Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

08

nov
2018

Em Notícias

Um festival para dar espaço às mulheres: o projeto do Equador selecionado no Edital de Apoio a Redes 2018

Em 08, nov 2018 | Em Notícias |

Nome do evento: Otras Miradas, Otras Voces

Nome da rede/ articulação: Circuito4

Instituição responsável: Femrock Ecuador

 

O festival Otras Miradas, Otras Voces, programado para março de 2019, é uma proposta das organizações Femrock Ecuador, Dionisios Arte Cultura e Identidad e Unión Orfebres de Pichincha e o Comité Barrial Ciudadela Quito Sur para dar espaço e empoderamento às mulheres e à população LGBTI no Equador, a partir da produção das mulheres.

As atividades incluem jornadas de capacitação (“Saberes patrimoniais”), jornadas de sensibilização, jornadas de cinema de mulheres, oficinas, rodas de conversa com mulheres cineastas e um encerramento festivo com vários grupos artísticos comunitários.

As poetisas Sarawi Andrango e Mayari Granda na primeira edição da mostra (Foto: Femrock)

O evento, que teve sua primeira mostra em 2018, surgiu como resposta a uma necessidade de um grupo de mulheres que buscavam um espaço mais amplo nas artes. A este processo se somou a comunidade LGBTI, que unindo esforços encontrou um mecanismo para promover o tema dos direitos por meio do teatro, da música e das artes. Assim, Femrock e Dionisios apostaram na criação de jornadas de trabalho, sensibilização e capacitação através da arte, o que fez com que outras agrupações de mulheres diversas e da população LGBTI se unissem em torno da iniciativa.

Em março deste ano, por ocasião do Dia da Mulher, o festival reuniu artistas fotógrafas, mulheres indígenas, meninas afrodescendentes, mulheres roqueiras, mulheres da terceira idade, mulheres do hip-hop, mulheres que gostam de esportes radicais, poetas, “teatreiras” e artistas drag. A meta para 2019 é que mais mulheres, organizações e grupos de bairros se somem a estas jornadas. As atividades serão realizadas em várias localidades, como Calzado, Quito Sur, San Bartolo, Plaza Grande, Casa del Orfebre, Ferroviaria, Colmena e o Parque das Diversidades.

 

Saiba mais sobre Femrock Ecuador: https://www.femrockecuador.com/

Tags | , ,