Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Destaque

04

fev
2025

Em Destaque
FLACSO
Notícias

Últimos dias para concorrer a uma bolsa na Pós-Graduação em Políticas Culturais de Base Comunitária

Em 04, fev 2025 | Em Destaque, FLACSO, Notícias |

As inscrições para as 104 bolsas do Curso de Pós-Graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária 2025 estão abertas até 15 de fevereiro no Mapa IberCultura Viva. O curso, realizado no campus virtual da FLACSO Argentina, será ministrado entre abril e dezembro de 2025.

Podem se candidatar profissionais que atuam em órgãos públicos de cultura, gestão cultural, organizações culturais comunitárias ou povos originários dos 13 países membros do IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. 

Critérios de seleção
A avaliação levará em conta experiência na incidência, elaboração e execução de políticas culturais públicas e/ou na gestão cultural comunitária. Também serão valorizadas formações certificadas em áreas como artes, ciências sociais e humanas, além do reconhecimento como mestres ou lideranças comunitárias. Pelo menos 50% das bolsas serão destinadas a mulheres.

Requisitos específicos por país
Candidatos do Equador, México, República Dominicana e Chile devem apresentar documentos adicionais, como registros nacionais de artistas e agentes culturais. A informação completa está no edital. 

Sobre o curso
O programa conta com professores de países ibero-americanos e abrange seis módulos e 26 aulas assíncronas, em formato escrito e audiovisual. Os conteúdos exploram processos culturais contemporâneos, políticas culturais de base comunitária, produção cultural e uso de tecnologias para redes colaborativas.

O curso é oferecido na modalidade on-line com participantes da Ibero-América

Além disso, o curso oferece ferramentas de gestão, planejamento, monitoramento e avaliação de políticas culturais públicas voltadas para territórios e comunidades. As aulas são semanais, acompanhadas por fóruns de debate e encontros virtuais com professores convidados e tutores. Para a certificação, os participantes devem elaborar um trabalho integrador sobre um projeto cultural comunitário ou uma política pública de base comunitária.

Desde 2018, o IberCultura Viva já concedeu 722 bolsas para este curso. 

Para mais informações e inscrições, acesse o Mapa IberCultura Viva.

CLIQUE AQUI para conhecer o programa do curso! 

En caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail: programa@iberculturaviva.org