Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

27

abr
2018

Em Notícias

Programa Pontos de Cultura de Costa Rica abre edital para projetos a serem realizados em 2019

Em 27, abr 2018 | Em Notícias |

A Direção de Cultura do Ministério de Cultura e Juventude (MCJ) de Costa Rica abre nesta sexta-feira (27/04) o quarto edital de Pontos de Cultura. O programa, lançado no país em 2015, incentiva o exercício dos direitos culturais, mediante o reconhecimento do trabalho realizado por organizações, redes, iniciativas coletivas e espaços socioculturais vinculados com a promoção da diversidade cultural, a economia social solidária e a salvaguarda do patrimônio cultural e natural.

“Pontos de Cultura é uma oportunidade para fortalecer o trabalho que as organizações socioculturais já estão fazendo para o cuidado e a transformação da cultura em seus territórios. É uma ferramenta muito eficaz para ativar e aprofundar processos que essas mesmas organizações já vêm desenvolvendo”, afirma Fresia Camacho, diretora de Cultura do MCJ.

Postulações

Os postulantes poderão apresentar propostas até um máximo de ¢10.000.000 (dez milhões de colones, o equivalente a 17.600 dólares) e cuja execução deverá ser realizada durante os meses de novembro de 2018 a novembro de 2019. O prazo de inscrições estará aberto até 27 de julho de 2018.

Podem participar do edital associações, fundações, sociedades civis sem fins lucrativos, associações de desenvolvimento, cooperativas autogeridas vinculadas com temáticas culturais e Juntas de Educação, Saúde, etc. As organizações interessadas devem ter sua personalidade jurídica em dia e estar devidamente inscritas no Registro Público correspondente.

Categorias

Assim como as três convocatórias anteriores, as categorias do fundo concursável são quatro: a) arte para a transformação social; b) meios e propostas de comunicação comunitária; c) fortalecimento organizacional, e d) cultura para o bem viver.

Como critério de seleção será considerada a coerência entre os objetivos propostos, os resultados esperados, as atividades, o cronograma e o orçamento, bem como a estabilidade da organização no tempo e a experiência na gestão de projetos e no manejo de fundos públicos ou privados. Também serão tomados em conta as contrapartes e a estratégia de sustentabilidade, a temática, o arraigo e a participação comunitária, além da distribuição por região. Se dará um ponto adicional aos projetos que apresentem um trabalho em torno do tema de novas masculinidades.

O anúncio dos projetos selecionados se dará até o mês de outubro, nas páginas web www.dircultura.go.cr y www.mcj.go.cr.

 

Formulário Puntos de Cultura 2018.

Bases de participação para Programa de Pontos de Cultura 2018-2019.

Regulamento do Programa Pontos de Cultura

(Fonte: Dirección de Cultura/MCJ)

*Foto em destaque: Peña Cultural Ramonense, um dos projetos vencedores do edital de Pontos de Cultura 2016-2017, na categoria “Arte para a transformação social”

Tags | ,