulheres, bem como as ações que devem ser realizadas para avançar na construção da equidade de gênero.
A perspectiva intersetorial permite reconhecer a complexidade dos processos formais e informais que geram desigualdades: gênero, orientação sexual, etnia, religião, nacionalidade, deficiência e situação socioeconômica.
Já os curtas com perspectiva intergeracional são aqueles que estimulam pessoas de diferentes idades (infância, juventude, adultos e idosos) a terem espaços e relações de participação em comum, permitindo que todas as vozes sejam ouvidas com igualdade.
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Confira o vídeo da sessão informativa: https://fb.watch/7zyR70pEJ3/
Leia o regulamento do concurso: https://bit.ly/3wArzDw
Onde se inscrever: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/173/
Como se cadastrar no Mapa IberCultura Viva: https://iberculturaviva.org/manual/
Consultas: programa@iberculturaviva.org.
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(Foto: Cobertura colaborativa. Emergência, Rio de Janeiro, 2015)
Está aberta a 3ª edição de Sabores Migrantes Comunitários, concurso de receitas e práticas culinárias
Os programas de cooperação IberCultura Viva, Iber-Rutas e IberCocinas lançam nesta segunda-feira, 13 de setembro, a terceira edição do concurso Sabores Migrantes Comunitários, que premia histórias de receitas e práticas culinárias de comunidades migrantes da Ibero-América. A convocatória é dirigida a maiores de 18 anos de origem ibero-americana(*), a título pessoal ou em nome de iniciativas comunitárias, que vivam em outro país que não o seu país de origem.
O objetivo do concurso é contribuir para o fortalecimento dos laços das comunidades ibero-americanas, dando visibilidade às experiências de intercâmbio e diálogo intercultural que ocorrem entre as comunidades migrantes por meio da culinária tradicional e da inovação criativa como expressão do processo migratório.
O valor total atribuído ao concurso é de 8 mil dólares para um máximo de 16 propostas. As iniciativas selecionadas receberão um reconhecimento como ‘Boa prática de cozinha migrante comunitária ibero-americana’ e um prêmio de US$ 500.
As inscrições estarão abertas na plataforma Mapa IberCultura Viva até 30 de novembro, às 18h (horário de Brasília). As pessoas interessadas devem apresentar propostas de prática culinária que contenham uma receita de sua comunidade de origem, a história por trás dela e a forma como essa receita se insere na comunidade de acolhimento no contexto de uma experiência migratória.
As receitas e práticas culinárias podem ser apresentadas por escrito e/ou em formato de vídeo. Caso optem por vídeos, estes não podem exceder 5 minutos de duração. Também serão aceitas inscrições que incluam produções artísticas, como canções, poemas ou desenhos, entre outros. Podem ser usados os idiomas espanhol e português, ou alguma língua indígena com tradução em espanhol ou português em anexo.
Nesta edição, diferentemente das duas anteriores, poderão participar pessoas nascidas em países ibero-americanos residentes em qualquer país do mundo, e pessoas que apresentam propostas de práticas culinárias e receitas de migrantes de sua família com até segundo grau de parentesco (pai/mãe, avô/avó). Essas apresentações terão uma cota máxima de seleção no concurso.
A seleção seguirá os critérios estabelecidos no regulamento, como a representatividade da preparação para a comunidade de origem; a experiência de inserção na comunidade de acolhimento; a geração de conhecimentos e práticas tradicionais e criativas promovidos por cozinheiros e cozinheiras migrantes; o impacto direto na segurança alimentar, e as estratégias de disseminação do conhecimento culinário e/ou a construção de um legado culinário às novas gerações com a consciência de sua cultura diversa.
A diversidade cultural das propostas será privilegiada, por meio da seleção de projetos de diferentes países. Apresentações feitas por mulheres, jovens entre 18 e 29 anos, bem como indígenas ou afrodescendentes, receberão um ponto a mais na avaliação.
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Edições anteriores
Esta é a terceira convocatória conjunta dos programas IberCultura Viva, Iber-Rutas e Ibercocinas. A primeira foi “Sabor à Iberoamérica”, lançada em abril de 2019. Dez histórias de receitas culinárias tradicionais de comunidades migrantes na região ibero-americana receberam US$ 500 cada. Além dos 10 vencedores, quatro menções honrosas (sem prêmios em dinheiro) foram concedidas a inscrições que não atenderam aos requisitos do prêmio por não serem migrantes, mas que apresentaram as histórias de migração de seus ancestrais nas receitas.
Em julho de 2020, foi aberta a segunda edição do concurso, agora com o nome “Sabores migrantes comunitários”, com o objetivo de premiar vídeos que expressassem práticas culinárias de cozinheiros e cozinheiras migrantes com impacto nas suas comunidades. Interessada especialmente destacar como cozinheiros e cozinheiras migrantes estavam ajudando a encontrar soluções comunitárias para a crise derivada da pandemia Covid-19 por meio de suas receitas. As 14 propostas selecionadas receberam um certificado de reconhecimento como “Boa prática de cozinha migrante comunitária ibero-americana” e um apoio de US$ 500 cada.
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(*) Os países ibero-americanos são: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela.
(**) Texto atualizado em 29 de outubro de 2021, após a ampliação do prazo da convocatória
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Confira o regulamento do concurso: https://bit.ly/3z0DziS
Onde se inscrever: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/182/
Consultas: programa@iberculturaviva.org
46 propostas foram habilitadas no Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2021
(Foto: Oliver Kornblihtt)
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O programa IberCultura Viva divulgou nesta sexta-feira, 17 de setembro, a lista de candidaturas habilitadas a seguir no processo seletivo do Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2021. Dos 57 projetos inscritos na plataforma Mapa IberCultura Viva, foram habilitados 46. As candidaturas provêm de 10 países: 13 de Colômbia, 9 de Argentina, 6 de México, 6 de Brasil, 4 de Peru, 3 de Costa Rica, 2 de Uruguai, 1 do Equador, 1 de El Salvador, 1 da Espanha.
A primeira lista de habilitados foi publicada na sexta-feira passada, 10 de setembro, quando se abriu o prazo de recursos para que as pessoas postulantes pudessem corrigir a documentação das 20 propostas que foram consideradas inabilitadas por problemas com a inscrição, como falta de cartas de aval ou falta de informação sobre as organizações com que articulam no projeto apresentado. O prazo de recursos encerrou na quarta-feira, 15 de setembro. Nove recursos foram aceitos pela Unidade Técnica do IberCultura Viva: 1 de Argentina, 2 de Brasil, 2 de Colômbia, 1 de El Salvador, 1 de México e 2 de Uruguai.
Esta lista definitiva de candidaturas habilitadas será enviada à Comissão de Seleção, composta pela Unidade Técnica e pelo Conselho Intergovernamental do programa, para dar continuidade ao processo de avaliação. O resultado final tem publicação prevista para o dia 3 de outubro.
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O edital
O período de inscrições ao Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2021 esteve aberto de 14 de junho a 31 de agosto. Esta edição foi lançada com o objetivo de promover e fortalecer o trabalho e a articulação de redes culturais de base comunitária que integrem povos indígenas, afrodescendentes e/ou coletivos de comunidades migrantes no contexto ibero-americano.
No caso do Brasil, apenas aqueles reconhecidos e certificados como Pontos de Cultura poderiam participar como entidades responsáveis, devendo ter o cadastro atualizado na plataforma da Rede Cultura Viva. No caso do Equador, o responsável pelo projeto deveria estar inscrito no Cadastro Único de Atores Culturais (RUAC). No caso do México, só poderiam participar como entidades responsáveis aquelas inscritas no Registro Nacional de Espaços, Práticas e Agentes Culturais (TELAR).
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(*) Texto atualizado em 16 de setembro, após o prazo e análise dos recursos
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Confira a lista de candidaturas habilitadas e não habilitadas:
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Prazo de inscrição do concurso de vídeo “Juventudes e cultura comunitária” é prorrogado
Foi ampliado até o dia 30 de setembro o prazo de inscrição do concurso de vídeo “Juventudes e cultura comunitária – O protagonismo dos e das jovens como agentes de mudança social”. As pessoas interessadas devem se inscrever na plataforma Mapa IberCultura Viva até as 18h (horário de Brasília) do dia 30.
O concurso premiará vídeos de 1 a 3 minutos de duração realizados por pessoas de 18 a 29 anos residentes nos países membros do IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai. Serão concedidos 10 prêmios de US$ 500 aos trabalhos que obtiverem a maior pontuação no processo seletivo, de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento.
Com este edital o programa busca reconhecer as ações realizadas por jovens nos territórios, dando visibilidade a atividades vinculadas, por exemplo, a Pontos de Cultura, centros culturais, rádios comunitárias, associações de bairro ou grupos de produção artística comunitária, nas quais jovens têm liderado processos comunitários como agentes de mudança.
Os vídeos podem pertencer a qualquer gênero audiovisual (documentário, ficção, animação, experimental, jornalístico, entre outros) e devem abordar práticas de trabalho comunitário ou experiências realizadas por jovens, seja por meio de coletivos informais ou organizações culturais comunitárias, povos originários, indígenas e afrodescendentes.
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. Confira o regulamento do concurso: https://bit.ly/3wArzDw
. Onde se inscrever: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/173/
. Como se inscrever no Mapa IberCultura Viva: https://iberculturaviva.org/manual/
. Consultas: programa@iberculturaviva.org
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(Foto: Cobertura colaborativa. Emergências, Rio de Janeiro, 2015)
Província de Jujuy se incorpora à Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais
Em 06, set 2021 | Em Notícias | Por IberCultura
O ministro de Cultura e Turismo da Província de Jujuy (Argentina), Federico Posadas, enviou à presidência do programa IberCultura Viva a carta de solicitação de incorporação da província à Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais. O documento, assinado no dia 2 de setembro, informa que o secretário de Cultura de Jujuy, Luis Medina Zar, será o representante do governo local na rede.
A província propôs duas atividades em articulação com o programa IberCultura Viva. Uma delas, dirigida a povos originários, inclui a realização de conversatórios de medicina natural ancestral, de um seminário de música, danças e instrumentos e uma conversa sobre cerimônias ancestrais. O evento, que se realizará entre 8 e 11 de outubro, tem o objetivo de conhecer, valorizar e intercambiar saberes culturais ancestrais entre as comunidades do corredor Andino Qhapaq Ñan-Perú/ Argentina.
A segunda atividade proposta foi o desenvolvimento de cursos de formação cultural a tutores comunitários, de maneira virtual e semipresencial, tendo como população destinatária gestores culturais públicos e independentes e representantes das quatro regiões da província de Jujuy (Puna, Quebrada,Yungas e Valles). A carta de adesão também cita um espaço de participação e diálogo com a sociedade civil em Jujuy: um fórum de participação com 24 organizações culturais comunitárias.
Jujuy é a terceira província argentina que adere à iniciativa, ao lado das províncias de Entre Ríos e Chaco. A Argentina também está presente na rede com três municípios: Almirante Brown, Comodoro Rivadavia e Marcos Juárez.
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(Fotos: Secretaría de Cultura de Jujuy)
Lucía Ixchíu dará a segunda aula aberta do Curso de Políticas Culturais de Base Comunitária
“Encontro com Lucía Ixchíu: Gestão cultural dissidente, decolonial, comunitária e feminista” será a segunda aula sincrônica da edição 2021 do Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária ministrado por FLACSO Argentina. A conversa será no dia 15 de setembro, às 12h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube de IberCultura Viva.
Nascida em Totonicapán (Guatemala) en 1990, Lucia Ixchíu é uma mulher K´iche, feminista comunitária, arquiteta, designer gráfica, ativista de direitos humanos, artista, gestora cultural e jornalista comunitária. Tornou-se ativista e jornalista pelo massacre de 4 de outubro de 2012, na cumbre de Alaska, contra o povo indígena de Totonicapán. Atuante no movimento estudantil de 2012 a 2017, representante e líder estudantil do Conselho Superior Universitário da Universidade de San Carlos de Guatemala, foi a primeira mulher indígena a ocupar este cargo em sua faculdade, entre 2014 e 2016.
Além de cofundadora de Festivales Solidarios, espaço de arte e comunicação para a defesa do território, prisão política e memória histórica, foi cofundadora do espaço feminista interseccional Mujeres en Movimienta, cofundadora da rede latino-americana de gestoras culturais e artistas Conectadas, e parte da equipe organizadora do encontro feminista ELLA.
Também tem atuado como correspondente do noticiário indígena Maya K’at, da Federação Guatemalteca de Escolas Radiofônicas, correspondente radialista de Latinoamérica Rompe el Cerco (semanário de notícias de povos originários), e colunista de opinião em meios nacionais e latino-americanos. Na arquitetura, trabalha com a implantação de hortas urbanas, pesquisa o retomar do conhecimento do trabalho ancestral de construção com a terra.
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Aulas abertas
Estas aulas abertas transmitidas por YouTube são uma das novidades do Curso de Pós-graduação Internacional de Políticas Culturais de Base Comunitária em 2021. A primeira aula, realizada em 27 de maio, foi “Cultura: as espécies culturais digitais e de território”, a cargo do professor Omar Rincón (Colômbia). Os alunos e alunas do curso participaram do encontro e puderam fazer perguntas durante a videoconferência. Uma terceira classe está prevista para este semestre.
Este curso de pós-graduação ministrado pela FLACSO-Argentina surgiu de uma pesquisa realizada pelo IberCultura Viva em 2017, que mostrou que não havia espaços acadêmicos trabalhando com políticas culturais de base comunitária como tema específico. Desde a primeira turma, em 2018, o programa abre em dezembro um edital de bolsas para pessoas dos países integrantes do IberCultura Viva. Em quatro anos, somando as pessoas selecionadas nos editais para as edições de 2018 a 2021, foram concedidas 375 bolsas para o curso.
Atualmente em sua quarta turma, o curso se realiza de maneira virtual durante nove meses, de abril a dezembro. Os conteúdos estão distribuídos em seis módulos e 24 aulas em que se trabalham noções teóricas sobre processos culturais contemporâneos, propondo um marco teórico amplo sobre as distintas teorias da cultura e os debates atuais em torno dela, com enfoque principal no contexto ibero-americano. A proposta acadêmica coordenada por Belén Igarzábal e Franco Rizzi busca a diversidade de visões, com a participação de professores de vários países ibero-americanos.
O colombiano Omar Rincón, que deu a primeira aula aberta de 2021, é um dos professores do curso desde a primeira turma. Ensaísta, jornalista, crítico de televisão e autor audiovisual, Rincón é pesquisador e professor de Comunicação e Jornalismo da Universidade dos Andes, diretor do Centro de Estudos em Jornalismo da mesma universidade e diretor do Centro de Competência em Comunicação da América Latina da Fundação Ebert.
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Assista ao encontro com Omar Rincón em nosso canal no YouTube:
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⇒Onde assistir a aula de Lucía Ixchíu: https://www.youtube.com/c/IberCulturaViva
59 pessoas participarão do GT de Sistematização de Políticas Culturais de Base Comunitária
O programa IberCultura Viva recebeu 87 candidaturas de pessoas interessadas em integrar o Grupo de Trabalho sobre Sistematização e Divulgação de Práticas e Metodologias de Políticas Culturais de Base Comunitária (GT de Sistematização). Desse total, foram selecionadas 59: 17 do Brasil, 14 da Argentina, 7 do México, 6 do Equador, 4 da Colômbia, 4 do Peru, 3 do Uruguai, 2 do Chile, 1 da Costa Rica e 1 da Espanha.
A convocatória, que esteve aberta entre 17 de junho e 13 de agosto, estava dirigida a pessoas vinculadas a instituições de ensino nos 11 países membros (universidades, centros de pesquisa ou formação, institutos ou similares) dedicadas à pesquisa de políticas culturais de base comunitária ou projetos de extensão ou vinculação cultural voltados para a comunidade.
As candidaturas aceitas foram aquelas de pessoas que desenvolvem atividades de pesquisa, docência e extensão ou vinculação cultural em instituições de ensino. A maioria das inscrições não aceitas veio de pessoas vinculadas a organizações culturais comunitárias. Essas pessoas poderão ingressar a partir de uma convocatória específica para integrar o GT de Participação Social, com lançamento previsto para setembro.
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Perfis variados
Das 59 pessoas selecionadas, 37 são mulheres e 22 homens. O grupo inclui 4 pessoas que se declaram afrodescendentes e 4 indígenas. As pessoas que estão vinculadas de alguma maneira a universidades correspondem a 48 (28 mulheres, 20 homens); 4 mulheres se vinculam a institutos e 7 pessoas (5 mulheres, 2 homens) a outras instituições que desenvolvem linhas de pesquisa, como por exemplo UNESCO Peru, o Instituto Distrital de Patrimônio Cultural da Cidade de Bogotá (Colômbia) e o Instituto Mexicano de Cinematografia (IMCINE). No que diz respeito à área de trabalho, 31 (19 mulheres, 12 homens) se dedicam à pesquisa; 15 (8 mulheres, 7 homens) a projetos de extensão, 12 (9 mulheres, 3 homens) a atividades de formação.
Os perfis são variados, com pessoas provenientes de distintas cidades e regiões, e projetos dos mais diversos, desenvolvidos nas capitais e no interior dos países. Na lista estão, entre outros, a coordenadora do Mestrado de Gestão Cultural e Políticas Culturais da Universidade Andina Simón Bolívar- Sede Equador; uma professora-pesquisadora da Universidade Autônoma da Cidade do México que coordena o Observatório de Políticas Culturais; um politólogo colombiano vinculado a uma universidade de Londres que pesquisa o movimento latino-americano de Cultura Viva Comunitária; uma chilena que é professora de diversas instituições nacionais e internacionais e diretora de museu em Viña del Mar; uma costarricense que é antropóloga, atriz, diretora de teatro e doutoranda em investigação em ciências sociais.
Entre as pessoas candidatas do Brasil, 9 são do Observatório da Diversidade Cultural, integrado por pesquisadores de distintas instituições educativas, como a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Também há um candidato com um projeto de extensão vinculado ao sistema de saúde da Universidade Federal de Pernambuco, dedicado a estudos e práticas de capoeira Angola, e uma que coordena o projeto de extensão e pesquisa “Teatro em comunidade”, vinculado à Universidade Federal de Goiás.
Entre as selecionadas da Argentina, há pessoas vinculadas a 9 universidades públicas: Universidad Nacional de las Artes, Universidad Nacional Tres de Febrero, Universidad Nacional de la Plata, Universidad de Buenos Aires, Universidad Nacional del Litoral, Universidad Nacional del Nordeste, Universidad Nacional de San Luis, Universidad Nacional de Córdoba y Universidad Nacional de Avellaneda. O selecionado da Espanha, por sua vez, faz parte de um projeto de mapeamento de boas práticas de Artes Vivas na Iberoamérica, junto a uma equipe interdisciplinar de agentes culturais ibero-americanos.
As propostas do Peru vão desde processos de pesquisa e gestão de projetos como Espacios Revelados Lima, realizado em espaços em estado de abandono do Centro Histórico, até um projeto de fortalecimento da Plataforma de Cultura Viva Comunitária de Lima Metropolitana através da geração de memória, criação de plataforma de meios e capacitações, incluindo o desenvolvimento de um Observatório de Políticas Culturais Comunitárias em nível local.
Do Uruguai se encontram propostas como a do grupo de pesquisa “Arte Comunidad y Territorios Organizados”, radicado na Universidade da República, e o projeto “Territorialidades rítmicas no habitar urbano. Anglo e Candombe em Fray Bentos”, pertencente ao Mestrado em Psicologia Social da Faculdade de Psicologia na Universidade da República.
As pessoas selecionadas para integrar o GT de Sistematização serão notificadas pela Unidade Técnica e convocadas para uma primeira reunião de trabalho junto ao Conselho Intergovernamental do programa para definir o mecanismo, cronograma e metodologia de trabalho.
Confira a ata com as candidaturas habilitadas e não habilitadas
Consultas: programa@iberculturaviva.org.