Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Destaque

18

mar
2024

Em Destaque
EDITAIS
Notícias

Edital de Apoio a Redes 2024 tem número recorde de candidaturas: 256 inscrições enviadas

Em 18, mar 2024 | Em Destaque, EDITAIS, Notícias |

A edição 2024 do Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo, que esteve aberta entre 23 de janeiro e 13 de março, teve um total de 256 candidaturas enviadas para o Mapa IberCultura Viva. Este é o maior número de inscrições recebidas para esta chamada desde 2016, ano em que foi lançada a primeira edição. O recorde anterior era de 2022, quando foram enviadas 251 candidaturas.

O ano de 2024 marca também o maior valor concedido pelo IberCultura Viva a um Edital de Apoio a Redes: 189 mil dólares, que serão distribuídos igualmente entre os países participantes. Cada projeto selecionado receberá até 5 mil dólares para despesas de produção e/ou comunicação do evento proposto.

Os dois países com maior número de candidaturas são Colômbia (74) e Argentina (73). Em seguida vêm México (20), Equador (16), Espanha (12), Peru (12), Brasil (11), Chile (11), Costa Rica (11), Paraguai (7), Uruguai (7) e El Salvador. (2). A República Dominicana, que participou como país convidado, não apresentou nenhuma inscrição.

Na próxima semana, o programa IberCultura Viva deve publicar a lista de inscrições habilitadas. Nesta primeira etapa do processo seletivo, a Unidade Técnica analisa a documentação entregue para verificar se os anexos foram carregados corretamente, se estão envolvidas pelo menos três organizações culturais comunitárias e se são provenientes dos países membros do programa. As organizações que tiverem enviado a documentação correta passarão para a próxima etapa, de avaliação.

Na fase de habilitação, as inscrições consideradas inválidas por falta de algum documento, arquivos danificados, inconsistências de orçamentos e cronogramas, terão o prazo de três dias após a publicação da lista de projetos habilitados para interpor recurso e corrigir a documentação, enviando o arquivo requerido ao e-mail programa@iberculturaviva.org. A Unidade Técnica analisará os recursos enviados e poderá reconsiderar as inscrições inicialmente desabilitadas. Uma lista final de inscrições habilitadas será publicada no site www.iberculturaviva.org após o prazo e a análise dos recursos.

Na segunda etapa, os projetos habilitados serão avaliados por representantes dos governos de cada um dos 12 países participantes (cada governo é responsável pela avaliação dos projetos do seu próprio país). A avaliação se dará de acordo com os critérios previamente estabelecidos no regulamento do edital. Serão selecionados os projetos que obtiverem a pontuação mais alta em cada país.

.

Leia também:

IberCultura Viva abre Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2024

Um guia sobre o Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2024