Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Notícias

27

Mar
2019

EmNotícias

Os editais do Programa Cultura Comunitária do Governo do México: últimos dias de inscrições

Em27, Mar 2019 | EmNotícias |

Nesta sexta-feira, 29 de março, termina o prazo de inscrição de dois editais do Programa Cultura Comunitária, lançado em fevereiro pela Secretaria de Cultura do Governo do México. Os editais“Canteiros criativos”” e “Territórios de paz”, para os quais serão destinados 200 milhões de pesos mexicanos (o equivalente a 10,4 milhões de dólares americanos), representam dois dos quatro eixos de trabalho do programa.

“Canteiros criativos” (em espanhol, “Semilleros creativos”), a linha de ação voltada à formação artística para a infância e juventude, contará com grupos permanentes de criação coletiva e participação, com crianças e jovens, que lhes permitam construir diálogos criativos e relações solidárias em seus entornos sociais e comunitários.

“Territórios de paz”, por sua vez,  prevê a criação de laboratórios multidisciplinares para a inovação cultural denominados Nós de Paz (“Nodos de Paz”), instalados em diversos municípios do país. A partir destes “nós” será fomentada a articulação de experiências comunitárias, sua vinculação com instituições culturais, o desenvolvimento de projetos colaborativos e o fortalecimento de capacidades locais.

Outro edital que está com inscrições abertas (até 3 de maio) na página culturacomunitaria.gob.mx é “Comunidades criativas e transformação social”, que receberá 50 milhões do orçamento total do programa. Este eixo de trabalho buscará o fomento à criação em suas diversas dimensões, potenciando o reconhecimento de práticas culturais e artísticas tradicionais e inovadoras, ao colaborar em processos de pesquisa, formação, produção, reflexão, difusão e preservação.

A secretária de Cultura, Alejandra Frausto, no dia do lançamento do Programa Cultura Comunitária 

O programa

O Programa Cultura Comunitária foi apresentado oficialmente pela secretária de Cultura do Governo do México, Alejandra Frausto Guerrero, em 25 de fevereiro,  em San Pablo del Monte, Tlaxcala. Com uma estratégia integral em que pela primeira vez participarão diversas instâncias do governo federal, governos estaduais e locais, a comunidade artí­stica e a iniciativa privada, o programa será implementado em 720 municípios que requerem atenção imediata.

A iniciativa contará este ano com um orçamento de 400 milhões de pesos mexicanos (o equivalente a 20 milhões de dólares), inicialmente en comunidades que tradicionalmente têm estado excluídas dos circuitos culturais.

O primeiro eixo de trabalho, cuja convocatória terminou em 15 de março, é “Missões pela diversidade cultural” (Misiones por la diversidad cultural). Esta linha de ação contempla a realização de jornadas de trabalho para detectar as necessidades culturais em nível municipal; criar espaços de possibilidade, encontro e intercâmbio de saberes e experiências locais; assim como um mecanismo para mapear a infraestrutura, agentes e práticas artísticas e culturais.

 

Saiba mais:

http://culturacomunitaria.gob.mx/

 

Leia também:

El Programa Nacional Cultura Comunitaria, iniciativa inédita para fomentar la participación en la cultura

Presentan en Tlaxcala el Programa Cultura Comunitaria que garantizará los derechos culturales

 

Tags | ,