Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

10

abr
2024

Em Notícias

Ministério de Cultura e Juventude da Costa Rica abre convocatória para Pontos de Cultura, Becas Taller e S.O.S. Sociocultural

Em 10, abr 2024 | Em Notícias |

A Diretoria de Gestão Sociocultural do Ministério da Cultura e Juventude da Costa Rica abriu nesta quarta-feira, 10 de abril, as convocatórias dos programas Pontos de Cultura, Becas Taller e SOS. Sociocultural, para projetos que serão desenvolvidos em 2025. As propostas poderão ser apresentadas até 12 de julho, por meio de formulários online disponíveis no site www.dircultura.go.cr .

.

Pontos de Cultura

No caso da chamada de Pontos de Cultura, serão recebidos projetos de organizações socioculturais sem fins lucrativos, jurídicas ou de fato, bem como de cooperativas autogeridas com fins culturais que se dediquem a atividades socioculturais e que promovam os direitos culturais, a cultura da paz, dos direitos humanos, do multiculturalismo, da diversidade e da pluralidade cultural.

As organizações com personalidade jurídica e os coletivos sem personalidade jurídica interessados ​​em candidatar-se deverão ter pelo menos três anos de experiência no desenvolvimento de projetos e iniciativas socioculturais coerentes com as finalidades e objetivos do Programa Pontos de Cultura.

As categorias de participação são: 1) Atividades de formação artística ou cultural (projetos que promovam espaços de convivência por meio da realização de oficinas ou similares em áreas artísticas ou culturais); 2) Produção de atividades comunitárias (como feiras, festivais, intercâmbios e encontros); 3) Meios de comunicação comunitária e propostas; 4) Fortalecimento organizacional e capacitação em elementos de gestão sociocultural; e 5) Espaços e equipamentos culturais.

Na terceira categoria, dedicada à comunicação comunitária, os projetos poderão ter como produtos finais jornais e boletins que promovam ou demonstrem processos de gestão sociocultural, ou curtas audiovisuais, cujos conteúdos sejam resultado de um processo de gestão sociocultural, que convide à reflexão sobre as realidades sociais, econômicas e culturais das comunidades envolvidas.

O projeto apresentado deverá demonstrar a participação ativa da comunidade, em todas as etapas da produção. Os produtos devem ser divulgados e compartilhados nos espaços das comunidades onde foram desenvolvidos.

O ciclo máximo de duração das propostas será de 9 meses (de março a novembro de 2025), e o mínimo será de seis meses (de março a agosto de 2025). Os valores vão de milhões de colones (cerca de 5,8 mil dólares) a 8 milhões de colones (cerca de 15,5 mil dólares). A proposta deverá apresentar contrapartida igual ou superior a 20% do custo total do projeto.

.

Becas Taller

Becas Taller é um programa de estímulo que visa promover o trabalho de gestores e organizações que atuam na área da cultura, apoiando projetos que reconheçam, visibilizem e fortaleçam as diferentes expressões do Patrimônio Cultural Imaterial (PCI) presentes no território costarricense. O valor máximo para cada projeto é de 5 milhões de colones (cerca de 9,7 mil dólares).

A proposta pode ser feita a partir de qualquer área das artes e/ou gestão sociocultural, mas deve necessariamente estar vinculada a alguma manifestação do PCI. As categorias de participação são: Tradições e expressões orais, incluindo idioma; Artes de espetáculos; Usos sociais, rituais e eventos festivos; Conhecimentos e usos relacionados à natureza e ao universo; Técnicas artesanais tradicionais.

Os projetos deverão ter duração de oito meses (com início em abril e culminando com atividades em outubro de 2025, para apresentação do fechamento de relatórios e produtos em novembro de 2025).

.

SOS. Sociocultural

O S. O. S. Sociocultural é um fundo criado para contribuir para o exercício dos direitos culturais das comunidades, através do apoio a gestores e organizações culturais que foram afetadas negativamente pela pandemia de Covid-19. O valor máximo para cada projeto selecionado é de 5 milhões de colones (cerca de 9,7 mil dólares).

A convocatória destina-se a pessoas físicas ou jurídicas ou organizações sem registro legal. No caso das pessoas físicas, aquelas que, devido à pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2, se encontrem em situação de desemprego, ou com suspensão temporária do contrato de trabalho, ou que tenham visto o seu rendimento habitual diminuído. No caso de organizações, podem candidatar-se aquelas que viram seus rendimentos habituais diminuídos pela pandemia e necessitam de integração em processos de reativação econômica.

As categorias de participação são: 1) Processos educativos socioculturais; 2) Produção de atividades socioculturais comunitárias (festivais, feiras, clubes, séries de filmes, palestras, encontros, passeios, produções de trabalho comunitário, boletins informativos, jornais, canais virtuais e similares); 3) Pesquisa sociocultural (inventários culturais, mapeamentos, diagnósticos, sistematizações, estudos públicos e similares); 4) Insumos, serviços e equipamentos.

.

Saiba mais:

https://www.dircultura.go.cr/servicios/puntos-cultura

https://www.dircultura.go.cr/servicios/becas-taller

https://www.dircultura.go.cr/servicios/sos-sociocultural

.
(Fonte: Ministerio de Cultura y Juventud)