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26

nov
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Programa de formação para Pontos de Cultura do Uruguai termina com o seminário “Políticas para a promoção de projetos culturais comunitários”

Em 26, nov 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

Nos dias 23 e 24 de novembro, foi realizado em Montevidéu o quarto e último bloco do Programa de Formação em Gestão Cultural e Projetos de Base Comunitária, promovido pela Direção Nacional de Cultura do Ministério de Educação e Cultura (DNC/MEC) do Uruguai com o apoio do programa IberCultura Viva.

A instância formativa para a Rede de Pontos de Cultura do Uruguai (“Políticas para a promoção de projetos culturais comunitários”) começou com a apresentação de Pablo Zouain, coordenador dos programas Fundos Concursáveis para a Cultura e Fundo de Estímulo para a Formação e a Criação Artística, da Direção Nacional de Cultura.

Pablo Zouain deu início à capacitação falando sobre fundos concursáveis

A equipe de Pontos de Cultura e Cultura en Línea da DNC também falou sobre o Fundo de Infraestrutura e a ferramenta em WordPress para criar um fórum de debate e intercâmbio entre os Pontos de Cultura do Uruguai. Depois, Franco Rizzi, consultor de formação do programa IberCultura Viva, deu uma capacitação sobre planejamento de projetos culturais de base comunitária. Assim como nos seminários anteriores, a atividade ocorreu no Espaço Espínola Gómez, onde funciona a Área Cidadania Cultural da Direção Nacional de Cultura.

 

Franco Rizzi falou sobre planejamento de projetos culturais comunitários

A capacitação

O programa de formação voltado para os Pontos de Cultura do Uruguai começou nos dias 3 e 4 de agosto, com o tema “Comunicação dos projetos culturais comunitários”. Estas primeiras jornadas estiveram a cargo de dois professores da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO-Argentina): Luis Alberto Quevedo, diretor da faculdade, e Belén Igarzábal, coordenadora da área Comunicação e Cultura.

A segunda atividade, sobre “Economia colaborativa e sustentável”, foi realizada nos dias 7 e 8 de setembro e teve como docentes as argentinas Adriana Benzaquén e Rocío Bustamante, integrantes da Escola de Economia Colaborativa. A terceira instância formativa, “Abordagem e intervenção em território e gestão de organizações”, contou com a participação de Rosario Lucesole, consultora de projetos da Unidade Técnica IberCultura Viva.

 

23

nov
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Um encontro de Pontos de Cultura e Memória Rurais e um festival no interior do Ceará: os dois projetos brasileiros selecionados no Edital de Apoio a Redes 2018

Em 23, nov 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

Nome do evento: Teia Latino-americana dos Pontos de Cultura e Memória Rurais

Nome da rede ou articulação: Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais

Organização responsável: Instituto de Imagem e Cidadania RJ

 

Um dos dois projetos brasileiros ganhadores do Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Trabalho Colaborativo 2018, a 1ª Teia Latino-americana dos Pontos de Cultura e Memória Rurais será realizada em abril de 2019 na comunidade rural de Santo Antônio, município de Bom Jardim (Rio de Janeiro). Participarão do encontro 22 organizações integrantes da Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais (*) e cinco de países membros do programa IberCultura Viva, entre outros convidados.

A Teia integrará as atividades do 3º Encontro Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais, buscando um diálogo sobre os territórios rurais presentes na América Latina, suas proximidades e distinções, com vistas à elaboração de políticas públicas de cultura para áreas rurais. Os cinco representantes de organizações culturais de Argentina, México, Uruguai, Equador e Chile serão selecionados por integrantes da Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais, que levarão em consideração a inserção da organização cultural em territórios rurais.

Será realizado um seminário envolvendo oficinas e rodas de conversa com temas presentes no dia a dia das organizações que atuam em áreas rurais, como cultura e educação, cultura e agroecologia, cultura e turismo comunitário. Também estão previstas duas mesas redondas: “Mulheres rurais, guardiãs da cultura camponesa” e “Políticas públicas de cultura para territórios rurais no Brasil, Argentina, Chile, México, Uruguai e Equador”.

Além de conhecer a realidade das organizações culturais que atuam em territórios rurais nos países que integram o programa IberCultura Viva, o encontro tem como objetivo constituir um canal de diálogo com essas organizações e fomentar a integração ibero-americana, valorizando a cultura na sua dimensão simbólica, cidadã e econômica.

A Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais é uma articulação de organizações culturais reconhecidas pelo Ministério da Cultura como Pontos de Cultura e/ou Pontos de Memória. Essas 22 organizações atuam em comunidades rurais nas cinco regiões brasileiras, por meio de bibliotecas comunitárias, museus comunitários, centros culturais, pontos de leitura, pontinhos de cultura, cineclubes, entre outros, atendendo aos povos da floresta, das águas e do campo.

1º Encontro de Pontos de Cultura e Memória Rurais (fotos: Ponto de Cultura Rural/Ecomuseu Rural e Biblioteca de Artes Visuais)

(*) Participam da rede os seguintes Pontos de Cultura e Memória Rurais: Ponto de Cultura Meninos do São João (Palmas,Tocantins), ASCALTA (Cantá, Roraima), Ponto de Cultura a Bruxa Tá Solta (Boa Vista, Roraima), Comunidade Kilombola Morada da Paz (Rio Grande do Sul), Rede Tucum (Ceará), Fundação Cultural Cabras de Lampião (Museu do Cangaço – Serra Talhada, Pernambuco), Ponto de Cultura Nina (Campinas, São Paulo), Associação Cultural Viva (Duas Barras, Rio de Janeiro), Ponto de Cultura Tesouros da Terra (Nova Friburgo, Rio de Janeiro), Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (SMEL – Nova Friburgo, Rio de Janeiro), Centro Cultural Visconde de Mauá (Visconde de Mauá, Rio de Janeiro), Associação Amigos de Piaçabuçu (Piaçabuçu, Alagoas), Terra Una (Liberdade, Minas Gerais), Associação dos Moradores do Sitio Volta (Jaguaruana, Ceará), Ponto de Cultura Alimentar Iacitatá (Belém, Pará), Associação Mata Atlântica Ponto de Cultura Caipira (Silva Jardim, Rio de Janeiro), Associação dos Produtores do Triângulo da Pinha – APPIAL (Alagoas), Instituto de Imagem e Cidadania (Bom Jardim, Rio de Janeiro), Associação dos Produtores de Artesanato, Gestores Culturais e Artistas de Icó – APROARTI (Icó, Ceará), Escola Viva Olho do Tempo (Gramame/João Pessoa, Paraíba), Guaimbe – Espaço e Movimento CriAtivo (Pirenópolis, Goiás) e Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo – CEPAGRO (Florianópolis, Santa Catarina).

 

Nome do evento: 8º Festival Nacional ICOZEIRO

Nome da rede/articulação: Festival da Cultura Icoense – ICOZEIRO

Organização responsável: Associação Filhos e Amigos de Icó – AMICÓ

 

O Festival da Cultura Icoense – Icozeiro, que este ano chega à oitava edição, é um evento realizado na cidade histórica de Icó (Ceará) para a divulgação, articulação, fruição e fortalecimento da produção cultural local. Mesclando música, teatro, dança, audiovisual, literatura, artes plásticas e artesanato, conta também com palestras, workshops, debates e rodas de conversa, de forma a promover e contemplar a miscelânea cultural presente desde a formação da população icoense e do sertão do Ceará.

O evento é gratuito e realizado anualmente desde 2011, entre os dias 18 e 30 de dezembro, no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro (CACPAMM), instalado no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Icó, espaço tombado como patrimônio em 1975 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Também há atividades em outros espaços públicos do centro histórico e em bairros periféricos, comunidades e distritos do município.

A data coincide com o período de maior efervescência na cidade, com as festas do dia da padroeira do município, Nossa Senhora da Expectação (18 de dezembro) e do Senhor do Bonfim (1º de janeiro), e as confraternizações de fim de ano. Em 2011, ano em que o festival estreou com oito apoiadores e parceiros, o público estimado foi de 2,5 mil pessoas. Na última edição, este número aumentou para 23,5 mil pessoas e 78 apoiadores e parceiros.

A proposta do festival foi apresentada ao Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2018 pela Associação Filhos e Amigos de Icó (Amicó) em articulação com Universidade Federal do Cariri (UFCA)/ Instituto de Estudos do Semiárido (IESA), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icó (Sindsepmi), Escola Livre de Artes (ELA) e Faculdade Vale do Salgado (FVS).

Esta rede colaborativa, voltada para ações educativas, formativas e culturais, busca dar vazão a uma demanda do município no tocante à ocupação do espaço público, fortalecendo a identidade local, promovendo o intercâmbio cultural e possibilitando a geração de renda em torno da economia criativa e da economia da cultura, em espaços que representam a memória, a história e a cidadania.

Saiba mais sobre o Festival de Cultura Icoense: https://www.icozeiro.com

 

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22

nov
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Por mais espaços de encontro e construção coletiva: os dois projetos da Argentina selecionados no Edital de Apoio a Redes 2018

Em 22, nov 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

 

Nome do evento e da rede/articulação: Feria Regional “La Semilla de la Cultura Viva”

Organização responsável: Cooperativa de Trabajo Cachalahueca

 

“La Semilla de la Cultura Viva” (“A semente da Cultura Viva”), projeto apresentado por três Pontos de Cultura da Argentina (Fundación Mate Cocido, Cooperativa de Trabajo Cachalahueca e Asociación Civil Be. Pe. Bienaventurados Los Pobres), é uma feira-mercado cultural que será realizada em três cidades: San Fernando del Valle de Catamarca (em fevereiro), San Miguel de Tucumán (em março) e Medanitos – Fiambalá, Catamarca (em abril).

Estas feiras permanecerão em cada cidade durante três dias (de sexta a domingo), nos espaços dos organizadores e no espaço público, com oficinas, rodas de conversa, espetáculos artísticos, rádio aberta, mostras e produção de audiovisuais, além de encontros de Pontos de Cultura, entre outras atividades.

Ainda que a estrutura seja a mesma, algumas atividades mudarão conforme o lugar, configurando diferentes eixos temáticos. Em Catamarca, por exemplo, um desses eixos será “Carnaval, encontro e festejo de comunidades”. No caso de Tucumán, o eixo será “Mulheres, transformando a cultura”, e em Medanitos, “Despertar da semente, pela germinação de uma cultura comunitária”.

O projeto tem como objetivo fortalecer o vínculo e a articulação dos três Puntos de Cultura organizadores, e somar outros espaços e organizações de cultura comunitária a este trabalho colaborativo, com vistas a formar uma rede regional “Semillas de la Cultura Viva”. Também pretende criar um espaço de exposição das produções da cultura comunitária, da economia social solidária, e da identidade cultural da região, assim como espaços de capacitação e intercâmbio de saberes e experiências.

A proposta busca, ainda, fortalecer o debate e a ação nos eixos temáticos relacionados aos três Pontos de Cultura organizadores: cultura comunitária, gênero, comunicação, identidade cultural, protagonismo social,  participação cidadã, cuidado com o meio ambiente e arte para a transformação social.

A família Cachalahueca

 

Nome do evento: Fortalecimiento de la Mesa Reconquista “Crece desde el pie”

Nome da rede/articulação: Mesa Reconquista

Organização responsável: Asociación de Mujeres La Colmena-FM Reconquista

 

A Mesa Reconquista é uma experiência organizativa, propositiva, de ação e reflexão, que reúne diversas organizações sociais e instituições da zona norte do conurbano de Buenos Aires. Criada em 2011, a articulação é formada por associações de bairro, bibliotecas e escolas populares, centros culturais, jardins comunitários, associação de mulheres, rádio comunitária, empresas recuperadas, cooperativas de trabalho, ordens religiosas e igrejas.

Esta multiorganização foi constituída para construir um olhar comum sobre as prioridades da região. É um espaço de encontro e construção coletiva em que se discutem problemáticas e necessidades concretas, se estabelecem prioridades e se desenham possíveis iniciativas para atendê-las.

A proposta apresentada ao Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2018, “Fortalecimento da Mesa Reconquista”, inclui um encontro (em forma de retiro de reflexão para a tomada de acordos e consensos, para 50 pessoas), duas rodas de conversa para intercâmbio de experiências, e dois festivais artísticos e multimídia, com a participação das instituições da rede. Também está previsto o lançamento de um programa de rádio sobre políticas de cultura de base comunitária, com concurso de spots e votação do público ouvinte.

As atividades são destinadas a cerca de 5.300 pessoas, entre os sócios das organizações da Rede Mesa Reconquista e seus familiares, e os vizinhos dos bairros onde estão inseridas estas organizações — e onde se trabalha para a concretização de direitos e o desenvolvimento integral das comunidades.

Um dos objetivos do projeto é gerar confluência e associatividade das organizações para um maior impacto cultural e social da rede, assim como potencializar sua visibilidade, com destaque para as produções audiovisuais. Além de registrar os encontros, rodas de conversa e festivais, pretende-se difundir estas produções audiovisuais pelas redes sociais para promover a ideia de que “La cultura popular y comunitaria crece desde el pie”.

Saiba mais sobre a Associação de Mulheres La Colmena-FM Reconquista: https://www.fmreconquista.org.ar/

Saiba mais sobre Cachalahueca: https://cachalahueca.com/

 

21

nov
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Um festival de artes e um encontro de batucada: os dois projetos de El Salvador selecionados no Edital de Apoio a Redes 2018

Em 21, nov 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

Nome do evento: Festival Artístico Chalateco y Festival del Maíz, un encuentro por la Cultura Viva Comunitaria

Nome da rede/articulação: Colectivos y Organizaciones de CVC de El Salvador

Organização responsável: Asociación Tiempos Nuevos Teatro (TNT)

 

O 22° Festival Artístico Chalateco e 12° Festival del Maíz, apresentado pela Asociación Tiempos Nuevos Teatro (TNT) em articulação com coletivos e organizações de cultura comunitária de El Salvador, será realizado esta semana, de 22 a 25 de novembro, no município de San Antonio Los Ranchos, departamento de Chalatenango.

Durante esses quatro dias, haverá apresentações de grupos de El Salvador, Honduras y Guatemala. Estão programados espetáculos de Nadia Maltez, El Coro Nacional de Adultos Mayores (CAMES), Escena X, Los del Quinto Piso, Teatro Cíclico, Payaso Simoon de El Salvador, Compañía Teatral Quimera (Honduras) e El Mago César (Guatemala). Na quinta-feira (22), paralelamente à celebração em San Antonio Los Ranchos, o festival também estará nos municípios de Azacualpa, San Miguel de Mercedes e comunidade de Las Minas.

 

Teatro comunitário

O Festival Artístico Chalateco é realizado desde 1998. Chamado de “Festival de Teatro Popular Chalateco” em suas três primeiras edições, o evento surgiu da necessidade da Associação TNT de criar espaços para mostrar as produções dos grupos de teatro comunitário da região.

Neste contexto, a TNT, junto com outras instâncias de San Antonio Los Ranchos, decidiram lançar em 2007 o Festival del Maíz (“Festival do Milho”), tentando resgatar uma das tradições perdidas transitoriamente no município durante o conflito armado.

A Associação TNT nasceu em 1993, um ano depois da assinatura dos Acordos de Paz, que terminou com mais de uma década de guerra civil em El Salvador. Surgiu nas montanhas de um departamento historicamente excluído, Chalatenango, e ali permanece depois de 25 anos. Na zona rural, projeta-se como uma referência de arte comunitário para toda a América Latina.

 

Cultura viva

Este ano, paralelamente à programação dos festivais artístico e gastronômico, de 23 a 25 de novembro haverá um encontro de 15 coletivos e organizações de Cultura Viva Comunitária. A ideia é ter um espaço durante o dia para trocar experiências de trabalho, conhecer a plataforma Mapa IberCultura Viva e contribuir para o 4º Congresso Latino-americano de CVC, que se realizará na Argentina em maio de 2019.

A proposta foi apresentada ao Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2018 pela Asociación Tiempos Nuevos Teatro em articulação com Centro de Arte para la Paz, Centro Cultural y de las Artes Monseñor Oscar Arnulfo Romero (CLAMOR), Colectivo 12-15, Colectivo La Voz de Romero (LaVoR), Asociación de Arte para el Desarrollo-Primer Acto y Fundación por el Desarrollo de la Cultura a través de las Artes en Cojutepeque (FUNDARTE) e El Culebrón Timbal.

 

 

Nome do evento: III Encuentro Nacional de la Red de Batucadas TUYULU

Nome da red/articulação: Red de Batucadas TUYULU

Organização responsável: TDH-Suiza El Salvador

 

Cerca de 20 grupos de percussão de El Salvador participarão do 3º Encontro Nacional da Rede de Batucadas Tuyulu, nos dias 19 e 20 de dezembro, em San Salvador. O projeto busca fortalecer os grupos de batucada em sua capacidade organizativa em nível local e nacional, e suas habilidades de usar a batucada como ferramenta para a coesão e a transformação social.

Durante as duas jornadas, haverá oficinas sobre técnicas musicais, direitos humanos, equidade de gênero e estratégias de incidência através da arte. O encontro terminará com uma apresentação no espaço público, buscando a conscientização sobre as problemáticas vividas pela juventude salvadorenha.

Se espera a participação de cerca de 100 jovens, entre 15 e 30 anos, residentes da área rural ou urbana dos diferentes departamentos de El Salvador, que tenham conhecimentos básicos de batucada ou percussão e se encontrem em processo de organização ou estejam organizados em coletivos, redes, comitês, etc.

Previamente ao encontro nacional, serão realizadas uma reunião de coordenação, a gravação de um vídeo didático e duas jornadas preparatórias em diferentes zonas do país. A gestão contará com a participação dos/as jovens provenientes dos grupos integrantes da rede, em colaboração com as organizações que apoiam a Tuyulu.

A Rede de Batucadas Tuyulu foi fundada em 30 de agosto de 2015 por 12 grupos de percussão brasileira, com a missão de promover a batucada como uma ferramenta de transformação social e fomentar a cidadania ativa. Atualmente, a rede está preparando um processo formativo para grupos de jovens de 20 comunidades marginalizadas.

A proposta foi apresentada ao Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2018 por Asociación y Cooperación de Investigación para la Salud Mental (ACISAM), Plataforma Global El Salvador (PGES), Centro Bartolome de las Casas (CBC) e Terre des Hommes Suisse El Salvador (TDH-Suiza).

 

Saiba mais sobre a Rede Tuyulu: www.facebook.com/tuyulu

Saiba mais sobre a TNT: https://www.tnt.org.sv/https://bit.ly/1MOJw3I

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20

nov
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Termina em Valparaíso a 10ª Reunião do Conselho Intergovernamental

Em 20, nov 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

 

A 10ª Reunião do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva terminou nesta terça-feira (20/11), em Valparaíso – onde está a sede do Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio do Chile –, com o traspasso da vice-presidência do programa ao Uruguai. Conforme acordado na 6ª Reunião do CI, realizada em Montevidéu em maio de 2017, a função da vice-presidência seria dividida por dois países – Chile e Uruguai – até junho de 2020, quando termina o mandato da Argentina na presidência. O governo chileno respondeu pela primeira metade do mandato. O governo uruguaio assume a segunda metade a partir de agora.

Representantes de 10 dos 11 países integrantes do Conselho Intergovernamental participaram da 10ª Reunião, iniciada nesta segunda-feira (19/11) em Santiago. O encontro também contou com representantes da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB) e do Ministério de Cultura de Cuba, que esteve presente como país convidado, além dos integrantes da Unidade Técnica IberCultura Viva.

O vice-ministro de Cultura e Esportes da Guatemala, Juan Alberto Monzón, participou das duas jornadas representando seu país. O subsecretário das Culturas e das Artes do Chile, Juan Carlos Silva, esteve no encerramento do encontro, em Valparaíso, quando foi transpassada a vice-presidência para o Uruguai. Enrique Vargas, coordenador do Espaço Cultural Ibero-americano, participou por videoconferência da sessão de abertura.

O subsecretário das Culturas e das Artes do Chile, Juan Carlos Silva, e os representantes dos países membros

 

Acordos

Entre os acordos firmados nas duas jornadas, foi aprovada a realização do 3º Encontro de Redes IberCultura Viva nos dias 13 e 14 de maio de 2019 na cidade de Buenos Aires (Argentina). Também foram acordadas a criação de uma comissão de trabalho (integrada por Argentina e Chile) para a formulação do Edital de Mobilidade para o 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, e a continuidade da plataforma Mapa IberCultura Viva, que estreou em agosto de 2018.

Além disso, foram aprovados os informes de desempenho e financeiros sobre o Plano Operativo Anual (POA 2018) apresentados pela Unidade Técnica e o Escritório Sub-Regional para o Cone Sul da SEGIB, assim como as atividades e orçamentos programados para o POA 2019.

Uma das principais propostas para o próximo ano é a segunda edição do Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária, realizada junto com a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO), sede Argentina. A preparação de um edital para bolsas da turma de 2019 começou a ser discutida nesta reunião.

As convocatórias com lançamento previsto ainda para 2018 também foram comentadas. Nos próximos dias, será aberto o prazo de inscrição para o concurso “Sabor à Ibero-América”, pertencente à sinergia entre IberCultura Viva, Iber-Rutas, IberCocinas e Ibe.TV. Este concurso premiará histórias de receitas culinárias tradicionais das comunidades migrantes da Ibero-América. O lançamento da Convocatória de Banco de Saberes e IberEntrelaçando Experiências, tema de debate da reunião anterior (em julho, na Guatemala), está previsto para 1º de dezembro de 2018.

Diego Benhabib (Argentina) e Patricia Rivera (Chile) assinam a ata da 10ª Reunião

 

Confira a ata da 10ª Reunião do Conselho Intergovernamental

 

(Fotos: Llorena Ulloa)

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20

nov
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Um encontro para conversar sobre patrimônio: o projeto do Uruguai selecionado no Edital de Apoio a Redes 2018

Em 20, nov 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

 

Nome do evento: “Patrimonio invisible, construyendo cultura viva”

Nome da red/articulação: Las Vías

Organização responsável: Intermedios Producciones

 

O projeto “Patrimônio invisível, construindo cultura viva”, apresentado pela rede uruguaia Las Vías, aposta na criação de um espaço de encontro e reflexão sobre patrimônio vivo, sobre o patrimônio imaterial e seu diálogo com o patrimônio material, resgatando sua história e sua memória.

Espaço Cultural Ignacio Espino

As instituições que integram a rede Las Vías (Oficina de la Juventud, Comparsa Cuerda de la Explanada, Espacio Cultural Ignacio Espino, Intermedios Producciones) estão baseadas no bairro Las Palmas da cidade de San José de Mayo (departamento de San José), onde ficavam as instalações da Antiga Estação de Trem do Estado. Mantêm identidade própria, mas num contínuo trabalho colaborativo, atendendo a públicos de diferentes idades e contextos, potenciando o bairro como um polo sociocultural da cidade.

A proposta dos coletivos busca gerar uma instância de reflexão sobre os projetos sociais, culturais, artísticos e educativos da zona da Antiga Estação de Trem do Estado, e estabelecer um contraste entre ontem e hoje, entre o visível e o invisível (para visibilizar o invisível), entre o material e o intangível. A zona esteve abandonada durante anos, até que os coletivos se apropriaram do lugar.

O “encontro-conversatório” tem como objetivos: conscientizar sobre a importância do patrimônio imaterial em diálogo com o patrimônio material; valorizar as expressões culturais e artísticas; estimular o trabalho conjunto entre diferentes organizações e coletivos da zona territorial onde se baseia o projeto; criar uma exposição fotográfica que reflexione sobre o valor do patrimônio imaterial; oferecer ao bairro uma infraestrutura fixa para exposições a céu aberto durante os 365 dias do ano; aumentar o trânsito de público pela zona.

As três etapas

Esta proposta será desenvolvida em três etapas. A primeira jornada propiciará o encontro de diferentes atores, integrantes das organizações e coletivos, vizinhos do bairro e público em geral. Também serão convidados a participar do encontro agentes locais e nacionais envolvidos com o tema do patrimônio imaterial,  para dar sua visão e enriquecer o intercâmbio. Desse encontro será produzido um documento com as propostas e conclusões.

(Foto: Comparsa La Explanada)

Fotógrafos profissionais (da cidade) e emergentes (dos espaços formativos do Espaço Cultural Ignacio Espino e integrantes dos coletivos da zona) serão convidados a transitar um dia pelo bairro com a premissa de registrar a convivência do patrimônio material e imaterial. Serão registradas as diversas atividades realizadas durante um dia nos espaços a cargo dos coletivos: oficinas, atividades ao ar livre, espetáculos de artes cênicas, saída e percurso da Comparsa Cuerda de la Explanada (o bloco carnavalesco local), etc.

Com base no material elaborado durante o encontro e tendo como insumos o material fotográfico, será montada uma exposição de 28 fotografias e 2 placas (una apresentando o projeto e outra apresentando o bairro). A etapa 2 abarca a realização/curadoria e inauguração da exposição fotográfica a céu aberto. A etapa 3 será de circulação da mostra.

 

Saiba mais sobre o Espaço Cultural Ignacio Espino: https://www.ecie.com.uy

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19

nov
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Começa em Santiago a 10ª Reunião do Conselho Intergovernamental

Em 19, nov 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

Nesta segunda-feira (19/11), teve início em Santiago (Chile) a 10ª Reunião do Conselho Intergovernamental do programa IberCultura Viva. O encontro de representantes de governos, que segue amanhã em Valparaíso, tem por finalidade apresentar informes técnicos, avaliar as iniciativas do Plano Operativo Anual (POA) executadas durante 2018, debater e aprovar as atividades propostas pela Unidade Técnica para o POA de 2019.

Além dos resultados das atividades de intercâmbio e formação desenvolvidas em 2018, serão apresentados os avanços sobre a implementação do plano operativo anual. Entre os temas abordados estão o desenvolvimento do grupo de trabalho (GT) de governos locais formado no 2º Encontro de Redes IberCultura Viva, em Quito (Equador), e o desenvolvimento da linha de formação do programa, mediante a qual se implementa o Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturales de Base Comunitária junto com a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO), sede Argentina.

Também serão discutidas as propostas de seminários de formação em gestão cultural comunitária e em políticas culturais e gênero para organizações culturais comunitárias, assim como o apoio a pesquisas e o desenvolvimento e a construção de indicadores, entre outros assuntos.

Estão presentes representantes de 10 dos 11 países membros do Conselho Intergovernamental. Cuba participa do encontro como país convidado.

 

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19

nov
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Fortalecendo a articulação mesoamericana: os dois projetos da Guatemala selecionados no Edital de Apoio a Redes 2018

Em 19, nov 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

 

Nome do evento: Congreso Mesoamericano de Cultura Viva Comunitaria y Junlajuj Comparsa Chitik

Rede/articulação: Caja Lúdica, Escuela de Niños Pintores e Movimiento de Culturas Vivas Comunitarias

Organização responsável: Caja Lúdica

(Foto: Caja Lúdica)

O Congresso Mesoamericano de Cultura Viva Comunitária e Comparsa Chitik, que será realizado em Quetzaltenango (Guatemala) de 29 de novembro a 1º de dezembro de  2018, é uma proposta das organizações Caja Lúdica e Escuela de Niños Pintores Frida Khalo, da Guatemala, e a Cooperativa Viresco de Costa Rica, com o apoio do Movimento de Culturas Vivas Comunitárias.

Organizações culturais de Guatemala, México, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Colômbia, que vêm trabalhando de maneira articulada desde 2014, estão convocadas a participar deste encontro que busca fortalecer a articulação e organização dos movimentos nacionais de CVC e promover ações conjuntas para a incidência na região.

Durante o congresso serão realizados fóruns, rodas de conversa, mesas de diálogo, espetáculos, debates, oficinas de expressão artística, intercâmbios de metodologias e práticas culturais. A ideia é propiciar o encontro entre diversas experiências de propostas organizativas e de incidência para gerar políticas públicas culturais de apoio a processos de base e desenvolvimento comunitário.

O final do evento será com a “Comparsa Chitik, Danza en Zancos”, manifestação que provoca beleza e assombro por onde passa, na gente que se soma à dança pelas ruas da cidade, encantada com a criatividade e a diversidade cultural. Após percorrer as ruas principais de Quetzaltenango, a comparsa chegará ao parque local, onde será realizado o encerramento do congresso, com apresentações artísticas e culturais para toda a população.

 

Nome do evento: “De Raíces Venimos y de Cultura Vivimos”

Rede/articulação: Peronia Adolescente/ Movimiento de Culturas Vivas Comunitarias

Organização responsável: Asociación civil Peronia Adolescente

(Foto: Peronia Adolescente)

A Associação Peronia Adolescente é uma organização de jovens, constituída legalmente na Guatemala desde 2004. Trabalha em Ciudad Peronia promovendo espaços para que crianças, adolescentes e jovens possam participar ativamente – e com espírito crítico – da solução dos problemas de sua comunidade.

A proposta apresentada pela associação, “De Raízes Viemos e de Cultura Vivemos”, pretende fortalecer a articulação da rede Mesoamericana e do Movimento das Culturas Vivas Comunitárias em Guatemala. Para isso, estão previstas atividades nas ruas, participação em encontros, festivais e reuniões estratégicas.

Durante um mês, serão realizadas oficinas para a criação artística, culminando com a organização da tomada das ruas. Haverá apresentação de pernas-de-pau, batucada e caras-pintadas para crianças e adolescentes em uma das comunidades mais vulneráveis de Ciudad Peronia, chamada Nuevo Amanecer.

Outra atividade proposta é a participação no Congresso Mesoamericano de Cultura Viva Comunitária e Comparsa Chitik, que será realizado em Quetzaltenango, organizado por Caja Lúdica. Peronia Adolescente, como parte do Movimento de Culturas Vivas Comunitárias, participará das oficinas de expressão artística, fóruns e rodas de conversa sobre Cultura Viva Comunitária e diversidade, gerando propostas, acordos e planos de seguimento que têm como propósito avançar na articulação cultural nacional e regional.

Também está prevista uma reunião em nível centro-americano para a continuação das ações a serem realizadas no 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que se dará na Argentina em maio de 2019.

O público destinatário do projeto inclui 20 jovens líderes dos processos de formação da Associação Peronia Adolescente e ao menos 10 pessoas representantes das organizações de Culturas Vivas Comunitárias. No encerramento de rua, espera-se a participação de aproximadamente 500 crianças e adolescentes.

08

nov
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Um colóquio e uma feira para fortalecer os processos locais: o projeto do Chile selecionado no Edital de Apoio a Redes 2018

Em 08, nov 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

Nome do evento: Primer Coloquio Regional – Cultura Comunitaria De Base ¿Qué es Cultura Comunitaria?

Nome da rede: Red de Organizaciones Culturales Comunitarias de la Región del Maule

Organização responsável: El Cahuín Comunitario

 

“O que é cultura comunitária?” A pergunta será o ponto de partida do Primeiro Colóquio Regional – Cultura Comunitária de Base, proposto pela Rede de Organizações Culturais Comunitárias da Região do Maule, no Chile. Esta instância de conversa e reflexão, com realização prevista para março de 2019, contará com expositores representantes da institucionalidade latino-americana, nacional, regional e local.

O projeto, um dos 17 selecionados no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Trabalho Colaborativo 2018, consiste em um colóquio e uma feira, a serem realizados no Teatro e Praça de Armas da comuna de Parral, província de Linares, e um espaço de plenária na Escuela Básica Los Queñes de la comuna de Romeral, província de Curicó.

Aproximadamente 45 Organizações Culturais Comunitárias (OCC) de diversos territórios e comunidades da região do Maule participam desta rede, que nasceu em 2015 e segue vigente, com permanentes conversações com o Estado através do programa Red Cultura, promovido pelo Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio do Chile. A lógica do trabalho se estabelece mediante a representatividade em nível comunal, provincial e nacional. Esses representantes são eleitos de maneira aberta, por características como trajetória, responsabilidade e arraigo territorial.

Com o projeto, pretende-se chegar a uma reflexão comum entre as OCC e a institucionalidade presente sobre o que se entende por cultura comunitária, transmitindo também o trabalho das organizações, as mesas provinciais e a Red de OCC do Maule como colaboradores do Estado no território. A ideia é que 75% dos participantes sejam representantes das bases da Rede de OCC da Região do Maule, e que ao menos seis representantes de outras regiões do país possam incluir nessa reflexão a realidade de outras comunidades e territórios, além de contribuir com suas redes e comunidades de  regiões de origem.

08

nov
2018

Em Notícias

Por IberCultura

Um festival para dar espaço às mulheres: o projeto do Equador selecionado no Edital de Apoio a Redes 2018

Em 08, nov 2018 | Em Notícias | Por IberCultura

Nome do evento: Otras Miradas, Otras Voces

Nome da rede/ articulação: Circuito4

Instituição responsável: Femrock Ecuador

 

O festival Otras Miradas, Otras Voces, programado para março de 2019, é uma proposta das organizações Femrock Ecuador, Dionisios Arte Cultura e Identidad e Unión Orfebres de Pichincha e o Comité Barrial Ciudadela Quito Sur para dar espaço e empoderamento às mulheres e à população LGBTI no Equador, a partir da produção das mulheres.

As atividades incluem jornadas de capacitação (“Saberes patrimoniais”), jornadas de sensibilização, jornadas de cinema de mulheres, oficinas, rodas de conversa com mulheres cineastas e um encerramento festivo com vários grupos artísticos comunitários.

As poetisas Sarawi Andrango e Mayari Granda na primeira edição da mostra (Foto: Femrock)

O evento, que teve sua primeira mostra em 2018, surgiu como resposta a uma necessidade de um grupo de mulheres que buscavam um espaço mais amplo nas artes. A este processo se somou a comunidade LGBTI, que unindo esforços encontrou um mecanismo para promover o tema dos direitos por meio do teatro, da música e das artes. Assim, Femrock e Dionisios apostaram na criação de jornadas de trabalho, sensibilização e capacitação através da arte, o que fez com que outras agrupações de mulheres diversas e da população LGBTI se unissem em torno da iniciativa.

Em março deste ano, por ocasião do Dia da Mulher, o festival reuniu artistas fotógrafas, mulheres indígenas, meninas afrodescendentes, mulheres roqueiras, mulheres da terceira idade, mulheres do hip-hop, mulheres que gostam de esportes radicais, poetas, “teatreiras” e artistas drag. A meta para 2019 é que mais mulheres, organizações e grupos de bairros se somem a estas jornadas. As atividades serão realizadas em várias localidades, como Calzado, Quito Sur, San Bartolo, Plaza Grande, Casa del Orfebre, Ferroviaria, Colmena e o Parque das Diversidades.

 

Saiba mais sobre Femrock Ecuador: https://www.femrockecuador.com/

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