Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

25

abr
2020

Em Notícias

Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais conta com um novo espaço de cooperação: a Comissão COVID-19

Em 25, abr 2020 | Em Notícias |

A Comissão COVID-19 da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais é um espaço a mais de cooperação e intercâmbio, extensivo ao Grupo de Trabalho de Governos Locais do Programa IberCultura Viva. Seu propósito é o de motivar a criação coletiva de estratégias que, a partir do local e em reconhecimento à diversidade de cada território, atuem em favor do setor cultural, com foco particular em suas comunidades, organizações, grêmios, coletividades, agrupações e agentes que movimentam, sustentam e impulsionam processos culturais de base comunitária.

Integrantes do GT de Governos Locais no 3º Encontro de Redes IberCultura Viva, em Buenos Aires

Neste espaço de trabalho, os estados e municípios que fazem parte da Rede IberCultura Viva de Cidades e do GT de Governos Locais podem trocar experiências a respeito de recursos técnicos e boas práticas para enfrentar as repercussões da contingência sanitária ocasionada pela COVID-19. A intenção é sistematizar as medidas de nível local colocadas em funcionamento pelo setor público, voltadas para favorecer o exercício dos direitos culturais e motivar a participação na vida cultural.

Pensa-se a Comissão COVID-19 como um depósito de ferramentas compartilhadas, das quais os governos locais podem dispor,  para elaborar ou fortalecer iniciativas públicas que contribuam para a proteção do setor cultural, diante do atual panorama de adversidades. A iniciativa foi proposta pela Direção de Cultura do Governo Municipal de San Luis Potosí (México), que acaba de lançar “Resiliencias”, seu Plano de Ação Emergente para o setor cultural local, e que coordenará as ações desta comissão.

Num primeiro exercício de coleta de informação, será distribuído por correio eletrônico um formulário que pode ser respondido pela pessoa ou instituição vinculada ao IberCultura Viva, da Rede ou do GT. Neste documento, os governos locais poderão descrever o cenário de saúde pública ou situação sanitária local em que surge a política, estratégia, plano, programa ou medida cultural emergente; comentar as problemáticas identificadas e as principais ações propostas, assim como informar o orçamento estimado e as estratégias de comunicação utilizadas, entre outros temas. 

Espera-se como resultado desta aposta um “prontuário colaborativo”, de publicação e distribuição digital, que contribua para fortalecer a inteligência coletiva da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais.

 

. Consulta o documento “ponto de partida” da Comissão 

 

  • Conheça o Plano de Ação Emergente da Direção de Cultura de San Luis Potosí 
  • Consulte cuarentenacultural.org, iniciativa da sociedade civil que reuniu uma série de estratégias, recursos e diálogos, tanto do âmbito público, privado e social, para a proteção do setor cultural frente à emergência do COVID-19.
  • Confira #CultureCOVID19 da Comissão de Cultura do CGLU, que enumera e enlaça os planos e programas culturais emergentes de mais de 30 cidades do mundo.

Leia também:

San Luis Potosí lança pacote inicial de medidas para o setor cultural diante da COVID-19

Tags | , , ,