Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

20

nov
2018

Em Notícias

Termina em Valparaíso a 10ª Reunião do Conselho Intergovernamental

Em 20, nov 2018 | Em Notícias |

 

A 10ª Reunião do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva terminou nesta terça-feira (20/11), em Valparaíso – onde está a sede do Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio do Chile –, com o traspasso da vice-presidência do programa ao Uruguai. Conforme acordado na 6ª Reunião do CI, realizada em Montevidéu em maio de 2017, a função da vice-presidência seria dividida por dois países – Chile e Uruguai – até junho de 2020, quando termina o mandato da Argentina na presidência. O governo chileno respondeu pela primeira metade do mandato. O governo uruguaio assume a segunda metade a partir de agora.

Representantes de 10 dos 11 países integrantes do Conselho Intergovernamental participaram da 10ª Reunião, iniciada nesta segunda-feira (19/11) em Santiago. O encontro também contou com representantes da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB) e do Ministério de Cultura de Cuba, que esteve presente como país convidado, além dos integrantes da Unidade Técnica IberCultura Viva.

O vice-ministro de Cultura e Esportes da Guatemala, Juan Alberto Monzón, participou das duas jornadas representando seu país. O subsecretário das Culturas e das Artes do Chile, Juan Carlos Silva, esteve no encerramento do encontro, em Valparaíso, quando foi transpassada a vice-presidência para o Uruguai. Enrique Vargas, coordenador do Espaço Cultural Ibero-americano, participou por videoconferência da sessão de abertura.

O subsecretário das Culturas e das Artes do Chile, Juan Carlos Silva, e os representantes dos países membros

 

Acordos

Entre os acordos firmados nas duas jornadas, foi aprovada a realização do 3º Encontro de Redes IberCultura Viva nos dias 13 e 14 de maio de 2019 na cidade de Buenos Aires (Argentina). Também foram acordadas a criação de uma comissão de trabalho (integrada por Argentina e Chile) para a formulação do Edital de Mobilidade para o 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, e a continuidade da plataforma Mapa IberCultura Viva, que estreou em agosto de 2018.

Além disso, foram aprovados os informes de desempenho e financeiros sobre o Plano Operativo Anual (POA 2018) apresentados pela Unidade Técnica e o Escritório Sub-Regional para o Cone Sul da SEGIB, assim como as atividades e orçamentos programados para o POA 2019.

Uma das principais propostas para o próximo ano é a segunda edição do Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária, realizada junto com a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO), sede Argentina. A preparação de um edital para bolsas da turma de 2019 começou a ser discutida nesta reunião.

As convocatórias com lançamento previsto ainda para 2018 também foram comentadas. Nos próximos dias, será aberto o prazo de inscrição para o concurso “Sabor à Ibero-América”, pertencente à sinergia entre IberCultura Viva, Iber-Rutas, IberCocinas e Ibe.TV. Este concurso premiará histórias de receitas culinárias tradicionais das comunidades migrantes da Ibero-América. O lançamento da Convocatória de Banco de Saberes e IberEntrelaçando Experiências, tema de debate da reunião anterior (em julho, na Guatemala), está previsto para 1º de dezembro de 2018.

Diego Benhabib (Argentina) e Patricia Rivera (Chile) assinam a ata da 10ª Reunião

 

Confira a ata da 10ª Reunião do Conselho Intergovernamental

 

(Fotos: Llorena Ulloa)

Tags | , ,