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29

ago
2019

Em Notícias

Por IberCultura

2º Festival Intercultural do Río Cayapas: conheça o projeto do Equador selecionado no Edital de Apoio a Redes 2019

Em 29, ago 2019 | Em Notícias | Por IberCultura

Nome do evento: 2º Festival Intercultural del Río Cayapas 2019 

Nome da rede: Unión de Organizaciones Negras del Norte de Esmeraldas

Organização responsável: Unión de Organizaciones Negras del Norte de Esmeraldas/Telembí

Data prevista: de 7 a 24 de novembro de 2019

 

 

O 2º Festival Intercultural do Río Cayapas “Sin territorio no hay cultura”, que se realizará no Equador em novembro de 2019, é um encontro dirigido à população afro-equatoriana e ao povo indígena Chachi, que compartilham os territórios ancestrais de Telembí e comunidades vizinhas do Río Cayapas (cantón Eloy Alfaro, província de Esmeraldas). O evento, também aberto ao público em geral, foi a proposta do Equador selecionada no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2019.

O objetivo geral do festival este ano é dar visibilidade às sinergias existentes entre as manifestações culturais em torno da música, da dança e das artes cênicas e o intercâmbio de saberes afro-equatorianos e indígenas com a importância da defesa do território, da transversalidade do enfoque de gênero, dos direitos da natureza e do respeito às manifestações dos símbolos e tradições vivas destas comunidades.

Os objetivos específicos são quatro: 1) Potenciar as atividades artísticas como uma ponte entre o campo e a cidade; 2) Fortalecer os/as gestores/as culturais existentes; 3) Ampliar o grupo de gestores/as culturais, envolvendo o enfoque de gênero para aumentar a participação das mulheres; 4) Criar novos laços colaborativos e fortalecer os já existentes, principalmente entre o mundo afro-equatoriano e o indígena com o resto de experiências similares no Equador e no mundo.

 

Atividades 

Apresentação da Embaixada Cultural da Comunidade de Telembí no projeto ERRANTE

O festival ocorrerá de 21 a 24 de novembro, como um encontro artístico, multilinguístico e multidisciplinar que inclui apresentações de música, dança e artes cênicas de grupos locais e convidados, além de uma feira de saberes ancestrais, artesanato, preservação de sementes e gastronomia. A ideia é ter como sedes do encontro as comunidades das Juntas Parroquiales de Telembí, Santa María, San José e San Miguel del Cayapas.

Previamente ao encontro, de 8 a 10 de novembro, será realizada a oficina “Semillero de Gestoras Interculturales Afroecuatorianas y Chachi del Cayapas“. Entre os conteúdos propostos estão as fortalezas das experiências das mulheres afro-equatorianas e chachi para a gestão cultural, as bases da gestão cultural e o manejo de fundos. A metodologia e facilitação da oficina contará com a ajuda de intérpretes do idioma cha`palaachi para melhorar a comunicação com as participantes da etnia Chachi.

 

A rede

A União de Organizações Negras do Norte de Esmeraldas (UONNE), responsável pelo evento, é uma organização sociopolítica que existe de fato desde 1979 e juridicamente desde 1997. A ela se encontram adscritas mais de 200 comunidades afro-equatorianas, distribuídas nos territórios ancestrais das comunas Río Santiago Cayapas e Telembí.

Seu objetivo principal é o cuidado e a defesa dos territórios ancestrais através de ações baseadas na defesa de suas tradições, cultura, modelo organizacional próprio, gastronomia, práticas medicinais e a prática de modelos socioeconômicos em sinergia com o respeito à natureza. 

Em nome da UONNE, apresentaram esta proposta ao Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes as seguintes redes e coletivos: Embajada Cultural de Telembì – Comuna Telembì , Federación de Centros Chachi de Esmeraldas (FECCHE), Festival del Sur – Jornadas Internacionales de Arte y Cultura, Red Cultura Viva Comunitaria Ecuador e Red Ecuatoriana de Festivales (REF).

 

29

ago
2019

Em Notícias

Por IberCultura

Culturas em movimento: conheça a proposta de Costa Rica selecionada no Edital de Apoio a Redes 2019

Em 29, ago 2019 | Em Notícias | Por IberCultura

Nome do evento: II Congreso Mesoamericano y Caribe de Culturas Vivas Comunitarias: Culturas en movimiento.

Nome da rede: Movimiento de Culturas Vivas Comunitarias Costa Rica y Plataforma MARACA

Organização responsável: GuanaRED

Data prevista: de 20 a 22 de março de 2020

Arte, política, ecologismo, diálogo, brincadeiras e diferentes expressões culturais são estratégias que serão abordadas para fortalecer e validar as bases de trabalho regional durante o II Congresso Mesoamericano e Caribe de Culturas Vivas Comunitárias: “Culturas em movimento”, que se realizará em Buenos Aires (Punta Arenas, Costa Rica) de 20 a 22 de março de 2020. Como tema central transversal está a migração, por sua importância na região.

A proposta, apresentada pelo Movimento de Culturas Vivas Comunitárias Costa Rica e Plataforma MARACA, foi a ganhadora de Costa Rica no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2019. Além de fortalecer a articulação e organização do movimento de cultura viva comunitária (CVC), tanto em nível nacional como regional, a iniciativa tem o objetivo de criar agendas de trabalho conjunto e visão compartilhada, e dar visibilidade à riqueza das culturas em movimento e do congresso.

Entre as atividades previstas para o congresso estão uma feira de arte, como espaço articulador; uma assembleia, como espaço de tomada de decisões; de 8 a 10 círculos da palavra, tomando como base os círculos trabalhados nos congressos latino-americanos; intercâmbios de experiência, para visibilizar os processos culturais comunitários realizados na região; um circuito de rotas culturais; um cortejo, percorrendo as ruas da comunidade Longo Maï; e uma peña cultural, com apresentações artísticas.

 

O evento se dirige a todas as pessoas que fazem parte de organizações ou trabalhos de impacto cultural, artístico e comunitário na região mesoamericana e Caribe, assim como pessoas que estão sendo parte (e interessados em integrar) dos processos de Culturas Vivas Comunitárias no Costa Rica. Entre eles as seguintes comunidades, redes e organizações: Plataforma MARACA, Movimento de Culturas Vivas Comunitárias Costa Rica, GuanaRED, Punto G Cultural, comunidade de pessoas migrantes Longo Maï, povos originários, comunidade afrodescendente, comunidade LGTBIQ+.

Como integrantes do Movimento de CVC Costa Rica e Plataforma MARACA, apresentaram esta proposta ao edital do IberCultura Viva as organizações/coletivos Yarä Kanic, ASADA Barrio Corazón de Jesús y Poás de Aserrí, Asociación Cultural del Swing y Bolero Costarricenses (Aswingbol), Asociación Limonense de Arte, Raíz y Cultura (ALARC), Grupo Folclórico Volviendo a Vivir, Casa Madremonte, Asociación Peña Cultural Ramonense, Trascendentes, Fundación Keme, Centro de Investigacion Indígena Oropopo, Colectivo Vergel de Gestión Cultural

GuanaRED: TEJIENDO DESDE LAS COMUNIDADES

La GuanaRED es la red nacional de arte y gestión cultural comunitaria. Una red en la que participamos colectivxs, artistas y gestoras/es culturales que creemos en el arte y la cultura como herramienta para la transformación social desde, por y para las comunidades.Agradecemos a todas las personas que hicieron posible la realización y financiamiento de este video, muy especialmente a:Las Chicharras comunicadoras de la GuanaREDRevista U-suréLas ChicharrasCentro de Estudios y Publicaciones AlforjaGrupo Emaus Fundación Social Agencia de cooperación Vasca para el desarrollo

Publicado por GuanaRED em Quarta-feira, 14 de agosto de 2019

 

Video: GuanaRED

Fotos: Comparsa Chitik no encerramento do Primeiro Congresso Mesoamericano de Culturas Vivas Comunitárias, na Guatemala, em dezembro de 2018

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29

ago
2019

Em Notícias

Por IberCultura

Jornadas de Reflexão e Intercâmbio Populteatro: conheça a proposta do Chile selecionada no Edital de Apoio a Redes 2019 

Em 29, ago 2019 | Em Notícias | Por IberCultura

Nome do evento: Jornadas de Reflexión e Intercambio Populteatro

Nome da rede: Red de Cultura Comunitaria Entepola

Organização responsable: Fundación Entepola Chile

Data prevista: de 17 a 26 de janeiro de 2020

 

As Jornadas de Reflexão e Intercâmbio Populteatro, que serão realizadas no Chile em janeiro de 2020, serão uma instância do Festival Internacional de Teatro Comunitário Entepola, compostas por palestras, rodas de conversas e oficinas teórico-práticas, com facilitadores nacionais e internacionais, acompanhadas de dinâmicas grupais.

O evento, que foi uma das 10 propostas ganhadoras do Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2019, terá seis jornadas, em sedes rotativas (as sedes dos integrantes da Rede de Cultura Comunitária Entepola), para que os participantes conheçam as práticas comunitárias em seus territórios. 

Cada jornada terá dois blocos. O primeiro será para que o coletivo exponha alguma de suas práticas em relação à temática transversal definida. O segundo bloco está reservado a um facilitador nacional ou internacional, para tratar em profundidade a temática proposta, e para as dinâmicas grupais. Todas as atividades serão gratuitas, abertas ao público em geral.

 

O festival

Em sua 34ª edição, o Festival Internacional de Teatro Comunitário Entepola contará com apresentações de companhias provenientes de vários países. As sessões, marcadas para o período entre 17 e 26 de janeiro no anfiteatro de Pudahuel, buscam potenciar e manter o movimento artístico comunitário no Chile, utilizando o teatro como ferramenta de formação e transformação no âmbito social, educacional e cultural.

O festival nasceu em Santiago em 1987, como um projeto da companhia de teatro La Carreta. Desde 2000, e de forma contínua, se realiza na comuna de Pudahuel, na região metropolitana de Santiago, onde está a sede da Fundação Entepola. A entidade, por sua experiência de intervenção social, é considerada uma referência chilena e internacional do teatro comunitário.

Sob o “guarda-chuva” de Entepola estão o Festival Internacional de Teatro Comunitário, o Seminário de Pedagogia Teatral e Ação Social, a Escola Latinoamericana de Teatro Popular (Elatep), as Jornadas de Reflexão e Intercâmbio Populteatro, a companhia de teatro Entepola e a Rede de Cultura Comunitária Entepola.

 

As jornadas

As jornadas “Populteatro” têm como objetivo realizar um intercâmbio reflexivo sobre as práticas culturais comunitárias em diversos países e contextos; nutrir a prática e contribuir para a sistematização da cultura comunitária, além de prover um ambiente de respeito, comunicação aberta e participação coletiva. As atividades se destinam aos integrantes dos coletivos da Rede de Cultura Comunitária Entepola e aos integrantes das companhias nacionais e internacionais participantes do festival de teatro.

Durante os primeiros anos de “Populteatro” (1998-2006), as sessões giravam em torno das obras apresentadas no palco principal do festival. As companhias de teatro falavam do processo criativo e do contexto de trabalho de suas obras, e então se desenvolvia um fórum crítico com o objetivo de retroalimentar as companhias. 

Em 2007, “Populteatro” passou a dividir-se em duas instâncias de trabalho: 1) as jornadas de reflexão de cultura comunitária e 2) a desmontagem. Enquanto esta última instância enfocava os processos criativos teatrais, a primeira se dedicava especificamente à uma reflexão ampla sobre a prática cultural comunitária. Desde 2019 as jornadas têm como foco os seminários de reflexão e oficinas em torno de uma temática global à qual os expositores respondem, a partir de sua prática e de seu contexto. 

#ENTEPOLA2019 Día 5¡Quinto día del Festival Internacional de Teatro Comunitario ENTEPOLA CHILE 2019!¡Los esperamos del 17 al 26 de Enero!

Publicado por Entepola Chile Fundación em Terça-feira, 22 de janeiro de 2019

A rede

A Rede de Cultura Comunitária Entepola, que apresentou o projeto selecionado no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2019, é formada por Fundación EntepolaColectivo Sustento, Colectivo Teatro Comunitario Chaca Chaca, Club de adulto mayor Llitulun Ayekantun, Junta de Vecinos Santa Cecilia, Comité de Acción Social y Cultural El Pilón, Festival Iberoamericano de las Artes que Cuentan (FIAC), Centro Cultural Social y Deportivo 4 Estaciones, Centro Cultural Teatro Las Barrancas, e Movimiento Social Movilizate.

 

(Fotos e vídeo: Fundación Entepola)

29

ago
2019

Em Notícias

Por IberCultura

Pontos de Cultura se articulam no Pará: conheça o projeto brasileiro selecionado no Edital de Apoio a Redes 2019

Em 29, ago 2019 | Em Notícias | Por IberCultura

Nome da rede: Rede Ajuricaba – Rede Paraense de Pontos de Cultura

Nome do evento: I Encontro da Rede Ajuricaba – Rede Paraense de Pontos de Cultura

Organização responsável: Ponto de Cultura Ninho do Colibri

Data prevista: de 17 a 19 de outubro de 2019

 

Rodas de debates, fórum, grupos de trabalho e vivências estéticas são as atividades previstas para o I Encontro da Rede Ajuricaba – Rede Paraense de Pontos de Cultura, que será realizado em Belém de 17 a 19 de outubro de 2019. O evento foi a proposta do Brasil selecionada no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2019.

O encontro tem como objetivo manter articulada a Rede de Pontos de Cultura do Pará, que se formou há 10 anos e hoje congrega também outros produtores e fazedores de cultura popular e comunitária da região amazônica. Está dirigido a representantes de Pontos de Cultura do Pará, produtores culturais, artistas, criadores e criadoras da cultura popular e comunitária, mestres e mestras de cultura; professores, pesquisadores e estudantes; militantes do movimento cultural do estado; gestores públicos, e parlamentares.

Com esta iniciativa, a rede pretende articular a aprovação do Projeto de lei Cultura Viva Pará na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa); discutir a implantação do Sistema Estadual de Cultura (CPF da Cultura); debater mecanismos de financiamento da cultura; contribuir para a popularização da Política Nacional de Cultura Viva, sobretudo o Cadastro Nacional de Pontos de Cultura (Plataforma Rede Cultura Viva), além de promover vivências e interações culturais que permitam imersões no ambiente e no imaginário poético amazônico.

Ao longo dos três dias do encontro, os participantes estarão reunidos em três locais: no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA) e nos Pontos de Cultura Ninho do Colibri e Casa Preta, situados na ilha de Caratateua.

A proposta do I Encontro da Rede Ajuricaba – Rede Paraense de Pontos de Cultura foi apresentada por 10 organizações/coletivos: Rede Ajuricaba, Ponto de Cultura Ninho do Colibri (Belém), Ponto de Cultura Conquistar (Abaetetuba), Ponto de Cultura ComVida (Rondon do Pará), Ponto de Cultura Ribeirinha de Santarém (Santarém), Ponto de Cultura Marujada de Bragança (Bragança), Ponto de Cultura Cruzeirinho (Soure, Ilha de Marajó), Ponto de Cultura Fábrica de Sonhos (Abaetetuba), Ponto de Cultura Casa Preta (Belém) e Ponto de Cultura Associação Musical da Amazônia (Belém).

 

(Foto: Ryssa Izabelle/Coletivo Casa Preta)

 

Saiba mais sobre a rede

https://www.facebook.com/Rede-Ajuricaba-Rede-Paraense-de-Pontos-de-Cultura-503407866484970/

 

Leia também:

Zehma e a Rede Ajuricaba, a rede de resistência dos Pontos de Cultura do Pará

 

 

(Video-doc “Vozes Jovens da Amazônia”, 2009) 

 

29

ago
2019

Em Notícias

Por IberCultura

Um encontro de educadores populares: conheça o projeto da Argentina selecionado no Edital de Apoio a Redes 2019

Em 29, ago 2019 | Em Notícias | Por IberCultura

 

Nome do evento: Inventamos o Erramos: Enredándonos entre Educadores Populares

Nome da rede: Red de Educadores Populares: Isauro Arancibia

Organização responsável: Asociación Civil Isauro Arancibia

Data prevista: de 11 a 15 de novembro de 2019

 

De que falamos quando falamos de educação popular? É a partir desta pergunta que a Rede de Educadores Populares Isauro Arancibia se dispõe a intercâmbios e reflexões sobre organização, participação e construção coletiva entre instituições/organizações, no encontro “Inventamos o Erramos: Enredándonos entre Educadores Populares”, que será realizado em Buenos Aires de 11 a 15 de novembro de 2019.

O evento, que foi o selecionado da Argentina no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2019, foi organizado em cinco jornadas que buscam promover o diálogo e a reflexão entre educadores populares da Argentina e da região, favorecendo a pesquisa-ação, fortalecendo suas práticas e potenciando a lógica de trabalho em rede como um elemento estratégico e um posicionamento ético.

As quatro primeiras jornadas serão teórico-práticas, no Centro Educativo Isauro Arancibia (Paseo Colón 1366, CABA), com momentos de painel (mais expositivos) e momentos de oficina, para promover o intercâmbio, o debate e o posicionamento coletivo. A última jornada, de encerramento do encontro, contará com a construção de um mural coletivo e um documento que dará origem à Rede de Educadores Populares Isauro Arancibia.

“Inventamos ou Erramos” tem os seguintes objetivos: 1) Favorecer espaços de construção coletiva do conhecimento;  2) Propiciar o intercâmbio de experiências de educação popular em instituições educativas, para repensar, transformar, melhorar e fortalecer as práticas cotidianas; 3) Organizar espaços de diálogo, reflexão e sistematização para pensar e construir práticas colectivamente, a partir de diferentes espaços, e com o fim de intervir na realidade para transformá-la; 4) Fortalecer o vínculo e as articulações entre as instituições e organizações que trabalham a partir da educação popular; 5) Potenciar o grau de organização interinstitucional para a elaboração de agenda e ações conjuntas.

 

Esta proposta foi apresentada ao Edital de Apoio a Redes 2019 por um grupo de professores e professoras que trabalham dentro do sistema formal de ensino desde a perspectiva da educação popular, desenvolvendo suas tarefas no Centro Educativo Isauro Arancibia, que abriga mais de 300 crianças, jovens e adultos em situação de rua e extrema vulnerabilidade social. 

Para estes professores, a educação é entendida como coluna vertebral da cultura dos povos e ferramenta transformadora que forma sujeitos livres, apostando em processos que valorizem suas experiências, saberes e contexto. A criação de uma rede com organizações e instituições com que trabalham na promoção e restituição de direitos é uma das estratégias para a realização de sua tarefa pedagógica. 

“Inventamos ou Erramos” pretende formalizar e ampliar esta rede, convocando  educadores populares e outras redes/organizações que trabalham a educação popular com população vulnerável na Argentina e na região, gerando espaços para promover a autonomia e a participação comunitária. Além de reforçar a articulação, a Rede de Educadores Populares Isauro Arancibia espera promover a formalização destas práticas no sistema educativo e nas políticas de base comunitária.

 

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28

ago
2019

Em EDITAIS
Notícias

Por IberCultura

Dez propostas foram selecionadas no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2019

Em 28, ago 2019 | Em EDITAIS, Notícias | Por IberCultura

(Foto: Mauro Rico/Secretaría de Cultura de la Nación de Argentina)

 

Encontros de Pontos de Cultura, festivais, congressos e jornadas de reflexão e intercâmbio estão entre as 10 propostas selecionadas no Edital IberCultura Viva para Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2019. Os eventos serão realizados entre outubro de 2019 e maio de 2020, com entrada livre e gratuita, em 10 países integrantes do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva. Cada projeto ganhador (elegeu-se um por país) receberá até US$ 5 mil.

As inscrições deste edital estiveram abertas entre 1º de junho e 15 de julho. Os projetos deveriam ser apresentados por uma organização cultural comunitária ou povo originário com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, que trabalhasse em articulação e de maneira colaborativa com ao menos outras duas organizações e/ou coletivos.

Do total de 59 inscrições recebidas, México foi o país membro com o maior número de postulações (18), seguido de Argentina (8), Chile (6), El Salvador (5), Peru (5), Brasil (4), Equador (4), Guatemala (3), Uruguai (3), Costa Rica (2) e Espanha (1). Deste total de propostas apresentadas, 50 foram consideradas habilitadas e em seguida avaliadas pelo Comitê de Seleção.

Entre os critérios levados em conta na avaliação dos projetos estavam a adequação aos objetivos estratégicos do  programa; os impactos artístico-culturais, econômicos e/ou sociais; a experiência da rede ou coletivo proponente; a proposta técnica apresentada, e a coerência e adequação do orçamento e do plano de trabalho.

 

AS PROPOSTAS SELECIONADAS

 

ARGENTINA

  • Nome do evento: Inventamos o Erramos: Enredándonos entre Educadores Populares
  • Nome da rede: Red de Educadores Populares: Isauro Arancibia
  • Organização responsável: Asociación Civil Isauro Arancibia
  • Data prevista: de 11 a 15 de novembro de 2019

 

BRASIL

  • Nome do evento: I Encontro da Rede Ajuricaba – Rede Paraense de Pontos de Cultura
  • Nome da rede: Rede Ajuricaba – Rede Paraense de Pontos de Cultura
  • Organização responsável: Ponto de Cultura Ninho do Colibri
  • Data prevista: de 17 a 19 de outubro de 2019

 

CHILE

  • Nome do evento: Jornadas de Reflexión e Intercambio Populteatro
  • Nome da rede: Red de Cultura Comunitaria Entepola
  • Organização responsável: Fundación Entepola Chile
  • Data prevista: de 17 a 26 de janeiro de 2020

 

COSTA RICA

  • Nome do evento: II Congreso Mesoamericano y Caribe de Culturas Vivas Comunitarias: Culturas en movimiento.
  • Nome da rede: Movimiento de Culturas Vivas Comunitarias Costa Rica y Plataforma MARACA
  • Organização responsável: GuanaRED
  • Data prevista: de 20 a 22 de março de 2020

 

EQUADOR

  • Nome do evento: 2º Festival Intercultural del Río Cayapas 2019 “Sin Territorio no hay Cultura”
  • Nome da rede: Unión de Organizaciones Negras del Norte de Esmeraldas
  • Organização responsável: Unión de Organizaciones Negras del Norte de Esmeraldas/Telembí
  • Data prevista: de 7 a 24 de novembro de 2019

 

EL SALVADOR

  • Nome do evento: Feria y Tianguis Comunitario.
  • Nome da red: ASALDI y Asociación Interinstitucional de la Cultura
  • Organização responsável: ASALDI
  • Data prevista: de 15 de outubro de 2019 a 15 de fevereiro de 2020

 

GUATEMALA

  • Nome do evento: Encuentro Festival “Arte, Cultura y Buenas Prácticas”
  • Nome da rede: Movimiento de Culturas Vivas Comunitarias
  • Organização responsável: Peronia Adolescente
  • Data prevista: 9 e 10 de novembro de 2019

 

MÉXICO

  • Nome do evento: 4º Festival de la Tierra
  • Nome da rede: Colectivo Festival de la Tierra
  • Organização responsável: Dulce Camino A.C.
  • Data prevista: de 22 a 26 de abril de 2020

 

PERU

  • Nome do evento: Miradas en lucha: comunicación comunitaria y pedagogías audiovisuales
  • Nome da rede: MIEL – Miradas en Lucha
  • Organização responsável: Maizal
  • Data prevista: de 6 a 9 de maio de 2020

 

URUGUAI

  • Nombre del evento: Puntos y Cultura – Encuentro Nacional de Puntos de Cultura
  • Nombre de la red: Encuentro Nacional de Puntos de Cultura
  • Organización responsable: COOPCAN25
  • Fecha prevista: 7 y 8 de diciembre de 2019

 

Confira a ata com a lista de selecionados:

Informação aos interessados III – Etapa de seleção – Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2019 

 

Confira o regulamento do edital: https://bit.ly/311pQZp

 

Leia também

Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2019: fortalecendo a articulação e o trabalho colaborativo

Está aberto o prazo de recursos da etapa de habilitação do Edital de Apoio a Redes 2019 

 

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21

ago
2019

Em Notícias

Por IberCultura

Começa em San José a atividade de intercâmbio entre Uruguai e Costa Rica

Em 21, ago 2019 | Em Notícias | Por IberCultura

Duas representantes dos ministérios de Educação e Cultura (MEC) e do Desenvolvimento Social (MIDES) do Uruguai participam de uma atividade de intercâmbio em Costa Rica, hoje e amanhã, no Centro Nacional de la Cultura (Cenac), em San José.

O encontro, organizado pelo Ministério de Cultura e Juventude de Costa Rica com o apoio do programa IberCultura Viva, tem o objetivo de conhecer a experiência de articulação do setor cultural e social no Uruguai e dialogar sobre oportunidades de articulação em Costa Rica, no âmbito da Estratégia de Segurança Humana.

Participam da atividade Begoña Ojeda, diretora geral de Programas Culturais da Direção Nacional de Cultura (DNC/MEC), e Mariana Silva, diretora da Divisão Socioeducativa da Direção Nacional de Promoção Sociocultural (MIDES).

As sessões serão nesta quarta-feira (21/08) e quinta (22/08), das 8h30 às 15h, no Cenac de San José. Ao longo das duas jornadas serão trabalhadas três temáticas: 1) Abordagem conceitual sobre desenvolvimento humano a partir da experiência no Uruguai (paradigmas do setor social e cultural); 2) Metodologia dos processos para vincular o social e o cultural; 3) O papel das organizações de base comunitária em processos de trabalho cultural e do setor social.

O encontro em San José é uma das ações de intercâmbio realizadas com o apoio do programa IberCultura Viva, para o fortalecimento das políticas culturais de base comunitária no Espaço Ibero-americano.  Para este semestre estão previstas outras três atividades de intercâmbios entre funcionários de ministérios: duas serão realizadas no Chile (em setembro e outubro), e uma na Espanha (em outubro).

 

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21

ago
2019

Em Notícias

Por IberCultura

Campus Fronteiras Imaginárias: duas semanas de trabalho colaborativo por uma sociedade mais tolerante e diversa

Em 21, ago 2019 | Em Notícias | Por IberCultura

De 11 a 25 de setembro será realizado em San Sebastián (País Basco/Espanha) o Campus Fronteiras Imaginárias, um projeto que propõe soluções para conflitos culturais baseados na intolerância ao diferente através de iniciativas colaborativas de arte e criatividade.

O evento, que contará com convidados do México, Chile e Brasil para ministrar cursos e oficinas, é uma iniciativa organizada pela Comunidade VEDI (de Ventana a la Diversidad), uma plataforma que conecta jovens do mundo por meio da arte, da criatividade e das tecnologias digitais. 

Nesta comunidade nascida no País Basco em 2013, jovens de diferentes culturas se juntam para criar desde poesia expandida através de vídeo e música, até documentários, passando por artefatos de animação construídos com materiais reciclados. A proposta de VEDI é a de fortalecer as capacidades desses jovens para que possam se converter em agentes de mudança a favor da diversidade (cultural, sexual, de ideias, etc.), da cultura de paz e dos direitos humanos. 

 

Dois encontros

Campus Fronteiras Imaginárias é o segundo encontro internacional da Comunidade VEDI a realizar-se em 2019. O primeiro, “Entre Fronteiras”, ocorreu de 27 de março a 4 de abril em Rapa Nui (Ilha de Páscoa, Chile), com a colaboração das organizações Toki e .txt. Esta experiência de intercâmbio de conhecimentos foi um dos 17 projetos ganhadores do Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2018.

 

Para este segundo encontro no País Basco, a Comunidade VEDI organizou um concurso fotográfico chamado “Abre tu muralla a la diversidad”. A artista ganhadora (Vero Inestroza, da Nicarágua) levou como prêmio a viagem a San Sebastián para assistir ao Campus Fronteiras Imaginárias, como uma das personas convidadas da organização.

Além da ganhadora do concurso fotográfico, a Comunidade VEDI terá como convidados profissionais como Dani Montalvo (México), que ministrará a oficina “Juguete Escénico para Tejer Historias”; Chris Chierego (Chile), que estará a cargo de “M(other) – Consciencia co-creativa”; Kaká (Brasil), oficineiro de “Video avatar – Reciclaje de media”; e Lorenzo Itzá (México), responsável pelo curso “Hacktivismo – Filosofía y herramientas hacker para proyectos sociales y artísticos”. 

Outras duas profissionais do País Basco estão na programação do Campus Fronteiras Imaginárias: Soraya Sánchez, com a oficina “La última frontera – Humanidad en tránsito”, e Jessica Domínguez, com o curso “Arte y gestión cultural como herramientas a favor de los derechos humanos y la convivencia”.

 

Saiba mais sobre as oficinas: https://bit.ly/2zhLPhH

 

Acompanhe a programação do evento: https://www.facebook.com/events/2372297112806908

 

16

ago
2019

Em EDITAIS
Notícias

Por IberCultura

Entrelaçando Experiências: conheça as propostas de intercâmbio selecionadas no edital

Em 16, ago 2019 | Em EDITAIS, Notícias | Por IberCultura

Treze propostas de organizações e coletivos culturais que se apresentaram como comunidades anfitriãs para receber intercâmbios em seus territórios foram selecionadas no Edital IberEntrelaçando Experiências, lançado pelo programa IberCultura Viva em dezembro de 2018. As capacitações serão realizadas em oito países membros do programa, neste segundo semestre de 2019.

As 13 comunidades anfitriãs selecionadas garantirão hospedagem, alimentação e traslados dentro do território local para as pessoas facilitadoras convidadas, assim como a divulgação e a produção da atividade. O programa IberCultura Viva se encarregará da compra de passagens aéreas e seguros de viagem. 

 

Duas etapas

O Edital IberEntrelaçando Experiências foi organizado em duas etapas: uma para construir e dar visibilidade a um banco de saberes da cultura comunitária no Espaço Ibero-americano, e outra para apoiar a mobilidade destas experiências em outras comunidades.

Na primeira etapa, que teve inscrições abertas de 10 de dezembro de 2018 a 15 de março de 2019, 25 propostas de 9 países foram habilitadas. Um banco de saberes foi publicado na página web www.iberculturaviva.org com estas capacitações e espaços de intercâmbio que organizações e coletivos de cultura comunitária dos países ibero-americanos puseram à disposição para compartilhar com outros coletivos.

A segunda etapa, para a seleção das comunidades anfitriãs, esteve aberta de 15 de maio a 30 de junho de 2019 na plataforma Mapa IberCultura Viva. Nesta fase, organizações de cultura comunitária dos países membros do IberCultura Viva puderam escolher que propostas do banco de saberes queriam receber em seus territórios. Foram habilitadas 23 postulações de Argentina (3), Brasil (3), Chile (1), Cuba (1), Equador (1), México (7), Peru (3) e Uruguai (4). 

 

A seleção

Algumas oficinas foram solicitadas por mais de uma organização. Para a seleção foram levados em conta critérios como a trajetória em projetos relevantes para a área cultural, especialmente em temas relacionados com a organização comunitária, o desenvolvimento de políticas, a construção de cidadania e a valorização de identidades culturais.

Na seleção também se buscou que ao menos uma organização por país integrante do programa recebesse uma oficina como comunidade anfitriã (acolhendo um projeto em seu território) e oferecesse algum saber a outro país (com pessoas facilitadoras viajando com as passagens pagas pelo programa). No entanto, nem todos os países apresentaram propostas para ir e vir. Os países que tiveram dois projetos de comunidades anfitriãs selecionados foram os que apresentaram maior número de propostas – e cujos projetos, além de contemplar a diversidade regional e temática, obtiveram maior pontuação na avaliação. 

No caso do Brasil, para receber o apoio, é necessário que as organizações selecionadas estejam incluídas na Rede Cultura Viva. Caso as entidades/coletivos ainda não estejam cadastradas nesta plataforma da rede de Pontos de Cultura, elas devem fazer esse registro e encaminhar à Unidade Técnica o comprovante do “cadastro realizado”, por meio do correio eletrônico programa@iberculturaviva.org.

 

 

Confira a lista de projetos selecionados:

Informação aos interessados 2 – Etapa de seleção – Edital IberEntrelaçando Experiências – resultado

Conheça as propostas:

 

  1. ARGENTINA 

As organizações Mujeres de Artes, Centro lekotek Argentina e Creche Espacio Cultural recebem “Baila a tu manera, el cuerpo como texto”, de Akántaros Asociación Cultural (Espanha)

Quem viaja:

Dance à tua maneira (Espanha)

Pessoa facilitadora: Laura Anahí Fernández Szwarc

Organização responsável: Akántaros Asociación Cultural

A proposta “Dance à tua maneira, o corpo como texto” consiste em gerar um laboratório em que se reflexione e se coloque em prática a dança como manifestação de desfrute e o corpo como texto. Uma ocasião para bailar sem fronteiras de idade, fisionomia corporal ou aptidões físicas. A experiência quer oferecer a seus participantes algumas ferramentas para descobrir e fortalecer um canal de comunicação e expressão.

Quem recebe:

Três coletivos/organizações culturais comunitárias da Argentina se propuseram como comunidades anfitriãs da proposta oferecida por Akántaros Asociación Cultural no banco de saberes de IberEntrelaçando Experiências. A pessoa facilitadora, portanto, receberá uma passagem aérea de Madri para Buenos Aires para compartilhar sua experiência com Mujeres de Artes (“uma coletiva artivista para o empoderamento de mulheres e feminidades”); Centro lekotek Argentina (organização que há 29 anos trabalha para integrar crianças com necessidades especiais e em situação de risco social a suas famílias e à comunidade) e Creche Espacio Cultural (um “laboratório de ideias culturais” aberto desde 2013 em Arequito, Santa Fé). O intercâmbio será entre 1 e 14 de dezembro de 2019.

 

  1. BRASIL 

O Ponto de Cultura Caiçaras recebe o “Taller de cine comunitario para niños”, de CinemaTequio (México)

Quem viaja:

Pessoas facilitadoras: Eduardo Bravo Macías e Alejandra Domínguez

Organização responsável: CinemaTequio

CinemaTequio é um coletivo artístico que ministra oficinas de cinema comunitário para crianças, principalmente em comunidades indígenas do México e da América Latina. Com base nos relatos da tradição oral se elabora um roteiro que se converte em um curta-metragem. No processo, as crianças participam em postos técnicos ou artísticos, de acordo com seus interesses, que vão desde a formação do elenco até a integração da equipe técnica, como operadores de câmera, gravação de som direto, funções de produção, arte e direção. Ao longo de dois dias, se leva a cabo a produção (a gravação das cenas do curta-metragem) e nos dois últimos dias se realiza a pós-produção – edição, efeitos especiais digitais, elaboração de créditos, edição de som, etc – para culminar com a projeção do curta-metragem.

Quem recebe:

O Ponto de Cultura Caiçaras é uma organização não governamental fundada em 2013, em Cananeia (São Paulo, Brasil), e que desenvolve e/ou apoia projetos e programas participativos e colaborativos em diferentes áreas do conhecimento, em especial vinculados à educação formal e não formal, à cultura e ao meio ambiente, em busca da promoção do desenvolvimento sustentável. O intercâmbio com os mexicanos do Cinematequio se realizará com crianças indígenas e de comunidades quilombolas e caiçaras presentes no município de Cananeia. Estas oficinas de cinema comunitário buscam contribuir para a valorização da cultura e da identidade local. Data combinada: de 5 a 10 de outubro de 2019.

 

  1. CHILE 

A Agrupação Cultural Margot Loyola recebe “Ipadê Encuentros con Axé”, del Grupo Senzala Foz (Brasil)

Quem viaja:

Pessoas facilitadoras: Pedro Almeida e Mãe Edna de Baru

Organização responsável: Ile Aleketu Ijoba Bayo Ase Baru Orobolape (Grupo Senzala Foz)

Esta comunidade religiosa e sociocultural, também conhecida como Ilê Baru, foi fundada em 1994 na cidade de Foz do Iguaçu, por Mãe Edna de Baru (foto). No Ilê são realizadas ações como festividades a divindades de candomblé e umbanda, palestras, debates e rodas de formação sobre religiosidade afrodescendente, e atividades artísticas com temáticas e protagonismo negro. A proposta oferecida no banco de saberes inclui vivências e diálogos com agentes locais sobre os desafios da permanência e difusão das culturas afrodescendentes na Ibero-América. 

Quem recebe:

Agrupación Cultural Margot Loyola é uma organização cultural comunitária com 10 anos de trajetória, dedicada ao trabalho de pesquisa, documentação da cultura tradicional do Chile e do trabalho colaborativo através da arte. A expectativa em torno do intercâmbio é a de colocar em discussão e dar visibilidade à existência do povo afrodescendente chileno, e dar a conhecer a realidade de outros países quanto ao tema do reconhecimento e sua cultura. As atividades serão realizadas majoritariamente no setor de Tierras Blancas e em La Serena (Região de Coquimbo). Data combinada: de 9 a 13 de outubro.

 

  1. CUBA 

O Projeto Comunitário Granjita Feliz recebe “Juegos de ritmo, creación colectiva y arte comunitario”, de La Bombocova (Argentina)

Quem viaja:

Juegos de Ritmo – La Bombocova

Pessoas facilitadoras: Santiago Comin e Laura Rabinovich 

Organização responsável: Asociación Civil y Productora Artística La Bombocova

Com sede na cidade de Buenos Aires, La Bombocova leva mais de 25 anos de trajetória na criação de espetáculos, seminários e oficinas, e desde 2005 vem desenvolvendo a metodologia “Jogos de ritmo” para representantes do trabalho criativo em grupos. No banco de saberes, se propôs desenvolver combinadamente as propostas de seminários de “Jogos de ritmo” com as de “criação coletiva”. A metodologia busca fortalecer o desenvolvimento de processos grupais, de produção e trabalho, em uma proposta pedagógica integral em que o ritmo é o eixo principal e a brincadeira, a linguagem comum. 

Quem recebe

O Projeto Comunitário “Granjita Feliz”, de Guanabacoa (Havana, Cuba), desenvolve atividades artístico-culturais vinculadas à agricultura e ao meio ambiente. Com este intercâmbio com La Bombocova, busca uma possibilidade para ampliar seu universo de trabalho no espaço da interculturalidade. O encontro dos dois projetos permitirá a cada um assimilar as práticas e experiências que possam enriquecer sua visão artística, assimilar novos valores artísticos no âmbito da dança, da música e do teatro no espaço comunitário. Data combinada: de 16 a 21 de dezembro.

  1. EQUADOR 

O Festival del Sur recebe  “Ipadê Encuentros con Axé”, do Grupo Senzala Foz (Brasil)

Quem viaja:

Pessoas facilitadoras: Pedro Almeida e Mãe Edna de Baru

Organização responsável: Ile Aleketu Ijoba Bayo Ase Baru Orobolape (Grupo Senzala Foz)

Esta comunidade religiosa e sociocultural, também conhecida como Ilê Baru, foi fundada em 1994 na cidade de Foz do Iguaçu, por Mãe Edna de Baru. No Ilê se realizam ações como festividades a divindades de candomblé e umbanda, palestras, debates e rodas de formação sobre religiosidade afrodescendente, e atividades artísticas com temáticas e protagonismo negro. A proposta oferecida no banco de saberes inclui vivências e diálogos com agentes locais sobre os desafios da permanência e difusão das culturas afrodescendentes na Ibero-América. 

Quem recebe:

O Festival del Sur – Jornadas Internacionales de Arte y Cultura foi criado em 2001 no bairro La Magdalena como uma proposta para dar visibilidade às artes cênicas e à gestão cultural no Sul de Quito. Desde 2017 o festival está vinculado à população afro de Esmeraldas, principalmente a comunidade de Telembí. Com este intercâmbio se busca gerar aprendizagem e fortalecimento mútuo entre povos afrodescendentes da diáspora e outros através da ritualidade, oralidade, musicalidade e outras manifestações próprias de raigambre africana presentes em toda a América del Sur. Estão previstas atividades em Quito e Telembí, entre 17 e 26 de novembro de 2019.

 

  1. MÉXICO 

A organização Kundarí A.C. recebe “Diccionarios Audiovisuales Comunitarios”, de La Combi-arte rodante  (Peru)

Quem viaja:

Dicionarios Audiovisuais realizados por La Combi

Pessoas facilitadoras: Carolina Martín de Ramón e Teresa del Castillo Rovira

Organização responsável: La Combi-arte rodante

La Combi-arte rodante é uma associação cultural peruana criada em 2013 que leva a cabo atividades artísticas e projetos culturais com diferentes populações do Peru e da América Latina, organizando oficinas audiovisuais, de fotografia, artes visuais, animação, entre outras. As oficinas DAC (Dicionários Audiovisuais Comunitários) buscam trabalhar conjuntamente com as comunidades uma série de ações para fortalecer e revitalizar suas respectivas línguas originárias através do aprendizado de técnicas audiovisuais. 

Quem recebe:

Kundarí A.C. é uma organização civil de Atlixco (Puebla, México) que se dedica a ministrar oficinas e cursos para pessoas de poucos recursos e/ou indígenas, para que possam melhorar sua vida cultural, artística e econômica. O intercâmbio proposto se destina a crianças indígenas da etnia mixe-popoluca, assim como docentes e/ou líderes comunitários de Cabañas, Acayucan, Veracruz. A intenção é fortalecer e prestigiar o uso da língua materna (mixe-popoluca), assim como oferecer condições para que a própria comunidade possa replicar a experiência, inspirando outras atividades com fins similares. Data inicialmente combinada: de 19 a 23 de agosto de 2019.

 

  1. MÉXICO 

IMDEC recebe “Teatro social sobre cuestiones de género, sus raíces y sus transformaciones colectivas”, do Colectivo Mujeres de Fuego (Colombia)

Quem viaja:

Mujeres del Fuego

Pessoas facilitadoras: Ariane Denault Lauzier e Ingrid Osorio Castro

Organização responsável: Teatro del Presagio y Colectivo Mujeres de Fuego

Além de suas atividades de criação teatral, este grupo de teatro de Cali (Colômbia) exerce um trabalho de docência teatral e em comunidad. Alguns membros têm desenvolvido uma linha de trabalho criativo sobre temáticas de gênero e violência contra as mulheres, desenvolvida pelo Coletivo Mujeres de Fuego. Em sua proposta para o banco de saberes, o grupo oferece um laboratório teatral sobre gênero, adaptando várias técnicas do Teatro do Oprimido e outras linguagens artísticas (escrita, artes plásticas, performance). A ideia é explorar diferentes temas para chegar à criação de cenas baseadas em opressões de gênero.

Quem recebe:

O Instituto Mexicano para el Desarrollo Comunitario (IMDEC), fundado em 1963, tem como objetivo primordial aportar, a partir da educação e a comunicação popular, para a defesa do território e dos bens comuns, a refundação da democracia e a vigência plena dos direitos humanos em sua integralidade. Atualmente, estão sendo desenvolvidos no IMDEC três processos de educação popular e agroecologia em territórios distintos da zona metropolitana de Guadalajara (Jalisco). As mulheres têm sido as principais dinamizadoras destes processos, nos quais sobressaem as violências vividas (sexuais, econômicas, emocionais e psicológicas). Espera-se que este intercâmbio, a partir do Teatro do Oprimido, seja enriquecedor para o processo pessoal e coletivo, para que reflitam sobre seus contextos de opressão e possam gerar um processo de empoderamento coletivo acompanhadas de outras companheiras de territórios distintos. Data combinada: de 27 de outubro a 1 de novembro de 2019.

 

  1. PERU 

La Mancha Taller de Arte recebe “Taller de herramientas lúdicas para payasos terapéuticos”, de Codacc San Vicente (El Salvador)

Quem viaja:

Pessoa facilitadora: Rosa Adelaida Jovel

Organização responsável: Codacc San Vicente

A oficina de ferramentas lúdicas oferecida pela salvadorenha Rosa Adelaida Jovel (foto) busca compartilhar experiências e que as/os participantes encham ainda mais seu “baú lúdico”, aumentando o inventário de ferramentas criativas para a hora de interagir com crianças nas comunidades, especialmente nos setores vulneráveis. Os conteúdos incluem jogos de integração, relaxamento e expressão corporal, além de lendas e jogos tradicionales de El Salvador.

Quem recebe:

La Mancha Taller de Arte aposta na educação livre e nas artes expressivas para complementar a escolaridade de crianças e adolescentes. Com as atividades, os participantes melhoram a gestão de suas habilidades socioemocionais, a brincadeira e a exploração das possibilidades visuais. A proposta de intercâmbio se dará com adolescentes que pertencem a um entorno de risco social, com o propósito de lhes oferecer novas ferramentas para seu desenvolvimento socioemocional, a gestão de suas emoções e conflitos e para ampliar o horizonte de crescimento pessoal. A oficina lhes permitirá conhecer a história de conflito e transformação social de El Salvador, suas organizações de base comunitá e o trabalho que desenvolvem há décadas. Algo que não está nas aulas de história do colégio. Data combinada: de 20 a 29 de setembro de 2019.

 

  1. PERU

Asociación de Comunicadores Sociales PortaVoz Perú recebe “Ruedas tus fantasías”, do Projeto Comunitário Rodando Fantasías (Cuba)

Quem viaja:

Pessoas facilitadoras: César Ramón Irigoyen Milián e Gisell Perera González

Organização responsável: Proyecto Comunitario de Realización Audiovisual Infantil Rodando Fantasías/ Red Cámara Chica

Rodando Fantasias é um projeto comunitário que desde a cidade de Santa Clara (Villa Clara, Cuba) ensina crianças, adolescentes, e pais e/ou tutores deles, a realizar seus próprios filmes utilizando as novas tecnologias. A iniciativa inclui oficinas de roteiro cinematográfico, fotografia, linguagem de câmera, produção audiovisual, edição, voz e dicção e atuação diantes da câmera. O Festival Rodando Fantasias é o momento culminante do processo docente educativo, em que se mostra o aprendido e se socializa com outros centros comunitários Cámara Chica do país e realizadores profissionais que trabalham a temática infantil. 

Quem recebe:

A Asociación de Comunicadores Sociales PortaVoz Perú é uma organização cultural de Lima que iniciou suas atividades artístico-educativas em 2001, com um programa de “Oficinas de Cinematografia Escolar” dirigido a alunos de 11 a 17 anos. A partir de 2005, o projeto passou a se chamar “Escuelita de Cine” e se estendeu a comunidades de bairro populares, ampliando también seu público beneficiário para crianças a partir dos 5 anos. A proposta de intercâmbio com os cubanos de Rodando Fantasias será uma oportunidade de acolher em seu território uma experiência similar à sua, que lhes permita observar, experimentar e intercambiar uma nova metodologia de trabalho audiovisual e dinâmicas de animação, para a melhora criativa e tecnológica de suas oficinas de cinematografia escolar e de bairro. A oficina “Roda tuas Fantasias” será ministrada durante X Festival de Curtas-metragens Escolares e Juvenis e VII Mostra Internacional, entre 1 e 15 de novembro de 2019.

 

  1. URUGUAI 

O coletivo TierraNegra recebe “Raíces profundas”, do Centro Sociocultural Callejón de Hamel (Cuba)

Quem viaja:

Raíces Profundas

Pessoas facilitadoras: Jacqueline González Galano e Elias Aseff Alfonso

Organização responsável: Centro Sociocultural Callejón de Hamel

O Centro Sociocultural Callejón de Hamel foi fundado há 30 anos no Centro Havana. Ali se desenvolvem atividades gratuitas, como rumba, música tradicional, e atividades infantis, programadas conforme os interesses da comunidade. O centro, com sua proposta, trata de compartilhar os saberes etnográficos utilizando a arte como suporte explicativo e inclusivo. Com o projeto “Raízes profundas” pretende-se ministrar oficinas de dança, percussão e artes plásticas, incluindo a montagem de uma instalação com tronos alegóricos por cada orixá ou deus do panteão iorubá.

Quem recebe:

TierraNegra é um coletivo de Fray Bentos (Río Negro) que trabalha com gestão cultural, principalmente no âmbito da cultura ancestral de candombe, e que em março de 2019 foi reconhecido como “Ponto de Cultura” pela Direção Nacional de Cultura do Uruguai. A proposta de intercâmbio com os cubanos do “Callejón de Hamel” representa um festival sociocultural organizado a partir da gestão cultural coletiva e implica a itinerância de algumas atividades por espaços comunitários e/ou educativos de Montevidéu, Canelones, Soriano, Paysandú e Río Negro, entre 23 de novembro e 10 de dezembro de 2019.

 

  1. URUGUAI 

A Cooperativa Nación Zumbalelé recebe “Enseñanza de la música de gaitas y cantos tradicionales del Caribe Colombiano”, da Fundación Mi Gaita de San Jacinto Bolivar (Colômbia)

Quem viaja:

Fundación Mi Gaita

Pessoa facilitadora: Rafael Pérez García

Organização responsável: Fundación Mi Gaita de San Jacinto Bolívar

A Fundación Mi Gaita de San Jacinto Bolívar é uma organização sem fins lucrativos que trabalha pela preservação das expressões culturais do Caribe colombiano, a conservação do patrimônio material e imaterial, e o cuidado com o meio ambiente. Sua proposta para o banco de saberes tem o objetivo de formar grupos de música de gaitas e tambores mediante a pedagogia da tradição oral. A música de gaitas e tambores e os cantos tradicionais (décimas, versos, zafra, vaquería) constituem manifestações culturais desenvolvidas por mais de cinco gerações nos Montes de María. 

Quem recebe:

A Cooperativa Nación Zumbalelé, de Salinas (Canelones), trabalha no âmbito da educação, dos espectáculos artísticos e do carnaval, a partir da cultura patrimonial do candombe. Uma vez que no Uruguai é muito popular a cumbia, mas pouco se sabe das origens e fundamentos da cumbia na Colômbia, com este encontro se pretende fortalecer a identidade dos povos americanos através de seus valores comuns, dando a conhecer as pessoas, como vivem, sua visão da história, suas danças, músicas, crenças e instrumentos. O intercâmbio será realizado durante o Fórum e Festival Nazoombit 7, entre 26 de novembro e 8 de dezembro de 2019.

 

 

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29

jul
2019

Em EDITAIS
Notícias

Por IberCultura

50 projetos serão avaliados no Edital de Apoio a Redes

Em 29, jul 2019 | Em EDITAIS, Notícias | Por IberCultura

O Edital IberCultura Viva para Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2019 recebeu 59 inscrições dos 11 países integrantes do programa. México foi o país membro com o maior número de postulações (18), seguido de Argentina (8), Chile (6), El Salvador (5), Peru (5), Brasil (4), Equador (4), Guatemala (3), Uruguai (3), Costa Rica (2) e Espanha (1). Do total de propostas apresentadas, 50 foram habilitadas. O prazo de recursos terminou no dia 24 de julho.

A lista definitiva de candidaturas habilitadas será enviada esta semana para o Comitê de Seleção para dar continuidade ao processo de avaliação do edital. Entre os critérios que serão levados em conta na avaliação dos projetos estão a  adequação aos objetivos estratégicos do programa; os impactos artístico-culturais, econômicos e/ou sociais; a experiência da rede ou coletivo proponente; a proposta técnica apresentada, e a coerência e adequação do orçamento e do plano de trabalho. O resultado será divulgado antes de 30 de agosto.

 

Trabalho colaborativo

O Edital IberCultura Viva para Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2019 destinará um total de US$ 55 mil para encontros, congressos, seminários, festivais, feiras, colóquios e/ou simpósios a serem realizados entre outubro de 2019 e maio de 2020, com entrada gratuita. Cada projeto poderá receber até US$ 5 mil.

As inscrições estiveram abertas no Mapa IberCultura Viva de 1º de junho a 15 de julho. Os projetos deveriam ser apresentados por uma organização cultural comunitária ou povo originário com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, que trabalhe em articulação e de maneira colaborativa com ao menos outras duas organizações e/ou coletivos. 

No caso do Brasil, podiam participar apenas as organizações reconhecidas e certificadas como Pontos de Cultura, com inscrição atualizada na plataforma Rede Cultura Viva. No caso do Equador, a pessoa responsável pelo projeto deveria estar inscrita no Registro Único de Actores Culturales (RUAC).

 

Confira a lista de projetos habilitados e não habilitados no edital:

Informação aos interessados II – Etapa de habilitação – Lista definitiva – Edital para Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2019

Informação aos interessados I – Etapa de habilitação – Edital para Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2019

 

Confira o regulamento do edital: https://bit.ly/311pQZp

 

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Está aberto o prazo de recursos da etapa de habilitação do Edital de Apoio a Redes 2019 

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