Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

04

mar
2024

Em Notícias

Múrcia será a sede do Enredadas, terceiro encontro presencial da rede espanhola REACC

Em 04, mar 2024 | Em Notícias |

De 7 a 10 de março, será realizado em Múrcia (Espanha) o terceiro encontro presencial da Rede de Espaços e Agentes de Cultura Comunitária (REACC) da España, “Enredadas”. Ao longo destes quatro dias, a iniciativa reunirá cerca de 40 entidades e agentes individuais do ecossistema da cultura comunitária de diferentes pontos do território espanhol.

O principal objetivo deste encontro é partilhar e refletir sobre temas relevantes para a cultura comunitária, como o ‘2º Diagnóstico da Cultura Comunitária em Espanha’, a proposta de um Decálogo de Cuidados, a participação na discussão sobre o Estatuto do Artista e Políticas e Direitos Culturais, entre outros.

As sessões consideram espaços abertos à comunidade e outros para trabalho interno. A programação inclui brincadeiras e ações artísticas, convivência com grupos, vizinhos e vizinhas do território, avaliação do ano anterior e avaliação dos temas que marcarão a agenda da rede durante 2024.

O encontro Enredadas terá início na tarde de quinta-feira, dia 7, com um colóquio aberto a toda a comunidade, sob o nome “A contribuição da cultura comunitária e dos direitos culturais para a construção de novos horizontes face aos desafios ecossociais”.

O programa Cultura e Cidadania, desenvolvido pelo Ministério da Cultura da Espanha, estará presente neste colóquio inaugural. Benito Burgos, coordenador de Cultura e Cidadania/Ruralidades e diretor-geral adjunto de Cooperação Cultural com as Comunidades Autônomas, será um dos participantes na mesa.

.

Sobre a REACC

A Rede de Espaços e Agentes de Cultura Comunitária – REACC é um conjunto de diálogo e apoio entre profissionais das artes e da cultura comunitária espanhola. Nasceu em pleno confinamento, graças ao apoio da Fundação Daniel e Nina Carasso, com o objetivo de manter vínculos, criar sinergias, salvaguardar projetos comunitários, dar visibilidade ao trabalho e tentar dar respostas aos problemas endémicos do setor.

Aderiram à REACC 360 entidades, espaços, agentes e pessoas ativas da cultura comunitária espanhola, provenientes de diferentes comunidades autônomas. Seus membros estão divididos em grupos de trabalho que se reúnem em assembleias abertas na terceira quinta-feira de cada mês.

.

Confira a programação completa:

(Fonte: REACC)

Tags | ,