Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

EDITAIS

12

dez
2018

Em EDITAIS
Notícias

Como inscrever-se no Edital IberEntrelaçando Experiências

Em 12, dez 2018 | Em EDITAIS, Notícias |

O Edital IberEntrelaçando Experiências, lançado pelo programa IberCultura Viva no dia 10 de dezembro, está organizado em duas etapas: uma para construir e visibilizar o Banco de Saberes da Cultura Comunitária, e outra para promover a troca de conhecimentos entre comunidades dos países membros do programa. Esse intercâmbio se dará por meio de instâncias de formação e espaços de experimentação a cargo de pessoas facilitadoras que integram o Banco de Saberes.

Nesta primeira fase, que tem inscrições abertas até 15 de março de 2019, podem participar organizações culturais comunitárias e/ou povos indígenas dos 22 países ibero-americanos que tenham interesse em propor uma atividade de intercâmbio de saberes e experiências para serem compartilhadas com outros coletivos, comunidades e povos do Espaço Cultural Ibero-americano.

As propostas selecionadas na segunda etapa do edital terão o apoio de IberCultura Viva na compra de passagens e seguros de viagem para as pessoas facilitadoras das experiências de intercâmbio.

 

1. QUEM PODE PARTICIPAR

. Que organizações e coletivos podem participar da etapa 1?

As organizações culturais comunitárias (sem fins lucrativos) que contem com pessoa jurídica em algum dos 22 países membros da Conferência Ibero-americana.

Os coletivos que não tiverem personalidade jurídica podem se inscrever apresentando uma carta aval assinada pelo representante governamental do programa IberCultura Viva em seu país. (A inscrição sem pessoa jurídica será permitida somente a organizações/coletivos dos países integrantes do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva)

.Quais são os países membros da Conferência Ibero-americana?

São os 19 países da América Latina de língua espanhola e portuguesa, mais Andorra, Espanha e Portugal. Os 22 países da Ibero-América, portanto, são: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

.Quais são os países integrantes do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva?

Fazem parte do programa Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba (país convidado), Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru e Uruguai.

.Quais são os critérios requeridos para a emissão da Carta aval às organizações ou coletivos sem pessoa jurídica?

Os órgãos que respondem pelo programa IberCultura Viva em cada país (Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura ou equivalente) determinarão os critérios requeridos para a emissão do aval.

Os contatos dos responsáveis pelo programa nos países membros estão informados no formulário de inscrição do edital (item 1.4, anexo II, modelo de carta aval), disponível na plataforma Mapa IberCultura Viva. No caso do Brasil, quem responde pelo programa IberCultura Viva é o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Diversidade Cultural.

 

 2. O QUE PODE SER APRESENTADO

. Que tipo de proposta pode ser apresentada no edital?  

Na primeira etapa do Edital IberEntrelaçando Experiências, as organizações e povos indígenas deverão apresentar no Mapa IberCultura Viva as propostas que já desenvolvem em suas comunidades e desejam compartilhar com outros coletivos no Banco de Saberes.

Por saberes e conhecimentos se entendem as experiências, práticas comuns, metodologias, tecnologias sociais, histórias das comunidades, saberes ancestrais ou tradicionais, entre outros, dos diferentes grupos que compõem a diversidade ibero-americana exercidas a partir da base territorial.

.É necessário definir uma pessoa facilitadora para esta proposta?

Sim, nesta primeira etapa, em que se busca construir um Banco de Saberes, é necessário citar o nome e a trajetória de uma ou duas pessoas facilitadoras da experiência proposta. Esta(s) pessoa(s) será(ão) aquela(s) que oferecerá(ão), por exemplo, uma oficina ou outra atividade na comunidade interessada em participar deste intercâmbio.

Posteriormente, na segunda etapa do edital, as organizações e/ou povos indígenas deverão eleger quais as propostas do Banco de Saberes gostariam de receber em seus territórios e entrar em contato com as pessoas facilitadoras. Uma vez que ambas as partes estejam de acordo sobre a vontade de realizar o intercâmbio, deverão apresentar suas postulações como anfitriãs deste “entrelaçamento de experiências”.

 

3. COMO SE DARÁ O INTERCÂMBIO

. Quando começará a etapa 2?

As inscrições para a segunda etapa do edital, na qual será feita a seleção das comunidades anfitriãs, terá início em 15 de maio e terminará em 30 de junho de 2019. Esta segunda fase é destinada somente a organizações e coletivos dos 12 países integrantes do programa: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba (país convidado), El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, México, Peru e Uruguai. Poderão ser propostos intercâmbios de saberes entre organizações e/ou povos indígenas de um mesmo país ou entre vários países membros do programa.

. Quando se dará o desenvolvimento das ações em território?

As ações de IberEntrelaçando Experiências (os intercâmbios propriamente ditos) se darão entre agosto e dezembro de 2019

. O que as comunidades anfitriãs deverão garantir?

As comunidades anfitriãs deverão garantir hospedagem, alimentação e traslados dentro do território local da(s) pessoa(s) facilitadora(s) convidada(s), assim como a difusão e produção da atividade em território.

. Qual será o apoio oferecido pelo programa IberCultura Viva?

O programa IberCultura Viva se encarregará da compra de passagens e seguros de viagem para a(s) pessoa(s) facilitadora(s) do intercâmbio. Não haverá transferência de fundos para os projetos.

. Quem escolherá as propostas e selecionará as comunidades anfitriãs?

A avaliação das propostas estará a cargo do Comitê de Seleção, formado por integrantes do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva.  Serão levados em conta na seleção critérios como a trajetória em projetos relevantes para a área cultural, especialmente em temas relacionados com a organização comunitária, o desenvolvimento de políticas, a construção de cidadania e a valorização de identidades culturais. As propostas também devem incluir a perspectiva de gênero de forma transversal.

 

4. COMO INSCREVER-SE NO EDITAL

Desde agosto de 2018, as inscrições para os editais IberCultura Viva são realizadas por meio do Mapa IberCultura Viva (https://mapa.iberculturaviva.org/). Nesta plataforma livre, gratuita e colaborativa, agentes culturais, organizações culturais comunitárias e  povos indígenas podem, além de inscrever-se nos editais e concursos do programa, difundir seus próprios eventos, espaços e projetos.

No caso do Edital IberEntrelaçando Experiências, as pessoas do Brasil interessadas em inscrever-se devem buscar o edital que aparece com o título em portugués (“Edital IberEntrelaçando Experiências”): https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/47/

Pessoas dos outros países devem inscrever-se no edital que leva o título em espanhol (Convocatoria IberEntrelazando Experiencias): https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/45/

 

.Já participei de outro edital IberCultura Viva por meio desta plataforma. Devo registrar minha organização mais uma vez como agente coletivo?

Não é necessário. O campo “Registrarse” na página inicial é usado apenas na primeira vez. Nas próximas vezes, você deve clicar “Ingresar” para ter acesso ao seu perfil. (Caso tenha esquecido a senha cadastrada, clique em “Olvidé mi contraseña”). Obs: Na primeira vez, ao fazer o registro, o agente é direcionado automaticamente para o perfil. Depois, será necessário clicar em “Editar” para poder acessar/modificar os dados do cadastro.

. Estou no Mapa IberCultura Viva pela primeira vez. Como me registro na plataforma?

Para se inscrever em um edital do IberCultura Viva é necessário registrar-se primeiramente como agente cultural no Mapa IBCV. Esta plataforma permite o registro de dois tipos de agentes: individual e coletivo. Por agentes individuais compreendemos as pessoas físicas, e por agentes coletivos, as organizações culturais comunitárias, entidades, povos indígenas, coletivos, agrupações e instituições.

Recomendamos aos representantes de organizações que inscrevam-se inicialmente como agentes individuais (pessoas físicas) e depois cadastrem o perfil de agente coletivo, com os dados de sua organização, coletivo, Ponto de Cultura, etc.

No perfil coletivo, é possível definir os nomes das pessoas responsáveis e adicionar agentes individuais que estejam relacionados ao agente coletivo em questão. Esses agentes que serão adicionados já devem ter seus perfis previamente cadastrados no Mapa IberCultura Viva.

Aqui está um manual para ajudar você a registrar agentes, espaços, projetos e eventos na plataforma: https://iberculturaviva.org/manual/Não se esqueça de que para cada etapa preenchida é necessário salvar os dados inseridos no canto superior direito da tela (Salvar).

. Uma vez concluído o registro, onde encontro o formulário de inscrição do edital?

Agora que já tem o perfil de agente registrado, clique em “Editais” (na parte superior da tela do Mapa IBCV) e vá até o arquivo que aparece com o título em português (“Edital IberEntrelaçando Experiências”). Na página seguinte você poderá baixar o regulamento do edital, assim como os anexos que devem ser preenchidos e enviados no ato da inscrição. O formulário aparecerá depois de clicar no título do edital e iniciar a inscrição.

. Como iniciar a inscrição?

Para iniciar sua inscrição, clique no campo de busca, localize o nome da pessoa física titular do registro (deve ser um agente pessoa física previamente cadastrado) e selecione a opção “Realizar inscrição”, disponível ao lado do campo de busca.

Complete as informações requeridas no formulário de inscrição. A qualquer momento é possível salvar os dados de sua inscrição utilizando o botão “Salvar” no canto superior direito. Feito isso, é possível sair da plataforma e continuar o preenchimento em outro momento (antes do término do período de inscrições).

A proposta será enviada para a participação no edital somente após o preenchimento de todos os campos do formulário e a inclusão de todos os anexos obrigatórios. Revise as informações antes de clicar em “Enviar inscrição”. Após o envio, não será possível editá-la. a plataforma exibirá a tela de confirmação do envio.

 

Confira o regulamento do concurso: https://bit.ly/2Ed7ewc

Inscrições: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/47/

Consultas: programa@iberculturaviva.org

Como se registrar no Mapa IberCultura Viva: https://iberculturaviva.org/manual/