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21

maio
2020

Em Notícias

Por IberCultura

GT de Governos Locais: algumas ações desenvolvidas nos territórios diante da emergência sanitária

Em 21, maio 2020 | Em Notícias | Por IberCultura

O Grupo de Trabalho de Governos Locais do programa IberCultura Viva se reuniu por videoconferência no dia 7 de maio para discutir dois temas centrais: a proposta de criação da Comissão de Emergência COVID-19, sugerida por San Luís Potosí (México), e a elaboração do 4º Encontro de Redes IberCultura Viva, que se realizará de modo virtual no segundo semestre de 2020. Participaram da reunião 22 pessoas: 19 representantes de governos locais, dois da Unidade Técnica (Rosario Lucesole e Emiliano Fuentes Firmani), e o coordenador de Pontos de Cultura de Argentina e representante da presidência do programa, Diego Benhabib.

Um dos principais acordos deste encontro foi a formação da Comissão de Emergência desde a perspectiva da cooperação cultural, visando o intercâmbio de recursos técnicos e boas práticas que contribuam para enfrentar as repercussões da contingência de saúde pública. Para isso, se estabeleceu o compromisso de completar um formulário elaborado pelo governo de San Luis Potosí. Além disso, se decidiu pela criação de um banco de ferramentas para compartilhar conteúdos, módulos e capacitações para o uso de recursos digitais, destinados a organizações culturais comunitárias dos 25 governos locais integrantes do GT.

A respeito da construção do próximo Encontro de Redes IberCultura Viva, foram propostas temáticas que incluem o retorno ao território pós-pandemia, o aporte das políticas culturais ante a crise social e a conectividade como direito, entre outras. Os participantes da reunião também realizaram um breve diagnóstico das condições de cada um de seus territórios e compartilharam as ações que estão desenvolvendo para atender o setor cultural em geral, e comunitário em particular, ante a emergência provocada pela pandemia de COVID-19. 

A seguir, algumas ações desenvolvidas pelos governos locais integrantes do GT ante a emergência sanitária. 

 

Almirante Brown (Argentina) 

Em Almirante Brown se está utilizando o Fundo Municipal das Artes para apoiar artistas e espaços culturais. Segundo Damián Albarracín, diretor de Cidadania Cultural,  a municipalidade trabalha com dois registros – Registro Único de Artistas de Almirante Brown (RUAB) e Registro de Espaços Culturais (REC) – e tem acompanhado a inscrição de iniciativas locais nas convocatórias nacionais, como a do programa de Pontos de Cultura.

Eles também lançaram uma proposta digital, “Sem Sair de Casa”, onde são mostradas produções de artistas e artesãos locais pela página do Instituto Municipal de la Cultura,  e um programa, “Desafio Cultura”, em que vizinhos e vizinhas enviam suas atividades artísticas. “Também seguimos com as oficinas. Assim, nossos companheiros e companheiras oficineiros/as podem seguir recebendo neste momento de crise. Elas dão as oficinas em suas casas e publicamos na página”, completou o diretor, que também estuda a possibilidade de iniciar recitais no Teatro Municipal, para transmitir para a localidade, atendendo medidas sanitárias e com uma equipe mínima.

 

Arica (Chile)

Na cidade de Arica foi feito um cadastro para levantamento de artistas, e com ele um festival on-line chamado “Festival Arica Vive Cultura em Casa”. Estas ações são realizadas junto com o Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio do Chile, através de uma linha de apoio econômico para artistas da cidade. “O que fizemos foi nos vincular com outras direções do município, como a de Desenvolvimento Comunitário, buscando dar apoio imediato aos artistas que estão mais vulneráveis.  (…) Todos os sábados fazemos apresentações de artistas locais por meio de nossas redes sociais. Esses artistas que se apresentaram até agora foram os que estavam mais precarizados, segundo o cadastro que realizamos”, destacou Víctor Rebolledo, diretor de Cultura de Arica.  

 

Canelones (Uruguai) 

Manuel Meléndez, diretor geral de Cultura da Intendência de Canelones, ressaltou a importância de políticas de Estado que nos últimos anos foram implementadas no país, não só em matéria de saúde, mas também em questões de conectividade, o que permitiu melhores condições para o desenvolvimento do teletrabalho e o diálogo com as famílias e comunidades neste contexto de adversidade. Também comentou que atualmente eles trabalham para unificar as ações da Direção de Cultura, através de propostas de artistas. A Unidade de Animação Cultural, por exemplo, trabalha a partir do jogo lúdico com propostas que buscam, por meio de redes sociais, página web, Whatsapp ou Telegram, criar outro tipo de vínculo entre as famílias e com a comunidade. 

Segundo Meléndez, eles também seguem com atividades pedagógicas para a comunidade que participava das oficinas, propondo estratégias para gerar trabalho para os artistas do departamento de Canelones mediante concursos. “São artistas emergentes em sua grande maioria, que se não trabalham não comem”, afirmou o diretor de Cultura, ressaltando o apoio com cestas de alimentos e uma convocatória para que artistas possam projetar seus vídeos nas redes sociais e receber por isso. Os prêmios para os ganhadores de cada categoria são contratações por parte da Intendência de Canelones para atividades que vão se realizar depois de terminadas as medidas sanitárias.

 

Córdoba (Argentina) 

Na cidade de Córdoba, a primeira ação foi cobrir a demanda de alimentos. Em seguida, a Subsecretaria de Cultura da Municipalidade de Córdoba colocou em ação o Plano de Compromisso Cultural, composto por medidas extraordinárias que contemplam alívio fiscal, prêmios e fundos de estímulo, programas, atividades e capacitações destinadas a distintos setores do campo cultural. “Há três programas basicamente, que constam da contratação antecipada de oficinas, produções cênicas e artes visuais, para poder gerar algum ingresso aos trabalhadores e trabalhadoras, aos artistas que hoje estão parados”, resumiu Marihem Soria, diretora de Cultura Viva da Municipalidade de Córdoba.

Outra etapa, iniciada em 18 de maio, é a abertura de Territórios, um programa similar a Cultura de Bairro e Pontos de Cultura que beneficia projetos de organizações culturais comunitárias. A Subsecretaria de Cultura também está trabalhando no desenvolvimento de duas instâncias de formação: uma para promotoras culturais territoriais, com perspectivas de gênero e o objetivo de repensar coletivamente estratégias e ferramentas para o reencontro em território pós-pandemia, e outra de formação para organizações de carnaval, buscando fortalecer as logísticas e propostas de celebração nos bairros. Ademais, continua-se trabalhando no Centro Cultural Comunitário La Piojera, de cogestão entre a municipalidade e organizações comunitárias, com plenários virtuais e produções digitais, que incluem entrevistas, espetáculos e uma campanha solidária.  

 

Ensenada (Argentina) 

Entre as ações desenvolvidas em Ensenada se encontram o apoio à apresentação de projetos locais a convocatórias nacionais; o apoio ao trabalho de comedores, merendeiros e espaços comunitários, com instâncias de educação a distância e cadernos para aqueles que não contam com acesso à internet; a transmissão de oficinas pela internet, e a difusão do trabalho feito por distintos artistas desde suas casas. 

“Por outro lado, vimos trabalhando em um conjunto de capacitações com a Universidade Nacional de la Plata, sobre manejo de redes, produção audiovisual e produção vinculada às novas tecnologias, buscando também aportar ferramentas aos e às artistas da cidade para poder adaptar-se a esta nova etapa”, comentou Esteban Bravo, diretor de Cultura do município.

 

Entre Rios (Argentina) 

Na província de Entre Ríos se lançou um observatório de atividades culturais e organizações culturais, com o fim de fazer um diagnóstico acerca da realidade que vem atravessando os coletivos, espaços e/ou agentes que habitam e trabalham no território provincial. “Muitos desses coletivos se encarregam não apenas do aspecto artístico e cultural, mas também oferecem possibilidades de alimento ou de outras questões necessárias para a comunidade”, observou Federico Prieto, diretor de Diversidade e Formação Cultural. 

Prieto também comentou o trabalho conjunto com o Ministério de Desenvolvimento Social da província, no programa Poder popular, com vistas a abrir uma convocatória para coletivos, e ol trabalho na difusão das convocatórias lançadas pelo Ministério de Cultura da Argentina para apoiar as/os trabalhadores da cultura nesta emergência sanitária. “Outra questão que ativamos é um conselho provincial de cultura, inicialmente integrado por todas as áreas de cultura municipal e juntas de governo da província, mas que também está sendo estendida a coletivos, organizações, espaços culturais, agentes e redes que trabalham na província”, comentou o diretor.

 

Lima (Peru) 

Na Municipalidade de Lima fez-se uma pesquisa de impacto e iniciou-se a implementação de uma área de pesquisa que permitirá gerar informação em matéria de cultura, de maneira articulada com o Ministério de Cultura do Peru. Também se lançou uma programação digital, “Cultura desde casa”, para a qual se fez uma primeira convocatória para artistas e criadores e se pretende continuar trabalhando com os diferentes atores do setor cultural.

Lima desenvolve um programa de cultura viva comunitária desde 2013, e conta com um registro das organizações que estão trabalhando nas comunidades, a maioria em situação informal. “Lima tem uma informalidade laboral de 70% de sua capacidade de trabalho, e isso tem gerado toda uma problemática social durante esses dias de quarentena. Temos tido reuniões com as organizações para ver com elas o caminho a seguir, sem desvirtuar a lógica do programa, e sim tratar de assumir os desafios e ver de que maneira o programa pode se fortalecer ou ampliar desde estas novas perspectivas”, comentou Fabiola Figueroa, gerente de Cultura da Municipalidade de Lima.

 

Marcos Juárez (Argentina)

Na Municipalidade de Marcos Juárez fez-se um mapeamento e um diagnóstico da comunidade, em que detectaram a desigualdade em torno do acesso às tecnologias e as dificuldades de trabalhar nesta época de confinamento. “Apresentamos um orçamento ao prefeito para realizar uns programas de TV que possam chegar a toda a comunidade, porque vimos uma brecha digital importante nestes tempos de conectividade forçada. (…) Nem todas as famílias contam com celulares ou PC nos territórios nos quais estamos trabalhando com as oficinas culturais de base comunitária”, contou Carola González, coordenadora de Cultura Comunitária da Direção de Ação Cultural e Esportiva de Marcos Juárez.

 

Medellín (Colombia)

Herman Montoya,  coordenador da Área de Biblioteca, Leitura e Patrimônio de Medellín,  comentou as três ações centrais que estão sendo realizadas no município: 1) um grande pacote de convocatórias para apoiar organizações culturais comunitárias, museus, artistas e outros atores do campo cultural; 2) a migração de conteúdos de biblioteca e da rede de Casas de Cultura para a modalidade virtual, com ênfase no trabalho com livrarias para a compra de exemplares; e 3) uma aliança internacional, com organizações e com cooperativas financeiras, para que apoiem as organizações sociais comunitárias, conseguindo empréstimos de recursos. “Também vamos fazer, com três cidades da Colômbia, com Barcelona e Havana, um exercício de formação virtual para bibliotecários, textos dos três países e sobretudo bibliotecários de caráter comunitário”, adiantou.

 

Niterói (Brasil)

Em Niterói, Alexandre Santini, diretor do Teatro Popular Oscar Niemeyer, contou que desde março está sendo realizado um conjunto de ações frente a crise sanitária. Algumas ações gerais da prefeitura incluem trabalhadores profissionais da cultura, empreendedores individuais, artesãos, trabalhadores da cultura tradicionais, como pescadores, e outros do setor, chegando a mais ou menos 50 ou 60 mil pessoas. Especificamente no setor da cultura, estão trabalhando com um programa chamado “Arte na Rede”, que, através de convocatória pública, selecionou 200 artistas para fazer entrevistas ou apresentações nas redes sociais de Cultura Niterói. Outro programa, “Boleto solidário”, consiste em uma pré-venda de propostas para espaços culturais.

“Começamos a juntar um grupo de trabalho para reflexionar sobre a perspectiva de abertura dos espaços culturais, pensar que tipo de ação se pode fazer”, comentou Santini, citando como exemplo a possibilidade de converter o pátio do Teatro Popular em um cine drive-in, com as pessoas dentro dos carros. “Além da ação local, está se juntando de novo uma potente rede de articulação em nível nacional com a Lei de Emergência Cultural, uma possibilidade de chegar a apoiar 20 mil espaços culturais de todo o país com fundos do orçamento nacional e também outras ações de convocatórias”.

 

Quilmes (Argentina) 

Na cidade de Quilmes, além do trabalho através de redes sociais, estão sendo realizadas ações culturais nos centros de isolamento sanitários, para que aquelas pessoas que caem doentes e têm que atravessar a quarentena isolados de suas famílias possam ter acesso a livros e projeções audiovisuais. Também se criou um programa chamado Quilmes Educa, que conta com conteúdos preparados por distintas direções da Secretaria de Educação, Culturas e Esportes, e estão por lançar Enlace, um programa que oferece assistência a projetos culturais locais, vinculados a editais nacionais.

O município também está iniciando uma primeira pesquisa para o setor cultural da localidade, em articulação com o Sistema de Informação Cultural Argentino (SInCA) e o Mestrado de Indústrias Culturais da Universidade Nacional de Quilmes. “Acreditamos que com isso vamos poder ter um panorama melhor da realidade das instituições e das organizações culturais”, comentou Ezequiel Varela, diretor geral de Políticas Socioculturais da Subsecretaria de Cultura de Quilmes.

 

Salta (Argentina)

Na cidade de Salta foram realizados censos para a comunidade artística, e implementada uma plataforma digital, “Cultura em seu Bairro”, para fazer uma ponte entre artesãos, artistas e trabalhadores com a comunidade. Eles também estão desenvolvendo a “Feira 90”, uma feira de arte baseada no sistema de troca; apoiando atividades em restaurantes comunitários; trabalhando em um projeto de cine drive-in, para cinema e recitais; transmitindo aulas de teatro e um pequeno ciclo chamado ‘Desde o terceiro’, onde cada artista vai mostrando sua atividade e como segue trabalhando desde casa, e oferece sua obra. Contam, ainda, com um ciclo de música a distância e concursos de literatura.

“Temos um observatório onde vamos vendo que necessidades têm os bairros, e trabalhamos com 14 oficinas, onde gravamos música, artes plásticas, literatura, e publicamos isso nas redes”, contou Gabriel Miremont, secretário de Cultura de Salta. “O que mais estamos investindo agora é em tecnologia, para poder publicar todo nosso trabalho. (…) Basicamente, o que fazemos é socorrer diretamente a comunidade artística no que ela necessita, em como comer hoje e vender, nesta situação de emergência; e para aqueles que tem um pouco mais de margem, ir contratando serviços de música, de teatro, de letras, comprando produtos”.  

 

San Luís Potosí (México) 

A Direção de Cultura de San Luís Potosí lançou em abril “Resiliências”, um plano de ação de emergência que consiste em uma série de medidas com as quais busca contribuir para a salvaguarda e proteção do setor, com um investimento aproximado de US$ 83 mil para apoiar 2.615 expressões culturais através de algumas convocatórias. “Não tivemos até o momento nenhuma restrição ou recorte orçamentário, o que nos colocou numa situação favorável para poder dar uma resposta imediata em matéria da cultura”, explicou Cecilia Padrón, diretora de Cultura do governo municipal. 

Em Resiliências está se trabalhando de uma maneira ativa em quatro componentes: 1) a Agenda Cultural Digital da Cidade (um canal de difusão alojado no portal cultura.sanluis.gob.mx, que se amplifica por redes sociais); 2) o “Kit de resistência cultural” (uma caixa com material didático que estimula o fomento à leitura, a criatividade do jogo e algumas atividades artísticas, e que se entrega a meninos e meninas que não contam com acesso à internet; 3) o Programa de Proteção e Fortalecimento às Culturas Vivas Comunitárias, que busca fomentar e proteger iniciativas de base comunitária com capacitação on-line e apoios econômicos;  4) a plataforma a distância UNESCO San Luis, um espaço para promover a reflexão coletiva e prosseguir com a construção da Carta da Cidade pelos Direitos Culturais (uma iniciativa que começou em dezembro com rodas de conversas e teve que ser suspenso devido à necessidade de isolamento social).

Zapopan (México) 

Luisa Velásquez, chefa do Departamento de Cultura Comunitária da Direção de Cultura de Zapopan, comentou que eles estavam prestes a lançar o programa de cultura comunitária do município, mas tiveram que suspender as ações, dadas as circunstâncias da pandemia, e direcionar os fundos para fins de atenção da saúde. “Todos os fundos hoje estão indo para o programa de saúde e de assistência social, então a partir da cultura estamos buscando formas de apoiar as organizações, uma vez que começamos com um diagnóstico e um pré-registro a partir de um encontro realizado em dezembro”, ressaltou Velásquez, que pouco depois recebeu a confirmação do lançamento do registro dos Pontos de Cultura.

A Direção de Cultura de Zapopan também está trabalhando em capacitações de organizações para a inscrição em editais nacionais e planejando uma roda de conversa sobre economia social e solidária, em uma capacitação com a Rede Mexicana de Economia Comunitária (REMECC). Além disso, eles estão fazendo uma pesquisa com avós e organizações comunitárias, para levantar questões de resistência histórica: alimentares, de guerra, da revolução, da independência, da guerra cristera, e de como vem se conservando o patrimônio imaterial.

 

 

⇒Confira a ata da reunião do GT de Governos Locais

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20

maio
2020

Em Notícias

Por IberCultura

Municipalidade de Córdoba lança convocatória do programa Territórios 

Em 20, maio 2020 | Em Notícias | Por IberCultura

A Subsecretaria de Cultura da Municipalidade de Córdoba (Argentina) lançou na segunda-feira 18 de maio a convocatória do programa Territórios. A iniciativa tem como objetivo principal reconhecer e acompanhar as organizações culturais comunitárias, que através de seus diversos projetos fortalecem a participação e o vínculo entre vizinhas e vizinhos da cidade, promovendo o desenvolvimento da cultura popular. 

O programa beneficiará, em caráter de subsídio, até 24 projetos culturais. Os projetos selecionados receberão 45 mil pesos argentinos (cerca de 660 dólares). Para participar, é necessário que a organização esteja inscrita no Registro Municipal de Organizações de Cultura Comunitária da cidade de Córdoba. 

O prazo de inscrições segue aberto até 15 de junho. Organizações de bairro interessadas em postular devem apresentar um projeto cultural; realizar sua atividade na cidade de Córdoba, e acreditar personalidade jurídica ou dois anos, no mínimo, de trabalho territorial cultural comunitário. Os projetos devem realizar-se entre 1º de julho e 30 de novembro de 2020.

Territórios faz parte do Plano de Compromisso Cultural da Municipalidade de Córdoba, que a Subsecretaria de Cultura lançou em maio, com medidas extraordinárias que contemplam alívio fiscal, prêmios e fundos de estímulo, programas, atividades e capacitações destinadas a distintos setores do campo cultural. Uma das medidas propostas neste plano é a contratação antecipada de oficinas, cursos e apresentações, com implementação para quando as condições sanitárias permitirem.

 Confira o regulamento da convocatória

Consultas: territorios.cba@gmail.com

(*) Córdoba é uma das municipalidades integrantes do Grupo de Trabalho de Governos Locais de IberCultura Viva. Saiba mais sobre o GT em https://bit.ly/2qfWWqB.

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19

maio
2020

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“Comunidade e resiliência pelo bem viver”: uma roda de conversa para celebrar o Dia da Cultura Viva Comunitária

Em 19, maio 2020 | Em Notícias | Por IberCultura

 

Na próxima sexta-feira 22 de maio, Dia da Cultura Viva Comunitária, a Direção de Cultura de Zapopan (México) realizará um encontro virtual dirigido a associações, coletivos, agrupações e iniciativas culturais interessadas em projetos de cultura viva em comunidades.

Participarão da roda de conversa “Comunidade e resiliência pelo bem viver”: Jorge Blandón, da Corporación Cultural Nuestra Gente, de Medellín (Colômbia); Yesenia Muñoz, da Rede Recultivar México e do Laboratorio Escénico A. C., de Loma Grande, Veracruz; Francisco E. Zamora, de Fomento Educativo Intercultural A. C., de Monterrey, Nuevo León; Rocío Orozco, do coletivo CulturAula, de Guadalajara, Jalisco; e Luisa Velásquez, chefa do Departamento de Cultura Comunitária da Direção de Cultura de Zapopan.

O conceito de Cultura Viva Comunitária, sua história no México e na Ibero-América, seu trabalho em rede e as maneiras com que as organizações culturais comunitárias (OCC) têm enfrentado a precariedade e diversos contextos de crises políticas, econômicas e sanitárias, são alguns dos temas previstos para o encontro. A atividade é gratuita e aberta para todo público, mediante inscrição prévia.

 

➡️ Inscrições: conversatoriozapopan@gmail.com

➡️ Saiba mais: https://www.facebook.com/events/2871815402868164/

 

(*) Zapopan é uma das municipalidades integrantes da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais. Saiba mais sobre a rede em https://iberculturaviva.org/rede-de-cidades/?lang=es

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12

maio
2020

Em Notícias

Por IberCultura

Integrantes da Comissão Covid-19 da Rede de Cidades e Governos Locais vão compartilhar ferramentas e cursos

Em 12, maio 2020 | Em Notícias | Por IberCultura

O Grupo de Trabalho de Governos Locais de IberCultura Viva se reuniu no dia 7 de maio por videochamada para dar início aos trabalhos da Comissão de Emergência Covid-19 da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais. Os participantes apresentaram algumas das ações que estão sendo desenvolvidas em seus municípios ante a emergência sanitária e falaram sobre o 4º Encontro de Redes IberCultura Viva, que se realizará de modo virtual no segundo semestre deste ano.

Uma das decisões que se tomou neste encontro virtual foi que as municipalidades integrantes da Rede IberCultura Viva de Cidades e do Grupo de Trabalho de Governos Locais colocarão a disposição ferramentas de cursos, tutoriais, inclusive instrutivos sobre como usar as ferramentas digitais, para que sejam compartilhados também com as organizações culturais comunitárias dos 25 governos locais integrantes do GT (*). Com esses aportes, a Comissão Covid-19 da rede poderá ajudar a construir um banco de ferramentas para o uso de tecnologias neste contexto em que estamos vivendo.

A Direção de Cultura do Governo Municipal de San Luis Potosí (México), por exemplo, compartilhou suas Oficinas de Habilidades Digitais para Agentes Comunitários. Esses cursos fazem parte de “Resiliências”, o Plano de Ação Emergente que o município lançou no dia 24 de abril para fazer frente aos efeitos da emergência sanitária da Covid-19. 

As oficinas que San Luis Potosí têm online são em espanhol, de acesso livre e gratuito para as cidades integrantes do GT, com registro prévio. Neste leque de conteúdos, serão abordados desde aspectos básicos a considerar para gravar vídeos em casa com ferramentas e dispositivos ao alcance da mão, até tutoriais para divulgar, comercializar ou organizar os trabalhos, obras e oficinas que queiram inserir nas plataformas digitais.

Com estas capacitações, a Direção de Cultura de San Luis Potosí busca habilitar espaços de intercâmbio e formação gratuitos para animadores e produtores culturais que costumam atuar diretamente no território, motivando processos de base comunitária. A intenção é fortalecê-los em uma diversidade de habilidades e competências tecnológicas e digitais, para identificar outras possibilidades de associação, capacitação, gestão e empreendimento, com as quais dar continuidade ou saída para seu trabalho durante este período de isolamento social. 

À medida que vai se construindo com iniciativas como esta, o banco de ferramentas compartilhadas pelos estados e municípios integrantes da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais será divulgado nas redes sociais do programa  e na página web www.iberculturaviva.org (na aba “Cidades” do menu) para o uso dos governos locais que fazem parte da Comissão de Emergência e das pessoas e coletivos de seus territórios.

(*) Para inscrever-se nas Oficinas de Habilidades Digitais para Agentes Comunitários de San Luis Potosí é necessário completar este formulário: https://forms.gle/EAJu1RURA5vVhr3s9

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10

maio
2020

Em Notícias

Por IberCultura

“Contigo na Distância”: a estratégia do México em matéria cultural frente à contingência sanitária 

Em 10, maio 2020 | Em Notícias | Por IberCultura

A Secretaria de Cultura do Governo do México preparou um espaço de cultura digital e de livre acesso, onde se encontram percursos por museus e zonas arqueológicas, filmes, livros, concertos, conferências, documentários, obras de teatro, áudios e aplicativos, que permitem conhecer o patrimônio e a riqueza cultural e artística do país. Além de abrigar parte do acervo digital da Secretaria de Cultura, a plataforma Contigo en la Distancia oferece diversos editais que buscam incentivar criadores por meio de apoios econômicos para propostas culturais que respondam a novas formas de exercer os direitos culturais neste contexto de pandemia de Covid-19. 

“Convocatória para criadores e artistas”, “Espaços cênicos independentes em resiliência”, “Teatro em casa em tempos de Covid-19”, “Dramaturgia do confinamento” e “Monólogos da contingência” são alguns exemplos de editais lançados pela Secretaria de Cultura neste período de contingência sanitária. O portal também conta com material didático como o “ABC para a criação de projetos culturais”; tutoriais como “Cinema para meninas e meninos”, e concursos de ilustração, desenho e contos, entre outros.

A plataforma “Contigo en la Distancia” foi uma das iniciativas citadas por Esther Hernández Torres, diretora geral de Vinculação Cultural da Secretaria de Cultura, durante a reunião virtual do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva, em 29 de abril. Ao comentar os subsídios que foram criados no México, em uma série de linhas que abrigam desde o trabalho comunitário até as indústrias criativas, a diretora mencionou algumas ações de apoio direto a comunidades artísticas, como o banco de atividades culturais, em que se paga antecipadamente. “São comunidades que dependem muitíssimo das atividades feitas em espaços públicos”, observou.

A diretora também comentou os ajustes orçamentários de recursos ante a emergência sanitária e como se tem acompanhado algumas das atividades. “No caso do México, os ajustes orçamentários na cultura têm a ver sobretudo com o gasto operativo do que não está sendo realizando, com produção, viagens, papelaria, etc. São recursos que estão direcionando para o setor da saúde”, destacou. “A respeito do programa Cultura Comunitária, os apoios estão vigentes, as pessoas e comunidades participantes estão recebendo o pagamento mensal pelo trabalho, pelos projetos que estavam desenvolvendo”. 

No caso específico dos “Semilleros Creativos” (agrupações infantis e juvenis), o trabalho segue de casa. “Os professores estão dando acompanhamento às crianças em certas atividades de formação que continuam à distância. Nos municípios onde não se tem acesso à internet, há uma dinâmica de visitas com os devidos protocolos de saúde, os docentes vão deixar algumas atividades, alguns materiais”, contou. “No que diz respeito aos promotores culturais, estamos aproveitando este tempo para atividades de formação, através de plataformas digitais, para fortalecer as capacidades de nosso pessoal em território”.

Uma pesquisa sobre a percepção dos impactos da emergência sanitária nas atividades cotidianas do trabalho comunitário também estava prevista para realizar-se no país, através da plataforma de informação Telar, segundo Esther Hernández, para que a Secretaria de Cultura possa analisar a situação e propor estratégias. “Os planos de crescimento que tínhamos para este ano eram potentes demais, (…) infelizmente não vamos poder fazer tudo. No entanto, poder dar a certeza de continuidade dos projetos é algo muito importante para nós”, afirmou a diretora.

A reunião do Conselho Intergovernamental terminou com a aprovação da criação de um grupo de trabalho, coordenado por México e integrado por Colômbia, Chile e SEGIB-Espaço Cultural Ibero-americano, para sistematizar os levantamentos que estão sendo levados adiante pelos países integrantes de IberCultura Viva para unificar uma pesquisa regional. Serão tomados os eixos propostos pelo escritório do Espaço Cultural Ibero-americano e os insumos oferecidos pelo resto dos países, como protótipos, indicadores e pesquisas com os quais estão trabalhando. 

 

Conheça a plataforma Contigo en la Distancia:

 https://contigoenladistancia.cultura.gob.mx/

 

    

  

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08

maio
2020

Em Notícias

Por IberCultura

A importância da cooperação e do intercâmbio de experiências ante a emergência sanitária

Em 08, maio 2020 | Em Notícias | Por IberCultura

A cooperação e o intercâmbio de experiências entre os 22 países que formam o Espaço Cultural Ibero-americano devem se transformar numa ferramenta fundamental para a recuperação econômica e social da região, diante dos efeitos da emergência sanitária pela COVID-19. “Os programas de cooperação são parte da solução”, afirmou Enrique Vargas Flores, coordenador do Espaço Cultural Ibero-americano, durante o encontro dos Programas, Iniciativas e Projetos Adscritos da Cooperação Ibero-americana (PIPAs), realizado por videoconferência nesta quinta-feira 7 de maio.

A reunião foi convocada pela Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB) para que os 13 programas e iniciativas pudessem trocar pontos de vista e conhecer as diversas iniciativas que vêm sendo realizadas na atual conjuntura derivada da pandemia. Os/as representantes das presidências e Unidades Técnicas (UT) também puderam apresentar o grau de avanço nas atividades previstas no Plano Operativo Anual (POA), as adaptações programáticas que têm realizado, e algumas propostas de ações conjuntas com outros programas e iniciativas. 

As palavras de boas-vindas estiveram a cargo de María Andrea Albán, secretaria para a Cooperação Ibero-americana. Em seguida, Enrique Vargas comentou as reuniões de que tem participado com organismos multilaterais, bancos de desenvolvimento e diretores de assuntos internacionais dos Ministérios de Cultura, e destacou que desde o Espaço Cultural Ibero-americano está trabalhando na redação de uma estratégia ibero-americana de cultura e desenvolvimento, e no estudo de medição regional dos impactos da COVID-19 no setor da cultura. 

 

Na primeira parte da reunião, os programas e iniciativas foram chamados em ordem alfabética para compartilhar as ações levadas a cabo diante da contingência sanitária e as que virão em breve, assim como o panorama financeiro tanto na execução como na projeção de aportes para este ano. Na segunda parte, as pessoas representantes dos programas e iniciativas apresentaram seus pontos de vista sobre os diversos cenários que se apresentarão para o ano de 2021.

Emiliano Fuentes Firmani, secretário técnico de IberCultura Viva, falou da suspensão de algumas atividades do POA 2020 que estavam previstas para o primeiro trimestre e que devem ser reprogramadas ou redesenhadas. Também citou a reunião do Conselho Intergovernamental, realizada em 29 de abril, quando os/as representantes dos países comentaram as distintas experiências que estão sendo desenvolvidas para conter os efeitos da emergência sanitária, e decidiram esperar o segundo semestre para definir o que fazer com o Edital de Apoio a Redes 2020 e IberEntrelaçando Experiências. Ademais, contou que o Encontro de Redes IberCultura Viva deste ano será virtual, e que o concurso de vídeos terá temática vinculada à cultura solidária, à maneira como a comunidade se articula desde os processos culturais comunitários neste contexto de isolamento.

Diego Benhabib, coordenador do Programa Pontos de Cultura da Argentina e representante da presidência de IberCultura Viva, ressaltou a importância de promover a cultura solidária e de trabalhar com os distintos atores sociais na atual conjuntura. “Estamos em um momento em que presenciamos profundas mudanças culturais. A pandemia afeta de maneira profunda nossos hábitos, costumes, a forma de nos relacionarmos, tudo o que tem a ver com nossa matriz cultural. Neste contexto, o comunitário, o coletivo, se ressignificam com um valor central, porque o cuidado de todos e todas requer uma forte consciência social e solidária”, afirmou Benhabib, destacando o importante papel das políticas culturais de base comunitária neste cenário. “A cultura é essencial para diminuir a brecha de desigualdade nas condições de vida de nossas comunidades”.

Repensando o Espaço Cultural Ibero-americano

Ao abrir a segunda leva de intervenções, Enrique Vargas ressaltou a necessidade de repensar o Espaço Cultural Ibero-americano, não só a partir de suas redes e forças, da soma de talentos e das capacidades institucionais, mas também da confiança construída a partir de tantos anos de trabalho comum. Além da intenção de avançar nas sinergias entre os programas e iniciativas, Vargas comentou a formação de um grupo de trabalho para a integração de conteúdos do Congresso Ibero-americano de Cultura, que será em outubro (ainda não se sabe se presencial ou virtual), e a criação de um espaço de deliberação, debate, diálogo e construção de acordos com a sociedade em seu conjunto.

O coordenador do Espaço Cultural Ibero-americano destacou, ainda, a importância de trabalhar “pela recuperação e a confiança do espaço público”, e reforçou que os programas de cooperação cultural ibero-americanos “são parte da solução para recuperar a confiança, para reativar a economia, na recuperação da ‘normalidade’”. “A Cooperação Ibero-americana, em seu conjunto, tem uma capacidade de mobilizar mais de 10 milhões de euros por ano. Podemos pensar tudo que isso representa em termos de ajudas, toda a economia que gera, toda a oportunidade de trabalho e desenvolvimento de projetos”.

Participaram da reunião representantes das presidências e Unidades Técnicas dos seguintes programas e iniciativas: Iberarchivos, Iberartesanias, Iberbibliotecas, Ibercocina, IberCultura Viva, Iberescena, Ibermedia, Ibermemoria Sonora y Audiovisual,  Ibermuseos, Ibermúsicas, Iberorquestas Juveniles, Iber-Rutas e Red de Archivos Diplomáticos RADI.

08

maio
2020

Em Notícias

Por IberCultura

Governo do Chile cria um Plano de emergência em apoio às culturas, às artes e ao patrimônio

Em 08, maio 2020 | Em Notícias | Por IberCultura

Diante da crise sanitária provocada pela COVID-19 e seus efeitos no setor cultural, o Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio do Chile reformulou alguns instrumentos e programas e criou seu Plano de Emergência em Apoio às Culturas, às Artes e ao Patrimônio.

A iniciativa foi elaborada a partir do trabalho com as mesas setoriais e do resultado da Consulta Pública Online, que entre 23 de março e 13 de abril recolheu informação sobre a situação de mais de 15 mil pessoas, organizações culturais e coletivos artísticos.

O plano de emergência consta de quatro eixos: 1) Apoio a instituições culturais; 2) Aquisição de conteúdos culturais; 3) Fomento à criação, produção e circulação; 4) Formação e mediação de conteúdos artísticos e culturais.

 

Saiba mais: https://www.cultura.gob.cl/plandeapoyo/

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07

maio
2020

Em Notícias

Por IberCultura

Municipalidade de Córdoba apresentará em encontro virtual as medidas extraordinárias dirigidas ao setor da cultura

Em 07, maio 2020 | Em Notícias | Por IberCultura

Na próxima segunda-feira 11 de maio, às 18h, a Subsecretaria de Cultura da Municipalidade de Córdoba e a Faculdade de Artes realizam (pela plataforma Google Meet) uma conversa sobre o Plano Compromisso Cultural, para apresentar medidas extraordinárias dirigidas aos diversos setores do campo cultural propostas pelo governo local.

As medidas incluem os editais Cultura em Movimento, Cenas ao Encontro e Arte Hoje, que estão abertos até 18 de maio e são dirigidos a artistas, trabalhadores e fazedores de cultura. A iniciativa consiste, segundo cada edital, na apresentação de propostas de oficinas, seminários, clínicas; ou de produção de artes cênicas, musicais, sonoras, visuais ou multimídia como contrapartida ao incentivo econômico que a municipalidade realizará para os/as selecionados/as. 

Além disso, serão apresentados três programas dirigidos pontualmente ao setor da cultura comunitária: Territórios, Desafios para o Reencontro e Projetar a Alegria. Estes programas têm como objetivo reconhecer as organizações culturais comunitárias, que através de seus projetos fortalecem a participação e o vínculo entre vizinhas e vizinhos da cidade, promovendo o desenvolvimento da cultura popular. Estas atividades ou produções artísticas serão realizadas quando o isolamento social obrigatório estiver concluído. 

Participarão do encontro virtual a diretora geral de Gestão Cultural, Julia Oliva Cuneo; o diretor de Cultura e Patrimônio, Juan Martín Sequeira, e a diretora de Cultura Viva, Marihem Soria. É necessário completar um formulário de inscrição para participar da  conversa: https://forms.gle/qfdfT4o2ptr3bQQAA.

 

Saiba mais: https://cultura.cordoba.gob.ar/

Consultas: extension@artes.unc.edu.ar

 

(*) A Municipalidade de Córdoba é uma das integrantes do Grupo de Trabalho de Governos Locais de IberCultura Viva. Saiba mais sobre o GT em https://bit.ly/2qfWWqB 

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07

maio
2020

Em Notícias

Por IberCultura

Maior orçamento para Pontos de Cultura na Argentina é uma das medidas para o setor ante a COVID-19

Em 07, maio 2020 | Em Notícias | Por IberCultura

Durante a reunião realizada por videoconferência em 29 de abril, as/os representantes do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva apresentaram algumas das ações que vêm sendo desenvolvidas em seus países para o apoio das/dos trabalhadores da cultura ante a emergência sanitária pela COVID-19. Na Argentina, uma das principais medidas do Ministério de Cultura foi o lançamento de uma convocatória de Pontos de Cultura – com maior orçamento e menos burocracia – para o apoio a organizações sociais com ou sem personalidade jurídica. 

“Quando o presidente decidiu pelo isolamento social obrigatório, saímos com uma série de medidas para tratar de conter o setor”, comentou Maxi Uceda, secretário de Gestão Cultural do Ministério de Cultura no início da reunião. “Sabemos que será complexo, que provavelmente não conseguiremos satisfazer a todas demandas desde o Estado, mas a primeira decisão foi aumentar o orçamento dos Pontos de Cultura. Foi uma decisão histórica do ministro Tristán Bauer. Passamos dos 17 milhões de pesos da última convocatória para 50 milhões de pesos, e estamos tentando ampliar um pouco mais o montante para a segunda etapa”.

A primeira chamada deste edital de Pontos de Cultura da Argentina termina no dia 8 de maio. O valor máximo que se pode solicitar por projeto é de 300 mil pesos argentinos para organizações com personalidade jurídica; 125 mil para organizações sem personalidade jurídica, e 700 mil para redes de organizações. A segunda instância começa em 9 de maio e estará aberta para postulações até 12 de junho.

 

Menos burocracia, mais formação

Segundo Maxi Uceda, além de um maior orçamento para Pontos de Cultura, buscou-se baixar os níveis de burocracia para poder chegar com as políticas o mais rápido possível ao território. “Também criamos uma plataforma de formação cultural, já que muita gente está cumprindo a quarentena, e para que se tenha ferramentas de formação permanente. Temos que pensar no dia seguinte, e é fundamental que os agentes culturais territoriais estejam em permanente pensamento e reflexão e assumindo novos conhecimentos”.

“Conseguimos ativar umas baterias fortes de ações para este contexto de emergência, (…) e acreditamos que temos que pensar em ações daqui para frente, porque na Argentina o coronavírus vem recrudescendo os conflitos que já temos, está demonstrando a precariedade do setor da cultura, a incapacidade que temos de formalização do trabalho cultural”, observou Uceda. “Me parece que este é um momento para pensar a relação dos seres humanos com o entorno que habitamos, a produção de alimentos, a soberania alimentar, o respeito pelos seres com que co-habitamos o planeta. Um momento para pensar em um mundo onde o capitalismo seja mais humano, e a cultura acompanhe o processo e humanize também as relações de produção”.

Entre os programas e incentivos elaborados pelo Ministério de Cultura diante da emergência sanitária, o secretário de Gestão Cultural comentou a criação de uma linha de compra de instrumentos para apoiar o setor de luthería e depois doar às orquestras infantojuvenis do país. Também falou das linhas de fomento dos institutos, como o Instituto Nacional de Teatro, que lançou o Plano Podestá, voltado para o teatro independente, com cerca de 100 milhões de pesos argentinos como subsídio para a preservação de salas e espaços cênicos e a preservação operativa de elencos e teatristas.

Fondo Desarrollar Cultura

? Subsidios para espacios culturales ✅Hasta el 12 de mayo, a través del #FondoDesarrollar, podés obtener ayuda económica para preservar los espacios culturales y cuidar el trabajo ante la crisis económica provocada por la emergencia sanitaria provocada por la pandemia del Covid-19. Se trata de subsidios para centros culturales, clubes de música en vivo, espacios de arte y diseño, circo, danza, teatro, peñas y milongas.#QuedateEnCasa y participá con tu espacio cultural ➡️ https://bit.ly/2SGFh6q #CulturaDeLaSolidaridad#ArgentinaUnida ??

Publicado por Ministerio de Cultura de la Nación em Terça-feira, 5 de maio de 2020

 

Outra iniciativa citada foi o Fondo Desarrollar, da Secretaria de Desenvolvimento Cultural, um programa de subsídios para apoiar os centros culturais, com cerca de 30 milhões de pesos para cobrir gastos correntes ou operativos. Este fundo concursável, com inscrições abertas até 12 de maio, oferecerá apoio econômico a espaços culturais com sede em qualquer ponto do país. Está dirigido a espaços multifuncionais abertos à comunidade, onde atores e coletivos culturais realizam a produção, formação, pesquisa e promoção da arte e da cultura.

A convocatória Fondo Desarrollar abrange centros culturais, milongas, clubes de música ao vivo, espaços de arte, circo, dança e teatro; espaços em que se realizam atividades de caráter educativo ou formativo relacionado com disciplinas artísticas, como cursos, oficinas, aulas, seminários; lugares em que se realizem apresentações de artes performáticas, exposições de artes visuais e audiovisuais, e atividades de caráter comunitário e solidário. Podem postular tanto pessoas físicas como jurídicas: associações civis, fundações, cooperativas, sociedades de responsabilidade limitada (SRL) e sociedades anônimas (SA).

Além disso, o Fondo Nacional de las Artes abriu a convocatória Beca Sostener Cultura, dirigida a integrantes da comunidade artística da Argentina, com o objetivo de mitigar os efeitos sociais e econômicos que estão afetando os trabalhadores da cultura. Se trata de um aporte especial destinado a indivíduos (não a projetos grupais) cujas solicitações serão avaliadas por um comitê de emergência e outorgadas pelo Diretório do Fondo Nacional de las Artes. Se dará ênfase aos solicitantes que se encontrem em situação de vulnerabilidade, que pertençam em sua maioria a setores da economia informal.

O Instituto Nacional da Música (INAMU), por sua vez, lançou a Convocatória de Fomento Solidário, también voltada a pessoas físicas, colocando a disposição 1.200 benefícios de 10 mil pesos, com vistas a atender a situação extraordinária e de emergência, e colaborar para que seja menor o impacto na atividade dos músicos/as.

 

Saiba mais:

 https://www.cultura.gob.ar/medidas-en-el-sector-cultural-ante-el-covid-19-8932/

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04

maio
2020

Em Notícias

Por IberCultura

Programa Pontos de Cultura de Costa Rica se adapta às mudanças diante da Covid-19

Em 04, maio 2020 | Em Notícias | Por IberCultura

No contexto de emergência que se está vivendo em torno à pandemia do COVID-19, o programa Pontos de Cultura de Costa Rica, desenvolvido pelo Departamento de Fomento Cultural da Direção de Cultura (Ministério de Cultura e Juventude), tem recorrido a algumas estratégias para que os projetos possam continuar a ser realizados nas comunidades.

Para o período 2019-2020 foram selecionados 20 projetos de Pontos de Cultura. Cada um tinha dentro de sua agenda de acompanhamento ao menos três visitas por parte de funcionárias/os da Direção de Cultura. No entanto, isso não é possível na atual situação. Ante a crise da COVID-19, os cronogramas, orçamentos e metodologias dos Pontos de Cultura se modificaram na totalidade dos projetos. 

“Esta limitação acabou se convertendo numa oportunidade, já que temos tido uma constante comunicação e intercâmbio de informação com os respectivos coordenadores de projetos, temos realizado um maior número de reuniões de acompanhamento”, comenta Eduardo Reyes, gestor de Fomento Cultural da Direção de Cultura. “Além disso, o papel do gestor muda, não só como uma figura que acompanha tecnicamente, mas que cria espaços de confiança onde a aproximação com os coordenadores e encarregados dos projetos transcende o acompanhamento dos cronogramas e informes.”

Reestruturação de projetos 

Algumas organizações precisaram reestruturar seus projetos em vários âmbitos. A FUNLEER, por exemplo, havia proposto uma aproximação com a comunidade a partir dos espaços públicos, e agora está buscando a virtualização destes. Já o Coletivo Quilombo Capoeira, cujo encontro aprovado ficou impossibilitado no contexto atual, busca oportunidades para criar um espaço de formação virtual da capoeira, proposta que, pela variedade de atores e elementos a considerar, se encontra ainda em desenvolvimento.

Como consequência da mudança nas atividades e em sua dinâmica, incluindo o número de pessoas envolvidas, foram feitas alterações em alguns itens do orçamento dos 20 projetos. De modo geral, os que parecem mais afetados são os referentes a alimentação e traslado, destinados à compra de insumos que permitam a virtualização dos espaços, e ao pagamento para a elaboração de materiais digitais (inclusive designers, caso da Asociación Cultural de Guácimo Respirarte), entre outros.

Os projetos também mudaram seus cronogramas de trabalho, transferindo atividades para o segundo semestre, porque as medidas tomadas pelo Ministério de Saúde impossibilitam a realização de oficinas, rodas de conversas e percursos históricos. A Asociación Foro Ecuménico de Guanacaste e a Junta de Educación San Martín, por exemplo, propuseram algumas de suas atividades de encerramento para novembro, o que ficará sujeito a avaliação conforme o avanço da situação nacional.

 

A modificação em dinâmicas e/ou metodologias, no sentido de “virtualizar” as atividades e produtos finais, traz vários desafios aos projetos. Para o Coletivo Barro Tejareño, pelas características da população que o desenvolve (pessoas da terceira idade, em sua maioria), a mudança para uma modalidade virtual requer um importante processo de assimilação, para o qual estão recebendo acompanhamento por telefone e videoconferência de uma gestora da Direção de Cultura.

Outra organização que se viu fortemente afetada foi a Asociación La Voz de Guanacaste, que originalmente propôs realizar três percursos históricos em três cantões diferentes. Esses passeios foram cancelados, impactando o comércio e uma série de produtos encadeados à proposta. A organização, no entanto, deu início a um processo de mudança do projeto, voltado para a criação de uma proposta virtual dos percursos.

Ainda que seja provável que algumas das atividades e produtos tenham um maior alcance por meio das plataformas digitais, isso impacta diretamente os modelos de gestão das organizações e coletivos, e também da equipe da Direção de Cultura, em seus modelos e estratégias de acompanhamento, propiciando mudanças que permitam seguir desenvolvendo estas iniciativas, apoiando pessoas e organizações que trabalham pelos direitos culturais de suas comunidades.

 

 

 

Fonte: Comunicación Dirección de Cultura MCJ-CR