Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Destaque

01

abr
2024

Em Destaque
EDITAIS
Notícias

104 pessoas foram selecionadas para receber as bolsas do Curso de Políticas Culturais de Base Comunitária 

Em 01, abr 2024 | Em Destaque, EDITAIS, Notícias |

O programa IberCultura Viva publicou nesta segunda-feira, 1º de abril, a lista de pessoas que receberão bolsas para participar da sétima turma do Curso de Pós-Graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária. O curso será realizado no campus virtual da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO-Argentina) de abril a dezembro de 2024.

As 104 bolsas concedidas pelo programa nesta edição foram distribuídas entre os 13 países participantes. O número previsto de vagas era de oito por país; como a República Dominicana (país convidado nesta edição) teve apenas um candidato habilitado, as sete vagas restantes foram concedidas aos que obtiveram o 9º lugar nos sete países que apresentaram maior número de candidaturas: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai.

O período de inscrições para esta convocatória abriu no dia 20 de dezembro e terminou no dia 15 de fevereiro, período em que foram enviadas 625 inscrições ao Mapa IberCultura Viva. Desse total, 525 foram habilitadas e participaram da segunda etapa do processo seletivo. (Este foi o maior número de postulações apresentadas desde o lançamento deste curso, em 2018; o recorde anterior era da edição de 2021, quando 502 pessoas postularam e 486 passaram à segunda etapa.) 

As candidaturas que obtiveram as maiores pontuações em cada país, conforme os critérios estabelecidos no regulamento, foram selecionadas para receber as bolsas. A classificação final também considerou que ao menos 50% das pessoas escolhidas deveriam ser mulheres. Pessoas pertencentes a povos indígenas ou afrodescendentes receberam um ponto extra na avaliação. 

As pessoas selecionadas neste edital receberão um correio eletrônico da FLACSO-Argentina com os passos a seguir para efetivar a bolsa e completar a inscrição no curso de pós-graduação. Essas pessoas ganharão uma bolsa integral e não terão que pagar nada pelo curso, desde que cumpram com as avaliações parciais e apresentem o trabalho final. O ingresso ao campus se dá por meio de uma chave pessoal que se envia aos alunos e alunas no início das atividades. 

.

Proposta acadêmica

O Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária é uma construção conjunta de IberCultura Viva e FLACSO Argentina. Os conteúdos estão distribuídos em seis módulos e 26 aulas, em suporte escrito e audiovisual assincrônico, nas quais são trabalhadas noções sobre processos culturais contemporâneos, propondo um marco teórico amplo sobre as distintas teorias da cultura e os debates atuais em torno delas. A proposta acadêmica coordenada por Belén Igarzábal e Franco Rizzi busca a diversidade de miradas, com a participação de professores de vários países ibero-americanos. 

Também são abordadas noções de políticas culturais com ênfase nas questões de direito, cidadania e comunidade e debatidas as teorias existentes a respeito das políticas culturais de base comunitária, as novas formas de produção cultural e o uso de tecnologias a serviço da criação de redes. Além disso, o curso oferece ferramentas de gestão, planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas culturais específicas para territórios e comunidades. 

As aulas são publicadas uma vez por semana – com uma semana de recesso no final de cada módulo – e se abre um fórum para cada aula publicada, gerando um espaço de debate e intercâmbio de ideias e experiências em torno dos temas tratados. Também se realizam encontros sincrônicos virtuais com professores/as convidados e com as tutoras do curso.

Para cumprir com os objetivos do curso, deve-se realizar um trabalho parcial escrito sobre os três primeiros módulos e um trabalho final integrador, que consiste em desenhar e planejar um projeto cultural comunitário ou uma política cultural pública de base comunitária. Os trabalhos podem ser entregues em espanhol ou português. As aulas são ministradas em espanhol, exceto as que estão a cargo de professores brasileiros, que são dadas em português e têm tradução para o espanhol. 

As pessoas que não foram selecionadas no Edital de Bolsas e quiserem se inscrever no curso este ano, pagando a matrícula, poderão fazê-lo diretamente com a FLACSO Argentina.

.

Saiba mais sobre o curso

.

Confira a lista de pessoas selecionadas no edital:

Informação às pessoas interessadas III: Etapa de avaliação – Edital de Bolsas para o Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária – Resultado

.

Leia também:

IberCultura Viva concederá 104 bolsas para o Curso de Políticas Culturais de Base Comunitária

626 pessoas se inscreveram no Edital de Bolsas para o Curso de Políticas Culturais de Base Comunitária 2024

Foram habilitadas 525 inscrições para bolsas do Curso de Políticas Culturais de Base Comunitária

Tags | , ,