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Projeto Luis de Lión: enlaçando presente, passado e futuro, compartilhando sonhos
Em 08, ago 2018 | Em Notícias | Por IberCultura
Na aldeia San Juan del Obispo (município de La Antigua Guatemala, departamento de Sacatepéquez) funciona desde 2004 um projeto criado pela comunidade com a proposta de enlaçar presente, passado e futuro, e validar o direito à vida, aos sonhos, à alegria e à esperança: o Projeto Luis de Lión.
Formada por três componentes – Casa Museu, Biblioteca Comunitária e Academia de Arte –, a iniciativa busca reivindicar os ideais do escritor Luis de Lión por meio de ações concretas para a formação de crianças e jovens da área rural de Guatemala. Sua missão é contribuir com o desenvolvimento cultural e educativo através da promoção da leitura e do amor às artes, tomando como eixo central o resgate da memória histórica e o cuidado do meio ambiente.
Nascido em San Juan del Obispo em 1939, José Luis de León Díaz (ou Luis de Lión, como assinava seus livros) foi um dos mais importantes escritores guatemaltecos da segunda metade do século XX. Além de poeta, foi dirigente sindical e professor primária. Como educador popular, iniciou um programa de alfabetização e promoção da leitura em sua aldeia natal que até hoje, 34 anos após sua morte, inspira os trabalhos na biblioteca da comunidade.
Esforço coletivo
“Luis de Lión era um artista, um ser humano orgulhoso de seus antepassados e sua origem. Foi sequestrado em 1984 por elementos do Exército da Guatemala, pelo delito de ser um educador e expressar-se através da palavra”, afirmou Mayarí de León, filha do escritor e diretora do projeto, no último dia 8 de julho, durante a visita dos representantes dos países integrantes de IberCultura Viva, como parte da programação da 9ª Reunião do Conselho Intergovernamental na Guatemala.
“No ano de 2004, o Estado da Guatemala reconheceu oficial e publicamente sua responsabilidade na desaparição forçada, e iniciou um processo de reparação social, comprometendo-se a construir um centro cultural neste lindo lugar, rodeado de montanhas e vulcões. Também se comprometeu a nos entregar seus restos mortais para que pudéssemos sepultá-lo de acordo com nossos costumes, o que segue pendente”, destacou.
O acordo foi firmado em março de 2004, mês em que se criou o Projeto Luis de Lión. Desde então, a iniciativa segue graças ao esforço coletivo das pessoas da comunidade, segundo a diretora. “Com muito trabalho diário, fomentando o amor pela leitura e pelos livros, semeando criatividade no coração dos meninos e meninas através da música, do teatro e da pintura, contribuímos para a reconstrução de nosso tecido social esperando ver o renascimento de uma cultura de paz, que aqui não é um slogan, não é um discurso político, partidário ou eleitoreiro, e sim uma realidade”.
Três pontas
Uma das três partes do projeto, a Academia Comunitária de Arte de San Juan del Obispo oferece formação artística a crianças e adolescentes da aldeia e comunidades vizinhas. Embora seja especializada em marimba, também conta com aulas de violino, violão, desenho e pintura, e com um grupo de teatro comunitário integrado por jovens. Os concertos de música e as apresentações teatrais servem para arrecadar fundos para o projeto. O principal grupo resultado deste trabalho é “Marimba de Concierto Brisa del Hunahpú”, formado pelos alunos que mais se destacam na Academia de Arte.
A Casa Museu Luis de Lión, por sua vez, toma como eixo a vida do homenageado para dar a conhecer as novas gerações o contexto histórico no qual este artista foi desaparecido, durante os anos mais duros do conflito interno armado, e mostrar como sua obra transcendeu o tempo, a morte, as ideologias, os idiomas e os continentes. O espaço também recebeu contribuições de moradores da comunidade, o que propiciou o resgate da história da aldeia, uma das primeiras fundadas pelos espanhóis após a invasão a estas terras.
A terceira parte do projeto, a Biblioteca José Luis de León Díaz, dá prosseguimento à iniciativa fundada pelo próprio escritor em 1962, como um espaço que dispõe de material para pesquisa bibliográfica e incentiva o gosto pela leitura e diferentes expressões artísticas. Além de consulta bibliográfica interna e para levar para casa, a biblioteca comunitária oferece assessoria para pesquisas, serviço gratuito de internet, contação de histórias, e outras atividades para promover a leitura na escola primária.
Primeiros passos
A bibliotecária Berta Baeza, de 25 anos, conta que Luis de Lión se dedicou a alfabetizar as pessoas da aldeia (seus companheiros de geração, que não haviam tido a oportunidade de estudar) inicialmente com a Bíblia, porque à época era o que mais lhes interessava ler. Como resultado foram formados círculos de leitura e estudo de temáticas como história universal, literatura e cultura geral, materiais que eram facilitados pela biblioteca pessoal de Luis de Lión e por outras pessoas da comunidade que se incorporaram a estas reuniões.
Por meio da biblioteca e do Comitê Cultural de San Juan del Obispo, Lión acertava apresentações na aldeia de grupos de títeres, teatro e música, e promovia rodas de conversa por parte de estudantes da Universidade de San Carlos sobre nutrição, saúde preventiva e reprodutiva. Também motivava os jovens a seguir com seus estudos, com a gestão de bolsas estudantis, e incentivava os pais de família a dar às filhas mulheres a oportunidade de estudar.
Este é o germe da biblioteca comunal de San Juan del Obispo, que desde 2004 tem sua manutenção a cargo do Projeto Luis de Lión. “Tudo que está aqui conseguimos a base de doações. E temos todo tipo de livro, literatura, medicina, psicologia, direito, gênero, família… Temos um pouco de tudo, e alguns jogos didáticos também, porque muitos dos meninos e meninas que vêm fazer o dever de casa aqui vêm com seus irmãozinhos. Enquanto eles fazem as tarefas, damos os jogos para os menores”, comenta Berta. “É muito bonito trabalhar aqui.”
Impacto
Segundo Mayarí de León, o projeto tem impactado não apenas a comunidade de San Juan del Obispo. Vai além dela, o que lhes enche de orgulho e lhes traz o compromisso de seguir trabalhando, “seguir tocando portas, para crescer, permanecer e chegar a ser autossustentáveis”.
“Luis de Lión foi genial ao interpretar nossa realidade através de seus escritos. Por isso seu legado está vigente, seus sonhos são legítimos. Uma linda utopia com um longo caminho, cheio de obstáculos, mas também cheio de lindas satisfações e presentes como os resultados que vemos diariamente com os sorrisos e travessuras de nossas meninas e meninos”.
“Nesta Guatemala de mulheres e homens de maiz, em que nos reconstruímos todos os dias para não esquecer, no Projeto Luis de Lión fazemos o nosso, porque aqui estamos para defender a alegria. Para defender a alegria como uma trincheira, como um princípio, como uma bandeira, como um destino, como uma certeza, como um direito”, compara a diretora, citando o poema Defensa de la alegría, do uruguaio Mario Benedetti.
Ou como dizia outro poeta, o guatemalteco Otto René Castillo: “Aqui só queremos ser humanos, comer, rir, nos apaixonar, viver, viver a vida e não morrê-la”.
(*Texto publicado em 7 de agosto de 2018)
Saiba mais:
https://proyectoluisdelion.wordpress.com
Facebook Proyecto Luis de Lión
Edital de Mobilidade apoiará a participação de representantes de organizações em reunião na Argentina
O 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que será realizado na Argentina em maio de 2019, vem sendo preparado ao longo deste ano por coletivos de distintas regiões do país. De 2 a 4 de novembro, haverá uma reunião de planejamento na cidade de Buenos Aires que contará com membros de organizações culturais comunitárias de países latino-americanos. O 1º Edital IberCultura Viva de Mobilidade 2018, lançado nesta quarta-feira, 1º de agosto, é destinado a apoiar a participação de representantes de organizações dos países membros do programa nesta reunião.
O valor total destinado ao edital é de US$ 10 mil, que serão distribuídos para a compra de passagens aéreas e seguro de viagem para as pessoas selecionadas. Poderão participar do edital representantes de organizações culturais comunitárias e povos originários dos países membros do programa: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru e Uruguai. Será selecionada uma pessoa por país.
As inscrições terão início hoje e terminarão em 30 de agosto. As pessoas candidatas devem completar o formulário de inscrição e enviá-lo ao correio eletrônico rosario@iberculturaviva.org, junto com os documentos necessários para a inscrição (certificados, carta aval, etc). Deve-se enviar apenas um e-mail com o formulário preenchido e todos os anexos.
Serão levados em conta na seleção critérios como a experiência da organização em ações culturais comunitárias e na articulação de redes culturais, e o histórico de participação no processo de articulação de redes culturais em âmbito nacional e/ou internacional. Também contarão pontos a participação em instâncias de articulação de redes e circuitos de organizações culturais comunitárias e/ou povos originários, como os Congressos Latino-americanos de CVC, e o perfil da pessoa candidata (mulheres, jovens, afrodescendentes e pessoas pertencentes a povos originários terão dois pontos mais).
O congresso
Com o tema “Territórios para o bem viver”, o 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária tem uma estrutura diferente em relação às edições anteriores, realizadas em La Paz, Bolívia (2013), San Salvador, El Salvador (2015), e Quito, Equador (2017). A ideia é que seja um evento itinerante, de 10 a 17 de maio de 2019, com início na província de Mendoza, passando por Córdoba e Paraná e terminando na cidade de Buenos Aires..
O congresso em formato de caravana, segundo os organizadores, possibilitará o contato com distintas realidades do país e criará ao longo dessa semana instâncias participativas em nível comunitário, permitindo também uma visão dos processos territoriais. Serão mantidas algumas dimensões da estrutura de trabalho dos congressos anteriores, como os círculos de palavras temáticos, as feiras, os festivais, visitas a experiências e plenárias.
Já foram realizadas três jornadas de trabalho para o planejamento do congresso: na cidade de Buenos Aires, em março; em Córdoba, em abril, e em Chacras de Coria (Mendoza), em junho. O próximo encontro está previsto para os dias 25 e 26 de agosto na cidade de Paraná. Participam da construção da metodologia e logística do evento ao redor de 200 coletivos argentinos, entre os quais muitas experiências já estruturadas em rede, como a Red Nacional de Teatro Comunitario, o Foro Argentino de Radios Comunitarias (FARCO) e o coletivo Pueblo Hace Cultura.
Para baixar o edital:
1º Edital IberCultura Viva de Mobilidade 2018
ANEXO 01- Formulário de inscrição
Contratação de consultoria para o desenvolvimento e a implementação de indicadores de impacto para o programa
Em 23, jul 2018 | Em Notícias | Por IberCultura
Prazo de apresentação: de 23 de julho a 7 de agosto de 2018
O programa IberCultura Viva contratará uma consultoria para a elaboração de uma ferramenta de indicadores de impacto e incidência sobre a conformação de políticas culturais de base comunitária. O objetivo é propiciar os produtos necessários para potenciar o trabalho das organizações que formam parte do IberCultura Viva, a partir do fortalecimento de sua capacidade para relevar, analisar, medir e difundir o impacto de suas ações, em cumprimento às metas estabelecidas pelo Conselho Intergovernamental no Plano Operativo Anual 2018.
A consultoria terá uma duração de cinco meses. Se espera a entrega de cinco produtos neste período, sendo o informe final o desenho de uma ferramenta de formação sobre a metodologia proposta de avaliação de impacto. Também está previsto o desenho e coordenação de uma oficina de formação para um grupo de representantes do IberCultura Viva; uma oficina virtual e/ou presencial de um ou dois dias de duração, em que se transmita, analise e valide o método proposto.
O valor total da consultoria é de US$ 5.000 (cinco mil dólares). Para participar da convocatória, é necessário ter experiência profissional mínima de 5 anos na área de avaliação e análise de impacto; formação profissional em ciências sociais e humanas; experiência na avaliação de políticas públicas e na avaliação com organizações sociais. Será valorizado o conhecimento do Espaço Iberoamericano.
As pessoas interessadas devem enviar o currículo e uma proposta de desenvolvimento de uma ferramenta para a avaliação de incidência e impacto das ações associadas ao programa para o e-mail programa@iberculturaviva.org, com a indicação de “consultoria” no assunto. O prazo de apresentação termina em 7 de agosto.
Leia o termo de referência: TDR Análisis de impacto
Projeto Luis de Lión: enlaçando presente, passado e futuro, compartilhando sonhos
Em 19, jul 2018 | Em Notícias | Por IberCultura
Na aldeia San Juan del Obispo (município de La Antigua Guatemala, departamento de Sacatepéquez) funciona desde 2004 um projeto criado pela comunidade com a proposta de enlaçar presente, passado e futuro, e validar o direito à vida, aos sonhos, à alegria e à esperança: o Projeto Luis de Lión.
Formada por três componentes – Casa Museu, Biblioteca Comunitária e Academia de Arte –, a iniciativa busca reivindicar os ideais do escritor Luis de Lión por meio de ações concretas para a formação de crianças e jovens da área rural de Guatemala. Sua missão é contribuir com o desenvolvimento cultural e educativo através da promoção da leitura e do amor às artes, tomando como eixo central o resgate da memória histórica e o cuidado do meio ambiente.
Nascido em San Juan del Obispo em 1939, José Luis de León Díaz (ou Luis de Lión, como assinava seus livros) foi um dos mais importantes escritores guatemaltecos da segunda metade do século XX. Além de poeta, foi dirigente sindical e professor primária. Como educador popular, iniciou um programa de alfabetização e promoção da leitura em sua aldeia natal que até hoje, 34 anos após sua morte, inspira os trabalhos na biblioteca da comunidade.
Esforço coletivo
“Luis de Lión era um artista, um ser humano orgulhoso de seus antepassados e sua origem. Foi sequestrado em 1984 por elementos do Exército da Guatemala, pelo delito de ser um educador e expressar-se através da palavra”, afirmou Mayarí de León, filha do escritor e diretora do projeto, no último dia 8 de julho, durante a visita dos representantes dos países integrantes de IberCultura Viva, como parte da programação da 9ª Reunião do Conselho Intergovernamental na Guatemala.
“No ano de 2004, o Estado da Guatemala reconheceu oficial e publicamente sua responsabilidade na desaparição forçada, e iniciou um processo de reparação social, comprometendo-se a construir um centro cultural neste lindo lugar, rodeado de montanhas e vulcões. Também se comprometeu a nos entregar seus restos mortais para que pudéssemos sepultá-lo de acordo com nossos costumes, o que segue pendente”, destacou.
O acordo foi firmado em março de 2004, mês em que se criou o Projeto Luis de Lión. Desde então, a iniciativa segue graças ao esforço coletivo das pessoas da comunidade, segundo a diretora. “Com muito trabalho diário, fomentando o amor pela leitura e pelos livros, semeando criatividade no coração dos meninos e meninas através da música, do teatro e da pintura, contribuímos para a reconstrução de nosso tecido social esperando ver o renascimento de uma cultura de paz, que aqui não é um slogan, não é um discurso político, partidário ou eleitoreiro, e sim uma realidade”.
Três pontas
Uma das três partes do projeto, a Academia Comunitária de Arte de San Juan del Obispo oferece formação artística a crianças e adolescentes da aldeia e comunidades vizinhas. Embora seja especializada em marimba, também conta com aulas de violino, violão, desenho e pintura, e com um grupo de teatro comunitário integrado por jovens. Os concertos de música e as apresentações teatrais servem para arrecadar fundos para o projeto. O principal grupo resultado deste trabalho é “Marimba de Concierto Brisa del Hunahpú”, formado pelos alunos que mais se destacam na Academia de Arte.
A Casa Museu Luis de Lión, por sua vez, toma como eixo a vida do homenageado para dar a conhecer as novas gerações o contexto histórico no qual este artista foi desaparecido, durante os anos mais duros do conflito interno armado, e mostrar como sua obra transcendeu o tempo, a morte, as ideologias, os idiomas e os continentes. O espaço também recebeu contribuições de moradores da comunidade, o que propiciou o resgate da história da aldeia, uma das primeiras fundadas pelos espanhóis após a invasão a estas terras.
A terceira parte do projeto, a Biblioteca José Luis de León Díaz, dá prosseguimento à iniciativa fundada pelo próprio escritor em 1962, como um espaço que dispõe de material para pesquisa bibliográfica e incentiva o gosto pela leitura e diferentes expressões artísticas. Além de consulta bibliográfica interna e para levar para casa, a biblioteca comunitária oferece assessoria para pesquisas, serviço gratuito de internet, contação de histórias, e outras atividades para promover a leitura na escola primária.
Primeiros passos
A bibliotecária Berta Baeza, de 25 anos, conta que Luis de Lión se dedicou a alfabetizar as pessoas da aldeia (seus companheiros de geração, que não haviam tido a oportunidade de estudar) inicialmente com a Bíblia, porque à época era o que mais lhes interessava ler. Como resultado foram formados círculos de leitura e estudo de temáticas como história universal, literatura e cultura geral, materiais que eram facilitados pela biblioteca pessoal de Luis de Lión e por outras pessoas da comunidade que se incorporaram a estas reuniões.
Por meio da biblioteca e do Comitê Cultural de San Juan del Obispo, Lión acertava apresentações na aldeia de grupos de títeres, teatro e música, e promovia rodas de conversa por parte de estudantes da Universidade de San Carlos sobre nutrição, saúde preventiva e reprodutiva. Também motivava os jovens a seguir com seus estudos, com a gestão de bolsas estudantis, e incentivava os pais de família a dar às filhas mulheres a oportunidade de estudar.
Este é o germe da biblioteca comunal de San Juan del Obispo, que desde 2004 tem sua manutenção a cargo do Projeto Luis de Lión. “Tudo que está aqui conseguimos a base de doações. E temos todo tipo de livro, literatura, medicina, psicologia, direito, gênero, família… Temos um pouco de tudo, e alguns jogos didáticos também, porque muitos dos meninos e meninas que vêm fazer o dever de casa aqui vêm com seus irmãozinhos. Enquanto eles fazem as tarefas, damos os jogos para os menores”, comenta Berta. “É muito bonito trabalhar aqui.”
Impacto
Segundo Mayarí de León, o projeto tem impactado não apenas a comunidade de San Juan del Obispo. Vai além dela, o que lhes enche de orgulho e lhes traz o compromisso de seguir trabalhando, “seguir tocando portas, para crescer, permanecer e chegar a ser autossustentáveis”.
“Luis de Lión foi genial ao interpretar nossa realidade através de seus escritos. Por isso seu legado está vigente, seus sonhos são legítimos. Uma linda utopia com um longo caminho, cheio de obstáculos, mas também cheio de lindas satisfações e presentes como os resultados que vemos diariamente com os sorrisos e travessuras de nossas meninas e meninos”.
“Nesta Guatemala de mulheres e homens de maiz, em que nos reconstruímos todos os dias para não esquecer, no Projeto Luis de Lión fazemos o nosso, porque aqui estamos para defender a alegria. Para defender a alegria como uma trincheira, como um princípio, como uma bandeira, como um destino, como uma certeza, como um direito”, compara a diretora, citando o poema Defensa de la alegría, do uruguaio Mario Benedetti.
Ou como dizia outro poeta, o guatemalteco Otto René Castillo: “Aqui só queremos ser humanos, comer, rir, nos apaixonar, viver, viver a vida e não morrê-la”.
Saiba mais:
Inscrições abertas para o Prêmio Cultura Viva, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal (Brasil)
Em 12, jul 2018 | Em Notícias | Por IberCultura
A Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal lançou nesta quinta-feira (12/07) o edital do Prêmio Cultura Viva DF, que distribuirá um total de 600 mil reais a agentes culturais de base comunitária que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural do Distrito Federal por meio de iniciativas relacionadas aos princípios e objetivos da Política Distrital Cultura Viva.
O prazo de inscrições começa hoje e termina em 27 de julho. As candidaturas selecionadas serão premiadas em duas categorias: Ponto de Cultura (35 prêmios) e Pontão de Cultura (5 prêmios). Na categoria Pontos de Cultura entram os coletivos culturais, entidades privadas com fins lucrativos ou organizações da sociedade civil, de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvem, acompanham ou articulam ações culturais nas comunidades territoriais ou temáticas há pelo menos três anos.
A categoria Pontão de Cultura, por sua vez, é destinada aos coletivos culturais, entidades privadas com fins lucrativos ou organizações da sociedade civil, de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvem, acompanham ou articulam atividades culturais em parceria com as redes regionais, identitárias e temáticas de Pontos de Cultura ou outras redes temáticas que se destinam à mobilização, à troca de experiências, ao desenvolvimento de ações conjuntas com órgãos públicos ou à articulação entre os diferentes Pontos de Cultura agrupados em nível distrital, regional, internacional ou por áreas temáticas de interesse comum há pelo menos três anos.
Saiba mais:
https://www.cultura.df.gov.br/editais-abertos/
9ª Reunião do Conselho Intergovernamental termina com a aprovação dos editais de 2018
Em 11, jul 2018 | Em Notícias | Por IberCultura
Fotos: Ministerio de Cultura y Deportes de Guatemala
O Palácio Nacional da Cultura, na Cidade de Guatemala, foi a sede do quarto e último dia da 9ª Reunião do Conselho Intergovernamental do IberCultura Viva. Após um passeio pelo edifício, inaugurado em 1943, os representantes dos 11 países integrantes do programa deram início ao primeiro dos debates previstos para esta terça-feira (10/07): as propostas de sinergia com outros programas da Cooperação Ibero-americana.
Os participantes do encontro debateram inicialmente a realização de um concurso elaborado em conjunto com Ibercocinas, Iber-Rutas e Ibe.TV para premiar receitas culinárias de comunidades migrantes da Ibero-América com histórias para contar.
O concurso “Sabor a Iberoamérica” tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da visão ibero-americana, dando visibilidade às experiências de interculturalidade que se dão entre comunidades migrantes por meio da cozinha como expressão da diversidade.
A intenção dos programas é selecionar propostas que contam uma receita de sua comunidade de procedência, a história por trás dela, e a forma em que esta receita se insere na comunidade que a acolheu dentro de uma experiência migratória.
Entrelaçando experiências
O outro projeto de sinergia discutido e aprovado pelo Conselho Intergovernamental durante a reunião na Cidade de Guatemala esta terça-feira foi “Entrelaçando Experiências em nível regional: Banco de Saberes e Ações de intercâmbio de saberes entre músicos e organizações culturais de base comunitária e povos indígenas”.
A proposta, realizada conjuntamente por IberCultura Viva e Ibermúsicas, busca fomentar em nível regional o intercâmbio de saberes horizontal entre organizações culturais de base comunitária e povos originários, a fim de difundir, potenciar e fazer circular os conhecimentos e experiências que os coletivos vão adquirindo e desenvolvendo dia a dia com seu trabalho territorial.
A ideia é que os projetos beneficiados com as Ajudas para a Mobilidade de Músicos e Residências Criativas para Compositores 2018 de Ibermúsicas realizem uma atividade formativa ou de transferência de saberes no país de destino. Essas atividades poderão fazer parte do Banco de Saberes e ser promovidas pelo projeto Entrelaçando Experiências.
Ato público
Terminada a discussão sobre as propostas de sinergia com os programas de cooperação, houve um ato público com palavras do ministro de Cultura e Esportes de Guatemala, José Luis Chea Urruela; da diretora geral de Desenvolvimento Cultural e Fortalecimento das Culturas, Rosa María Tacán; do diretor de Análise de Cooperação da Secretaria de Planejamento da Presidência (Segeplan), Oliver Jonathan Avalos, e do representante da presidência do IberCultura Viva, Diego Benhabib.
A agenda do dia seguiu com a discussão e aprovação das próximas convocatórias que serão lançadas por IberCultura Viva. O Conselho Intergovernamental aprovou, entre outras propostas, a realização de um concurso de videominuto com temática de línguas originárias, relacionado a um trabalho que a Guatemala vem levando adiante com a UNESCO, com o objetivo de revitalizar e salvaguardar as línguas dos povos originários.
Este será o terceiro concurso de vídeo promovido pelo programa. O primeiro foi “Mulheres, culturas e comunidades” (2016), que teve como objetivo dar visibilidade à contribuição fundamental das mulheres para a cultura e organização comunitária, e o segundo, “Comunidades Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento” (2017), lançado em parceria com o Escritório de Representação da UNESCO no Brasil como uma das ações promovidas no âmbito da Década Internacional para os Afrodescendentes (2015-2024).
Apoio a redes
O último tema que os representantes governamentais de Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru e Uruguai debateram na 9ª Reunião foi o edital para apoio de redes e de trabalho colaborativo de organizações culturais comunitárias e de povos originários.
Foi aprovado um recurso de 85 mil dólares para este edital, que tem como objetivo fomentar e fortalecer o trabalho e a articulação das organizações culturais comunitárias e dos povos originários no âmbito ibero-americano a partir do apoio para a realização de eventos de alcance municipal, estadual, nacional e/ou regional.
Leia também:
Começa na Guatemala a 9ª Reunião do Conselho Intergovernamental
Propostas de apoio e modificações do regulamento são debatidas no terceiro dia da 9ª Reunião do Conselho Intergovernamental
Em 10, jul 2018 | Em Notícias | Por IberCultura
Fotos: Ministerio de Cultura y Deportes de Guatemala
Representantes dos 11 países integrantes do programa IberCultura Viva participam da 9ª Reunião do Conselho Intergovernamental que se realiza na Guatemala desde sábado (07/07). As atividades terminam nesta terça-feira (10/07), no Palácio Nacional da Cultura, na Cidade de Guatemala, com a discussão e aprovação dos editais e concursos que o programa lançará este ano.
Nesta segunda-feira, as discussões em Antigua Guatemala se deram sobre temas diversos, desde o apoio do programa aos Congressos Latino-americanos de Cultura Viva Comunitária até a aprovação de modificações no regulamento para adaptar IberCultura Viva ao novo Manual Operativo dos Programas, Iniciativas e Projetos Adscritos da Cooperação Ibero-americana (2016).
Apoio ao 4º Congresso
O 4º Congresso Latino-americano de CVC, que será realizado na Argentina em maio de 2019, foi um dos primeiros temas debatidos esta manhã pelo Conselho Intergovernamental. Eduardo Balán, coordenador geral da agrupação cultural El Culebrón Timbal e líder do coletivo Pueblo Hace Cultura, participou deste momento da reunião por videoconferência, representando a comissão organizadora do congresso.
Balán comentou as jornadas de planejamento que as organizações argentinas vêm promovendo para preparar o evento (cerca de 200 coletivos estão trabalhando nisso), e apresentou algumas propostas de apoio aos membros do Conselho. A ideia é que o congresso seja uma caravana começando em Mendoza, passando por Córdoba e Entre Ríos, e terminando na cidade de Buenos Aires. O lema desta edição será “Territórios para o bem viver”.
Rede de governos locais
Outro tema discutido esta manhã foi apresentada a proposta de mecanismos de adesão à Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais, desenhada em relação a um dos objetivos do grupo de trabalho (GT) que se conformou em novembro de 2017, em Quito (Equador), ao final do 2º Encontro de Redes IberCultura Viva. Este encontro, realizado durante o 3º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, contou com representantes de governos de uma província (Entre Ríos, na Argentina) e 11 municípios: Córdoba e Devoto (Argentina), Niterói (Brasil), Medellín (Colômbia), Zapopan e Cherán (México), Ibarra (Equador), Canelones e Montevidéu (Uruguai), La Molina e Lima (Peru).
A Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais tem como objetivo geral fortalecer e fomentar o desenvolvimento de políticas culturais de base comunitária em nível local. Entre seus objetivos específicos se encontram o estabelecimento de uma rede de intercâmbio e cooperação entre governos locais (municipais ou estaduais) e o fomento a atividades de intercâmbio e cooperação entre redes e organizações culturais de base comunitária de diferentes cidades e estados/províncias.
Dias anteriores
No fim de semana, a programação da reunião na Guatemala incluiu visitas a espaços culturais e encontros com organizações culturais comunitárias em dois municípios do departamento de Sacatepéquez: Antigua Guatemala e Santa María de Jesús. Além dos representantes governamentais, estiveram presentes no primeiro dia do encontro cerca de 40 pessoas, representando 22 organizações guatemaltecas.
Estas Jornadas de Culturas Vivas Comunitárias que marcaram o início da programação da 9ª Reunião do Conselho Intergovernamental foram organizadas conjuntamente pelo Movimento de Culturas Vivas Comunitárias de Guatemala e pela Direção Geral de Desenvolvimento Cultural e Fortalecimento das Culturas do Ministério de Cultura e Esportes.
Visitas a espaços culturais marcam o segundo dia da 9ª Reunião do Conselho Intergovernamental na Guatemala
Em 08, jul 2018 | Em Notícias | Por IberCultura
Fotos: Ministerio de Cultura y Deportes de Guatemala
As Jornadas de Culturas Vivas Comunitárias, organizadas conjuntamente pelo Movimento de Culturas Vivas Comunitárias da Guatemala e a Direção Geral de Desenvolvimento Cultural e Fortalecimento das Culturas do Ministério de Cultura e Esportes, seguiram esta manhã com visitas a experiências de cultura viva nas comunidades guatemaltecas Santa Marìa de Jesús e San Juan del Obispo.
As atividades, que fazem parte da programação da 9ª Reunião do Conselho Intergovernamental, começaram no Parque Central de Santa María de Jesús com uma apresentação do grupo Las Curanderas, Teatro para Curar el Susto. A obra “Fiesta Convite” trata da violência que vivem as mulheres mayas Kaqchikeles na comunidade.
Em seguida, os participantes do encontro visitaram a Casa Museo Luis de Lión, em San Juan del Obispo. Luis de Leon (ou Luis de Lión, como preferia assinar seus livros) foi um importante escritor e educador popular guatemalteco, sequestrado/desaparecido pelo Exército em 1984. Em 2004, o Estado da Guatemala reconheceu sua responsabilidade pelo assassinato do poeta. Seu corpo nunca foi encontrado.
Nascido na aldeia de San Juan del Obispo, Leon, que além de escritor era professor primário, iniciou em sua comunidade um programa de alfabetização e promoção da leitura. Com a proposta de enlaçar presente, passado e futuro, e dar continuidade a seu legado, a comunidade criou um museu com sua história de vida e sua poesia, e uma escola de artes para crianças e jovens.
Informes e debates
Terminada a visita aos espaços culturais, os representantes governamentais voltaram a Antigua Guatemala para dar início aos debates da 9ª Reunião do Conselho Intergovernamental, com a apresentação dos informes de execução financeira do programa. Também foram apresentados informes sobre as atividades desenvolvidas nos últimos meses, inclusive as ações de formação e o Curso de Pós-graduação de Políticas Culturais de Base Comunitária, organizado em conjunto com a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO) – Sede Argentina.
Projeto Luis de Lión: enlaçando presente, passado e futuro, compartilhando sonhos
9ª Reunião do Conselho Intergovernamental termina com a aprovação dos editais de 2018
Começa na Guatemala a 9ª Reunião do Conselho Intergovernamental
Começa na Guatemala a 9ª Reunião do Conselho Intergovernamental
Em 08, jul 2018 | Em Notícias | Por IberCultura
Fotos: Ministerio de Cultura y Deportes de Guatemala
Uma oferenda de agradecimento à Mãe Terra deu início à Jornada de Culturas Vivas Comunitárias que abriu a programação da 9ª Reunião do Conselho Intergovernamental do Programa IberCultura Viva, este sábado de manhã na cidade de Antigua Guatemala.
Além dos representantes dos governos dos países integrantes do programa, estiveram presentes no primeiro dia do encontro cerca de 40 pessoas, representando 22 organizações culturais comunitárias guatemaltecas.
As Jornadas de Culturas Vivas Comunitárias foram organizadas conjuntamente pelo Movimento de Culturas Vivas Comunitárias da Guatemala e a Direção Geral de Desenvolvimento Cultural e Fortalecimento das Culturas do Ministério de Cultura e Esportes.
As atividades começaram no Palacio de los Capitanes com uma invocação realizada por Marco Antonio Juárez e palavras de boas-vindas de Rosa María Tacán, diretora geral do Desenvolvimento Cultural e Fortalecimento das Culturas do Ministério de Cultura e Esportes da Guatemala; de Mariela Aguirre, representante da organização Caja Lúdica, e de Diego Benhabib, por parte da presidência do IberCultura Viva.
Atividades lúdicas, dinâmicas de integração e rodas de conversas sobre avanços e desafios do Movimento de Culturas Vivas Comunitárias estiveram na agenda das organizações durante o dia.
Puntos de Cultura
A sessão no palácio terminou com apresentações sobre as experiências governamentais de três países em torno das políticas culturais de base comunitária. Diego Benhabib (Argentina), Estefanía Lay Guerra (Peru) e Alexander Córdova (El Salvador) falaram dos programas de Pontos de Cultura (em espanhol, Puntos de Cultura) implementados em seus países, e da experiência de trabalho conjunto entre Estado e sociedade civil.
A programação do primeiro dia também contou com um festival no Parque Central de Santa María de Jesús, com apresentações de canto maya Kaqchikel (por Chumilkaj Nicho), poesia LGBTIQ (por Manuel Tzoc), música maya de resistência (por Lucia Ixchiu, Festivales Solidarios) e rock maya (Baqtun Cero).
As Jornadas de Culturas Vivas Comunitárias seguem neste domingo com visitas a espaços culturais das comunidades de Santa María de Jesús (onde está prevista uma apresentação do grupo “Las Curanderas, teatro para curar el susto”) e San Juan del Obispo, onde está a Casa Museo Luis de Leon.
9ª Reunião do Conselho Intergovernamental: encontro com organizações abrirá os 4 dias de trabalho na Guatemala
Em 02, jul 2018 | Em Notícias | Por IberCultura
Será realizada entre os dias 7 e 10 de julho, na cidade de Antigua Guatemala, a 9ª Reunião do Conselho Intergovernamental do Programa IberCultura Viva. Está prevista a participação de representantes dos 11 países integrantes do programa (Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru e Uruguai) e da equipe da Unidade Técnica.
A programação do fim de semana inclui uma reunião do Movimento de Culturas Vivas Comunitárias, uma roda de conversa sobre experiências governamentais da Argentina, de El Salvador e do Peru, e visitas a experiências de cultura viva nas comunidades guatemaltecas Santa Marìa de Jesús e San Juan del Obispo. As jornadas iniciais foram organizadas em conjunto pela Direção Geral de Desenvolvimento Cultural e Fortalecimento das Culturas, do Ministério de Cultura e Esportes da Guatemala, e a Rede Guatemalteca de Cultura Viva Comunitária.
Além de uma revisão dos avanços do Plano Operativo Anual (POA) de 2018, esta reunião marcará o início dos trabalhos sobre o POA 2019. Também serão apresentados informes sobre as atividades desenvolvidas durante este ano, os editais e concursos realizados, as atividades de formação promovidas pelo programa, e os avanços do grupo de trabalho de governos locais formado no 2º Encontro de Redes IberCultura Viva, realizado em Quito (Equador), em novembro de 2017.
Outro tema que faz parte da agenda na Guatemala é a discussão e aprovação de algumas modificações no regulamento do programa para adaptá-lo ao novo Manual Operativo dos Programas, Iniciativas e Projetos Adscritos da Cooperação Ibero-americana (2016). A programación terminará com o debate e a aprovação dos editais IberCultura Viva de 2018.