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06

jul
2023

Em Notícias

Por IberCultura

Trocando saberes, construindo uma cultura de paz: os projetos da Colômbia selecionados no Edital de Apoio a Redes 2023

Em 06, jul 2023 | Em Notícias | Por IberCultura

 

Os três projetos apresentados por redes colombianas no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2023 serão desenvolvidos em diferentes departamentos do país, com diferentes populações, mas com objetivos comuns para a construção de uma cultura de paz. Uma das propostas reunirá novos criadores literários e lideranças comunitárias da região conhecida como “Bolívar Grande”, em um espaço de diálogo e intercâmbio intercultural. Outro projeto prevê a realização de sessões educativas e o intercâmbio de práticas de bem viver e soberania alimentar entre organizações com longa história e lideranças e organizações nascentes da Região Cafeeira Colombiana. Uma terceira proposta consiste em três encontros, em três comunas populares de Medellín, onde serão abordados temas como trabalho comunitário, cuidado, solidariedade, gestão cultural e a importância de tecer uma rede de apoio entre organizações.

 


*Nome da rede ou articulação: Robledo Corporação Social e Cultural Venga Parchemos

* Nome do projeto: Tejido Comunitario Por la Vida

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O “Tejido Comunitario Por la Vida”, um dos três projetos que serão realizados na Colômbia este ano com o apoio do IberCultura Viva, consiste no desenvolvimento de dois encontros territoriais para o intercâmbio de saberes que promovem práticas de cuidado e solidariedade entre crianças, jovens e adolescentes, e de um encontro na cidade que contribuirá para tecer redes de apoio entre as organizações.

O projeto será promovido em três comunidades populares da cidade de Medellín, territórios que hoje continuam recebendo vítimas do conflito armado e onde vivem populações vulneráveis. Um desses territórios é o bairro El Paraíso, localizado na Comuna 7, Robledo, local onde seus habitantes não têm acesso a serviços básicos como água e luz, o controle social é exercido por grupos associados ao narcotráfico, e a violência múltipla  agrava as condições de desigualdade, vulnerabilidade e acesso à cidade.

O segundo território será o bairro Las Palmas e o setor Niquitao do bairro Colón, na comuna 10 de Medellín. Niquitao é uma área com grandes problemas sociais no centro da cidade, onde profissionais do sexo, migrantes venezuelanos e a comunidade indígena Embera vivem em cortiços, em condições precárias, sujeita a diversos tipos de violência.

O terceiro encontro será realizado no Centro de Desenvolvimento Cultural da Morávia, na comuna 4, Aranjuez, um espaço central e conhecido por suas lutas políticas e organização comunitária em torno da defesa de seu território, que começou como um bairro dentro de um lixão, e seus habitantes se  tornaram recicladores de seu contexto. Este lugar é reconhecido pelos processos e organizações sociais, culturais e comunitárias da cidade.

O primeiro dia, na comuna 7, terá como tema “O corpo, o autocuidado e a não violência contra a mulher”. O segundo, na comuna 10, terá como tema “Narrativas Comunitárias, as cores da solidariedade em um trecho de muralismo coletivo”. Nesses espaços, serão construídas narrativas visuais (fotografia, vídeos), escritas (mensagens) e orais (podcast) a partir dos temas e propostas compartilhadas por cada território. A intenção é trabalhar a importância da solidariedade, cooperação e apoio mútuo para o trabalho conjunto, a não violência e o autocuidado. As organizações participantes esperam receber cerca de 40 crianças, jovens e adolescentes nesses dois dias.

Após os dois encontros territoriais, será realizado um terceiro, o Encontro Tecendo Saberes e Práticas Comunitárias para a Vida. Será aberta uma chamada para ampliar o tecido com organizações relacionadas a esses processos, e também com a participação do público em geral para discutir temas como trabalho comunitário, cuidado, solidariedade, gestão cultural e a importância de construir uma rede de apoio entre as organizações. A iniciativa visa destacar a importância das organizações de bairro em torno da arte e da cultura que contribuem para a dignidade da vida em uma cidade como Medellín, onde crianças, adolescentes e jovens são constantemente vítimas de várias violações.

Festival Cine en la Isla

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Organizações participantes

Este projeto reúne três organizações de base que vêm se reunindo em várias ocasiões em Medellín desde 2019: a Corporação Social e Cultural Robledo Venga Parchemos, a Corporação Cultural Marabuntas -Casa Cultural El Hormiguero- e a Corporação Fecisla.

A Corporação Social e Cultural Robledo Come Parchemos, fundada em 2014, oferece espaços de formação em clown, teatro, acrobacias, malabares e jogos de palco, transversalizados por temáticas de não violência e resolução de conflitos, bem como espaços como rodas de mulheres, novas masculinidades, identidade e diversidade sexual. Também organiza eventos culturais de grande formato, como a Lunada Artística y Cultural e o Circo al Puente, e outros menores para a formação do público, como o Canelazo literário, Temporadas de Teatro, Cinema-fóruns, Circo de Variedades e Música Acústica Unplugged. e Poesia que abordam temas como antimilitarismo, tecidos comunitários, resistência, bem viver, ecofeminismos e economias solidárias.

Já a Corporação Fecisla desde 2015 organiza o Festival Internacional de Cinema na Ilha, um evento de cinema e formação que acontece na Isla Fuerte, no Caribe colombiano. Desde a formação audiovisual eles têm trabalhado com diversas instituições públicas e privadas, com o objetivo de que a criação audiovisual seja um pretexto para comunicar, expressar e fortalecer a mensagem das comunidades através da narração das suas histórias em sua própria voz. 

Também criado em 2015, a Corporação Cultural Marabuntas tem criado espaços de encontro, conversas, séries cinematográficas, poesias, espaços literários, planos culturais, oficinas, espetáculos circenses e musicais, tertúlias, grupos de estudos, murais, espaços de discussão sobre questões territoriais, econômicas, socioculturais, feministas e agroecológicas, comunicação, feiras de economia solidária, oficinas artísticas e educativas para compartilhar conhecimento. Em seu espaço confluem iniciativas populares, organizações sociais, indivíduos, crianças e jovens que participam da dinâmica dos processos comunitários da cidade.


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* Nome da rede ou articulação: Bolívar Grande Unido por las Nuevas Narrativas Identitarias

* Nome do projeto: “Estrategia (Ruta) de promoción de lectura y circulación de la antología Bolívar Literal: Contando el barrio desde nuestra piel” 

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No segundo semestre de 2022, 14 novos criadores literários e líderes comunitários de oito municípios e corregimentos da região colombiana chamada “Bolívar Grande” se reuniram em um laboratório de escrita criativa. O principal resultado deste encontro foi a produção de uma antologia de contos. Para dar continuidade ao trabalho em laboratório para a produção do texto, quatro entidades propuseram uma “Estratégia (percurso) para promover a leitura e circulação da antologia Bolívar Literal: Contando o bairro a partir da nossa pele”.

Esta proposta, selecionada no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2023, foi concebida como uma rota de modalidade híbrida, a ser realizada por meio de nove atividades em municípios e corregimentos dos departamentos de Bolívar e Sucre. Estão previstas reuniões e jornadas de sensibilização em municípios como Turbaco, Arjona e Simití (Bolívar) eSan Onofre (Sucre); e nos corregimentos de Santa Ana-Isla de Barú, El Níspero-Marialabaja, Cascajal-Magangué e Canutalito (Ovejas).

Com essas atividades, além de distribuir a antologia Bolívar Literal nos espaços das redes regionais de bibliotecas públicas, a rede espera ampliar o alcance dos resultados obtidos na execução da primeira fase do projeto em termos de formação humana e diminuição das brechas da desigualdade.

O projeto e a antologia constituem um espaço de encontro, diálogo e intercâmbio intercultural entre diversas populações (populações urbanas, rurais, étnicas, deslocadas pela violência, vítimas do conflito armado, migrantes e comunidade LGBTI+); servindo também como ponte intergeracional em torno do fechamento de brechas de desigualdade, convivência comunitária, construção do tecido social e da paz protagonizada por habitantes de um território comum.

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A rede

A Rede Unida Bolívar Grande para as Novas Narrativas Identitárias visa trabalhar para o desenvolvimento humano através da cultura, literatura, promoção da leitura e divulgação de novas narrativas identitárias de criadores e líderes literários da região bolivariana, como uma contribuição para a concepção e implementação de soluções destinadas a diminuir desigualdades e assegurar o exercício de direitos culturais.

As três iniciativas que compõem a rede e a Corporación Literatura para Todos E.S.A.L., responsável pela gestão do projeto, têm um histórico de trabalho colaborativo estabelecido desde 2016 nos departamentos de Bolívar e Sucre. No âmbito intersetorial, as quatro entidades têm trabalhado em conjunto com o ICULTUR, o Ministério da Cultura da Colômbia, a Manos Visibles Corporation e a Rede RELATA.

(Foto: Fundación Cascajal)

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A Fundação Cascajal- CuidArte, que desde janeiro de 2022 está no município de Cascajal (Magangué, Bolívar), trabalha em colaboração com a biblioteca comunitária, apoiando a gestão de doações de livros e aparelhos eletrônicos para a educação da população estudantil e organizando atividades culturais, recreativas e concursos literários.

A Corporación Plan Transformando Ideas (C.P.T.I.), fundada em 2016 no município de Arjona (Bolívar), atua como uma plataforma de liderança juvenil, com apoio ao empreendedorismo e iniciativas comunitárias lideradas por jovens e participação em espaços interinstitucionais com prioridade em questões juvenis (desenvolvimento humano, educação , empregabilidade, saúde pública).

A Biblioteca Rural Itinerante Nido de Letras foi criada em 2015 no distrito de Canutalito (Ovejas, Sucre). É uma biblioteca comunitária rural com cobertura de serviços bibliotecários, educativos e culturais para povos, aldeias e povoados da zona fronteiriça de Montes de María, entre os departamentos de Bolívar e Sucre. Seu trabalho enfatiza a primeira infância e adolescência, com ações voltadas para a promoção da leitura, resgate das tradições e preservação da memória histórica ancestral e rural.

(Foto: Biblioteca Nido de Letras)


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* Nome da rede ou articulação: Red de Organizaciones de la Semilla al Plato

* Nome do projeto: Encuentro de la semilla al plato: culturas para el buen vivir, soberanía y salud alimentaria

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Na Colômbia, a região do Eje Cafetero reúne os departamentos de Quindío, Caldas e Risaralda, com mais de 46 municípios. Seis anos depois da assinatura do Acordo de Paz, esta região acolhe organizações, movimentos e iniciativas que surgiram deste processo, interessados ​​em ativar e articular espaços culturais, comunitários e cívicos. O projeto “Encontro da Semente ao Prato: culturas do bem viver, da soberania e da saúde alimentar”, apresentado no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2023, reúne iniciativas comunitárias da Região Cafeeira que buscam fortalecer identidades e culturas territoriais.

Este encontro se realiza no âmbito do Diploma Da Semente ao Prato, liderado pela Fundação Educar de Ida y Vuelta. A intenção é conectar a experiência de organizações comunitárias e culturais que trabalham pelo bem viver e a soberania alimentar nos territórios com organizações juvenis, lideranças juvenis nascentes ou emergentes, organizações de vítimas e ex-combatentes interessados ​​em fortalecer suas capacidades de organização, liderança de iniciativas e buscar espaços para colocar sua vocação a serviço.

Tanto o encontro quanto os espaços de interação do curso de graduação estão voltados para a geração de jornadas pedagógicas e troca de práticas de bem viver e soberania alimentar. Entre as atividades que acontecerão entre agosto e novembro de 2023 estão oficinas culinárias com sementes e frutas típicas da região; oficinas de desenho de hortas urbanas e rurais, oficinas de fortalecimento das capacidades de saúde alimentar em ambientes complexos; oficina de biofertilizantes e biocontrole; oficina para abordagem da reprodução e uso de plantas medicinais; oficina de governança territorial e geração de acordos para a sustentabilidade e a boa convivência de territórios e comunidades.

(Foto: Red de Familias Quindianas Custódia de Semillas Libres)

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Organizações participantes

Por meio da Fundação Educar de Ida y Vuelta, várias organizações pertencentes aos departamentos de Quindío, Caldas e Risaralda realizam atividades territoriais que incentivam o conhecimento, resgate, uso e integração dos frutos do território, como forma de gerar culturas de bem-estar e saúde. Entre eles estão a Red de Familias Quindianas Custódia de Semillas Libres, EcoGenova e o Mercado Agroecológico de Quindío, que apresentaram esta proposta ao edital.

A Red de Familias Quindianas Custódia de Semillas Libres, criada em 2013 na cidade de Armênia, é formada por 30 famílias que se dedicam a resgatar, plantar e cuidar das sementes crioulas e nativas, principalmente aquelas que correm risco de desaparecer. Além de realizar reuniões bimensais em diferentes municípios do departamento de Quindío, a iniciativa apóia atividades educativas sobre essas sementes em estabelecimentos de ensino e em comunidades urbanas e rurais.

EcoGenova, fundada em 2017 em Gênova, é uma organização que trabalha pela defesa das águas, montanhas e rios, e também pela defesa dos direitos das pessoas que habitam esses territórios. Entre as atividades realizadas estão o “Cabildo Aberto pela Defesa dos Rios e contra as Pequenas Centrais Hidrelétricas” (2021), documentários e peças de teatro, além da Rede de Mulheres Diversas Semeando Igualdade, onde organizam fóruns e encontros com oficinas de empoderamento da mulher rural.

O Mercado Agroecológico do Quindío, por sua vez, existe na cidade de Armênia desde o ano 2000. Todos os meses são realizadas duas feiras onde são expostos diferentes produtos agroecológicos da região, incentivando a produção local, o bom uso do território, a dignidade do campesinato colombiano e o resgate das tradições ancestrais.

 

 

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04

jul
2023

Em Notícias

Por IberCultura

Celebrando infâncias e comunidades migrantes, construindo outros mundos possíveis: os projetos do Chile selecionados no Edital de Apoio a Redes 2023

Em 04, jul 2023 | Em Notícias | Por IberCultura

(Foto: Centro de Promoción Cinematográfica de Valdivia. Celebra!, agosto de 2022) 

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Um projeto para gerar espaços de encontro e exposição entre organizações que desenvolvem criações artísticas no contexto da privação de liberdade na América Latina. Um evento para comemorar os direitos das crianças e adolescentes no Chile de hoje. Uma feira intercultural para apresentar a cultura chilena aos migrantes e sensibilizar a comunidade chilena sobre a contribuição da migração. Estes são os três projetos apresentados por organizações chilenas que foram selecionadas no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2023. A seguir, detalhamos as propostas que receberão apoio financeiro de até 5 mil dólares cada para serem utilizados na produção e/ou despesas de comunicação dos eventos propostos.

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* Nome da rede ou articulação: Red Celebra!

* Nome do projeto: Celebra! Derechos de niñas, niños y adolescentes

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Todos os anos, em agosto, a infância e a adolescência são celebradas no Chile. A comemoração costuma ser exacerbada pelo marketing consumista de objetos ou alimentos que, longe de valorizar a infância e a adolescência, as determina em estereótipos culturais e sociológicos. Por isso, há nove anos, em Valdivia, alguns atores culturais do território se articulam em favor de gerar uma atividade que celebre e valorize as infâncias.

No começo, eram organizadas mostras de cinema diferenciadas por faixa etária, convocando o público de crianças e adolescentes (NNA) por meio de um trabalho conjunto com estabelecimentos de ensino. Com o passar do tempo, e a necessidade de proporcionar um espaço de debate e reflexão crítica, surgiu o PichiKawin (em mapudungun, pichi=menino e kawin=conversa), um espaço de conversa entre crianças e adolescentes. No ano passado, esta atividade foi coordenada com os gabinetes comunais de proteção de menores.

Da experiência das versões anteriores, surgiu a proposta apresentada no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2023. Celebra!, o evento proposto pela rede de mesmo nome, será uma atividade comemorativa dos direitos de crianças e adolescentes no Chile de hoje. Durante um dia de agosto serão realizadas oficinas de criação artística, cultural e científica, exposições audiovisuais (presenciais e virtuais), apresentações artísticas (dança, teatro, música, circo, entre outras) e um espaço de debate e reflexão crítica (PichiKawin), liderados por jovens participantes das organizações de base convocadas.

A atividade contará com sessões prévias de trabalho articulado, que resultarão na definição conjunta das temáticas artístico-culturais a serem concretizadas em oficinas, em apresentações e no PichiKawin. Essa iniciativa também inclui uma oficina de criação audiovisual em microfilme com crianças e adolescentes das organizações comunitárias participantes. Os trabalhos resultantes serão apresentados no Celebra!

O projeto espera atingir: 800 participantes na atividade; 5 sessões de criação e programação conjunta; 2 oficinas de criação audiovisual para adolescentes sobre questões de direitos; exibição de curtas-metragens realizados por adolescentes; rotativo MicroCine, com foco nos direitos da criança; exibição de curtas-metragens de animação para a primeira infância via Zoom; 3 oficinas artístico-culturais para crianças e adolescentes; 1 PichiKawin, debate conduzido por jovens das entidades, e 2 apresentações artísticas de crianças e adolescentes.

Imagens da edição de 2022 do Celebra! (Fotos: Centro de Promoción Cinematografica de Valdivia)

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Organizações participantes

Para implementar a rede Celebra!, o Centro de Promoção Cinematográfica de Valdivia (CPCV), responsável pela administração do projeto, articula-se com as organizações comunitárias Migrantes Los Ríos, Cambiando Destinos e Kasa Wenuleufu e três instituições públicas: o Centro de Criação Los Ríos do Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio, o Conselho Nacional de Jardins de Infância e a Fundação Integra (Rede de Creches e Jardins de Infância).

O Centro Cultural de Promoción Cinematográfica de Valdivia, fundado em 2002, é uma organização comunitária funcional, sem fins lucrativos, que concentra suas atividades na promoção e no desenvolvimento das artes audiovisuais. Suas linhas estratégicas são formação de público, cidadania, indústrias criativas, educação e formação. Nessas áreas, a abordagem de direitos humanos é transversal no plano de gestão sobre inclusão, perspectiva de gênero, povos indígenas, relevância territorial, promoção de crianças e adolescentes.

Migrantes de Los Rios é uma ONG criada por migrantes para migrantes, refugiados e todos que apoiam o direito de migrar. Fundada em 2017 com o objetivo de prestar serviço social, comunitário, cultural e incluir a comunidade migrante na sociedade da região de Los Ríos, seu trabalho se concentra na gestão do apoio jurídico, educacional, social e de inclusão intercultural. Nos últimos anos, implementou cinco projetos de criação artístico-cultural que buscam fortalecer a integração das comunidades.

O Espaço Cultural Kasa Wenuleufu nasceu em 2015 na cidade de Niebla, na serra costeira, território habitado ancestralmente por comunidades Mapuche Lafkenche. É este território, sua essência e seu saber, que Kasa Wenuleufu divulga e promove, convidando os habitantes da costa a mergulhar na cultura local, em sua natureza e riqueza cultural. O espaço tem se destacado nos últimos anos por promover ofícios típicos do território, como a cestaria de fibras naturais, a produção de produtos alimentares artesanais, a utilização de ervas medicinais, a agricultura biológica e biodiversa, além de desenvolver uma série de oficinas artístico-culturais para crianças e adolescentes.

Já a Corporação Cambiando Destinos, fundada em 2017, é uma organização que se dedica ao apoio socioeducativo a crianças e adolescentes em instituições de proteção e guarda de menores. Destaca-se pela criação da primeira escola de ofícios Cambiando Destinos, que promove ofícios com identidade local para integração social e promoção da cultura regional.

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* Nome da rede: Red de Organizaciones de Migrantes

* Nome do projeto: Mi Chile Lindo

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A opinião negativa a respeito da comunidade estrangeira, em consequência da situação nas fronteiras, com a entrada irregular de pessoas e os confrontos constantes entre migrantes e chilenos devido a diversas situações, como famílias com crianças mendigando nas ruas e atos criminosos perpetrados por estrangeiros, são algumas das causas que motivam o projeto “Mi Chile Lindo “, apresentado pela Red de Organizaciones Migrantes ao Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2023.

Com o objetivo de apresentar a cultura chilena aos migrantes e sensibilizar a comunidade chilena sobre a contribuição da migração, as organizações participantes propõem a realização de uma mostra cultural, gastronômica e artesanal da cultura migrante com elementos chilenos. Nesta feira intercultural, que eles chamaram de “Mi Chile Lindo”, haverá danças folclóricas chilenas realizadas pela comunidade estrangeira, “cozinha fusion” e artesanato comum a várias culturas. Como atividades prévias ao evento central do projeto, estão previstas aulas de culinária, palestras sobre histórias e casos dos povos.

A iniciativa tem como propósito promover e fomentar espaços interculturais constantes que busquem a coesão social e interação entre a comunidade chilena e migrante, para melhorar sua convivência, integração e inclusão nos territórios e espaços sociais onde os problemas convergem e são vivenciados. Desta forma, a rede proponente espera conseguir mudanças na percepção, imagem e reconhecimento de ambas as comunidades a partir de sua riqueza, contribuição cultural e econômica que é feita ao país.

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Organizações participantes

O trabalho da Red de Organizaciones Migrantes gira em torno da geração de políticas públicas que promovam a cidadania, a democracia e a cooperação. Além de integrar vários conselhos da sociedade civil, onde são geradas propostas ao governo e outras plataformas de trabalho colaborativo, a rede tem experiência na realização de atividades, como cinco feiras interculturais e outros 15 eventos relacionados à inclusão de migrantes.

A Associação Compromisso Migrante, fundada em 2020 em Santiago, é uma organização sem fins lucrativos que visa integrar cidadãos estrangeiros na sociedade chilena por meio de treinamento e assessoria em questões como migração, saúde, empregabilidade, entre outras, a fim de contribuir para o desenvolvimento da sociedade em suas diferentes dimensões. A entidade também organiza mostras gastronômicas, feiras culturais de empreendedorismo e outras atividades com apelo massivo. 

A Federação Mesa Nacional de Organizações de Migrantes e Refugiados (FENAMIR) atua desde 2019 como aglutinadora de outras organizações, desenvolvendo ações voltadas para a promoção de políticas públicas de inclusão. A FENAMIR oferece um programa de educação e treinamento para líderes migrantes, suas organizações e comunidades, focado no fortalecimento do conhecimento em regulamentação migratória, gestão de procedimentos, criação e legalização de organizações sociais, alfabetização digital e oferta público-privada de serviços e acesso a direitos.

A Fundação Esperanza de Mujer (FEM) é uma organização sem fins lucrativos focada em fornecer as ferramentas necessárias para o enfrentamento da violência contra a mulher em todas as suas esferas. Por isso, coloca ênfase em proporcionar às usuárias  diversas redes de apoio, concentrando seus objetivos e competências profissionais para capacitar cada mulher que necessita de um local onde seja sempre acolhida, sem preconceitos, conscientizando-a sobre a importância que está fazendo mudanças em suas vidas para vencer os obstáculos que se interpõem no caminho de alcançar melhores oportunidades. A fundação desenvolve atividades há mais de um ano e foi formalizada em março de 2023.

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* Nome da rede e do projeto: Arte en Fuga 2023 – Encontro Internacional de Artes nas Prisões: Diálogos sobre experiências artísticas com mulheres encarceradas e dissidentes para construir outros mundos possíveis

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Arte en Fuga 2023 – Encontro Internacional de Artes nas Prisões (“Diálogos sobre experiências artísticas com mulheres encarceradas e dissidentes para construir outros mundos possíveis”) é um projeto que se realiza de forma híbrida, entre os meses de setembro e novembro, com o objetivo de gerar espaços de encontro e exposição entre organizações que desenvolvem criações artísticas no contexto da privação de liberdade em toda a América Latina.

(Foto: Pájax Entre Puas)

A primeira parte é realizada em formato virtual, através de uma plataforma onde decorrem as conversas promovidas pela rede. Este ciclo de diálogos, além de problematizar a existência do cárcere e as questões em volta dele, busca tornar visíveis as vivências artísticas, a camaradagem e os afetos de mulheres e dissidentes privados de liberdade. Estão previstos três espaços de diálogo: os conversatórios “Sociedades de controle” (25 de setembro) e “Justiça alternativa e experiências reparadoras a partir das artes” (12 de outubro) e a oficina virtual “Narrativas artísticas com mulheres e dissidentes de fora e dentro do confinamento” (16 de novembro).

A segunda parte é realizada presencialmente no Parque Cultural de Valparaíso – Ex Cárcel, no dia 23 de novembro, com o encontro de entidades que atuam nesse contexto penitenciário. Durante este encontro será realizada a oficina “Estratégias Comunitárias de Resolução de Conflitos” e contemplada a criação de um documento comunitário que manifeste os diálogos e experiências resultantes da gestão colaborativa da rede. Por fim, no dia 25 de novembro, será inaugurada a galeria Arte en Fuga no Parque Cultural de Valparaíso, um espaço expositivo de criações artísticas em contexto prisional.

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Organizações participantes

O projeto foi apresentado por três organizações que trabalham no contexto da privação de liberdade em três países da região: Pájarx Entre Púas (Chile), Mujeres Tras Las Rejas (Argentina) e Mujeres de Frente (Equador). Essa articulação é baseada nas ações de articulação que vêm sendo realizadas entre os coletivos colaboradores, somadas à experiência do encontro Arte en Fuga, realizado com sucesso por três anos consecutivos.

Fundação e coletivo que desde 2016 trabalha em prisões para mulheres e dissidências sexuais na região de Valparaíso, Chile, Pájarx Entre Puas tem como missão criar redes de ativismos feministas interseccionais, formadas por mulheres e diversidades privadas de liberdade, libertadas da prisão, seus filhos e famílias. Nas oficinas artivistas que acontecem nos presídios, são abordados temas coletivos mediados por ferramentas artísticas como artes cênicas, dança, música, leitura e escrita, performance, artes plásticas e ofícios. 

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Mujeres de Frente é um coletivo feminista e comunidade de cooperação e cuidado criado em 2004 em Quito, Equador. É formado por ambulantes, catadoras de lixo, trabalhadoras domésticas, universitárias, professoras, artistas, mulheres em liberdade e familiares de presidiárias. Entre as atividades desenvolvidas estão o Espaço Wawas, onde crianças e adolescentes frequentam voluntariamente atividades educativas, recreativas, artísticas e esportivas; um refeitório popular e oficinas para mulheres. 

A ONG Mujeres Tras las Rejas trabalha com mulheres privadas de liberdade em Rosário, Argentina, para tornar visíveis as situações de desigualdade que vivem. Criada em 2006, a entidade já realizou oficinas artísticas em presídios (saúde reprodutiva, sexualidade, arte, maternidade, fotografia, rádio, teatro); um programa de rádio (“Tire a voz dos que não têm voz: mulheres na cadeia, rádio na prisão”), onde as mulheres do presídio têm voz numa rádio comunitária, e uma oficina que aborda técnicas têxteis através de diferentes ferramentas artísticas e troca de conhecimentos.

(Foto: Pájarx Entre Puas)

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30

jun
2023

Em Notícias

Por IberCultura

Três municípios se incorporam à Rede de Cidades e Governos Locais: Alto Biobío, Cauquenes e Curridabat

Em 30, jun 2023 | Em Notícias | Por IberCultura

(Fotos: Municipalidad de Cauquenes)

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A Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais conta com três novos membros: as Municipalidades de Alto Biobío e Cauquenes (Chile) e Curridabat (Costa Rica). As cartas de aceitação dos pedidos de adesão foram enviadas esta semana por Esther Hernández Torres, diretora geral de Articulação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do México e presidenta do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva. Com o ingresso dessas três cidades, a rede passa a contar com um total de 33 municípios, províncias e estados que formalizaram sua participação desde 2019.

No pedido de incorporação do Município de Alto Biobío (provincia de Biobío), enviado ao IberCultura Viva pelo prefeito Victor Rosas Salazar, foi informado que a Unidade de Cultura e Comunicação será responsável por fazer as contribuições necessárias e que Luis Fernando Acuña Cárcamo, jornalista e gestor cultural, será o representante do governo local na rede.

No caso de Cauquenes (província de Cauquenes), a prefeita Nery Cristina Rodríguez Domínguez anunciou o Departamento de Cultura como responsável, e Caterine Yearitza Nuñez Castillo como a pessoa designada para ser a representante do governo local na rede.

Na carta de intenções de adesão ao programa, a Prefeitura de Cauquenes também se comprometeu a levar adianta algumas atividades de articulação com o IberCultura Viva, como o intercâmbio para o fortalecimento de políticas entre funcionários e técnicos; a realização de reuniões de rede; publicações e produções audiovisuais; a criação de políticas públicas locais em benefício das organizações culturais comunitárias, além de promover a articulação da rede de organizações culturais comunitárias do município.

Em 2022, nove municípios chilenos aderiram à Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais: Concepción, Lonquimay, Quilaco, Valparaíso, San Felipe, Puqueldón, Hualaihué, La Unión e Puerto Saavedra. Com San Pedro de la Paz, uma das primeiras a participar oficialmente desta instância (desde o lançamento da rede, em 2019), e agora com Cauquenes e Alto Biobío, o Chile chega a um total de 12 membros na rede. É o país com o maior número de cidades associadas.

Feria Pewenche en la reserva nacional Ralco (Foto: Municipalidad de Alto Biobío)

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A Costa Rica, por sua vez, conta agora com seu segundo representante na rede: a Municipalidade de Curridabat (província de San José). O município costarriquenho, que se une ao cantão de Alajuelita, estará vinculado à rede por meio da Direção de Desenvolvimento Humano Integral e será representado pela gestora sociocultural Silvia Pereira Rivera.

A Prefeitura de Curridabat, como esclareceu o prefeito Jimmy Cruz Jiménez em seu pedido de incorporação à rede, prevê trabalhar nas seguintes metas este ano: 1) Elaboração do inventário cultural do patrimônio material e imaterial de Curridabat, para ter uma radiografia cultural detalhada e completa do cantão, e 2) Acompanhamento na reativação da Rede de Cultura Curridabat (o espaço foi criado em 2019, mas teve um hiato de dois anos e meio em decorrência da pandemia).

Red de Cultura Curridabat

Saiba mais sobre a Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais

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29

jun
2023

Em Notícias

Por IberCultura

Ministério das Culturas do Chile convoca organizações a ingressar no Registro Nacional de Pontos de Cultura Comunitária

Em 29, jun 2023 | Em Notícias | Por IberCultura

(Texto e foto: Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio do Chile)

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Com o objetivo de contribuir para o reconhecimento e a visibilidade das organizações de base comunitária, o Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio do Chile abriu convocatória para o Registro Nacional de Pontos de Cultura Comunitária. As inscrições estão abertas até 7 de agosto.

“O Registro Nacional de Pontos de Cultura Comunitária é um instrumento que busca identificar, reconhecer e valorizar as organizações sociais de base comunitária como instâncias fundamentais para se caminhar em direção a uma democracia cultural, pois estimulam a participação cultural, o uso dos espaços públicos e a coesão social no território”, afirmou o ministro das Culturas, das Artes e do Património do Chile, Jaime de Aguirre.

O secretário de Estado acrescentou que “nos diferentes bairros do Chile são realizadas atividades culturais e/ou patrimoniais, oficinas de diferentes expressões artísticas e culturais, danças, música, bem como feiras ou festivais; ou seja, são criadas ações comunitárias que melhoram a convivência entre vizinhos e vizinhas, e que poderão ser validadas e reconhecidas como Ponto de Cultura Comunitária”.

O cadastro priorizará as organizações com maior experiência em cada uma das regiões e que desenvolvam suas ações em comunas com alto índice de pobreza multidimensional e índice de isolamento. Quem acessar o registro poderá financiar seu plano de fortalecimento com um orçamento de 10 milhões de pesos chilenos, no caso de ter menos de 10 anos, e com 15 milhões de pesos, para aqueles com mais de 10 anos. Este financiamento visa dar continuidade, impulso e sustentabilidade às ações, atividades e iniciativas que os Pontos de Cultura Comunitária desenvolvem no território.

O convite para adesão ao Registro de Pontos de Cultura Comunitária estende-se às organizações de bairro, funcionais e territoriais; ou pertencentes a povos originários e/ou folclóricos, que estejam ligados ao campo da cultura e que desenvolvam práticas socioculturais. Podem candidatar-se organizações de base comunitária constituídas por grupos de pessoas, que desenvolvam as suas ações e que façam parte de um determinado território, ligadas à realidade socioterritorial e com raízes comunitárias.

Para fazer parte do registro, não é necessário ter personalidade jurídica, mas sim ter um histórico de pelo menos três anos de existência no território e não ter fins lucrativos. Além disso, as organizações interessadas devem incluir o desenvolvimento comunitário em seus objetivos, identificando os problemas locais, ajudando a responder às prioridades e interesses da comunidade a que pertencem, além de contribuir para o reconhecimento da identidade local e transformação social e territorial, entre outros requisitos.

Através da implementação desta política pública, a organização poderá ter acesso a aconselhamento técnico, formação e apoio personalizado à gestão, além de fazer parte de uma rede de pontos de cultura comunitários regionais, nacionais e internacionais, por meio do programa IberCultura Viva .

A solicitação para fazer parte do Registro de Pontos de Cultura Comunitária e as informações sobre o programa estão no site https://puntos.cultura.gob.cl/ .

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28

jun
2023

Em Notícias

Por IberCultura

Em defesa da terra e dos direitos dos povos originários: os projetos costarriquenhos selecionados no Edital de Apoio a Redes 2023

Em 28, jun 2023 | Em Notícias | Por IberCultura

(Foto: Bribris Salitre)

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#REDES2023

As duas propostas de organizações costarriquenhas selecionadas no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalhos Colaborativos 2023 são projetos que tratam da defesa da terra e dos direitos dos povos indígenas e comunidades camponesas. Um deles é o Encontro Nacional em Defesa da Cultura da Terra, apresentado pela Associação Rede de Articulação da Biodiversidade. O outro, apresentado pela Coordinadora de Lucha Sur Sur, é o projeto “Direitos humanos coletivos: Encontros dos povos Bribri, Cabécar e Brörán a partir de suas identidades e práticas culturais no trabalho e cuidado da terra e dos bens comuns”. A seguir, detalhamos as duas propostas que receberão apoio de aproximadamente 5 mil dólares cada para utilizar nas despesas de produção e comunicação dos eventos.


* Nome da rede ou articulação: Coordinadora de Lucha Sur Sur

*Nome do projeto: Direitos humanos coletivos: Encontros dos povos Bribri, Cabécar e Brörán a partir de suas identidades e práticas culturais no trabalho e cuidado da terra e dos bens comuns

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A Coordinadora de Lucha Sur Sur (CLSS) é um espaço de encontro, solidariedade e articulação que desde 2007 reúne organizações sociais, povos indígenas e comunidades camponesas da Zona Sul Sul da Costa Rica. Seu principal objetivo é fortalecer as capacidades de organização, defesa dos direitos humanos, territórios, bens comuns e identidades culturais das organizações participantes através da articulação e trabalho colaborativo.

O projeto que a CLSS apresenta ao Edital IberCultura Viva para Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2023 busca fortalecer a defesa dos direitos e identidades culturais dos povos Cabécar, Bribri e Bröran, da Zona Sul da Costa Rica, por meio de encontros e intercâmbio de experiências.

Entre junho e novembro serão realizados quatro encontros comunitários (um dia e meio, um encontro por território) no Território Cabécar de China Kichá (Pérez Zeledón, San José); nos Territórios Bribris de Salitre e Yäbamï Dí Kàtá (Cabagra), na Fazenda San Andrés e na Comunidade Crun Shurín do Território Brörán de Térraba, em Buenos Aires de Puntarenas.

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A intenção é que cada um dos encontros tenha delegações dos outros três territórios para que todos possam participar das discussões e reflexões propostas. Entre os temas que serão abordados estão: violência, discriminação e violação dos direitos humanos dos povos indígenas; ataques às normas culturais sobre pertencimento e identidade cultural; perda de saberes, saberes e práticas culturais relacionadas com o trabalho e cuidado da terra e dos bens comuns.

As atividades terão registro audiovisual e serão realizadas em seus próprios idiomas e em espanhol. Estão também previstas diversas atividades culturais durante e no final dos eventos, e uma feira de troca de sementes e produtos agrícolas em um passeio de dois dias e meio pelos quatro territórios participantes.

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Organizações participantes

Quatro organizações que apresentam este projeto em nome da Coordinadora de Lucha Sur Sur são de povos indígenas e comunidades camponesas de Buenos Aires de Puntarenas, e uma de Pérez Zeledón, em San José. São eles: Conselho Ditsö Iríria Ajkönúk Wakpa de Salitre, fundado em 1979 no Território Salitre Bribri; Iríria Sätkök Conselho de Yäbamï Dí Kàtá, do Território Bribri de Yäbamï Dí Kàtá (Cabagra); Recuperadoras/es Börán de San Andrés em Térraba, que desde 2015 trabalha na defesa do Território Brörán de Térraba e da comunidade Finca San Andrés; Recicladoras Börán de Crun Shurin em Térraba e Recicladoras Cabécar de China Kichá, de Pérez Zeledón.


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* Nome da rede ou articulação: Associação Rede de Articulação da Biodiversidade

* Nome do projeto: Encontro Nacional em Defesa da Cultura da Terra

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O Encontro Nacional em Defesa da Cultura da Terra, apresentado pela Associação Redes Articuladoras da Biodiversidade no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2023, pretende ser um espaço onde os defensores da terra, da água, das sementes e das florestas se encontram para fortalecer seus vínculos e possibilidades organizacionais.

O evento, que será realizado em San José entre julho e outubro de 2023, visa a criação de três grupos de trabalho conjuntos, com a presença de cerca de 40 lideranças comunitárias. A rede proponente espera conseguir uma convocatória ampla, com a participação das sete províncias da Costa Rica (Alajuela, Cartago, Guanacaste, Heredia, Limón, Puntarenas e San José), para gerar um encontro nacional e pelo menos três produtos de comunicação.

Para estimular o diálogo entre comunidades indígenas, camponesas, urbanas e organizações ambientalistas, várias estratégias devem ser utilizadas, desde palestras e master classes até conversas coletivas e espaços lúdicos e criativos de intercâmbio cultural. Também haverá entrevistas com os principais participantes para publicar nas redes sociais e no site www.agroecologa.org.

Com este projeto, a rede espera reativar as redes de defensores da cultura camponesa (desarticuladas com a pandemia de Covid-19) e revitalizar os canais de comunicação entre as organizações.

(Foto: Red de Mujeres Rurales)

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A rede

A Associação Rede de Articulação da Biodiversidade (RCB) é uma organização criada em 1998, que reúne agricultores, ecologistas e acadêmicos de universidades públicas. A tarefa da RCB se concentra em gerar pesquisas sobre diferentes fenômenos relacionados às políticas públicas sobre a biodiversidade e as comunidades que dela dependem.

Além de fazer parte da Federação Costarriquenha para a Conservação da Natureza, a rede pertence à Alianza Biodiversidad, uma rede latino-americana de mais de 13 organizações que editam e publicam a Revista Culturas e Sustentabilidade da Biodiversidade. A RCB trabalha em colaboração com outras organizações de base, como a Red de Mujeres Rurales, a Frente Nacional dos Povos Indígenas, a CoecoCeiba Amigos de la Tierra Costa Rica e a União Nacional dos Pequenos Agricultores.

O projeto selecionado nesta edição do edital foi apresentado em conjunto com a Red de Mujeres Rurales, fundada em 2007 em Cartago, e as Comunidades Ecologistas La Ceiba (COECOceiba Amigos de la Tierra), de Heredia, que desde 1995 inclui entre suas atividades a facilitação e articulação de organizações de base em questões ambientais e pesquisas sobre biodiversidade e povos indígenas.

(Foto: Coecoceiba)

27

jun
2023

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Vem aí o 3º Congresso de Culturas Vivas Comunitárias da Mesoamérica e do Caribe, com 6 dias de atividades em Cuba

Em 27, jun 2023 | Em Notícias | Por IberCultura

Nesta terça-feira, 27 de junho, começaram a chegar a Matanzas, Cuba, os/as participantes do 3º Congresso Culturas Comunitárias Vivas da Mesoamérica e Caribe. O evento, que acontecerá de 28 de junho a 3 de julho, é promovido pela Rede de Culturas Vivas Comunitárias da Mesoamérica e do Caribe (Red MECA) e tem em sua programação sete círculos da palavra, oficinas, visitas a comunidades e apresentações artísticas, entre outras atividades.

O programa IberCultura Viva será representado por Federico Prieto, secretário de Gestão Cultural do Ministério de Cultura da Argentina e vice-presidente do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva, e Flor Minici, secretária da Unidade Técnica. Também participarão do congresso, com o apoio do programa, duas representantes da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais que atuam na região meso-americana e caribenha: Luisa Velásquez (Guadalajara, México) e Tania Alvarez (Alajuelita, Costa Rica) . A Rede de Cidades e Governos Locais foi convidada pela Rede MECA, organizadora do congresso, como uma boa prática em políticas públicas de base comunitária.

A Rede MECA é composta por redes de movimentos nacionais de cultura viva comunitária, organizações independentes e indivíduos que realizam ações no campo da cultura de base comunitária na região da Mesoamérica e do Caribe. Seu trabalho assenta no reconhecimento das práticas ancestrais, na defesa e proteção do património cultural material e imaterial e na promoção dos direitos culturais nos territórios. Costa Rica, México, Cuba, Porto Rico, Panamá, El Salvador e Nicarágua são os países que atualmente têm representação na rede.

As duas edições anteriores do congresso foram realizadas na Guatemala (de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2018) e na Costa Rica (a segunda edição estava marcada para março de 2020, foi suspensa devido à pandemia de Covid-19 e acabou sendo remarcada para fevereiro de 2021). Ambos foram selecionados no Edital IberCultura Viva para Redes de Apoio e Projetos de Trabalho Colaborativo (edições 2018 e 2019) e receberam apoio financeiro do programa para sua realização.

Esta terceira edição, organizada pelo Movimento CVC de Cuba a partir de sua visão e seu tipo de produção, pretende ser uma troca de experiências “da riqueza sociocultural e tudo o que Cuba pode mostrar nos diferentes espaços com o protagonismo dos países participantes”. O encontro também busca fortalecer as experiências comunitárias como um bem universal; analisar desafios e desafios para aprofundar a base comunitária por meio da promoção de políticas públicas; promover a colaboração e cooperação ibero-americana e aproveitar este espaço de articulação de atores e instituições para a capacitação e o desenvolvimento prático do Movimento Cultura Viva Comunitária.

As pessoas participantes serão distribuídas entre os sete círculos da palavra que serão realizadas a partir de quinta-feira, dia 29: 1) Racialidade, Religião, Identidade e Tradições; 2) História, tradição. Património Material e Imaterial; 3) Cultura, Arte para Transformação Social; 4) Infância, Adolescência e Juventude; 5) Comunicação, Trabalho Virtual e Meios de Difusão; 6) Educação Popular e Criação Artística Comunitária, e 7) Gênero, Diversidade, Empoderamento Feminino. Também vão compartilhar experiências, apresentar boas práticas e desafios que surgem nos processos, visitar projetos nas comunidades e desfrutar das apresentações artísticas que acontecerão ao longo dos seis dias do congresso.

As atividades são dedicadas ao 45º aniversário do Sistema de Casas de Cultura, 50º aniversário da Universidade de Matanzas, 170º aniversário do nascimento de José Martí, 330º aniversário da cidade de Matanzas, 160º aniversário do Teatro Monumento Nacional Sauto, 95 anos após o nascimento de Ernesto Che Guevara e 20 anos após o discurso de Fidel Castro na Argentina. Da mesma forma, o evento celebra os 10 anos do Movimento Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária e o anúncio do México como sede do 6º Congresso Latino-americano de CVC, a ser realizado em 2024.

27

jun
2023

Em Notícias

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Cultura quilombola, fé e folia, arte indígena e inteligência artificial: os projetos do Brasil selecionados no Edital de Apoio a Redes 2023

Em 27, jun 2023 | Em Notícias | Por IberCultura

(Imagem do projeto Arte Eletrônica Indígena, que a Thydewá realiza com a Universidade de Leeds)

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Um projeto que se apropria da inteligência artificial para criar obras de arte indígena e promove “fogueiras digitais” com indígenas de diferentes povos do Brasil, da Argentina e do Chile; um festival cultural de comunidades de remanescentes quilombolas em Rondônia; o encontro de uma rede que mobiliza grupos culturais de Folia de Reis e Folia de São Sebastião no interior da Bahia. Esses são os três projetos propostos por organizações brasileiras selecionados no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2023. Um misto de fé e folia, conhecimento ancestral e arte digital, cultura afro-brasileira e identidade plural.


* Nome da rede ou articulação: De Abya Yala com Amor

* Nome do projeto: AIIA – Apropriação indígena da Inteligência Artificial

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Nove indígenas de diferentes povos/nações – 3 da Argentina, 3 do Brasil e 3 do Chile – vão atuar como comunidade colaborativa de aprendizagem e ação no projeto “AIIA – Apropriação indígena da Inteligência Artificial”, apresentado pela rede De Abya Yala com Amor ao Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2023. A ideia é que o coletivo produza, de modo digital, 10 obras de arte indígena contemporânea e possa levar suas expressões mundo afora.

Com realização prevista entre julho e outubro de 2023, o projeto prevê a capacitação de 10 agentes culturais (há um não indígena no grupo), tanto para a gestão compartilhada como para a utilização da inteligência artificial (IA). Com o uso de programas como Midjourney e Adobe Firefly, espera-se aprender sobre IA para se apropriar dela de forma consciente, crítica, técnica e artística. Além de criar 10 obras de arte digital aproveitando os conhecimentos de IA, a rede pretende dar visibilidade às obras e ao projeto, sensibilizando o público sobre o paradigma do bem viver que os povos indígenas sonham, inspiram e trabalham para que se concretize.

Para o desenvolvimento do projeto, estão previstas 13 “fogueiras digitais”: 10 internas (só para a comunidade) e 3 abertas ao público. As “fogueiras digitais” são encontros on-line, como as videoconferências pela plataforma Zoom, mas com um método próprio que eles criaram em 2020, baseado nas fogueiras indígenas tradicionais, em que cada participante traz sua “lenha” ao fogo comum que tudo transforma.

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Alquimia indígena

Os dois e-books produzidos pela rede De Abya Yala Com Amor

A rede De Abya Yala com Amor – Diversidade Indígena Viva nasceu em 2021 pela “alquimia” de 15 indígenas (5 da Argentina, 5 do Brasil e 5 do Equador) que se uniram para realizar o projeto selecionado no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2021. A proposta rendeu a produção do e-book “De Abya Yala com Amor”, além de 51 vídeos curtos e vários eventos de diálogo intercultural (que eles chamaram de “fogueiras digitais”). 

Em 2002, a rede foi mais uma vez ganhadora do Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes, desta vez com 18 indígenas, estendendo a alquimia a Chile, Colômbia, México, Paraguai e Bolívia. Com este projeto, foram produzidos um segundo e-book De Abya Yala com Amor, 10 eventos e 22 vídeos. 

Atualmente, 8 indígenas da rede e outros 8 indígenas participam de um projeto de pesquisa relacionado à identidade indígena e os algoritmos de inteligência artificial, liderado pela Universidade de Leeds (Reino Unido) em parceria com instituições do Brasil, da Bolívia e da Irlanda.

Fotos de Arte Eletrônica Indígena (AEI), projeto realizado pela Thydewá com o apoio da Universidade de Leeds

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Organizações participantes

A organização que apresenta o projeto ao Edital de Apoio a Redes 2022 é a brasileira Thydêwá, criada em 2002 na Bahia. Entre as mais de 70 iniciativas idealizadas e promovidas pela Thydêwá, destacam-se o Canal Mensagens da Terra (coletivo digital com 550 vídeos produzidos), o Ponto de Cultura Índios On-Line, o Pontão Esperança da Terra, a rede e coleção de livros Índios na Visão dos Índios, a Rede Risada, a Rede Pelas Mulheres Indígenas, Kwatiara, AEI – Arte Eletrônica Indígena e AIRE – Arte com Indígenas em Residências Eletrônicas.

O trabalho com comunidades indígenas na Argentina remonta a 2015, ano em que a Thydêwá foi selecionada para o Edital IberCultura Viva de Intercâmbio e deu início aos primeiros projetos em conjunto com Mariela Jorgelina Tulián, casqui curaca da Comunidade Indígena Territorial Comechingón Sanavirón “Tulián”, fundada em 2010. Situada em San Marcos Sierras (Argentina), esta comunidade está presente em escolas, tramitando bolsas de estudos, dando palestras e cursos de cosmovisão, além de integrar a Coordinadora de Comunicación Audiovisual Indígena de Argentina (CCAIA) e o Consejo Continental de Ancianas, Ancianos y Guías Espirituales de América.

A terceira organização que participa da rede é a Asociación Indígena Calaucan, de San Antonio, Quinta Región (Valparaíso, Chile). Fundada em 1999, a associação tem entre suas atividades um projeto de saúde ancestral e intercultural, que vem sendo realizado desde 2008 no Centro Cerimonial de Desenvolvimento Indígena, em Llolleo, onde são ministradas oficinas de cosmovisão mapuche, ervas medicinais, tear mapuche, alimentação saudável, técnicas de arte com relevância indígena e formação de agentes de saúde. Também conta com atividades de educação intercultural bilíngue; cuidado ambiental e ecologia; projetos artísticos e arte-terapia.


* Nome da rede ou articulação: Diversidade Amazônica

* Nome do projeto: Festival Cultural Reconstruindo o Quilombo

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O Festival Cultural Reconstruindo o Quilombo será realizado em outubro de 2023, na Comunidade Santa Cruz de Remanescentes Quilombolas do município de Pimenteiras do Oeste, em Rondônia, na fronteira do Brasil com a Bolívia. Espera-se a participação de 500 pessoas da comunidade nas atividades que serão desenvolvidas, incluindo oficinas, palestras e apresentações artísticas.

O evento contará com várias atrações culturais, como apresentação de musical, poemas, vídeo documentário, dança, exposição de fotografias e de literatura. Também estão previstas uma palestra sobre a importância da preservação da cultura e identidade quilombola, uma oficina de dança afro-brasileira com 50 vagas e uma oficina de artesanato com palha de buriti com 50 vagas, ensinando a população a produzir biojóias com produtos encontrados na floresta. 

Com este festival, que terá atividades gratuitas para pessoas de todas as idades, a rede Diversidade Amazônica pretende valorizar a cultura afro-brasileira; combater o racismo; incentivar o protagonismo da comunidade de remanescentes quilombolas; propiciar uma convivência harmônica entre as diferenças existentes; promover a cidadania e a questão da igualdade entre os povos.

(Foto: Associação de Remanescentes Quilombolas de Pimenteiras do Oeste)

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Diversidade Amazônica é uma rede composta por três organizações que atuam no estado de Rondônia: a Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), Ponto de Cultura e de Memória criado em 2015 na cidade de Vilhena; a Associação de Remanescentes Quilombolas de Pimenteiras do Oeste (ARQOS), fundada em 2011, e o Ponto de Cultura e Ponto de Mídia Livre Serpentário Produções, que existe desde 2009 no município de Vilhena.

A rede trabalha com projetos de valorização cultural de comunidades quilombolas e indígenas da Amazônia Legal, com a produção de livros, revistas, eventos culturais e capacitação, tendo como objetivo a valorização da cultura local.


* Nome da rede ou articulação: Rede Fé e Folia

* Nome do projeto: Encontro: Resistência Fé e Folia

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A Rede Fé e Folia articula e mobiliza os grupos culturais de Folia de Reis e de São Sebastião, formados por pessoas das comunidades campesinas ou de bairros periféricos de cidades de porte médio no interior da Bahia. A rede se localiza na região chamada de “Costa do Descobrimento”, em um território composto por oito municípios, nos quais estão presentes as comunidades culturais que mantêm a prática religiosa das Folias de Reis, que unem reza, canto e festa no ciclo natalino, de novembro a janeiro.

Grupo de Folia do bairro do Alto, em Guaratinga, Bahia

O projeto “Encontro: Resistência Fé e Folia”, apresentado na oitava edição do Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo, pretende realizar uma ampla mobilização dos grupos comunitários do território, resultando na institucionalização da rede, na produção de um documentário de curta-metragem com imagens do encontro, e na publicação de uma revista sobre as práticas culturais dos grupos das Folias de Reis que celebram a colheita, o trabalho e a alegria de viver.

O Encontro da Rede Fé e Folia se dará no município de Itagimirim no mês de outubro, mas os trabalhos começam antes, em julho, para a mobilização e articulação dos grupos culturais. A intenção é que o projeto seja um exercício de diálogo intercultural entre diferentes realidades, seja dos grupos de periferias dos terreiros de candomblé, seja dos grupos comunitários de povoados, além dos Pataxó e sua cosmovisão. Entre os objetivos propostos estão o fortalecimento da rede e a criação de um calendário anual das assembleias comunitárias.

Embora exista informalmente há muito tempo, pois os grupos há décadas se articulam e se apoiam mutuamente, a Rede Fé e Folia passou a ser assim denominada em 2018, depois de uma assembleia em que os/as agentes decidiram adotar diálogos mais permanentes, participando de ações de lutas políticas voltadas para os direitos das comunidades tradicionais e dos direitos culturais no Brasil.

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Organizações participantes

Viola de Bolso Arte e Memória Cultural, a organização responsável pela administração do projeto apresentado a IberCultura Viva, foi fundada em 2008 na cidade de Eunápolis. Seu espaço cultural é aberto ao público em geral, que semanalmente participa das oficinas de artes ou das “vivências culturais”, como eles chamam os encontros e atividades que envolvem temas e reflexões sobre a cultura e os saberes locais. Entre as atividades ali realizadas estão oficinas de música, com aulas teóricas e práticas; oficinas de artes visuais, com aulas e dinâmicas criativas que envolvem a utilização de materiais reutilizáveis; rodas de leitura e contação de histórias.

O Centro de Umbanda São Jorge, fundado em 1958 em Itagimirim, é um terreiro de religião de matriz africana, que recebe a visita de pessoas em busca de orientação espiritual e práticas de cura. Seus membros realizam junto à comunidade aulas de percussão, reforço escolar e festejam os orixás em diversas datas no Brasil. O terreiro conta com grupos de música afro; grupo de Folia de Reis, Grupos das Baianas e o Coletivo Jovem de Caboclos, além de um coletivo de jovens que pretende trabalhar com cultura digital.

Quem também participa da rede é a Frente de Resistência e Luta Pataxó, que existe desde 2002 na cidade de Itamaraju, atuando em defesa do território tradicional do Monte Pascoal, lugar símbolo da invasão do Brasil. Essa entidade indígena campesina, que realiza a Folia de São Sebastião, atua também na formação dos jovens Pataxó, realizando encontros e assembleias.

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26

jun
2023

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Por IberCultura

Encontros de feminismos, candombes e formação em cultura viva: os projetos da Argentina selecionados no Edital de Apoio a Redes 2023

Em 26, jun 2023 | Em Notícias, Sin categorizar | Por IberCultura

(Foto: Instituto Rodolfo Kusch. 1º Encontro de Feminismos Comunitários Campesinos e Populares, 2022)

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Três propostas de eventos apresentadas por redes argentinas foram selecionadas no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo. A convocatória, que este ano chegou à oitava edição, destina um total de 174 mil dólares a 34 projetos provenientes dos 12 países integrantes do programa (cada projeto recebe até 5 mil dólares). Da Argentina entraram na lista o Segundo Encontro Internacional de Feminismos Comunitários Campesinos e Populares em Abya Yala, marcado para agosto em Tilcara (província de Jujuy); o Encontro Internacional de Candombes, que será realizado  também em agosto na cidade de Rosário (província de Santa Fé), e a Formação de Formadores em Cultura Viva Comunitária, que espera reunir cerca de 250  pessoas na cidade de Moreno (província de Buenos Aires).

 


* Nome da rede ou articulação: Red Quilla

* Nome do projeto: Segundo Encontro Internacional de Feminismos Comunitários Camponeses e Populares em Abya Yala

 

O Segundo Encontro Internacional de Feminismos Comunitários Campesinos e Populares de Abya Yala, proposto pela Red Quilla, está programado para acontecer em Tilcara (província de Jujuy, Argentina) de 18 a 20 de agosto de 2023. O evento visa dar continuidade ao espaço de reflexão e troca de experiências que se deu na primeira edição do encontro em Tilcara, na Quebrada de Humahuaca, por onde passaram mais de 2 mil mulheres entre os dias 13 e 15 de agosto de 2022.

A programação inclui oficinas, conferências, apresentação de trabalhos, vivências e apresentações, performances poéticas, apresentação de livros, cinema, teatro e música, além de feira de artesanato e feira de troca de sementes. A coordenação das atividades estará a cargo de membros de comunidades indígenas, camponesas e/ou populares.

Os eixos de trabalho serão quatro: 1) O comunal como opção política; 2) A alimentação como questão ético-política; 3) Estética feminista; 4) Epistemologias feministas do cuidado. Um dos objetivos do evento é construir epistemologias anticolonialistas que recuperem saberes e práticas ancestrais, bem como criar um espaço de articulação entre ativismo, prática política e teorização.

A intenção é abrir espaço para rever as culturas organizacionais patriarcais, capitalistas e colonialistas, e propor novas formas de gestão da vida cotidiana a partir dos feminismos: O que fazer? Como fazer? Com quem fazer?

A proposta inclui o lançamento de convocatórias para oficinas coordenadas por organizações, coletivos e instituições interessadas, bem como a publicação de um livro (físico ou digital) que reúna as apresentações/experiências dos/das participantes e das conferências centrais. Será feito também um registro fotográfico e em vídeo das atividades.

O primeiro Encontro de Feminismos Comunitários se deu em agosto de 2022 (Foto: Instituto Rodolfo Kusch)

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Trabalho colaborativo

A Red Quilla realiza um trabalho colaborativo desde 2021. Seus objetivos incluem a criação de espaços formativos e educativos, a promoção do encontro de mulheres e do coletivo LGBTQIA+ e o resgate das narrativas dos feminismos. Na Universidade Nacional de Jujuy (UNJu), por meio do Instituto Rodolfo Kusch, a rede nos últimos três anos a Diplomatura em Feminismos Comunitários Campesinos e Populares em Abya Yala, que convocou mais de mil mulheres em cada uma de suas edições (2020, 2021 e 2022).

Neste projeto apresentado ao Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2023, a rede conta com a participação do Instituto Rodolfo Kusch, da Casa Mama Quilla e da Fundandes, que será a entidade responsável pela administração dos recursos.

Criada em 1990 em Tilcara, a Fundandes tem como objetivo desenvolver atividades de gestão cultural comunitária, recuperação e resgate do patrimônio e da memória dos povos indígenas. A fundação tem desenvolvido projetos de formação, pesquisa e produção, com perspectiva de gênero, ecológica e sustentável para as comunidades.

O Instituto Rodolfo Kusch, da Universidade Nacional de Jujuy, tem como atribuições a pesquisa e a formação. Tem desenvolvido múltiplos projetos de formação, como diplomaturas, cursos, seminários, conferências, encontros com caráter de difusão e divulgação do pensamento americano. Fundado em 2017, o instituto sediou o primeiro Encontro de Feminismos em 2022 e sediará também este segundo encontro.

A Casa Mãe Quilla, por sua vez, existe desde 2022 e conta com uma equipe de 22 pessoas, entre ativistas, professores/as, alunos/as, gestores/as comunitários, membros da comunidade, acadêmicos/as e profissionais de Jujuy, Argentina e da comunidade internacional. Com um modelo de gestão comunitária feminista, a casa conta com o Espaço de Atendimento e Acompanhamento de Mulheres e Dissidentes em Situação de Violência de Gênero e tem prestado esse serviço à comunidade de Quebrada e Puna. Na Área de Gestão Cultural Comunitária, tem promovido oficinas de arte e cultura indígena.

(*) Inscrições para participar do encontro: https://forms.gle/QmvtbwwjHET3jFdf9


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*Nome da rede ou articulação: Movimento Argentino de Cultura Viva Comunitária

* Nome do projeto: Formação de Formadores em Cultura Comunitária Viva

 

A Formação de Formadores em Cultura Viva Comunitária, proposta apresentada pelo Movimento Argentino de CVC, foi concebida como um evento integral de cinco dias, dirigido a um total de 250 formadores/promotores de processos de Cultura Viva Comunitária nos territórios. A ideia é que participem pessoas de todas as províncias argentinas e que o encontro permita vivenciar oficinas e atividades integradoras para que tenham uma visão global dos temas e possam produzir ferramentas e diálogos que fortaleçam suas tarefas comunitárias.

A atividade será realizada em Moreno, nas instalações da Associação Civil El Culebrón Timbal e da Escola Primária Mil Pueblos Jóvenes, que funcionam em uma propriedade de dois hectares, apta para acampamentos, atividades ao ar livre, debates, feiras e oficinas, facilitando o alojamento e a alimentação dos participantes no mesmo local.

Pretende-se explorar as diferentes linguagens e disciplinas que são a espinha dorsal dos processos de Cultura Viva Comunitária para abordá-las em conjunto, fazendo-as dialogar entre si e valorizando suas contribuições diferenciais nos processos locais de liderança popular e participação cidadã, reforçando a dimensão pedagógica de cada proposta.

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A rede

O galpão de La Comunitaria em 2020

Uma das organizações que inscreveram esta proposta no Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2023 foi a Cooperativa La Comunitaria de Rivadavia. Esta organização social, que nasceu há 17 anos nos pampas argentinos, atualmente conta com 16 sedes autogeridas em áreas rurais e cidades das províncias de Buenos Aires e La Pampa. As mais de 120 oficinas artísticas e propostas comunitárias desenvolvidas nesses espaços envolvem cerca de 2 mil pessoas. O grande motor da cooperativa La Comunitaria sempre foi o teatro comunitário, mas ao longo do tempo foram-se incorporando oficinas de diferentes artes e ofícios, comedores, merenderos e desenvolvimento rural.

Outro participante é a Fundação de Apoio à Infância e Juventude Che Pibe, de Lomas de Zamora (província de Buenos Aires), que desde 1987 em Villa Fiorito busca fortalecer as famílias e a comunidade articulando-se com organizações, movimentos, redes e o Estado para o cumprimento e gozo dos direitos humanos, por meio de projetos e atividades de promoção social envolvendo aspectos culturais, educacionais, esportivos e recreativos.

A Asociación Civil Clericó Cultura Viva Comunitaria, de Devoto (província de Córdoba) é a terceira organização que apresenta este projeto. Fundada em janeiro de 2015, tem entre as suas actividades a promoção e o incentivo às expressões culturais e artísticas através da organização de mostras, exposições, oficinas, cursos, palestras, seminários, congressos, feiras, festivais, palestras, intervenções e todo o tipo de eventos e instâncias de capacitação. A organização responsável pela gestão do projeto é a Associação Civil El Culebrón Timbal, que sediará o evento.

(Foto: El Culebrón Timbal)


*Nome da rede ou articulação: Rede Latino-Americana de Candombes

* Nome do projeto: Encontro Internacional de Candombes

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O Encontro Internacional de Candombes ocupará a cidade de Rosário, de 18 a 21 de agosto de 2023, reunindo diferentes grupos e organizações que abordam e divulgam as expressões de matriz afro denominadas “candombe”. O evento busca estimular o diálogo entre as comunidades candombeiras, reconhecendo os diferentes contextos culturais, promovendo uma troca respeitosa e convidando à construção de uma rede comunitária com uma perspectiva antirracista e transfeminista.

A proposta fala de “candombes” no plural, já que, transcendendo as fronteiras do atual estado-nação, existem diferentes expressões afro-latinas na região denominada “Cuenca del Plata”, cuja história é comum. Para essas comunidades, os candombes são parte viva de sua história, pela qual existem e resistem.

O projeto busca fortalecer e ampliar a rede já existente de candombes, entendendo-os como formas de expressão cultural e artística de origem afro-latino-americana. As organizações envolvidas propõem espaços de oficinas e bate-papos em torno dos saberes específicos de cada comunidade e das diferentes formas de construção comunitária (suas contribuições e problemáticas) em cada território.

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Organizações participantes

(Foto: Ballet Kamba Cúa)

Cinco organizações (quatro argentinas e uma paraguaia) estão envolvidas neste projeto. Criado em Corrientes em 2003, Camba Cuá Candombes tiene como principal objetivo manter vivas a tradição e a história relacionadas ao culto a São Baltazar, principalmente nas comemorações dos dias 5 e 6 de janeiro, no bairro Camba Cuá, e durante o ano em escolas, eventos culturais e sociais, centros comunitários e centros culturais. No culto a São Baltazar, cada família de santo recebe o toque do candombe e danças como oferenda principal. Também são distribuídos doces, comidas e a bebida do santo chamada “sangría”.

A Casa da Cultura Indo-Afro-Americana Mario Luis López existe desde 1989 na cidade de Santa Fé, tendo como área de atuação o resgate, a defesa, o desenvolvimento, a divulgação e a valorização das raízes culturais, destacando-se as dos povos nativos e as dos africanos transplantados para a América pela escravidão, e promover o resgate da memória histórica. A organização promove apresentações de livros, palestras, debates e oficinas, bem como intervenções em espaços culturais, escolas e espaços públicos.

A Associação Misibamba, por sua vez, é uma comunidade afro-argentina de Buenos Aires que desde 2008 trabalha em torno de ações territoriais e propostas educativas que promovam maior reconhecimento e visibilidade das raízes afrodescendentes argentinas. O Misibamba procura fortalecer a luta contra o racismo, a discriminação e a xenofobia na sociedade e promover o respeito pelas diferentes culturas que compõem a identidade nacional.

A Associação Casa da Memória, responsável pela administração dos recursos, é a organização territorial que reúne a rede para esse encontro. A atual Casa da Memória, em Rosario, foi a residência do casal Etelvino Vega e María Ester Ravelo, ambos cegos, ativistas sociais sequestrados e desaparecidos pela ditadura no país. Desde sua recuperação jurídica, social e política, em 1994, tem contribuído para a preservação da memória coletiva e se tornou um centro de promoção e desenvolvimento do patrimônio imaterial de Rosario, relacionado com práticas democráticas e defesa dos direitos humanos. Neste espaço ocorrem diversas atividades artísticas e culturais, como oficinas, ensaios, palestras, debates, biblioteca e rádio.

Já a Associação Grupo Tradicional Kamba Cúa, que atua em uma comunidade afro-paraguaia na cidade de Fernando de la Mora, se dedica desde 1980 ao resgate e divulgação da cultura, dança e música de afrodescendentes em espaços educativos, culturais, oficinas e eventos nacionais e internacionais festivais. O grupo também é conhecido como “Ballet Kamba Cúa de Lázaro Medina”.

 

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26

jun
2023

Em Notícias

Por IberCultura

“Vinculação comunitária”: um espaço de formação para os participantes do Banco de Saberes e Boas Práticas do Espaço Cultural Ibero-americano

Em 26, jun 2023 | Em Notícias | Por IberCultura

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Nos dias 12, 14 e 16 de junho, foi realizada a formação “Vinculação comunitária”, oferecida pelo Banco de Saberes e Boas Práticas do Espaço Cultural Ibero-americano às pessoas responsáveis pelos projetos incorporados na convocatória lançada há um ano. O  curso foi ministrado de modo virtual por Miriam Barrón, artista visual e gestora cultural que desde 2008 forma parte da equipe educativa do Museo Universitario Arte Contemporáneo (MUAC) na Cidade do México.

Todas as pessoas responsáveis pelos projetos que se somaram ao Banco de Saberes e Boas Práticas foram convidadas a participar desta capacitação de maneira gratuita. Se inscreveram 25 pessoas, de 24 instituições, procedentes de 10 países ibero-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru e Uruguai. 

As sessões tiveram cerca de 2 horas e meia de duração, começando às 8:00 do México (11:00 de Argentina e Brasil), e contaram com a participação das Unidades Técnicas dos programas de cooperação IberCultura Viva e Ibermuseus, que levam adiante esta iniciativa. Estiveram presentes em cada jornada entre 19 e 23 pessoas.

Neste espaço de formação, os/as representantes de museus, coletivos e organizações culturais comunitárias que integram o Banco de Saberes e Boas Práticas também puderam apresentar os projetos que desenvolvem em seus territórios, trocar experiências e conhecer um pouco mais da diversidade de práticas culturais que se apresentam nesta plataforma. Depois se distribuíram em grupos (salas) para refletir sobre conceitos como “coletividade”, “rede” e “comunidade”, e compartilhar seus sentimentos como “sonhadores e sonhadoras de outros mundos possíveis”.

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A plataforma

O Banco de Saberes e Boas Práticas do Espaço Cultural Ibero-americano foi lançado em 21 de junho de 2022, com o objetivo de promover o diálogo intercultural e valorizar o papel da cultura como agente transformador de condições e imaginários, na melhoria da qualidade de vida das pessoas, de sua saúde mental e emocional e, ao mesmo tempo, como promotora de sociedades mais justas.

Os primeiros projetos que se somaram a esta plataforma virtual haviam sido contemplados nos editais de ajudas implementados pelos programas IberCultura Viva, Ibermuseus e Iber-rutas entre 2020 e 2021, e também em 2019, mas desenvolvidos no contexto da pandemia de Covid-19. Os demais foram incorporados por meio da convocatória de projetos que foi lançada para reunir experiências que pusessem em evidência a contribuição da cultura para o bem-estar social. Esta convocatória esteve aberta entre 21 de junho e 31 de julho de 2022. Foram selecionados 57 projetos, provenientes de 12 países: Argentina (2), Bolívia (1), Brasil (6), Chile (7), Colômbia (3), Costa Rica (1), Equador (1), Espanha (5), México (12), Paraguai (1), Peru (13) e Uruguai (5).

Ao dar visibilidade a estas iniciativas territoriais e comunitárias, espera-se que as boas práticas possam servir de referência para outros agentes e instituições na implementação de projetos em seus campos de atuação. A intenção é a de que a plataforma expanda suas fronteiras, englobando projetos dos demais programas do Espaço Cultural Ibero-americano, assim como iniciativas independentes. Desta forma, poderia configurar-se em um instrumento da Cooperação Ibero-americana, em um mecanismo de troca de experiências sobre participação cidadã inclusiva e intercultural.

O Banco de Saberes e Boas Práticas do Espaço Cultural Ibero-americano é um banco de acesso livre, autogerido e disponível para que qualquer pessoa, de qualquer país ibero-americano, possa identificar as iniciativas nele reunidas. Esta plataforma está aberta a todas as iniciativas e instituições que desejem integrar este espaço como potencial ferramenta para o conhecimento, reconhecimento e ampliação de possibilidades a partir do acesso a boas práticas e informação.

O registro das práticas se realiza exclusivamente pela plataforma web (clicando no botão “Registrarse”). Serão bem-vindas todas as iniciativas que valorizem o papel da cultura como agente transformador de condições e imaginários. 

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Saiba mais: www.bancodesaberesiberoamericano.org

23

jun
2023

Em Notícias

Por IberCultura

Ministério de Cultura do Peru abre concurso de intervenções para Pontos de Cultura

Em 23, jun 2023 | Em Notícias | Por IberCultura

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Nesta quinta-feira, 22 de junho, começou o período de inscrição para o concurso de intervenções “Bairro Seguro com Cultura”, destinado a organizações reconhecidas como Pontos de Cultura pelo Ministério de Cultura do Peru. O prémio que receberá cada organização beneficiária corresponderá a um valor máximo de 15 mil soles (cerca de 4.100 dólares). As inscrições serão recebidas até o dia 2 de julho.

A intervenção consiste em desenhar e desenvolver um programa de atividades culturais comunitárias que contribuam para a prática de uma cultura de paz, convivência pacífica e segurança cidadã em áreas de ação da estratégia multissetorial “Bairro Seguro”, ou em territórios que apresentam altos índices de vulnerabilidade social.

As iniciativas poderão ser realizadas em articulação com entidades públicas ou privadas, até 30 de novembro de 2023, e devem contemplar o desenvolvimento de oficinas, festivais, apresentações artísticas, exposições, espetáculos, feiras, ativações socioculturais, entre outros, cujos resultados devem ser mensuráveis.

A verba do prêmio poderá ser direcionada para despesas com honorários (artísticos, técnicos, de direção e/ou equipe de produção da intervenção); aluguel e/ou aquisição de equipamentos e materiais; difusão, mobilidades e transferências; alojamento, alimentação e procedimentos (autorizações, licenças, seguros, licenças ou outros). As atividades financiadas não podem ser anteriores à data da declaração dos beneficiários.

As intervenções devem enquadrar-se em processos de difusão, apropriação social e formação a partir de: 1) Atividades que contribuam para o reforço das relações comunitárias com impacto nas populações com vulnerabilidade social; 2) Atividades que promovam o respeito à diversidade de identidades e o reconhecimento dos direitos de populações historicamente negligenciadas; 3) Atividades que contribuam para a salvaguarda dos conhecimentos ancestrais, tradições, identidade cultural e memória dos povos indígenas e populações afro-peruanas, 4) Atividades que promovam a identidade cultural, por meio da valorização, defesa e divulgação do patrimônio cultural local e diversidade.

Serão priorizadas candidaturas que promovam a igualdade de gênero, o diálogo intercultural e a atenção às populações vulneráveis. A distribuição das intervenções beneficiárias considera 53 beneficiários para Lima e Callao, e um mínimo de 81 beneficiários nas outras regiões. Atualmente, a rede de Pontos de Cultura do Peru conta com um total de 638 organizações reconhecidas nas 25 regiões do país. Cerca de 41% dos Pontos de Cultura são de Lima e 59% das regiões.

O Concurso “Bairro Seguro com Cultura” está previsto no Plano Anual de Promoção de Pontos de Cultura para o ano de 2023, aprovado por resolução vice-ministerial publicada em 15 de junho. 

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Confira o regulamento do concurso: https://bit.ly/3CKzxiP