Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Destaque

18

fev
2025

Em Destaque
FLACSO
Notícias

Edição recorde: mais de 1000 pessoas inscritas para bolsas da Pós em Políticas Culturais Comunitárias

Em 18, fev 2025 | Em Destaque, FLACSO, Notícias |

A Cultura Viva Comunitária segue se fortalecendo e reafirmando sua vocação para a produção de conhecimento a partir dos territórios. A edição de 2025 da Pós-Graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária bateu um recorde histórico, registrando 1029 inscrições para as 104 bolsas oferecidas pelo programa IberCultura Viva. Para se ter uma ideia, em 2024 foram 625 inscrições. O prazo para postulação encerrou no último sábado (15).

Agora, as candidaturas passam pela etapa de validação da documentação, seguida pela avaliação dos critérios de seleção. As bolsas são voltadas para profissionais que atuam em órgãos públicos de cultura, gestão cultural, organizações culturais comunitárias e povos originários dos 13 países membros do programa. A trajetória das pessoas que se candidataram, bem como sua experiência na formulação e execução de políticas culturais, será um fator determinante na escolha dos bolsistas.

Com um compromisso sólido com a equidade de gênero, pelo menos 50% das bolsas serão destinadas a mulheres. O curso, realizado na FLACSO Argentina, acontece entre abril e dezembro de 2025, em formato virtual, com aulas assíncronas e encontros ao vivo com professores e tutores ibero-americanos.

Presidenta do IberCultura Viva, Márcia Rollemberg, defende intercâmbio de saberes para gerar conhecimento que responda às demandas da população

Para a presidenta do IberCultura Viva, Márcia Rollemberg, o número expressivo de candidaturas demonstra o crescente interesse na qualificação de agentes culturais e no fortalecimento de políticas públicas baseadas na participação comunitária. “Esse intercâmbio entre os saberes acadêmicos, comunitários e de governos potencializa políticas públicas que respondam às demandas reais da população”, destaca.

Na avaliação de Márcia, “iniciativas como essa possibilitam que as políticas culturais promovam o acesso, a valorização e a proteção dos direitos culturais, reconhecendo-as como parte essencial da identidade e do desenvolvimento dos países. Quando há diálogo a partir de distintos lugares de fala, cosmovisões e conhecimentos, o resultado se torna uma base para a construção de sociedades mais justas, inclusivas e sustentáveis”, ressalta.

Fortalecer redes e ampliar horizontes
Com um currículo abrangente, a Pós-Graduação explora desde processos culturais contemporâneos até ferramentas de gestão, planejamento e avaliação de políticas culturais públicas voltadas para territórios e comunidades.

Franco Rizzi, um dos coordenadores da Pós-Graduação

A iniciativa surgiu de uma necessidade real identificada por pesquisas anteriores, conforme explica Franco Rizzi, um dos coordenadores da formação.

“Este curso surgiu como resposta a uma demanda após uma pesquisa sobre a necessidade de formação acadêmica em políticas culturais de base comunitária. Ele deixou um legado importante nas comunidades e nos grupos culturais, pois trabalhamos com saberes ancestrais, tradições e histórias. Muitas vezes, quem atua nos territórios sente falta desse espaço de reflexão, e o curso proporciona esse momento essencial”, enfatiza.

Desde 2018, o IberCultura Viva já concedeu 722 bolsas para essa formação, consolidando-se como um espaço de intercâmbio e aprendizado para agentes culturais de toda a Ibero-América.

Veja, a seguir, a quantidade de candidaturas por país integrante do IberCultura Viva: 

🇦🇷 Argentina: 67
🇧🇷 Brasil: 250
🇨🇱 Chile: 138
🇨🇴 Colômbia: 245
🇨🇷 Costa Rica: 37
🇪🇸 Espanha: 42
🇪🇨 Equador: 45
🇸🇻 El Salvador: 8
🇲🇽 México: 54
🇵🇪 Peru: 61
🇵🇾 Paraguai: 22
🇩🇴 República Dominicana: 6
🇺🇾 Uruguai: 54
TOTAL: 1029 candidaturas

CLIQUE AQUI para conhecer o programa do curso!