Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Notícias

06

Mar
2019

EmNotícias

Está aberta a convocatória de 2019 do Programa de Apoio às Culturas Municipais e Comunitárias do México

Em06, Mar 2019 | EmNotícias |

A três décadas da criação do Programa de Apoio às Culturas Municipais e Comunitárias (PACMyC), a Direção Geral de Culturas Populares Indígenas e Urbanas (DGCPIU) da Secretaria de Cultura do Governo do México abre a convocatória 2019 que contempla novas formas de participar e maiores montantes econômicos de apoio.

Esta edição amplia as possibilidades de promover a cultura comunitária fomentando a diversidade, o não racismo e a inclusão. Os interessados podem participar de duas formas, através de uma intervenção ou um projeto cultural.

Para solicitar o apoio econômico dos projetos de intervenção, as comunidades devem elaborar uma proposta a partir de uma nota descritiva simples que assinale o problema a abordar. No caso do projeto cultural, devem incluir síntese, objetivo, duração, calendário de atividades e resultados.

A segunda mudança do PACMyC são os novos montantes dos estímulos. Populações indígenas, afrodescendentes, grupos vulneráveis e comunidades rurais e urbanas que apresentarem uma proposta de intervenção poderão receber um estímulo econômico máximo de 40.000 pesos e as que apresentarem projetos culturais poderão obter o máximo de 100.000 pesos.

Os interessados podem estar agrupados em coletivos, confrarias, conselhos de idosos, organizações da sociedade civil, criadores ou especialistas nos âmbitos do Patrimônio Cultural Imaterial de México.

A Direção Geral de Culturas Populares Indígenas e Urbanas propõe que as propostas do PACMyC se desenvolvam nos seguintes âmbitos: cosmovisões, práticas de comunalidade, artes populares, culturas alimentares, tecnologias tradicionais e pedagogias comunitárias.

 

Confira as bases da convocatória

http://www.culturasyartes.oaxaca.gob.mx/wp-content/uploads/2019/03/DGCP-fi-PACMyC-2019-1.pdf

Fonte: Secretaría de Cultura del Gobierno de México

 

Tags | ,