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Blog

17

ago
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Seminário sobre novas formas de produção cultural é realizado em Imbabura, Equador

Em 17, ago 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

(Fotos: Ministerio de Cultura y Patrimonio)

 

O Ministério de Cultura e Patrimônio do Equador realizou ontem e hoje (16 e 17/08), no Complexo Fábrica Imbabura (cantão Antonio Ante, província de Imbabura), o seminário “Novas formas de produção cultural”, ministrado pela professora Ana María Restrepo, diretora do Centro de Desenvolvimento Cultural de Moravia (Medellín, Colômbia).

Ana María Restrepo é jornalista e gestora cultural

Nos dois dias de atividades, Ana María Restrepo tratou do desafio que as organizações culturais comunitárias têm para integrar de maneira transversal a aposta criativa, formadora e de intercâmbio cultural das novas dinâmicas de comunicação e apropriação de conhecimento.

Gabriel Cisneros Abedrabbo, subsecretário de Empreendimentos, Artes e Inovação do Ministério de Cultura e Patrimônio, inaugurou nesta quinta-feira a jornada de capacitação, que contou com a participação de cerca de 30 gestores culturais da província. Muitas das pessoas presentes representavam organizações culturais locais, como a organização de música andina contemporânea “KAY” (“Ser palavra”), formada por 25 integrantes de 14 a 35 anos.

 

Primeiro seminário

Esta foi a segunda atividade desenvolvida no Equador dentro do Programa de Formação em Gestão Cultural Comunitária – IberCultura Viva 2018. A primeira se deu nos dias 14 e 15 de junho, com o seminário “Introdução à Gestão Cultural Comunitária”, a cargo do guatemalteco-colombiano Doryan Bedoya.

O primeiro seminário durou 16 horas e abordou temas relacionados à gestão cultural comunitária, como o rol do gestor comunitário como mediador dos processos culturais, o vínculo com o comunitário, o desenvolvimento sustentável do território e as filosofias do bem-viver, análises de casos e experiências latino-americanas e redes comunitárias.  

A atividade de junho reuniu 48 gestores culturais comunitários de diversas organizações de Imbabura, como a Universidade Técnica do Norte, os governos autônomos de Otavalo e Antonio Ante, e organizações da sociedade civil, como a Asociación Asiris.

Com esta série de eventos de formação, o Ministério de Cultura e Patrimônio tem o objetivo de fortalecer e propiciar as condições de criação, ativação e gestão de culturas cooperativas, solidárias e transformadoras, mediante o fortalecimento da capacidade das organizações comunitárias através da formação dos gestores públicos e dos gestores comunitários.

Leia também:

Seminário de gestão cultural comunitária reúne organizações da província de Imbabura, no Equador

 

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17

ago
2018

Em EDITAIS
Notícias

Por IberCultura

Jornadas Preparatórias do 4º Congresso Latino-americano de CVC: planejamento coletivo e intercâmbio de experiências

Em 17, ago 2018 | Em EDITAIS, Notícias | Por IberCultura

As pessoas selecionadas no 1º Edital IberCultura Viva de Mobilidade 2018, com inscrições abertas até 30 de agosto, participarão das Jornadas Preparatórias do 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que serão realizadas entre 2 e 4 de novembro em Buenos Aires (Argentina).

“Trata-se de um evento de caráter continental que propusemos a partir das conclusões do 3º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, no Equador, e que responde à necessidade de propiciar um planejamento coletivo e participativa dos próximos passos em nível regional”, explica o argentino Eduardo Balán, em carta em nome do Movimento Nacional pela Cultura Viva Comunitária.

“De fato, se tratará de um evento amplo e participativo que tentará, a partir de uma metodologia simples e respeitosa dos processos comunitários, contribuir para imaginarmos juntos as características do próximo congresso e estabelecermos os passos para que essas propostas se realizem efetivamente.”

As atividades incluirão momentos de plenária, trabalho em grupos, comissões temáticas e momentos lúdicos de participação e recreação coletiva, visitando experiências locais e espetáculos de Cultura Viva Comunitária em Buenos Aires.

Os objetivos

Balán detalha os objetivos destas jornadas:

  1. “Criar um âmbito de intercâmbio de experiências e saberes entre os/as representantes dos processos de construção de redes de Cultura Viva Comunitária nos distintos países, enfocando suas potencialidades, desafios e dificuldades organizativas e institucionais.
  2. Contribuir para a reflexão e o desenvolvimento da morfologia organizativa das redes existentes, e em especial do Movimento Latino-americano de Cultura Viva Comunitária no continente, com vistas a processos de crescente participação formal colaborativa e a partir de propostas de trabalho consensuais e realizáveis desde uma perspectiva integral e compartilhada.
  3. Definir em conjunto os conteúdos, as dimensões e os processos metodológicos dos debates que se darão no 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária no âmbito específico dos congressistas de redes e organizações latino-americanas.
  4. Estabelecer em conjunto os critérios de convocatória e seleção de participantes no âmbito dos congressistas de redes e organizações latino-americanas no 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, de maneira a propiciar um avanço qualitativo no aspecto da representação e do protagonismo dos mesmos.
  5. Compartilhar um âmbito de diálogo fluido e construtivo com as instâncias governamentais regionais e nacionais, em especial com aquelas que estão oferecendo apoio explícito aos processos de desenvolvimento desde a perspectiva da Cultura Viva Comunitária no continente.”

A caravana

O 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que será realizado de 10 a 17 de maio de 2019 na Argentina, será uma caravana que começará em Mendoza, passará por Córdoba e Paraná (Entre Ríos) e terminará no conurbano bonaerense e na capital federal. “Territórios para o bem-viver” será o tema desta edição.

Já foram realizadas três jornadas de trabalho para o planejamento do congresso: na cidade de Buenos Aires, em março; em Córdoba, em abril, e em Chacras de Coria (Mendoza), em junho. O próximo encontro está previsto para 25 e 26 de agosto em Paraná. Participam da construção da metodologia e logística do evento cerca de 200 coletivos argentinos.

O edital

Lançado em 1º de agosto, o 1º Edital IberCultura Viva de Mobilidade 2018 destinará um total de US$ 10 mil para a compra de passagens aéreas e seguro de viagem para as pessoas selecionadas. Podem participar membros de organizações culturais comunitárias e povos originários dos países integrantes do programa: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru e Uruguai. Será selecionada uma pessoa por país.

As pessoas candidatas deverão completar o formulário de inscrição e enviá-lo ao correio eletrônico rosario@iberculturaviva.org, junto com os documentos necessários para a inscrição (certificados, carta aval, etc). Deve-se enviar somente um correio com o formulário e todos os anexos.

 

Veja o regulamento:

1º Edital IberCultura Viva de Mobilidade 2018

ANEXO 01- Formulário de inscrição

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15

ago
2018

Em EDITAIS
Notícias

Por IberCultura

Edital para Apoio de Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2018: inscrições abertas

Em 15, ago 2018 | Em EDITAIS, Notícias | Por IberCultura

Organizações e coletivos de cultura comunitária e povos originários que trabalham em articulação e de maneira colaborativa nos países integrantes do programa IberCultura Viva têm até o dia 30 de setembro para inscrever-se no 1º Edital IberCultura Viva para Apoio de Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2018.

A iniciativa busca fortalecer o trabalho e fomentar a articulação das redes culturais de base comunitária e projetos de trabalho colaborativo a partir do apoio à realização de encontros, congressos, seminários, festivais, feiras, colóquios e simpósios.  Os eventos apresentados poderão ter alcance municipal, estadual, nacional ou regional, e deverão ser realizados entre novembro de 2018 e maio de 2019, com entrada livre e gratuita.

Será destinado o valor total de US$ 85 mil. Cada projeto poderá receber até US$ 5 mil, e este aporte poderá ser utilizado somente em gastos de produção e comunicação do evento. As organizações candidatas deverão aportar no mínimo 25% dos custos totais do projeto.

O objetivo do edital é apoiar eventos cuja forma de gestão se desenvolva a partir da articulação e do trabalho conjunto de organizações, coletivos culturais e povos originários, que fortaleçam a gestão cultural local e que busquem fomentar, enriquecer, fortalecer e/ou visibilizar produções culturais comunitárias tanto no campo artístico como para a construção de cidadania e a valorização das identidades dentro do Espaço Cultural Ibero-americano.

Poderão participar organizações e coletivos dos seguintes países: Argentina, Brasil, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru e Uruguai. As inscrições estão abertas a partir de hoje no Mapa IberCultura Viva (https://mapa.iberculturaviva.org), a nova plataforma colaborativa de mapeamento do programa voltado para as culturas de base comunitária do países ibero-americanos.

 

Nova plataforma

Este é o primeiro edital do programa publicado no Mapa IberCultura Viva. A plataforma, que faz parte do projeto Mapas Culturais, adotado pelo Ministério da Cultura do Brasil (Mapa da Cultura) e pela Direção Nacional de Cultura do Uruguai em 2015 (Cultura en Linea), permite o registro de agentes culturais individuais e coletivos. Por agentes individuais compreendemos as pessoas físicas, e por agentes coletivos, as organizações culturais comunitárias, entidades, povos originários, coletivos, agrupações e instituições.

O 1º Edital IberCultura Viva para Apoio de Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2018 é destinado aos agentes coletivos. No entanto, recomendamos aos representantes de organizações que se inscrevam inicialmente como agentes individuais (pessoas físicas) e depois façam o cadastro de agente coletivo, com os dados de sua organização comunitária, Ponto de Cultura, etc.

As inscrições serão realizadas somente por meio desta plataforma. Brasileiros interessados em inscrever-se devem buscar em “Editais” o arquivo que aparece com o título em português (“1º Edital IberCultura Viva para Apoio de Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2018”). Pessoas dos outros países membros do programa devem fazer a inscrição naquele que tem o título em espanhol (“1ª Convocatoria IberCultura Viva para Apoyo de Redes y Proyectos de Trabajo Colaborativo 2018”).

 

Veja o regulamento:

1º Edital IberCultura Viva para Apoio de Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2018

 

Consultas:

programa@iberculturaviva.org

 

Leia também:

Nova plataforma do programa IberCultura Viva busca integrar e dar visibilidade a organizações comunitárias da Ibero-América

 

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14

ago
2018

Em Notícias

Por IberCultura

No Chile, organizações culturais de Coquimbo trocam experiências em torno da gestão comunitária

Em 14, ago 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

Nos dias 11 e 12 de agosto, foi realizado o 2º Encontro de Intercâmbio de Experiências “Hablemos de Gestión Comunitaria”, na Casa das Culturas de Los Vilos, na região de Coquimbo (Chile).

A iniciativa foi organizada pela Secretaria Regional Ministerial (Seremi) das Culturas, das Artes e do Patrimônio e contou com a participação de organizações de Los Vilos, La Serena, Ovalle, Canela, Andacollo, Coquimbo, Salamanca, Río Hurtado e Paihuano.

Durante as duas jornadas, os representantes das organizações culturais comunitárias da região buscaram refletir em torno do fazer comunitário e seu impacto no desenvolvimento dos territórios e no bem-estar de seus habitantes.

Além de trocar experiências acerca de metodologias de trabalho e de intervenção que executam nas localidades onde estão inseridas, delinearam em conjunto as bases para uma proposta de política pública para o setor comunitário, como um eixo transversal no trabalho de todas as instâncias setoriais, tanto nacionais como regionais.

“Este é um rito significativo, já que surge à raiz de um processo de cocriação, em que os cidadãos e o Estado trabalham de maneira conjunta na formulação de uma política para o setor comunitário”, observou a secretária das Culturas, das Artes e do Patrimônio da região de Coquimbo, Isabel Correa.

“Tivemos a participação de organizações das três províncias que intercambiaram experiências e reflexões em torno da gestão comunitária, já que eles são a base para esta mudança de paradigma, como atores relevantes nas transformações sociais”, destacou.

Atualmente, a Secretaria Ministerial das Culturas em Coquimbo trabalha com 14 organizações da região, que em uma mesa de trabalho definem de maneira colaborativa o trabalho a realizar.

Fonte: Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio

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13

ago
2018

Em EDITAIS
Notícias

Por IberCultura

Nova plataforma do programa IberCultura Viva busca integrar e dar visibilidade a organizações comunitárias da Ibero-América

Em 13, ago 2018 | Em EDITAIS, Notícias | Por IberCultura

A partir deste mês, os editais do programa IberCultura Viva serão publicados numa nova plataforma: o Mapa IberCultura Viva. Neste espaço livre e colaborativo de identificação e mapeamento georreferenciado, os agentes culturais (representantes de coletivos, organizações comunitárias, povos originários, etc) poderão não apenas inscrever-se nas convocatórias e concursos do programa, mas também divulgar seus próprios eventos, espaços e projetos.

Os dados coletados no Mapa IberCultura Viva serão utilizados para a construção/consolidação de indicadores culturais que fortalecerão os sistemas de informação dos países membros do programa de cooperação voltado para as políticas culturais de base comunitária da Ibero-América. Atualmente, 11 países fazem parte do Conselho Intergovernamental: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, México, Peru e Uruguai.

 

Mapas Culturais

A nova plataforma do IberCultura Viva faz parte do projeto Mapas Culturais, desenvolvido pela empresa de tecnologia Hacklab em parceria com o Instituto TIM e o Ministério da Cultura do Brasil (MinC). Iniciado em 2013, o projeto surgiu com o objetivo de criar uma ferramenta colaborativa de gestão cultural, em código aberto (software livre), que mapeasse iniciativas e agentes culturais.

Em 2014, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo lançou a primeira plataforma do Mapas Culturais no Brasil: SPCultura. Em 2015, foi a vez de a Direção Nacional de Cultura do Uruguai lançar sua versão do Mapas, o Cultura en Línea. Neste mesmo ano, o MinC adotou o Mapa da Cultura como principal base do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). Desde então, vários estados e municípios brasileiros vêm implementando o projeto, fazendo dele um importante instrumento para a formulação e aferição de indicadores culturais.

Em cada local, a ferramenta é customizada, adaptada ao contexto cultural e artístico do território em questão. No Distrito Federal, por exemplo, o mapa ganhou o nome de Mapa nas Nuvens, uma referência ao céu, marca da capital brasileira, que acolhe influências e manifestações culturais de todas as regiões do país. Também há plataformas temáticas, como a Rede Cultura Viva, rede de incentivo e disseminação de iniciativas culturais que mapeia os Pontos de Cultura do Brasil.

Transparência

Os Mapas Culturais são alimentados tanto pelo poder público, que insere informações sobre editais, equipamentos culturais e eventos, como pelas comunidades culturais, que se cadastram como agentes culturais (individual ou coletivo) e podem divulgar suas programações, inscrever-se em editais e articular-se em rede com outros agentes. Todas as informações são publicadas em tempo real, sem passar por moderação.

Assim, além de servir de espaço para integrar e dar visibilidade a projetos, artistas, espaços, eventos culturais e seus produtores, a plataforma pode auxiliar na consolidação de sistemas de informações e indicadores culturais, e orientar o.desenho estratégico de ações, programas e políticas para a cultura.

 

Convocatórias

O Mapa IberCultura Viva será, portanto, o espaço onde os representantes de coletivos, organizações culturais comunitárias e povos originários poderão se identificar, se articular em rede e encontrar informações sobre editais, eventos e projetos relacionados à cultura de base comunitária na região ibero-americana.

A partir de agosto de 2018, todos os editais lançados pelo programa IberCultura Viva serão publicados no Mapa IberCultura Viva. As inscrições serão feitas apenas por meio desta plataforma, assim como as avaliações dos editais. Algumas das convocatórias serão destinadas exclusivamente a agentes coletivos (organizações, agrupações, entidades, etc); outras permitirão inscrições de agentes individuais (pessoas físicas). Os critérios serão informados quando os editais ou concursos forem publicados.

 

Conheça a plataforma:

https://mapa.iberculturaviva.org/

 

Saiba como usá-la:

Manual Mapa ICV

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10

ago
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Aprovada a lei que institui a Cultura Viva Comunitária como política pública em Villa María del Triunfo

Em 10, ago 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

(Foto: Johana Santa Ana)

 

Na segunda-feira, 6 de agosto, foi publicada no diário oficial do Peru (“El Peruano”) a Ordenança nº 252/2018, que institui como política pública local “a promoção, o reconhecimento e o fortalecimento da Cultura Viva Comunitária no distrito de Villa María del Triunfo”, em Lima Metropolitana.

A ordenança foi aprovada em 19 de julho de 2018, com votação unânime dos membros do Conselho Municipal. O processo, iniciado há dois anos, foi impulsado pela Subgerência de Educação, Cultura, Esportes e Juventude da Municipalidade de Villa María del Triunfo com o apoio e o respaldo de organizações culturais locais.

Uma vez promulgada no diário oficial, deve-se regulamentá-la. Para isso, a ordenança contempla a criação de uma mesa multissetorial, da qual participam as organizações culturais, a municipalidade e instituições tanto públicas como privadas, voltadas ao fazer cultural.

“A ordenança pela cultura viva em Villa María del Triunfo é conquistada ao fazer coincidir expectativas distintas: as do setor cultural, as da sociedade civil e as da instituição municipal. Isso implica impulsionar um processo pedagógico e de conscientização dirigido pela Subgerência de Educação, Cultura, Esporte e Juventude para os  demais setores envolvidos”, comenta Efrain Aguero, que até julho atuou como subgerente na Subgerência de Educação, Cultura, Esporte e Juventude da Municipalidade de Villa María del Triunfo.

Outras iniciativas

Desde que foi aprovada, em 2013, a Ordenança nº 1673, que institui a política pública para a promoção e o fortalecimento da Cultura Viva Comunitária no âmbito da Municipalidade Metropolitana de Lima, vários distritos da província de Lima se mostraram interessados em construir leis a favor das políticas culturais de base comunitária. Entre estas municipalidades estão a de Independência, a do Agustino e a de Ate Vitarte.

No distrito de Independencia, por exemplo, a organização cultural Llaqta Raymi assumiu o compromisso de criar uma proposta de ordenança que promova a arte e a cultura a partir da comunidade, junto a outras organizações culturais reunidas na Red Arte y Cultura por Nuestra Independencia.

As organizações envolvidas vêm trabalhando uma proposta de ordenança municipal que contemple o reconhecimento e a sustentação das agrupações, a incidência no bom uso do espaço público, a formação de processos culturais e a realização de festivais e oficinas para a comunidade.

 

Leia também:

La Ordenanza nº 252/2018, de Villa María del Triunfo

Independencia camino a la Ordenanza de Cultura Viva Comunitaria

 

Assista:

El video de la sustentación ante el Concejo Municipal

El momento de la votación

 

(*Na foto estão os vereadores que aprovaram a ordenança, vizinhos do distrito, a equipe da subgerência e o prefeito de Villa María del Triunfo. )

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08

ago
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Projeto Luis de Lión: enlaçando presente, passado e futuro, compartilhando sonhos

Em 08, ago 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

Na aldeia San Juan del Obispo (município de La Antigua Guatemala, departamento de Sacatepéquez) funciona desde 2004 um projeto criado pela comunidade com a proposta de enlaçar presente, passado e futuro, e validar o direito à vida, aos sonhos, à alegria e à esperança: o Projeto Luis de Lión.

Formada por três componentes – Casa Museu, Biblioteca Comunitária e Academia de Arte –, a iniciativa busca reivindicar os ideais do escritor Luis de Lión por meio de ações concretas para a formação de crianças e jovens da área rural de Guatemala. Sua missão é contribuir com o desenvolvimento cultural e educativo através da promoção da leitura e do amor às artes, tomando como eixo central o resgate da memória histórica e o cuidado do meio ambiente.

Nascido em San Juan del Obispo em 1939, José Luis de León Díaz (ou Luis de Lión, como assinava seus livros) foi um dos mais importantes escritores guatemaltecos da segunda metade do século XX. Além de poeta, foi dirigente sindical e professor primária. Como educador popular, iniciou um programa de alfabetização e promoção da leitura em sua aldeia natal que até hoje, 34 anos após sua morte, inspira os trabalhos na biblioteca da comunidade.

Esforço coletivo

“Luis de Lión era um artista, um ser humano orgulhoso de seus antepassados e sua origem. Foi sequestrado em 1984 por elementos do Exército da Guatemala, pelo delito de ser um educador e expressar-se através da palavra”, afirmou Mayarí de León, filha do escritor e diretora do projeto, no último dia 8 de julho, durante a visita dos representantes dos países integrantes de IberCultura Viva, como parte da programação da 9ª Reunião do Conselho Intergovernamental na Guatemala.

“No ano de 2004, o Estado da Guatemala reconheceu oficial e publicamente sua responsabilidade na desaparição forçada, e iniciou um processo de reparação social, comprometendo-se a construir um centro cultural neste lindo lugar, rodeado de montanhas e vulcões. Também se comprometeu a nos entregar seus restos mortais para que pudéssemos sepultá-lo de acordo com nossos costumes, o que segue pendente”, destacou.

O acordo foi firmado em março de 2004, mês em que se criou o Projeto Luis de Lión. Desde então, a iniciativa segue graças ao esforço coletivo das pessoas da comunidade, segundo a diretora. “Com muito trabalho diário, fomentando o amor pela leitura e pelos livros, semeando criatividade no coração dos meninos e meninas através da música, do teatro e da pintura, contribuímos para a reconstrução de nosso tecido social esperando ver o renascimento de uma cultura de paz, que aqui não é um slogan, não é um discurso político, partidário ou eleitoreiro, e sim uma realidade”.

Três pontas

Uma das três partes do projeto, a Academia Comunitária de Arte de San Juan del Obispo oferece formação artística a crianças e adolescentes da aldeia e comunidades vizinhas. Embora seja especializada em marimba, também conta com aulas de violino, violão, desenho e pintura, e com um grupo de teatro comunitário integrado por jovens. Os concertos de música e as apresentações teatrais servem para arrecadar fundos para o projeto. O principal grupo resultado deste trabalho é “Marimba de Concierto Brisa del Hunahpú”, formado pelos alunos que mais se destacam na Academia de Arte.

A Casa Museu Luis de Lión, por sua vez, toma como eixo a vida do homenageado para dar a conhecer as novas gerações o contexto histórico no qual este artista foi desaparecido, durante os anos mais duros do conflito interno armado, e mostrar como sua obra  transcendeu o tempo, a morte, as ideologias, os idiomas e os continentes. O espaço também recebeu contribuições de moradores da comunidade, o que propiciou o resgate da história da aldeia, uma das primeiras fundadas pelos espanhóis após a invasão a estas terras.

A terceira parte do projeto, a Biblioteca José Luis de León Díaz, dá prosseguimento à iniciativa fundada pelo próprio escritor em 1962, como um espaço que dispõe de material para pesquisa bibliográfica e  incentiva o gosto pela leitura e diferentes expressões artísticas. Além de consulta bibliográfica interna e para levar para casa, a biblioteca comunitária oferece assessoria para pesquisas, serviço gratuito de internet, contação de histórias, e outras atividades para promover a leitura na escola primária.

Primeiros passos

A bibliotecária Berta Baeza, de 25 anos, conta que Luis de Lión se dedicou a alfabetizar as pessoas da aldeia (seus companheiros de geração, que não haviam tido a oportunidade de estudar) inicialmente com a Bíblia, porque à época era o que mais lhes interessava ler. Como resultado foram formados círculos de leitura e estudo de temáticas como história universal, literatura e cultura geral, materiais que eram facilitados pela biblioteca pessoal de Luis de Lión e por outras pessoas da comunidade que se incorporaram a estas reuniões.

Por meio da biblioteca e do Comitê Cultural de San Juan del Obispo, Lión acertava apresentações na aldeia de grupos de títeres, teatro e música, e promovia rodas de conversa por parte de estudantes da Universidade de San Carlos sobre nutrição, saúde preventiva e reprodutiva. Também motivava os jovens a seguir com seus estudos, com a gestão de bolsas estudantis, e incentivava os pais de família a dar às filhas mulheres a oportunidade de estudar.

Este é o germe da biblioteca comunal de San Juan del Obispo, que desde 2004 tem sua manutenção a cargo do Projeto Luis de Lión. “Tudo que está aqui conseguimos a base de doações. E temos todo tipo de livro, literatura, medicina, psicologia, direito, gênero, família… Temos um pouco de tudo, e alguns jogos didáticos também, porque muitos dos meninos e meninas que vêm fazer o dever de casa aqui vêm com seus irmãozinhos. Enquanto eles fazem as tarefas, damos os jogos para os menores”, comenta Berta. “É muito bonito trabalhar aqui.”

Impacto

Segundo Mayarí de León, o projeto tem impactado não apenas a comunidade de San Juan del Obispo. Vai além dela, o que lhes enche de orgulho e lhes traz o compromisso de seguir trabalhando, “seguir tocando portas, para crescer, permanecer e chegar a ser autossustentáveis”.

“Luis de Lión foi genial ao interpretar nossa realidade através de seus escritos. Por isso seu legado está vigente, seus sonhos são legítimos. Uma linda utopia com um longo caminho, cheio de obstáculos, mas também cheio de lindas satisfações e presentes como os resultados que vemos diariamente com os sorrisos e travessuras de nossas meninas e meninos”.

“Nesta Guatemala de mulheres e homens de maiz, em que nos reconstruímos todos os dias para não esquecer, no Projeto Luis de Lión fazemos o nosso, porque aqui estamos para defender a alegria. Para defender a alegria como uma trincheira, como um princípio, como uma bandeira, como um destino, como uma certeza, como um direito”, compara a diretora, citando o poema Defensa de la alegría, do uruguaio Mario Benedetti.

Ou como dizia outro poeta, o guatemalteco Otto René Castillo: “Aqui só queremos ser humanos, comer, rir, nos apaixonar, viver, viver a vida e não morrê-la”.

Mayarí de León: “O legado de Luis de León está vigente, seus sonhos são legítimos”

(*Texto publicado em 7 de agosto de 2018)

Saiba mais:

https://proyectoluisdelion.wordpress.com

Facebook Proyecto Luis de Lión

01

ago
2018

Em EDITAIS
Notícias

Por IberCultura

Edital de Mobilidade apoiará a participação de representantes de organizações em reunião na Argentina

Em 01, ago 2018 | Em EDITAIS, Notícias | Por IberCultura

O 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que será realizado na Argentina em maio de 2019, vem sendo preparado ao longo deste ano por coletivos de distintas regiões do país. De 2 a 4 de novembro, haverá uma reunião de planejamento na cidade de Buenos Aires que contará com membros de organizações culturais comunitárias de países latino-americanos. O 1º Edital IberCultura Viva de Mobilidade 2018, lançado nesta quarta-feira, 1º de agosto, é destinado a apoiar a participação de representantes de organizações dos países membros do programa nesta reunião.

O valor total destinado ao edital é de US$ 10 mil, que serão distribuídos para a compra de passagens aéreas e seguro de viagem para as pessoas selecionadas. Poderão participar do edital representantes de organizações culturais comunitárias e povos originários dos países membros do programa: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México,  Peru e Uruguai. Será selecionada uma pessoa por país.

As inscrições terão início hoje e terminarão em 30 de agosto. As pessoas candidatas devem completar o formulário de inscrição e enviá-lo ao correio eletrônico rosario@iberculturaviva.org, junto com os documentos necessários para a inscrição (certificados, carta aval, etc). Deve-se enviar apenas um e-mail com o formulário preenchido e todos os anexos.

Serão levados em conta na seleção critérios como a experiência da organização em ações culturais comunitárias e na articulação de redes culturais, e o histórico de participação no processo de articulação de redes culturais em âmbito nacional e/ou internacional. Também contarão pontos a participação em instâncias de articulação de redes e circuitos de organizações culturais comunitárias e/ou povos originários, como os Congressos Latino-americanos de CVC, e o perfil da pessoa candidata (mulheres, jovens, afrodescendentes e pessoas pertencentes a povos originários terão dois pontos mais).

 

O congresso

Com o tema “Territórios para o bem viver”, o 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária tem uma estrutura diferente em relação às edições anteriores, realizadas em La Paz, Bolívia (2013), San Salvador, El Salvador (2015), e Quito, Equador (2017). A ideia é que seja um evento itinerante, de 10 a 17 de maio de 2019, com início na província de Mendoza, passando por Córdoba e Paraná e terminando na cidade de Buenos Aires..

O congresso em formato de caravana, segundo os organizadores, possibilitará o contato com distintas realidades do país e criará ao longo dessa semana instâncias participativas em nível comunitário, permitindo também uma visão dos processos territoriais. Serão mantidas algumas dimensões da estrutura de trabalho dos congressos anteriores, como os círculos de palavras temáticos, as feiras, os festivais, visitas a experiências e plenárias.

Já foram realizadas três jornadas de trabalho para o planejamento do congresso: na cidade de Buenos Aires, em março; em Córdoba, em abril, e em Chacras de Coria (Mendoza), em junho. O próximo encontro está previsto para os dias 25 e 26 de agosto na cidade de Paraná. Participam da construção da metodologia e logística do evento ao redor de 200 coletivos argentinos, entre os quais muitas experiências já estruturadas em rede, como a Red Nacional de Teatro Comunitario, o Foro Argentino de Radios Comunitarias (FARCO) e o coletivo Pueblo Hace Cultura.

 

Para baixar o edital:

1º Edital IberCultura Viva de Mobilidade 2018

ANEXO 01- Formulário de inscrição

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23

jul
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Contratação de consultoria para o desenvolvimento e a implementação de indicadores de impacto para o programa

Em 23, jul 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

Prazo de apresentação: de 23 de julho a 7 de agosto de 2018

 

O programa IberCultura Viva contratará uma consultoria para a elaboração de uma ferramenta de indicadores de impacto e incidência sobre a conformação de políticas culturais de base comunitária. O objetivo é propiciar os produtos necessários para potenciar o trabalho das organizações que formam parte do IberCultura Viva, a partir do fortalecimento de sua capacidade para relevar, analisar, medir e difundir o impacto de suas ações, em cumprimento às metas estabelecidas pelo Conselho Intergovernamental no Plano Operativo Anual 2018.

A consultoria terá uma duração de cinco meses. Se espera a entrega de cinco produtos neste período, sendo o informe final o desenho de uma ferramenta de formação sobre a metodologia proposta de avaliação de impacto. Também está previsto o desenho e coordenação de uma oficina de formação para um grupo de representantes do IberCultura Viva; uma oficina virtual e/ou presencial de um ou dois dias de duração, em que se transmita, analise e valide o método proposto.

O valor total da consultoria é de US$ 5.000 (cinco mil dólares). Para participar da convocatória, é necessário ter experiência profissional mínima de 5 anos na área de avaliação e análise de impacto; formação profissional em ciências sociais e humanas; experiência na avaliação de políticas públicas e na avaliação com organizações sociais. Será valorizado o conhecimento do Espaço Iberoamericano.

As pessoas interessadas devem enviar o currículo e uma proposta de desenvolvimento de uma ferramenta para a avaliação de incidência e impacto das ações associadas ao programa para o e-mail programa@iberculturaviva.org, com a indicação de “consultoria” no assunto. O prazo de apresentação termina em 7 de agosto.

 

Leia o termo de referência: TDR Análisis de impacto

19

jul
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Projeto Luis de Lión: enlaçando presente, passado e futuro, compartilhando sonhos

Em 19, jul 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

Na aldeia San Juan del Obispo (município de La Antigua Guatemala, departamento de Sacatepéquez) funciona desde 2004 um projeto criado pela comunidade com a proposta de enlaçar presente, passado e futuro, e validar o direito à vida, aos sonhos, à alegria e à esperança: o Projeto Luis de Lión.

Formada por três componentes – Casa Museu, Biblioteca Comunitária e Academia de Arte –, a iniciativa busca reivindicar os ideais do escritor Luis de Lión por meio de ações concretas para a formação de crianças e jovens da área rural de Guatemala. Sua missão é contribuir com o desenvolvimento cultural e educativo através da promoção da leitura e do amor às artes, tomando como eixo central o resgate da memória histórica e o cuidado do meio ambiente.

Nascido em San Juan del Obispo em 1939, José Luis de León Díaz (ou Luis de Lión, como assinava seus livros) foi um dos mais importantes escritores guatemaltecos da segunda metade do século XX. Além de poeta, foi dirigente sindical e professor primária. Como educador popular, iniciou um programa de alfabetização e promoção da leitura em sua aldeia natal que até hoje, 34 anos após sua morte, inspira os trabalhos na biblioteca da comunidade.

Esforço coletivo

“Luis de Lión era um artista, um ser humano orgulhoso de seus antepassados e sua origem. Foi sequestrado em 1984 por elementos do Exército da Guatemala, pelo delito de ser um educador e expressar-se através da palavra”, afirmou Mayarí de León, filha do escritor e diretora do projeto, no último dia 8 de julho, durante a visita dos representantes dos países integrantes de IberCultura Viva, como parte da programação da 9ª Reunião do Conselho Intergovernamental na Guatemala.

“No ano de 2004, o Estado da Guatemala reconheceu oficial e publicamente sua responsabilidade na desaparição forçada, e iniciou um processo de reparação social, comprometendo-se a construir um centro cultural neste lindo lugar, rodeado de montanhas e vulcões. Também se comprometeu a nos entregar seus restos mortais para que pudéssemos sepultá-lo de acordo com nossos costumes, o que segue pendente”, destacou.

O acordo foi firmado em março de 2004, mês em que se criou o Projeto Luis de Lión. Desde então, a iniciativa segue graças ao esforço coletivo das pessoas da comunidade, segundo a diretora. “Com muito trabalho diário, fomentando o amor pela leitura e pelos livros, semeando criatividade no coração dos meninos e meninas através da música, do teatro e da pintura, contribuímos para a reconstrução de nosso tecido social esperando ver o renascimento de uma cultura de paz, que aqui não é um slogan, não é um discurso político, partidário ou eleitoreiro, e sim uma realidade”.

Três pontas

Uma das três partes do projeto, a Academia Comunitária de Arte de San Juan del Obispo oferece formação artística a crianças e adolescentes da aldeia e comunidades vizinhas. Embora seja especializada em marimba, também conta com aulas de violino, violão, desenho e pintura, e com um grupo de teatro comunitário integrado por jovens. Os concertos de música e as apresentações teatrais servem para arrecadar fundos para o projeto. O principal grupo resultado deste trabalho é “Marimba de Concierto Brisa del Hunahpú”, formado pelos alunos que mais se destacam na Academia de Arte.

A Casa Museu Luis de Lión, por sua vez, toma como eixo a vida do homenageado para dar a conhecer as novas gerações o contexto histórico no qual este artista foi desaparecido, durante os anos mais duros do conflito interno armado, e mostrar como sua obra  transcendeu o tempo, a morte, as ideologias, os idiomas e os continentes. O espaço também recebeu contribuições de moradores da comunidade, o que propiciou o resgate da história da aldeia, uma das primeiras fundadas pelos espanhóis após a invasão a estas terras.

A terceira parte do projeto, a Biblioteca José Luis de León Díaz, dá prosseguimento à iniciativa fundada pelo próprio escritor em 1962, como um espaço que dispõe de material para pesquisa bibliográfica e  incentiva o gosto pela leitura e diferentes expressões artísticas. Além de consulta bibliográfica interna e para levar para casa, a biblioteca comunitária oferece assessoria para pesquisas, serviço gratuito de internet, contação de histórias, e outras atividades para promover a leitura na escola primária.

Primeiros passos

A bibliotecária Berta Baeza, de 25 anos, conta que Luis de Lión se dedicou a alfabetizar as pessoas da aldeia (seus companheiros de geração, que não haviam tido a oportunidade de estudar) inicialmente com a Bíblia, porque à época era o que mais lhes interessava ler. Como resultado foram formados círculos de leitura e estudo de temáticas como história universal, literatura e cultura geral, materiais que eram facilitados pela biblioteca pessoal de Luis de Lión e por outras pessoas da comunidade que se incorporaram a estas reuniões.

Por meio da biblioteca e do Comitê Cultural de San Juan del Obispo, Lión acertava apresentações na aldeia de grupos de títeres, teatro e música, e promovia rodas de conversa por parte de estudantes da Universidade de San Carlos sobre nutrição, saúde preventiva e reprodutiva. Também motivava os jovens a seguir com seus estudos, com a gestão de bolsas estudantis, e incentivava os pais de família a dar às filhas mulheres a oportunidade de estudar.

Este é o germe da biblioteca comunal de San Juan del Obispo, que desde 2004 tem sua manutenção a cargo do Projeto Luis de Lión. “Tudo que está aqui conseguimos a base de doações. E temos todo tipo de livro, literatura, medicina, psicologia, direito, gênero, família… Temos um pouco de tudo, e alguns jogos didáticos também, porque muitos dos meninos e meninas que vêm fazer o dever de casa aqui vêm com seus irmãozinhos. Enquanto eles fazem as tarefas, damos os jogos para os menores”, comenta Berta. “É muito bonito trabalhar aqui.”  

Impacto

Segundo Mayarí de León, o projeto tem impactado não apenas a comunidade de San Juan del Obispo. Vai além dela, o que lhes enche de orgulho e lhes traz o compromisso de seguir trabalhando, “seguir tocando portas, para crescer, permanecer e chegar a ser autossustentáveis”.

“Luis de Lión foi genial ao interpretar nossa realidade através de seus escritos. Por isso seu legado está vigente, seus sonhos são legítimos. Uma linda utopia com um longo caminho, cheio de obstáculos, mas também cheio de lindas satisfações e presentes como os resultados que vemos diariamente com os sorrisos e travessuras de nossas meninas e meninos”.

“Nesta Guatemala de mulheres e homens de maiz, em que nos reconstruímos todos os dias para não esquecer, no Projeto Luis de Lión fazemos o nosso, porque aqui estamos para defender a alegria. Para defender a alegria como uma trincheira, como um princípio, como uma bandeira, como um destino, como uma certeza, como um direito”, compara a diretora, citando o poema Defensa de la alegría, do uruguaio Mario Benedetti.

Ou como dizia outro poeta, o guatemalteco Otto René Castillo: “Aqui só queremos ser humanos, comer, rir, nos apaixonar, viver, viver a vida e não morrê-la”.

Mayarí de León: “O legado de Luis de León está vigente, seus sonhos são legítimos”

Saiba mais:

https://proyectoluisdelion.wordpress.com

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