Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

EDITAIS

17

ago
2018

Em EDITAIS
Notícias

Jornadas Preparatórias do 4º Congresso Latino-americano de CVC: planejamento coletivo e intercâmbio de experiências

Em 17, ago 2018 | Em EDITAIS, Notícias |

As pessoas selecionadas no 1º Edital IberCultura Viva de Mobilidade 2018, com inscrições abertas até 30 de agosto, participarão das Jornadas Preparatórias do 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que serão realizadas entre 2 e 4 de novembro em Buenos Aires (Argentina).

“Trata-se de um evento de caráter continental que propusemos a partir das conclusões do 3º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, no Equador, e que responde à necessidade de propiciar um planejamento coletivo e participativa dos próximos passos em nível regional”, explica o argentino Eduardo Balán, em carta em nome do Movimento Nacional pela Cultura Viva Comunitária.

“De fato, se tratará de um evento amplo e participativo que tentará, a partir de uma metodologia simples e respeitosa dos processos comunitários, contribuir para imaginarmos juntos as características do próximo congresso e estabelecermos os passos para que essas propostas se realizem efetivamente.”

As atividades incluirão momentos de plenária, trabalho em grupos, comissões temáticas e momentos lúdicos de participação e recreação coletiva, visitando experiências locais e espetáculos de Cultura Viva Comunitária em Buenos Aires.

Os objetivos

Balán detalha os objetivos destas jornadas:

  1. “Criar um âmbito de intercâmbio de experiências e saberes entre os/as representantes dos processos de construção de redes de Cultura Viva Comunitária nos distintos países, enfocando suas potencialidades, desafios e dificuldades organizativas e institucionais.
  2. Contribuir para a reflexão e o desenvolvimento da morfologia organizativa das redes existentes, e em especial do Movimento Latino-americano de Cultura Viva Comunitária no continente, com vistas a processos de crescente participação formal colaborativa e a partir de propostas de trabalho consensuais e realizáveis desde uma perspectiva integral e compartilhada.
  3. Definir em conjunto os conteúdos, as dimensões e os processos metodológicos dos debates que se darão no 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária no âmbito específico dos congressistas de redes e organizações latino-americanas.
  4. Estabelecer em conjunto os critérios de convocatória e seleção de participantes no âmbito dos congressistas de redes e organizações latino-americanas no 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, de maneira a propiciar um avanço qualitativo no aspecto da representação e do protagonismo dos mesmos.
  5. Compartilhar um âmbito de diálogo fluido e construtivo com as instâncias governamentais regionais e nacionais, em especial com aquelas que estão oferecendo apoio explícito aos processos de desenvolvimento desde a perspectiva da Cultura Viva Comunitária no continente.”

A caravana

O 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que será realizado de 10 a 17 de maio de 2019 na Argentina, será uma caravana que começará em Mendoza, passará por Córdoba e Paraná (Entre Ríos) e terminará no conurbano bonaerense e na capital federal. “Territórios para o bem-viver” será o tema desta edição.

Já foram realizadas três jornadas de trabalho para o planejamento do congresso: na cidade de Buenos Aires, em março; em Córdoba, em abril, e em Chacras de Coria (Mendoza), em junho. O próximo encontro está previsto para 25 e 26 de agosto em Paraná. Participam da construção da metodologia e logística do evento cerca de 200 coletivos argentinos.

O edital

Lançado em 1º de agosto, o 1º Edital IberCultura Viva de Mobilidade 2018 destinará um total de US$ 10 mil para a compra de passagens aéreas e seguro de viagem para as pessoas selecionadas. Podem participar membros de organizações culturais comunitárias e povos originários dos países integrantes do programa: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru e Uruguai. Será selecionada uma pessoa por país.

As pessoas candidatas deverão completar o formulário de inscrição e enviá-lo ao correio eletrônico rosario@iberculturaviva.org, junto com os documentos necessários para a inscrição (certificados, carta aval, etc). Deve-se enviar somente um correio com o formulário e todos os anexos.

 

Veja o regulamento:

1º Edital IberCultura Viva de Mobilidade 2018

ANEXO 01- Formulário de inscrição

Tags | , , ,