Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

29

ago
2021

Em Notícias

Comodoro Rivadavia: “Cultura Comunitária” como coluna vertebral de políticas públicas e populares

Em 29, ago 2021 | Em Notícias |

(Texto e fotos: Secretaria de Cultura de Comodoro Rivadavia)

Com a premissa de aproximar o Estado dos bairros e descentralizar a atividade cultural, a Secretaria de Cultura do Município de Comodoro Rivadavia (Argentina) leva adiante o Programa Cultura Comunitária, com propostas culturais vinculadas à recreação, formação em ofícios, atividades literárias e de introdução a informática e inglês.

As oficinas são ministradas em mais de 50 sedes, trabalhadas sob a modalidade de “bolhas”, em grupos que não passam de 15 participantes por vez, em espaços amplos e ventilados, com sanitizadores à disposição.

Nesses três primeiros meses da experiência em um contexto sanitário difícil, a secretaria de Cultura do município, Liliana Peralta, valoriza o trabalho do pessoal da área junto às instituições dos bairros, que abrem suas portas para o desenvolvimento das oficinas. “A articulação e os protocolos que devemos implementar levam a uma tarefa muito exaustiva e com muita responsabilidade, que temos podido cumprir sem inconvenientes, sempre priorizando a saúde dos participantes”, assegura.

Pelo impacto do programa — estima-se umas 4 mil pessoas por semana –, Peralta afirma que “as oficinas culturais cumprem uma importante função social que não esteve ativa durante 2020 devido à pandemia, e que foi muito pedida pelas pessoas dos bairros”.

“Hoje voltamos a colocar em cena este programa, cujas oficinas formam parte da coluna vertebral das políticas públicas e populares para a inclusão social, por sua gratuidade e pela ampla oferta, destinada a pessoas de todas as idades, em igualdade de possibilidades”, explica.

.

Variada oferta de cursos

Com respeito às atividades, são ministradas oficinas de música, danças, teatro, clown, circo social, zumba, ritmos latinos, manualidades, pintura, desenho, inglês e computação, atividades plásticas de percepção, fotografia criativa, horta, mosaico, tear, porcelana, reciclado, bordado chinês e mexicano, pintura decorativa e tecido.

Entre os chamados cursos de ofícios, os mais importantes são carpintaria, cabeleireiro, corte e confecção, cozinha e doces. Entre as propostas literárias estão os espaços para a narração gráfica, a leitura e a escrita, a narração oral cênica e a oficina de arte narrativa aplicado às bibliotecas.

.

Rede Comunitária de Apoio às Trajetórias Escolares

Do Programa Cultura Comunitária também se desdobra a proposta da Rede Comunitária de Apoio às Trajetórias Escolares, destinada a crianças e adolescentes que cursam o ensino fundamental e o ensino médio. Essa rede surge como medida paliativa diante da crítica situação educativa que se vive na região, agora aprofundada pela pandemia.

A rede é uma ferramenta para assistir a crianças e adolescentes que passam por certas dificuldades no momento de estudar, somado à ausência ou ao escasso acompanhamento familiar, este último próprio de grupos monoparentais ou com exigências laborais, o que deixa as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade educativa, com altas probabilidades de repetência e abandono escolar. A iniciativa é realizada em 16 sedes, distribuídas em toda a extensão da cidade, com um alcance de mil pessoas.

Para sua execução, articulam-se esforços desde o Município de Comodoro Rivadavia, através da Secretaria de Cultura; as associações de vizinhos; os Centros de Promoção de Bairro; docentes e auxiliares docentes do Instituto de Formação Docente n° 806 e a Universidade Nacional da Patagônia San Juan Bosco. Além do empresariado local, que contribui com o aporte de merendas e cafés da manhã para os participantes, assim como para a compra de material didático.

A secretaria de Cultura, Liliana Peralta, comenta o impacto da rede ressaltando que  “este projeto de Cultura Comunitária faz com o que Estado esteja presente naquelas famílias em que o contexto socioeconômico e pessoal põe em situação de vulnerabilidade, oferecendo possibilidades de acompanhamento a crianças e adolescentes em seu ciclo educativo escolar”.

Para ela, “ser uma ponte entre a tarefa escolar, o tempo familiar e o espaço comunitário se traduz em uma tentativa de garantir os direitos culturais, para a harmonia social, para ensinar e aprender, para traçar um caminho de cidadãos com ferramentas que lhes permitam exercer sua liberdade”.

 

(*) Comodoro Rivadavia é um dos municípios integrantes da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais. Saiba mais sobre a rede: https://bit.ly/2Wsx6j1

Tags | , ,