Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Notícias

03

Jul
2017

EmNotícias

O livro “Cultura Viva Comunitária: Políticas Culturais no Brasil e na América Latina” será lançado em Niterói

Em03, Jul 2017 | EmNotícias |

Foto: Vitor Vogel – Teatro Popular Oscar Niemeyer

Nesta quinta-feira, 6 de julho, às 19h, será lançado na Livraria Blooks, no Reserva Cultural de Niterói (RJ), o livro “Cultura Viva Comunitária: Políticas Culturais no Brasil e na América Latina”, de Alexandre Santini. O lançamento da publicação (pela ANF Produções) se dará na abertura do I Encontro Latino-americano de Comunicação Comunitária, um dos eventos ganhadores do Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2016.

No livro, Santini analisa a história das políticas culturais desenvolvidas no Brasil no século XX e nas primeiras décadas do século XXI. A partir de suas experiências com as realidades culturais de diversos países, reconstitui a linha do tempo da Cultura Viva Comunitária, e de como os Pontos de Cultura e o Programa Cultura Viva inspiraram e contribuíram no desenvolvimento de políticas públicas na América Latina. A obra é resultado de um mestrado em Cultura e Territorialidades na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ex-diretor de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (2015-2016), Alexandre Santini atualmente é diretor do Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói. Tem trabalhado como gestor cultural, dramaturgo e diretor teatral, e desde 2004 atua na rede de Pontos de Cultura no Brasil. Participou da criação do Fórum e da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, e do processo de aprovação e regulamentação da Lei Cultura Viva no Brasil (2014). Por meio do Lab de Políticas Culturais (criado em 2012), conheceu e percorreu uma série de iniciativas de Cultura Viva Comunitária em países como Argentina, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Guatemala e Costa Rica.

Saiba mais: http://bit.ly/2taM38m

Leia também:

Encontro Latino-americano de Comunicação Comunitária terá participantes de 8 países