Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

EDITAIS

18

Jul
2017

EmEDITAIS
Notícias

Prazo de inscrições para a Convocatória Conversaciones termina em 6 de agosto

Em18, Jul 2017 | EmEDITAIS, Notícias |

Até 6 de agosto, instituições de dois ou mais países ibero-americanos poderão inscrever projetos de circulação de acervos e exposições na Convocatória Conversaciones, do Programa Ibermuseus. Em sua 4ª edição, o edital deste ano tem como tema Museus e Comunidades, e distribuirá US$ 30.000 a cada um dos dois projetos selecionados.

A ação tem o objetivo de fomentar a circulação de acervos e exposições entre países da Comunidade Ibero-americana. O recorte temático foi criado para evidenciar as relações entre museus ou processos museais e suas comunidades, considerando que os museus são instituições dinâmicas, vivas e de encontro intercultural, espaços que trabalham com o poder da memória e ferramentas adequadas para estimular o respeito à diversidade cultural e natural e valorizar os laços de coesão social das comunidades e sua relação com o meio-ambiente.

Será dada atenção especial ao resgate de práticas de base comunitária; ao estímulo e promoção de diálogo, coordenação e colaboração entre vários atores sociais, culturais e econômicos em uma área geográfica específica; ao fomento ao protagonismo de jovens e mulheres; e à estruturação e/ou aproveitamento de redes.

Para participar basta acessar a plataforma Convocatórias Ibermuseus, criar uma conta de usuário e iniciar a inscrição do projeto. Podem participar museus, instituições de memória, museus comunitários, museus de sítio, ecomuseus, instituições culturais de base comunitária e demais instituições afins da Comunidade Ibero-americana.

A convocatória pretende incentivar o diálogo entre instituições museais de dois ou mais países ibero-americanos, sendo que um deles necessariamente deve ser integrante do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus. O objetivo é formar redes de trabalho e construir de maneira participativa projetos expositivos de acervos baseados na memória social.

Os recursos serão destinados ao financiamento total ou parcial de projetos expositivos e a sua circulação, e serão transferidos à instituição solicitante em duas cotas. A primeira para a produção e/ou readequação do projeto; e a segunda para a montagem e o deslocamento da exposição. Os resultados serão divulgados até o dia 31 de dezembro de 2017.

 

Saiba mais: Conversaciones_Informacion General_2017-POR.

Fonte: Programa Ibermuseus