Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

EDITAIS

29

out
2021

Em EDITAIS
Notícias

IberCultura Viva abre concurso para a criação do logotipo da Rede de Cidades e Governos Locais

Em 29, out 2021 | Em EDITAIS, Notícias |

O programa IberCultura Viva convoca cooperativas, coletivos e pessoas dedicadas ao design gráfico a apresentar propostas de logotipo para a Rede de Cidades e Governos Locais, para ser utilizado nas atividades próprias da rede. A pessoa responsável pela proposta ganhadora receberá um prêmio de 500 dólares e um diploma. 

O logotipo deverá consistir em uma imagem original e inédita, não ter sido apresentada em outro concurso e não contar com registro de propriedade intelectual. Deverá ser claro e legível, e permitir sua aplicação em cores, em branco e preto, e em escala de cinza, com facilidade de reprodução e aplicação em diversos formatos, tamanhos e materiais, como papel, tela, plástico, cristal, entre outros.

Poderão participar do concurso pessoas maiores de 18 anos residentes de algum dos 11 países membros de IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Colômbia, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai. Cada participante ou coletivo poderá concorrer com apenas um trabalho.

As inscrições estarão abertas na plataforma Mapa IberCultura Viva até quinta-feira, 25 de novembro, às 18h (horário de Brasília). Além de completar o registro de agente individual e o formulário específico do concurso, é necessário enviar a imagem do logotipo em fundo branco em formato jpeg, tamanho carta (21,5 x 28 cm). Também deve-se anexar um documento que contenha breve descrição da obra e elementos gráficos utilizados no projeto.

O júri do concurso será integrado por membros da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais e do Conselho Intergovernamental do programa. O coletivo ou a pessoa com o logotipo selecionado como ganhador deverá entregar um breve manual de marca ou ficha técnica que inclua tipografia, retícula de construção, área de proteção e paleta de cores ou códigos Pantone utilizados, assim como usos incorretos. 

.

Rede de Cidades e Governos Locais

A articulação com governos locais é uma linha de ação do IberCultura Viva, entendendo que estas são as instâncias do poder público que mais se aproximam das organizações culturais comunitárias e dos povos indígenas, principais sujeitos com que o programa trabalha. Com a rede, busca-se criar espaços de reflexão, para gerar consensos e relatos comuns sobre o que são as políticas culturais de base comunitária e como se pode melhorar a implementação e o impacto dessas políticas nos territórios. Atualmente compõem a rede 17 municípios, províncias e estados de seis países. 

.

Saiba mais sobre a Rede de Cidades e Governos Locais

Leia o regulamento do concurso

Inscrições: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/193/

Como se cadastrar na plataforma Mapa IberCultura Viva

.

1. Como iniciar a inscrição?

Para se inscrever em um edital do programa, é necessário primeiro se cadastrar como agente cultural no Mapa IberCultura Viva. Esta plataforma permite o registro de dois tipos de agentes: individuais e coletivos. Por agentes individuais entendemos indivíduos, e por agentes coletivos, organizações culturais comunitárias, entidades, povos indígenas, coletivos, grupos e instituições. Neste concurso, é obrigatório o registro do perfil de agente individual (a pessoa física que será responsável pela inscrição). 

Atenção: O sistema só aceita registros de agentes individuais para os editais e concursos. Caso o perfil do candidato esteja registrado como “agente coletivo”, é necessário alterá-lo para “individual” para que o seu nome seja encontrado no campo de busca da página inicial do concurso.

(Aqui está um guia que pode ajudar no registro na plataforma: http://iberculturaviva.org/manual/?lang=es)

.

2. Se o candidato participou de outro edital do IberCultura Viva por meio desta plataforma, ele deve se registrar novamente como agente?

Não. Pessoas que já participaram de algum edital do programa publicado no Mapa IberCultura Viva ou já preencheram o perfil nesta plataforma não precisam se cadastrar novamente como agentes; só precisam inserir o nome no campo de busca para iniciar a inscrição.

O campo “Registrar” na página inicial do Mapa IberCultura Viva é usado apenas pela primeira vez. Nas seguintes vezes é necessário ir em “Ingresar” para acessar o seu perfil. (Será necessário clicar em “Editar” para acessar / alterar os dados cadastrais.)

Atenção: lembre-se que existem duas etapas para se inscrever na convocatória: 1) preencher o registro de agente individual no Mapa IberCultura Viva (se você já participou de outros editais do programa, deve usar o mesmo registro); 2) preencher o formulário de inscrição do seminário.

.

3. Uma vez concluído o cadastro como agente, onde encontro o formulário de inscrição do edital?

Quando você tiver um perfil de agente cadastrado, clique em “Editais” (no alto da tela) e procure o arquivo que aparece com o título Diseño de logotipo Red IberCultura Viva de Ciudades y Gobiernos Locales

Para iniciar a inscrição, clique no campo de busca, localize o nome da pessoa responsável (seu perfil de agente previamente registrado) e selecione “Realizar inscrição“. O formulário aparecerá em seguida, primeiro em espanhol e depois em português. 

O sistema gera um “número de inscrição”, que deve ser fornecido sempre que você entrar em contato com o programa IberCultura Viva para obter qualquer informação sobre sua proposta.

Atenção: A qualquer momento é possível salvar os dados cadastrais utilizando o botão “Salvar” na margem superior direita. Depois de fazer isso, você pode sair da plataforma e continuar em outro momento, antes do final do período de inscrição. 

.

4. Como saber se a candidatura foi realmente enviada?

A candidatura só será enviada após o preenchimento de todos os campos obrigatórios do registo do agente e da ficha de inscrição do edital, incluindo os anexos.

Caso o cadastro do agente na plataforma não tenha sido totalmente preenchido, não será possível enviar  inscrição. O sistema apresentará um alerta (um “!” vermelho no qual se deve clicar para saber onde está o problema). 

Se o erro estiver no registro do agente, será necessário acessar “Meu perfil” (clicando no nome ou na foto do perfil) e editar o cadastro, preenchendo todos os campos do formulário. Atenção: é necessário preencher todos os campos marcados com o símbolo “*” e selecionar pelo menos uma área de atuação, no canto superior esquerdo da página.

Verifique as informações antes de clicar em “Enviar inscrição”. Após o envio não será possível editá-la. A plataforma exibirá uma confirmação: o dia e a hora do envio da inscrição aparecerão na tela destacados em verde.

.