Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

26

out
2021

Em Notícias

Conferência “Memória, arquivo e comunidade” abre a semana de trabalho CLACSO-IberCultura Viva

Em 26, out 2021 | Em Notícias |

Nesta terça-feira, 26 de outubro, começa a semana de trabalho que o programa IberCultura Viva organizou em conjunto com a área de Mobilização do Conhecimento do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) para reflexionar sobre os arquivos e os museus comunitários. Na programação do evento “Memórias Vivas: Arquivos comunitários na pandemia” se encontram três conversatórios, uma conferência e uma aula aberta, com transmissão ao vivo pelos canais de YouTube de CLACSO e IberCultura Viva.

Para a abertura está prevista uma apresentação do evento por parte de Esther Hernández Torres, presidenta do Conselho Intergovernamental de IberCultura Viva e diretora geral de Vinculação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo de México, e Karina Batthyány, secretária executiva de CLACSO (*). 

Em seguida virá a videoconferência “Memória, arquivo e comunidade”, a cargo de Ticio Escobar (Centro de Artes Visuales/Museo del Barro, Paraguai) e Gabriela Pulido Llanos (Instituto Nacional de Antropología e Historia, México). Nicolás Arata, diretor de Formação e Mobilização do Conhecimento do CLACSO, coordenará a atividade. 

Os vínculos entre museus, comunidades e histórias de vida; as formas em que se pode pensar o patrimônio cultural em função do desenvolvimento comunitário, e as articulações entre a comunidade e suas memórias vivas, serão alguns dos temas abordados nesta semana de atividades. 

Nos dias 27 e 29 de outubro, nos conversatórios “Arquivos, comunidade e histórias de vida – O patrimônio cultural em função do desenvolvimento comunitário”, serão apresentadas experiências e políticas públicas desenvolvidas em alguns países ibero-americanos, como Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, México e Peru.

No dia 28, a mesa “Políticas de Memória e Cooperação Cultural” estará destinada a uma apresentação de programas do Espaço Cultural Ibero-americano, com a participação de Ibermuseus, Ibermemória Sonora e Audiovisual e IberCultura Viva. A semana de trabalho será encerrada no sábado 30 com a aula inaugural do seminário intensivo virtual “Memórias Vivas: Arquivos e museus comunitários”, coordenado por Mario Chagas (Brasil). 

.

DIA 1

Quem participa:

Ticio Escobar (Centro de Artes Visuales/Museo del Barro, Paraguai)

Curador, professor, crítico de arte e produtor cultural paraguaio, Ticio Escobar é advogado e formado em Filosofia (Universidade Católica, Assunção), tendo recebido distinções como a Bolsa Guggenheim Foundation e o Prêmio Príncipe Claus, entre outras. Foi autor da Lei Nacional de Cultura do Paraguai e secretário de Cultura entre 2008 e 2013. Atualmente é diretor do Centro de Artes Visuais/Museo del Barro. 

.

Gabriela Pulido Llano (Instituto Nacional de Antropología e Historia, México)

É graduada em História, com mestrado em Estudos Latino-americanos pela Faculdade de Filosofia e Letras (Universidade Nacional Autônoma de México, UNAM), e doutorado em História e Etno-historia pela Escola Nacional de Antropologia e Historia. Trabalha como pesquisadora na Direção de Estudos Históricos do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) desde 2002, e é membro do Sistema Nacional de Investigadores. Publicou livros, capítulos e artigos relativos à temática da vida noturna, à história da nota roja (imprensa marrom), à presença cubana no México, ao teatro, ao cinema mexicano e cubano e os estereótipos. Atualmente colabora como diretora geral da Coordenação de Memória Histórica e Cultural do México, na Presidência da República.

.

Esther Hernández Torres (IberCultura Viva/ Secretaria de Cultura de México)

Formada em Pedagogía pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Produtora e gestora cultural com experiência na elaboração e implementação de projetos culturais e artísticos com enfoque comunitário; em processos formativos com comunidades indígenas e urbano marginais nos setores público, privado e social, assim como voluntária em projetos independentes. No setor público, trabalhou no Fundo Nacional para a Cultura e as Artes como coordenadora de Apoio ao Desenvolvimento Artístico, e na Direção Geral de Culturas Populares como diretora de Promoção e Pesquisa. Atualmente, é diretora geral na Direção Geral de Vinculação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do México, tem a seu cargo o Programa Nacional Cultura Comunitária e é presidenta do Conselho Intergovernamental de IberCultura Viva.

.

Karina Batthyány (Conselho Latino-americano de Ciencias Sociales – CLACSO)

Professora titular e reconhecida especialista na temática do cuidado, Batthyány conta com larga trajetória em movimentos e organizações de mulheres. Doutora em Sociologia pela Université de Versailles Saint Quentin em Yvelines, França, é coordenadora do Grupo de Sociologia de Gênero do Departamento de Sociologia. Suas linhas de pesquisa se vinculam às desigualdades de gênero no trabalho remunerado e não remunerado; o papel das políticas públicas na redistribuição do trabalho; o trabalho de cuidados e as representações sociais do cuidado, entre outros temas. Tem mais de 20 livros publicados como autora e compiladora e desempenhado diversos cargos de gestão internacional. Desde 2019 ocupa o cargo de secretária executiva do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). É a primeira vez que uma pessoa do Uruguai ocupa o cargo e a segunda vez que o faz uma mulher. 

.

Quando:

Terça-feira, 26 de outubro

16h (CRI, SLV); 17h (COL, ECU, MEX, PER); 18h (BOL, VEN), 19h (ARG, BRA, CHL, URY)

.

Onde ver: youtube.com/iberculturaviva 

 youtube.com/CLACSOtv

.

Saiba mais: www.iberculturaviva.org

.
(*) CLACSO é uma instituição internacional não governamental com status associativo na UNESCO, criada em 1967. Atualmente, reúne 654 centros de pesquisa e pós-graduação no campo das ciências sociais e humanidades em 51 países da América Latina e outros continentes.