Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

EDITAIS

13

mar
2019

Em EDITAIS
Notícias

Como inscrever-se no Edital de Mobilidade 2019

Em 13, mar 2019 | Em EDITAIS, Notícias |

O Edital de Mobilidade 2019 foi lançado pelo programa IberCultura Viva em 20 de fevereiro para apoiar a participação de representantes de organizações culturais comunitárias e/ou povos indígenas no 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária.

O evento, organizado pela Rede de Cultura Viva Comunitária de Argentina, será realizado em formato de caravana, passando pelas cidades de Mendoza (Mendoza), San Francisco (Córdoba), Paraná (Entre Ríos), San Martín e Hurlingham (Buenos Aires) e a Cidade Autônoma de Buenos Aires entre 10 e 18 de maio de 2019.

O valor total destinado ao Edital de Mobilidade 2019 é de US$ 35 mil, que serão distribuídos para a compra de passagens aéreas, seguros de viagem e taxas de inscrição para as pessoas representantes das organizações ou coletivos selecionadas.

O edital está aberto até a sexta-feira 15 de março, às 18h (horário de Buenos Aires, Argentina), e as postulações se realizam por meio da plataforma Mapa IberCultura Viva: https://mapa.iberculturaviva.org/.

A seguir, apresentamos um guia com as dúvidas mais frequentes e algumas dicas para ajudá-lo a realizar sua inscrição.

 

A quem é dirigido o edital?

O edital é dirigido a representantes de organizações culturais comunitárias (com CNPJ) e/ou povos indígenas dos países membros do Conselho Intergovernamental de IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba (país convidado), Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru e Uruguai.

Cada organização cultural comunitária e/ou povo indígena poderá apresentar uma pessoa candidata, que deverá ser maior de idade e estar em condições de viajar para a Argentina entre 9 e 18 de maio.

 

Sou representante de uma organização/coletivo sem certificado de pessoa jurídica. Posso participar do edital?

Caso não tenha documentação jurídica, a organização ou povo indígena deverá apresentar carta aval do representante do programa IberCultura Viva no país (REPPI). No regulamento do edital há uma lista em anexo com os nomes dos REPPI de cada país membro.

Cada país poderá determinar os critérios pertinentes para a emissão da carta aval. No caso do Brasil, a condição de participação é o reconhecimento da entidade ou coletivo como Ponto de Cultura pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania. A carta aval será representada, portanto, pelo certificado de Ponto de Cultura emitido na Plataforma Rede Cultura Viva.

 

Existe alguma restrição para participar do edital?

Não poderão participar organizações que se encontrem inabilitadas ou com prestações de contas pendentes com o programa. Também não poderão ser selecionadas pessoas que tenham sido beneficiadas em mais de uma oportunidade nos editais de mobilidade do IberCultura Viva, à exceção do de 2018, que teve como objetivo apoiar a participação nas Jornadas Preparatórias do 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária.

 

Que documentos tenho que completar e/ou enviar?

Além de completar o formulário que se encontra para a inscrição no Mapa IberCultura Viva, informando os dados da pessoa candidata e da organização/coletivo/povo indígena que representará, é necessário anexar o currículo da pessoa candidata, incluindo experiência, trajetória, perfil de ação dentro da organização cultural comunitária ou povo indígena e em outros espaços de ação cultural, experiência em articulação em redes, experiência em planejamento cultural, etc.

Certificados e/ou documentos que acreditem a participação da pessoa candidata em instâncias de articulação de redes e circuitos de organizações culturais comunitárias, como os Congressos Latino-americanos de CVC ou outras iniciativas, deverão ser escaneados e inseridos na plataforma Mapa IberCultura Viva. Poderão ser anexados até seis certificados por pessoa candidata.

 

Como me inscrevo no edital para poder participar do congresso?

Para se inscrever em um edital do IberCultura Viva é necessário registrar-se primeiramente como agente no Mapa IberCultura Viva: https://mapa.iberculturaviva.org/.

Esta plataforma permite o registro de dois tipos de agentes: individual e coletivo. Por agentes individuais compreendemos as pessoas físicas, e por agentes coletivos, as organizações culturais comunitárias, entidades, povos indígenas, coletivos, agrupações e instituições.

No caso do Edital de Mobilidade, é obrigatório registrar o perfil de agente individual (a pessoa física que será responsável pela inscrição) e recomendável o registro de agente coletivo (a organização que a pessoa representa), ainda que não excludente.

Aqui está um manual com instruções de como registrar-se na plataforma: https://iberculturaviva.org/manual/

 

Já participei de outro edital IberCultura Viva por meio desta plataforma. Devo registrar-me outra vez como agente?

Não é necessário. O campo “Registrarse” na página inicial é usado apenas na primeira vez. Nas próximas vezes, você deve clicar “Ingresar” para ter acesso ao seu perfil. (Caso tenha esquecido a senha cadastrada, clique em “Olvidé mi contraseña”). Obs: Na primeira vez, ao fazer o registro, o agente é direcionado automaticamente para o perfil. Depois, será necessário clicar em “Editar” para poder acessar/modificar os dados do cadastro.

 

Uma vez concluído o registro como agente na plataforma, onde encontro o formulário de inscrição do edital?

Quando tiver o perfil de agente registrado, clique em “Editais” (na parte superior da tela do Mapa IBCV) e vá até o arquivo que aparece com o título em português: “Edital de Mobilidade 2019”. (Brasileiros devem inscrever-se neste edital que está em português; o documento em espanhol é para os postulantes dos demais países membros do programa).

Clique no título do edital. Na página seguinte você poderá baixar o regulamento, assim como os anexos que devem ser preenchidos e enviados no ato da inscrição. O formulário aparecerá depois de clicar no título do edital e iniciar a inscrição.

 

Como iniciar a inscrição?

Para iniciar sua inscrição, clique no campo de busca, localize o nome da pessoa física titular do registro (deve ser um agente pessoa física previamente cadastrado) e selecione a opção “Realizar inscrição”, disponível ao lado do campo de busca.

Complete as informações requeridas no formulário de inscrição. A qualquer momento é possível salvar os dados de sua inscrição utilizando o botão “Salvar” no canto superior direito. Feito isso, é possível sair da plataforma e continuar o preenchimento em outro momento (antes do término do período de inscrições).

A proposta será enviada para a participação no edital somente após o preenchimento de todos os campos do formulário e a inclusão de todos os anexos obrigatórios. Revise as informações antes de clicar em “Enviar inscrição”. Após o envio, não será possível editá-la. a plataforma exibirá a tela de confirmação do envio.

 

Quantas pessoas serão selecionadas?

O valor total destinado ao Edital de Mobilidade 2019 é de US$ 35 mil, que serão distribuídos para a compra de passagens aéreas, seguro de viagem e taxa de inscrição para as pessoas representantes das organizações ou coletivos selecionadas. A quantidade de pessoas dependerá do valor das passagens aéreas.

 

Caso eu seja uma das pessoas ganhadoras do edital, o que ganharei?

As pessoas selecionadas neste edital receberão passagens aéreas, seguro de viagem e inscripción. A inscrição inclui hospedagem e traslados entre as cidades sedes, a cargo dos organizadores do congresso. (O programa não se responsabilizará pelos serviços oferecidos pela organização do congresso, como hospedagem, transporte e alimentação.) Para mais informação, comunique-se com os organizadores do congresso: pelo e-mail info@culturavivacomunitaria.net  ou pelo telefone (Whatsapp) +54 9 11 6058-5577.

 

As pessoas selecionadas terão que participar de todas as atividades do congresso?

As pessoas candidatas deverão comprometer-se a participar das atividades programadas para todos os dias do congresso. Caso o IberCultura Viva programe atividades em articulação com o 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, a participação será obrigatória.

Além disso, as pessoas seleccionadas deverão fazer uma prestação de contas num prazo de 30 dias após o regresso. Esta prestação deverá ser enviada por correio eletrônico a rosario@iberculturaviva.org, composta de: a) Informe de execução com indicação das atividades realizadas e resultados obtidos; b) Relatoria, diário de viagem ou matéria/nota de imprensa de pelo menos uma das atividades de que participou; c) Comprovantes de viagem/ tíquetes de embarque.

 

Confira o regulamento: https://bit.ly/2Nhik6b

Inscrições: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/66/

Como registrar-se no Mapa ICV: https://iberculturaviva.org/manual/

Saiba mais sobre o congresso: https://culturavivacomunitaria.com.ar/

Consultas:  programa@iberculturaviva.org

 

(Foto: Plataforma Puente Cultura Viva Comunitaria. Encuentro de la Armonía, setembro de 2016, Medellín/Colômbia)

Tags | , , ,