Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

29

ago
2016

Em Notícias

O grupo argentino Agarrate Catalina participa de festivais de teatro de bonecos na Colômbia

Em 29, ago 2016 | Em Notícias |

AFICHE TITIRIFESTIVAL 2016Começa no dia 23 de setembro a turnê da companhia argentina Agarrate Catalina por três cidades colombianas com o espetáculo Poquito a poco. O grupo fará 12 sessões em festivais de Cartagena, Medellín e Popayán (quatro em cada local), beneficiando a 2.000 crianças no total. O percurso é uma iniciativa da Red de Festivales Internacionales de Teatro de Títeres – Colombiatiteres, um dos sete projetos ganhadores da categoria 1 do Edital IberCultura Viva de Intercâmbio.

A primeira sessão de Poquito a poco será na inauguração do 16º Titirifestival, no Teatro Adolfo Mejía, em Cartagena de Índias. Em Medellín, a companhia realizará quatro sessões e uma oficina a partir de 30 de setembro. No dia 6 de outubro, os argentinos viajarão para Popayán, onde estarão até 10 de outubro.

A Red de Festivales Internacionales de Teatro de Títeres é um coletivo formado por fundações e corporações que têm um objetivo em comum: a realização de festivais internacionais de teatro de títeres com companhias procedentes de toda a Ibero-América.

Os festivais buscam posicionar as cidades como epicentros da cultura cênica, oferecer oportunidades de desenvolvimento integral a crianças e jovens, formar públicos, cidadãos sensíveis, críticos, fomentar o desenvolvimento das atividades artísticas e cênicas como um modelo e um aporte para a construção da paz no país.

Os espetáculos e oficinas de formação da rede beneficiam por ano cerca de 80.000 crianças de todas as condições sociais. As cidades em que se desenvolve o projeto contam com uma grande população desabrigada pelo conflito interno, e a ideia da rede é oferecer atividades a todos.

O edital

Em busca de espetáculos que se ajustem a suas expectativas e infraestrutura local, a rede realiza um edital que recebe uma média de 100 propostas por ano. Uma vez selecionados os grupos, é oferecido a eles um circuito por três cidades colombianas, com quatro sessões em cada, num total de 12 sessões. Para esta versão do projeto e do circuito, foi escolhida a companhia argentina Agarrate Catalina, que em 2014 enviou seu material para estudo, passou por todos os processos de curadoria, mas até então não havia podido acompanhá-los.

Criado em 1997 em Avellaneda (Argentina), Agarrate Catalina é um grupo independente que pesquisa e produz teatro de objetos para contar histórias, principalmente nos locais mais distantes ou esquecidos, para despertar em seus habitantes o valor e a vontade de contar suas próprias histórias. Suas fundadoras, Adriana Sobrero e Alejandra Unamuno, eram companheiras de estudo na Escola Municipal de Atores Titiriteros de Avellaneda e juntaram suas experiências nas disciplinas que haviam desenvolvido antes, as artes plásticas e a música, para juntá-las no teatro de bonecos.

Poquito_a_Poco-BAJA__IMG_9599Em Poquito a poco, uma menina relata a história de seus avós por meio de seus desenhos, a partir do dia em que eles começaram a ver que o planeta corria perigo por tanto lixo acumulado. Preocupados com o futuro da Terra, eles buscam uma solução através de um maravilhoso invento.

O espetáculo será encenado nas três cidades sedes da rede Colombiatíteres. Serão quatro sessões em cada município, sendo dois financiados pelo projeto e dois por cada uma das cidades. A rede financiará com recursos próprios ou obtidos de terceiros o saldo da atividade com a companhia argentina, referentes a hospedagem, pagamento por sessões adicionais, alimentação e transporte aéreo dentro do país.

As organizações

As entidades colombianas que apresentaram o projeto ao programa IberCultura Viva foram Fundación Tortuga Triste (direção), Manicomio de Muñecos (Medellín) e Trotasueños (Cartagena). São organizações com larga experiência no tema. A Fundación la Tortuga Triste, por exemplo, foi constituída na cidade de Popayán em 1992 e realiza um festival há 17 anos. Seu  objetivo primordial é promover as artes e a cultura e melhorar a qualidade de vida, especialmente das crianças e jovens,  através de projetos de prevenção e educação.

Portada plegable logosO Manicomio de Muñecos, por sua vez, tem 40 anos de trajetória e tem se consolidado como um dos mais ativos do gênero na Colômbia. Com 32 obras em repertório e participação em temporadas e festivais em países como Espanha, Honduras, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Brasil, Venezuela, Argentina e México, o grupo vem trabalhando para valorizar a arte milenar dos títeres como arte e parte importante da cultura, consciente do papel do teatro de bonecos no desenvolvimento e crescimento das crianças.

Trota Sueños também conta com grande prestigio em toda a costa atlântica colombiana. Além de organizar o Titirifestival em Cartagena, a entidade executa projetos artísticos nas comunidades, realiza assessorias artísticas e culturais e oficinas de saúde preventivas.

Juntas, as três entidades fazem um esforço parar motivar as artes como alternativa educativa e de entretenimento entre os pequenos cidadãos e os jovens, com vistas à formação das crianças, a necessidade de expressão dos povos e o fazer contínuo das comunidades.