Destaque
IberCultura Viva divulga lista final de habilitadas/os para o Edital de Mobilidade 2025
Maior edição da história do edital avança para a fase de seleção final
O Programa IberCultura Viva publica nesta quinta-feira (27) a lista final das 183 candidaturas habilitadas para o Edital de Mobilidade 2025, após a análise de recursos. Foram analisados 70 recursos, dos quais 47 foram aceitos, enquanto 23 não atenderam aos requisitos estabelecidos no regulamento.
“A quantidade de candidaturas habilitadas para avaliação passou de 136 para 183, enquanto o número de inabilitadas diminuiu de 150 para 103″, contabiliza a secretária Técnica do Programa, Flor Minici.
Com isso, o processo avança para a próxima etapa, em que a avaliação ficará a cargo de cada país. O resultado definitivo será divulgado na primeira quinzena de março.
O Edital de Mobilidade 2025 superou todas as expectativas, recebendo 286 inscrições, consolidando-se como a maior edição já realizada. A iniciativa possibilita a participação no 6º Congresso Latino-americano de Culturas Vivas Comunitárias, que acontecerá de 11 a 16 de abril, em Cherán K’eri e Morelia, Michoacán, no México. Além disso, as pessoas selecionadas puderam optar por participar do Seminário Internacional “Cultura Viva Comunitária – Uma Escola Latino-Americana de Políticas Culturais”, de 8 a 10 de abril de 2025, na Cidade do México.


Compromisso
Para a presidenta do Programa IberCultura Viva, Márcia Rollemberg, o edital reafirma o compromisso do programa com as organizações culturais comunitárias. “Seguimos firmes na missão de fortalecer laços, redes e coletivos, impulsionando organizações culturais comunitárias, povos indígenas e comunidades afrodescendentes. Avançamos rumo ao México movidos pela confiança no poder do diálogo, na cooperação e na força do intercâmbio de saberes como base para políticas públicas transformadoras, capazes de responder aos desafios do nosso tempo.”
Apoio financeiro
O edital destina um total de US$ 60.000 (sessenta mil dólares) para a compra de passagens aéreas, seguro de viagem, inscrição dos representantes selecionados e custos bancários relacionados a essas ações.