Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Destaque

22

out
2021

Em Destaque
EDITAIS
Notícias

91 pessoas receberão bolsas para o seminário “Memórias Vivas: Arquivos e Museus Comunitários”

Em 22, out 2021 | Em Destaque, EDITAIS, Notícias |

O programa IberCultura Viva selecionou 91 candidaturas de pessoas provenientes de 14 países ibero-americanos para receber as bolsas do seminário intensivo virtual “Memórias Vivas: Arquivos e Museus Comunitários”, que será realizado de 30 de outubro a 4 de dezembro, aos sábados, através da plataforma do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO).

Essas pessoas são representantes de organizações culturais comunitárias dos seguintes países: Argentina (6), Bolívia (1), Brasil (7), Chile (9), Colômbia (10), Costa Rica (5), Equador (7), Espanha (1), México (31), Paraguai (2), Peru (4), República Dominicana (1), Uruguai (6) e Venezuela (1). Elas serão contactadas pelo CLACSO para completar a informação e efetivar sua inscrição no curso.

O seminário é uma proposta de formação organizada em conjunto com a área de Mobilização do Conhecimento do CLACSO, com o objetivo de oferecer às organizações culturais comunitárias ferramentas para a constituição de arquivos e projetos museais comunitários, contribuindo para que sejam compartilhados conhecimentos e saberes, práticas e experiências, pesquisas e reflexões. 

Os encontros semanais terão três horas de duração. Serão seis aulas no total: duas aulas teóricas e quatro de apresentação e transferência de experiências e tecnologias sociais desenvolvidas nos últimos 20 anos. Os fundamentos teóricos estarão ancorados principalmente em autores latino-americanos, e uma extensa documentação será compartilhada, incluindo material audiovisual, fotografias, textos, bibliografias e links.

.

Quem coordena

A coordenação pedagógica está a cargo de Mario Chagas (Brasil), profissional com larga experiência no campo da museologia e da museografia, com ênfase na museologia social, nos museus sociais e comunitários, na educação museal e nas práticas sociais de memória, política cultural e patrimônio.

Poeta, museólogo, mestre em Memória Social e doutor em Ciências Sociais, Mario de Souza Chagas ́foi um dos responsáveis pela Política Nacional de Museus e um dos criadores do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), do Cadastro Nacional de Museus (CNM), do Programa Pontos de Memória, do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM) e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Foi também fundador da Revista Brasileira de Museus e Museologia (MUSAS) e criador do Programa Editorial do IBRAM. Atualmente é diretor do Museu da República no Rio de Janeiro.

.

Confira a lista de candidaturas selecionadas:

Informação às Pessoas Interessadas – Etapa de Seleção – Edital Bolsas para o Seminário Intensivo Virtual “Memórias Vivas: Arquivos e Museus Comunitários” 

.

Leia também:

“Memórias Vivas”: uma semana de atividades para reflexionar sobre arquivos e museus comunitários 

Prazo de inscrição para o seminário “Memórias Vivas: Arquivos e museus comunitários” 

“Memórias Vivas”: IberCultura Viva concederá bolsas para seminário sobre arquivos e museus comunitários