Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

26

out
2021

Em Notícias

Memórias Vivas: aula aberta sobre arquivos comunitários encerra a semana de trabalho CLACSO-IberCultura Viva

Em 26, out 2021 | Em Notícias |

No próximo sábado (30/10), uma aula aberta do museólogo Mario Chagas encerrará a programação de “Memórias Vivas: Arquivos comunitários na pandemia”, evento organizado por Ibercultura Viva e a área de Mobilização do Conhecimento do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) como uma semana de encontros, debates e reflexões em torno da promoção e preservação de patrimônios culturais. 

A atividade que encerra o evento é a aula inaugural do seminário intensivo virtual “Memórias Vivas: Arquivos e museus comunitários”, que se realizará de 30 de outubro a 4 de dezembro na plataforma do CLACSO. Esta proposta de formação que será realizada aos sábados, em encontros virtuais com três horas de duração, está voltada para representantes de organizações culturais comunitárias de países ibero-americanos. Seu objetivo é oferecer às organizações culturais comunitárias ferramentas para a constituição de arquivos e projetos museais comunitários, contribuindo para que sejam compartilhados conhecimentos e saberes, práticas e experiências, pesquisas e reflexões. 

Dos seis encontros virtuais programados para o seminário, só o primeiro (em 30 de outubro) terá transmissão ao vivo para quem quiser assistir. Os demais estarão restritos às pessoas que se inscreveram para participar do curso, seja pagando a matrícula diretamente na página web de CLACSO ou postulando a uma das bolsas concedidas por IberCultura Viva. O edital de bolsas para o seminário teve seu prazo encerrado no dia 15 de outubro. A divulgação das postulações selecionadas, com 91 pessoas de 14 países, foi publicada na sexta-feira, 22 de outubro.

.

.

Quem ministra a aula

A coordenação pedagógica está a cargo de Mario Chagas (Brasil), profissional com larga experiência no campo da museologia e da museografia, com ênfase na museologia social, nos museus sociais e comunitários, na educação museal e nas práticas sociais de memória, política cultural e patrimônio.

Poeta, museólogo, mestre em Memória Social e doutor em Ciências Sociais, Mario de Souza Chagas ́foi um dos responsáveis pela Política Nacional de Museus e um dos criadores do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), do Cadastro Nacional de Museus (CNM), do Programa Pontos de Memória, do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM) e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Foi também fundador da Revista Brasileira de Museus e Museologia (MUSAS) e criador do Programa Editorial do IBRAM. Atualmente é diretor do Museu da República no Rio de Janeiro.

.

Quando:

Sábado, 30 de outubro

11h (CRI, SLV), 12h (COL, ECU, MÉX, PER), 13h (BOL, VEN), 14h (ARG, BRA, CHL, URY), 19h (ESP)

.

Onde ver:

www.youtube.com/iberculturaviva