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08

maio
2018

Em EDITAIS
Notícias

Por IberCultura

Confira os 10 selecionados do Concurso de vídeos sobre comunidades afrodescendentes

Em 08, maio 2018 | Em EDITAIS, Notícias | Por IberCultura

O programa IberCultura Viva informa os 10 vídeos selecionados no Concurso de curtas-metragens “Comunidades Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”. Os que tiveram maior pontuação são de realizadores do Brasil (5), da Argentina (3) e do Chile (2). As pessoas ganhadoras receberão prêmios de US$ 500.

O prazo de apresentação de recursos terminará na próxima quinta-feira, 10 de maio, às 23h59 (horário de Brasília). Candidatos interessados em interpor recursos deverão enviar um texto com os motivos para a reconsideração da avaliação para o e-mail programa@iberculturaviva.org, indicando no assunto “Recurso” e a identificação da pessoa responsável. A relação definitiva de selecionados será divulgada após o prazo de análise dos recursos.

Objetivo

Lançado pelo programa IberCultura Viva e o Escritório de Representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (UNESCO no Brasil), o concurso teve como objetivo selecionar vídeos que promovessem uma reflexão sobre as comunidades afrodescendentes e a busca do pleno exercício de seus direitos culturais e/ou valorizassem sua contribuição para a constituição, a promoção e o desenvolvimento da cultura ibero-americana.

As inscrições estiveram abertas de 20/11/2017 a 15/02/2018. O edital era destinado a pessoas maiores de 18 anos dos países membros do programa IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai.

Os vídeos podiam pertencer a qualquer gênero audiovisual (documentário, ficção, animação, jornalístico, etc) e deveriam ter duração de um a três minutos. Eles precisavam ter classificação indicativa livre e ser voltados ao público em geral. Segundo o regulamento, vídeos realizados por afrodescendentes e/ou por mulheres teriam maior pontuação.

Habilitados

Dos 132 vídeos inscritos, foram habilitados 90. Desse total, 57 são do Brasil, 16 da Argentina, 6 do Chile, 3 da Costa Rica, 3 do Equador, 3 do Uruguai, 1 do Peru e 1 do México. (A comissão organizadora decidiu habilitar a participação de dois vídeos produzidos por pessoas migrantes, procedentes de países fora do âmbito do concurso, mas com residência em países que formam parte do programa e com conteúdos ali realizados.)

Este foi o segundo concurso de vídeos realizado pelo IberCultura Viva e o primeiro a contar com a colaboração do Escritório da UNESCO no Brasil. Em 2016, o programa lançou o Concurso de Videominuto “Mulheres: culturas e comunidades”, que premiou 10 vídeos de realizadoras de quatro países (Brasil, Argentina, Peru e México). Esse edital teve como objetivo dar visibilidade ao papel fundamental das mulheres na cultura e na organização comunitárias, enfrentando atitudes e estereótipos que contribuem para a desigualdade de gênero e a violência.

Veja a lista de vídeos selecionados:

Informação aos Interessados III: Etapa de Seleção – Concurso de curtas audiovisuais “Comunidades Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento” –  Resultado 

Informação aos Interessados II: Etapa de Habilitação – Concurso de curtas audiovisuais “Comunidades Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento” 

Informação aos Interessados I: Etapa de Habilitação – Concurso de curtas audiovisuais “Comunidades Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”.

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02

maio
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Pontos de Cultura da Argentina se reúnem para debater os alcances dos projetos comunitários

Em 02, maio 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

Fotos: Flor Pinto/Puntos de Cultura

 

Na última sexta-feira, 27 de abril, foi realizada na Argentina uma jornada de debate e capacitação para Pontos de Cultura e organizações culturais de base comunitária no auditório da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso), na cidade de Buenos Aires. Cerca de 50 pessoas participaram das discussões sobre as estratégias de comunicação em projetos culturais comunitários, os impactos, alcances e limitações do setor no país.

A atividade, realizada pelo programa Puntos de Cultura com o apoio de IberCultura Viva, foi uma solicitação da Escola de Cultura Comunitária (ECC), lançada pelo Ministério de Cultura da Argentina dentro do trabalho que vem sendo desenvolvido para a formação e capacitação em torno da gestão cultural pública.

Esta foi a primeira das três jornadas de capacitação de Pontos de Cultura previstas para o ano de 2018, dentro das atividades de formação do IberCultura Viva. Entre seus objetivos estavam o propiciar um espaço de diálogo e intercâmbio para as distintas experiências de comunicação comunitária; armar uma mostra de produções audiovisuais; gerar uma mesa de debate em torno do impacto e da medição do trabalho comunitário, e construir indicadores e eixos para sistematizar e aprofundar o tema proposto.

A mesa de debate

A jornada começou pela manhã,  com uma mesa de debate moderada por Diego Benhabib, coordenador de Pontos de Cultura da Argentina. Também estavam presentes Juan Manuel Díaz, Belén Igarzábal e Gabriela Fiochetta.

Juan Manuel Díaz forma parte da equipe de Pontos de Cultura e desde o ano 2002 é integrante do Coletivo de Comunicação Popular Abriendo Caminos / La Comunitaria TV. No âmbito do Ministério da Cultura, desde 2006 realiza oficinas em distintos bairros e escolas da Argentina, onde os jovens produzem conteúdos que ajudam a construir olhares e mostrar seu território.

Belén Igarzábal e Gabriela Fiochetta

Belén Igarzábal é diretora da Área Comunicação e Cultura da FLACSO – Sede Argentina, coordenadora acadêmica da pós-graduação “Gestão cultural e comunicação” e diretora das pós-graduações “Políticas Culturais de Base Comunitária” e “Educação, Imagens e Meios”. Atualmente, participa de uma equipe de pesquisa sobre meios, audiências e TIC (tecnologia de informação e comunicação). Também é professora na Universidade de San Andrés.

Gabriela Fiochetta é atriz e comunicadora. Forma parte do multi-meio comunitário La Mosquitera, uma organização que faz comunicação popular há 17 años na província de Mendoza e que foi escolhida como responsável provincial da Rede Nacional de Pontos de Cultura e é membro da Comissão Nacional de Pontos de Cultura.

Juan Manuel Díaz

A roda de conversa

À tarde foi a vez de uma roda de conversa sobre impacto e medição do trabalho comunitário. Participaram deste espaço Gerardo Sánchez, diretor do SInCA (Sistema de Información Cultural de la Argentina), junto com parte de sua equipe, Federico Catalano e Mariana Kunst, compartilhando o informe sobre a Pesquisa Nacional de Consumos Culturais e alguns dados sobre cultura comunitária.

Também participou Emiliano Fuentes Firmani, secretário executivo da Unidade Técnica de IberCultura Viva, que trouxe uma mirada sobre a necessidade de construir análises sobre o impacto das práticas territoriais da cultura comunitária. Quem moderou este espaço foi Rosario Lucesole, consultora de projetos do IberCultura Viva e integrante da equipe do programa Pontos de Cultura na Argentina, que aportou algunos eixos gerais abordados na “Análisis de Impacto del programa Puntos de Cultura en territorio” (2015).

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30

abr
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Curso de Pós-graduação em Políticas Culturais de Base Comunitária começa com 116 pessoas matriculadas

Em 30, abr 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

Começou no dia 5 de abril o Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária FLACSO 2018. A iniciativa, realizada em conjunto pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (sede Argentina) e o programa IberCultura Viva, começou com 116 pessoas matriculadas, provenientes de 15 países. Deste total, 72 são bolsistas pelo programa e 44 se inscreveram pagando o valor do curso.

As bolsas do IberCultura Viva foram distribuídas da seguinte maneira: 50 pessoas foram selecionadas por edital (cinco representantes de 10 países integrantes do programa) e 22 entraram após a ampliação do total de bolsas, com recursos extras de cinco países (Chile, Brasil, El Salvador, Guatemala e Peru).  

Para a seleção dessas 22 pessoas, foi utilizada a avaliação que já havia sido feita para o edital de  bolsas, tendo em conta as pessoas que haviam ficado nas primeiras colocações. O edital tinha recebido um total de 466 postulações.

Diversidade de olhares

Este curso de pós-graduação será ministrado de abril a dezembro de 2018, com modalidade virtual, através do campus virtual da FLACSO. Com o objetivo de fortalecer a formação e a pesquisa das políticas de cultura de base comunitária e o conceito de “cultura viva” como política pública, a proposta acadêmica busca a diversidade de olhares, com a participação de professores de vários países ibero-americanos.

Entre os docentes estão George Yúdice (EUA), Fresia Camacho (Costa Rica), Carmen Lía Meoño Soto (Costa Rica), Giancarlo Priotti (Costa Rica), Fernando Vicario (Espanha), Alberto Quevedo (Argentina), Belén Igarzábal (Argentina), Emiliano Fuentes Firmani (Argentina), Diego Benhabib (Argentina), Rosario Lucesole (Argentina), Célio Turino (Brasil), Alexandre Santini (Brasil), Rodrigo Savazoni (Brasil), Guillermo Valdizán Guerrero (Peru), Víctor Vich (Peru), Paloma Carpio (Peru), Doryan Bedoya (Guatemala), Bernardo Guerrero Jiménez (Chile), Omar Rincón (Colômbia), Ana María Restrepo (Colômbia), Antía Vilela (España/Brasil) e Rafael Paredes (México).

A seguir, uma entrevista com Belén Igarzábal, coordenadora acadêmica e uma das professoras do curso. Belén é formada em psicologia e tem mestrado em jornalismo pela Universidade de San Andrés (Grupo Clarín/Columbia University). Atualmente, realiza o doutorado em ciências sociais da FLACSO, onde se especializa em análise de meios de comunicação. É diretora da Área Comunicação e Cultura da FLACSO – sede Argentina, realiza projetos de consultoria para programas de Desenvolvimento Rural, é professora na Universidade de San Andrés e produtora geral e condutora do ciclo “Hemisfério Sul, uma região conectada”.

 

Entrevista// Belén Igarzábal

 

Por que um curso na FLACSO de políticas culturais específico de cultura comunitária? Qual é o interesse particular da FLACSO?

O curso foi uma proposta de IberCultura Viva para fazer em conjunto. Nos pareceu uma ideia muito boa, em total consonância com o que trabalhamos na Área de Comunicação e Cultura. Faz mais de 15 anos que trabalhamos em pós-graduações de gestão cultural e comunicação, tanto presencial como virtual. Mas estes cursos abarcam o tema da gestão cultural em geral, desde um museu até um centro cultural de bairro. Esta pós-graduação tem uma dupla vertente que nos interessou muito para explorar e aprofundar: as políticas públicas culturais e a cultura comunitária. São dois temas que viemos trabalhando e pesquisando, mas não havíamos focalizado como um curso virtual exclusivo para a temática. Além disso, para nós, que somos uma faculdade com sedes em 16 países, a perspectiva latino-americana, tanto dos docentes como dos alunos, é fundamental.

 

Qual é o perfil dos/as estudantes que estão matriculados? De que países são?

Os/as estudantes provêm de más de 15 países. Muitos receberam bolsas dos diferentes países que conformam Ibercultura Viva, mas há muitos que se inscreveram de maneira independente. Em geral são gestores públicos que trabalham em políticas vinculadas à cultura em geral e à cultura comunitária em particular. E também gestores de espaços e centros culturais comunitários.

 

Quais parecem ser os motivos para haver tantas pessoas interessadas neste curso?

Creio que havia uma área vaga nesta temática. Franco Rizzi, co-coordenador do curso (pelo programa IberCultura Viva), fez um estudo sobre a oferta acadêmica nestas temáticas e notou que havia um espaço vazio vinculado à abordagem acadêmica das políticas vinculadas à cultura comunitária. E tinha razão. Há muita oferta acadêmica de gestão cultural, de indústrias culturais, de indústrias criativas, de gestão pública, de comunicação, mas fazia falta um curso que se aprofundasse no cruzamento entre políticas culturais, cultura viva, cultura comunitária, cidadania e com uma perspectiva muito marcada da nossa região. Os professores do curso vêm de países diferentes, de disciplinas distintas e todos colaboram para aprofundar na complexidade e particularidade do setor.

 

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30

abr
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Feira de iniciativas culturais comunitárias de Costa Rica: um espaço de diálogo e intercâmbio entre gestores

Em 30, abr 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

Quarenta gestores comunitários de distintas regiões de Costa Rica participaram da Feira de Iniciativas Culturais Comunitárias realizada na última sexta-feira (27/04) no Centro Nacional de Cultura (Cenac), em San José. A jornada, promovida pela Direção de Cultura do Ministério de Cultura e Juventude (MCJ) com o apoio do programa IberCultura Viva, também contou com a entrega de certificados da primeira turma do Programa de Formação em Gestão Sociocultural e a apresentação do documento “La Ruta de la DC: Gestión sociocultural y participación comunitaria”.

Apresentaram-se projetos acompanhados pela Direção de Cultura do MCJ, como “El Bosque de la Marimba”, de Santa Cruz (um dos ganhadores dos editais Beca Taller); o Festival Maleku; o grupo de zancos e brincadeira pública do Centro Cívico por la Paz de Garabito; um processo com população migrante e em condição de refúgio em San José; o Museo Arqueológico de Cahuita, Puerto Viejo e Manzanillo, assim como expositores de comidas tradicionais de Limón e Guanacaste.

Além disso, jovens que participaram de algumas oficinas e atividades da Direção de Cultura de Garabito e Cartago visitaram o gabinete da ministra de Cultura, Sylvie Durán Salvatierra, e compartilharam com ela as experiências vividas.

Balanço

No período 2014-2018, a Direção de Cultura do Ministério de Cultura e Juventude de Costa Rica tem enfocado seu trabalho no desenvolvimento de processos de assessoria, estímulo e acompanhamento em gestão sociocultural comunitária, mediante ações articuladas e participativas, para apoiar o fortalecimento de gestores e organizações socioculturais no exercício de seus direitos culturais.

La ruta de la DC – Gestión sociocultural y participación comunitaria” é produto deste processo de construção coletiva, a partir da sistematização da história da Direção de Cultura, seus enfoques conceituais chave, a caracterização das iniciativas culturais comunitárias com as quais se tem trabalhado desde sua criação, o contexto e os desafios enfrentados.

Plateia no Teatro 1887, durante a apresentação de “La Ruta de la DC”

Como mostra o documento apresentado na tarde de sexta-feira, no Teatro 1887, o papel da Direção de Cultura é o de canalizador, referência e mediador entre as diversas instâncias para acompanhar e complementar os processos de gestão sociocultural e participação comunitária. O Programa de Formação em Gestão Sociocultural, por exemplo, é desenvolvido pela DC em conjunto com as universidades públicas, em resposta à demanda dos gestores locais.

O enfoque da DC compreende a gestão sociocultural como o conjunto de processos participativos mediante os quais as pessoas, grupos, organizações e instituições dialogam, definem, articulam e desenvolvem iniciativas culturais comunitárias a partir da identificação de suas necessidades e oportunidades.

 

Confira o documento “La Ruta de la DC – Gestión sociocultural y participación comunitaria”: https://bit.ly/2jiv3r6

 

Fotos: Prensa MCJ

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27

abr
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Ministério da Cultura do Brasil lança a 6ª edição do Prêmio Culturas Populares

Em 27, abr 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

Foi em clima de festa o lançamento do 6º Prêmio Culturas Populares, na manhã desta sexta-feira (27/04), em Recife (Pernambuco). Nesta edição, que homenageia a cantora pernambucana Selma do Coco (1925-2015), serão investidos R$ 10 milhões em 500 iniciativas de mestres e mestras, grupos e instituições que fortaleçam e contribuam para dar visibilidade a expressões culturais populares das cinco regiões brasileiras. Cada um dos selecionados receberá R$ 20 mil.

“É a maior premiação da cultura popular brasileira, é o reconhecimento da importância de nossas tradições culturais e daqueles que as mantêm vivas e potentes em todas as regiões deste vasto e diverso país”, destacou o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, durante a cerimônia de lançamento do prêmio, que contou com apresentações do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, do grupo Afoxé Omo Inã e da Quadrilha Mirim Junina Fusão, do Morro da Conceição.

As inscrições poderão ser feitas de 30 de abril a 13 de junho, pela internet ou via postal. Os 500 prêmios serão distribuídos da seguinte forma: 200 para iniciativas de mestres e mestras (pessoa física); 180 para iniciativas de grupos sem CNPJ; 70 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos; 30 para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural; e 20 para herdeiros de mestres e mestras já falecidos (in memoriam).

O ministro Sá Leitão durante a cerimônia de lançamento do prêmio, em Recife (Fotos: Clara Angeleas/Ascom MinC)

Enfoque territorial

Débora Albuquerque, secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), ressaltou uma novidade deste ano, que é o reconhecimento não apenas a iniciativas da cultura tradicional, como o cordel, a quadrilha, o maracatu ou o jongo, mas também a manifestações mais urbanas, como o hip hop, o funk ou o tecnobrega.

“Trata-se de um edital de premiação, um reconhecimento do MinC a atividades culturais desenvolvidas nas comunidades. É importante, para nós, saber o impacto, a importância que elas têm para essas comunidades”, afirmou a secretária no bate-papo realizado ao vivo em rede social, um pouco antes da cerimônia em Recife.

Jorge Freire e Débora Albuquerque no bate-papo

Jorge Freire, coordenador-geral de Mobilização da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC), também lembrou que é importante destacar a história da atividade cultural, e seu enfoque territorial, na hora de fazer a inscrição do edital.

“Deve-se pensar mais num dossiê do que num projeto”, explica. “Este edital está atrelado a uma ação passada, aquilo que já vem sendo desenvolvido. O mais interessante para o MinC é saber o que tem sido feito ao longo dos anos para manter aquela manifestação cultural viva. Não é o que se pretende fazer, e sim o que se faz, o que se pensa, qual é o impacto dessa atividade no território.”

A seleção dos premiados ficará a cargo de uma comissão composta por 30 pessoas: 15 servidores públicos e 15 membros da sociedade civil. Entre os critérios a serem levados em conta estão o grau de intercâmbio de saberes e fazeres da cultura popular que tenham proporcionado aprendizado entre diferentes gerações, a relevância e a contribuição sociocultural das práticas nas comunidades em que são desenvolvidas e a capacidade de perpetuação e preservação dessas atividades tradicionais.

Edições anteriores

Em cinco edições, o Prêmio Culturas Populares contou com 9 mil inscrições e distribuiu R$ 18,7 milhões em prêmios a 1545 mestres, grupos e entidades sem fins lucrativos. A premiação estava suspensa desde 2012 e foi retomada no ano passado, quando obteve número recorde de inscritos (2.862), com 500 premiados.

Na edição de 2017, que homenageou o cordelista Leandro Gomes de Barros, foram premiadas 258 iniciativas do Nordeste, 151 do Sudeste, 42 do Norte, 21 do Centro-Oeste e 28 do Sul do Brasil. Este ano, serão 100 prêmios para cada uma das cinco regiões brasileiras. Se uma delas não atingir o total de vagas existentes, as vagas restantes serão redistribuídas entre as demais regiões.

Aqueles que tiveram suas candidaturas habilitadas em 2017, mas não foram contemplados com o prêmio, podem voltar a concorrer este ano. Só não podem participar do edital os 500 premiados da edição anterior.

 

Confira o edital e os anexos:  https://culturaspopulares.cultura.gov.br/arquivos/

Saiba mais: https://culturaspopulares.cultura.gov.br/

Consultas: coedi@cultura.gov.br

 

Leia também:

Ministério da Cultura vai premiar 500 iniciativas de cultura popular com R$ 10 milhões

Entenda o que é cultura popular e suas diferentes manifestações

 

(Fonte: Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura)

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27

abr
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Programa Pontos de Cultura de Costa Rica abre edital para projetos a serem realizados em 2019

Em 27, abr 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

A Direção de Cultura do Ministério de Cultura e Juventude (MCJ) de Costa Rica abre nesta sexta-feira (27/04) o quarto edital de Pontos de Cultura. O programa, lançado no país em 2015, incentiva o exercício dos direitos culturais, mediante o reconhecimento do trabalho realizado por organizações, redes, iniciativas coletivas e espaços socioculturais vinculados com a promoção da diversidade cultural, a economia social solidária e a salvaguarda do patrimônio cultural e natural.

“Pontos de Cultura é uma oportunidade para fortalecer o trabalho que as organizações socioculturais já estão fazendo para o cuidado e a transformação da cultura em seus territórios. É uma ferramenta muito eficaz para ativar e aprofundar processos que essas mesmas organizações já vêm desenvolvendo”, afirma Fresia Camacho, diretora de Cultura do MCJ.

Postulações

Os postulantes poderão apresentar propostas até um máximo de ¢10.000.000 (dez milhões de colones, o equivalente a 17.600 dólares) e cuja execução deverá ser realizada durante os meses de novembro de 2018 a novembro de 2019. O prazo de inscrições estará aberto até 27 de julho de 2018.

Podem participar do edital associações, fundações, sociedades civis sem fins lucrativos, associações de desenvolvimento, cooperativas autogeridas vinculadas com temáticas culturais e Juntas de Educação, Saúde, etc. As organizações interessadas devem ter sua personalidade jurídica em dia e estar devidamente inscritas no Registro Público correspondente.

Categorias

Assim como as três convocatórias anteriores, as categorias do fundo concursável são quatro: a) arte para a transformação social; b) meios e propostas de comunicação comunitária; c) fortalecimento organizacional, e d) cultura para o bem viver.

Como critério de seleção será considerada a coerência entre os objetivos propostos, os resultados esperados, as atividades, o cronograma e o orçamento, bem como a estabilidade da organização no tempo e a experiência na gestão de projetos e no manejo de fundos públicos ou privados. Também serão tomados em conta as contrapartes e a estratégia de sustentabilidade, a temática, o arraigo e a participação comunitária, além da distribuição por região. Se dará um ponto adicional aos projetos que apresentem um trabalho em torno do tema de novas masculinidades.

O anúncio dos projetos selecionados se dará até o mês de outubro, nas páginas web www.dircultura.go.cr y www.mcj.go.cr.

 

Formulário Puntos de Cultura 2018.

Bases de participação para Programa de Pontos de Cultura 2018-2019.

Regulamento do Programa Pontos de Cultura

(Fonte: Dirección de Cultura/MCJ)

*Foto em destaque: Peña Cultural Ramonense, um dos projetos vencedores do edital de Pontos de Cultura 2016-2017, na categoria “Arte para a transformação social”

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25

abr
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Duas atividades de formação em gestão cultural comunitária são realizadas na Argentina e na Costa Rica

Em 25, abr 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

Nesta sexta-feira, 27 de abril, serão realizadas duas atividades de formação em gestão cultural comunitária promovidas com o apoio do IberCultura Viva: uma na Argentina e outra em Costa Rica. As duas propostas inserem-se em uma das linhas de ação do programa, “Apoio a ações de formação em gestão cultural comunitária para organizações culturais de base comunitária e povos originários em nível nacional e regional”. No caso da Argentina, trata-se de uma solicitação da Escola de Cultura Comunitária, e no de Costa Rica, do Programa de Formação Sociocultural.

Na Argentina, a jornada de debate e capacitação para Pontos de Cultura e organizações culturais de base comunitária se dará no auditório da FLACSO (rua Tucumán 1966), na cidade de Buenos Aires. Com o nome de “Impacto, medição e visibilidade na Cultura Comunitária. Alcances, limitações e desafios”, a atividade inclui uma mesa de debate (“Estratégias de visibilização e comunicação em projetos culturais comunitários”), a realizar-se das 9h30 às 12h, e uma roda de conversa (“Como medir o impacto de nosso trabalho?”), das 13h às 16h.

A mesa de debate será moderada por Diego Benhabib, coordenador do programa Pontos de Cultura da Argentina. A conversa da tarde contará com a participação de Emiliano Fuentes Firmani, secretário executivo da Unidade Técnica do IberCultura Viva, e de Rosario Lucesole, consultora de projetos. Também estarão presentes representantes de organizações comunitárias, gestores públicos e membros da comunidade acadêmica. A entrada é gratuita, mas é necessário inscrever-se enviando um correio a escuelaccomunitaria@gmail.com.

Entre os objetivos da atividade estão o de propiciar um espaço de diálogo e intercâmbio para distintas experiências de comunicação comunitária (Como dar visibilidade ao que fazemos em nossa comunidade?, é possível construir agendas compartilhadas?); armar uma mostra de produções audiovisuais; gerar uma mesa de debate em torno do impacto e da medição do trabalho comunitário, e construir indicadores e eixos  para sistematizar e aprofundar o tema proposto. Esta será a primeira das três jornadas de capacitação que o programa Pontos de Cultura fará em 2018.

O Ministério de Cultura da Argentina vem desenvolvendo desde 2016 um intenso trabalho destinado à formação e capacitação em torno da gestão cultural pública. Neste contexto, e com vistas a ampliar seu campo de intervenção, foi lançada a primeira Escola de Cultura Comunitária (ECC) do país.  

Além de profissionalizar e melhorar as capacidades dos membros das organizações socioculturais e daqueles gestores culturais públicos vinculados ao desenvolvimento de políticas de base comunitária, a ECC trata de gerar espaços que permitam problematizar e refletir sobre os alcances, o impacto e a situação do setor no país.

 

Uma feira de iniciativas

Em Costa Rica, o encontro se realizará no Centro Nacional de Cultura, em San José, e contará com gestores públicos e comunitários das nove regiões do país, egressos dos programas de formação em gestão e animação sociocultural, parceiros e funcionários do Ministério de Cultura e Juventude. Está prevista a participação de 200 pessoas.

Além de um ato protocolar com a presença da ministra de Cultura e Juventude, Sylvie Durán Salvatierra, haverá uma feira de iniciativas culturais comunitárias, com a apresentação de projetos de grupos acompanhados pelos gestores regionais, casas e centros, centros cívicos, Pontos de Cultura, ganhadores dos editais Becas Taller e egressos do curso de formação.  

A atividade tem como objetivos: a) propiciar um espaço de diálogo e intercâmbio entre os gestores culturais comunitários, institucionais e graduados do Programa de Formação; b) visibilizar e propiciar o reconhecimento da diversidade de iniciativas culturais comunitárias existentes nas regiões; c) apresentar o documento “La Ruta de la DC – Gestión sociocultural y participación comunitaria a novas autoridades, funcionários, parceiros e gestores comunitários; d) realizar a entrega de certificados à primeira turma do Programa de Formação em Gestão Sociocultural.   

No período 2014-2018, a Direção de Cultura do Ministério de Cultura e Juventude de Costa Rica tem enfocado seu trabalho no desenvolvimento de processos de assessoria, estímulo e acompanhamento em gestão sociocultural comunitária, mediante ações articuladas e participativas, para apoiar o fortalecimento de gestores e organizações socioculturais no exercício de seus direitos culturais.

“La ruta de la DC – Gestión sociocultural y participación comunitaria”, o documento que será apresentado durante a atividade em San José, é resultado deste processo. Esta publicação abarca os antecedentes, os enfoques de trabalho, a caracterização das iniciativas culturais comunitárias, a análise do contexto, os desafios-chave e o aporte específico da Direção de Cultura para o desenvolvimento da Política Nacional dos Direitos Culturais.  

 

Mais bolsas para o curso

Além do apoio às duas atividades de formação nacionais, o Conselho Intergovernamental IberCultura Viva aprovou nesta linha de ação a ampliação do total de bolsas do Curso de Pós-graduação em Políticas Culturais de Base Comunitária FLACSO 2018. Os países que solicitaram esta opção tiveram até cinco lugares no curso para pessoas que integrassem organizações culturais comunitárias ou que trabalhassem em incidência direta com elas.

Para a seleção foi utilizada a avaliação das postulações realizada para o Edital de Bolsas IberCultura Viva, tendo em conta as pessoas que haviam ficado nas primeiras colocações. Chile, Brasil, El Salvador, Guatemala e Peru pediram a ampliação para um total de 22 bolsas.

Assim, o curso de pós-graduação de FLACSO começou em 5 de abril com um total de 116 pessoas matriculadas, das quais 72 receberam bolsas do programa (as 50 selecionadas pelo edital e as 22 selecionadas após a ampliação das vagas, com recursos dos cinco países) e 44 se inscreveram pagando o curso.

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19

abr
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Entra em vigência o Ministério da Cultura de El Salvador

Em 19, abr 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

O presidente de El Salvador, Salvador Sánchez Cerén, oficializou o novo Ministério da Cultura em cerimônia realizada no Salão de Honra da Casa Presidencial, nesta quinta-feira, 19 de abril. Criada após um longo processo de construção e desenho, a nova institucionalidade tem como titular Silvia Elena Regalado, que estava à frente da Secretaria de Cultura da Presidência de El Salvador desde janeiro de 2016.

A ação insere-se no contexto do Objetivo 8 do Plano Quinzenal de Desenvolvimento “El Salvador Produtivo, Educado e Seguro”, impulsado pelo governo para o período de 2014 a 2019.

A missão do novo ministério é assegurar “o direito à cultura e ao fortalecimento das identidades salvadorenhas, executando a proteção, conservação e difusão do patrimônio cultural e das expressões artísticas”.

O Ministério de Cultura estará constituído por quatro entidades: Direção Geral de Artes, a cargo de Marta Rosales; Direção Geral de Redes Territoriais, com César Pineda; Direção Geral de Patrimônio Cultural e Natural, com Irma Flores, e Direção Geral de Pesquisas, Acervos Documentais e Edições, com Carlos Pérez Pineda.

Competências

Entre suas principais competências estão velar pelo cumprimento da Lei de Cultura, e fazer valer o cumprimento da Lei Especial de Proteção  ao Patrimônio Cultural de El Salvador, assim como seus respectivos regulamentos.

Também são atribuições do ministério atualizar, promover e facilitar o desenvolvimento das políticas públicas em matéria de cultura, incluindo a relação com outras instâncias governamentais; estimular a participação dos distintos setores sociais no fazer cultural e artístico nacional; potenciar a memória histórica e fortalecer os processos identitários em nível local e nacional; desenhar e executar a territorialização das políticas públicas em matéria de cultura, através de instâncias como as Casas de la Cultura, os museus e a rede de bibliotecas públicas.

O Ministério de Cultura continuará trabalhando com o orçamento designado para o exercício financeiro fiscal de 2018; todos os bens móveis, imóveis e recursos materiais utilizados atualmente pela Secretaria de Cultura da Presidência serão transferidos para o ministério com as formalidades e requisitos legais.

Lei de Cultura

Antes da conversão da Secretaria de Cultura em Ministério da Cultura, foi aprovada, em 11 de agosto de 2016, a Lei de Cultura, a primeira do país, que estabelece o marco jurídico que fundamenta a política estatal em tal matéria, com a finalidade de proteger os direitos culturais reconhecidos pela Constituição e os tratados internacionais vigentes.

A normativa, aprovada em sessão plenária na Assembleia Legislativa, com 73 votos a favor, contempla o conceito do direito à cultura como um aspecto inerente à pessoa humana, que deve ser promovido a partir do Estado. Para isso, promove a criação de um Fundo Nacional Concursável para a Cultura e incorpora artigos relativos à gestão local da cultura, mediante a designação de fundos e a elaboração de planos locais.

Além disso, a lei inclui a criação do Instituto Superior em Artes; o fomento das empresas culturais, da música nacional e da cinematografia; a criação de dois registros de artistas (um nacional e outro municipal); a reivindicação dos direitos dos povos originários, e outorga especial importância ao trabalho desenvolvido nas comunidades pelas Casas da Cultura.

 

Saiba mais:

https://www.cultura.gob.sv/presidente-de-el-salvador-oficializo-ministerio-de-cultura/

Fuente: Secretaría de Cultura de El Salvador

(*Na foto, o presidente Salvador Sánchez e a ministra Silvia Elena Regalado durante a cerimônia de oficialização do ministério)

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19

abr
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Em Barcelona, o programa Cultura Viva abre edital para a 2ª edição do espaço BAM

Em 19, abr 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

Está aberta a convocatória para a segunda edição do BAM – Cultura Viva, que será realizado nos dias 21 e 22 de setembro, durante as festas da Mercè, em Barcelona (Espanha), para incentivar projetos que tenham como eixo principal a música e a economia social e solidária.

Esta proposta é uma iniciativa do Cultura Viva — programa do Instituto de Cultura de Barcelona, do Ayuntamiento (Prefeitura) de Barcelona e da Fabra i Coats – Fábrica de Creación — e o Comissionado de Economia Cooperativa, Social e Solidária e Consumo.

O espaço BAM, que inclui palcos musicais e um programa de atividades, é um ponto de encontro e de experimentação para dar apoio e visibilidade ao tecido musical de base, tanto no âmbito artístico e organizativo como no âmbito dos processos de inovação socioeconômica no ecossistema cultural. Entre outras coisas, incluem-se os pontos de conexão entre a música e a economia social e solidária e as novas formas de entender a relação entre música e comunidades.

Para a apresentação de propostas, podem participar tanto organizações como artistas que garantam a exibição de um espetáculo. Estas propostas devem incluir uma apresentação do projeto — em forma de concerto e/ou oficina, roda de conversa, ação artística, etc —, uma explicação sobre as motivações para participar deste novo espaço, e a ficha artística.

Serão levados em conta na seleção critérios como o vínculo do projeto com entornos e comunidades de qualquer tipo; o interesse artístico da proposta, a relação que possa ter com outras disciplinas e a interação com o público e o espaço; a trajetória prévia do projeto e de seus integrantes; a relação da proposta com a economia social e solidária; a adequação do conjunto aos recursos disponíveis, e a paridade de gênero, entre outros.

Para poder participar do espaço BAM – Cultura Viva deve-se preencher o formulário antes do domingo 20 de maio.

 

Consultas: culturaviva@bcn.cat.

Saiba mais: https://ajuntament.barcelona.cat/fabraicoats/es/node/1366

 

 

05

abr
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Programa Cultura de Bairro abre convocatória para organizações da cidade de Córdoba, na Argentina

Em 05, abr 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

Organizações da cidade de Córdoba (Argentina) interessadas em desenvolver projetos culturais em seus territórios durante o ano de 2018 têm até o dia 30 de abril para apresentar suas propostas à convocatória do programa Cultura de Bairro.

O objetivo central deste programa é fortalecer projetos culturais impulsados por organizações de base que promovam o acesso à cultura, a participação cidadã e o trabalho em rede para a resolução da complexidade de problemas que atravessam os territórios.

Serão selecionados até 24 projetos, que receberão $ 25.000 (pesos argentinos) cada. Haverá uma cota especial de quatro projetos beneficiados apresentados por jovens que completaram o Curso de Promotores Culturais Comunitários em 2017.

Poderão participar organizações de qualquer tipo, com o sem personalidade jurídica, como centros de vizinhos, centros culturais, bibliotecas populares, clubes esportivos e sociais, rádios comunitárias, entre outras.

Está prevista uma instância de capacitação em formulação de projetos culturais para as entidades barriais que queiram participar da convocatória. A capacitação será no sábado, 7 de abril, às 10h, no Auditório do Cineclube Municipal (Bv. San Juan 49), com entrada livre e gratuita, sem inscrição prévia.

O programa

Cultura de Bairro surge como uma resposta a necessidades específicas de numerosas organizações e referências culturais de bairro que vêm desenvolvendo diversos projetos nascidos das próprias comunidades, de maneira independente e com dificuldades para sustentá-los no tempo, em virtude das limitações econômicas.

Neste sentido, a Municipalidade de Córdoba soma esta modalidade de apoio, que modifica o paradigma habitual de propor — do Estado para os vizinhos –, dando lugar a projetos que surgem a partir das organizações e instituições de base, verdadeiros protagonistas e conhecedores do território.

Confira as bases e condições do Cultura de Bairro 2018: https://cultura.cordoba.gob.ar/convocatorias/cultura-barrio-2018/

 

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