Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Congresso Latinoamericano de CVC

Confira o resultado do Edital de Mobilidade 2025!

68 pessoas avançam Rumo ao México na maior edição da história do edital

O Programa IberCultura Viva publica nesta sexta-feira (21) a lista final das 68 pessoas selecionadas no marco do Edital de Mobilidade 2025. A iniciativa possibilita a participação no 6º Congresso Latino-americano de Culturas Vivas Comunitárias, que será realizado de 11 a 16 de abril de 2025, em Cherán K’eri e Morelia, Michoacán, no México. 

As pessoas selecionadas também puderam optar por participar do Seminário Internacional “Cultura Viva Comunitária – Uma Escola Latino-americana de Políticas Culturais”, que ocorrerá de 8 a 10 de abril, na Cidade do México.

A partir de agora, o Programa corre de mãos dadas com o tempo para  viabilizar as viagens, com aquisição de passagens,  seguro-viagem e inscrições no Congresso. O investimento total será de 60 mil dólares. Nos próximos dias, a Unidade Técnica do IberCultura Viva entrará em contato com as pessoas selecionadas via correio eletrônico para acelerar esse processo. Para ter acesso ao apoio, o e-mail deverá ser respondido em até 48 horas. 

Vistos
Conforme previsto no edital, o Programa não se responsabiliza por requisitos de visto e/ou qualquer outra documentação exigida pelas autoridades migratórias do México. É responsabilidade de cada pessoa selecionada garantir os documentos necessários para sua entrada e permanência no país durante o período das atividades.

Equador
O Programa solicita especial atenção às pessoas selecionadas do Equador. No momento, o México não conta com representação diplomática em território equatoriano. Portanto, é imprescindível que as pessoas convidadas contem com visto dos Estados Unidos, da Comunidade Schengen ou outro tipo de autorização migratória que substitua o visto mexicano, conforme as exigências da legislação vigente.

Recorde de participação
O Edital de Mobilidade 2025 superou todas as expectativas, com 286 inscrições, consolidando-se como a maior edição já realizada. A  secretária técnica do IberCultura Viva, Flor Minici, ressalta que este resultado demonstra o fortalecimento das políticas culturais de base comunitária na região. “Estamos empenhados em garantir que realizadoras e realizadores culturais dos mais diversos cantos da Ibero-América estejam presentes neste encontro fundamental no México, somando vozes, saberes e trajetórias que fortalecem o movimento e impulsionam políticas públicas mais inclusivas, participativas e transformadoras.”

Acesse AQUI a lista completa das pessoas selecionadas e acompanhe as atualizações pelas nossas redes!