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Rede de Cidades e Governos Locais reúne-se para apresentar propostas de trabalho para 2024
Em 12, abr 2024 | Em Governos Locais, Notícias | Por IberCultura
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A Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais realizou nesta sexta-feira, 12 de abril, sua primeira reunião do ano para apresentar algumas propostas de atividades a serem desenvolvidas ao longo de 2024. Cerca de 20 pessoas participaram deste encontro virtual, entre representantes de governos locais de Chile, Costa Rica, México e Argentina, da Unidade Técnica e da presidência do IberCultura Viva, que desde março está a cargo da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura do Brasil (MinC).
João Pontes, diretor da Política Nacional de Cultura Viva no Brasil, abriu o encontro cumprimentando as/os representantes dos governos locais presentes, em nome da atual presidenta do programa, Márcia Rollemberg, e destacando a importância do fortalecimento dessa rede. “Entendemos que as políticas culturais de base comunitária são extremamente importantes e estratégicas para o fortalecimento da democracia na região, dos valores cidadãos e dos direitos culturais”, afirmou.
“No Brasil, estamos em um momento de retomada e reconstrução e, para nós, é uma alegria estar de volta ao programa, no ano em que se celebram os 10 anos do IberCultura Viva e os 20 anos da Política Nacional de Cultura Viva. É uma alegria grande podermos estar de volta, juntas/os neste processo de fortalecimento das políticas culturais de base comunitária e de construção de outras realidades para o nosso Espaço Ibero-americano”, disse o diretor do MinC.
Flor Minici, secretária técnica do IberCultura Viva, explicou que um dos objetivos deste encontro foi proporcionar um espaço para que os municípios que aderiram mais recentemente pudessem começar a idealizar, discutir algumas ideias, e para aqueles que trabalharam no ano passado com propostas que saíram do âmbito da rede pudessem contar como foram as experiências. “A rede, neste momento, está em forte expansão. No ano passado houve uma incorporação muito importante de municípios, especialmente do Chile, a partir de uma tarefa de articulação do Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio”, destacou.
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Rede chilena
O Chile é o país com maior número de membros da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais, instância que recebeu um total de 36 pedidos de adesão de municípios, províncias e estados desde a sua formalização, em maio de 2019. A rede chilena de governos locais é composta por 12 comunas: Concepción, Lonquimay, Quilaco, Valparaíso, San Felipe, Puqueldón, Hualaihué, La Unión, Puerto Saavedra, Alto Biobío, Cauquenes e San Pedro de La Paz.
Em dezembro, representantes destes 12 municípios chilenos reuniram-se na cidade de Concepción, Região de Biobío, para definir um plano de trabalho para 2024. Para tanto, buscaram criar diretrizes de gestão e planejamento que permitissem aos municípios articular e fortalecer ações conjuntas com organizações culturais comunitárias de cada região.
Segundo Andrea Castellón, representante técnica do Ministério das Culturas, Artes e Patrimônio do Chile junto ao IberCultura Viva, o governo chileno tem apoiado fortemente a articulação desta rede, com a qual se reúne permanentemente, todas as quintas-feiras. “Este ano já começamos a ativar a rede com uma série de atividades. Vamos realizar novamente um encontro nacional e também trabalhar para podermos nos vincular e contribuir com políticas públicas de base comunitária, especificamente com as organizações culturais que existem nessas comunas. É um trabalho super interessante e que estamos promovendo para vinculá-lo também a esta rede ibero-americana”, ressaltou.
Na reunião desta sexta-feira, além de Castellón, participaram pelo Chile: Ana María Elosúa (Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio), Pai Aguirre (Valparaíso), Camila Montecinos (Concepción), Juan Manuel Pizarro (Hualaihué) e Marco López (San Felipe).
O grupo chileno deverá formalizar uma proposta de atividade conjunta a desenvolver no âmbito da Rede de Cidades e Governos Locais ao longo do ano. Esta proposta se somará às outras três apresentadas nesta reunião: duas de Luisa Velásquez (Guadalajara, México) e uma de Tania Álvarez (Alajuelita, Costa Rica). Foi marcada uma nova reunião para 22 de abril, dia em que serão formalizadas as propostas de atividades e seus respectivos orçamentos, que serão encaminhados ao Conselho Intergovernamental do IberCultura Viva, para sua aprovação.
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Novas estratégias
Luisa Velásquez, representante de Guadalajara, cidade mexicana que tem um programa de Pontos de Cultura, contou que em 2023 a Diretoria de Cultura de Guadalajara foi beneficiada em uma convocatória com financiamento da União Europeia, a Ventana Adelante, e conseguiu articular-se com a Secretaria de Cultura, Recreação e Esportes de Bogotá (Colômbia), também membro desta Rede de Cidades e Governos Locais, numa iniciativa de cooperação triangular. Esta iniciativa, intitulada “Estratégias culturais comunitárias para a participação cidadã”, envolveu também a Fundação Casa de Rui Barbosa, vinculada ao Ministério da Cultura do Brasil, além do então Ministério da Cultura da Argentina e da Universidade de Guadalajara.
“Foi uma iniciativa muito proveitosa, que consistiu em criar um modelo norteador de ação cultural com foco nos direitos humanos e na sustentabilidade. Isso nos apresentou o desafio de sistematizar as práticas que são geradas a partir dos territórios. É um modelo que se diferencia dos demais já existentes, criados a partir de escritórios, do ideal, e que surgiu do que é real, do que já está feito. Também tivemos a sorte de receber convidados/as de Barcelona, Chile, Costa Rica, Bolívia, para poder enriquecer este modelo com uma perspectiva da região ibero-americana a partir das práticas, um modelo de baixo para cima, e também das boas práticas de alguns governos locais, como Bogotá e Barcelona”, explicou a representante de Guadalajara.
Este modelo norteador, segundo Velásquez, está pronto, em fase de elaboração, e em breve estará disponível nas versões em espanhol e português para que possa ser socializado e apropriado tanto por agentes culturais comunitários como por agentes institucionais públicos, ou da academia. “Estamos muito felizes por esta ação que, além disso, conseguimos unir e articular como uma ação da Rede de Cidades”, comentou.
Uma das atividades que Luísa Velásquez propôs para a rede em 2024 seria uma nova etapa deste processo: a transferência deste modelo norteador de ação cultural criado ao longo do ano passado. A ideia é poder incorporar o Chile nesta nova iniciativa. A outra proposta apresentada por ela é um encontro de Pontos de Cultura e Cultura Viva chamado “Memória e Futuro”, a ser realizado na Argentina.
Por fim, Tania Alvarez, representante do cantão de Alajuelita, Costa Rica, apresentou uma proposta de construção coletiva do “Manual de Boas Práticas Territoriais da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais e Organizações Comunitárias”. A intenção é elaborar de forma colaborativa um documento que compile o conhecimento gerado e possa ser compartilhado com organizações comunitárias. Um dos objetivos desta proposta é gerar um espaço de intercâmbio para desenvolver uma série de conversatórios sobre a construção de políticas, legislações, regulamentações e orçamentos culturais.
Ministério de Cultura e Juventude da Costa Rica abre convocatória para Pontos de Cultura, Becas Taller e S.O.S. Sociocultural
Em 10, abr 2024 | Em Notícias, Países membros | Por IberCultura
A Diretoria de Gestão Sociocultural do Ministério da Cultura e Juventude da Costa Rica abriu nesta quarta-feira, 10 de abril, as convocatórias dos programas Pontos de Cultura, Becas Taller e SOS. Sociocultural, para projetos que serão desenvolvidos em 2025. As propostas poderão ser apresentadas até 12 de julho, por meio de formulários online disponíveis no site www.dircultura.go.cr .
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Pontos de Cultura
No caso da chamada de Pontos de Cultura, serão recebidos projetos de organizações socioculturais sem fins lucrativos, jurídicas ou de fato, bem como de cooperativas autogeridas com fins culturais que se dediquem a atividades socioculturais e que promovam os direitos culturais, a cultura da paz, dos direitos humanos, do multiculturalismo, da diversidade e da pluralidade cultural.
As organizações com personalidade jurídica e os coletivos sem personalidade jurídica interessados em candidatar-se deverão ter pelo menos três anos de experiência no desenvolvimento de projetos e iniciativas socioculturais coerentes com as finalidades e objetivos do Programa Pontos de Cultura.
As categorias de participação são: 1) Atividades de formação artística ou cultural (projetos que promovam espaços de convivência por meio da realização de oficinas ou similares em áreas artísticas ou culturais); 2) Produção de atividades comunitárias (como feiras, festivais, intercâmbios e encontros); 3) Meios de comunicação comunitária e propostas; 4) Fortalecimento organizacional e capacitação em elementos de gestão sociocultural; e 5) Espaços e equipamentos culturais.
Na terceira categoria, dedicada à comunicação comunitária, os projetos poderão ter como produtos finais jornais e boletins que promovam ou demonstrem processos de gestão sociocultural, ou curtas audiovisuais, cujos conteúdos sejam resultado de um processo de gestão sociocultural, que convide à reflexão sobre as realidades sociais, econômicas e culturais das comunidades envolvidas.
O projeto apresentado deverá demonstrar a participação ativa da comunidade, em todas as etapas da produção. Os produtos devem ser divulgados e compartilhados nos espaços das comunidades onde foram desenvolvidos.
O ciclo máximo de duração das propostas será de 9 meses (de março a novembro de 2025), e o mínimo será de seis meses (de março a agosto de 2025). Os valores vão de milhões de colones (cerca de 5,8 mil dólares) a 8 milhões de colones (cerca de 15,5 mil dólares). A proposta deverá apresentar contrapartida igual ou superior a 20% do custo total do projeto.
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Becas Taller
Becas Taller é um programa de estímulo que visa promover o trabalho de gestores e organizações que atuam na área da cultura, apoiando projetos que reconheçam, visibilizem e fortaleçam as diferentes expressões do Patrimônio Cultural Imaterial (PCI) presentes no território costarricense. O valor máximo para cada projeto é de 5 milhões de colones (cerca de 9,7 mil dólares).
A proposta pode ser feita a partir de qualquer área das artes e/ou gestão sociocultural, mas deve necessariamente estar vinculada a alguma manifestação do PCI. As categorias de participação são: Tradições e expressões orais, incluindo idioma; Artes de espetáculos; Usos sociais, rituais e eventos festivos; Conhecimentos e usos relacionados à natureza e ao universo; Técnicas artesanais tradicionais.
Os projetos deverão ter duração de oito meses (com início em abril e culminando com atividades em outubro de 2025, para apresentação do fechamento de relatórios e produtos em novembro de 2025).
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SOS. Sociocultural
O S. O. S. Sociocultural é um fundo criado para contribuir para o exercício dos direitos culturais das comunidades, através do apoio a gestores e organizações culturais que foram afetadas negativamente pela pandemia de Covid-19. O valor máximo para cada projeto selecionado é de 5 milhões de colones (cerca de 9,7 mil dólares).
A convocatória destina-se a pessoas físicas ou jurídicas ou organizações sem registro legal. No caso das pessoas físicas, aquelas que, devido à pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2, se encontrem em situação de desemprego, ou com suspensão temporária do contrato de trabalho, ou que tenham visto o seu rendimento habitual diminuído. No caso de organizações, podem candidatar-se aquelas que viram seus rendimentos habituais diminuídos pela pandemia e necessitam de integração em processos de reativação econômica.
As categorias de participação são: 1) Processos educativos socioculturais; 2) Produção de atividades socioculturais comunitárias (festivais, feiras, clubes, séries de filmes, palestras, encontros, passeios, produções de trabalho comunitário, boletins informativos, jornais, canais virtuais e similares); 3) Pesquisa sociocultural (inventários culturais, mapeamentos, diagnósticos, sistematizações, estudos públicos e similares); 4) Insumos, serviços e equipamentos.
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Saiba mais:
https://www.dircultura.go.cr/servicios/puntos-cultura
https://www.dircultura.go.cr/servicios/becas-taller
https://www.dircultura.go.cr/servicios/sos-sociocultural
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(Fonte: Ministerio de Cultura y Juventud)
Edital de Apoio a Redes 2024 tem 151 inscrições habilitadas; prazo de recursos termina em 12 de abril
Em 09, abr 2024 | Em Editais, Edital de Apoio a Redes, Notícias | Por IberCultura
O programa IberCultura Viva divulgou nesta terça-feira, 9 de abril, a lista de candidaturas habilitadas que continuam no processo seletivo do Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2024: são 151, provenientes dos 12 países membros. As organizações responsáveis pelas 105 candidaturas que foram consideradas não habilitadas terão um prazo de três dias, a partir desta data, para corrigir a documentação, enviando o arquivo solicitado para o e-mail programa@iberculturaviva.org. O prazo para interposição de recursos termina na sexta-feira, 12 de abril.
Os recursos enviados para o email programa@iberculturaviva.org deverão ter a indicação “Recurso” no assunto e a identificação da pessoa responsável (o número de inscrição no edital). É importante revisar os motivos citados para a desabilitação no documento “Informação às Pessoas Interessadas I – Etapa de Habilitação” e enviar por correio apenas a documentação faltante exigida, em arquivo(s) anexo(s).
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Alguns motivos
Algumas das candidaturas foram enviadas sem carta aval de uma ou mais organizações envolvidas (neste caso basta enviar um e-mail com a carta que faltou) ou com carta aval sem assinatura (o documento deve ser impresso, assinado e digitalizado ou fotografado) ou com carta aval fora do formato exigido (ao clicar no nome da chamada no Mapa IberCultura Viva, os modelos de carta aval, cronograma e orçamento aparecem no lado direito da tela).
Em outros casos, o valor solicitado ultrapassa o máximo permitido (é necessário ajustar o orçamento até US$ 5.000) ou a data de início ou término do projeto não corresponde ao período previsto no regulamento do edital (o cronograma deve ser ajustado tendo em conta o início a partir de junho de 2024 e o término até novembro de 2024).
Esta chamada destina-se a propostas feitas de forma colaborativa por pelo menos três organizações culturais comunitárias. A organização responsável pelo projeto deve ter personalidade jurídica e ser do tipo sem fins lucrativos. (Se a organização responsável pelo projeto não for do tipo sem fins lucrativos, e por isso a proposta foi invalidada, pode-se apresentar outra organização cultural comunitária com o perfil exigido). No caso do Brasil, a organização responsável também deveria ser um Ponto de Cultura cadastrado na Rede Cultura Viva.
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Continuidade do processo
Na próxima semana, a Unidade Técnica analisará os recursos enviados para esta primeira etapa do edital. Após o envio pelas organizações responsáveis dos anexos exigidos, as candidaturas desclassificadas serão reconsideradas e poderão continuar no processo seletivo. A lista final das candidaturas habiltiadas será publicada neste site após o prazo e análise dos recursos.
Na segunda etapa do processo, os projetos aprovados serão avaliados por representantes dos governos de cada um dos 12 países participantes (cada governo é responsável por avaliar os projetos do seu próprio país). A avaliação será dada de acordo com os critérios previamente estabelecidos no regulamento do edital. Serão selecionados os projetos que obtiverem a pontuação mais alta em cada país.
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Inscrições recebidas
A edição 2024 do Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo esteve aberta entre 23 de janeiro e 13 de março, período em que foram recebidas 256 candidaturas na plataforma Mapa IberCultura Viva. Este foi o maior número de inscrições nesta convocatória desde 2016, ano em que foi lançada a primeira edição. O recorde anterior era de 2022, quando foram enviadas 251 candidaturas.
Os dois países com maior número de candidaturas enviadas este ano foram a Colômbia (74) e a Argentina (73). Depois, México (20), Equador (16), Espanha (12), Peru (12), Brasil (11), Chile (11), Costa Rica (11), Paraguai (7), Uruguai (7) e El Salvador (2). A República Dominicana, que participou como país convidado, não apresentou nenhuma inscrição.
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Confira a lista de candidaturas habilitadas e não habilitadas
LABIC abre chamada para projetos de inovação em matéria de acessibilidade e sustentabilidade no Uruguai
Em 02, abr 2024 | Em Cooperação Ibero-americana, Notícias | Por IberCultura
(Texto: SEGIB)
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A Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), juntamente com o Ceibal e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), abre a chamada para a apresentação de projetos de inovação pedagógica que serão desenvolvidos no Laboratório de Inovação Cidadã do Uruguai.
O laboratório, que será realizado na cidade de Montevidéu entre os dias 20 e 26 de julho, busca propostas inovadoras para melhorar a sustentabilidade e acessibilidade do Ceibal, o centro de inovação educacional do Estado uruguaio que promove a integração de tecnologias digitais na educação para melhorar a aprendizagem. e promover processos de inovação e inclusão.
Propostas de transformação social, desenho de objetos, instalações, melhorias de processos, plataformas ou metodologias inovadoras que visem melhorar a acessibilidade e a sustentabilidade são algumas das ideias que as pessoas residentes do Uruguai podem apresentar na referida chamada, que permanecerá aberta até o próximo dia 25 de abril.
Após o encerramento da chamada, onde serão selecionadas um máximo de seis propostas, os resultados serão publicados no dia 6 de maio nos sites da Inovação Cidadã e do Ceibal.
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Saiba mais detalhes sobre a chamada aqui.
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Sobre os LABIC
Os Laboratórios de Inovação Cidadã (#LABIC) são uma metodologia desenvolvida pela SEGIB e realizada desde 2014 em diversos países da Ibero-América. Nos seus dez anos de vida foram desenvolvidos um total de 12 laboratórios, nos quais participaram cerca de 1.000 participantes e cerca de 150 instituições como colaboradoras.
Os LABIC são espaços criados para experimentar, sistematizar e acelerar propostas inovadoras que surgem da cidadania. Projetos que buscam gerar transformações sociais, culturais, ambientais e econômicas nas cidades e suas comunidades locais.
Os LABIC reúnem equipes multidisciplinares de pessoas de diversos países, tornando o laboratório um espaço de produção colaborativa e intercultural. O último Laboratório de Inovação Cidadã ocorreu em novembro passado em Lima, Peru, onde foram desenvolvidas soluções inovadoras para promover a segurança alimentar na Ibero-América.
Governo do Chile concederá 12 bolsas extras para o Curso de Políticas Culturais de Base Comunitária 2024
O Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio do Chile ampliou suas cotas de bolsas para a edição 2024 do Curso de Pós-Graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária, ministrado pela FLACSO-Argentina. O país terá 12 bolsas extras nesta sétima turma do curso virtual, que começa no próximo dia 18 de abril.
Esta é a sexta vez que representantes do governo chileno decidem ampliar o número de bolsas para candidaturas de seu país utilizando os recursos disponíveis no Fundo Multilateral IberCultura Viva para apoiar a formação de organizações culturais comunitárias. As vagas extras são destinadas especialmente a pessoas que atuam em organizações da sociedade civil.
A avaliação realizada no Edital de Bolsas 2024, que concedeu 104 bolsas para pessoas dos 13 países participantes, também serviu para selecionar essas pessoas que receberão as bolsas extras do Chile.
O resultado final da convocatória, publicado nesta segunda-feira, 1º de abril, apresenta as oito candidaturas mais bem pontuadas de cada país membro, tanto de gestores/as que atuam em organismos públicos (em âmbito municipal, estadual, regional ou federal) como de representantes de organizações culturais comunitárias. Para as bolsas extras no Chile, foram escolhidas as 12 candidaturas seguintes, de pessoas que atuam em comunidades, especialmente nos Pontos de Cultura Comunitária, e que obtiveram a maior pontuação no processo seletivo.
O período de inscrições para esta convocatória abriu no dia 20 de dezembro e encerrou no dia 15 de fevereiro, período em que foram enviadas 625 inscrições para o Mapa IberCultura Viva.
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Confira a lista de pessoas selecionadas para receber bolsas com recursos extras:
104 pessoas foram selecionadas para receber as bolsas do Curso de Políticas Culturais de Base Comunitária
O programa IberCultura Viva publicou nesta segunda-feira, 1º de abril, a lista de pessoas que receberão bolsas para participar da sétima turma do Curso de Pós-Graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária. O curso será realizado no campus virtual da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO-Argentina) de abril a dezembro de 2024.
As 104 bolsas concedidas pelo programa nesta edição foram distribuídas entre os 13 países participantes. O número previsto de vagas era de oito por país; como a República Dominicana (país convidado nesta edição) teve apenas um candidato habilitado, as sete vagas restantes foram concedidas aos que obtiveram o 9º lugar nos sete países que apresentaram maior número de candidaturas: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai.
O período de inscrições para esta convocatória abriu no dia 20 de dezembro e terminou no dia 15 de fevereiro, período em que foram enviadas 625 inscrições ao Mapa IberCultura Viva. Desse total, 525 foram habilitadas e participaram da segunda etapa do processo seletivo. (Este foi o maior número de postulações apresentadas desde o lançamento deste curso, em 2018; o recorde anterior era da edição de 2021, quando 502 pessoas postularam e 486 passaram à segunda etapa.)
As candidaturas que obtiveram as maiores pontuações em cada país, conforme os critérios estabelecidos no regulamento, foram selecionadas para receber as bolsas. A classificação final também considerou que ao menos 50% das pessoas escolhidas deveriam ser mulheres. Pessoas pertencentes a povos indígenas ou afrodescendentes receberam um ponto extra na avaliação.
As pessoas selecionadas neste edital receberão um correio eletrônico da FLACSO-Argentina com os passos a seguir para efetivar a bolsa e completar a inscrição no curso de pós-graduação. Essas pessoas ganharão uma bolsa integral e não terão que pagar nada pelo curso, desde que cumpram com as avaliações parciais e apresentem o trabalho final. O ingresso ao campus se dá por meio de uma chave pessoal que se envia aos alunos e alunas no início das atividades.
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Proposta acadêmica
O Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária é uma construção conjunta de IberCultura Viva e FLACSO Argentina. Os conteúdos estão distribuídos em seis módulos e 26 aulas, em suporte escrito e audiovisual assincrônico, nas quais são trabalhadas noções sobre processos culturais contemporâneos, propondo um marco teórico amplo sobre as distintas teorias da cultura e os debates atuais em torno delas. A proposta acadêmica coordenada por Belén Igarzábal e Franco Rizzi busca a diversidade de miradas, com a participação de professores de vários países ibero-americanos.
Também são abordadas noções de políticas culturais com ênfase nas questões de direito, cidadania e comunidade e debatidas as teorias existentes a respeito das políticas culturais de base comunitária, as novas formas de produção cultural e o uso de tecnologias a serviço da criação de redes. Além disso, o curso oferece ferramentas de gestão, planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas culturais específicas para territórios e comunidades.
As aulas são publicadas uma vez por semana – com uma semana de recesso no final de cada módulo – e se abre um fórum para cada aula publicada, gerando um espaço de debate e intercâmbio de ideias e experiências em torno dos temas tratados. Também se realizam encontros sincrônicos virtuais com professores/as convidados e com as tutoras do curso.
Para cumprir com os objetivos do curso, deve-se realizar um trabalho parcial escrito sobre os três primeiros módulos e um trabalho final integrador, que consiste em desenhar e planejar um projeto cultural comunitário ou uma política cultural pública de base comunitária. Os trabalhos podem ser entregues em espanhol ou português. As aulas são ministradas em espanhol, exceto as que estão a cargo de professores brasileiros, que são dadas em português e têm tradução para o espanhol.
As pessoas que não foram selecionadas no Edital de Bolsas e quiserem se inscrever no curso este ano, pagando a matrícula, poderão fazê-lo diretamente com a FLACSO Argentina.
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Saiba mais sobre o curso
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Confira a lista de pessoas selecionadas no edital:
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IberCultura Viva concederá 104 bolsas para o Curso de Políticas Culturais de Base Comunitária
Foram habilitadas 525 inscrições para bolsas do Curso de Políticas Culturais de Base Comunitária
Chega ao fim a Iniciativa de Cooperação Triangular Estratégias Culturais para a Participação Cidadã
Em 28, mar 2024 | Em Governos Locais, Notícias | Por IberCultura
No dia 26 de março, foi realizada a última atividade da Iniciativa de Cooperação Triangular “Estratégias Culturais Comunitárias para a Participação Cidadã”. Na ocasião participaram representantes da aliança: a Secretaria de Cultura, Recreação e Esportes de Bogotá, a Direção de Cultura de Guadalajara, a Secretaria de Cultura do Ministério de Capital Humano da Argentina, IberCultura Viva – Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), o Mestrado e Doutorado em Gestão Cultural da Universidade de Guadalajara (UDG Virtual), bem como diversas organizações culturais comunitárias em Guadalajara, Buenos Aires e Bogotá.
Durante esta atividade foi apresentado o “Modelo de orientação para a ação cultural com foco nos direitos humanos e na sustentabilidade”, produto final da iniciativa, que tem como entidades beneficiárias a Secretaria de Cultura, Recreação e Esportes de Bogotá e a Direção de Cultura de Guadalajara. Ambas municipalidades integram a Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais.
José Luis Mariscal, gestor metodológico, comentou que para o processo de construção do Modelo Orientador foi necessário reconhecer, visibilizar e sistematizar os saberes dos/das agentes culturais comunitários e governamentais, e estabelecer um diálogo entre estes/as e os saberes acadêmicos sobre gestão cultural.
Para tal, foram realizadas várias atividades e aplicadas diversas ferramentas de pesquisa que permitiram sistematizar a informação para formalizar esses saberes num primeiro documento, onde foram apresentadas as principais ideias e orientações contextuais, conceituais e orientações práticas.
A partir disso, diversos agentes culturais participaram de sua revisão e aprimoramento, permitindo a convergência de diversas visões e vozes que lançaram as bases para um grande acordo coletivo sobre como orientar a ação cultural com foco nos direitos humanos e na sustentabilidade.
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A iniciativa “Estratégias Culturais Comunitárias para a Participação Cidadã” foi financiada pelo programa Ventana Adelante 2 da União Europeia, envolvendo 6 entidades de 5 países ibero-americanos, que trabalharam em 2 workshops virtuais, 1 congresso, 3 seminários presenciais e 2 visitas de estudo, nas quais participaram mais de 260 pessoas.
Ao final desta etapa, Luisa Velásquez Santiago, responsável pela iniciativa, percebe os atuais cenários de mudança de governo em Bogotá (há alguns meses) e o de Guadalajara em um futuro próximo, como momentos cíclicos chave para a aplicação desta ferramenta. Isso envolve a criação de roteiros e o direcionamento de políticas culturais como propostas a serem implementadas nos planos distritais e municipais de cultura e nos planos de desenvolvimento de ambas as cidades, através de instrumentos de articulação e legado de transição governamental. Isso permitirá gerar políticas públicas sobre cultura que contribuam de forma intersetorial para os desafios de sustentabilidade e governança que as duas cidades partilham.
Na esfera social, segundo ela, este modelo servirá para reafirmar as organizações comunitárias como agentes de transformação, diversificar, melhorar as suas estratégias de trabalho e fortalecer as suas capacidades de defesa e inter-relação com o governo local para estabelecer agendas públicas partilhadas no setor cultural.
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Esta iniciativa é um exemplo de cooperação triangular multinível e multissetorial, em que governos locais e nacionais, universidades, organizações sociais e especialistas na área dos direitos culturais trabalharam juntos na sua construção. Portanto, a narrativa do processo é um exemplo por si só para difundir uma boa prática.
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Bogotá e Guadalajara realizam novo intercâmbio no projeto Ventana Adelante 2023
Edital de Apoio a Redes 2024 tem número recorde de candidaturas: 256 inscrições enviadas
Em 18, mar 2024 | Em Destaque, Editais, Edital de Apoio a Redes, Notícias | Por IberCultura
A edição 2024 do Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo, que esteve aberta entre 23 de janeiro e 13 de março, teve um total de 256 candidaturas enviadas para o Mapa IberCultura Viva. Este é o maior número de inscrições recebidas para esta chamada desde 2016, ano em que foi lançada a primeira edição. O recorde anterior era de 2022, quando foram enviadas 251 candidaturas.
O ano de 2024 marca também o maior valor concedido pelo IberCultura Viva a um Edital de Apoio a Redes: 189 mil dólares, que serão distribuídos igualmente entre os países participantes. Cada projeto selecionado receberá até 5 mil dólares para despesas de produção e/ou comunicação do evento proposto.
Os dois países com maior número de candidaturas são Colômbia (74) e Argentina (73). Em seguida vêm México (20), Equador (16), Espanha (12), Peru (12), Brasil (11), Chile (11), Costa Rica (11), Paraguai (7), Uruguai (7) e El Salvador. (2). A República Dominicana, que participou como país convidado, não apresentou nenhuma inscrição.
Na próxima semana, o programa IberCultura Viva deve publicar a lista de inscrições habilitadas. Nesta primeira etapa do processo seletivo, a Unidade Técnica analisa a documentação entregue para verificar se os anexos foram carregados corretamente, se estão envolvidas pelo menos três organizações culturais comunitárias e se são provenientes dos países membros do programa. As organizações que tiverem enviado a documentação correta passarão para a próxima etapa, de avaliação.
Na fase de habilitação, as inscrições consideradas inválidas por falta de algum documento, arquivos danificados, inconsistências de orçamentos e cronogramas, terão o prazo de três dias após a publicação da lista de projetos habilitados para interpor recurso e corrigir a documentação, enviando o arquivo requerido ao e-mail programa@iberculturaviva.org. A Unidade Técnica analisará os recursos enviados e poderá reconsiderar as inscrições inicialmente desabilitadas. Uma lista final de inscrições habilitadas será publicada no site www.iberculturaviva.org após o prazo e a análise dos recursos.
Na segunda etapa, os projetos habilitados serão avaliados por representantes dos governos de cada um dos 12 países participantes (cada governo é responsável pela avaliação dos projetos do seu próprio país). A avaliação se dará de acordo com os critérios previamente estabelecidos no regulamento do edital. Serão selecionados os projetos que obtiverem a pontuação mais alta em cada país.
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No Equador, IFCI lança o concurso “Cultura viva comunitária: divulgação, promoção e fortalecimento de comunidades”
Em 14, mar 2024 | Em Notícias, Países membros | Por IberCultura
O Ministério da Cultura e Patrimônio do Equador, por meio do Instituto para a Promoção da Criatividade e Inovação (IFCI), abriu no dia 26 de fevereiro o concurso público “Cultura comunitária viva: difusão, promoção e fortalecimento de comunidades”. A iniciativa, que estará aberta até 17 de maio, tem um orçamento total de 300 mil dólares, que serão entregues a 30 vencedores (10 mil para cada beneficiário).
A intenção é fortalecer os processos de cultura viva comunitária através do desenvolvimento de metodologias de troca de conhecimentos, práticas culturais ou conhecimentos específicos, próprios ou representativos da sua comunidade, que permitam replicar e valorizar práticas e atividades culturais das comunas, comunidades, povos e nacionalidades do país.
Este concurso público prevê projetos/processos que reúnam as seguintes características:
- Que sejam propostas por duas organizações de base comunitária, indicadas por um único representante dos dois grupos;
- Que identifiquem específica e detalhadamente conhecimentos, práticas culturais ou saberes específicos, específicos ou representativos de cada uma das organizações a serem intercambiadas;
- Que o conhecimento a ser trocado é benéfico ou necessário para as comunidades que irão implementar, adaptar ou valorizar o conhecimento, prática cultural ou conhecimento específico;
- Que as comunidades demonstrem experiência no desenvolvimento de conhecimentos, práticas culturais ou conhecimentos específicos, próprios ou representativos de sua comunidade, para serem trocados.
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Quem pode participar?
Podem se inscrever neste concurso pessoas físicas equatorianas maiores de idade residentes no Equador e estrangeiras/os maiores de idade com residência permanente no país. Da mesma forma, pessoas jurídicas equatorianas de direito privado e domiciliadas no Equador. A pessoa candidata deve ser membro do projeto.
Membros de organizações culturais comunitárias pertencentes a povos, nacionalidades, comunas e comunidades, grupos, organizações sociais domiciliadas no Equador, e organizações culturais através de seu representante legal.
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📌Mais informação: https://fomento.culturaypatrimonio.gob.ec/ e www.criatividade.gob.ec
Ministério das Culturas lança o plano que guiará as políticas culturais da Colômbia para os próximos 15 anos
Em 12, mar 2024 | Em Notícias, Países membros | Por IberCultura
(Texto e foto: MinCulturas)
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Na próxima quinta-feira, 14 de março, na praça do Centro Nacional de Artes Delia Zapata Olivella, em Bogotá, o ministro das Culturas, das Artes e dos Saberes da Colômbia, Juan David Correa, anunciará o Plano Nacional de Cultura 2024-2038, “Cultura para o cuidado da diversidade da vida, do território e da paz.”
O evento, aberto ao público, contará com a presença das e dos conselheiros nacionais de cultura, bem como um cerimonial de abertura a cargo do mamo Arwa Viku do povo Arhuaco, da Serra Nevada de Santa Marta.
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O plano
O Plano Nacional de Cultura é o roteiro que definirá as políticas culturais dos próximos 15 anos no país. Foi elaborado a partir de diálogos com cerca de 100 mil cidadãs e cidadãos e agentes culturais.
Este processo, que começou em 2019, busca fazer com que as culturas, as artes e os saberes sejam prioridades nas agendas públicas, privadas e setoriais nacionais e territoriais, para que se reconheça sua contribuição essencial nos debates e nas ações que promovam a transformação social no país.
Com um enfoque biocultural, o plano propõe o reconhecimento e a proteção da diversidade cultural e biológica dos territórios, tendo como base três áreas de trabalho: Diversidade e diálogo intercultural, Memória e criação cultural, e Governança e sustentabilidade cultural.
Também identifica temas estratégicos para o desenvolvimento do setor no presente e no futuro: cultura livre de exclusões; economias sociais, solidárias, alternativas, populares e comunitárias; igualdade de gênero; ação climática; memória e inteligência artificial no contexto da cultura; discriminação e sexismo e práticas culturais em contextos urbanos.
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Mostra artística
No lançamento, nesta quinta-feira, serão apresentados os Cantos de Trabajo del Llano – manifestação tradicional reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde 2017 -, do cantor e compositor Raúl ‘Numerao’ González.
No palco também haverá uma batalha de danças urbanas, da Fundação El Círculo Hip Hop, além da apresentação do vídeo jockey (VJ) Rafa Puyana e do grupo Kombilesa Mí, de San Basilio de Palenque. No encerramento será projetado o vídeo que documenta a obra La Vitrina (1989), da artista María Teresa Hincapié (Armênia, 1956 – Bogotá, 2008).