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Blog - Página 67 de 94 - IberCultura Viva

10

dez
2018

Em Editais
Notícias

Por IberCultura

IberEntrelaçando Experiências: um banco de saberes de cultura comunitária para o intercâmbio de ações

Em 10, dez 2018 | Em Editais, Notícias | Por IberCultura

As organizações culturais comunitárias e/ou os povos indígenas interessados em propor uma atividade de intercâmbio de saberes e experiências para serem compartilhadas com outros coletivos, comunidades e povos do Espaço Cultural Ibero-americano podem se inscrever a partir de hoje (10/12) no Edital IberEntrelaçando Experiências. A iniciativa lançada pelo programa IberCultura Viva busca tanto a construção de um banco de saberes da cultura comunitária como o desenvolvimento dessas propostas em territórios.

A primeira etapa, com vistas a construir e visibilizar um banco de saberes, tem o prazo de inscrições aberto de 10 de dezembro a 15 de março de 2019. As postulações são feitas por meio da plataforma Mapa IberCultura Viva e estão dirigidas a organizações culturais comunitárias e povos indígenas dos 22 países ibero-americanos(*).

A segunda etapa do edital, voltada para o desenvolvimento em território das propostas de intercâmbio de conhecimentos (ou seja, para “entrelaçar experiências”), terá início em 15 de maio e terminará em 30 de junho de 2019. Esta segunda fase, em que se realizará a seleção das comunidades anfitriãs, é destinada a organizações e coletivos dos 12 países integrantes do programa: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba (país convidado), El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, México, Peru e Uruguai.

As ações de IberEntrelaçando Experiências (os intercâmbios propriamente ditos) se darão entre agosto e dezembro de 2019 e consistirão na implementação da proposta selecionada do Banco de Saberes. Poderão ser propostos intercâmbios de saberes entre organizações e/ou povos indígenas de um mesmo país ou entre vários países membros do programa.

As comunidades anfitriãs deverão garantir hospedagem, alimentação e traslados dentro do território local da(s) pessoa(s) facilitadora(s) convidada(s), assim como a difusão e produção da atividade em território. O programa IberCultura Viva se encarregará da compra de passagens e seguros de viagem para a(s) pessoa(s) facilitadora(s) do intercâmbio. Não haverá transferência de fundos para os projetos.

Participantes

As organizações e povos indígenas dos países integrantes do programa poderão participar das duas etapas do edital. Coletivos sem personalidade jurídica podem inscrever-se apresentando uma carta aval assinada pelo representante governamental do programa IberCultura Viva em seu país. Os órgãos que respondem pelo programa em cada país (no caso do Brasil, a Secretaria da Diversidade Cultural do Ministério de Cultura) determinarão os critérios requeridos para a emissão de seu aval. (Nos países que não integram o Conselho Intergovernamental, poderão participar apenas as organizações que contem com pessoa jurídica.)

Na primeira etapa, as organizações e/ou povos indígenas deverão apresentar no Mapa IberCultura Viva as propostas que já desenvolvem em suas comunidades e desejam compartilhar com outros coletivos no Banco de Saberes. Por saberes e conhecimentos se entendem as experiências, práticas comuns, metodologias, tecnologias sociais, histórias das comunidades, saberes ancestrais ou tradicionais, entre outros, dos diferentes grupos que compõem a diversidade ibero-americana exercidas a partir da base territorial.

Posteriormente, para participar da segunda etapa, as organizações e/ou povos indígenas deverão eleger quais as propostas do Banco de Saberes gostariam de receber em seus territórios e entrar em contato com as pessoas facilitadoras. Uma vez que ambas as partes estejam de acordo sobre a vontade de realizar o intercâmbio, deverão apresentar suas postulações como anfitriãs.

A avaliação das propostas estará a cargo do Comitê de Seleção, formado por integrantes do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva.  Serão levados em conta na seleção critérios como a trajetória em projetos relevantes para a área cultural, especialmente em temas relacionados com a organização comunitária, o desenvolvimento de políticas, a construção de cidadania e a valorização de identidades culturais. As propostas também devem incluir a perspectiva de gênero de forma transversal.

Antecedentes

Entrelaçando Experiências nasce na Argentina em 2014, como uma ação para o fortalecimento, intercâmbio e formação da Rede Nacional de Pontos de Cultura. Inspirado neste modelo, IberCultura Viva busca implementar uma proposta em nível regional para estimular a circulação de conhecimentos comunitários de forma horizontal entre organizações culturais comunitárias e povos indígenas, com o fim de difundir, potencializar e compartilhar os conhecimentos e as experiências que os coletivos vão adquirindo e desenvolvendo no dia a dia por meio de seu trabalho territorial.

 

**Os 22 países do Espaço Ibero-americano são Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

 

 

Confira o regulamento do concurso: https://bit.ly/2Ed7ewc

Inscrições: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/47/

Consultas: programa@iberculturaviva.org

Como se registrar no Mapa IberCultura Viva: https://iberculturaviva.org/manual/

 

Leia também:

Como inscrever-se no Edital IberEntrelaçando Experiências

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05

dez
2018

Em Notícias

Por IberCultura

O encerramento colorido do Congresso Mesoamericano de Culturas Vivas Comunitárias na Guatemala

Em 05, dez 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

A comparsa Chitik deu um colorido espetáculo ao encerramento do primeiro Congresso Mesoamericano de Culturas Vivas Comunitárias e Julajuj Encontro Chitik, realizado no sábado (01/12) na cidade de Quetzaltenango, na Guatemala. Pelo menos 300 pessoas de várias regiões de Guatemala, El Salvador, Costa Rica, México, Panamá, Porto Rico e Honduras assistiram ao desfile e à dança em pernas-de-pau nas ruas e avenidas do centro histórico da cidade altense.

O Congresso Mesoamericano de CVC, iniciado em 29 de novembro, foi um dos 17 projetos selecionados no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2018. A proposta foi apresentada ao programa pelas organizações Caja Lúdica e Escuela de Niños Pintores Frida Khalo de Guatemala e a Cooperativa Viresco de Costa Rica, com o apoio do Movimento de Culturas Vivas Comunitárias da Guatemala.

 

Neste encontro foram realizadas rodas de conversas e oficinas em torno de duas temáticas principais – uma delas foram as “janelas de experiências”, com metodologias de experiências exitosas em processos culturais. Também foram compartilhados caminhos viáveis e boas práticas para legislação cultural, comunicação e processos de articulação.

Além disso, nas oficinas foram realizados processos formativos que buscam gerar mais capacidades para a articulação de processos culturais, e foi um criado um documento que traça conclusões sobre o que Mesoamérica deseja e sobre o impacto das organizações culturais comunitárias. Este documento será apresentado no 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que será realizado na Argentina em maio de 2019.

 

Fonte: Ministerio de Cultura y Deportes de Guatemala

Fotos: Comparsa Chitik

 

Leia também:

Declaración del Primer Congreso Mesoamericano de Culturas Vivas Comunitarias. Julajuj Encuentro Chitik (Quetzaltenango, Guatemala, 1/12/2018)

28

nov
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Cuba ingressa no programa como país convidado

Em 28, nov 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

O convite para que o governo cubano participe do programa IberCultura Viva durante o ano de 2019 foi um dos acordos firmados na 10ª Reunião do Conselho Intergovernamental, realizada nos dias 19 e 20 de novembro em Santiago e Valparaíso, no Chile. Conforme acordado, Cuba participará das atividades previstas no Plano Operativo Anual (POA) 2019 como país convidado, para que avalie se ingressará oficialmente no programa.

A 10ª Reunião do CI contou com a presença de Anays Córdova Otero, diretora de Relações Internacionais do Conselho Nacional de Casas de la Cultura (CNCC), que representará o Ministério de Cultura de Cuba nas ações do programa. As Casas de Cultura foram criadas em 1978 sob a máxima de trabalhar “com a comunidade, para a comunidade e a partir da comunidade”. Atualmente, a rede conta com 343 centros no país.

 

Visita a Cuba

Esta semana, Diego Benhabib, coordenador do Programa Pontos de Cultura da Argentina e representante da presidência de IberCultura Viva, está em Cuba. Convidado a participar das atividades realizadas durante os festejos pelos 40 anos de criação do sistema de Casas de Cultura no país, ele apresentou o programa IberCultura Viva em reuniões e visitou projetos comunitários em Havana. A programação seguirá em Pinar del Río e Matanzas.

A reunião de Benhabib com gestores no Conselho Nacional de Casas de Cultura

Para Diego Benhabib, esta visita é de vital importância para acompanhar e conhecer de perto o valioso trabalho de Cuba no desenvolvimento das políticas culturais de base comunitária, e também para reafirmar o interesse em seu ingresso no programa, em consonância com o trabalho que Enrique Vargas vem realizando na coordenação do Espaço Cultural Ibero-americano, na Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB).

“A missão de IberCultura Viva é reconhecer o valor dos processos de construção da cidadania e da diversidade cultural manifestados na participação social organizada, para a melhora das condições de vida e da convivência das comunidades. Ao fomentar seu desenvolvimento a partir do trabalho intersetorial, busca também contribuir para a consolidação do Espaço Cultural Ibero-americano e a integração regional”, ressalta Benhabib. “Esperamos que nossa visita contribua para seguir fortalecendo os laços da cooperação ibero-americana.”

Programação

A agenda em Havana começou na segunda-feira (26/11) com um encontro no CNCC com especialistas e diretores do sistema de Casas de Cultura, e um percurso pelo projetos comunitários Clave de Sol (projeto musical com crianças e jovens) e Cuenta Conmigo (projeto com pessoas com deficiência).

 

Na terça-feira (27/11), Diego Benhabib se reuniu com Rosa Teresa Rodríguez Lauzurique, diretora de Relações Internacionais do Ministério de Cultura de Cuba; Frank Téllez, especialista de organismos multilaterais, e Diango González Guerra, presidente do Conselho Nacional de Casas de Cultura. Nesta reunião foram repassados os acordos da 10ª Reunião do CI no Chile, e manifestados os aportes que Cuba pode oferecer ao programa em termos técnicos e de formação com sua experiência de mais de 40 anos em políticas culturais de base comunitária, como o Sistema Nacional de Casas de Cultura.  

Para a tarde de terça-feira foram  programados uma visita ao projeto comunitário Muraleando, um encontro na sede da Rede Cámara Chica, de trabalho audiovisual de crianças, e um encontro na Casa de Cultura “Justo Vega”, de Arroyo Naranjo, com projetos Cascabelitos e aficcionados das oficinas de manifestações artísticas.

 

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27

nov
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Organizações e coletivos culturais comunitários de El Salvador se reúnem durante o 22º Festival Artístico Chalateco

Em 27, nov 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

Fotos: René Figueroa

 

Diversos coletivos e organizações de El Salvador compartilharam experiências e metodologias em “Um encontro de Cultura Viva Comunitária”, realizado durante o 22º Festival Artístico Chalateco e 12º Festival del Maíz, nos dias 23, 24 e 25 de novembro, no município de San Antonio Los Ranchos, departamento de Chalatenango.

O evento, que foi um dos selecionados no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2018, teve como objetivo contribuir para as políticas culturais comunitárias em El Salvador. Participaram das jornadas representantes de organizações e coletivos como TALEGA, FundArte Cojutepeque, ADES Santa Marta, Asociación CusCambia, EDUC-ARTE, Red De Comunicadores Occidente, CCCOT, Colectivo 12-15 y Tamarindo Foundation e Colectivo La-VoR.

Eduardo Balán

O argentino Eduardo Balán, do coletivo El Culebrón Timbal, esteve presente no encontro e falou da preparação do 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que se realizará na Argentina em mayo de 2019.  “A Cultura Viva é este caminho amplo compartilhado por centenas de milhares de coletivos populares na América Latina há séculos e que continua crescendo, através das ações artísticas, produtivas e educativas realizadas nos bairros”, comentou Balán, que também elogiou o trabalho desenvolvido em El Salvador a partir da Associação TNT (“grupo lendário na América Latina”).

Os festivais

“13703, El misterio de las utopías”

O 22º Festival Artístico Chalateco, reconhecido como o encontro anual das artes cênicas no departamento de Chalatenango, teve início na quinta-feira (22/11) no Centro Cultural Jon Cortina, com a apresentação dos espetáculos dos grupos Escena X (“Cerdos”) e Los Del Quinto Piso (“13703, El misterio de las utopías”). A abertura contou com a presença de  crianças, jovens, adultos e “adultos maiores” de diferentes comunidades, como Guarjila, Las Minas e San Antonio Los Ranchos.

O segundo dia continuou no anfiteatro do Parque Cultural de San Antonio Los Ranchos e marcou a inauguração da 12ª edição do Festival del Maíz (“Festival do Milho”), a feira gastronômica e artesanal que desde 2007 se realiza simultaneamente ao Festival Artístico Chalateco. Elotes locos, tamalitos de elote, riguas, atol de maíz blanco, enchiladas, tacos, pães recheados, pastéis e chicha à base de milho foram alguns dos pratos elaborados por pessoas empreendedoras do município.

“Cerdos”, do grupo Escena X

No anfiteatro

“Juguemos diferente”

A apresentação de espetáculos no anfiteatro começou com a escola infantil de teatro impulsionada pela Asociación Tiempos Nuevos Teatro com a obra “Juguemos diferente” (“Brinquemos diferente”). Depois vieram “Pobrecitos mis cuentos de barro”, do Teatro Cíclico de El Salvador, e “Los viajes de Wenceslao”, da Compañía Teatral Quimera (Honduras).

No sábado (24/11), foi a vez do Coro Nacional de Personas Adultas Mayores de El Salvador (CAMES) e do Circus Contemporaneum, com “Alicia en el País de las Maravillas”. A programação de domingo contou com os “Cuentos mágicos” de César Ilusionista, a “Sesión Cirkus” do  palhaço Simoon, e o concerto musical da salvadorenha Nadia Maltez.

 

A equipe produtora de Asociación Tiempos Nuevos Teatro (TNT) se apresentou no encerramento, e Walter Romero, diretor da TNT, agradeceu a todas as pessoas e instituições que fazem possível o festival. Aproveitou para falar do trabalho que se faz na instituição, dos diferentes processos de educação artística que se desenvolvem nas comunidades de Azacualpa, Guarjila, Guancora, Las Minas, San Miguel de Mercedes e San Antonio Los Ranchos. Também contou ao público novidades, como a turnê pela Alemanha que o elenco fará em 2019, representando El Salvador na Europa.

Saúl Marín, prefeito de San Antonio Los Ranchos, também agradeceu e reconheceu o trabalho que TNT ali realiza para a prevenção da violência a partir da arte e da cultura. A Asociación TNT nasceu em 1993, um ano depois da assinatura dos Acordos de Paz, que terminou com mais de uma década de guerra civil em El Salvador. Surgiu nas montanhas de um departamento historicamente excluído, Chalatenango, e ali permanece depois de 25 anos, como uma referência de arte comunitária para toda a América Latina.

Leia também:

Apertura del 22º Festival Artístico Chalateco y 12º Festival Del Maíz en San Antonio Los Ranchos

Segundo día del 22º Festival Artístico Chalateco y 12º Festival del Maíz

Tercer día en el 22º Festival Artístico Chalateco y 12º Festival Del Maíz

Cuarto día en el 22º Festival Artístico Chalateco y 12º Festival Del Maíz

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26

nov
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Programa de formação para Pontos de Cultura do Uruguai termina com o seminário “Políticas para a promoção de projetos culturais comunitários”

Em 26, nov 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

Nos dias 23 e 24 de novembro, foi realizado em Montevidéu o quarto e último bloco do Programa de Formação em Gestão Cultural e Projetos de Base Comunitária, promovido pela Direção Nacional de Cultura do Ministério de Educação e Cultura (DNC/MEC) do Uruguai com o apoio do programa IberCultura Viva.

A instância formativa para a Rede de Pontos de Cultura do Uruguai (“Políticas para a promoção de projetos culturais comunitários”) começou com a apresentação de Pablo Zouain, coordenador dos programas Fundos Concursáveis para a Cultura e Fundo de Estímulo para a Formação e a Criação Artística, da Direção Nacional de Cultura.

Pablo Zouain deu início à capacitação falando sobre fundos concursáveis

A equipe de Pontos de Cultura e Cultura en Línea da DNC também falou sobre o Fundo de Infraestrutura e a ferramenta em WordPress para criar um fórum de debate e intercâmbio entre os Pontos de Cultura do Uruguai. Depois, Franco Rizzi, consultor de formação do programa IberCultura Viva, deu uma capacitação sobre planejamento de projetos culturais de base comunitária. Assim como nos seminários anteriores, a atividade ocorreu no Espaço Espínola Gómez, onde funciona a Área Cidadania Cultural da Direção Nacional de Cultura.

 

Franco Rizzi falou sobre planejamento de projetos culturais comunitários

A capacitação

O programa de formação voltado para os Pontos de Cultura do Uruguai começou nos dias 3 e 4 de agosto, com o tema “Comunicação dos projetos culturais comunitários”. Estas primeiras jornadas estiveram a cargo de dois professores da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO-Argentina): Luis Alberto Quevedo, diretor da faculdade, e Belén Igarzábal, coordenadora da área Comunicação e Cultura.

A segunda atividade, sobre “Economia colaborativa e sustentável”, foi realizada nos dias 7 e 8 de setembro e teve como docentes as argentinas Adriana Benzaquén e Rocío Bustamante, integrantes da Escola de Economia Colaborativa. A terceira instância formativa, “Abordagem e intervenção em território e gestão de organizações”, contou com a participação de Rosario Lucesole, consultora de projetos da Unidade Técnica IberCultura Viva.

 

23

nov
2018

Em Editais
Notícias

Por IberCultura

Um encontro de Pontos de Cultura e Memória Rurais e um festival no interior do Ceará: os dois projetos brasileiros selecionados no Edital de Apoio a Redes 2018

Em 23, nov 2018 | Em Editais, Notícias | Por IberCultura

Nome do evento: Teia Latino-americana dos Pontos de Cultura e Memória Rurais

Nome da rede ou articulação: Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais

Organização responsável: Instituto de Imagem e Cidadania RJ

 

Um dos dois projetos brasileiros ganhadores do Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Trabalho Colaborativo 2018, a 1ª Teia Latino-americana dos Pontos de Cultura e Memória Rurais será realizada em abril de 2019 na comunidade rural de Santo Antônio, município de Bom Jardim (Rio de Janeiro). Participarão do encontro 22 organizações integrantes da Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais (*) e cinco de países membros do programa IberCultura Viva, entre outros convidados.

A Teia integrará as atividades do 3º Encontro Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais, buscando um diálogo sobre os territórios rurais presentes na América Latina, suas proximidades e distinções, com vistas à elaboração de políticas públicas de cultura para áreas rurais. Os cinco representantes de organizações culturais de Argentina, México, Uruguai, Equador e Chile serão selecionados por integrantes da Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais, que levarão em consideração a inserção da organização cultural em territórios rurais.

Será realizado um seminário envolvendo oficinas e rodas de conversa com temas presentes no dia a dia das organizações que atuam em áreas rurais, como cultura e educação, cultura e agroecologia, cultura e turismo comunitário. Também estão previstas duas mesas redondas: “Mulheres rurais, guardiãs da cultura camponesa” e “Políticas públicas de cultura para territórios rurais no Brasil, Argentina, Chile, México, Uruguai e Equador”.

Além de conhecer a realidade das organizações culturais que atuam em territórios rurais nos países que integram o programa IberCultura Viva, o encontro tem como objetivo constituir um canal de diálogo com essas organizações e fomentar a integração ibero-americana, valorizando a cultura na sua dimensão simbólica, cidadã e econômica.

A Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais é uma articulação de organizações culturais reconhecidas pelo Ministério da Cultura como Pontos de Cultura e/ou Pontos de Memória. Essas 22 organizações atuam em comunidades rurais nas cinco regiões brasileiras, por meio de bibliotecas comunitárias, museus comunitários, centros culturais, pontos de leitura, pontinhos de cultura, cineclubes, entre outros, atendendo aos povos da floresta, das águas e do campo.

1º Encontro de Pontos de Cultura e Memória Rurais (fotos: Ponto de Cultura Rural/Ecomuseu Rural e Biblioteca de Artes Visuais)

(*) Participam da rede os seguintes Pontos de Cultura e Memória Rurais: Ponto de Cultura Meninos do São João (Palmas,Tocantins), ASCALTA (Cantá, Roraima), Ponto de Cultura a Bruxa Tá Solta (Boa Vista, Roraima), Comunidade Kilombola Morada da Paz (Rio Grande do Sul), Rede Tucum (Ceará), Fundação Cultural Cabras de Lampião (Museu do Cangaço – Serra Talhada, Pernambuco), Ponto de Cultura Nina (Campinas, São Paulo), Associação Cultural Viva (Duas Barras, Rio de Janeiro), Ponto de Cultura Tesouros da Terra (Nova Friburgo, Rio de Janeiro), Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL – Nova Friburgo, Rio de Janeiro), Centro Cultural Visconde de Mauá (Visconde de Mauá, Rio de Janeiro), Associação Amigos de Piaçabuçu (Piaçabuçu, Alagoas), Terra Una (Liberdade, Minas Gerais), Associação dos Moradores do Sitio Volta (Jaguaruana, Ceará), Ponto de Cultura Alimentar Iacitatá (Belém, Pará), Associação Mata Atlântica Ponto de Cultura Caipira (Silva Jardim, Rio de Janeiro), Associação dos Produtores do Triângulo da Pinha – APPIAL (Alagoas), Instituto de Imagem e Cidadania (Bom Jardim, Rio de Janeiro), Associação dos Produtores de Artesanato, Gestores Culturais e Artistas de Icó – APROARTI (Icó, Ceará), Escola Viva Olho do Tempo (Gramame/João Pessoa, Paraíba), Guaimbe – Espaço e Movimento CriAtivo (Pirenópolis, Goiás) e Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo – CEPAGRO (Florianópolis, Santa Catarina).

 

Nome do evento: 8º Festival Nacional ICOZEIRO

Nome da rede/articulação: Festival da Cultura Icoense – ICOZEIRO

Organização responsável: Associação Filhos e Amigos de Icó – AMICÓ

 

O Festival da Cultura Icoense – Icozeiro, que este ano chega à oitava edição, é um evento realizado na cidade histórica de Icó (Ceará) para a divulgação, articulação, fruição e fortalecimento da produção cultural local. Mesclando música, teatro, dança, audiovisual, literatura, artes plásticas e artesanato, conta também com palestras, workshops, debates e rodas de conversa, de forma a promover e contemplar a miscelânea cultural presente desde a formação da população icoense e do sertão do Ceará.

O evento é gratuito e realizado anualmente desde 2011, entre os dias 18 e 30 de dezembro, no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro (CACPAMM), instalado no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Icó, espaço tombado como patrimônio em 1975 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Também há atividades em outros espaços públicos do centro histórico e em bairros periféricos, comunidades e distritos do município.

A data coincide com o período de maior efervescência na cidade, com as festas do dia da padroeira do município, Nossa Senhora da Expectação (18 de dezembro) e do Senhor do Bonfim (1º de janeiro), e as confraternizações de fim de ano. Em 2011, ano em que o festival estreou com oito apoiadores e parceiros, o público estimado foi de 2,5 mil pessoas. Na última edição, este número aumentou para 23,5 mil pessoas e 78 apoiadores e parceiros.

A proposta do festival foi apresentada ao Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2018 pela Associação Filhos e Amigos de Icó (Amicó) em articulação com Universidade Federal do Cariri (UFCA)/ Instituto de Estudos do Semiárido (IESA), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icó (Sindsepmi), Escola Livre de Artes (ELA) e Faculdade Vale do Salgado (FVS).

Esta rede colaborativa, voltada para ações educativas, formativas e culturais, busca dar vazão a uma demanda do município no tocante à ocupação do espaço público, fortalecendo a identidade local, promovendo o intercâmbio cultural e possibilitando a geração de renda em torno da economia criativa e da economia da cultura, em espaços que representam a memória, a história e a cidadania.

Saiba mais sobre o Festival de Cultura Icoense: https://www.icozeiro.com

 

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22

nov
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Por mais espaços de encontro e construção coletiva: os dois projetos da Argentina selecionados no Edital de Apoio a Redes 2018

Em 22, nov 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

 

Nome do evento e da rede/articulação: Feria Regional “La Semilla de la Cultura Viva”

Organização responsável: Cooperativa de Trabajo Cachalahueca

 

“La Semilla de la Cultura Viva” (“A semente da Cultura Viva”), projeto apresentado por três Pontos de Cultura da Argentina (Fundación Mate Cocido, Cooperativa de Trabajo Cachalahueca e Asociación Civil Be. Pe. Bienaventurados Los Pobres), é uma feira-mercado cultural que será realizada em três cidades: San Fernando del Valle de Catamarca (em fevereiro), San Miguel de Tucumán (em março) e Medanitos – Fiambalá, Catamarca (em abril).

Estas feiras permanecerão em cada cidade durante três dias (de sexta a domingo), nos espaços dos organizadores e no espaço público, com oficinas, rodas de conversa, espetáculos artísticos, rádio aberta, mostras e produção de audiovisuais, além de encontros de Pontos de Cultura, entre outras atividades.

Ainda que a estrutura seja a mesma, algumas atividades mudarão conforme o lugar, configurando diferentes eixos temáticos. Em Catamarca, por exemplo, um desses eixos será “Carnaval, encontro e festejo de comunidades”. No caso de Tucumán, o eixo será “Mulheres, transformando a cultura”, e em Medanitos, “Despertar da semente, pela germinação de uma cultura comunitária”.

O projeto tem como objetivo fortalecer o vínculo e a articulação dos três Puntos de Cultura organizadores, e somar outros espaços e organizações de cultura comunitária a este trabalho colaborativo, com vistas a formar uma rede regional “Semillas de la Cultura Viva”. Também pretende criar um espaço de exposição das produções da cultura comunitária, da economia social solidária, e da identidade cultural da região, assim como espaços de capacitação e intercâmbio de saberes e experiências.

A proposta busca, ainda, fortalecer o debate e a ação nos eixos temáticos relacionados aos três Pontos de Cultura organizadores: cultura comunitária, gênero, comunicação, identidade cultural, protagonismo social,  participação cidadã, cuidado com o meio ambiente e arte para a transformação social.

A família Cachalahueca

 

Nome do evento: Fortalecimiento de la Mesa Reconquista “Crece desde el pie”

Nome da rede/articulação: Mesa Reconquista

Organização responsável: Asociación de Mujeres La Colmena-FM Reconquista

 

A Mesa Reconquista é uma experiência organizativa, propositiva, de ação e reflexão, que reúne diversas organizações sociais e instituições da zona norte do conurbano de Buenos Aires. Criada em 2011, a articulação é formada por associações de bairro, bibliotecas e escolas populares, centros culturais, jardins comunitários, associação de mulheres, rádio comunitária, empresas recuperadas, cooperativas de trabalho, ordens religiosas e igrejas.

Esta multiorganização foi constituída para construir um olhar comum sobre as prioridades da região. É um espaço de encontro e construção coletiva em que se discutem problemáticas e necessidades concretas, se estabelecem prioridades e se desenham possíveis iniciativas para atendê-las.

A proposta apresentada ao Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2018, “Fortalecimento da Mesa Reconquista”, inclui um encontro (em forma de retiro de reflexão para a tomada de acordos e consensos, para 50 pessoas), duas rodas de conversa para intercâmbio de experiências, e dois festivais artísticos e multimídia, com a participação das instituições da rede. Também está previsto o lançamento de um programa de rádio sobre políticas de cultura de base comunitária, com concurso de spots e votação do público ouvinte.

As atividades são destinadas a cerca de 5.300 pessoas, entre os sócios das organizações da Rede Mesa Reconquista e seus familiares, e os vizinhos dos bairros onde estão inseridas estas organizações — e onde se trabalha para a concretização de direitos e o desenvolvimento integral das comunidades.

Um dos objetivos do projeto é gerar confluência e associatividade das organizações para um maior impacto cultural e social da rede, assim como potencializar sua visibilidade, com destaque para as produções audiovisuais. Além de registrar os encontros, rodas de conversa e festivais, pretende-se difundir estas produções audiovisuais pelas redes sociais para promover a ideia de que “La cultura popular y comunitaria crece desde el pie”.

Saiba mais sobre a Associação de Mulheres La Colmena-FM Reconquista: https://www.fmreconquista.org.ar/

Saiba mais sobre Cachalahueca: https://cachalahueca.com/

 

21

nov
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Um festival de artes e um encontro de batucada: os dois projetos de El Salvador selecionados no Edital de Apoio a Redes 2018

Em 21, nov 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

Nome do evento: Festival Artístico Chalateco y Festival del Maíz, un encuentro por la Cultura Viva Comunitaria

Nome da rede/articulação: Colectivos y Organizaciones de CVC de El Salvador

Organização responsável: Asociación Tiempos Nuevos Teatro (TNT)

 

O 22° Festival Artístico Chalateco e 12° Festival del Maíz, apresentado pela Asociación Tiempos Nuevos Teatro (TNT) em articulação com coletivos e organizações de cultura comunitária de El Salvador, será realizado esta semana, de 22 a 25 de novembro, no município de San Antonio Los Ranchos, departamento de Chalatenango.

Durante esses quatro dias, haverá apresentações de grupos de El Salvador, Honduras y Guatemala. Estão programados espetáculos de Nadia Maltez, El Coro Nacional de Adultos Mayores (CAMES), Escena X, Los del Quinto Piso, Teatro Cíclico, Payaso Simoon de El Salvador, Compañía Teatral Quimera (Honduras) e El Mago César (Guatemala). Na quinta-feira (22), paralelamente à celebração em San Antonio Los Ranchos, o festival também estará nos municípios de Azacualpa, San Miguel de Mercedes e comunidade de Las Minas.

 

Teatro comunitário

O Festival Artístico Chalateco é realizado desde 1998. Chamado de “Festival de Teatro Popular Chalateco” em suas três primeiras edições, o evento surgiu da necessidade da Associação TNT de criar espaços para mostrar as produções dos grupos de teatro comunitário da região.

Neste contexto, a TNT, junto com outras instâncias de San Antonio Los Ranchos, decidiram lançar em 2007 o Festival del Maíz (“Festival do Milho”), tentando resgatar uma das tradições perdidas transitoriamente no município durante o conflito armado.

A Associação TNT nasceu em 1993, um ano depois da assinatura dos Acordos de Paz, que terminou com mais de uma década de guerra civil em El Salvador. Surgiu nas montanhas de um departamento historicamente excluído, Chalatenango, e ali permanece depois de 25 anos. Na zona rural, projeta-se como uma referência de arte comunitário para toda a América Latina.

 

Cultura viva

Este ano, paralelamente à programação dos festivais artístico e gastronômico, de 23 a 25 de novembro haverá um encontro de 15 coletivos e organizações de Cultura Viva Comunitária. A ideia é ter um espaço durante o dia para trocar experiências de trabalho, conhecer a plataforma Mapa IberCultura Viva e contribuir para o 4º Congresso Latino-americano de CVC, que se realizará na Argentina em maio de 2019.

A proposta foi apresentada ao Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2018 pela Asociación Tiempos Nuevos Teatro em articulação com Centro de Arte para la Paz, Centro Cultural y de las Artes Monseñor Oscar Arnulfo Romero (CLAMOR), Colectivo 12-15, Colectivo La Voz de Romero (LaVoR), Asociación de Arte para el Desarrollo-Primer Acto y Fundación por el Desarrollo de la Cultura a través de las Artes en Cojutepeque (FUNDARTE) e El Culebrón Timbal.

 

 

Nome do evento: III Encuentro Nacional de la Red de Batucadas TUYULU

Nome da red/articulação: Red de Batucadas TUYULU

Organização responsável: TDH-Suiza El Salvador

 

Cerca de 20 grupos de percussão de El Salvador participarão do 3º Encontro Nacional da Rede de Batucadas Tuyulu, nos dias 19 e 20 de dezembro, em San Salvador. O projeto busca fortalecer os grupos de batucada em sua capacidade organizativa em nível local e nacional, e suas habilidades de usar a batucada como ferramenta para a coesão e a transformação social.

Durante as duas jornadas, haverá oficinas sobre técnicas musicais, direitos humanos, equidade de gênero e estratégias de incidência através da arte. O encontro terminará com uma apresentação no espaço público, buscando a conscientização sobre as problemáticas vividas pela juventude salvadorenha.

Se espera a participação de cerca de 100 jovens, entre 15 e 30 anos, residentes da área rural ou urbana dos diferentes departamentos de El Salvador, que tenham conhecimentos básicos de batucada ou percussão e se encontrem em processo de organização ou estejam organizados em coletivos, redes, comitês, etc.

Previamente ao encontro nacional, serão realizadas uma reunião de coordenação, a gravação de um vídeo didático e duas jornadas preparatórias em diferentes zonas do país. A gestão contará com a participação dos/as jovens provenientes dos grupos integrantes da rede, em colaboração com as organizações que apoiam a Tuyulu.

A Rede de Batucadas Tuyulu foi fundada em 30 de agosto de 2015 por 12 grupos de percussão brasileira, com a missão de promover a batucada como uma ferramenta de transformação social e fomentar a cidadania ativa. Atualmente, a rede está preparando um processo formativo para grupos de jovens de 20 comunidades marginalizadas.

A proposta foi apresentada ao Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2018 por Asociación y Cooperación de Investigación para la Salud Mental (ACISAM), Plataforma Global El Salvador (PGES), Centro Bartolome de las Casas (CBC) e Terre des Hommes Suisse El Salvador (TDH-Suiza).

 

Saiba mais sobre a Rede Tuyulu: www.facebook.com/tuyulu

Saiba mais sobre a TNT: https://www.tnt.org.sv/https://bit.ly/1MOJw3I

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20

nov
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Termina em Valparaíso a 10ª Reunião do Conselho Intergovernamental

Em 20, nov 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

 

A 10ª Reunião do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva terminou nesta terça-feira (20/11), em Valparaíso – onde está a sede do Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio do Chile –, com o traspasso da vice-presidência do programa ao Uruguai. Conforme acordado na 6ª Reunião do CI, realizada em Montevidéu em maio de 2017, a função da vice-presidência seria dividida por dois países – Chile e Uruguai – até junho de 2020, quando termina o mandato da Argentina na presidência. O governo chileno respondeu pela primeira metade do mandato. O governo uruguaio assume a segunda metade a partir de agora.

Representantes de 10 dos 11 países integrantes do Conselho Intergovernamental participaram da 10ª Reunião, iniciada nesta segunda-feira (19/11) em Santiago. O encontro também contou com representantes da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB) e do Ministério de Cultura de Cuba, que esteve presente como país convidado, além dos integrantes da Unidade Técnica IberCultura Viva.

O vice-ministro de Cultura e Esportes da Guatemala, Juan Alberto Monzón, participou das duas jornadas representando seu país. O subsecretário das Culturas e das Artes do Chile, Juan Carlos Silva, esteve no encerramento do encontro, em Valparaíso, quando foi transpassada a vice-presidência para o Uruguai. Enrique Vargas, coordenador do Espaço Cultural Ibero-americano, participou por videoconferência da sessão de abertura.

O subsecretário das Culturas e das Artes do Chile, Juan Carlos Silva, e os representantes dos países membros

 

Acordos

Entre os acordos firmados nas duas jornadas, foi aprovada a realização do 3º Encontro de Redes IberCultura Viva nos dias 13 e 14 de maio de 2019 na cidade de Buenos Aires (Argentina). Também foram acordadas a criação de uma comissão de trabalho (integrada por Argentina e Chile) para a formulação do Edital de Mobilidade para o 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, e a continuidade da plataforma Mapa IberCultura Viva, que estreou em agosto de 2018.

Além disso, foram aprovados os informes de desempenho e financeiros sobre o Plano Operativo Anual (POA 2018) apresentados pela Unidade Técnica e o Escritório Sub-Regional para o Cone Sul da SEGIB, assim como as atividades e orçamentos programados para o POA 2019.

Uma das principais propostas para o próximo ano é a segunda edição do Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária, realizada junto com a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO), sede Argentina. A preparação de um edital para bolsas da turma de 2019 começou a ser discutida nesta reunião.

As convocatórias com lançamento previsto ainda para 2018 também foram comentadas. Nos próximos dias, será aberto o prazo de inscrição para o concurso “Sabor à Ibero-América”, pertencente à sinergia entre IberCultura Viva, Iber-Rutas, IberCocinas e Ibe.TV. Este concurso premiará histórias de receitas culinárias tradicionais das comunidades migrantes da Ibero-América. O lançamento da Convocatória de Banco de Saberes e IberEntrelaçando Experiências, tema de debate da reunião anterior (em julho, na Guatemala), está previsto para 1º de dezembro de 2018.

Diego Benhabib (Argentina) e Patricia Rivera (Chile) assinam a ata da 10ª Reunião

 

Confira a ata da 10ª Reunião do Conselho Intergovernamental

 

(Fotos: Llorena Ulloa)

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20

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2018

Em Notícias

Por IberCultura

Um encontro para conversar sobre patrimônio: o projeto do Uruguai selecionado no Edital de Apoio a Redes 2018

Em 20, nov 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

 

Nome do evento: “Patrimonio invisible, construyendo cultura viva”

Nome da red/articulação: Las Vías

Organização responsável: Intermedios Producciones

 

O projeto “Patrimônio invisível, construindo cultura viva”, apresentado pela rede uruguaia Las Vías, aposta na criação de um espaço de encontro e reflexão sobre patrimônio vivo, sobre o patrimônio imaterial e seu diálogo com o patrimônio material, resgatando sua história e sua memória.

Espaço Cultural Ignacio Espino

As instituições que integram a rede Las Vías (Oficina de la Juventud, Comparsa Cuerda de la Explanada, Espacio Cultural Ignacio Espino, Intermedios Producciones) estão baseadas no bairro Las Palmas da cidade de San José de Mayo (departamento de San José), onde ficavam as instalações da Antiga Estação de Trem do Estado. Mantêm identidade própria, mas num contínuo trabalho colaborativo, atendendo a públicos de diferentes idades e contextos, potenciando o bairro como um polo sociocultural da cidade.

A proposta dos coletivos busca gerar uma instância de reflexão sobre os projetos sociais, culturais, artísticos e educativos da zona da Antiga Estação de Trem do Estado, e estabelecer um contraste entre ontem e hoje, entre o visível e o invisível (para visibilizar o invisível), entre o material e o intangível. A zona esteve abandonada durante anos, até que os coletivos se apropriaram do lugar.

O “encontro-conversatório” tem como objetivos: conscientizar sobre a importância do patrimônio imaterial em diálogo com o patrimônio material; valorizar as expressões culturais e artísticas; estimular o trabalho conjunto entre diferentes organizações e coletivos da zona territorial onde se baseia o projeto; criar uma exposição fotográfica que reflexione sobre o valor do patrimônio imaterial; oferecer ao bairro uma infraestrutura fixa para exposições a céu aberto durante os 365 dias do ano; aumentar o trânsito de público pela zona.

As três etapas

Esta proposta será desenvolvida em três etapas. A primeira jornada propiciará o encontro de diferentes atores, integrantes das organizações e coletivos, vizinhos do bairro e público em geral. Também serão convidados a participar do encontro agentes locais e nacionais envolvidos com o tema do patrimônio imaterial,  para dar sua visão e enriquecer o intercâmbio. Desse encontro será produzido um documento com as propostas e conclusões.

(Foto: Comparsa La Explanada)

Fotógrafos profissionais (da cidade) e emergentes (dos espaços formativos do Espaço Cultural Ignacio Espino e integrantes dos coletivos da zona) serão convidados a transitar um dia pelo bairro com a premissa de registrar a convivência do patrimônio material e imaterial. Serão registradas as diversas atividades realizadas durante um dia nos espaços a cargo dos coletivos: oficinas, atividades ao ar livre, espetáculos de artes cênicas, saída e percurso da Comparsa Cuerda de la Explanada (o bloco carnavalesco local), etc.

Com base no material elaborado durante o encontro e tendo como insumos o material fotográfico, será montada uma exposição de 28 fotografias e 2 placas (una apresentando o projeto e outra apresentando o bairro). A etapa 2 abarca a realização/curadoria e inauguração da exposição fotográfica a céu aberto. A etapa 3 será de circulação da mostra.

 

Saiba mais sobre o Espaço Cultural Ignacio Espino: https://www.ecie.com.uy

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