Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

30

ago
2021

Em Notícias

Estado de Tabasco se incorpora à Rede de Cidades e Governos Locais

Em 30, ago 2021 | Em Notícias |

A Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais agora tem um estado mexicano entre seus integrantes: o estado de Tabasco. A carta com o pedido de adesão, assinada pelo governador Adán Augusto López Hernández, manifesta a intenção do governo de aderir à iniciativa e informa a nomeação de Ramiro Chávez Gochicoa, secretário de Cultura, como representante do governo local na rede. 

Com a entrada de Tabasco, o México passa a ter cinco representantes na Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais. Xalapa e Jojutla também aderiram este ano; San Luís Potosí e Zapopan são os outros dois municípios mexicanos que fazem parte da iniciativa desde 2019.

Tabasco foi um dos governos locais que participaram do encontro virtual no dia 27 de abril, quando o secretário técnico do IberCultura Viva e representantes da Direção Geral de Vinculação Cultural da Secretaria de Cultura do México apresentou a Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais a representantes de municípios e estados mexicanos. 

Tesoros Vivos: Joaquín de la Cruz

Na carta enviada à presidenta do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva, Esther Hernández Torres, o governador cita algumas das ações de base comunitária que são realizadas em Tabasco, por meio da Secretaria de Cultura, para a promoção e desenvolvimento das expressões artísticas e culturais tradicionais. Entre eles, o Encontro de Música e Dança Indígena, que busca a preservação de elementos da cosmogonia maia, relacionados ao ciclo agrícola, ao meio ambiente, à concepção de mundo e à origem da cultura.

Outra iniciativa citada, os Tesouros Humanos Vivos, foi criada para o reconhecimento de trajetórias de vida que preservaram conhecimentos culturais herdados e que são transmitidos às gerações atuais. Os campos dos conhecimentos tradicionais incluem a medicina tradicional, a preservação do meio ambiente, os processos de trabalho agrícola e pesqueiro, as expressões artísticas e artesanais. O documento também menciona a realização do Encontro de Literatura Indígena Contemporânea, que busca promover e preservar as línguas indígenas a partir do uso diário e literário como forma de ver e pensar o mundo.

Após a aceitação do pedido de adesão, o próximo passo será definir as atividades que o estado realizará em conjunto com o programa IberCultura Viva. 

.

Articulação com governos locais

 

A Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais foi oficialmente constituída durante o 3º Encontro de Redes IberCultura Viva, realizado na cidade de Buenos Aires (Argentina) em maio de 2019, após mais de um ano de atividades do Grupo de Trabalho (GT) de Governos Locais formados em Quito (Equador). 

Esta iniciativa de articulação com os governos locais surge como linha de ação do IberCultura Viva, por se entender que são as instâncias do poder público mais próximas das organizações culturais comunitárias e dos povos indígenas, principais sujeitos com os quais o programa trabalha. A rede procura criar espaços de reflexão, de geração de consensos e histórias comuns sobre o que são políticas culturais de base comunitária e como podem ser melhoradas a implementação e o impacto dessas políticas nos territórios.

Os governos de municípios, estados, departamentos e províncias que aderem a esta rede participam de um espaço de cooperação e intercâmbio, e se beneficiam da possibilidade de aderir às diferentes propostas desenvolvidas pelo programa. Entre eles, convocatórias conjuntas para o Curso de Pós-Graduação Internacional em Políticas Culturais Comunitárias ministrado pela FLACSO-Argentina, bem como assessoria para a realização de processos de análise das políticas culturais comunitárias desenvolvidas; a criação de uma agenda de trabalho conjunta que promova as principais atividades de cada governo local; a publicação de relatórios sobre políticas culturais de base comunitária e experiências exitosas desenvolvidas em coordenação com a sociedade civil.

No dia 4 de julho, após três sessões de trabalho no âmbito do 2º Encontro de Cultura Viva Comunitária em Cidades e Governos Locais da América Latina, realizado de forma presencial e virtual em Zapopan e Guadalajara (Jalisco, México), a Rede IberCultura Viva de Cidades e governos locais chegaram à versão final de sua Constituição. O documento foi elaborado de maneira colaborativa com os/as representantes dos governos locais que participaram das sessões e que se organizaram em comissões para propor um plano de trabalho para o período 2021-2023.

.

Saiba mais sobre a Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais

 Conheça os parâmetros para inclusão na Rede de Cidades e Governos Locais

 Conheça o Estatuto de Constituição da Rede de Cidades e Governos Locais